Sei sulla pagina 1di 10

Guia Pedaggico 2011-2012

UNIDADE CURRICULAR

CINCIAS FSICO - QUMICAS

Guia Pedaggico 2011-2012

Apresentao da Unidade Curricular

A unidade curricular Cincias Fsico - Qumicas, lecionada no 7 Ano de escolaridade, aborda vrios contedos, apenas irei tratar no tema principal Terra no Espao do sub-tema Sistema Solar: - Astros do Sistema Solar - Caractersticas dos planetas

Objetivos Reconhecer as principais caratersticas do Sol, dos planetas e dos seus satlites. Distinguir movimento de translao de movimento de rotao. Conhecer o processo de formao do Sistema Solar Identificar a situao do Sistema Solar no Universo. Identificar a constituio do Sistema Solar. Reconhecer as principais caractersticas do Sol. Reconhecer as principais caractersticas dos pequenos astros do Sistema Solar: asterides, cometas e meteorides. Distinguir os dois tipos de movimento: translao e rotao. Identificar o significado de perodo de translao e de perodo de rotao. Comparar os perodos de translao e de rotao com os correspondentes perodos da Terra. Conhecer diferentes caractersticas dos planetas do Sistema Solar. Comparar os planetas do Sistema Solar entre si, no que diz respeito a: distncia mdia do planeta ao sol, perodo de translao e rotao, tamanho, massa, temperatura mdia superfcie e nmero de satlites naturais. Perceber o que faz da Terra um planeta com vida.

Guia Pedaggico 2011-2012

Competncias a desenvolver Pretende se que no final do sub-tema os alunos: Identifiquem as causas e as consequncias dos movimentos dos corpos celestes; Discutam sobre a importncia do avano do conhecimento cientfico e tecnolgico no conhecimento sobre o Universo, o Sistema Solar e a Terra; Reconheam que novas ideias geralmente encontram oposio de outros indivduos e grupos por razes sociais, polticas ou religiosas.

Roteiro da Unidade Curricular Sistema Solar Astros do sistema solar Uma atividade inicial para ter em ateno as ideias dos alunos consiste em solicitar-lhes a realizao de mapas de conceitos partindo de termos como Sol, satlites naturais, planetas, estrelas, Lua, atmosfera, meteoros, cometas, rbita, Vnus, etc. A seguir, estes podem comparar o seu mapa com o dos colegas. Solicitar aos alunos desenhos sobre o sistema solar, e distribu-los pela turma para cada um interpretar o desenho de um colega, outra atividade possvel. A construo de modelos, nomeadamente, do sistema Sol-Terra-Lua, usando escalas adequadas uma para distncias e outra para dimetros seguida da discusso sobre as vantagens e limitaes da utilizao destes modelos, constituem atividades que os alunos podem realizar. Caractersticas dos planetas Sugere-se a realizao de pesquisas que resultem das questes e curiosidades dos alunos. A recolha e organizao de dados sobre as dimenses, o tipo de atmosfera, a distncia ao Sol, a durao de uma volta completa (quer em torno

Guia Pedaggico 2011-2012

do eixo, quer em relao ao Sol), os satlites naturais, a massa, ou a temperatura mdia dos planetas, so exemplos a considerar. Para a comunicao dos resultados fundamental incentivar o uso de diferentes suportes (apresentao em computador, cartaz, jornal). A utilizao de folhas de clculo para compilar a informao recolhida pelos diferentes grupos possibilita, posteriormente, a construo de grficos para identificar as semelhanas e diferenas entre os diferentes planetas. A comparao das caractersticas da Terra com as dos outros planetas do sistema solar permite responder questo especfica O que faz da Terra um planeta com vida, cuja resposta constituir um quadro de explorao juntamente com o estudo efetuado em Cincias Naturais.

Metodologia de Aprendizagem

Este tpico foi planeado segundo um modelo pedaggico, centrado no aluno, na acessibilidade e na construo social de saberes. O docente procurar promover a interao, a partilha de ideias e a construo conjunta de conhecimento baseado na pluralidade de experincias e saberes. Na Moodle sero fornecidas todas as indicaes necessrias para o desenvolvimento do trabalho do aluno. So previstas tarefas individuais que envolvero a participao ativa dos alunos, concretizando a sua aprendizagem atravs de leituras, de pesquisas e da interao com a turma e com o docente. O aluno, ao seu ritmo tem que cumprir os compromissos nas datas definidas, afirmando-se como um autodidata que constri o seu conhecimento de forma autnoma.

