Sei sulla pagina 1di 29

EMENTA Integrao; Funes de vrias variveis e grficos; Derivadas parciais e superiores; Coordenadas polares. CONTEDO DA DISCIPLINA 1. Integrao 2.

Funes de Vrias Variveis e Grficos 3. Derivadas Parciais e Superiores 4. Coordenadas Polares BIBLIOGRAFIA ADOTADA LEITHOLD, Louis. O clculo com geometria analtica. 3.ed. So Paulo: HARBRA, 1994. THOMAS, George B. Clculo. 10.ed. So Paulo: Addison Wesley, 2002. LARSON, Ron; EDWARDS, Bruce. H. Clculo com aplicaes. 6.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2005. BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR MUNEM, Mustafa A. Clculo. Rio de Janeiro: LTC, 1982. (v.1) MUNEM, Mustafa A. Clculo. Rio de Janeiro: LTC, 1982. (v.2) SIMMONS, George F. Clculo com geometria analtica. So Paulo: Pearson Makron Books, 1987.(v.1) SIMMONS, George F. Clculo com geometria analtica. So Paulo: Pearson Makron Books, 1987.(v.2) SWOKOWSKI, Earl Will. Clculo com geometria analtica. 2. ed. So Paulo: Makron Books, 1994. (v.1) 1. Integrao 1. Antidiferenciao Conhecemos algumas operaes inversas, tipo: adio e subtrao, multiplicao e diviso, etc. Vamos estudar a operao inversa da diferenciao denominada de antidiferenciao. Definio: Uma funo F ser chamada de antiderivada de uma funo f num intervalo I se ( ) ( ) para todo x em I.

Exemplo: Se

( )

logo ( )

( )

( ) logo, podemos

afirmar que f a derivada de F e que F uma antiderivada de f. Se G for definida por f, pois, dados por ( ) , ento, G tambm ser antiderivada de Podemos concluir que toda funo cujos os valores funcionais so , uma antiderivada de f. Generalizando, temos: ( ) ( ) ( ) ( ) onde C uma constante arbitrria, ento:

( ) e G tambm ser uma antiderivada de f no intervalo I. ( ) ( ) para todo x no ( ) ( )

Teorema: Se f e g forem duas funes, tais que intervalo I, ento haver uma constante K, tal que, ( ) Logo, Ento: ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) lembrando que ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

para todo x em I. ( )

Demonstrao: Seja h a funo definida em I por ( ) ( ), logo: para todo x em I.

Exemplo: ( )

Teorema: Se F for uma antiderivada particular de f em um intervalo I, ento toda antiderivada de f em I ser dada por ( ) onde C uma constante arbitrria e todas as antiderivadas de f em I podero ser obtidas atribuindo-se certos valores a C. Demonstrao: suponha que G represente qualquer antiderivada de f em I, ento: ( ) tal que: ( ) ( ). Como F uma antiderivada particular de f em I, ( ) para todo x em I. ( ) ( ). Logo: ( ) para todo x em I. Ento, conforme o teorema anterior existe uma constante K, ( )

Antidiferenciao ou integrao o processo de encontrar antiderivadas. Assim, temos: , ( )( ) integrando (antidiferenciando-se) ( ) ( )

Onde:

(inventada por Leibniz); a funo ( ) chamada

de integrando e o valor de K chamada de constante de integrao.

Teorema: Teorema: ( ) ( ) onde a uma constante. Para determinar a integral de uma constante multiplicada pela funo, achamos primeiro a integral da funo em seguida multiplicamos o resultado da integral pela constante.

Teorema: , ( )

( )-

( )

( )

Para determinar a integral da soma de duas funes, achamos primeiro a integral de cada funo separadamente em seguida somamos os resultados. Teorema: ( ) Teorema: Se n for um nmero racional, n-1. , ( ) ( ) ( ) ( ) ( )

Exemplos: a) b) c) ( d) ( ) ( ) )

Atividade: Pg. 294 (Leithold) Os teoremas para a antiderivada das funes seno e cosseno segue imediatamente dos teoremas correspondentes para diferenciao. TEOREMA: TEOREMA: TEOREMA: TEOREMA: TEOREMA: As oito identidades fundamentais a seguir so cruciais:

Exemplo: Calcule

( ) ( )

