Sei sulla pagina 1di 8

O ESTUDO DA MATRIA

Prof.Hygor Oliveira
Curso Tcnico em Informtica

Nome:

N0:

TU:

CONCEITOS FUNDAMENTAIS Matria: tudo o que ocupa lugar no espao e tem massa. A matria nem sempre visvel. O ar um exemplo disso. Podemos, por meio de experimentos simples, constatarem que o ar ocupa lugar no espao. Observe um deles:

As clulas fotoeltricas dos painis solares transformam a energia luminosa proveniente do Sol em energia eltrica.

Esse mtodo possui uma fonte de energia inesgotvel - o Sol - e no produz danos o meio ambiente.

O ar contido no copo impede que o lquido entre e molhe o papel.

Energia: Na verdade, no existe uma definio satisfatria para a energia. Contudo, pode-se afirmar que o conceito de energia est diretamente relacionado realizao de trabalho e ao fato de a energia provocar modificaes na matria, alm de ser interconversvel em suas vrias formas. Uma das formas de energia mais utilizadas a eltrica, que pode ser obtida de vrias maneiras. Vejamos algumas delas?

Nas usinas nucleares, assim como nas termoeltricas, por meio de processos fsico-qumicos, produz-se energia trmica, que , por sua vez, transformada em energia eltrica.

Nas usinas hidreltricas, quando a gua represada cai pelas turbinas acopladas a um gerador produz energia eltrica.

Essa uma fonte de energia praticamente inesgotvel, contudo, seu funcionamento depende de um volume mnimo de gua represada. Obs. A construo de grandes usinas pode gerar problemas sociais e ambientais.

A distribuio da energia eltrica para as diferentes regies de um pas feita por redes de transmisso. Ao chegar a sua casa ou a instalaes industriais, a energia eltrica transformada em outros.

Existem vrios processos qumicos (reaes qumicas), que sero estudados em eletroqumica, que podem originar energia eltrica. Lmpada: energia luminosa.

A energia elica (ar em movimento), que j foi utilizada para produzir energia mecnica nos moinhos, atualmente usada com auxlio de turbinas, para produzir energia eltrica. Ferro de passar roupa: energia trmica.

O ESTUDO DA MATRIA

Prof.Hygor Oliveira
Curso Tcnico em Informtica

Nome:

N0:

TU:

Televisor: energia luminosa e energia sonora.

Um exemplo aproximado de sistema isolado a garrafa trmica, normalmente usada para conservar a energia trmica de lquidos.

No entanto, mesmo as melhores garrafas trmicas existentes trocam energia com o meio ambiente por no serem perfeitamente isoladas. UNIDADES DE MEDIDAS Em Qumica, para realizar qualquer experimento, alm de conceitos bsicos de matria e energia, tambm necessrio conhecer algumas unidades de medida. A matria de uma grandeza um nmero que expressa uma quantidade comparada com um padro previamente estabelecido. Os mltiplos e submltiplos do padro so indicados por prefixos. Massa Massa (m): a quantidade de matria que existe em um copo. OBSERVAO Essa definio simplificada, pois o conceito de massa no absoluto. De acordo com a 2 Lei de Newton, a massa de um corpo est relacionada com a medida da sua inrcia, ou seja, a medida da dificuldade que um corpo tem para variar a sua velocidade (massa inercial) H tambm outra definio a de massa gravitacional. Essa medida depende da existncia de fora gravitacional. Nesse caso, a massa gravitacional. Nesse caso, a massa de um corpo pode ser medida, por exemplo, mediante o uso de balanas. A determinao da massa de um corpo feita pela comparao de sua massa, inicialmente desconhecida, com outra massa previamente conhecida, uma massa padro. Para essa determinao, usa-se um aparelho chamando balana.

Mquinas: energia mecnica.

O Universo constitudo de matria e energia. Qualquer ponto do Universo que seja submetida observao denominada sistema e tudo que o rodeia denominado meio ambiente. Podemos classificar os sistemas em funo da sua capacidade de trocar matria e energia com o meio ambiente. - Sistema aberto: tem a capacidade de trocar tanto matria quanto energia com o meio ambiente. - Sistema fechado: tem a capacidade de trocar somente energia com o meio ambiente. - Sistema isolado: no troca matria nem energia com o meio ambiente. A rigor, no existe nenhum sistema completamente isolado.

