Sei sulla pagina 1di 12

A Resposta Reformada aos Apelos Bblicos do Pentecostalismo

Por Pentecostalismo, entendemos o movimento religioso que ensina uma segunda e distinta obra da graa no filho de Deus, que chamada de "batismo com o Esprito Santo." Em algum momento aps a regenerao (ou converso), o crente recebe o Esprito Santo, geralmente como uma experincia maravilhosa e emocional, de tal forma que agora, pela primeira vez, ele tem um sentimento maravilhoso de alegria; possui poder para a vida e servio cristo dinmico; e exerce um dom extraordinrio do Esprito, a saber, o falar em lnguas. Embora o crente tenha recebido a Cristo, o perdo dos pecados, e a santificao antes disso, no at que o batismo com o Esprito o encha a um nvel espiritual muito mais alto, que ele capacitado a viver a vida crist plena, alegre, poderosa e real.

essa doutrina que constitui o cerne do Pentecostalismo. Outras caractersticas dele podem atrair a ateno do espectador, e.g., lnguas, milagres e a exuberncia dos encontros; mas o movimento permanece ou cai com sua nova doutrina da salvaoseu segundo batismo. A crtica fundamental que a f Reformada faz dessa religio que ela hertica em sua doutrina da salvao. Os Pentecostais identificam esse "batismo do Esprito Santo" com a vinda do Esprito sobre os 120 crentes no dia de Pentecoste. Disso vem o nome do movimento: Pentecostalismo. Visto que o Esprito supostamente d dons extraordinrios queles que so assim batizados, o movimento chamado tambm de "movimento carismtico." No grego do Novo Testamento, a palavra significando "dons" charismata (cf. 1Co. 12:4). Os dons que o Pentecostalismo mais enfatiza so as lnguas; interpretao de lnguas; profecias; milagres; e o poder de expulsar demnios. O dom principal o falar em lnguas. Portanto, o movimento algumas vezes chamado de "movimento de lnguas."

Neo-Pentecostalismo o nome dado a esse movimento quando praticado dentro de igrejas Protestantes estabelecidas e dentro da Igreja Catlica Romana. Tm existido igrejas Pentecostais desde os primrdios de 1900, e.g., as Assemblias de Deus. No

incio da dcada de 1960, homens nas igrejas Protestantes estabelecidas comearam a advogar crenas e prticas Pentecostais dentro de suas igrejas. O lder geralmente conhecido como sendo o Episcopal, Dennis Bennett. Hoje, dificilmente existe uma denominao que no tolere, ou aprove Pentecostais praticantes entre a sua membresia.

O Pentecostalismo alega que sua doutrina do batismo com o Esprito Santo como uma segunda obra da graa e seu ensino da presena na Igreja dos dons extraordinrios do Esprito so bblicos. Com base em Atos 2, bem como em Atos 8, 10 e 19, dizem que houve uma recepo distinta do Esprito Santo por crentes subseqente converso deles, uma recepo do Esprito que deu aos crentes grande poder e que lhes concedeu dons especiais. Os Pentecostais apontam para 1 Corntios 12 como prova que os dons do Esprito Igreja do Novo Testamento incluem cura, a operao de milagres, profecia, lnguas e coisas semelhantes. Qual a resposta Reformada a esses apelos Bblia em apoio dos ensinos Pentecostais do batismo com o Esprito e os dons extraordinrios? Batismo com o Esprito Existe um batismo com o Esprito Santo. uma parte essencial da salvao. Isso claro a partir da descrio da obra salvfica de Jesus por Joo o Batista: "ele vos batizar com o Esprito Santo, e com fogo" (Mt. 3:11; cf. tambm Marcos 1:18; Lucas 3:16 e Joo 1:33). Mas ela no uma segunda obra do Esprito, subseqente regenerao e ao dom da f. Nem limitada a alguns cristos somente, aqueles que cumpriram certas condies e se fizeram dignos desse estgio mais alto da salvao. O batismo de Cristo com o Esprito sua obra salvfica por seu Esprito em cada filho eleito de Deus. a regenerao, o novo nascimento do cu (Joo 3:1-8). a limpeza do pecado e consagrao a Deus pelo derramamento do Esprito no corao do pecador. Dessa realidade espiritual, o batismo com gua de Joo era um sinal. O sacramento do batismo na Igreja um sinal do batismo com o Esprito, como Tito 3:5,6 ensina: "segundo a sua misericrdia, nos salvou pela lavagem da regenerao e da renovao do Esprito Santo, que abundantemente ele derramou sobre ns por Jesus Cristo nosso Salvador."