Frequentemente,

em

aplicaes

envolvendo

antidiferenciao,

desejamos

encontrar uma antiderivada especfica que satisfaa determinadas condies chamadas inicial ou lateral, conforme elas ocorrem no ponto inicial ou para os pontos extremos do intervalo de definio da varivel. Uma equao envolvendo ( arbitrria C. Exemplo: determinar a funo y(x) satisfazendo a equao inicial de que y=6 quando x=2. e a condio for dada, juntamente com as condies iniciais

) , ento depois que o conjunto de todas as antiderivadas for encontrado, se x

e y forem substitudos por x1 e y1, iremos determinar o valor especfico da constante

Substituindo y=6 e x=2, temos: antiderivada desejada. Exemplo: Em qualquer ponto (x,y) de uma determinada curva, a reta tangente tem uma inclinao igual a . Se a curva contm o ponto (3,7), ache a equao.

2. Algumas Tcnicas de Antidiferenciao Muitas derivadas no podem ser encontradas diretamente com a aplicao dos teoremas acima. Ento, necessrio aprender certas tcnicas que podem ser usadas no clculo de tais antiderivadas. Nesta seco discutiremos tcnicas que requerem regra da cadeia para a antidiferenciao e aquelas que envolvem uma mudana de varivel. TEOREMA: Regra da cadeia para a antidiferenciao Seja g uma funo diferencivel e seja o intervalo I a imagem de g. Suponha que f seja uma funo definida em I e que F seja uma antiderivada de f em I. Ento, ( ( )), ( ) ( ( ))

Demonstrao: Por hiptese, ( ( )) ( ( )) [ ( ( ))] ( ( )), ( )( ( ))

Pela regra de cadeia para diferenciao, [ ( ( ))] ( ( )), ( )-

( ( )), ( )

TEOREMA: Se g for uma funo diferencivel e se n for um nmero racional, , ( )- , ( ) , ( )-

Exemplo: Calcule

Seja: ( ) ( ) ( ento: ) ( ento: ( ) ( ) ) ( ) ( ) ( )

) (

Exemplo: ( ) (

Exemplo: Calcule Seja: ( ) ento, ( ) ( )( )

Algumas vezes possvel calcular a antiderivada aps efetuarmos a mudana de uma varivel, conforme mostra o exemplo a seguir. Exemplo: Calcule Seja: Temos: ( ) ( ; ) ; ( ( ) ) ( )

Atividade: pg. 302 (Leithold) 3. Equaes Diferenciais e Movimento retilneo Uma equao contendo derivadas chamada de equao diferencial. Alguns exemplos simples de equaes diferenciais so: (1 ordem) (2 ordem) O tipo mais simples de equao diferencial a equao de primeira ordem da forma. ( ) ( )

Outro tipo de equao diferencial de primeira ordem da forma.

( ) ( )

( )

( )

No primeiro membro envolve somente a varivel y, enquanto que o segundo membro, somente a varivel x. assim, as variveis esto separadas, denomina-se de equaes diferenciais com variveis separveis. Assim, se F for antiderivada de f, todas as funes G sero definidas por ( ) ( ) , onde C uma constante arbitrria. ( ( )) ( ( ) ) ( )

Ento, o que chamamos de soluo completa. ( ) Essa equao representa uma famlia de funes dependendo de uma constante arbitrria C, sendo denominada de famlia dependente de um parmetro. Exemplo: ache a soluo completa da equao diferencial , logo:

A diferena das constantes arbitrrias

O grfico abaixo mostra o esboo de diversas funes que dependem da constante arbitrria. Exerccio: Pg. 305 (Leithold)

Exemplo: ache a soluo completa da equao diferencial Separando as variveis:

Exemplo: Ache a soluo completa da equao diferencial ( ( ( ) ) ( ) )

Ache uma soluo da equao diferencial para a qual

Logo:

Logo:

Exemplo: Uma partcula move-se ao longo de uma linha reta. Se v=3 e s=4 quando t=1, expresse v e s como funes de t. Para v=3 e t=1: Logo: Para s=4 e t=1: ( ) ( )

Exerccio: Pg. 310 (Leithold) 4. rea 4.1 Somatrio () Como definir a rea de uma regio plana se ela for limitada por uma curva? O tratamento que vamos dar ao conceito de rea envolve somas com muitas parcelas e para facilitar o seu clculo vamos introduzir a notao chamada de somatria. Essa notao envolve o smbolo , a letra sigma maiscula do alfabeto grego. Vejamos: Exemplo: ( ) Onde: n o valor final de k; m valor inicial de k, - soma.