O corpo humano um sistema aberto, pois troca matria e energia com o meio ambiente.

Quando praticamos esportes, a temperatura do corpo aumenta e transpiramos com mais intensidade. O suor produzido pelo nosso organismo para regular sua temperatura. Uma parte do nosso suor evapora para o ambiente.

No sistema Internacional (SI), a unidade-padro de massa o quilograma (Kg)

Quilograma (Kg) Um exemplo de sistema fechado pode ser as embalagens de suco. Elas podem ganhar energia trmica do meio ambiente ou perd-la para ele, mas a sua quantidade de matria no varia. Grama (g) Miligrama (m)

1 000 g ou 10 g 1 g ou 10 g 0, 001 g ou 10 g
0

Volume Volume (V): a extenso de espao ocupado por um corpo.

O ESTUDO DA MATRIA

Prof.Hygor Oliveira
Curso Tcnico em Informtica

Nome:

N0:

TU:

A relao entre as duas escalas dada por Tk = tC + 273

Presso Presso (P): a relao entre a fora exercida na direo perpendicular sobre uma data superfcie e a rea dessa superfcie. O volume de um corpo determinado multiplicando-se seu comprimento por sua altura e por sua largura. V = comprimento. Altura. Largura Veja, por exemplo, como se calcula o volume de um cubo. Volume do cubo V = 1 m. 1 m. 1 m V = 10 DM. 10 DM. 10 DM V= 1 000 DM No SI, a unidade-padro de volume o metro cbico (m). No entanto, a unidade mais usada em Qumica o litro (L). Num laboratrio, os volumes dos lquidos podem ser obtidos de vrias maneiras, usando-se diferentes aparelhos, como. Por exemplo, a proveta. M 1 000 DM ou 1.000 l Grama (G) 1 g ou 10 g Miligrama (MG) 0,001 g ou 10 - g

O fato de um faquir conseguir ficar deitado sobre vrios pregos pode ser explicado pelo conceito de presso. A presso uma grandeza fsica, no-vetorial, que relaciona a fora e a rea sobre a qual essa fora aplicada de acordo com a frmula a seguir: P= F/S

OBSERVAO: Quando usamos aparelhagem de medida de volume, devemos, ao averiguar a medida, manter os olhos no mesmo nvel da superfcie do lquido, conforme mostra a figura ao lado.

P = presso, F = fora aplicada, quanto menor a rea, maior a presso. Podemos perceber por essa relao que, para certa fora aplicada, quanto menor a rea, maior a presso. Isso pode ser verificado facilmente por meio de um experimento muito simples. Segure um lpis apontado, como na foto abaixo, e pressione com cuidado os dedos sobre as extremidades do lpis.

Temperatura Temperatura (T): relaciona-se com o estado de agitao das partculas que formam um corpo e com a capacidade desse corpo de se transmitir ou receber calor. Os valores de temperatura so determinados por um aparelho chamado termmetro, que consiste de um fino tubo de vidro graduado e parcialmente cheio de mercrio ou lcool colorido. medida que a temperatura aumenta, o lquido se expande e se move ao longo do tubo. A graduao do tubo indica a variao de temperatura do lquido. Essa graduao a escala termomtrica do aparelho (existem vrias escalas em uso atualmente) A escala de graduao mais comumente usa nos trabalhos cientficos a escala Celsius. Ela possui dois pontos de referncia: o congelamento e a ebulio da gua ao nvel domar, que 0 0 correspondem respectivamente, a 0 C E 100 C. Existem outras escalas centgrados, como a Kelvin, recomendada pelo SI e conhecida como escala absoluta.

Apesar de a fora aplicada nas duas extremidades ser a mesma, a presso maior no dedo que est em contato com a menor superfcie (a ponta do lpis).

O ESTUDO DA MATRIA

Prof.Hygor Oliveira
Curso Tcnico em Informtica

Nome:

N0:

TU:

A Terra est envolta por uma camada de ar que tem espessura aproximada de 800 km. Essa camada de ar exerce presso sobre os corpos: a presso atmosfrica

A presso atmosfrica varia de acordo com a altitude. Em regies de grande altitude. Em regies de grande altitude, h menor quantidade de partculas do ar por unidade de volume, portanto a presso tambm menor. A diminuio do nmero de partculas do ar em grandes altitudes pode ser a causa de problemas para pessoas desacostumadas a essa condio. Pelo sistema Internacional (SI), a unidade-padro para a presso o pascal (PA), que se relaciona com a unidade atmosfera na seguinte proporo: 1 atm = 101 325 Pa ou, aproximadamente, 1 bar Atm 1 Cm Hg 76 Unidades de presso Mm Hg Torr kPa 760 760 100 Bar 1

Nessa foto, tanto a almofada como o peso tm a mesma massa porm, como a almofada apresenta um maior volume, a sua densidade ser menor.

