Sei sulla pagina 1di 27

TEXTO N 1.

O Rio Grande do Norte isso: sal, sol, nordeste. Barreira do Inferno, viagens espaciais, industrializao. Algodo do Serid, salinas de Mossor e miragens. Luta contra a seca, praias de areias coloridas, cu limpo. O ltimo forte do folclore brasileiro, a melhor carne-de-sol do Brasil. O litoral potiguar tem um cu limpo todo o ano, ventos fracos e regulares, chuvas rpidas. Saindo das cidades do litoral comea a surgir a imagem do serto nordestino: as caatingas arbreas desaparecidas pelas derrubadas acima do recomendvel, a terra seca, vestgios da existncia das florestas que nunca foram grandes. Escassez de chuvas e secas peridicas. No interior, os grandes problemas esto concentrados nas deficincias em termos de transporte, gua, sade pblica, centros de treinamentos, energia e mo-de-obra. H falta de capital para gerar indstrias. O subsolo riqussimo.
TEXTO N 2.

Dizer que o cho (a pista, a escada etc.) est escorregando, pode bem ser o reflexo de uma dose a mais de usque... Aps a ressaca, chega-se logo concluso da forma correta: Escorregadio. Ex.: Chove, a pista est escorregadia; a empregada est fazendo limpeza. Cuidado! O piso est escorregadio etc. O desregramento na ingesto de bebida alcolica, traz uma srie enorme de inconvenientes. Os imoderados no uso do lcool, expem-se a situaes to lamentveis como aquelas em que se subdivide o seu estado de descontrole as chamadas trs fases do embriagado: a do leo, a do macaco e a do porco (logo que o lcool lhe comea a subir, vira leo! Quer briga com todo mundo; l pelo meio, comea a fazer macaquices para, no fim a fase do porco expelir pela boca o alimento que ingerira). O alcolatra , antes de tudo, um paciente para o qual devem ser voltadas as atenes das pessoas compreensivas e, sobretudo, caridosas.
TEXTO N 3.

A datilografia hoje encarada como um complemento cultural e tcnico, indispensvel a qualquer indivduo, seja estudante, professor, comerciante, mdico ou advogado. Caracterizado pela exiguidade de tempo e excesso de trabalho, a vida moderna tornou a escrita mquina uma exigncia insubstituvel. A mquina de escrever venceu em todos os setores de trabalho, e, para que se possa usufruir de todo o proveito que ela nos oferece, necessrio saber escrever com os dez dedos, conhecer a nomenclatura assim como as funes e utilidades de suas principais peas. Como diz o velho ditado: O saber no ocupa lugar. Saiba voc, tambm, escrever mquina com rapidez e perfeio, mas no estude sem mestre, pois mtodo e mestre so indispensveis na formao de um bom datilgrafo.
TEXTO N 4.

Era um dia um velho chamado Zusa, que trabalhava pelo ofcio de carapina. A sua oficina era um brinco, sempre asseada, a ferramenta muito limpa, tudo nos seus lugares. Mas a mania do velho era batizar cada ferramenta com um nome apropriado. O martelo chamava-se toc-toc, o formo, rompe-ferro, o serrote, vaivm. Quando um carapina do lugar precisava de uma, corria logo oficina do Zusa, a pedir-lhe de emprstimo. Mas, tantas lhe fizeram, demorando a entrega ou ficando com as ferramentas, algumas vezes, que o velho resolveu parar com os emprstimos. Certo dia foi oficina um menino, de mando do pai, e disse: Papai manda-lhe muitas lembranas e tambm pedir-lhe emprestado o vaivm.

Mestre Zusa ps as cangalhas no nariz e respondeu: - Menino, volta e diz a teu pai que se vaivm fosse e viesse, vaivm ia, mas como vaivm vai e no vem, vaivm no vai.
TEXTO N 5.

Silenciou, com a morte de John Lennon, a voz mais enrgica de uma gerao. Mas os jovens, de todas as idades, de todos os lugares e todas as pocas, no a esquecero. John Lennon traduziu, em msica e letra, na sua voz e na sua guitarra, tanto no seu comportamento pblico quanto no privado, a esperana por um mundo mais livre, mais pacfico e mais belo. Ele foi a aguda conscincia crtica, no s dos Beatles, mas de todos, jovens e velhos, homens, mulheres e crianas, do mundo inteiro, que compreenderam e amaram sua msica. Negar os preconceitos, ridicularizar a hipocrisia, colocar em questo as instituies, libertar a mente e o corpo, protestar contra a guerra, a fome e a injustia e, finalmente, acreditar acima de tudo no poder do amor esses objetivos da arte de Lennon expressam nossos anseios mais corajosos e mais saudveis, num sculo de violncia e crueldade. A violncia e a crueldade existem para serem enfrentadas. E a trajetria, artstica e humana, do menino pobre de Liverpool, foi to intensa quanto profunda.
TEXTO N 6.

Um dos nomes mais brilhantes da histria da Matemtica , sem dvida, Arquimedes. Nasceu em Siracusa, no ano 287 antes do nascimento de Cristo, e sua vida foi inteiramente dedicada Matemtica, Fsica e Astronomia. Muitas de suas concepes foram estudadas e desenvolvidas nos tempos modernos, e deram origem a grandes progressos das cincias nos ltimos sculos. Deve-se a Arquimedes inmeras invenes mecnicas que tornaram seu nome respeitado pelos prprios inimigos de sua Ptria. Foi, porm, na segunda guerra pnica, quando em defesa de sua Ptria, que mais se revelou seu gnio inventivo com a construo de armas ofensivas e aparatos guerreiros que durante longos anos resistiram ao exerccio de Marcelo, tido como o mais poderoso. Construiu gigantescas catapultas que lanavam pedras, flechas e outros projteis a distncias considerveis, fazendo com que o inimigo por vrias vezes desistisse do cerco. Imensas mquinas com arpes que agarravam as galeras romanas, afundando-as ou atirandoas contra os rochedos, foram tambm criaes de Arquimedes.
TEXTO N 7.

Desde os primrdios da Civilizao, vem o homem valendo-se de registros para fixar, em determinado instante, o quantum de sua riqueza, utilizando-se, para tanto, dos meios que o estgio do progresso lhe propiciava. Somente nos meados do sculo XIII, no entanto, que esses registros passaram a obedecer a um determinado mtodo de escriturao: o mtodo das partidas dobradas, que deu origem ao atual sistema contbil. Seu precursor foi o Frade Luca Paciolo, que, em 1494, com base nos registros comerciais ento adotados pelos negociantes de Veneza, o formulou e deu divulgao. Esse mtodo tem como vantagem insupervel a escriturao simultnea, no dbito e no crdito, das alteraes do patrimnio.
TEXTO N 8.

Da festa de congraamento nacional em que se transformou a participao brasileira na Copa do Mundo, a grande lio que fica e permanece a de que o nosso povo mobilizvel para as grandes causas e possui um extraordinrio esprito de solidariedade. O que faltava era tocar as cordas sensveis desse povo. A oportunidade nasceu e explodiu agora com a conquista

do tricampeonato pela Seleo Brasileira de futebol. No houve uma casa brasileira, por mais humilde, que no manifestasse o seu orgulho de brasilidade. Nunca se viu o Pavilho Nacional to confundido e identificado com as manifestaes populares, como nos dias que acabam de transcorrer. O povo brasileiro soube reconhecer o alto valor da jornada do nosso selecionado, tributando-lhe homenagem das mais justas, pois cada jogador brasileiro deixou nos gramados do Mxico o suor do seu esforo, do seu talento, de sua dedicao.
TEXTO N 9.

Do Amazonas ao mais humilde crrego do interior, os nossos rios desempenham um papel essencial na vida do Pas. E a cada dia se tornam mais importantes, porque tm de sobra uma coisa que anda fazendo falta em todo o mundo: nossos rios so ricos em energia. Por isso, todas as centrais trmicas que utilizem derivados do petrleo sero substitudas ou convertidas para uso de outra fonte de energia primria. E vamos economizar mais petrleo. Novas reservas naturais sero exploradas com a construo de mais hidreltricas, enquanto fontes alternativas como e carvo e a energia nuclear sero tambm utilizadas. Todo esse trabalho, que envolve o desenvolvimento e a aplicao de tecnologia do mais alto nvel, alm de um grande esforo administrativo e financeiro, est sendo feito para garantir, em todas as regies do Pas, o fornecimento de energia derivada de uma fonte nacional, renovvel, que no polui, e que temos de sobra: a gua dos nossos rios.
TEXTO N 10.

H cerca de 2000 anos antes do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, habitava a Mesopotmia, pas situado entre os rios Tigre e Eufrates, um povo que se tornou famoso por ter sido construtor, agricultor, comerciante e astrnomo clebre. Se os egpcios conseguiram fama com suas gigantescas pirmides, os seus magnficos templos e obeliscos, uma reputao no menor gozam os construtores babilnios, pois sabe-se que, j nessa poca, a Mesopotmia era atravessada por uma rede de canais (dos quais alguns navegveis) e possua grandes lagos artificiais que punham em comunicao o Tigre com o Eufrates. O terreno assim irrigado tornava-se frtil e barragens defendiam os campos das inundaes do Eufrates cujas margens eram ligadas por uma ponte de mais de 200 metros de comprimento.
TEXTO N 11.

Seres primitivos, dotados de armadura, de placas espinhosas e escamas sobrepostas, sem mandbula e com trs olhos na cabea deram origem, h 400 milhes de anos, s 30.000 espcies de peixes que conhecemos hoje. Como contar a sua idade? As escamas apresentam-se com os aspectos mais variados, mas se examinarmos qualquer delas com ateno, veremos uma srie de crculos; atravs deles podemos saber a idade dos peixes. Mas, a cada crculo no corresponde um ano de crescimento. Um peixe no cresce sempre o mesmo atravs do ano. Nos meses quentes, quando a comida no falta, cresce rapidamente, o que provoca em cada escama uma quantidade de anis bastante distanciados. Nos meses frios, os peixes crescem muito devagar e s vezes nem chegam a crescer. Os seus anis de crescimento so poucos e muitos fundos. Este conjunto de anis forma uma espcie de linha mais acentuada. Para conhecermos com exatido a idade de um peixe devemos contar apenas linhas pois, uma, marca a passagem de um inverno.
TEXTO N 12.

Medir o tempo foi sempre uma preocupao para os antigos, pois o tempo, que no podemos segurar ou guardar, s pode ser medido, registrando-se as repeties de acontecimentos peridicos. Antigamente, os dias eram calculados de um a outro nascer do sol, de uma a outra lua cheia, ou de uma a outra primavera. Os ndios contavam os anos por invernos ou veres, os meses por luas, e os dias por sis. evidente que as horas de claridade entre a aurora e o escurecer variam muito durante o ano, mas o perodo que vai de uma lua cheia a outra constante, da os antigos conclurem que a maneira mais exata de medir o tempo consistia em tomar como medida os corpos celestes.
TEXTO N 13.