Obs: no essencial o uso de k como ndice de somatrio; qualquer outra letra pode ser usada. Por exemplo:

Obs: se o limite inferior for igual ao limite superior temos:

Obs: se na frente do smbolo do somatrio no houver ndice, somamos os termos iguais. H momentos nos quais queremos mudar a notao sigma de uma dada soma para outra com diferentes limites no somatrio. Exemplo: Seja

TEOREMA: TEOREMA: TEOREMA: ( (

) )

As seguintes frmulas sero usadas mais adiante em nosso trabalho. TEOREMA: TEOREMA: TEOREMA: Exemplo: calcule ( ) ( ( ) ) ( )( ) ( )
( ( ) )( )

Atividade: 1) Calcule: a) b) c) d) 2) Resolva: ( ( ) )

a) b) 4.2 (

) )

Integral Definida Definio de rea Vamos definir, formalmente, o que entendemos por rea de uma regio R

limitada abaixo pelo eixo x, lateralmente pelas retas verticais curva ( ), onde f contnua no-negativa no intervalo ,

e acima pela

-. Sabemos que a rea de

um retngulo o produto e sua largura por seu comprimento, logo definindo a rea de uma regio composta por um nmero finito de retngulos como sendo a soma das reas daqueles retngulos. Para definir a rea de uma regio R, usaremos essas definies e o mtodo do retngulo. A ideia bsica a seguinte: Dividir o intervalo [a,b] em n subintervalos iguais; Em cada subintervalo, construir um retngulo cuja altura o valor de f em algum ponto do subintervalo; A unio desses retngulos forma uma regio como uma aproximao da rea A da regio R; Repetir o processo usando cada vez mais um nmero maior de subdivises. cuja rea pode ser vista

Para tornar tudo isso mais preciso, ser benfico captar este procedimento em notao matemtica. Neste sentido, suponha que o intervalo [a,b] tenha sido dividido em n subintervalos, inserindo-se n-1 pontos igualmente espaados entre a e b, digamos . Cada um destes intervalos tem um comprimento de ( denotar por . ) , o qual costume

Em cada subintervalos precisamos escolher um ponto no qual a funo f deve ser calculada para determinar a altura do retngulo no intervalo, denotamos estes pontos por ( ) ( ) . Logo as reas dos retngulos construdos sobre estes intervalos sero ( ) . ( ) ( ) ( ) ( ) A rea total da regio ser: Utilizando o somatrio:

Esta notao pode ser expressa da forma

) ( ) no

Definio: (rea sob uma curva). Se a funo f for contnua em [a,b] e ( ) para todo x em [a,b], ento a rea sob a curva ( ) . intervalo [a,b] definida por

Os pontos

podem ser arbitrariamente escolhidos nos subintervalos;

porm, as escolhas mais comuns so os extremos esquerdo e direito ou centro do intervalo denominados de aproximao pelo extremo esquerdo, pelo extremo direito ou pelo ponto mdio.

Vamos denotar no limite da expresso acima com o smbolo. ( ) ( )

Onde a integral definida de a at b. Geometricamente, a integral definida representa a rea com sinal entre ( ) e [a,b] e no caso de ( ) no-negativa em [a,b], a rea entre a curva e o intervalo [a,b]. Os nmeros a e b so chamados de limites de integrao inferior e superior, respectivamente e f(x) o integrando. Nos casos mais simples, as integrais definidas podem ser calculadas usando frmulas de geometria plana para computar as reas com sinal. Exemplo: esboce a regio cuja rea est representada pela integral definida e calcule a integral usando uma frmula apropriada de geometria.

a) b) ( c)

( ) ( (

( ) ) ( )( ) )

Atividade 1) Esboce a regio cuja rea com sinal est representada pela integral, definida e calcule a integral usando uma frmula apropriada de geometria onde for necessrio. a)

b) c) . d) e) f) /

g) h) i)