EXERCCIOS 1. (Unicamp-SP) Trs frascos de vidro transparente, fechados, de formas e dimenses iguais, contm cada um a mesma massa de lquidos diferentes. Um contm gua, o outro, clorofrmio e o terceiro, etanol. Os trs lquidos so incolores e no preenchem totalmente os frascos, os quais no tm nenhuma identificao. Sem abrir os frascos, como voc faria para identificar as substncias?
Dados: A densidade (d) de cada um dos lquidos, temperatura ambiente d(gua)= 1,0 g/cm d(clorofrmio)= 1,4 g/cm d(etanol)= 0,8 g/cm

Densidade Densidade (d): a relao (razo) entre a massa de um material e o volume por ele ocupado. A expresso que permite calcular a densidade em dada por: D= massa/volume d= m/v d= kg/m Para slidos e lquidos, a densidade geralmente expressa em gramas por centmetros cbicos (g/cm); para gases, costuma ser expressa em gramas por litro (g/l).

2. Observe o esquema:

Sabendo que: I. A gua passa do estado lquido para o de vapor II. O vapor gira as hlices de uma turbina. III. O movimento no interior de um gerador produz energia eltrica a) Indique qual dos itens abaixo que pode corresponder ao meio utilizado no processo: I. Nas regies polares, comum a presena de grandes blocos de gelo (gua pura), os icebergs, flutuando na gua do mar (gua e outros materiais). Isso ocorre porque a densidade do gelo (0,92 g/cm) menor que a densidade da gua do mar (1,03 g/cm). A densidade de uma mesma substncia depende do estado fsico e da temperatura; no caso dos gases, alm desses fatores inclui-se tambm a presso. Usina elica

II. Usina termoeltrica III. Clulas fotoeltricas IV. Usina hidreltrica V. Usina nuclear b) Quais fontes de energia indicadas no item anterior podem produzir energia limpa e considerada inesgotvel? c) Numa usina termoeltrica, uma das substncias queimadas o carvo. Durante essa queima (combusto), so lanados na atmosfera gases nocivos ao meio ambiente e ao ser humano, indique dois desses gases.

O ESTUDO DA MATRIA

Prof.Hygor Oliveira
Curso Tcnico em Informtica

Nome:

N0:

TU:

d) Em qual dos processos citados, que em uma estiagem prolongado pode afetar a produo de energia eltrica? 3. As marias-fumaas, que foram um meio de transporte bastante eficiente durante o sculo XIX e parte do sculo XX, atualmente so usadas como atraes tursticas em diversas cidades do mundo. Nas locomotivas desses trens, possvel identificar a converso de parte da energia trmica fornecida pela queima de carvo em energia mecnica, que a energia til. A quanto equivale esse volume em A) Metros cbicos? B) Decmetros cbicos? C) Centmetros cbicos? D) Milmetros cbicos? 7. (PIAS-Uberaba) A tabela e o grfico a seguir contm, respectivamente, os efeitos fisiolgicos da altitude sobre o corpo humano e da variao da presso atmosfrica com a altitude. Altitude
6 800 metros 7 900 metros

Um caminho desse tipo transporta, em mdia, 15.000 l de lquido em geral.

Foto de maria-fumaa em movimento.