Jamais diga que o preo do carro foi barato; que o preo da casa caro etc. Preo, alto ou baixo; caro ou barato, o que se pretende comprar. O canrio foi barato (seu preo foi baixo); o gravador caro (seu preo alto) etc. Ainda que se generalize paulista, para ambos, o fato que paulista para os nascidos no interior SP; os da capital so paulistanos. Vou na fazenda; vamos nos Estados Unidos; fui na cidade; Tadeu foi no teatro etc. so erronias de largo emprego. Consertar assim: Vou fazenda; vamos aos Estados Unidos; fui cidade; Tadeu foi ao teatro etc. CHUCHU! Est a palavra que, em portugus, bate todos os recordes de formas geradas pela dvida: xuch, xch, xuchu, xuxu, xx, xux, chch, chuch, chx, chux, chuxu e chuchu! J anotamos, em vrias oportunidades, essas onze formas erradas e at a certa (chuchu)...
TEXTO N 14.

ENERGIA Quando se quer executar um trabalho, como levantar um corpo ou movimentar um veculo, precisamos lanar mo de uma forma de energia. A energia pode apresentar-se na natureza sob as mais variadas formas: energia mecnica, eltrica, trmica, atmica (reatores nucleares), radiante (raios X, raios csmicos, luz), etc... Essas diferentes formas de energia tm a propriedade de transformar-se umas nas outras. Assim, quando se freia um automvel, a energia cintica do veculo transforma-se em calor nos freios, devido ao atrito. Tal fato constitui um exemplo de energia mecnica convertendo-se em energia trmica.
TEXTO N 15.

O cheque cruzado o cheque em que so lanadas duas linhas paralelas em diagonal. Este cheque s pode ser pago a estabelecimento bancrio. Ento, ningum poder receb-lo diretamente no Caixa. Para receb-lo, deve deposit-lo numa outra instituio financeira. Esta receber seu valor e o creditar na conta do depositante. Se entre as duas linhas diagonais, houver o nome de um banco ou instituio financeira, ou seu caracterstico (nmero da instituio financeira), somente esta instituio poder receb-lo. O cruzamento de que constam apenas as duas linhas, denominado em branco; se dele constar o nmero ou nome da instituio financeira, o cruzamento denominado completo ou em preto. O cruzamento de um cheque no pode ser cancelado. Pode ser transferido de uma instituio financeira para outra, mediante anotao no verso do titulo, pela instituio portadora do ttulo, de Autorizamos o depsito deste cheque no Banco.....

TEXTO N 16.

O vaga-lume produz a mais perfeita forma de iluminao: a luz sem calor. De fato o pequeno inseto mais frio do que o ar de uma noite de vero. Nas Antilhas, os indgenas prendem vaga-lumes entre os dedos dos ps para iluminarem o seu caminho na selva. Algumas tribos usam tambm estes insetos como enfeites para os cabelos das moas. No Japo, durante a festa dos vaga-lumes, as pessoas levam em barcos caixas cheias deles, que so liberados para desafiar as estrelas. Um camaleo de 15 cm pode, sem sair do lugar, capturar uma mosca situada 25 cm adiante, por meio da lngua, que mais comprida do que seu corpo. Alm disso, a lngua do camaleo, cuja ponta segrega uma substncia pegajosa, arremessada sobre a presa com uma velocidade espantosa, sem dar chance ao inseto.
TEXTO N 17.

Descoberto e colonizado por portugueses, natural que o elemento branco que entrou na constituio de nosso povo tenha provindo de Portugal e de suas ilhas atlnticas. No Brasil, os portugueses, presentes em todos os estratos da sociedade colonial, desempenhavam atividades as mais diversas. Exerceram pequenos ofcios, praticaram o comrcio e a mascateagem (comrcio ambulante), dedicaram-se agricultura e industria, dominaram o servio pblico civil e militar. Os brancos mais abastados estabeleciam-se no campo e integravam a aristocracia rural. Eram os empresrios agro-industriais de acar, ento denominados simplesmente senhores de engenho. Nas cidades, concentravam-se a maioria, que aspirava vida aristocrtica rural, ideal da poca. Propensa miscigenao, cruzaram-se os brancos com os ndios e os negros, assim contribuindo efetivamente para a formao do povo brasileiro.
TEXTO N 18.

A palavra hindu para o zero era SUNYA, que significava vazio ou em branco. Quando os rabes adotaram a numerao hindu, traduziram SUNYA para SIFR que, em rabe, significa vazio. Por ocasio da introduo da numerao hindu-rabe na Itlia, no sculo XIII, a palavra SIFR se latinizou transformando-se em ZEPHIRUM e com sucessivas modificaes deu a palavra italiana zero. Aproximadamente, na mesma poca, o mesmo sistema de numerao foi introduzido na Alemanha e a palavra SIFR foi modificada para CIFRA. A atitude do povo contra este novo sistema de numerao se refletia no fato de que pouco depois de sua introduo na Europa, a palavra cifra era usada como sinal secreto, significado este que desapareceu nos sculos seguintes. Entretanto, a palavra DECIFRAR uma reminiscncia daqueles primeiros tempos.
TEXTO N 19.

Galileo Galilei foi um grande fsico e astrnomo italiano que nasceu em 1564 na cidade de Pisa. Alm de importantes descobertas que fez no campo da Astronomia e da Mecnica, devese a ele a inveno do telescpio que embora fosse ainda muito rudimentar serviu-lhe bastante nas permanentes observaes que fez do Universo. Por ter afirmado que a Terra girava em torno do Sol, foi considerado herege e para no morrer queimado foi obrigado a negar sua descoberta diante dos tribunais da inquisio. Na priso, manteve correspondncia com vrios amigos e discpulos, sempre demonstrando e reafirmando as verdades que havia descoberto.

TEXTO N 20.

Pouco se conhece da msica brasileira dos primeiros sculos, a no ser algumas melodias indgenas, referncias de cronistas a rituais da msica dos nativos e algumas anotaes de curiosos, como Pero Vaz de Caminha. Somente a partir do sculo XVIII que comeam a surgir documentos mais precisos sobre a formao da msica popular brasileira. E esses documentos comprovam que apenas os elementos portugueses e africanos contriburam para a formao da nossa msica nos primeiros sculos. A influncia indgena ficou restrita simplesmente cristalizao de algumas formas folclricas do pas. As primeiras manifestaes legtimas de elementos musicais no nativos foram o lundo, de origem africana, e a modinha, aparentemente de origem portuguesa. O lundo era basicamente uma dana de ritmo marcante e meneios acentuados dos quadris e umbigadas. antecessor do maxixe (que surgiu por volta de 1880) e do samba (que apareceu l por 1920). J a modinha uma cano amorosa e sentimental, surgida na segunda metade do sculo XVIII e bastante divulgada tanto em Portugal como no Brasil. Na sua fase mais popular, foi bastante difundida na Bahia e no Rio de Janeiro.
TEXTO N 21.

Na Amaznia, a paisagem predominante constituda das florestas e dos rios. Na regio Nordeste, na poro oriental e entre as escarpas de Borborema e as guas atlnticas, est a zona da mata que uma rea agrcola (rea canavieira) com um panorama muito agradvel por suas paisagens naturais esverdeadas. Localizadas perto do mar, h grande abundncia de chuvas, altamente importantes para o desenvolvimento da cultura canavieira e sua industrializao. Em contraste encontramos o serto, no interior nordestino, com ausncia quase total de chuvas apresentando uma paisagem de poucas rvores raquticas e vegetais espinhosos. No sudeste, caracterizado por relevo bem variado, esto as mais belas paisagens do pas. Picos, colinas, morros arredondados (Po de Acar), matas verdejantes (na serra da Mantiqueira, serra do Mar), rios, praias.
TEXTO N 22.

Pesquisas demonstram que o homem mdio passa setenta por cento do seu tempo comunicando-se verbalmente: ouvindo, falando, lendo, escrevendo. O trabalho burocrtico todo ele baseado na comunicao, que representa fator importante no aumento da produtividade. Fora do ambiente de trabalho, ocorre o mesmo. A maioria dedica o momento de folga conversa com parentes e amigos ou leitura. Ou a ouvir rdio, assistir televiso, cinema, teatro ou concertos. Os bares e restaurantes esto constantemente cheios de pessoas, que sempre descobrem um motivo para se reunirem. Nas quadras de esporte, os jogadores so apresentados assistncia e aplaudidos demoradamente. Durante o jogo, a assistncia aplaude, gesticula, grita e ameaa. H inclusive, os que levam imensas bandeiras de seus clubes. Segundo os entendidos, a gritaria caracteriza uma linguagem pr-simblica.
TEXTO N 23.

Distinguem-se trs reinos na natureza: o mineral, o vegetal e o animal. Ao reino mineral pertencem os seres sem vida. Ao reino vegetal pertencem os seres com vida, ainda que imperfeita: nascem, crescem, reproduzem-se e morrem. Mas no possuem movimento, vida de relao ou sensibilidade. Ao reino animal pertencem os seres que tm vida vegetativa, movimentos ativos, sentidos, instintos, s vezes admiravelmente desenvolvidos e perfeitos. Neste reino, incluemse os animais irracionais e, acima deles, o homem.

Criado imagem de Deus, o homem possui inteligncia para pensar, elaborar idias, perquirir e perseguir a verdade, possui vontade para dirigir-se a si prprio e possui liberdade para assumir responsabilidade, decidir fazer ou deixar de fazer alguma coisa. O homem , portanto, o ser mais importante que Deus criou.
TEXTO N 24.

Pela mesma depreensvel razo de na se dizer entardeceu a tarde, anoiteceu a noite, etc., que, tambm, no se deve dizer amanheceu o dia. No obstante, quase todas as rdios, logo pela manh, anunciam que o dia amanheceu chuvoso (ou frio etc.). Achamos bastante dizer: amanheceu chuvoso (nublado, quente, etc.). J observou como quase toda gente grafa vaga-lume, erradamente? Embora o faa sem o hfen, pode-se, em Machado de Assis, acabar, de vez, a dvida: - Msera! Tivesse eu aquela enorme, aquela claridade imortal que toda luz resume! Por que no nasci em um simples vagalume? Assim como no se pede uma xcara com caf; um litro com leite; uma colher com mel; etc., no se deve, tambm, pedir um copo com gua. D-me um copo (de gua) dgua, por favor; um litro de leite, uma colher de mel, etc., so formas certas. Lembre-se de que, copo, xcara, colher - como, obviamente, o litro etc., funcionam como medida, a medida do que se quer (uma quantidade igual a do contedo de um copo, de uma xcara etc.).
TEXTO N 25.

A propriedade que tem os corpos transparentes de desviarem a luz que os atravessa, usada na fabricao de lentes, que so meios transparentes limitados por duas superfcies curvas ou por uma curva e outra plana. As lentes podem ser convergentes (ou convexas), e divergentes (ou cncavas). No nosso olho existe uma lente convergente chamada cristalino, que determina a convergncia dos raios luminosos de modo a formar uma imagem na retina, cabendo ao crebro a tarefa de torn-la direita. As pessoas com miopia devem usar uma lente divergente antes do cristalino e as com hipermetropia, uma lenteconvergente.
TEXTO N 26.

DUPLICATA Nas vendas mercantis o prazo (no inferior a 30 dias) entre partes domiciliadas no territrio brasileiro, o vendedor extrair a respectiva fatura para apresentao ao comprador. A fatura a relao discriminada das mercadorias vendidas, podendo indicar apenas os nmeros e valores das notas parciais de venda. No ato de sua emisso, dela poder ser extrada uma duplicata para circulao como efeito comercial, no sendo admitida qualquer outra espcie de ttulo de crdito para documentar operaes dessa natureza. A lei permite a emisso de vrias duplicatas para uma s fatura, quando o pagamento desta deva ser feito parceladamente, em prazos diferentes. O inverso, no entanto, no ocorre, j que uma s duplicata no pode corresponder a mais de uma fatura.
TEXTO N 27.

