Sei sulla pagina 1di 19

www.kikko.kit.

net

Instrutor: Christian Benardis

1.

HARDWARE 1.1. Conceito So todos os componentes fsicos de um sistema de informtica. Composto de unidades eletrnicas, mecnicas, magnticas e pticas. Perifricos: Todos os dispositivos fsicos existentes no computador que se comunicam com a unidade central de processamento (CPU), atravs destes dispositivos possvel enviar e receber dados do computador. So divididos da seguinte forma. Perifricos de Entrada: So veculos a partir dos quais o computador recebe informaes do meio externo. Esses dispositivos recebem as instrues e os dados fornecidos pelo usurio e os transferem para dentro do micro. Ex: Teclado, mouse, caneta tica, mesa digitalizadora, leitora de cdigo de barras, scanner, web cam. Perifricos de Sada: So os dispositivos atravs dos quais o computador transmite informaes para o meio externo. Ex.: Monitor, Impressora. Perifricos de Entrada e Sada: So dispositivos que tanto recebem dados provenientes da unidade central como os transferem para unidade central de processamento (CPU). Ex: Monitor Touch Screen. CPU (Central Processor Unit ou Unidade Central de Processamento): A unidade central formada pelo microprocessador pela memria principal ou primria e vrios circuitos auxiliares. Costuma-se ser montada em uma mesma placa, comumente chamada de placa me (Motherboard). Nela impera o microprocessador, que acaba dando o nome a toda a mquina. Por exemplo: micro computador Pentium significa um computador cujo micro processador usa um chip Pentium fabricado pela Intel. o microprocessador que executa (roda) um programa, que por sua vez, um conjunto de instrues organizadas e armazenadas de forma coerente na memria que permite ao processador executar uma determinada tarefa. A velocidade com que o computador executa essas tarefas guarda estreita relao com a freqncia indicada (por exemplo: 900 MHz). Assim quanto mais rpida a freqncia do processador, mais depressa ele executar suas tarefas. Porm a velocidade de um computador no depende somente da freqncia do processador, preciso que a memria e os circuitos auxiliares o acompanhem.

1.2.

1.3.

O microprocessador Pentium (que aqui se mostra com uma ampliao de 2,5 vezes) fabricado pela Intel Corporation. Contm mais de trs milhes de transistores, e pode fazer que algumas partes de seus circuitos sejam mais lentas ou se detenham quando no so necessrias.

www.kikko.kit.net 1.4.

Instrutor: Christian Benardis

Memrias: RAM: Sigla de random access memory (memria de acesso aleatrio). Em informtica, memria baseada em semicondutores que pode ser lida e gravada pelo microprocessador ou outros dispositivos de hardware. Normalmente, o termo RAM se refere memria voltil, que no conserva seu contedo quando o computador desligado. Est intimamente ligada velocidade, quanto mais memria RAM mais veloz ser o computador. Tambm conhecida por memria principal. ROM: Sigla de read-only memory (memria somente leitura). Em informtica, memria baseada em semicondutores que contm instrues ou dados que podem ser lidos, mas no modificados. Tem a funo de testar os dispositivos do computador para que o sistema operacional inicie sem problemas. Massa: So dispositivos armazenadores no volteis, ou seja, as informaes no se perdem se houver queda ou corte de energia. Podem ser divididas em duas categorias: magnticas e digitais. Magnticos: Recobertas de um material que possibilita a gravao magntica de dados. Podem ser ainda rgidas ou flexveis. Rgidas: Denominado de Hard Disk ou Winchester ou ainda Disco Rgido o principal elemento armazenador de um computador, isto devido a sua velocidade de acesso e pela alta capacidade de armazenamento, nele que ficam gravados: o sistema operacional, os programas aplicativos e a maioria dos dados do usurio. O HD (Hard Disk) constitudo de uma pilha de discos de metal contida em uma cmara selada sua unidade de disco. O motor do HD faz com que o conjunto de discos gire a uma velocidade elevadssima, cerca de 3600 rpm (rotaes por minuto) e a cabea de leitura e gravao acessa ou grava dados no disco sem encostar-se em sua superfcie. Caso existisse contato as cabeas marcariam a superfcie magntica acarretando a perda de dados e principalmente a destruio imediata da mesma. Hoje em dia o tamanho padro de um HD varia entre 20 GB a 80 GB.