H somente um batismo na Igreja de Jesus Cristo: o batismo com o Esprito Santo, representado pela asperso com gua em nome do Deus Trino. Esse o ensino do apstolo em Efsios 4:5: "Um s Senhor, uma s f, um s batismo". O Pentecostalismo tem dois batismos: o primeiro, que menor salvao do pecado (do qual o sinal a gua); e o segundo, que maioro batismo com o Esprito Santo. Dessa forma, o Pentecostalismo divide Cristo, a salvao e a Igreja. O batismo efetuado por Cristo de cada um do seu povo com o Esprito Santo depende somente de Sua obra em merecer esse dom para eles por Sua morte. No depende de obras que as pessoas devam realizar. Portanto, todo eleito de Deus no

somente pode receb-lo, como tambm recebe. "Ele vos batizar com o Esprito Santo," Joo prometeu.

Sem dvida, o batismo com o Esprito a recepo de grande poder para todo aquele assim batizado, como Cristo instruiu seus discpulos em Atos 1:8: "Mas recebereis a virtude do Esprito Santo, que h de vir sobre vs " Mas a Escritura deve nos ensinar do que consiste esse poder e como exercido. No que concerne Igreja, o poder de testemunhar de Cristo: " e ser-me-eis testemunhas" (Atos 1:8). A marca de uma Igreja batizada com o Esprito, portanto, a proclamao fiel de Cristo.

No que concerne ao indivduo, filho de Deus, a natureza do poder do batismo com o Esprito indicada por Joo o Batista quando ele diz que somos batizados "com o Esprito Santo, e com fogo." Recebemos o Esprito como um fogo; ele lida e trabalha em ns como um fogo. O fogo purifica queimando totalmente o lixo que suja o metal precioso. O Esprito Santo, similarmente, queima nosso pecado, de forma que possamos ser consagrados a Deus na obedincia de amor. O poder do batismo com o Esprito o poder maravilhoso da santificao. Essa era exatamente a profecia do batismo com o Esprito no Antigo Testamento. No dia quando o "renovo do SENHOR" for cheio de beleza e glria, o remanescente da graa "ser chamado santo; todo aquele que estiver inscrito entre os viventes em Jerusalm; Quando o Senhor lavar a imundcia das filhas de Sio, e limpar o sangue de Jerusalm, do meio dela, com o esprito de justia, e com o esprito de ardor" (Isaas 4:2-4).

A marca de um cristo batizado com o Esprito, portanto, tristeza para com o pecado (arrependimento) e obedincia lei de Deus (santidade). Voc j nasceu de novo (e, se cr em Jesus Cristo, certamente j)? Voc lamenta sua pecaminosidade e seus pecados? Existe um incio em sua vida, mesmo que pequeno, de obedincia a todos os mandamentos da lei de Deus? Se sim, ento voc j foi batizado com o Esprito Santo; e o sacramento um sinal e selo para voc de seu batismo com o Esprito, enquanto viver. Que ningum te engane, dizendo que voc ainda deve buscar outro e melhor batismo!

Como explicar ento que no livro de Atos houve obviamente duas obras distintas do Esprito Santo sobre alguns do povo de Deus? Os discpulos de Jesus Pedro, Joo e outros eram homens salvos e nascidos de novo antes do dia de Pentecoste. Isso, sem dvida, era resultado da operao graciosa do Esprito sobre os seus coraes. Todavia, no dia de Pentecoste esses homens "foram todos cheios do Esprito Santo" (Atos 2:4). O Esprito foi derramado sobre eles (Atos 2:16-18). Eles foram ento "batizados com o Esprito Santo" (Atos 1:5).