Contraindo-se 70 vezes por minuto, o corao bombeia a cada vez, 70 centmetros cbicos de sangue por todo o corpo, o que perfaz quase 5 litros por minuto. Quer dizer, o corao realiza dentro de 24 horas um trabalho equivalente ao de uma bomba que levanta 7.000 litros de gua a 2 metros de altura, supondo-se uma compresso de 2 metros. Os pulmes fornecem em cada minuto, seis litros de bixido de carbono gasoso. Ou seja, os homens de uma cidade de 20.000 habitantes poderiam com isto, encher em um minuto o maior Zeppelin construdo na Alemanha.

A velocidade com que os nervos transmitem uma sensao dolorosa desde as pontas dos dedos at o crebro de 30 at 80 metros de segundo. Os nervos, portanto, agem numa velocidade de at 250 km por hora.
TEXTO N 28.

Foi a necessidade de braos para a lavoura canavieira que determinou a introduo do elemento negro no Brasil. No se pode precisar facilmente a ano em que vieram os primeiros negros. Pode-se, entretanto, dizer com exatido que data de 1538 a entrada no Brasil do primeiro carregamento regular. Os negros introduzidos no Brasil como escravos pertenciam, em sua maioria, aos grupos banto e sudans. Aqui chegados, no se dedicavam apenas aos trabalhos agrcolas. Eram tambm utilizados na extrao de minrios e nos servios domsticos. Os primeiros mercados de escravos estavam localizados na Bahia, no Rio de Janeiro, no Recife e em So Lus. Da a grande concentrao de negros nos ncleos agrcolas do Recncavo Baiano, do Rio de Janeiro, do Extremo Nordeste e do Maranho. Dos citados centros, eram os negros enviados para as reas de minerao em Minas Gerais, Gois e Mato Grosso.
TEXTO N 29.

Os sinais de adio e subtrao nem sempre tiveram a forma atual. Na papiro Rhind eles aparecem representados por duas pernas de uma pessoa que se dirige em direo da escrita (sinal mais) ou em sentido oposto (sinal menos). At o sculo XVII no existiam smbolos prprios para essas operaes. Elas eram representadas por palavras latinas, escritas por extenso. Assim, o sinal de adio era plus e o de subtrao minus, vocbulos que significam, respectivamente: mais e menos, substitudos posteriormente pelas suas iniciais p e m. Os sinais de + (mais) e (menos), conforme usamos modernamente, apareceram impressos pela primeira vez em 1489, na Aritmtica Comercial de Johann Widmann dEger publicada em Leipzig.
TEXTO N 30.

A pessoa que vai sofrer uma operao, o sujeito da voz passiva; o operador, o da ativa. esse fato, bastante fcil de se entender, que faz ser errada e mesmo inusitada a forma: Paula vai se operar; Carlos se operou etc. pelo exposto, o correto : Paula vai ser operada; Carlos foi operado etc. (subentende-se pelo mdico). Muitos atribuem culpa ao mdico pela perda de um amigo ou parente, na mesa de operaes. Quantos edifcios tm rudo... Quantos avies caem por culpa da engenharia... Quantos inocentes tm ido para o ambiente sombrio e entediante de uma priso, pela falha da defesa... Quantos alunos so reprovados por culpa de um mau professor... So fatos todos decorrentes de falhas involuntrias do homem. So as chamadas falhas humanas. E eles, os mdicos, so humanos, tambm.
TEXTO N 31.

No ms de dezembro de 1930, Jorge Amado, ento um rapaz de 19 anos, conclua o manuscrito original de seu primeiro romance, o Pas do Carnaval. Nesses anos todo de vida literria, ele se tornou o escritor brasileiro mais lido do pas e o mais traduzido no mundo todo (so mais trezentas tradues, em 39 lnguas). Ao longo dos seus trinta livros romances, contos, biografias, viagens, teatro, uma histria para crianas uma constante se apresenta: uma preocupao permanente pela sorte

do povo sofrido da sua Bahia natal, preocupao que o faz auto-retratar-se como romancista de prostitutas e vagabundos. Convencido de que jamais foi incoerente em suas posies ideolgicas (que incluram desde uma ativa militncia no Partido Comunista, pelo qual chegou a se eleger deputado federal em 1945, pelo Estado de So Paulo, a uma vigorosa defesa dos artistas baianos atingidos pelas chamadas patrulhas ideolgicas), Jorge Amado tem, como disse no seu discurso na Academia Brasileira de Letras (1961), a alegria de ter conservado jovem o corao, por no ter rompido jamais a unidade entre minha vida e minha obra.
TEXTO N 32.

Com a morte de Jonh Lennon, assassinado em Nova York, desapareceu um dos poucos gnios que viviam no mundo de hoje. Lennon morreu aos 40 anos de idade, portanto com muito tempo ainda aberto a sua frente, mas o pouco que viveu foi suficiente para deixar um dos mais extraordinrios legados que a cultura popular moderna recebeu. No h notcia de que outro compositor, ou outro conjunto musical, tenha sido mais universal que Lennon e os Beatles, ou que tenha encantado tanta gente, durante tanto tempo, em tantos lugares, ou, ainda, que tenha influenciado de maneira to completa a poca em que viveu. Dez anos no um ou dois, mas dez depois de os Beatles terem-se dissolvido m 1970, para jamais cantar ou gravar juntos de novo, suas canes, seus discos e sua imagem continuam to atuais e presentes como se o conjunto continuasse intacto. Sem existir mais, os Beatles permaneceram to vivos como sempre pois se tornou impossvel cansar-se deles, e mais ainda esquec-los.
TEXTO N 33.

Certas necessidades so vitais para o homem. Ningum pode desconhecer a fome, a sede, o frio, ou o sono. Por isso, o homem planta, veste-se e se abriga. A moradia, depois da alimentao e da gua, vem, assim como o vesturio, servir s necessidades primrias do ser humano. Entre a natureza e o homem, a casa se impe como um abrigo indispensvel de intemprie, algo que se pode manejar atravs de portas e janelas, atravs de cujos vidros se pode descortinar o panorama sem sofrer dos rigores do frio ou do calor, e onde se pode conciliar o sono reparador sem os inconvenientes da poluio sonora e do perigo.
TEXTO N 34.

O problema da orientao profissional, ou seja, do encaminhamento do indivduo para um trabalho ajustado sua natureza, de suma importncia para a vida do homem e da sociedade. Uma das causas principais da angstia psicolgica do ser humano da atualidade, e do conseqente desequilbrio espiritual da sociedade contempornea, o trabalho realizado em desacordo com a vocao. Realmente, a atividade profissional no possui apenas o significado econmico e social para a existncia do homem, mas tambm um sentido espiritual, pois que o trabalho se entrelaa com as tendncias mais profundas e os mais ntimos motivos da alma humana. O exerccio de atividade profissional contrria s aptides, e aos ideais da personalidade pode acarretar no s o desajustamento social como tambm o malogro econmico e, muitas vezes, at a derrota espiritual do trabalhador.
TEXTO N 35.

Gorjeta Obrigatria, cujo projeto se encontra no Congresso, significa mais um nus contra o povo j to sobrecarregado. O pobre sacrifica suas diverses, deixa de comprar uma roupa, sapatos; mas deixar de comer, ainda que mal, no e possvel. Cada qual que sabe quando pode ou no dar gorjeta. No momento querem 10%, amanh estaro reivindicando 20%, 30%. Hoje so os garons, amanh sero as demais classes prestadoras de servios a reivindicar as mesmas regalias.

Alega-se que o sistema existe alhures. E ns com isso? Em quantos outros pases no existe? J contaram? Dizem que a gorjeta obrigatria vir melhorar a aposentadoria dos beneficiados. nossa custa? E a nossa, quem a beneficia? No meu modo de entender esse projeto nocivo ao bem pblico, pois que sua meta despir um santo para vestir outro. Acho que se o mesmo passar no Congresso, ao Sr. Presidente caber vet-lo. o que a conscincia nacional espera. TEXTO N 36. Telefonema, como as palavras originrias do grego, terminadas em ma - teorema, fonema, grama (peso) etc. - substantivo masculino - o telefonema; um telefonema etc. Um telefonema DDI, para a Califrnia, no demora mais de trs minutos! Para uns poucos autores, no entanto, essa palavra comum de dois gneros. Como se sabe, o telefone foi inventado pelo fsico americano Graham Bell, em 1876. Aquela pecinha, parecida com prego, sem ponta, e geralmente de alumnio, usada para tapar buracos em panelas, bacias etc., chama-se rebite. Arrebite forma errada. INFRINGIR E INFLIGIR. To fcil o significado dessas duas palavras que, no frigir dos ovos, qualquer um pode ter dissipadas dvidas eventuais. Infringir violar, desrespeitar etc.; infligir cominar, aplicar pena, repreender etc. Cuidado, pois, para no infringir as regras ortogrficas, ao grafar tais palavras. O castigo, que lhe ser infligido, vir em forma de crtica...
TEXTO N 37.

O Banco Central do Brasil no sociedade annima. uma entidade ligada diretamente ao Ministrio da Fazenda. Pertence integralmente ao Governo Federal. O Banco Central no possui clientes. No empresta, no recebe em depsito. No um banco comercial. Tem finalidade normativa, isto , ele que cria a regulamentao para todas as operaes e servios das Instituies Financeiras e fiscaliza. Por Instituio Financeira entende-se banco, casa bancria, financeiras, caixas econmicas, cooperativas de crdito etc. tambm um banco emissor, ou seja, emite e controla o dinheiro em circulao.
TEXTO N 38.

OLFATO A sensao de cheiro fica gravada no crebro. Podemos, portanto, distinguir o cheiro de diferentes substncias. Para isso, precisamos aproximar essas substncias do nariz, pois nele que se localiza o receptor externo do olfato, sentido responsvel pela sensao do cheiro. A membrana que reveste a parte interna do nariz chama-se PITUITRIA. Os estmulos provocados pelos diferentes cheiros so conduzidos do nariz at o crebro por meio de um nervo (nervo olfativo). O cheiro de um alimento este ligado ao seu gosto e reciprocamente. A prova disso que, quando estamos resfriados com as narinas obstrudas, no sentimos o mesmo gosto dos alimentos.
TEXTO N 39.

A constituio de 1934, dispondo sobre o trabalho assalariado, deu o primeiro passo para o aparecimento da legislao trabalhista em nosso Pas. Somente em 1943 que apareceria, atravs do Decreto Lei n 5452, de 1 de maio, a Consolidao das Leis do TrabalhoCLT, que at hoje rege as relaes entre empregados e empregadores.

Dentre as mais importantes conquistas dos trabalhadores, inscritas na CLT, figuram as seguintes: salrio-mnimo, salrio famlia, frias, jornada de trabalho de oito horas. A CLT regulamenta o trabalho da mulher e do menor, permite contratos individuais ou coletivos de trabalho e reconhece as organizaes sindicais, orientando-se sempre os seus dispositivos no sentido da maior justia social.
TEXTO N 40.