Exerccios das pginas: 294; 302; 322; 323; 340. 4.3 Propriedades da integral definida Definio: Dizemos que uma funo f Integrvel Riemann ou, simplesmente, integrvel em um intervalo finito e fechado [a,b], se o limite ( ) ( ) no

existir e no depender da escolha da partio ou dos pontos

subintervalo. conveniente, porm, estender esta definio para os casos onde os limites de integrao so iguais ou o limite inferior maior do que o superior. Com esta finalidade, faremos as seguintes definies especiais. Definio: Se a estiver no domnio de f, definimos ( ) ( ) ( )

Se f for integrvel em [a,b], ento definimos

Exemplo: a) b)

conveniente, estender esta definio para os casos onde os limites de integrao so iguais ou o limite inferior maior do que o superior. Vejamos: Se a estiver no domnio de f, definimos: ( )

Se f for integrvel em [a,b], definimos: ( ) ( )

TEOREMA: Se f e g forem integrveis em [a,b] e se c for uma constante, ento e so integrveis em [a,b] e: ( ) ( )( )( ) ( ) ( ) ( ) ( )

, ( ) , ( )

TEOREMA: Se f for integrvel em um intervalo fechado contendo os trs pontos a, b e c, ento: ( ) ( ) ( ) no importando como os pontos esto ordenados. para todo x em [a,b], ento:

TEOREMA: Se f for integrvel em [a,b] e ( ) ( )

TEOREMA: Se f e g forem integrveis em [a,b] e [a,b], ento: ( ) ( )

( )

( ) para todo x em

Existem algumas condies de integrabilidade, dos quais so importantes e devem ser conhecidos, comeando por uma definio. 5. O Teorema do Valor Mdio para integrais Continuaremos a tratar das propriedades da integral definida, como o Teorema do Valor Mdio para integrais. Este teorema relevante na prova do primeiro teorema fundamental do clculo, que importante, pois leva-nos a um mtodo para avaliar as integrais definidas.

Considerando ( )

para todos os valores de x em [a,b]. Ento,

( )

d a

medida da rea da regio limitada pela curva cuja equao

( ), pelo eixo x e pelas

retas x=a e y=b. O teorema do valor mdio para integrais estabelece que existe um nmero em [a,b] tal que a rea do retngulo AEFB com altura f(x) unidades e comprimento ( ) unidades seja igual rea da regio ADCB.

TEOREMA: Se a funo f for contnua no intervalo fechado [a,b], existe um nmero x em [a,b] tal que

( )

( )(

).
( ) ( )( ) se ( ) .

Exemplo: ache o valor de X tal que

Logo, queremos encontrar X, tal que ( ) ( ) Isto , Logo, ( ) ( ) ( )

O valor

( ) dado pelo Teorema chamado de valor mdio (ou valor

intermedirio) de f no intervalo [a,b]. uma generalizao da mdia aritmtica de um conjunto finito de nmeros. Definio: se a funo f for integrvel no intervalo fechado [a,b], o valor mdio de f em [a,b] ser:
( )

Exemplo: Se

( )

, ache o valor mdio de f no intervalo [1,3]. Interprete

geometricamente o resultado. O valor mdio Logo, o valor mdio ocorre em . O ponto ( ) sobre o eixo ( ) no grfico f. e comprimento 2 igual a rea ACDB.

A rea do retngulo AGHB tendo altura

Conseqentemente, a rea da regio sombreada CGF igual a rea da regio sombreada FDH.

Exemplo: Ache o valor de

que satisfaz o teorema do valor mdio da integral

( )(

Exerccios da pgina: 343 e 344.

Funes de Vrias Variveis e Grficos 1. Introduo Em muitas situaoes prticas, o valor de uma certa quantidade dependem de duas ou mais variveis. Em muitos casos representamos funes de vrias variveis. Exemplo: na indstria, se um fabricante determina que x unidades de um certo produto podem ser vendidas no mercado interno por R$ 900,00 a unidade e y unidades podem ser vendidas no mercado externo por R$ 110,00 a unidade, a receita total obtida com as vendas ser 2. Funo de duas variveis Definio: uma funo f de duas variveis independentes x e y uma regra que atribui a cada par ordenado (x, y) pertencente a um dado conjunto D (domnio de f) um e apenas um nmero real pelo smbolo f(x, y). Ex: Seja a funo ( ( ) ) . Calcule : ) . Determine f(2, 3).