Flexveis: Plano feito de mylar (um filme de polister) recoberto com xido de ferro com partculas minsculas capazes de manter um campo magntico, encapsulado em um envoltrio protetor de plstico. Pouco depois de surgirem os microcomputadores, os disquetes, ou discos flexveis, se tornaram o principal meio de armazenamento de informaes. Neles eram gravados tanto aplicativos quanto trabalhos desenvolvidos a partir destes aplicativos. A unidade possui um eixo que gira o disquete e uma cabea de leitura e gravao que se move para frente e para trs (da borda para o centro e vice-versa), posicionando-se em qualquer ponto da superfcie do disco, permitindo o acesso aos dados de forma direta. Tambm conhecido como disquete 3 (dimetro do disco em polegadas) tem capacidade de armazenar 1,44 MB. Existem tambm dispositivos magnticos de armazenamento em larga escala, amplamente utilizado para cpias de segurana (Backup) nas empresas, so eles, o Zip Drive que tem capacidade entre 100 MB 250 MB e o Jazz Drive que varia entre 1 GB a 2 GB.

Digital ou tico: Ao contrrio dos meios magnticos de armazenamento o CD


(Compact Disk) utiliza um sensor tico para leitura de dados. O advento dos meios digitais se deu no incio dos anos 90 com a popularizao do CD-ROM, dispositivo no qual s era possvel ler os dados no disco. Hoje em dia tornou-se comum o uso de gravadores de CD no microcomputadores, conhecidos como CD-RW (Compact Disk Recordable Writeable) tem capacidade de armazenamento de 650 MB e 700 MB. 1.5. Unidades de Medida Bit - A definio formal de bit : "Um bit um dgito binrio, a menor unidade de informao de um computador. Um bit pode assumir apenas um entre dois valores: 0 e 1."

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

Traduzindo em algo mais palpvel: o processador central do computador (seja ele Intel, AMD, Cyrix, etc.) no fim das contas nada mais que um amontoado de milhes de pequenos transistores. Os transistores so chaves eltricas minsculas, que assumem apenas dois estados: ligado (o circuito est fechado e passa eletricidade); ou desligado (o circuito est aberto e a eletricidade no passa). Quando aplicamos uma corrente eltrica em uma das extremidades do processador, o resultado que sair do outro lado depende do estado de todos os transistores presentes. Mas isto a parte fsica da coisa. necessrio haver uma traduo lgica das correntes eltricas, algo que possa ser interpretado em uma linguagem compreensvel ao ser humano. O bit a representao lgica do estado de um transistor do processador, e isto fica bem bvio pelos valores que ele pode assumir: Bit com valor ZERO: o transistor est desligado, o circuito est aberto. Bit com valor UM: o transistor est ligado, o circuito est fechado. Ento voc pergunta: e da? Da que esta unidade de informao pode representar muitas coisas: um pixel aceso ou apagado para compor uma imagem de um monitor; uma gota de tinta que pode ou no ser espirrada no papel para realizar uma impresso; um nmero, que pode ser convertido em uma letra, que pode fazer parte de uma palavra presente no documento que voc digitou em seu processador de texto (na verdade, so necessrios oito bits para representar um nmero, vindo da o conceito de byte); parte de uma operao aritmtica; e por a vai. Enfim, o bit a menor partcula de informao processada em um computador; a interface entre a parte fsica e a parte lgica da mquina. Byte - A definio formal de byte : "a abreviao de binary term (termo binrio). Um nico byte composto de 8 bits consecutivos capazes de armazenar um nico caractere." Em outras palavras: apesar do bit ser a menor unidade de informao interpretvel pela linguagem do computador, so necessrios 8 deles juntos para que possam exprimir algo interpretvel pela linguagem humana. Cada byte representa um dgito. Um ou mais dgitos representam um nmero. Um ou mais nmeros representam uma letra. Kilo byte (KB) - Equivalente a 1024 bytes. Mega byte (MB) - Equivalente a 1024 Kilo Bytes (KB). Giga byte (GB) - Equivalente a 1024 Mega Bytes (MB) Tera byte (TB) Equivalente a 1024 Giga Bytes (GB) 1.6.
UNIDADE

Equivalncia entre unidade de medida


SMBOLO CORRESPONDNCIA VALOR

1 Kilo byte 1 Mega byte 1 Giga byte 1 Tera byte

1 Kb 1 Mb 1 Gb 1 Tb

210 bites 2 bites 230 bites 2 bites


40 20

1024 Bytes 1024 Kb 1024 Mb 1024 Gb

1.7.