Neste ab, c no d... Veja se no esquece! Na palavra abscesso, depois do ab, vem s... A grafia de abscesso (no abcesso) repousa em razes etimolgicas - latim, abscessu. No diga a cores (j que, tambm, no diria a preto e branco). Filme em cores e televiso em cores, so as formas corretas. Ex.: O televisamento em cores bem mais perfeito; prefiro os filmes em cores; mostram as coisas como so etc. No hesite ao aplicar terraplanagem ou terraplenagem. Ambas so formas corretas. Insignificncia, frivolidade etc., tm, dentre outros, como sinnimo, bagatela, nunca bacatela, como se escreve freqentemente. Ex.: Carros grandes, com o aumento da gasolina, esto custando uma bagatela etc. Falando ou escrevendo desenteria ou desinteria, voc poder provocar clicas em quem o ouvir ou ler... Embora poucos o empreguem, disenteria (disentrico etc.) a forma correta.
TEXTO N 41.

Euclides, que pertenceu Escola de Alexandria, tornou-se notvel graas aos seus famosos "ELEMENTOS", no qual exps com grande lgica tudo quanto conhecia sobre a matemtica. Este tratado formado de 13 livros com 372 teoremas e 93 problemas e at hoje, depois de 2000 anos, considerado por muitos como a melhor introduo ao estudo da matemtica. Pode-se afirmar que, na Geometria, essa obra representa "o livro de consulta universal", pois a Geometria que ainda hoje se estuda no curso secundrio, baseia-se nesta grande e imortal obra de Euclides. Este Matemtico famoso teve como discpulo o rei Ptolomeu, que reconhecia o enorme valor de Euclides e, por essa razo, queria aprender alguma coisa da maravilhosa cincia que o mesmo com tanta clareza ensinava. Porm, no dispondo de tempo, nem pacincia para fazer um curso regular, perguntou ao mestre se no existia um caminho mais fcil do que o indicado no seu tratado. A resposta dada por Euclides tornou-se histrica: "Majestade, no mundo existem facilidades a servio do rei, porm, na Matemtica, s existe um mtodo para todos.
TEXTO N 42.

Inicialmente dominavam os indgenas toda a rea de colonizao. Depois, quando chegaram os negros, deslocaram-se os indgenas para o interior, mas conservaram-se, predominantemente, nas reas de extrativismo e pastoreio, vale dizer, na floresta amaznica, nos campos do planalto central e nas caatingas do nordeste. Os negros foram localizados nas zonas agrcolas e mineradoras, preponderando nas faixas litorneas e mineradoras, notadamente na Bahia, em Pernambuco, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Ate o recenseamento de 1890, a populao branca era minoritria. Distribua-se o elemento branco por todo o territrio nacional, mas predominava em todo o sul e nas reas urbanas.
TEXTO N 43.

Orao e trabalho so os recursos mais poderosos na criao moral do homem. A orao o ntimo sublimar-se d'alma pelo contato com Deus. O trabalho o inteirar, o desenvolver, o

apurar das energias do corpo e do esprito, mediante a ao contnua de cada um sobre si mesmo e sobre o mundo, onde labutamos. O indivduo que trabalha, acerca-se continuamente do Autor de todas as coisas, tomando na sua obra uma parte, de que depende tambm a dele. Quem trabalha est em orao ao Senhor. Orao pelos atos, ela emparelha com a orao pelo custo. Nem pode ser uma ande verdadeiramente sem a outra. No trabalho digno de tal nome do mau, porque a malcia do trabalhador o contamina. No e orao aceitvel a do ocioso, porque a ociosidade a dessagra. Mas, quando o trabalho se junta orao, e a orao com o trabalho, a segunda criao do homem (a criao do homem pelo homem) semelha s vezes, em maravilhas, a criao do homem relo divino criador.
TEXTO N 44.

Um escularpio foi chamado para tratar de uma rica senhora que sofria de catarata. Sendo, porm, desonesto, o nosso querido amigo, sempre que ia visitar a rica velha, furtavalhe um objeto precioso. Quando acabaram os objetos preciosos, ele comeou, despudoradamente, a levar-lhe tambm os mveis, um a um. Afinal, certo dia, no tendo mais o que roubar, deixou de visitar a velha. Mas no contente com isso, sapecou-lhe em cima uma conta terrvel, capaz de abalar mesmo a fortuna do mais rico catartico. A velha protestou, dizendo que no pagava, e a coisa foi para o Tribunal. E foi no tribunal que a velha declarou o motivo de sua recusa em pagar. Disse: No posso pagar a conta do senhor esculpio, do doutor mdico, porque eu estou com a vista muito pior do que quando ele comeou a me tratar. No incio do tratamento eu ainda via alguma coisa. Mas, agora, no consigo enxergar nem os mveis l da sala."
TEXTO N 45.

Se, numa prova, concurso etc., aparecerem drgea e dragia, no engula a primeira... Do francs, drage, a forma dragia mais do que vivel, sob o ponto de vista etimolgico. s 5 para as 7; sa s 10 para as 6 etc., so formas completamente inaceitveis, pelo absurdo que encerram. certo dizer, sa s 10 minutos para as 6?! Por acaso vlida a forma: Ela partir s 5 para as 4?! Basta observar que 5, 10 etc., referem-se a minutos. Aos 5 minutos; aos 10 minutos etc. Escreva, portanto: Aos 5 para as 7; sa aos 10 para as 6; o avio partir aos 15 para as 9 etc. Fixar, colar, pregar, firmar etc., alguma coisa, em algum lugar. Afixar, refere-se a avisos, cartazes, editais, convites etc. Ex.: O carpinteiro fixou o armrio na parede; o juiz mandou afixar o edital no quadro de avisos; o cartaz foi afixado no tapume etc. Para fixar as explicaes deste item, basta afix-las na tela prodigiosa da imaginao...
TEXTO N 46.

ACEITE O aceite o ato pela qual o devedor, ou sacado, reconhece a existncia da dvida, obrigando-se a pag-la em seu vencimento. O aceite passado mediante a assinatura do sacado no anverso (frente) do documento, no espao em branco esquerda. O aceite pode ser completo ou restrito. Ele completo, quando o aceitante declara aceito, datando e assinando de prprio punho. restrito, quando o aceitante no concorda com qualquer das condies do titulo. O aceite, uma vez firmado, no pode ser cancelado nem retirado. A falta ou recusa do aceite prova-se pelo protesto.
TEXTO N 47.

Sendo invisvel e perfeitamente transparente, o ar pode ser percebido atravs dos seus efeitos, por exemplo quando estiver em movimento (ventos). Possui duas propriedades: a compressibilidade e a elasticidade. Por exemplo: se puxarmos o embolo de uma seringa de injeo tapando a abertura da seringa, ao empurrarmos o embolo seu volume ser bastante diminudo (compressibilidade). Ao soltarmos o embalo ele volta posio inicial, expandindo-se, voltando a ocupar o volume anterior (elasticidade). O ar ocupa, portanto, um lugar no espao pesando por litro cerca de 1,3 g. O ar atmosfrico composto de uma mistura de gases, predominando o nitrognio (cerca de 78%), o oxignio (cerca de 20%) que possui funo importante na manuteno da combusto e gs carbnico. O componente do ar que alimenta a combusto o oxignio. Para que a combusto (queima) se realize necessrio a presena de um combustvel e um comburente.
TEXTO N 48.

Em 1956, criou-se a Comisso Nacional de Energia Nuclear (CNEN), que, em 1971, fundou a Companhia Brasileira de Tecnologia Nuclear (CBTN), empresa de economia mista para desenvolver a pesquisa neste campo. O Brasil est atualmente concluindo sua primeira usina nuclear em ITAORUNA, municpio de Angra dos Reis (RJ). A poltica nuclear brasileira tomou grande impulso com o acordo Brasil-Alemanha Ocidental, segundo o qual nosso Pas receber a tecnologia e fornecer a matria-prima. Para implementar a nova poltica nuclear brasileira, que absorver sofisticadssima tecnologia e exigir a construo de oito usinas termonucleares at 1985, foi criada a NUCLEBRS.
TEXTO N 49.

Rua Tonelero; Av. Rainha Elisabete; Praa da Bandeira; Travessa do Carmo etc., tm inicial maiscula, pois o assunto denominao de logradouros pblicos. No entanto, rua, travessa etc., simplesmente, so grafados com minscula: o garoto joga bola na rua; as praas do Rio vo ser arborizadas etc. Quem mora, mora na, no , como se observa, de quando em vez. Ex.: Marisa da Silva, residente Rua Duvivier etc.; Margarida est residindo Travessa Flores etc. Formas corretas: Marisa da Silva, residente na Rua Duvivier etc.; Margarida est residindo na Travessa das Flores etc. So formas erradas: Nem eu no fui; nem Laila no jantou; nem o carro nem a moto no chegaram. As certas: Nem eu fui; nem Laila jantou; nem o carro nem a moto chegou etc. No aplique no em frases, como as acima, com nem; o verbo, por sua vez, permanece no singular.
TEXTO N 50.

A populao brasileira composta da trilogia branconegroamerndio, variando muito o grau de mestiagem e pureza. Entretanto, torna-se bastante difcil definir at que ponto cada um desses elementos tnicos era ou no previamente mestiado. Os portugueses trouxeram, e ainda trazem, uma complicada miscigenao de lusitanos, romanos, rabes e at negros que habitaram em Portugal. Isso sem contar os outros povos europeus que tambm contriburam para a formao do povo brasileiro: italianos, espanhis, alemes, eslavos, srios. Os negros que Vieram para o Brasil pertenciam a dois grandes grupos: os Sudaneses e os Bantos. Os Sudaneses, de estatura alta e cultura elevada, foram instalados principalmente na Bahia. Os Bantos, vindos de Angola e Moambique, predominaram na Zona da Mata Nordestina, no Rio

de Janeiro e em Minas Gerais. Os indgenas brasileiros pertencem aos grupos paleoamerrndios, que foram provavelmente os primeiros a migrarem para o novo mundo.
TEXTO N 51.

O otimismo, o bom humor, a alegria de viver devem constituir nosso estado de alma permanente. Se tivermos a alma s e a sade normal, tais sentimentos devero persistir em ns, especialmente nas pocas crticas tempos de crise ocasies em que os homens se queixam das dificuldades da vida. Na poca em que vivemos, indispensvel se torna que nos fortaleamos com todo otimismo e coragem que possuirmos. Precisamos dizer-nos que, se nos impossvel, muitas vezes, influir de modo decisivo nas circunstncias, poderemos quase sempre influir em ns mesmos. Mas com ser-se otimista objetereis - quando tudo corre mal? Responderemos: Ter a atitude otimista, do modo como a entendemos, precisamente ter alcanado um estado de esprito positivo, apto sempre para a resistncia, pronto para ver o que h de bom nas piores conjunturas, a acolher os acontecimentos com inteno de tirar, deles mesmos, o melhor resultado possvel. Sabeis que com energia, fora de vontade e pacincia tudo obtereis.
TEXTO N 52.