Guia Pedaggico 2011-2012

Recursos Bibliografia de referncia Manual CAVALEIRO, M. Neli C. ;BELEZA, M. Domingas FQ 7 - "Terra no Espao" e "Terra em Transformao" - 7 ano: 3 Ciclo do Ensino Bsico. ASA Editores, S.A. Vdeos educativos Cincias Fsico-Qumicas: "Terra no Espao" e "Terra em Transformao" - 7 ano, Porto Editora, Multimdia Sitografia Nasa: http://www.nasa.gov/ Aprender brincando: http://aprenderbrincando.no.sapo.pt/sistema_solar.htm Wikipdia, a enciclopdia livre: http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_Solar Astronomia no Znite: http://www.zenite.nu/ Centro de Divulgao da Astronomia: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendobasico/sistema-solar/sol.html Tamanho de Estrelas e Planetas: http://www.astro.iag.usp.br/~gastao/PlanetasEstrelas/ Sistema Solar: http://www.slideshare.net/catir/sistema-solar-160289 Visionarium: http://www.visionarium.pt Simulaes Viagem virtual pelo sistema solar: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9584/Sistema%20Solar.swf Jogo dos planetas http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10814/sistemasolar.swf

Guia Pedaggico 2011-2012

Sistema de Avaliao A avaliao far-se- de 1 a 5 valores. Nunca o aluno poder ter uma avaliao inferior a 3 valores para ser considerado apto. O trabalho de casa tem um peso de 10%. O frum temtico tem um peso de 10%. O trabalho individual tem um peso de 20%. O chat (relevncia das intervenes) tem um peso de 10%. O questionrio (conforme conhecimento do tema) tem um peso de 15%. A ficha de trabalho tem um peso de 15%. As aulas presenciais tm um peso de 20%. As atividades propostas sero avaliadas de 0 a 100 %. Sendo que, a classificao de: 0% a 19% corresponde a 1 valor; 20% a 49% corresponde a 2 valores; 50% a 74% corresponde a 3 valores; 75% a 89% corresponde a 4 valores; 90% a 100% corresponde a 5 valores; Para terminar a unidade curricular com aproveitamento, o estudante ter que realizar 75% das tarefas previstas.

Regras de participao

Ler a bibliografia de apoio que disponibilizada na plataforma; Os alunos podem colocar questes a serem esclarecidas pelo professor; Os alunos tm que estar inscritos para realizar as tarefas online. Trabalho de casa: Cada aluno realiza esta tarefa como uma consolidao dos conhecimentos adquiridos na aula e envia o ficheiro. Frum temtico:

Guia Pedaggico 2011-2012

Os alunos devem responder s questes realizadas pelo professor sobre um tema especfico. O contedo deve ser sucinto. Trabalho individual: Cada aluno realiza individualmente o trabalho e envia posteriormente. Chat: Cada aluno no local apropriado para o chat ir contribuir com a sua participao sobre a atividade solicitada pelo professor; Os alunos s podero participar um de cada vez, ou seja, se um aluno estiver a utilizar o chat, os outros tero de aguardar um pouco (poder haver um tempo de espera). Cada aluno deve participar quando for solicitado. Questionrio: Cada aluno participa individualmente; Ficha de Trabalho: Cada aluno realiza individualmente a ficha e envia posteriormente.

Planificao Modular

A planificao, organizada em quadros, apresenta a previso da distribuio temporal do sub-tema em estudo, das atividades e respetivas orientaes de trabalho, de modo a que possa planear, organizar e desenvolver o seu estudo. Esta informao complementada pelas orientaes que dever consultar com regularidade no espao da unidade curricular na Moodle.

Guia Pedaggico 2011-2012

Estratgias de aprendizagem/Recursos
Questo central: Como se formou o Sistema Solar? Quais so e como so os astros que formam o Sistema Solar? Motivao Visualizao de um filme sobre a formao do Sistema Solar. Apresentao PowerPoint (pdf): Sntese da formao do Sistema Solar. Partir da observao de uma imagem do Sol e, atravs da apresentao em PowerPoint e dilogo, referir a constituio e as caractersticas do Sol. Alertar para o perigo de olhar para o Sol. Trabalho de casa Fazer uma sntese sobre a aula. Envio de ficheiro

Observaes

Sumrio

Vdeo no Sistema de Gesto de AprendizagemMoodle e documentos disponveis na Aula 1 do mesmo. Outra bibliografia de referncia disponvel no Guia Pedaggico.

