Sei sulla pagina 1di 5

Tema: CARTER DE UM BOM CASAMENTO

Diz-se com freqncia que um bom casamento uma "amostra do cu". O companheirismo de que um homem e uma mulher podem gozar em relao ao casamento uma bno imensa dada por nosso Criador (Gnesis 2:18-24). Certamente, Deus destinou o casamento a ser benfico e satisfatrio para ambos, o esposo e a esposa. Infelizmente, muitos casais no descreveriam seus casamentos como "celestiais".

Estratgias Inaproveitveis
O que podemos fazer para termos "bons casamentos"? Homens e mulheres tm tentado vrias estratgias para assegurar casamentos bem sucedidos. Muitos tm raciocinado que o modo de ter um bom casamento casar-se com a pessoa de melhor aparncia possvel. Conquanto no seja pecado ser fisicamente atraente, a aparncia pessoal no garantia de que uma pessoa ser uma boa companheira. O homem extremamente elegante ou a mulher impressionantemente bela com freqncia no do bons esposos! Outros tm concludo que um casamento espetacular e uma lua-de-mel dispendiosa so o ponto de partida de um bom casamento. Contudo, estas so coisas que no duram muito tempo e quando a grandiosidade da cerimnia e a emoo da lua-de-mel passam, comum que o esposo e a esposa descubram que sua relao no realmente muito boa. Ainda outros tm seguido a estratgia de acumular bens antes de casar ou, em alguns casos, de procurar uma pessoa rica com quem casar! Tal segurana financeira constituir, pensam eles, o alicerce de um bom casamento. Algumas vezes parceiros em al relao assentada sobre a riqueza material pagaro quase tudo para escapar do casamento. O resultado de tais preparativos financeiros que h mais bens a serem divididos quando o casal se divorcia. Dever ser notado que no h nada inerentemente pecaminoso em ser fisicamente atraente, ter um grande casamento e uma lua-de-mel agradabilssima ou mesmo economizar dinheiro antes do casamento com a esperana de um padro de vida mais alto. Cada uma destas coisas pode ser uma bno para um casamento. Nenhuma destas coisas, contudo, resulta necessariamente em um bom casamento. Se desejamos relaes satisfatrias, precisamos abandonar as solues e valores de sabedoria humana e consultar o manual de casamento escrito por Aquele que criou o casamento no princpio. Na Bblia podemos encontrar toda a informao que precisamos para construir casamentos bem sucedidos.

Instrues Divinas
As Escrituras ensinam que o casamento destinado a durar at que um dos cnjuges morra (Romanos 7:1-3; Marcos 10:9). Se cada parceiro mantiver esta convico, o casamento ter uma possibilidade maior de dar certo. Quando aparecem problemas (e sempre aparecem!), tanto o esposo como a esposa empenham-se em resolv-los em vez de procurar escapar facilmente atravs do divrcio. Quando Paulo escreveu sobre as responsabilidades dos cnjuges, ele observou que as esposas deveriam ser submissas a seus esposos (Efsios 5:22-24). Ele ordenou ainda mais que os esposos deveriam amar suas esposas (Efsios 5:25-29). Este amor (na

lngua grega, "agape") no de puro sentimento ou mesmo a expresso de palavras vazias, mas antes o resultado de uma escolha moral e expressa-se em ao. Elcana, pai do profeta Samuel do Velho Testamento, evidentemente amava profundamente sua esposa Ana (1 Samuel 1:1-8). Ele expressou seu amor por ela atravs de sua generosidade. Alm do mais, este tipo de amor busca o bem estar de outros independente do tratamento com que eles retribuem. O apstolo Paulo descreveu o carter deste amor em 1 Corntios 13:4-7. As responsabilidades de amor e submisso incluem outras especficas.Por exemplo, para amar sua esposa, o esposo tem que se comunicar com ela. Para procurar o melhor bem estar da esposa, ele precisa entender as necessidades e desejos dela. Mais uma vez, observando o exemplo de Elcana e Ana, quando ela estava triste por causa de sua esterilidade e da provocao de sua rival, Elcana procurou descobrir a causa de sua angstia (1 Samuel 1:4-5, 8). Se o esposo comunica a razo para suas decises, torna-se muito mais fcil para a esposa submeter-se. Sem comunicao adequada entre cnjuges, extremamente difcil, talvez impossvel, ter-se um bom casamento. Comunicao franca entre esposo e esposa permite a cada um entender melhor o outro, evitando muitos desentendimentos. A participao nas opinies, sonhos e temores atravs da comunicao permite uma intimidade que ajuda a unir o casal.

Honestidade
Todos os bons casamentos exigem honestidade e discrio de ambos. Tanto esposo como esposa devero empenhar-se em sempre falar a verdade um ao outro (Efsios 4:25; Colossenses 3:9). Bons casamentos dependem da confiana e uma mentira descoberta destri essa confiana. A esposa que descobre que seu esposo mentiu para ela em um assunto imaginar que ele no futuro estar mentindo tambm sobre outros assuntos . . . mesmo que ele esteja falando a verdade. Infelizmente, aqueles que praticam o engano com freqncia acreditam arrogantemente que so muito inteligentes para "serem apanhados". O mentiroso pode freqentemente cobrir seu engano por algum tempo, mas as mentiras costumam ser descobertas. A esposa que esconde informao de seu esposo est tambm praticando o engano, uma forma de desonestidade. A suspeita que resulta quando o engano descoberto ameaa a bela intimidade possvel num casamento.