As Geraes dos Computadores Primeira gerao 1945 1959 Segunda gerao 1959 1964 Terceira gerao 1964 1970 Quarta Gerao 1970 Hoje CARACTERSTICAS Uso de vlvulas (esquentavam e queimavam com facilidade) Pesavam muito (toneladas) Uso militar Uso de transistores Maior potncia e confiabilidade Reduo de tamanho e consumo Uso em empresas de grande porte e por militares Uso de circuitos integrados LSI (chip) Mquinas menores, mais poderosas e de baixo custo Uso em empresas de grande e mdio portes Uso de circuitos integrados VLSI (chip menor) Surge o microprocessador computador pessoal IBM/PC Incio da utilizao de disquetes

GERAO

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

Uso domstico Costuma-se especular que a quinta gerao estar ligada ao uso da inteligncia artificial

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

2.

SOFTWARE 2.1. Conceito Conjunto de instrues que coordenam o funcionamento do micro. Sem ele o computador seria completamente intil. Poderamos defini-lo como a parte lgica do computador. Fazendo uma analogia com o corpo humano, poderamos dizer que o hardware seria o corpo fsico, enquanto o software seria o raciocnio e o conhecimento. Tipos de Software Podemos classificar em duas categorias: software bsico e software aplicativo. Software Bsico: o programa que estabelece a interface entre os programas aplicativos e a lgica eletrnica do equipamento em si. , portanto, um programa que estabelece uma ponte entre o hardware e os demais programas, chamada aplicativos, os principais softwares bsicos so os sistemas operacionais, os principais esto descritos abaixo: MS-DOS (Microsoft Disk Operation System): Durante muitos anos foi o sistema operacional mais popular do mundo, em funo, do volume de aplicaes desenvolvidas para aquele ambiente. um sistema que utiliza a digitao direta dos comandos na tela, o chamado sistema de linha de comando. OS-2: Foi desenvolvido para equipamentos 386, mas vem sendo largamente utilizado nos processadores mais modernos, porque utiliza muito bem os recursos do microprocessador, tais como de simular mquinas virtuais, paginao de memria e recursos de segurana. O OS-2 foi concebido tanto para uso domstico como para grandes corporaes; WINDOWS: O advento do Windows mudou completamente a forma de operar a mquina, a facilidade de usar este ambiente de interface grfica, baseado no mouse, foi conseguida com pela reproduo de um ambiente de trabalho. O grande nmero de cones (imagens grficas), menus, janelas e toda uma srie de formas de representar informaes por meio de smbolos variados e coloridos reduziu a necessidade de memorizar dezenas de comandos necessrios ao uso do programa. O windows tem como principais verses: Windows 3.1, Windows 3.11, Windows 95, Windows 98, Windows me, Windows 2000 nt, Windows XP. LINUX: O Linux comeou com a idia de um estudante chamado Linus Torvalds de criar um clone dos sistemas UNIX da poca que eram caros e no rodavam nos computadores 386 que ele tinha em casa. Assim, ele pegou um UNIX educacional chamado Minix e passou a escrever um sistema melhor, o qual ele registrou na licena GPL (General Public License). Essa licena afirma que no se deve fechar o cdigo de qualquer trabalho derivado do programa com essa licena. O nome Linux deriva de Linux = Linus + UNIX. Logo, vrias pessoas tomaram conhecimento dessa iniciativa pela Internet e se entusiasmaram, passando a contribuir com o sistema que hoje totalmente funcional, rpido, barato, atualizado e contando com milhares de aplicativos. Software Aplicativo: Como o prprio nome sugere, aplicativo o programa que atende s necessidades especficas de processamento de dados de cada usurio. todo arquivo executvel que possa rodar sob um sistema operacional. O aplicativo realiza uma tarefa por si s, ou seja, no depende de outros programas para funcionar. Por exemplo, o arquivo winword.exe o Microsoft Word, aplicativo utilizado para edio de textos. Os arquivos de extenso *.doc, por sua vez, so os documentos criados pelo Word, e no realizam uma tarefa por si s. Sendo assim, arquivos *.doc no constituem um aplicativo. Editores de Texto: Programas que do suporte a criao e formatao de textos, podendo tambm inserir objetos grficos como, figuras, caixas de texto, tabelas, etc. Principais editores: Microsoft Word, Lotus Word, Corel Word Perfect. Planilha Eletrnica: Programa de auxilio a clculos em geral, muito usado em contabilidades, possibilita a realizao de operaes complexas de maneira rpida e prtica, podendo tambm gerar grficos, mapas e banco de dados. Principais planilhas: Microsoft Excel, Lotus 1-2-3.