Modalidade presencial (9 de Julho)

Proposta disponvel no espao Trabalho de casa. Submeter no espao designado Trabalho de casa (de 9 a 12 de Julho). Vdeos e documentos disponveis na Aula 2 no Sistema de Gesto de Aprendizagem Moodle. Outra bibliografia de referncia disponvel no Guia Pedaggico.

Formao do Sistema Solar Astros do Sistema Solar: o Sol a as suas caractersticas. Resoluo de exerccios de aplicao.

autnomo

Trabalho

Visualizao de vdeos sobre estes astros. Na apresentao PowerPoint (pdf): Caracterizar a cintura de asterides; Descrever a constituio dos cometas fazendo referncia sua rbita inclinada e muito excntrica; Proporcionar um dilogo sobre os meteorides que evidencie as ideias dos alunos a este respeito. Apresentar a distino entre meteoros e meteoritos. Realizar a pares Atividades da pgina 53 do manual. autnomo Trabalho Frum temtico Realizar pequeno texto sobre o tema A importncia da astronomia em Cincias Fsico Qumicas. Proposta disponvel no frum Frum temtico (de 12 a 16 de Julho).

Modalidade presencial (12 de Julho)

Pequenos astros do Sistema Solar: asterides, cometas, meteorides (meteoros e meteoritos). Resoluo de exerccios de aplicao.

Guia Pedaggico 2011-2012


Visualizao de filmes sobre os diferentes astros. Na apresentao PowerPoint (pdf): Analisar uma imagem do Sol com os oito planetas e o satlite da Terra: Focar o movimento de translao e a coplanaridade das rbitas; Indicar o significado de perodo de translao e concluir que aumenta com o afastamento do Sol; Focar o movimento de rotao e indicar o significado de perodo de rotao. Mostrar tabelas de valores dos perodos de translao e de rotao dos planetas. Referir a existncia de luas e os seus tipos de movimento. Realizar em casa Resolver em casa as questes 1 a 7, das pginas 27 a 29 do Caderno de Atividades. Proposta disponvel no espao Trabalho Individual. Submeter no espao designado Trabalho Individual (de 16 a 23 de Julho). Proposta disponvel no espao Chat (16 de Julho s 21h).

Vdeo no Sistema de Gesto de AprendizagemMoodle e documentos disponveis na Aula 3 do mesmo. Outra bibliografia de referncia disponvel no Guia Pedaggico.

Modalidade presencial (16 de Julho)

Astros do Sistema Solar: Planetas e os seus satlites. Resoluo de exerccios de aplicao.

Trabalho individual Elaborao da ficha tcnica de um dos Planetas ou do Sol. Envio de ficheiro. Trabalho autnomo

Chat Discusso sobre os contedos dados na aula presencial.

Questo central O que se conhece hoje de cada planeta do Sistema Solar? Modalidade presencial (20 de Julho) Motivao Visualizao de filmes sobre os planetas. Dilogo baseado nas caractersticas de cada um dos planetas com base na visualizao do vdeo. Na apresentao PowerPoint: Apresentar as caractersticas de cada um dos planetas.

Vdeos e documentos disponveis na Aula 4 no Sistema de Gesto de Aprendizagem Moodle. Outra bibliografia de referncia disponvel no Guia Pedaggico.

Caractersticas dos planetas principais e de Pluto. Resoluo de exerccios de aplicao.

Guia Pedaggico 2011-2012


Questionrio Responder ao questionrio sobre as caratersticas dos planetas. Proposta disponvel no espao Questionrio. Responder at 23 de Julho. Proposta disponvel no espao Ficha de trabalho. Submeter no espao designado Ficha de Trabalho (de 20 a 23 de Julho). Simulaes disponveis neste tpico para, mais uma vez haver consolidao de conhecimentos dos alunos.

Trabalho autnomo

Ficha de trabalho Realizao de uma ficha para consolidao de conhecimentos sobre todo o tpico. Envio do ficheiro

Simulaes Para os alunos mais uma vez consolidarem conhecimentos foram colocadas 2 simulaes: Viagem Virtual pelo Sistema Solar e Jogo do Sistema Solar.

10

Potrebbero piacerti anche