O Pentecostalismo apela a essa histria em Atos como prova para sua afirmao que existem duas obras distintas da graa na vida de todo cristo: regenerao (ou, converso) e o batismo no Esprito Santo. A experincia dos discpulos, e outros, no livro de Atos, considerada como normativa para todo filho de Deus. O Pentecostalismo insiste que o Pentecoste seja repetido, continuamente, para todo membro da Igreja. Um dos principais escritores Pentecostais, Donald Gee, fala de "um Pentecoste pessoal" para todo cristo (A New Discovery). Isso denuncia um completo mal-entendido do grande evento de Pentecoste. to tolo demandar um Pentecoste pessoal como seria demandar uma encarnao pessoal de Jesus, ou a morte pessoal de Jesus, ou uma ressurreio pessoal de Jesus.

O Pentecoste foi o dom do Esprito Santo, concedido pelo Cristo exaltado sua Igreja. O Esprito foi dado em medida rica e plenaele foi "derramado." Ele foi dado como aquele que traz Igreja as primcias da obra consumada de Jesus Cristo, os benefcios da morte e ressurreio de Cristo, isto , a salvao de Cristo. No dom do Esprito, a promessa do evangelho contida no Antigo Testamento foi cumprida na Igreja (Atos 2:38,39; Gl. 3:14), pois o Filho de Deus deu ao povo de Deus plena salvaoperdo de pecados e vida eterna. Ele batizou a Igreja com o Esprito Santo (Atos 1:5). Sendo mais poderoso que Joo o Batista, ele inundou a Igreja com a realidade, enquanto Joo pde dar apenas o sinal (Mt. 3:11).

Aquele grande Domingo marcou a passagem da antiga era e a chegada da nova; ele o limite entre a antiga e a nova dispensao. A distino entre o Antigo e o Novo Testamento uma questo da plenitude do Esprito Santo; e a plenitude do Esprito Santo uma questo da riqueza plena da salvao consumada de Cristo. Esse o ensino de Joo 7:37-39: " porque o Esprito Santo ainda no fora dado, por ainda Jesus no ter sido glorificado." No tempo do Antigo Testamento, antes do Pentecoste, o Esprito Santo ainda no tinha sido dado. Ele e sua obra salvfica no estavam absolutamente ausentes, pois salvou o povo de Deus sob o antigo pacto, assim como nos salva agora. Mas ele no estava presente com a plenitude e riqueza de salvao com a qual agora habita na Igreja. Ele no poderia, pois Cristo no tinha ainda morrido e ressuscitado, adquirindo de fato essa rica e plena salvao. Assim como o Natal foi o nascimento do Filho de Deus na carne, Pentecoste foi o "nascimento" do Esprito como o Esprito de Cristo na Igreja.

O Pentecoste, como a encarnao, crucifixo, ressurreio e ascenso, foi um evento de uma vez por todas. Cinqenta dias aps ele ressuscitar, Jesus enviou seu Esprito sua Igreja. Isso nunca repetido, no mais do que a morte de Jesus. absurdo, se

no heresia, pregar um Pentecoste pessoal para cada cristo. Esse o motivo de ser um engano esperar a reapario dos sinais de Pentecoste no decorrer da histria da Igreja. O som como de um vento veemente e impetuoso, as lnguas repartidas como de fogo, e os discpulos falando em outras lnguas foram os sinais, de uma vez por todas, do evento histrico do derramamento do Esprito, assim como o grande terremoto foi o sinal da ressurreio de Jesus. Sem dvida, esses sinais tinham a inteno de serem meus sinais no sculo 20, tanto quanto para Pedro em 33 d.C.; mas eles so meus, no por serem repetidos em minha experincia, mas por terem sido escritos nas pginas da Sagrada Escrituras e recebidos pela f.

Quando os Pentecostais tentam negar o carter de uma vez por todas do Pentecoste, eles apontam para os incidentes no livro de Atos que aparentemente so repeties do Pentecoste: a descida do Esprito sobre os conversos samaritanos (Atos 8:5-24); o derramamento do Esprito Santo sobre Cornlio e sua casa (Atos 10:44-48; Atos 11:15-18); e a vinda do Esprito sobre os discpulos de Joo (Atos 19:1-7). Na realidade, esses incidentes so eventos especiais, nos quais Deus tinha o objetivo de demonstrar que a maravilha irrepetvel de Pentecoste se estendia a toda a Igreja, especificamente os meio-gentios (samaritanos), aos totalmente gentios (casa de Cornlio) e aos discpulos de Joo o Batista. Eles eram extenses de Pentecoste toda a Igreja, a operao mais remota de Pentecoste.