2.2.

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

Banco de Dados: Programas que permitem gerar e manipular dados


armazenados em uma estrutura computacional (tabela), muito utilizados para cadastros em geral, mala direta, etiquetas, etc. Principais Bancos de dados: Microsoft Access, MySql, Lotus Approach. Gerador de Apresentaes: Programa destinado a criao de apresentaes com recursos multimdia (udio, vdeo e animaes) largamente utilizado por instituies acadmicas, professores, palestrantes. Principais geradores: Microsoft Power Point, Macromedia Director, Action. Editores Grficos: Programas ligados criao de artes grficas e manipulao e tratamento de imagens. Principais Editores grficos: Corel Draw, Corel Photopaint, Lotus Freelance Graphics, Adobe Ilustrator, Adobe Photoshop, Paint Shop Pro. Players: Programas destinados a rodar arquivos de udio, vdeo e CDs musicais. Alguns Players podem tambm converter as msicas de um CD em arquivos e assim armazena-los em disco, so chamados de Rippers. Principais Players: Musicmatch Jukebox, Winamp, Real Jukebox, Windows Media Player. Compactadores: Programas utilizados para compactao e quebra de arquivos em volumes para que sejam armazenados em disquetes. Muitos dos aplicativos comerciais integram estes programas para fazer sistema de Backup (cpia de segurana). Principais compactadores: Winzip, Arj, Rar.

2.3.

Programas Especficos Desenvolvidos para atender as necessidades especficas de um tipo de usurio ou de uma empresa, como, por exemplo, um programa para clculo de arrecadao de impostos federais, ou para agendamento de consultas mdicas na rede pblica de sade, ou ainda para sorteios de bingo e aleatorizao de valores para jogos da Caixa Econmica Federal. Shareware Software que distribudo livremente, desde que seja mantido o seu formato original, sem modificaes, e seja dado o devido credito ao seu autor. Normalmente, foi feito para ser testado durante um curto perodo de tempo (perodo de teste/avaliao) e, caso seja utilizado, o usurio tem a obrigao moral de enviar o pagamento ao seu autor. Quando feito o registro, normal receber-se um manual impresso do programa, assim como uma verso melhorada, possibilidade de assistncia tcnica e informaes acerca de novas verses. Arquivo um agrupamento de bits que formam uma unidade lgica que possa ser interpretada pelo processador do PC. Na verdade, os arquivos so tudo que compe o software do computador. O sistema operacional, os aplicativos e os documentos que so manipulados pela mquina so compostos de milhares de arquivos. Cada arquivo definido por um nome e uma extenso. A extenso um cdigo universal que determina o tipo de arquivo em questo. Combinado com o nome identifica exclusivamente o arquivo dentro de um mesmo diretrio. At 1995 (antes do lanamento do Windows 95), todos os arquivos eram obrigados a adotar a notao 8.3. Isto : nome com no mximo oito dgitos e extenso com no mximo trs dgitos, separados por um ponto. Alm disso, no eram permitidos alguns caracteres especiais nem espaos para definir estes componentes. Com o advento do Windows 95, esta notao passou a ser mais flexvel, sendo agora conhecida como 255.8: nomes com at duzentos e cinqenta e cinco caracteres (incluindo espaos) e extenses com at oito caracteres. Alguns tipos de arquivos conhecidos so: .exe: so os arquivos executveis, ou seja, arquivos binrios que executam alguma ao especfica e produzem algum resultado. Exemplos: notepad.exe (bloco de notas), sol.exe (pacincia), deltree.exe (executvel do DOS utilizado para excluir diretrios). .com: tm a mesma funo dos arquivos .exe, mas ficam carregados diretamente na memria durante todo o tempo em que o computador estiver ligado. Exemplos:

2.4.