Era uma vez um naviozinho que nuca havia navegado. Um dia, repleto de crianas, saiu para uma longa, longa viagem atravs do oceano. Todos partiram entusiasmados. Ao fim, porm, de cinco ou seis semanas, comearam a faltar os vveres. Iam os tripulantes com pacincia. Tentaram tudo. Em vo. E deram o desespero. Resolveram, ento, tirar a sorte para saber qual deles serviria de alimento aos demais. Recaiu sobre o mais moo a escolha. Enquanto alguns j discutiam o tempero da refeio, o infeliz subiu ao mais alto mastro e, de l, olhando as ondas ameaadoras, fez ao cu uma ardente prece: minha Nossa Senhora, perdoa os meus pecados e impede-os de me comer! Neste mesmo instante, milhares de peixinhos comearam a saltar para dentro do batel e foram avidamente apanhados. Assim foi salvo o jovem marinheiro.
TEXTO N 53.

Doer nos ouvidos faz-nos lembrar apito; apito, por sua vez, leva-nos a usina... Outra coisa, de doer nos ouvidos, buzina... Essa associao de idias trouxe-nos uma vantagem: mostrar que, apesar de se grafar usina (com s), buzina, to parecida, o com z... Se eu ver, quando eu ver, quando eles verem etc., por incorretas, devem ser corrigidas para: Se eu vir, quando eu vir, quando eles virem, se (ns) virmos etc. Videre (latim, ver) explica a presena do i. O r, no final de muitas palavras, motivo para que a maioria das pessoas erra na pronncia cobert, diret, faz, compr, pag, convenc etc. O r final de tais palavras deve ser pronunciado, ainda que discretamente, cobertor (tor), diretor (tor), fazer (zer), comprar (prar) etc. Para os desatentos, desapercebido forma certa. S mesmo para os despercebidos... Voc, que atento, percebeu que errada a forma desapercebido e certa, despercebido.
TEXTO N 54.

A principais verminoses so a solitria o oxiro, o amarelo, a lombriga e a esquistossomose.

A solitria um verme chato com corpo dividido em segmentos que se desenvolve no intestino do homem. Pode alcanar vrios metros e sua infestao se faz ao se ingerir cerne de porco ou de boi que estejam contaminadas. O amarelo produzido por um verme cilndrico e ancilstomo que tem um centmetro de comprimento. Vive no intestino do homem perfurando-o e alimentando-se dele. Suas larvas penetram na pele e desenvolve um verme adulto no organismo humano. A lombriga um verme cilndrico com cerca de 15 cm de tamanho. Vive no intestino humano e sua infestao pode ser feita por verduras e hortalias mal lavadas. O oxiro um verme cilndrico que mede de 3 a 12 mm de comprimento. Vive no intestino e provoca clicas e disenterias. Ocorre auto infestao por coceira na regio final do intestino. A esquistossomose causada por um verme achatado (esquistossoma) com

aproximadamente 10 a 18 mm de comprimento. O verme que se desenvolve nas guas de lagoas sai de seu caramujo e penetra na pele.
TEXTO N 55.

Foi a fonte de energia que deu impulso segunda e terceira fases da Revoluo Industrial. O petrleo ainda constitui a principal fonte de energia no atual estgio do desenvolvimento econmico do mundo, embora novas formas de energia venham sendo experimentadas, como a energia solar e a energia nuclear. No Brasil, no havia uma poltica petrolfera at 1938, quando foi criado o Conselho Nacional do Petrleo, com o objetivo de orientar a pesquisa do petrleo e tomar medidas destinadas a garantir o abastecimento de derivados de petrleo. No segundo Governo Vargas, foi criada a Petrobrs, pela lei 2.004, de 3-10-53. A Petrobrs detm o monoplio estatal do petrleo. a maior empresa brasileira e uma das mais conceituadas do mundo.
TEXTO N 56.

Limiar, por muitos, pronunciada Limear. Achamos que Linear (relativo a linhas, semelhante a linha), de significado absolutamente diverso, induza ao erro de pronncia. Limiar o mesmo que incio, entrada, comeo etc. A preocupao de alguns em falar bem, leva-os falsa certeza de que Gratuto, alm de bonito, forma correta. Cuidado, pois, com essa palavra. trisslaba gra-TUI-to (gra-TUI-ta) etc. Pronuncie, portanto, graTUIto, sem acento no i (tui). Gratuto , portanto, incorreto. Pronunciar ou escrever Largatixa, de fazer subir na parede... Palavra originria do espanhol largartija - , passou a lagartixa, no nosso idioma. Ateno, tambm, ao grafar ou pronunciar lagarto. BEM-VINDO, DR. BENVINDO! Uma e outra, como se observa, tm significado diferente. Ao desejar boas-vindas, faa-o com bem-vindo, bem vinda, bem-vindos etc. Benvindo, no mximo, poder ser o nome do recepcionado.
TEXTO N 57.

Os fatores mais decisivos para a difuso e o xito da causa republicana foram: a influncia das repblicas vizinhas; a questo militar; o medo de que com a morte de D. Pedro II, o Brasil passasse a ser governado pelo Conde DEu, um estrangeiro; o descontentamento dos senhores de escravos depois da abolio. Embora o descontentamento em relao monarquia fosse se generalizando, o respeito que se tinha a D. Pedro II dificultava a radicalizao do movimento republicano. Uma srie de boatos espalhados por republicanos e militares acabou por criar condies favorveis concluso do processo republicano, e ao obter o apoio do Marechal

Deodoro, vinculado aos republicanos paulistas, que a repblica fosse proclamada a 15 de novembro de 1.889.
TEXTO N 58.

A personalidade, qualidade misteriosa, fcil de reconhecer, mas difcil de definir, no se adquire de fora, liberada do interior. Toda criana tem personalidade de sobra. Isso sucede porque ela no tem receios quanto maneira de exprimir-se. No sente a menor inibio, porque est numa fase de total despreocupao consigo mesma, e assim permanecer at entrar em comunicao com outros seres humanos. Nas relaes sociais recebemos constantemente sinais de advertncia, os quais governam nossa liberdade de expresso. Um sorriso, um franzir de testa, uma dose de diferentes e hbeis indicaes de aprovao de desaprovao, interesse ou falta de interesse, informam-nos continuamente sobre o efeito que causamos, sobre se estamos ou no acertando. Mas se a criatura torna demasiado consciente a sua preocupao pelo que pensam os outros, o fim a inibio.
TEXTO N 59.

O Brasil parece um conjunto de vrios pases formando um continente ou um arquiplago. No por acaso que recebe apelidos como pas dos contrastes, nem por acaso que se fala em dois Brasis, o do sul e o do norte. A diferena vai alm desses plos, no se limitando ao clima ou a topografia. H regies que sustentam outras, h regies que recebem aeroportos supersnicos, enquanto outras dominadas pelos primitivos indgenas, s agora so conquistadas. Em conseqncia disso, no h apenas um tipo de habitao brasileira. Tanto a palhoa do ndio como a cabana de madeira do descendente de certos colonos so habitaes brasileiras. Tambm o barroco de caixote em um morro qualquer da cidade do Rio de Janeiro e as casas de sopapo em Gois. Em outro plano, na passagem dos nveis mais baixos de renda para os mdios, encontram-se casas de tijolo e telha com o mesmo aspecto em todo o pas e, continuando a subir de nvel, edifcios com fachadas de alumnio e vidro que se vem em todos os centros de pases desenvolvidos tambm so erguidos em nossos principais centros metropolitanos.
TEXTO N 60.

Diz-se, freqentemente, antes-de-ontem, ao invs de anteontem. Forma certa, portanto, anteontem; a outra, antes-de-ontem, coisa do passado. Dar ajuda direta ao mendigo, , por vezes, desajud-lo. Colaborar mensalmente com as instituies de caridade, um modo efetivo de se evitar a mendicncia. Observe a grafia correta das palavras mendigo e mendicncia. Continuar escrevendo mendingo, mendincncia etc., revelar pobreza grfica e oral... Outra palavra, tambm trocada, torcico. Por se referir a trax, muitos a grafam deste modo: torxico. Como certa, portanto, fiquemos com torcico. A palavra dolo (d) do grego dolon (d), deve, por questo de etimologia, ser pronunciada com o o aberto dolo (d). Dolo (d) erro de dar d... Talvez por ser sempre um homem, a sentinela chamada erradamente, de o sentinela. Formas corretas: A sentinela est atenta; vrias sentinelas guardam o quartel etc.
TEXTO N 61.

O TATO o sentido que utilizamos para reconhecer os objetos, estando com os olhos fechados. Normalmente, utilizamos as mos para fazer esse reconhecimento, pois nelas que o tato mais pronunciado. Os estmulos que determinam as sensaes de calor, frio, dor, tato e presso (fora exercida sobre uma superfcie) so recebidos na superfcie do corpo e provocam atos voluntrios ou involuntrios. Se provocarem atos voluntrios porque os estmulos foram ao

crebro, de onde veio a ordem motora. Se provocarem atos involuntrios porque os estmulos foram medula, de onde veio a ordem motora. Os CORPSCULOS TTEIS so as estruturas responsveis pelo sentido do tato. Eles esto situados na derme, mais profundamente do que as terminaes nervosas, de tal modo que as sensaes de dor so percebidas antes das sensaes de tato.
TEXTO N 62.

Na primeira metade do sculo XVI, no houve, no Brasil, nada que se pudesse caracterizar como educao. A rigor, a cultura s chegaria Colnia em 1549, com os jesutas que acompanhavam o 1 Governador-Geral, Tom de Souza. No ano seguinte, Manoel da Nbrega fundava, na Bahia, o Colgio dos Meninos de Jesus, ponto de partida de uma cadeira de colgios que, no sculo XVII atingiria o total de onze. Em 1554, foi fundado o Colgio So Paulo de Piratininga, origem da atual cidade de So Paulo. Dentre os jesutas que militaram na educao do Brasil, destacam-se: Manuel da Nbrega, Jos de Anchieta, Antnio Vieira e Lus de Gr. Esse precrio tipo de educao, nico possvel na Colnia, em virtude do distanciamento da Metrpole, perduraria at o ano de 1759, quando a companhia de Jesus foi expulsa de Portugal e suas colnias pelo Marqus de Pombal.
TEXTO N 63.

Voc poder ser um cobra no nosso idioma, bastando que, dentre outras coisas certas, no diga que insetos e cobras mordem. Abelhas, moscas, mosquitos e demais insetos, alm da cobra, picam. O arreio, claro, que parte do equipamento para montaria (burro, cavalo etc.), nada tem a ver com arrio. A primeira, pelo visto, substantivo, enquanto que a segunda (arrio), verbo. Ex.: A mala foi arriada no cho; arrio os embrulhos no banco; o carregador arriou os volumes perto do txi; numa rodoviria ou aeroporto, fique sempre atento aos volumes que voc tiver arriado, enquanto aguarda a conduo etc. Formicida, raticida, inseticida etc., so palavras masculinas. Ex.: O formicida deve ser guardado distante dos cereais; o raticida, o po ou o queijo etc., com que se preparam as iscas, devem ficar fora do alcance de crianas e animais domsticos; o inseticida no deve ser aplicado em locais fechados ou de modo a atingir peas de vesturio, alimentos etc.
TEXTO N 64.