Nos dispositivos de uso cotidiano, listados a seguir, tambm podemos identificar a relao entre a energia fornecida e a energia til: I. Ferro eltrico passar roupa II. Motor eltrico de uma enceradeira III. Bateria solar de calculadora a) Energia eltrica energia b) Energia luminosa energia c) Energia eltrica energia trmica A Correa associao entre os dispositivos e as transformaes de energia : a) III-A, II-B, I-C. c) II-A, IB, III-C. e) III-A, I-B, II-C. b) I-A, II-B, III-C. d) II-A, III-B, I-C. 4. A massa de ar contida em um quarto de tamanho, mdio aproximadamente de 34,6 kg. A quanto equivale essa massa em: a) Grama? b) Toneladas? c) Miligramas? 5. Neste restaurante do tipo selfservice, os clientes so pesados na entrada e na sada, e a cobrana feita em funo da diferena de massa. Suponha que voc fosse a esse restaurante na entrada e a balana indicasse 40 quilogramas. Se na sada a balana indicasse 40,6 quilogramas,

Efeito fisiolgico
Altitude mxima, com possibilidades de moradia. A partir desta altitude, possvel sofrer o mal das montanhas que causa euforia; tontura e pode matar rpido. Comea a faltar ar. Perde-se a conscincia. O oxignio no consegue entrar nos pulmes, que ficam cheios de vapor d gua.

11 000 metros 13 7000 metros 19 200 metros

Com esses dados, assinale a alternativa correta. a) Todos os efeitos anteriormente descritos ocorrem porque a presso atmosfrica diretamente proporcional altitude. b) Quando o indivduo comea a sofrer do mal das montanhas, ele est a uma presso atmosfrica de 0,125atm. c) Menor presso na qual possvel que o indivduo viva, sem complicaes fisiolgicas, de, aproximadamente, 1atm. 8. A medida da presso do ar contido no interior dos pneus de veculos costuma ser feita em libras por polegada quadrada, que nos medidores (manmetros) indicada por psi. Sabendo que, para um determinado pneu, se recomenda presso de 31 psi e que 1 atm=14,7 psi, qual o valor de sua presso em atm e em mmHg?

a) O seu aumento de massa corresponderia a quantas gramas? b) Quanto voc pagaria pela refeio

9. Leia o texto a seguir, para determinar o volume de um slido. 6.

O ESTUDO DA MATRIA

Prof.Hygor Oliveira
Curso Tcnico em Informtica

Nome:

N0:

TU:

Se o slido apresentar forma geomtrica bem definia, voc pode proceder da seguinte forma: a) Coloque gua em um recipiente graduado, como uma proveta, at um volume determinado. b) Mergulhe o slido de formato irregular no recipiente contendo gua e verifique o novo volume de gua. c) A diferena entre o volume final e o volume inicial o volume deste slido. A partir desse procedimento, podemos determinar a densidade do slido utilizando a expresso d= m/v.

Considere as informaes: -6 1gota equivale a 50 microlitro (L)= 50.10 L 13. Determine o nmero de gotas necessrio para encher um recipiente de 2,20 L.

14. Um mergulhador, quando atinge a profundidade de 32 m, est sujeito uma presso total de 5atm, que corresponde soma da presso exercida pela atmosfera e da coluna de gua sobre ele. Determine a presso total, em mmHg, que agir sobre esse mergulhador quando ele atingir uma profundidade de 64 m .

15. Observe a tabela: Substncia gua Benzeno Clorofrmio Observao Este procedimento apropriado para slidos mais densos que o lquido. Com base nessas informaes, resolva a seguinte questo: Um garimpeiro encontrou uma pepita de formato irregular de um material que ele julgou ser ouro. Para verificar se era ouro mesmo, ele executou os seguintes procedimentos: pesou a pepita e descobriu que sua massa era de 28,5 gramas; colocou-a em um cilindro graduado contendo inicialmente 100 mL de gua e verificou que a densidade do ouro 19g/cm. Qual a concluso do garimpeiro? Justifique. Densidade(g/cm) 1,0 0,90 1,48

Massa iguais dsses trs materiais foram colocados em uma proveta, originando um sistema com o seguinte aspecto:

a) b) c) Identifique cada componente presente nas provetas.

16. Considere s seguintes densidades, em g/cm: 10. Complete a tabela a seguir, que apresenta valores de massa, volume e densidade de vrios objetos feitos com o metal cobre (smbolo: Cu), na mesma temperatura. Objetos Massa (g) Volume (cm) Densidade (g/cm) I 9 1 * II 180 * 9 III 900 * * Ao serem adicionados gua pura, em temperatura ambiente, pedaos de cada um desses materiais, observa-se flutuao de: a) Carvo e alumnio b) Carvo e pau-brasil c) Alumnio e diamante d) Pau-Brasil e diamante. Testando seu Conhecimento 12. Quantos sacos de cimento com 50 kg de massa podem ser transportados por um caminho com capacidade mxima de carga igual 10 t? Dado: 1 tonelada = 10 kg 17. As margarinas, muito usadas como substitutos da manteiga, contm gorduras vegetais hidrogenadas. A diferena fundamental entre uma margarina light e outra comum est no contedo de gordura e de gua. Densidades D alumnio D carvo D pau-brasil D diamante D gua g/cm 2,7 0,5 0,4 3,5 1,0