2.5.

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

command.com (interpretador de linha de comando do DOS; praticamente o DOS em si), win.com (ncleo do Windows). .txt: ao contrrio dos dois tipos de arquivos acima, os arquivos-texto no so compostos por nmeros binrios, e sim por caracteres ASCII. Sendo assim, eles no executam nenhuma ao, servem apenas para armazenar dados. .bat: os arquivos de lote nada mais so que arquivos-texto que contm uma srie de comandos DOS em seqncia. Seria uma forma "primitiva" de programao, uma maneira de automatizar operaes para facilitar a vida do usurio. Uma exceo concedida ao arquivo AUTOEXEC.BAT, particularmente importante para PCs que utilizem DOS e Windows 3.x. Este arquivo de lote necessrio para que o sistema operacional funcione corretamente, uma vez que ele executa uma srie de operaes essenciais na inicializao do computador: carregar drivers de configurao de teclado e vdeo, carregar TSRs (programas residentes na memria, como anti-vrus ou compactadores de disco rgido), definir variveis de ambiente, etc. .dll: sigla em ingls para dynamic link library, ou biblioteca de vnculo dinmico. Imagine este arquivo como sendo um "pedao" de um arquivo executvel. A maioria dos aplicativos escritos para Windows executam algumas funes comuns, como abrir e salvar arquivos, configurar impressoras, gerenciar cores do vdeo, tocar sons, etc. Se cada aplicativo abrigasse tais funes em seu prprio arquivo executvel, o tamanho de tal arquivo seria enorme, o que consumiria rapidamente o espao disponvel no HD, alm de tornar penoso o processo de instalao do mesmo em outros micros. Convencionou-se ento de "quebrar" o executvel em vrias partes menores, e as partes que executassem funes comuns seriam armazenadas num diretrio acessvel a todos os aplicativos. Tais partes foram ento chamadas de dlls, e o diretrio comum aos aplicativos conhecido como \WINDOWS\SYSTEM. O prprio Windows j oferece uma grande quantidade de dlls com vrias funes teis, simplificando a vida do programador, padronizando o sistema e diminuindo o tamanho final do aplicativo. 2.6. Pasta Nome dado aos diretrios nos computadores Macintosh e PCs com Windows 95 ou posterior. Uma pasta serve para agrupar arquivos de um mesmo tipo ou programas.

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

3.

INTERNET 3.1. Conceito Internet, interconexo de redes de informtica que permite aos computadores conectados comunicar-se diretamente. O termo refere-se a uma interconexo em particular, de carter planetrio e aberto ao pblico, que conecta redes de informtica de organismos oficiais, educativos e empresariais. Tambm existem sistemas de redes menores (Intranet) geralmente para o uso de uma nica organizao. A precursora da Internet nos anos 80 e incio dos 90 chamava-se BBS - Bulletin Board System. Um computador ou vrios que permitiam que os usurios se conectassem a ele atravs de uma linha telefnica, normalmente trocavam mensagens, fotos, programas, etc. Ao contrrio da Internet as BBSs no tinham ambiente grfico, usavam recursos de linha de comando. 3.2. Como funciona a Internet Internet um conjunto de redes locais conectadas entre si atravs de um computador especial para cada rede, conhecido como gateway. A interconexo entre gateways se efetua atravs de diversas vias de comunicao, entre as quais figuram linhas telefnicas, fibras pticas e enlaces por rdio. Podem juntar-se s redes adicionais conectando novas portas. A informao que deve ser enviada a uma mquina remota etiquetada com o endereo computadorizado da dita mquina. Os distintos tipos de servio proporcionados pela Internet utilizam diferentes formatos de endereo na Internet. As redes situadas fora dos Estados Unidos utilizam sufixos que indicam o pas, por exemplo, (.br) para Brasil ou (.ar) para Argentina. Dentro dos Estados Unidos, o sufixo anterior especifica o tipo de organizao a que pertence a rede de informtica em questo, que, por exemplo, pode ser uma instituio educativa (.edu), um centro militar (.mil), um rgo do Governo (.gov) ou uma organizao nogovernamental (.org). Uma vez endereada, a informao sai de sua rede de origem atravs da porta. Dali encaminhada de porta em porta at que chegue rede local que contm a mquina de destino. A Internet no tem um controle central, isto , nenhum computador individual que dirija o fluxo de informao. Isto diferencia a Internet e aos sistemas de redes semelhantes de outros tipos de servios de informtica de rede como CompuServe, Amrica Online (AOL), Universo Online (UOL) ou Microsoft Network. 3.3. Site Computador que publica documentos (denominados pginas) na World Wide Web. Um site na Web mantm em execuo um programa chamado servidor de pginas na Web, que processa os pedidos de informaes, feitos ao site. 3.4. Home Page a primeira, ou a principal, de uma srie de pginas que compem um site. Cada site pode ter um nmero de pginas, e a home page funciona como o ndice de um livro ou a capa de uma revista. Atravs dela, o visitante pode procurar as pginas que correspondem ao assunto que lhes despertou o interesse.