As primeiras decises tomadas a favor dos escravos no Brasil foram resultado da presso exercida pela Inglaterra junto ao governo de nosso pas. As principais leis nesse sentido foram a abolio do trafico negreiro (Lei Eusbio de Queirs) em 1.850; a do Ventre Livre em 1871; a dos sexagenrios em 1.885 e finalmente a Lei urea assinada pela princesa Isabel, em 1.888, que aboliu definitivamente a escravido no Brasil. A mo de obra escrava que fora utilizada em todas as etapas da vida econmica brasileira at ento, comeou a ser substituda pela do imigrante europeu em meados do sculo XIX; essa substituio se fez gradativamente, e s depois da abolio da escravatura, o brao livre passou a ser o nico utilizado como fora de trabalho. Uma das principais pessoas a estimular a imigrao foi o senador Vergueiro que fundou uma colnia de alemes e suos em So Paulo, em 1.847.
TEXTO N 65.

Certo dia, passava o grande operador (Dr. Moura Brasil) pela Rua do Ouvidor, quando viu, a mo estendida, um cego que pedia esmola. - Voc quer ficar bom da vista, meu amigo? perguntou-lhe, dando-lhe uma esmola. - Ah, meu senhor! gemeu o desgraado, - ser a maior felicidade da minha vida!

- Pois, amanh, pea a algum que o conduza ao meu consultrio, s 3 horas. Aqui est o endereo. E entregou-lhe um carto, com seu nome. No dia seguinte, l estava o cego. E com tanta felicidade foi operado, que, oito dias depois, estava completamente bom. Um ms depois, ia Moura Brasil pela mesma rua, quando viu, no mesmo lugar, o mendigo, olhos parados, mo estendida. Uma esmola, pelo amor de Deus, para um pobre cego! Aproximou-se: - Mas, que isso? Voc, ento, no est curado? - Ah, meu senhor! pretextou o mendigo. Estar, estou; mas como se no estivesse. Eu passei 15 anos cego, e me desabituei de trabalhar; agora quis me acostumar, e no pude!
TEXTO N 66.

Muitos grafam cabine, marquise, vitrine etc., por fora do francs. No nosso idioma, o a substitui o e, que fica s para francs ver... Temos, ento, cabina, marquisa, vitrina, popelina etc. O verbo haver no tem nada a ver com cartas, no plural... Haviam cartas na mesa, portanto, forma errada e que se corrige com o verbo no singular. Pela mesma razo no deve ser dito: Houveram vrias oportunidades; havero novos livros na biblioteca etc. Pela idia de existir, que d o verbo haver, nessas circunstncias, deve permanecer no singular. Ex.: Houve vrias oportunidades; haver novos livros na biblioteca etc. Jamais diga: H trs meses passados estive em Tquio etc.; h dois anos passados comprei um apartamento etc.; h cinco dias atrs visitei meu pai etc. observe que, h, passados, visitei, comprei etc., do, todas, idia de passado. Admitem-se, pois, como formas indiscutveis, as seguintes: H trs meses estive em Tquio; h dois anos comprei um apartamento; h cinco dias visitei meu pai etc.
TEXTO N 67.

A reproduo assexuada aquela onde partes dos seres vivos tm possibilidades de formar um novo ser. A reproduo assexuada muito comum nos vegetais sendo tambm chamada de reproduo vegetativa. Em alguns vegetais essa regenerao feita por folhas (por exemplo: batatinha). Outros vegetais possuem estruturas especiais destinadas reproduo assexuada como, por exemplo, as samambaias, os musgos e os fungos. Nos animais a reproduo assexuada tambm pode ser observada. Mais comumente ocorre regenerao que pode estar ligada ao processo de reproduo quando partes de um animal formam um novo ser. Por exemplo: estrela do mar quando se perde um brao, outra estrela se formar desse brao perdido. A regenerao no est ligada ao processo de reproduo quando somente regenerar a parte perdida do animal. (Por exemplo: as lagartixas quando perdem sua cauda a regeneram). No homem a capacidade de regenerao pouco pronunciada. No h regenerao de membros, mas, a da pele sim pela cicatrizao.
TEXTO N 68.

O Poder Legislativo composto pela Cmara de Deputados e pelo Senado federal. Esses dois rgos, juntos, compem o Congresso Nacional. Os membros da Cmara de Deputados so eleitos diretamente pelo povo, para um perodo de quatro (4) anos, que corresponde a uma legislatura. Cada Estado tem um nmero de deputados, de acordo com o total de eleitores inscritos que tiver. J o Senado composto pelos senadores, em nmero de trs por Estado, eleito cada um para um perodo de oito anos.

Nos Estados, o Poder Legislativo exercido pela Assemblia, cujos membros so eleitos pelo povo. Nos Municpios, exerce o Poder Legislativo a Cmara de Vereadores, cujos membros so eleitos pelo mesmo processo dos membros da Assemblia Legislativa. Quanto aos Territrios Federais, estes tm apenas um representante na Cmara de Deputados e nenhum no Senado Federal.
TEXTO N 69.

O presente do indicativo e do subjuntivo do verbo fechar fecho (), fechas () etc.; e feche () etc. Com o aberto (fcho) forma errada. Por se originar de veruca (latim), mais lgico verruga, para ns. Escrever ou pronunciar berruga, sinal de erro... sempre bom recorrer-se a um especialista quando do aparecimento imoderado de verrugas. Se voc ficar de olho na grafia correta da palavra sobrancelhas, nunca mais aceitar sombracelhas, ou outras formas cabeludas... De modos que e de maneiras que so formas incorretas que se substituem por: de modo que e de maneira que. Parece estranho, mas o nome correto no azala ou azalia! Esse arbusto, de flores to belas, da famlia das ericceas, deve ser grafado e pronunciado azlea. Crisntemo, como se observa, tem circunflexo no a, no devendo, portanto, ser pronunciado crisantemo ().
TEXTO N 70.

Desde a independncia comearam os choques entre D. Pedro e os brasileiros mais liberais. Algumas causas do descontentamento foram, entre outras, a questo da coroa portuguesa, os escndalos da vida particular, a sua preferncia pelos portugueses e as suas atitudes absolutistas. A abdicao foi resultado de Campanha dos Liberais, que, desanimados de conseguir uma alterao da poltica de D. Pedro, exploraram o descontentamento popular e os sentimentos nativistas, conseguindo sublevar o povo quando D. Pedro dissolveu o ministrio brasileiro, substituindo-o pelo dos marqueses. Preferindo renunciar ao trono a ceder o pas a uma guerra civil, D. Pedro abdicou em favor de seu filho Pedro de Alcntara, a 7 de abril de 1.831, e partiu para Portugal acompanhado unicamente da esposa e da filha mais velha.
TEXTO N 71.

Nenhuma festa de Natal era conhecida nos trs primeiros sculos. No ano 336, em Roma, o nascimento de Cristo foi festejado pela primeira vez no dia 25 de dezembro. Nesta data era comemorada a festa pag do sol natural invencvel, dedicada ao deus Mitras. O desenvolvimento do Cristianismo e o governo de um imperador cristo no podia admitir celebraes deste tipo. Era preciso uma deciso. E, como boa parte dos cristos sentia falta de mais atos litrgicos, transformaram a festa de Mitras numa consagrao a Cristo. A mudana foi bem aceita e, dentro de pouco tempo, a celebrao do Natal em 25 de dezembro criou razes e adotada at os dias de hoje, j que praticamente impossvel determinar a data do nascimento do Menino Deus.
TEXTO N 72.

Por significar e outro (as); e outras coisas, que no tem cabimento a vrgula antes do etc. (abreviatura de et caetera, do latim). Escreva, portanto: O Brasil exporta, alm de knowhow, avies, automveis etc. A palavra final etc. engloba tudo mais quanto no foi relacionado: Sapatos, tratores, rdios, tecidos etc.

No se admite inclor, triclor, biclor etc. No entanto, erradamente, muitos pronunciam tecniclor. Oxtona, como , deve ser pronunciada tecnicolor (lr), a exemplo de incolor, bicolor, tricolor etc., todas com a ltima slaba fechada (lr). Foro, local onde funcionam os rgos do Poder Judicirio, tem o fechado, no singular foro () e aberto, no plural foros (). Embora estranha, serissimo (de srio), forma correta em portugus. Ex.: O caso dos seqestros serissimo etc.
TEXTO N 73.

No intestino delgado existem fermentos digestivos, que iro promover a absoro de substncias alimentares sob a forma de glicose, aminocidos, glicerina e cidos graxos, uma vez que no quimo foram transformados apenas o amido e as protenas. A mesmo no intestino delgado, as substncias alimentares recebero o nome de QUILO a partir do momento que sofreram a ao de fermentos digestivos provenientes do pncreas, da bile proveniente do fgado e de fermentos digestivos fabricados pelo prprio intestino. Quando se faz o exame de sangue de uma pessoa, encontram-se, entre outras substncias, aminocidos, cidos gordurosos, glicerina e glicose. Isso nos mostra que os alimentos orgnicos, depois de transformados e absorvidos pelo intestino delgado, passam para o sangue.
TEXTO N 74.

Os problemas financeiros do Brasil, a oposio na Assemblia ao Imperador, o sentimento nativista dos brasileiros que passaram a ver com desconfiana a origem portuguesa de D. Pedro, aumentada depois que ele passou a ser tambm o Rei de Portugal, com a morte de D. Joo VI (1826), fizeram com que D. Pedro I fosse perdendo a popularidade. Mesmo tendo abdicado ao trono portugus em favor de sua filha D. Maria, no conseguiu acalmar os receios e o descontentamento contra o seu governo. Os acontecimentos se precipitaram com a troca do Ministrio, o que levou D. Pedro I a abdicar em 7-4-1831 em favor de seu filho D. Pedro II, brasileiro nato, e embarcar para Portugal, a fim de defender os direitos de sua filha D. Maria II ao trono portugus.
TEXTO N 75.

Observe, como aparecem, a seguir, as homfonas viajem e viagem: Que ela viaje de concorde, concordo; uma viagem mais rpida. Como se viu, com J, verbo; com G, substantivo. Antes de uma viagem, sempre bom certificar-se de que seu carro est em condies e de que todos os seus documentos esto sendo conduzidos. O cuidado nas estradas garantidor de quem viaja de automvel. A melhor de todas as viagens a de retorno ao lar. inexplicvel a averso de muitos palavra presidente. Parece-nos mais certo: Mrcia a presidenta do clube, do que presidente. No constitui erro, entretanto, presidente antes do feminino. Presidente Marlia; a presidente Norma etc. Reflita, no absurdo de se dizer: enfiar o chapu na cabea; enfiar as luvas nas mos; enfiar os sapatos nos ps etc. Essa curiosa figura de retrica chama-se hiplage. No lhe parece mais vivel: enfiar os ps nas meias; as mos nas luvas e os ps nos sapatos?... Ou voc, amolado com essas explicaes, vai enfiar no chapu a cabea e ir embora...
TEXTO N 76.

Tomemos um jovem na plenitude de suas foras; coloquemo-lo sob a superviso de tcnicos especializados; faamo-lo treinar vrias horas por dia; possibilitemos-lhes o acesso aos instrumentos e aparelhos mais sofisticados; ofereamos-lhe fama, vantagens financeiras,

promoes regulares; alimentemo-lo cientificamente; adicionemos a tudo isto uma inabalvel vontade de vencer. Com estes ingredientes, a mistura pode ser levada ao forno, cozinhando em banho Maria para evitar que a massa fique ressecada. Sero necessrios talvez alguns anos de expectativa antes de atingirmos o ponto. Contudo, uma coisa certa: um dia, ao jantar, poderemos servir ao Brasil um campeo olmpico!
TEXTO N 77.