11. Considere que as moedas brasileiras de R$ 0,01 so feitas de cobre. O que acontecer se colocarmos uma delas em gua e outra em mercrio? Justifique. Dados: densidade do mercrio = 13,6 g/cm ; densidade da gua: 1,0g/cm .

O ESTUDO DA MATRIA

Prof.Hygor Oliveira
Curso Tcnico em Informtica

Nome:

N0:

TU:

Colocou-se em um copo certa quantidade de margarina comum e em outro, idntico ao primeiro, colocou-se a mesma quantidade de margarina light. Aqueceram-se em banho-maria os dois copos contendo as margarinas at que aparecessem duas fases, como esquematizado na figura.

de volume o galo (correspondente aproximadamente 3,8 L), cujo preo mdio de US$ 2,00. Num teste para medio de consumo de combustvel um automvel vazio, contendo 57L de gasolina no tanque, teve a sua massa medida antes e depois de percorrer uma distncia de 150 quilmetros, sendo encontrados os seguintes valores: massa inicial = 1 025,6 quilogramas massa final = 1 013,6 quilogramas 21. Determine a massa da gasolina contida em um galo e o preo, em reais, de 1L dessa gasolina, comprada nos Estados Unidos (1 US$ R$ 1,70).

Qual dos dois copos contm a margarina light? Justifique.

22. Considere que a variao de massa seja devida unicamente gasolina consumida, determine o volume de gasolina consumido e o consumo mdio, em quilmetros por litro, no teste. 23. Pelas normas vigentes, o litro do lcool hidratado que abastece os veculos deve ser constitudo de 96% de lcool puro e 4% de gua (em volume). As densidades desses componentes so dadas na tabela. Substncia gua lcool Densidade (g/L) 1 000 800

18. Em vrios medicamentos, como, por exemplo, xarope encontramos um pequeno frasco medidor. Suponha que seu mdico tenha lhe receitado toma 5 mL de um determinado xarope 4 vezes ao dia, durante 10 dias, e que o frasco que o acompanha contenha 0,15 L no medicamento. a) Qual volume total, em litros (L), voc deve ingerir diariamente? b) Quantos frascos desse medicamento voc deve comprar para seguir a prescrio mdica? c) Ocorrer sobra de medicamentos? 19. O volume de petrleo extrado dado em uma unidade de medida do sistema inglesa denominada barril (bbl), que equivale ao volume de 42 gales. A capacidade de um galo de 3,785 litros. A produo diria da bacia de Campos, no Rio de Janeiro, de 670 mil barris. A ordem de grandeza dessa produo diria, expressa em litros, : a)10 b) 10 c) 10
8

d) 10

e) 10

20. A febre o aumento d temperatura corporal, que raramente 0 excede a 41 C nos seres humanos, e faz parte do mecanismo de defesa do corpo. Ela normalmente provocada por processos inflamatrios, infecciosos e de intoxicao. As temperaturas abaixo de 36,1 C, provocadas pela exposio prolongada ambientes muito frios, tambm podem ser letais: o organismo, na tentativa de manter sua temperatura normal, acelera intensamente o metabolismo, acarretando infartos. Quais os valores, em Kelvin (K), para as temperaturas mencionadas no texto? Aprofundando seu conhecimento Leia um texto a seguir para resolver as questes 21 e 22. Um dos combustveis mais utilizados no mundo atualmente a gasolina, que uma mistura de hidrocarbonetos que apresenta densidade aproximada de 0,8 g/cm. Seu preo varia de pas para pas, de acordo com vrios fatores, tais como: quantidade do petrleo extrado de fontes nacionais, quantidade do petrleo importado, custo do transporte do petrleo e seus derivados, valor da moeda nacional etc. Nos estados Unidos, a gasolina comercializada usando-se como unidade de medida

