Sei sulla pagina 1di 6

Mdulo 1

Competncias Habilidades Desenhar manualmente croquis, plantas, projetos, esquemas eltricos e grficos tcnicos, utilizando grafite, rgua, esquadro, compasso e escalimetro. Elaborar esboos, desenhos e esquemas de ligao. Representar graficamente dutos, dispositivos, condutores, equipamentos e componentes acessrios. Criar e editar documentos com formatao adequada e apropriada para cada necessidade e situao. Utilizar programas de edio de textos, planilhas de calculo, apresentao multimdia e paginas da internet na elaborao de documentos. Avaliar e distinguir as caractersticas, especificaes e parmetros de funcionamento de componentes, equipamentos e acessrios utilizados em instalaes eltricas de corrente contnua e alternada monofsica. Utilizar instrumentos eltricos e eletrnicos, ferramentas especificas e apropriadas para medir e avaliar as grandezas eltricas em circuitos de corrente contnua e alternada monofsica.

5 ELE I 160

reas

H1

2 COMPETNCIA 1: Executar desenhos tcnicos de instalaes eltricas prediais e 3 industriais, de circuitos e mquinas eltricas, de acordo com as normas tcnicas. 4

H2

C1

H3

H4

H5

H1

H2

DULO I

MDULO I

H3

Montar circuitos eltricos por meio de esquemas de ligao, plantas de instalao, catlogos tcnicos, grficos e tabelas.

9 COMPETNCIA 2: Projetar e montar circuitos eltricos de corrente continua e alternada monofsica utilizados em instalaes eltricas prediais e industriais. 10

H4

Elaborar e editar desenhos, documentos, relatrios, pareceres, textos tcnicos, planilhas e grficos de acordo com normas vigentes.

C2

H5

Analisar condies de risco de choque eltrico nos equipamentos e instalaes eltricas.

11

H6

Operar experimentalmente equipamentos eltricos e componentes, para assegurarse que esto de acordo com as normas de segurana.

12

H7

Definir e coordenar as etapas de execuo do projeto, incluindo a anlise tcnica, econmico-financeira, de qualidade e de impacto no meio-ambiente. Elaborar planos de implantao de mquinas e instalaes eltricas, racionalizando a utilizao de recursos humanos e materiais.

13

H8

14

H9

Planejar qualificao para equipes de trabalho para melhoria de qualidade e produtividade.

2 SST 40

reas de Conhecimentos FQ DT IBA 40 80 80

Conhecimentos

Identificar e reconhecer tipos de esquemas eltricos prediais e industriais. Interpretar diagramas e esquemas de linhas eltricas e de comunicao. Conhecer diagramas e esquemas eltricos prediais e industriais. Interpretar as convenes, as representaes grficas e os smbolos utilizados em croquis, plantas, projetos, esquemas, grficos em desenhos tcnicos.

X Correlacionar tcnicas do processador de texto e da edio de planilha. Conhecer o funcionamento e relacionamento entre os componentes do computador e seus perifricos.

Conhecer as grandezas e as unidades utilizadas em energia eltrica. Conhecer e compreender as leis bsicas e os circuitos eltricos de corrente contnua, suas variveis e comportamentos. Conhecer os princpios fundamentais da eletricidade. Conhecer os tipos de fornecimento de energia eltrica.

Conhecer a gerao das correntes alternadas, suas principais grandezas e caractersticas. Conhecer o comportamento dos circuitos monofsicos em corrente alternada. Interpretar e efetuar clculos envolvendo as grandezas eltricas em circuitos de corrente contnua e alternada monofsica.

Conhecer e compreender as leis do magnetismo e do eletromagnetismo, o comportamento dos elementos passivos em corrente contnua e corrente alternada suas variveis e comportamentos. Descrever instalaes eltricas e circuitos de corrente contnua e alternada monofsicas.

Conhecer e compreender os diagramas fasoriais.

Conhecer as condies de trabalho mnimas, visando evitar riscos aos trabalhadores.Conhecer e analisar as causas dos acidentes de trabalho, objetivando evit-los. Conhecer os procedimentos de combate a incndio.Conhecer sobre L.E.R./D.O.R.T. e ergonomia, avaliando o ambiente de trabalho. Conhecer a legislao e as normas tcnicas referentes segurana do trabalho, sade ocupacional, segurana do trabalho, de qualidade e ambientais. Conhecer os procedimentos organizacionais, de produo, de manuteno, de utilizao de produtos ou servios que concorram para a preveno de acidentes. Identificar a capacidade e planejar a qualificao da equipe de trabalho. Identificar a influncia do processo e do produto no ambiente.Interpretar a legislao e as normas tcnicas com especificaes bsicas.Reconhecer as alteraes necessrias, visando racionalizao do emprego recursos humanos e materiais. Conhecer os relatrios, grficos, tabelas, demonstrativos e pareceres sobre qualidade.Conhecer processos de logstica, os mtodos e os processos de produo.Interpretar os fundamentos da gesto da qualidade.

Identificar as caractersticas de operao e controle dos processos industriais.

Potrebbero piacerti anche