Enquanto as colnias espanholas eram uma grande fonte de exportao de metais preciosos (ouro e prata), facilmente encontrveis e sem grandes despesas de extrao, no Brasil, os portugueses s encontravam o pau-brasil. O pau-brasil era encontrado em todo o litoral brasileiro, do Rio Grande do Norte ao Rio de Janeiro, e o processo usado na sua extrao era simples e barato. Era cortado no meio da mata, com auxilio dos ndios, os quais o transportavam at as feitorias do litoral em troca de miangas e quinquilharias, e mais tarde, em troca de objetos teis, como machados, facas, foices e anzis. De acordo com o sistema econmico da poca e com o prprio sistema colonialista portugus, o pau-brasil era produto de exportao, que deveria ser extrado em grande escala e vendido na Europa. Alm disso sempre dentro da poltica econmica da poca o paubrasil, como a maioria dos mais valiosos produtos coloniais, era monoplio da coroa portuguesa. Isto significa que o direito de extrair a mercadoria, e de vend-la, e os lucros assim obtidos pertenciam a Portugal. Entretanto, o rei de Portugal costumava associar-se a particulares, concedendo-lhes o direito de explorar o pau-brasil. Esse sistema proporcionava vantagens e ambas as partes: fortalecia o poder real e enriquecia os comerciantes a ele ligados.
TEXTO N 78.

Conta a Mitologia que Midas, por hospedar condignamente o Baco, recebeu deste deus a promessa de ter satisfeito um de seus desejos. Nervosamente, Midas solicitou o dom de transformar em ouro tudo em que tocasse. Assim foi feito. O privilegiado anfitrio rejubilou-se ao constatar que as paredes, os objetos de uso pessoal, a moblia, tocados por ele, se metamorfoseavam em ouro da mais pura espcie. Sua alegria, entretanto, duraria pouco. Ao abraar esposa e filhos, viu-os transformados em esttuas daquele metal. Ao tentar alimentar-se, percebeu horrorizado que os talheres, a mesa, o vinho e at as refeies eram agora barras de ouro. Pobre Midas! Era o homem mais rico do mundo. No entanto, toda a sua opulncia era v, porquanto no lhe permitia desfrutar do carinho dos filhos, do calor da esposa nem das iguarias de sua abastada despensa. Esta lenda mostra-nos que o dinheiro no o valor maior. Sua existncia, se desacompanhada de outros fatores, como uma rvore bela, mas estril.
TEXTO N 79.

Bimensal o mesmo que quinzenal. o que se realiza ou aparece duas vezes por ms. Bimestral o que ocorre ou aparece de dois em dois meses. Explicam-se, desse modo, o bi, de mensal, e o bi, de mestral... Televiso a transmisso a distncia da imagem (objetos, pessoas etc.); televisor o receptor dessa imagem. Ex.: A televiso (a imagem) est ntida; no Natal comprei um televisor novo etc. Ainda que bastante propagado, errado dizer televiso, referindo-se ao aparelho que temos em casa. fcil, por analogia, no errar mais: Televisor o que est perto de ns; televiso o que, de longe, chega at ns.

H quem no admita a forma acrobata, como certa. Ambas acrobata e acrbata so corretas e constantes da maioria dos dicionrios. Embora desaconselhando velocidade imoderada no veculo, vamos, velozmente, aprender mais uma: motorcicleta e motocicleta t so pronncias largamente difundidas incorretas, no obstante. possvel que motorcycle, do ingls, induza a esse erro. Como certas, vamos ficar com motocicleta (m), motociclismo (m) etc.
TEXTO N 80.

PALADAR A sensao de gosto fica gravada no crebro. Para sabermos o gosto de um alimento que nunca provamos, precisamos lev-lo lngua, sede dos receptores do paladar, sentido responsvel pela sensao de gosto. Os estmulos provocados pelos diferentes gostos so recebidos pela lngua e conduzidos at o crebro por intermdio de um nervo. Cada tipo de sabor melhor percebido em determinada regio da lngua. O sabor doce melhor percebido na ponta da lngua. O sabor amargo melhor percebido na parte posterior e os sabores azedo e salgado so mais bem percebidos nas partes laterais da lngua.
TEXTO N 81.

Ainda h quem confunda concerto e conserto! Concerto (com C) sesso musical, enquanto que, com S, conserto, reparo, restaurao etc. Ex.: Ccia foi ao concerto, no Teatro Municipal; o mecnico consertou o carro etc. Possivelmente por influncia da pronncia inglesa record (), a maioria das pessoas pronuncia rcor ou recorde. No nosso idioma a tnica no o recorde (). garantia constitucional para proteger direito individual lquido e certo, no amparado por habeas-corpus, contra ilegalidade ou abuso de poder, d-se o nome de mandado de segurana. Ex.: A famlia Bernardes ganhou o mandado de segurana; os funcionrios inpetraram mandado de segurana visando o recebimento de gratificao etc. Mandato de segurana, pelo exposto, inapelvel... Para mim ir; para mim comprar; para mim fazer; para mim olhar etc., so formas incorretas. Em tais situaes pe-se eu em lugar de mim: Para eu ir; para eu comprar etc.
TEXTO N 82.

Aps 1967, a Superintendncia Nacional da Marinha Mercante resolveu atribuir aos navios de bandeira nacional papel cada vez mais importante no comrcio exterior brasileiro, visando economia de divisas. Essa deciso deu grande impulso navegao martima ao longo do curso, redundando na construo de grandes estaleiros no Rio de Janeiro, centro da indstria de construo naval. O mesmo aconteceu relativamente navegao de cabotagem. A navegao fluvial inexpressiva, apesar de o Brasil possuir em seu territrio importantes vias, como os rios da Amaznia, o So Francisco, o Paran, o Paraguai, o Tiet e outros. Realiza-se atualmente uma poltica de reaparelhamento e ampliao dos portos existentes, por parte da Portobrs, que veio substituir o Departamento Nacional de Portos e Vias Navegveis (DNPVN).
TEXTO N 83.

Extremamente feliz, o cidado, acompanhado de sua mulher, deixou a maternidade carregando no colo seu mais novo rebento. Chegou ao modesto edifcio onde mora, pegou o elevador, saltou no seu andar, botou a chave na fechadura e, ao entrar, ouviu-se por todo o prdio um estrondo ensurdecedor. Imediatamente a vizinhana acorreu aflita, parando diante da porta onde escapavam rolos de fumaa. Ser que foi algum atentado? indagou uma

senhora cheia de rolos na cabea. Enquanto as indagaes se sucediam, um senhor com ar de cientista aproximou-se, pediu licena pequena multido e dirigiu-se ao dono da casa: - Quantos cmodos tem esse apartamento? - de quarto e sala. - E quantas pessoas moram aqui? - Bem, eu, minha mulher e sete filhos, alis, oito. - Quer dizer que moram dez pessoas num quarto e sala? indagou espantado o cientista. O proprietrio balanou a cabea afirmativamente. O cientista retirou-se. sada, uma senhora gorda, de peignoir, interpelou: - Foi uma exploso de gs? - No senhora respondeu o cientista. foi uma exploso demogrfica.
TEXTO N 84.

Lcia est meia doente; a casa est meia velha; a cadeira meia dura ect., so formas erradas, pela aplicao de meia.Corrigir: Lcia est meio doente; a casa est meio velha; a cadeira meio dura; as crianas esto meio febris; as plantas esto meio murchas etc. Suor () pronncia, alm de feia, errada. Essa palavra tem o aberto suor () e o verbo se conjuga: suo, suas, sua etc. Soar, como pensam uns poucos, nada tem com suar, a no ser o calafrio, produzido pelo erro... Soar o mesmo que dar ou reproduzir som; ecoar etc. Jamais acrescente s ou ponto ao h de hora (gastam-se 5hs do Rio a So Paulo; o avio ficou retido mais de 3hs etc.). Vejamos alguns exemplos certos: Gastam-se 5 h do Rio a So Paulo; o avio ficou retido mais de 3h; a reunio terminou s 6h26min; Anglica chegou s 10h20min etc.. Convm observar, tambm, a grafia certa de minuto (min), que, como a de hora (h), sem ponto e com minscula.
TEXTO N 85.

A amizade como um muro de concreto que protege a casa beira-mar. As ondas vo e voltam, batendo ora suave, ora violentamente contra ele; vem o sol, vem a chuva, vem o vento, e o muro est sempre ali, forte, inabalvel diante dos elementos, disposto a sacrifcios, humilhaes e esquecimentos. Graas a ele, a casa permanece tranqila e serena, dominando altiva o rochedo. Assim a amizade. Quando contamos com ela, somos como a casa protegida. Sabemos que existe uma barreira entre ns e os ataques de inveja, as calnias do dio e as mentiras de ingratido. Sabemos que...
TEXTO N 86.

Quando se deseja saber como vai ou est uma pessoa, pergunta-se com bem, jamais com bom. Ex: Tudo bem?; como esto as crianas, esto bem? Como vai voc no trabalho, bem? O oposto de bom mau; bom adjetivo. O oposto de bem mal; bem advrbio. Copie, algumas vezes, a palavra mimegrafo e, certamente, nunca mais escrever mimigrafo... De fato, no h o que opor pronuncia de rubrica (), paroxtona, como se v. Rbrica forma absolutamente errada. aconselhvel evitar a prtica, at certo ponto perigosa, de rubricar ou assinar a esmo, guisa de passatempo. Por outro lado, ao assinar algum documento, observe atentamente o que foi escrito e se, no espao entre o fim do que se escreveu e sua assinatura h a possibilidades de inseres maldosas, feitas a posteriori, com fins at mesmo criminosos.

Embora generalizada, no correta a forma encher um cheque, encher uma ficha, encher o formulrio etc. Nesses casos, subentende-se que existem claros a preencher (num cheque, formulrio, ficha etc.). A forma correta, portanto, com o verbo preencher.
TEXTO N 87.

Nunca escreva Porto Alegre R. S.; Juiz de Fora M. G.; So Fidlis R. J. Como em h (de hora) e em min (de minuto), o ponto no se justifica nas siglas de estados. Escreva certo: Porto Alegre RS; Juiz de Fora MG; So Fidlis RJ etc. A pronncia errada (aimpim) da palavra aipim, um mal de raiz... Desde cedo comeamos a ouvir a forma errada. Aipim deriva de tupi (aii-pii) e a correta. Para descrever a significado de discrio temos, pela comparao, de descrever descrio tambm... Descrio o ato de escrever, relatar, expor, com detalhes, explicar etc.. Discrio prprio de quem discreto, reservado etc. A pea protetora das extremidades dos eixos dos automveis, chama-se calota. Carlota, por incrvel coincidncia, poder ser o nome da dona do carro...
TEXTO N 88.

estrangeiro, peregrino, passante de pouca esperana nada tenho para te dar, tambm sou pobre e estas terras no so minhas. Mas aceita um cafezinho. A poeira muita, e s Deus sabe aonde vo dar esses caminhos. Um cafezinho, eu sei, no resolve o teu destino; nem faz esquecer tua cicatriz. Mas prova... Bota a trouxa no cho, abanca-te nesta pedra e vai preparando o teu cigarro... Um minuto apenas, que a gua est fervendo e as xcaras j tilintam na bandeja. Vai sair bem coado e quentinho. No nada, no nada, mas tu vais ver: sero mais alguns quilmetros de boa caminhada... E talvez uma pausa em teu gemido! Um minutinho, estrangeiro, que o teu caf j vem cheirando...
TEXTO N 89.