Um tcnico de um rgo de defesa do consumidor inspecionou cinco postos Suspeitos de venderem lcool hidratado fora das normas. Colheu, ento, uma amostra do produto de cada posto e mediu a densidade de Cada uma delas. Obteve os seguintes resultados: Posto Densidade do combustvel I 822 II 820 III 815 IV 808 V 805 A partir desses dados, o tcnico pde concluir que estavam com o combustvel adequado somente os postos: a) I e II. B) I e III. C) II e IV. d) III e V. e) IV e V. Para responder as questes 24 e 25, leia as explicaes a seguir. Numa aula prtica de Qumica no Ensino Mdio, o professor apresentou os alunos trs copos, cada um contendo um lquido incolor diferente, que foram chamados de X,Y e Z. A seguir. 1) Em cada copo, introduziu duas esferas macias, A e B. O resultado obtido est representando na figura a seguir:

2) Pesou 10 g de cada lquido e transferiu-os, separadamente, para trs tubos de ensaio idnticos, obtendo-se o resultado representado na figura:

O ESTUDO DA MATRIA

Prof.Hygor Oliveira
Curso Tcnico em Informtica

Nome:

N0:

TU:

Ento, fez aos alunos as perguntas a seguir. 24. Qual a ordem crescente das densidades (d) dos lquidos X,Y e Z ? 25. Qual o lquido contido em cada tubo? 26. Durante uma pesquisa de campo, num local isolado e sem nenhum recurso mais aprimorado, um aluno de Qumica encontrou um pequena esfera de um material com brilho metlico com aproximadamente 1,0 cm de dimetro. Por curiosidade, ele resolveu descobrir de que material era composta a esfera. Com base em algumas informaes que ele havia memorizado das aulas de Qumica, procurou descobrir de qual material se tratava. As informaes so as seguintes: 1) Uma colher das de sopa completamente cheia de sacarose possui uma massa de aproximadamente 30 g desta substncia; 2) Um Copo tipo americano possui aproximadamente 300 mL de volume; 3) 1 mL de gua possui densidade de 1,0 g . cm -); 4) Densidades de algumas substncias slidas: Material Alumnio Magnsio Zinco Ferro Chumbo Densidade (g.cm-) 2,7 1,7 7,1 7,9 11,4

Usando materiais comuns de nosso dia-a-dia, podemos construir um decmetro, o que nos permite fazer comparao das densidades de diferentes lquidos. Material Massa de modelar canudo de refrigerante 4 copos contendo em cada:
a) b) c) d) gua Soluo de gua + sal leo lcool comum

Procedimento Faa, com a massa de modelar, uma bolinha de aproximadamente 1 cm de dimetro e fixe-a em uma das extremidades do canudo de refrigerante.

Coloque o decmetro em um copo com gua e marque com cuidado o nvel que a gua atinge no canudo. Com isso, voc ter a marca da densidade da gua. A seguir, coloque o decmetro nos outros trs copos contendo, respectivamente, gua+sal, leo e lcool comum.

Para cada lquido, faa uma Marca, utilizando canetas de cores diferentes. Sabendo que quanto menor densidade do lquido mais submerso ficar o decmetro, responda as perguntas: a) Qual a ordem crescente de densidade dos trs lquidos? b) Qual deles mais denso do que a gua? c) Se repetirmos as mesmas experincias utilizando volumes diferentes de lquidos, as densidades tambm sero diferentes: Por qu?

5. A adio de acar em um copo com gua praticamente no varia o volume do sistema: (Colocou a esfera de metal dentro do copo e adicionou gua at quase sua borda (aproximadamente 300 mL) Ento, foi adicionando colheradas cheias de acar e agitado para dissolver at que a esfera ficasse entre a superfcie e o fundo do copo. Como ele utilizou 7 colheradas de acar, pode-se afirmar que o metal o: a) Zinco. b) Alumnio. c) Chumbo. d) Ferro. e) Magnsio.

FAA VOC MESMO


Construo de um decmetro O decmetro um aparelho utilizado para determinar a densidade de lquidos. Ele pode ser utilizado, por exemplo, em indstrias de bebidas alcolicas (vinho, pinga, cerveja etc..). tambm, usado em postos de gasolina para determinar a densidade dos combustveis (lcool ou gasolina), indicando se esto de acordo com os padres estabelecidos por lei. Quando o decmetro colocado em um lquido, ele indica a densidade desse lquido pela graduao existente na haste superior do aparelho.

Potrebbero piacerti anche