luz da significncia de Pentecoste, podemos prontamente entender que, no dia de Pentecoste, homens e mulheres que j tinham sido salvos receberam o dom do Esprito Santo, de forma que agora desfrutavam novas riquezas de salvao e um poder at ento desconhecido. Isso no indicativo de duas obras da graa em cada cristo; isso no normativo para todos os crentes, como se tambm devssemos esperar, e ansiar, passar da "mera salvao mediante a f" para o nvel mais alto de sentimento e poder de um "batismo do Esprito." A explicao encontrada na posio histrica nica dos santos que viveram na poca do Pentecoste. Eles viveram durante a transio da antiga para a nova dispensao, do Esprito no estando ainda presente para a sua presena, de Cristo no tendo sido ainda glorificado para o seu estado glorificado. Antes desse momento, aqueles santos eram salvos; agora, conforme a nova dispensao surge, eles recebem o dom do Esprito em sua plenitude, isto , a salvao completa do Cristo glorificado. Em Pentecoste, eles avanam, no de um primeiro nvel da graa para um segundo e mais alto nvel da graa, mas da infncia da Igreja do Antigo Pacto para a maturidade da Igreja do Novo Pacto (Gl. 4:1-7). Ficamos horrorizados diante da sugesto que cada um de ns deve repetir a experincia de Pentecoste. Nesse caso, devemos voltar por um tempo antiga dispensao, para viver sob a lei nos tipos e sombras, de forma que, em algum ponto, possamos passar para a nova dispensao. Mesmo que isso fosse possvel,

recusaramos, tendo j ouvido as advertncias presentes nos livros de Glatas e Hebreus.

Os santos do Novo Testamento recebem o Esprito do Cristo glorificado, com o Cristo pleno e todos os seus benefcios, de uma vez, to logo ele nos regenera, faz morada em ns, nos batiza no Corpo de Cristo, a Igreja, e nos une a Cristo por uma f viva e verdadeira. Certamente, a bno de Pentecoste nossa, tanto quanto foi dos 120 no cenculo em Jerusalm; sem dvida, fazemos parte do Pentecoste, to pronta e plenamente como se estivssemos entre aqueles 120 crentes. Isso to necessrio quanto fazer parte na morte e ressurreio de Cristo. Se algum no faz parte da morte e ressurreio de Cristo, ou de Pentecoste, simplesmente no salvo. Mas eu no fao parte da morte de Cristo mediante a repetio dessa morte de alguma forma em minha histria e experincia pessoal. Fao parte dela e da ressurreio de Cristo pela f: pela f, estou crucificado com Cristo e ressurreto com ele. Da mesma forma, por essa mesma f fao parte de Pentecoste. A bno desse grande dia, j passados agora quase 2.000 anos, se torna minha pessoalmente atravs da f, operada em mim pelo Esprito, que me une a Cristo e ao seu Corpo, a Igreja, a quem o Esprito foi ento dado e em quem o Esprito habita para sempre. Esse o ensino de Glatas 3: "e para que pela f ns recebamos a promessa do Esprito" (v. 14). O Dom de Lnguas Outra das duas caractersticas principais do Pentecostalismo sua doutrina, e alegada prtica, concernente aos dons extraordinrios do Esprito, especialmente o de lnguas. Para isso tambm, ele alega encontrar apoio na Escritura, particularmente 1 Corntios 12-14. Qual a resposta Reformada a esse ensino e seu apelo Bblia?

Havia, no tempo dos apstolos, um dom de lnguas, quer esse dom seja explicado como a capacidade de falar idiomas estrangeiros sem ter estudado os mesmos, ou como a capacidade de falar em idiomas totalmente novos e desconhecidos. 1 Corntios 14 indica que pelo menos um aspecto do dom de lnguas naqueles dias era a capacidade de falar num idioma completamente novo e desconhecido. Ningum, incluindo aquele que falava, entendia o que era dito (vss. 2, 14). A interpretao das lnguas era, como a prpria lngua, um dom do Esprito (v. 13; cf. 1 Co. 12:10). Aquele que falava em lnguas no falava a homens, mas a Deus (v. 2). O benefcio disso no era a edificao dos outros, mas sua prpria edificao (v. 4). "Em esprito," aquele que fala em lnguas "fala mistrios" (v. 2).