www.kikko.kit.net 3.5. Hiperlinks

Instrutor: Christian Benardis

So trechos de texto, ou imagens, preparados para conectar outra pgina, ou outro ponto da pgina que est sendo vista (ncora). Quando o link tem a forma de texto, geralmente aparece sublinhado e em cor diferente do restante do texto. Quando esse link j foi usado, ou a pgina indicada j foi visitada, o texto sublinhado tem sua cor mudada. 3.6. www World Wide Web. Sistema de hipermdia desenvolvido por Timothy Berners-Lee, em 1990, no CERN, a mais importante aplicao da Internet. O termo usado em geral como sinnimo de Internet; mas numa definio rgida, refere-se s aplicaes da Rede que usam o HTTP, protocolo de transferncia de hipertexto (baseado na linguagem HTML). Na prtica, isso exclui a maior parte das aplicaes de e-mail, de FTP (protocolo de transmisso de arquivos) e a Usenet, por exemplo. URL Sigla de Universal Resource Locator, mtodo de identificao de documentos ou lugares na Internet, que se utiliza principalmente na World Wide Web (WWW). Consiste em uma cadeia de caracteres que identifica o tipo de documento, o computador, o diretrio e os subdiretrios no qual se encontra o documento e seu nome. Por exemplo, o URL da home page do Museu Histrico Nacional http://www.visualnet.com.br/mhn/. 3.8. Modem Modulador Demodulador. Dispositivo que permite ligar um computador linha telefnica, para assim estar apto a comunicar com outros. Muitos dos modems so tambm capazes de realizar funes de fax. A sua aplicao mais importante ser porventura a ligao Internet (atravs de um provedor de acesso). Download & Upload Uma conexo com a Internet um caminho de duas vias: na maior parte do tempo recebemos informaes da Web (como por exemplo, ao acessar uma home-page), mas tambm enviamos informaes, toda vez que clicamos em um link, ou preenchemos um formulrio de cadastro, ou enviamos um e-mail. O ato de navegar pela via desta "estrada digital" na qual ENVIAMOS informaes conhecido como UPLOAD. O caminho inverso, ou seja, o ato de RECEBER informaes vindas da Web (seja acessando um site, recebendo e-mails ou copiando um arquivo para nosso disco rgido) conhecido como DOWNLOAD. 3.10. O protocolo da Internet (TCP-IP) O protocolo da Internet (IP) o suporte lgico bsico empregado para controlar o sistema de redes. Este protocolo especifica como os computadores encaminham a informao desde o computador emissor at o computador receptor. Outro protocolo denominado Protocolo de Controle de Transmisso (TCP) comprova se a informao chegou ao computador de destino e, caso contrrio, faz com que seja novamente remetida. O Protocolo da Internet (IP) e o Protocolo de Controle de Transmisso (TCP) foram desenvolvidos em 1973 pelo norte-americano Vinton Cerf como parte de um projeto patrocinado pela Agncia de Programas Avanados de Investigao (ARPA, siglas em ingls) do Departamento de Defesa dos Estados Unidos. A Internet comeou como uma rede de informtica (chamada ARPAnet) que conectava redes de computadores de

3.7.