Ex: dada a funo ( a) b) c) ( ( ( ) ) )

Atividade: calcule o valor da funo no pontos especificados. a) b) c) d) ( ( ( ( ) ) ) ) ( ( ( ( ) ) ) ( ( ( ) ) ) ( )

3. Domnio de uma funo de duas variveis Da mesma forma que calculado o domnio para funo de uma varivel, calculamos o domnio para funo de duas variveis. Vejamos:

Exemplo: ( *( ) +

Exemplo: (

*(

Exemplo: ( )

*(

Exemplo: (

*(

Atividade: Determine o domnio das seguintes funes:

a) b) c) d)

( ( ( (

) ) ) )

4. Grficos de funes de duas variveis O grfico de uma funo de duas variveis ( ) o conjunto de todos os

grupos ordenados de trs nmeros (x,y,z) tais que o par (x,y) pertence ao domnio de f e z=f(x,y). para poder visualizar um grfico deste tipo, precisamos definir um sistema de coordenadas tridimensional, acrescentando um terceiro eixo (eixo z) perpendicular aos eixos x e y.

Exemplo: Seja ( dessa funo.

uma funo de duas variveis. Construa o grfico

Desse modo, o grfico consiste num hemisfrio superior da esfera a figura. conforme

5. Curvas de Nvel Em geral, no fcil traar o grfico de uma funo de duas variveis. Quando plano z=C intercepta a superfcie ( ), o resultado uma curva no espao. O conjunto ) chamado de curva de nvel de pontos (x,y) no plano xy que satisfaz equao (

de f em C; fazendo variar o valor de C, possvel gerar uma famlia inteira de curvas de nvel. Plotando alguns membros desta famlia no plano xy, obtermos a forma aproximada da superfcie ( ).

Segue um roteiro para construo de um grfico de funo de duas variveis:

Atividade: Plote a curva de nvel ( a) b) c) d) e) ( ( ( ( ( ) ) ) ) )

para os valores especificados de C.

6. Derivadas Parciais Em muitos problemas que envolvem funes de duas variveis, o objetivo determinar a taxa de variao da funo com uma das variveis enquanto a outra mantida constante. Em outras palavras, o objetivo derivar a funo em relao a uma das variveis mantendo a outra varivel fixa.este processo conhecido como derivao parcial, a derivada resultante chamada de derivada parcial da funo. Se ( ( ), a derivada parcial de f em relao a x representada por ou ( ou

) e a funo obtida derivando f em relao a x enquanto y tratada como constante. ) e a funo obtida

A derivada parcial de f em relao a y representada por

derivando z em relao a y enquanto x tratada como constante. Exemplo: calcule as derivadas parciais e da funo

Exemplo: Calcule as derivadas parciais ( ( ) ) ( ( ) ) ( (

da funo ) ( ) ( ) )

Exemplo: Calcule as derivadas parciais ( ( ) ) ( ( ) ) ( )

da funo (

Atividade: Calcule todas as derivadas parciais de primeira ordem em relao a x e y da funo dada. a) b) c) d) e) ( ( ( ( ( ) ) ) ) )

f) g) h) i) j)

( ( ( ( (

) ) ) ) )

7. Interpretao Geomtrica Suponhamos que da funo ( ( ( ) ( ), no plano ( ) admite derivadas parciais em ( , a interseco do plano ) . O grfico

com o grfico de f;

) o coeficiente angular da reta tangente T a esta interseo no ponto ( )). ( )

8. Derivadas Parciais de Segunda Ordem Se ( ), a derivada parcial de f, em relao a x em relao a y : em relao a x : em relao a y : ( ) ou ( ) ou ( ) ou ( ) ou . /. . /. . /. ( ) . /.

A derivada parcial de A derivada parcial de A derivada parcial de

Exemplo: Calcule as quatro derivadas parciais de segunda ordem da funo

Exemplo: Calcule as quatro derivadas parciais de segunda ordem da funo

Atividade: 1) Determine as derivadas parciais de segunda ordem a) b) c) d) e) f) g) 2) Calcule os valores das derivadas parciais de segunda ordem a) b) c) indicado. ( ) ( ( ) ) ponto (1, 0) ponto (0, 2) ponto (-1, 0) no ponto .