Havia outros dons extraordinrios do Esprito naqueles dias tambm: o dom de receber revelaes especiais da parte de Deus; o dom de expulsar demnios; o dom

de manusear serpentes; o dom de beber coisas mortferas sem dano; o dom de curar o doente com a imposio de mos; e o dom de ressuscitar os mortos (cf. Marcos 16:17-18; 1 Co. 12:1-11).

Entre esses dons, a capacidade de falar em lnguas era um dom de menor importncia. Na lista dos dons em 1 Corntios 12:28-31, lnguas e interpretao de lnguas vem no final e no est entre os "melhores dons" que os corntios deveriam desejar. 1 Corntios 14:39 meramente instrui os corntios a no proibir as lnguas, enquanto exorta-os a desejar a profecia. Por todo o captulo de 1 Corntios 14, o apstolo minimiza a importncia das lnguas em comparao com a profecia, enquanto expondo os muitos abusos do dom de lnguas entre os corntios. E as lnguas era um dom que no era possudo por todos os corntios, nem se esperava que fosse possudo por todos (1 Co. 12:20). no mnimo muito estranho que o Pentecostalismo, com toda a sua arrogncia de restaurar o Cristianismo do Novo Testamento, faa das lnguas o dom do Esprito, par excellence, atribuindo a ele, tanto na teoria como na prtica, uma preeminncia que no possuiu nem mesmo nos dias dos apstolos, e que o Pentecostalismo sustente que todo cristo deve possuir esse dom, como se Paulo nunca tivesse escrito: "Falam todos em outras lnguas?" O argumento do Pentecostalismo para os milagres hoje simples: a Escritura ensina que o miraculoso fazia parte da vida e ministrio da Igreja durante o tempo dos apstolos; portanto, o dom de realizar milagres deve ser encontrado na Igreja hoje.

Ignorado pelo Pentecostalismo o ensino da Escritura que os milagres eram "sinais de um apstolo". O poder de realizar milagres estava ligado ao ofcio apostlico e tinha como seu propsito a autenticao dos apstolos como servos especiais de Cristo e a confirmao da doutrina deles como o evangelho de Deus. Isso no implica que somente os apstolos poderiam realizar milagres; de fato, outros santos tambm possuram o dom de operao de milagres. Mas isso significa que o miraculoso era apostlico: derivava-se do ofcio apostlico presente na Igreja naquele tempo, e servia para atestar os apstolos e sua doutrina. Os milagres eram as credenciais dos apstolos.

A necessidade dos milagres durante a era apostlica deve ser encontrada no labor nico dos apstolos. Eles lanaram o fundamento da Igreja de Cristo do Novo Testamento. Paulo escreve, em Efsios 2:20, que os crentes gentios, com os santos de Israel, estavam "edificados sobre o fundamento dos apstolos e dos profetas." Os apstolos so o fundamento da Igreja, sendo Cristo a "principal pedra da esquina." Eles so o fundamento pela virtude da Palavra que eles proclamaram e escreveram. Similarmente, em 1 Corntios 3:10, Paulo alega ter lanado o fundamento da Igreja

em Corinto, enquanto outros ento constroem sobre esse fundamento: "Segundo a graa de Deus que me foi dada, pus eu, como sbio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele " Que milagres, incluindo o milagre das lnguas, eram parte do ofcio apostlico ensinado em 2 Corntios 12:12: "Os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vs com toda a pacincia, por sinais, prodgios e maravilhas." Paulo est defendendo seu apostolado em vista do ataque sobre esse apostolado em Corinto. Ele lamenta, no versculo 11, que no era estimado pelos corntios, embora "em nada fosse inferior aos mais excelentes apstolos."