3 e pouca; 5 e poucas; 8 e pouco etc., so formas absolutamente erradas. Por estas, fiquemos com: 3 e poucos; 5 e poucos etc. Poucos, como facilmente depreensvel, refere-se a minutos. Ex.: Sa s 3 (horas) e poucos (minutos) etc. Meio-dia e meia e ao meio-dia e meia so formas corretas e que no devem dar lugar a meio-dia e meio e ao meio-dia e meio. Meia, corresponde a hora meio-dia e meia (hora). Meio-dia e meia, portanto. Aps a palavra temperatura nunca se aplica quente ou fria. O correto alta ou baixa. Ex.: A temperatura, em Porto Alegre, , quase sempre, baixa; em Belm, no vero, a temperatura extremamente alta etc. certo, porm: Belm quente; Petrpolis (a cidade) fria; Porto Alegre fria etc. , talvez, na Groenlndia, onde se estabelece o recorde de temperatura baixa. Como se sabe, a Groenlndia uma extensa regio rtica, pertencente Dinamarca. coberta de espessa camada de gelo, o que provoca temperatura em torno dos 90C!
TEXTO N 90.

H quem defenda o verbo no plural depois da palavra maioria. Ex.: A maioria dos camisas so boas; a maioria das mulheres so romnticas etc. A maioria dos estudiosos, no entanto, favorvel ao singular. Como de princpio democrtico concordar com a maioria, a, tambm, estamos ns... Parece-nos, alm de elegante, mais prtico: A maioria das camisas boa; a maioria das mulheres romntica; a maioria das novelas malfeita etc. Referindo-se impessoalmente a aula, reunio, eleio etc., o verbo haver, e no ter, como pensam muitos. Comumente se diz: Hoje tem aula; amanh ter reunio; este ano tero

eleies etc.; quando o correto : Hoje haver (ou h) aula; amanh haver reunio; este ano haver eleies etc. certo, porm: Roberto tem aula; o diretor ter reunio amanh etc.
TEXTO N 91.

Falar ao microfone; falar ao telefone etc., so formas certas. Falar no telefone ou no microfone, constitui erro imperdovel. O telefone eltrico teve seus primeiros passos guiados por Froment, em 1854. Mas foi Graham Bell, em 1876, que tornou realidade esse aparelho maravilhoso. Formas erradas: o nome do interessado no consta na lista; essa clusula no consta no contrato; sua obra ainda no consta no catlogo etc. O certo assim: O nome do interessado no consta da lista; Essa clusula no consta do contrato etc. Em casos semelhantes (com o verbo constar), aplicar-se de, do, da, dos e das, nunca em, na, nos etc. A pronncia e a grafia do paraleleppedo tm sido uma pedra no caminho de muita gente... Para remov-la, basta lembrar que paraleleppedo tem sete slabas, no seis (paralepdedo), como imaginam muitos. Reflita, e chegue concluso de que nterim palavra proparoxtona e deve, por essa razo, ser pronunciada nterim (n), no interim (rm).
TEXTO N 92.

Pois ali est, no meio da noite, a Lua. mesmo um lago de prata, com vagas sombras cinzentas sombras de rvores, de barcos, de aves aquticas... O cu est muito lmpido, e puro o brilho das estrelas. Mas em breve se produzir o eclipse. E ento, pouco a pouco, o luminoso contorno vai sendo perturbado pela escurido. A Terra, esta nossa misteriosa morada, vai projetando sua forma naquele redondo espelho. Muito lentamente sobe a mancha negra sobre aquela cintilante claridade. mesmo um drago de trevas que vai calmamente bebendo aquela gua to clara; devorando, ptala por ptala, aquela flor tranqila. E o globo da Lua, num dado momento, parece roxo, sangneo, como um vaso se sangue. Que singular metamorfose, e que triste smbolo! Ali vemos a Terra, melancolicamente reproduzida na apagada limpidez na Lua. Ali estamos projetados! E poderamos pensar, um momento, na sombra amarga que somos. Sombra imensa. Mancha sangnea. (Por que insistimos em se assim?). Ah! mas o eclipse passa. Recupera-se a Lua, mais brilhante do que nunca. Parece at purificada. (Brilharemos um dia tambm com o maior brilho? Perderemos para sempre este peso de treva?).
TEXTO N 93.

A toda hora se diz Senado Federal. Para que federal pudesse se justificar, seria necessria a impossvel existncia, por exemplo, de outros Senados na Repblica estaduais e, at mesmo, municipais... Por proposio do que nos entra pelos olhos, vamos, daqui pra frente, dizer e escrever, apenas: Senado; Senado do Brasil etc. Nunca Senado Federal! A inveridicidade atribuda a uma notcia, chama-se boato, apenas boato. A proposio de falso, como se v, desnecessria. No diga, ento, boato falso; falso j boato. Diz-se, a toda hora: Vi falar que o filme bom; vi dizer que Jane e Monique viro; vi dizer que amanh no haver aula etc. Ouvi, sem sombra de dvida (e no vi), o certo. Embaixadora a representante de um pas em outro; Embaixatriz a esposa do Embaixador. Pergunta, ento: - Como se chama o marido da Embaixadora? Embaixatrizo que no ...
TEXTO N 94.

Atrs da casa, havia um bosque de pinheiros. Era logo depois do terreiro de caf e podia v-los abrindo a janela do meu quarto. Com o luar ficavam todos meio iluminados. Em frente casa, porm, existia aquele isolado. Sempre o amei mais do que os outros. Creio que os paves, tambm, porque costumavam pairar a seu p, atrados por sua beleza. Se chovia, virava um pinheiro de Natal, pois as gotas dgua o guarneciam com minsculas bolas prateadas. Uma leve brisa fazia com que se movesse suavemente. luz da Lua, deixava de ser real. Era pouco sonho. Estava nele contida a minha viso do mundo. Quando deixei a casa, nunca mais o vi. Lembro-me dele como uma coisa viva. E di esse lembrar.
TEXTO N 95.

Quero falar consigo; amanh encontrarei consigo etc., so formas completamente erradas. Substitua: Quero falar com voc (o senhor, a senhora etc.); amanh encontrarei com voc (contigo etc.). Nunca aplique consigo para a pessoa com quem voc fala; consigo para a pessoa de quem se fala. Comprimento a dimenso longitudinal de um objeto; distncia etc. Cumprimento a expresso ou gesto de cortesia, saudao. , tambm, o ato ou efeito de cumprir etc. Estadia fica bem para automvel numa garagem, navio num porto etc. Para pessoas, o aplicvel estada. Ex.: Pela estadia do meu carro, na garagem ao lado, pago 80% do salrio mnimo por ms; a estada de Paula, entre ns, s durou duas semanas etc. Muitos permanecem na certeza de que estadia , tambm, aplicvel em casos envolvendo pessoas, o que no valido.
TEXTO N 96.

Nunca ser demasiado repetir que o chefe s se afirma, pelo exemplo, no pensamento e na ao. E para tanto, o chefe encontra suas grandes inspiraes no saber, na justia e na coragem. Na medida em que se abrem os horizontes, mais inteligncias estaro sua espera, para que o chefe lhes ilumine o caminho. Nada se faz sem o dinamismo indispensvel s tarefas criadoras. A ao, porm, deve ser objetiva, na realizao das coisas prticas. preciso, tambm, ser simples e humilde, pois o amor verdade que constri a porta de todas as virtudes. por seu senso de justia que o chefe consegue a cooperao desprendida de todos...
TEXTO N 97.

Quando se diz e como! Llian foi fbrica de bicicleta, tem-se, de pronto, a impresso de que ela foi a um lugar onde se fabricam bicicletas. Ao se dizer que Sandra foi Loja de patins, assalta-nos a certeza de que referida garota foi a uma loja onde se vendem patins; a impresso que se tem que Lus foi a uma estranha e sui generis sauna para motocas, quando se diz que ele foi sauna de motoca... Por fim, tem aquele que, morando no interior, foi ao calista de burro, quando, na realidade, ele foi de burro ao calista... Essas construes deixariam de gerar dvidas se fossem assim: Llian foi de bicicleta fabrica; Sandra foi de patins loja; Lus foi de motoca sauna etc. Envergonhado, cheio de pudor, casto. Eis o pudico (). Sendo paroxtona, como , o acento () que muitos lhe pem, no assenta bem... O mpio o descrente, o herege, o que no aceita a existncia do Ser Supremo, responsvel pela existncia at dele prprio. Impio o desalmado, cruel, desumano, etc.

TEXTO N 98.

O cooperativismo, hoje em dia, uma das maiores foras que esto surgindo neste pas. E existem duas grandes razes para isso. Primeiro, porque as cooperativas sejam agrcolas ou pecurias so, atualmente, o melhor meio de que o Brasil dispe para melhorar o desempenho de suas fontes de alimentao. E depois, porque as cooperativas so, provavelmente, a forma mais democrtica de organizar pessoas em torno de um objetivo comum. Numa cooperativa, todas as decises importantes so tomadas em assemblia geral. E nessa assemblia, cada associado tem direito a apenas um voto no importa qual seja a sua participao no capital social da cooperativa. Isso que caracteriza uma cooperativa. E por essa funo de promover o equilbrio social tanto quanto por sua funo de estimular a atividade econmica, que o cooperativismo est se tornando cada dia mais importante no pas.
TEXTO N 99.

Sempre objetivamente, vamos tentar ajud-lo a acabar, de vez, com a dvida na aplicao de trnsito, trfego e trfico. As pessoas, nas rodovias, devem transitar sempre no acostamento e na contramo; perigoso o trnsito de animais, nas estradas etc. O trfego areo entre Rio e So Paulo intenso; os nibus esto proibidos de trafegar na Av. Atlntica. O trfico de mulheres uma das mais srdidas das atividades humanas; no obstante a intensa luta das autoridades, ainda intenso, desgraadamente, o trfico de drogas em quase todas as partes do mundo. Pelo exposto, trnsito de pessoas e animais; trfego, de veculos (trens, nibus, automveis, avies etc.); e, trfico, a prtica abjeta de comerciar drogas para viciados e recrutar, para transportar a outros pases, mulheres destinadas prostituio.
TEXTO N 100.

A vida de Eduardo desandava. Tudo o que havia possudo, um dia, tinha sido entregue aos cobradores. At os mveis de sua casa. Apesar de tudo, continuava devendo. Sua esposa e filhos passavam por necessidades. Mas Eduardo prosseguia trabalhando, no se cansava nem se desesperava. Ia vendendo seus objetos mais simples, mas o po e o remdio para a famlia no faltavam. Durante doze meses de privaes e sofrimentos, o infeliz chefe de famlia perseverou lutando. De certa feita, porm, foi vtima de torpe calnia e perdeu o emprego. Procurou outro. Andou, indagou, pediu, implorou. Nada! Reuniu seus ltimos pertences e os vendeu. Mas, fome, seus filhos no passavam. Finalmente, tudo se escasseou por completo. De eminente bancrio passou a humilde lenhador. Mas prosseguia heroicamente. Seus recursos ficavam cada vez mais parcos e as dvidas de novo aumentavam...

Potrebbero piacerti anche