Discrio
Quando duas pessoas vivem juntas ainda que por curto perodo de tempo, elas podem aprender algumas coisas nada lisonjeiras sobre um e outro. Num bom casamento, o esposo no falar destas faltas de sua esposa com outros. Ele proteger a reputao dela vista dos outros, enquanto trabalhar para ajud-la a melhorar nessas reas. De modo semelhante, a esposa no discutir as fraquezas de seu esposo com outras pessoas. A prtica de tal discrio encorajar maior intimidade na comunicao dentro do casamento. Cada parceiro sentir-se- bem partilhando com o outro os pensamentos mais particulares porque ele ou ela sabe que estes pensamentos no sero revelados a outros.

Fidelidade Sexual

Poucas coisas destroem um casamento mais depressa do que a infidelidade sexual. Num bom casamento, cada parceiro tem no somente de se abster de atos abertos de impureza sexual, mas no deve dar ao outro causa para suspeita. O esposo precisa evitar que seus olhos se fixem na direo de outras mulheres e a esposa tem que ser cuidadosa para que seu comportamento a respeito de outros homens seja puro (Mateus 5:27-28).

Respeito
O resumo feito por Paulo das responsabilidades do esposo e da esposa em Efsios 5:33 revela que a submisso da esposa envolve respeito ao seu esposo. Do mesmo modo, o esposo no dever tratar sua esposa como inferior a ele porque ela voluntariamente aceitou uma posio de submisso (1 Pedro 3:7). Em vez disso, ele dever trat-la com dignidade e considerao. Ele no deve diminu-la nem trat-la com aspereza ou amargura simplesmente porque Deus lhe deu autoridade na famlia (Colossenses 3:19).

Altrusmo
O egosmo est na base de um nmero incrvel de dificuldades matrimoniais. extremamente difcil viver com algum que sempre pensa s em si mesmo. Cuidar de uma criana trabalho duro porque ela no tem considerao com as necessidades e desejos dos outros. Suas necessidades precisam ser satisfeitas imediatamente ou ela far com que seus pais saibam de sua infelicidade por meio de gritos estridentes! Como adultos, j deveremos ter ultrapassado tal egosmo, mas infelizmente alguns esposos agem bem dessa mesma maneira. Se as coisas no so feitas como lhes serve, eles ficam trombudos ou tm ataques de clera, muito parecidos com os das crianas que no sabem de nada melhor. A mulher virtuosa de Provrbios 31 sacrificava-se, trabalhando para prover a sua casa (Provrbios 31:10-31). Cada cnjuge [amadurecido] dever estar querendo pr as necessidades e desejos do outro antes do seu prprio, se necessrio (Filipenses 2:4; 1 Corntios 13:5), e os que so infantis no deveriam casar-se!

Pacincia
A pacincia o lubrificante que evita que o casamento se aquea demais quando os problemas provocam atrito entre os parceiros. Uma falta de pacincia, no mais das vezes, resulta em decises insensatas ou irritao. Tiago deu bom conselho quando escreveu "Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem no produz a justia de Deus" (Tiago 1:19-20). A pacincia aquela qualidade que permite a uma pessoa suportar com calma serenidade uma situao que no ideal ou desejvel (longanimidade; Glatas 5:22; Efsios 4:2; Colossenses 3:12). A impacincia quase sempre uma forma de egosmo na qual nos tornamos furiosos porque as coisas no esto acontecendo do modo que queremos que aconteam. Haver muitas ocasies durante um casamento nas quais as coisas no sero ideais!

Humildade
Algumas pessoas no querem admitir nenhuma falha. inevitvel que um cnjuge peque contra o outro. A humildade a qualidade que permite-nos reconhecer nossa prpria falibilidade, admitir nossas faltas e pedir perdo queles que tivermos maltratado. A pressuposio de que sempre sabemos o que melhor ou que nunca cometemos nenhum erro uma forma de arrogncia. Tal arrogncia oposta ao

amor (1 Corntios 13:4). Num bom casamento, ambos os parceiros serviro um ao outro fazendo muitos pequenos favores. A arrogncia no permite a "atitude servil" (Joo 13:1-15). A humildade tambm ajuda a perdoar os outros que pecam contra ns, porque nos lembra que ns mesmos somos falveis e freqentemente necessitamos ser perdoados (Efsios 4:31-32; Colossenses 3:13). No decorrer de um casamento, haver muitas oportunidades para perdoar seu cnjuge! Ofensas no perdoadas tendem a ser como feridas no curadas, inflamadas; elas afetam severamente a sade da relao. Quando algum est procurando um bom companheiro ou simplesmente tentando melhorar uma relao conjugal existente, estes princpios ajudaro a assegurar um casamento bem sucedido. De fato, muitos desses traos caractersticos que promovem um casamento bem sucedido podem ser aplicados praticamente em qualquer relao humana para torn-la melhor!

Potrebbero piacerti anche