Os corntios deveriam ter reconhecido e honrado o apostolado de Paulo, pois Cristo deu claras provas dele nos milagres que realizou por meio de Paulo. Os milagres so descritos como sinais, prodgios e maravilhas. Eles so chamados de " sinais de um apstolo." Literalmente, lemos: "os sinais do apstolo." Os milagres indicavam a presena e poder do apostolado. Eles pertenciam ao ofcio apostlico. Hebreus 2:3-4 tambm conecta os dons extraordinrios do Esprito com o ofcio apostlico. Os trs primeiros versculos do captulo so uma advertncia contra negligenciar a "to grande salvao." Algum se faz culpado disso quando recusa dar sria ateno Palavra de Deus. por meio da Palavra que temos essa salvao: "Como escaparemos ns, se no atentarmos para uma to grande salvao, a qual, comeando a ser anunciada pelo Senhor, foi-nos depois confirmada pelos que a ouviram." A grande salvao anunciada; temo-la ouvido. A passagem estabelece a primazia da pregao da Palavra como o meio de salvao. Mesmo na era apostlica, no milagres, nem dons extraordinrios do Esprito, mas a proclamao da Palavra era a coisa principal. Os milagres eram secundrios; estritamente subservientes doutrina apostlica.

Mas a passagem tambm ensina claramente que os milagres pertenciam ao ofcio e ministrio apostlico. O autor disse que os santos do Novo Testamento, os cristos hebreus em particular, tm a Palavra de Deus que traz salvao. Eles devem prestar ateno a essa Palavra; e no devem se desviar dela: "Portanto, convm-nos atentar com mais diligncia para as coisas que j temos ouvido, para que em tempo algum nos desviemos delas" (v. 1). Como chegamos a ter a Palavra de Deus? Ela foi primeiro anunciada pelo prprio Senhor Jesus. Ento foi confirmada a ns "pelos que a ouviram". Esses eram os apstolos. Concernente a esses apstolos, o versculo 4 declara: "Testificando tambm Deus com eles, por sinais, e milagres, e vrias maravilhas e dons do Esprito Santo, distribudos por sua vontade". A referncia aos milagres, descritos, como em II Corntios 12:12, como "sinais, e milagres e vrias maravilhas" ("milagres" sendo a mesma palavra traduzida como "prodgios" em II Corntios 12:12). Impressionantemente, essa passagem tambm fala de "dons do Esprito Santo". A palavra "dons" poderia ser mais bem traduzida como "distribuies". As distribuies do Esprito Santo so os dons extraordinrios do

Esprito encontrados na Igreja no tempo dos apstolos. Entre eles estava o dom de "variedade de lnguas" e o dom de "interpretao das lnguas", como 1 Corntios 12:10 mostra. Os milagres e dons extraordinrios do Esprito eram o testemunho de Deus queles que ouviram a Cristo, isto , os apstolos. O propsito desse testemunho era a confirmao da Palavra de Cristo por meio dos apstolos a ns, isto , atestar a doutrina apostlica como a prpria Palavra de Deus. Os milagres e os dons extraordinrios do Esprito no eram para todo o tempo, mas para a era apostlica; eles estavam ligados pela vontade divina ao ofcio de apstolo, para que eles pudessem confirmar a Palavra que os apstolos traziam. O mesmo ensinado em Marcos 16:20: "E eles [os apstolos, a quem o Cristo ressurreto tinha dato a comisso de ir a todo o mundo e pregar o evangelho D.J.E.], tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram". Os sinais, ou milagres, eram a confirmao poderosa do Senhor Palavra pregada pelos apstolos. Da mesma maneira, o Senhor autenticou a Palavra trazida por seu apstolo, Paulo, e seu colega, Barnab: "Detiveram-se, pois, muito tempo, falando ousadamente acerca do Senhor, o qual dava testemunho palavra da sua graa, permitindo que por suas mos se fizessem sinais e prodgios" (Atos 14:3).

Ora, o ofcio apostlico no era um ofcio permanente na Igreja, mas temporrio. As qualificaes de um apstolo mostram isso. Um requisito era que o apstolo deveria ter visto o Jesus ressurreto, de forma que pudesse pregar uma ressurreio da qual ele mesmo fosse uma testemunha ocular (1 Co. 9:1). Ele deveria ser chamado e comissionado diretamente pelo Senhor ressurreto (Joo 20:21, Atos 26:15-18), que inclua ter recebido o evangelho de Jesus mesmo (Gl. 1:11-12).