9. Extremos de Funes de Duas Variveis Seja f uma funo definida em uma regio que contm o ponto ( nmero ( ponto ( ( ( ) tal que ( ). O

) um mximo relativo de f se existe uma regio circular R com centro no ) ( ) para qualquer ponto (x, y) pertencente a R. O nmero

) um mnimo relativo de f se existe uma regio circular R com centro no ponto ) tal que ( ) ( ) para qualquer ponto (x, y) pertencente a R.

Graficamente, podemos pensar em um ponto de uma superfcie como mximo relativo se esse ponto pelo menos to alto quanto todos os pontos vizinhos da superficie, e podemos pensar em um ponto de uma superfcie como um mnimo relativo se esse ponto pelo menos to baixo quanto todos os pontos vizinhos da superfcie.

Determinao dos Extremos Relativos para derivadas parciais de primeira ordem. Se ( ) um extremo relativo de f em uma regio aberta R do plano xy, e as

derivadas parciais de primeira ordem de f existem na regio R.

(Ponto Crtico)

Exemplo: Determine os extremos relativos da funo ( ( ( ) )

Fazendo: ( ( ) )

Ponto Crtico: (-2, 3) ( ) Mnimo relativo )

Exemplo: Determine os extremos relativos da funo ( ( ( ( ( ) ) ) )

Ponto Crtico: (1, -2) ( ) Mnimo relativo

Determinao dos Extremos Relativos para derivadas parciais de segunda ordem. Se as derivadas parciais de primeira e segunda ordens de uma funo f so

contnuas em uma regio aberta e existe um ponto (a, b) na rego tal que ( forma: 1. 2. 3. ( ( ( ) um mnimo relativo, se ) um mximo relativo, se ( )) um ponto de sela, se . . ( ( ) ) . . ) , o parmetro ( ) ( ) , ( )-

pode ser usado da seguinte

4. As informaes no so suficientes, se

Exemplo: Determine os extremos relativo e pontos de sela da funo . ( ( ) )

Resolvendo o sistema determinamos os pontos crticos: (1, 1), (-1, -1) e (0, 0).

Determinando o parmetro Para: ( ( ( ) ) ) ( ( ( ) ) )

)- :

concluso: Mximo relativo concluso: Mximo relativo cocluso: ponto de sela

Atividade: 1) Determine os pontos crticos e extremos relativos da funo. a) b) c) d) ( ( ( ( ) ) ) ) ( )

2) Determine os extremos relativos e os pontos de sela da funo. a) b) c) d) ( ( ( ( ) ) ) )

Integrais Duplas

Primeiramente, integramos a funo de uma varivel processo semelhante para integrar uma funo de duas variveis ( (

( ), faremos o ). Integramos

) mantendo uma das variveis fixas (constante) em relao a outra. Exemplo: ( )

Obs: Ao integrar ( vice-versa.

. /

) em relao a x, obtemos uma funo apenas de y e

Denomina-se integral repetida, , (

e , (

, primeiro

integramos dentro do colchete, deois a outra integral. Exemplo: . / |

Integral Dupla em uma regio retangular A integral dupla de ( ) em uma regio retangular do plano xy pode ser

definida da seguinte forma em termos de uma integral repetida: A integral dupla ( ) na regio retangular em que

dada pelo valor comum das duas integrais repetidas: ( ) * ( ) + * ( ) +

Exemplo: Use uma integral dupla para determinar a rea da regio retangular em que os limites de x so Soluo: e os limites de y so .

Voc pode confirmar o resultado desenhando o retngulo... Integrais duplas em regies no-retangulares Antes vamos apresentar um mtodo eficiente para descrever algumas dessas regies em termos de desigualdades. Retas Verticais como Limites A regio R limitada abaixo pela curva e dos lados pelas retas verticais desigualdades ( ) ( ), acima pela curva ( )

. Esta regio pode ser descrita pelas ( ). A primeira desigualdade especifica o

intervalo de variao de x, enquanto a segunda indica os limites superior e inferior de R para cada valor de x pertencente ao intervalo. Resumo: R a regio tal que, para cada x entre a ( ) ( ). Ilustrao: e b, y varia de

Exemplo: Seja R a regio entre a curva

e a reta

. Use desigualdades para

descrever R em termos de uma regio limitada por retas verticais. Primeiramente devemos resolver o sistema para determinar os pontos de interseces, tais que, . .