A tarefa especfica do apstolo tambm indica a natureza temporria do ofcio. Essa tarefa era o lanamento do fundamento da Igreja. No h como lanar para sempre o fundamento de um edifcio. Chegar um tempo quando o fundamento foi lanado. Ento, aqueles cujo trabalho lanar o fundamento so removidos; e outros, pastores e mestres, cujo chamado construir sobre o fundamento, so dados Igreja.

Mas se o ofcio de apstolo desapareceu, assim tambm o miraculoso deve ter desaparecido ("os sinais de um apstolo"!), pois o miraculoso era parte desse ofcio e servia a esse ministrio. Da mesma forma, aqueles que insistem sobre milagres hoje devem produzir apstolos tambm. Que os Pentecostais apresentem seus apstolos! digno de nota que o movimento Irvingita, um precursor do Pentecostalismo na Inglaterra nos anos de 1800, chamado pelo nome do seu lder, Edward Irving, apontou doze apstolos. Ao faz-lo, o movimento foi consistente. digno de nota tambm que,

embora hesite em cham-los de apstolos, o Pentecostalismo hoje est atribuindo aos seus lderes poderes que somente os apstolos possuram: uma autoridade pessoal e absoluta sobre a igreja, ou comunidade; novas revelaes de sua vontade para a igreja da parte de Deus; ensinos extra-bblicos que so obrigatrios para os santos.

A histria da Igreja testemunha a verdade do ensino da Escritura que os milagres e dons extraordinrios eram temporrios. Os milagres cessaram na Igreja por volta de 100 d.C., prximo ao tempo da morte do ltimo apstolo. Por um tempo aps isso, somente os herticos e seitas cismticas alegaram o poder de realizar milagres, e.g., os Montanistas (uma seita do segundo sculo com o nome do seu lder, Montano). medida que o tempo passou, o poder de realizar milagres comeou novamente a ser reivindicado e enfatizado dentro da igreja catlica; mas, significantemente, isso andou de mos dadas com o desvio da igreja da verdade do evangelho. A Igreja Catlica Romana, sem dvida, sempre alegou o poder de realizar milagres e sempre encantou o seu povo com essas maravilhas.

A Igreja purificada da Reforma repudiou expressamente todos os milagres. A Reforma foi confrontada com milagres de dois lados: Roma e os grupos Anabatistas com sua mstica "religio do Esprito". Tanto Roma como os msticos apelavam aos seus milagres como prova que eles eram a verdadeira religio e ridicularizavam a Reforma com sua falta de milagres. Intuitivamente impressionante para o prprio cerne da questo e esse o cerne da questo hoje tambm com respeito ao Pentecostalismo , Lutero chamou o povo de Deus a crer, viver e aderir Palavra de Deus sozinha, mesmo que herticos estivessem produzindo uma tempestade autntica de milagres para seduzi-los a abandonar a verdade. Joo Calvino deu uma explicao mais detalhada da posio Reformada: O fato de exigirem de ns milagres, agem de m f. Ora, no estamos a forjar algum evangelho novo; ao contrrio, retemos aquele mesmo confirmao de cuja verdade servem todos os milagres que outrora operaram assim Cristo como os apstolos. Acima de ns, eles tm isto de singular, que podem confirmar sua f mediante constantes milagres at o presente dia! Contudo, o fato que esto antes a invocar milagres que se p restam a perturbar o esprito doutra sorte inteiramente sereno, a tal ponto so eles ou frvolos e ridculos, ou fteis e falsos! Todavia, nem mesmo se esses alegados milagres fossem mui prodigiosos, certamente que no seriam contra a verdade de Deus, quando importa que o nome de Deus por toda parte e a todo tempo seja santificado, quer atravs de portentos, quer mediante a ordem natural das coisas.

Talvez mais deslumbrante poderia ser esse aparente matiz, no fora que a Escritura nos adverte quanto ao legtimo propsito e uso dos milagres. Ora, os sinais que

acompanharam a pregao dos apstolos, no-lo ensina Marcos [16.20], foram operados para sua confirmao. De igual modo, tambm Lucas narra que o Senhor deu testemunho da palavra de sua graa, quando foram operados sinais e portentos pelas mos dos apstolos [At 14.13] E convm que tenhamos sempre em mente que Satans tem seus milagres, os quais, embora sejam falazes prestidigitaes, antes que genunos prodgios, entretanto so de tal natureza, que podem seduzir os desavisados e simplrios. (Institutas, Carta ao Rei da Frana Francisco I)

As maravilhas do Pentecostalismo, como os milagres de Roma, so fraudulentas. Elas so parte e parcela dos nicos milagres que a Escritura profetiza para os ltimos dias: os sinais e maravilhas dos falsos cristos e falsos profetas que enganariam os prprios eleitos, se isso fosse possvel (Mt. 24:24); o poder, sinais e prodgios de mentira do homem do pecado que enganaro aqueles que no receberam o amor da verdade (2Ts. 2:9-12).

Cuidado! No seja ludibriado pelos milagreiros de hoje! A Igreja Reformada no precisa de milagres. Sua f a doutrina dos apstolos, que a receberam de Jesus. Essa doutrina j foi confirmada por muitos milagres. Ela no precisa de atestao adicional. O nico evangelho que requer novos milagres um novo evangelho. Mas isso no implica que a religio Reformada uma religio sem milagres. O Pentecostalismo gostaria de deixar essa impresso: ele um evangelho com milagres o evangelho pleno, enquanto a f Reformada um evangelho carente de milagres e, portanto, aqum de um evangelho pleno.

Primeiro, o crente Reformado v o poder onipotente de Deus em tudo da criao e em cada aspecto da vida terrena. O surgir dirio do sol, a mudana de estaes, a florescncia de uma simples rosa, a concepo de um beb, a revolta de um terremoto, o levantar e cair de naes, sade e vida, e um pedao de po em minha mesa tudo procedente da obra poderosa, sempre presente e incompreensvel do poder de Deus. O Cristo da nossa f o Senhor soberano que est presentemente sustentando e governando todas as coisas pela Palavra do seu poder, de uma maneira muito maravilhosa (Hb. 1:3).

Segundo, ns Reformados reivindicamos como nosso cada milagre que est registrado nas pginas da Escritura. A noo que algum no tem milagres a menos milagres realizados por ele, ou diante dos seus olhos, tola. O milagre da criao do mundo, o milagre do dilvio, o milagre do fogo de Jeov devorando o sacrifcio de Elias, o milagre da encarnao, o milagre de Pedro ressuscitando Dorcas, e todos os outros milagres so meus, to verdadeiramente como se tivesse experimentado-os, no somente porque foram livramentos da Igreja da qual sou um membro, mas

tambm porque me impressionam, me fazem adorar a Deus, e fortalecem minha f em sua Palavra, tanto quanto se tivesse visto os mesmos com meus prprios olhos. Os crentes Reformados tm uma abundncia de maravilhas na Bblia; qualquer milagre adicional, antes da vinda do Senhor Jesus, seria suprfluo. Terceiro, a Palavra proclamada pela Igreja Reformada constantemente realiza muitos e grandes milagres. Ela ressuscita os mortos espiritualmente; abre os olhos do cego espiritualmente; faz o espiritualmente coxo pular como um cervo; destri a fortaleza de Satans no corao e vida humano (Isaas 35; 2Co. 10:3-6). Pelo poder do Esprito Santo, a verdade efetua o milagre da salvao: f, arrependimento, perdo e santidade. Essas so maravilhas impressionantes, bem maiores, se fssemos inclinados a fazer uma comparao, que milagres de cura fsica, para no mencionar os "milagres" triviais e absurdos to freqentemente ostentados pelo Pentecostalismo. As maravilhas espirituais do evangelho, de fato, so a realidade da qual a cura fsica por Jesus e seus apstolos era um sinal.

No, a Igreja Reformada no uma Igreja destituda de milagres. Mas nosso propsito principal tem sido responder aos argumentos do Pentecostalismo a partir da Escritura, para a sua doutrina do batismo do Esprito Santo e para a sua prtica de milagres, especialmente lnguas. Isso foi feito. Em resposta aos seus apelos Escritura, temos mostrado a partir da Escritura que o Pentecostalismo hertico em sua doutrina de salvao (batismo do Esprito Santo) e fraudulento em seus milagres.

A f Reformada julga o Pentecostalismo como sendo uma religio diferente daquela de Lutero, Calvino e os credos Reformados um abandono fundamental da f uma vez entregue aos santos.

DAVID J.ENGELSMA

Potrebbero piacerti anche