A regio pode ser descrita pela desigualdade Retas Horizontais como Limites A regio R limitada limitada esquerda pela curva curva ( ) abaixo pela reta horizontal ( ) pelas desigualdades

( ), direita pela

. Esta regio pode ser descrita ( ). A primeira desigualdade especifica

o intervalo de variao de y, enquanto a segunda indica os limites esquerdo e direito de R para cada valor de y pertencente ao intervalo. Resumo: R a regio tal que, para cada y entre c ( ) ( ). e d, x varia de

Ilustrao:

Frmula da rea A rea de uma regio R do plano xy dada pela expresso

Onde:

Exemplo: determine a rea limitada pelas curvas Resoluo:

)-

Atividade: 1) Determine a integral dupla: a) ( b) c)

( )

d) ( e) f) ( g)

2) Use uma integral dupla para determinar a rea da regio limitada pelas curvas das equaes:

a) b) c) d) e) f) ( )

COORDENADAS POLARES

O sistema de coordenadas polares um outro recurso que voc pode utilizar para localizar pontos no plano e consequentemente, representar lugares geomtricos atravs de equaes, Algumas curvas possuem equaes cartesianas que apresentam variveis com graus maiores ou iguais a dois, o que ocasiona dificuldades operacionais na utilizao das mesmas. Na maioria das vezes, essas curvas possuem equaes polares simples e de fcil manipulao. Da a importncia do estudo do sistema de coordenadas polares. O sistema polar constitudo por um eixo e um ponto O fixo sobre este. O eixo chamado eixo polar e o ponto fixo O chamado polo. De modo semelhante ao sistema cartesiano, o sistema polar associa todo ponto P do plano a um par de elementos: o primeiro representa a distncia r do ponto P ao polo O e o segundo o ngulo determinado pelo eixo polar e a semi-reta de origem O e que passa por P.

Marca-se o ngulo de modo anlogo ao que feito em trigonometria, ou seja, no sentido anti-horrio o ngulo positivo, caso contrrio, o ngulo negativo. Utiliza-se o grau ou o radiano como medida de ngulo.

O polo representado nesse sistema pelo par de coordenadas representado por ( ), onde representa qualquer ngulo. O ponto A possui coordenadas polares (2,0) , mas voc tambm poderia represent-lo pelo par (2,360) . Ou seja, um ponto do plano pode ser representado por muitos pares de coordenadas polares, ao contrrio do sistema cartesiano, que todo ponto possui um nico par de coordenadas. Observe ainda a figura 02, o ponto B representado pelo par (3,60), mas voc poderia represent-lo tambm pelos pares (3,420) e (3,240) , dentre outros.

Relao entre as Coordenadas Polares e Coordenadas Cartesianas.

Uma das maneiras de se relacionar os sistemas de coordenadas polares e coordenadas cartesianas considerando o eixo polar coincidindo com o eixo OX e o polo coincidindo com a origem do sistema cartesiano. Considere um ponto P de coordenadas cartesianas (x,y) e coordenadas polares (r,). Na figura abaixo obseve, que o tringulo OPQ retngulo em Q, ento voc pode escrever:

(Teorema de Pitgoras)

Mundando integrais cartesianas para polares

O procedimento para mudar uma integral cartesiana ( ) para uma integal polar consiste em substituir e na funo e por , logo a integral ( ) ) . ( Se a ( ) uma funo constanto cujo o valor 1, ento a integral de f sobre R rea de R. A rea de uma regio R fechada e limitada pelo plano de coordenadas polares :

Exemplo: use em coordenadas polares para encontrar a integral de ( ) sobre a regio do plano limitada pelo quarto de circunferncia de raio 2 com centro na origem no primeiro quadrante.

) , Atividade: (

( ) / ) ( (

0. ,( -

)1 ) ,

1) Represente no plano os pares ordenados: a) ( b) . c) . d) . e) ( f) ( ) / / / ) ) ) para funes ( ):

2) Transforme as funes ( a) b) c) d) e) f) g) ( ( ( ( ( ( ( ) ) ) ) ) ) )

3) Faa a mudana da integral cartesiana para a integral polar equivalente. Ento calcule a integral. a) b)

c)

d) e)

Potrebbero piacerti anche