3.9.

10

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

vrias universidades e laboratrios de pesquisa nos Estados Unidos. World Wide Web foi desenvolvida em 1989 pelo britnico Timothy Berners-Lee para o Centro Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN, sigla em francs). 3.11. Aplicativos e Ferramentas relacionados Internet 3.11.1. Navegadores Conhecidos como browsers, os navegadores permitem visitar as pginas (Home Pages) da Internet, efetuar busca em site de pesquisa, baixar arquivos, servem tambm bater papo em salas de chat, ouvir msica, entre outras atividades. Mosaic foi o primeiro programa (browser) para o WWW concebido pela NCSA (EUA). Com ele a web tomou um grande impulso, pois foi a primeira ferramenta que permitia visualizar a informao da Internet, e utiliza-la, de forma grfica e atraente. Atualmente o navegador mais utilizado o Internet Explorer. Um navegador gratuito que conquistou a liderana na guerra dos browser por estar enraizado ao sistema operacional Microsoft Windows. Esta guerra tinha como lder o navegador Netscape Navigator, que no conseguiu acompanhar a evoluo da Internet e cedeu a liderana para o navegador da Microsoft. Correndo por fora dessa briga podemos encontrar o navegador Opera, uma alternativa com menos recursos e opes que os demais navegadores. 3.11.2. E-Mail (Correio Eletrnico) So programas destinados a troca de mensagens eletrnicas, podendo tambm gerenciar grupos de usurios, enviar arquivos anexados (multimdia ou no), determinar prioridades no envio de mensagens, organizar um catlogo de endereos, realizar mala direta, etc. O programa mais usado hoje em dia o Outlook Express da Microsoft, assim com o Internet Explorer, ele j est enraizado ao sistema operacional Windows. Para enviar um e-mail utiliza-se o protocolo SMTP (Simple Mail Transfer Protocol) e para receber utiliza-se o protocolo POP (Post Office Protocol). O precursor foi o Eudora. Existe hoje em dia uma infinidade de programas, porm as fatias mais significativas esto divididas entre: Outlook Express, Lotus Notes, Netscape Comunicator e Eudora. Existe tambm o Web Mail, sistema que no necessita de um aplicativo especfico instalado na mquina, todo o processo executado via browser. A grande vantagem est no fato que o usurio pode acessar a sua conta de qualquer computador com acesso a Internet em qualquer parte do mundo. O endereamento tem a forma: billgates@microsoft.com 3.11.3. CHAT Bate-papo online, utilizando canais de IRC (Internet Relay Chat) ou programas da World Wide Web. 3.11.4. FTP Sigla de File Transfer Protocol, protocolo de transferncia de arquivos que se utiliza na Internet e outras redes para transmitir arquivos. O endereamento do tipo: ftp://servidor/caminho/nomedoarquivo. Os principais programas de FTP so: Get Right, CuteFtp, WsFtp, Download Acelerator. 3.11.5. HTTP Sigla de Hypertext Transport Protocol. o protocolo que define como que dois programas/servidores devem interagir, de maneira a transferirem entre si comandos ou informaes relativos a WWW.

11

www.kikko.kit.net 3.11.6. HTML

Instrutor: Christian Benardis

Sigla de Hypertext Markup Language, linguagem de marcas de hipertexto. Formato padro de documentos de texto que se utiliza desde 1989 na World Wide Web (WWW). Em um documento HTML existem marcas que indicam os atributos do texto (negrito, centralizado). Outras indicam como responder a eventos gerados pelo usurio. A marca mais importante o vnculo (hyperlink), que pode conter a URL de outro documento. O software que permite consultar documentos na World Wide Web chama-se navegador da Web. A vantagem deste formato que, ao ser um padro aceito, qualquer um pode construir um navegador. Alm disso, a maioria dos lugares na Web segue este padro fcil de implementar, pelo que o crescimento da WWW tem sido exponencial. HTML evolui porque se criam novas marcaes acompanhadas de navegadores capazes de interpret-las. 3.11.7. Listas e Fruns So servios que permitem a troca de informaes, de carter pblico, entre os usurios da rede. As listas usam o correio eletrnico (E-Mail) para receber e distribuir mensagens aos seus assinantes. Cada lista trata de um tema especfico. O assinante pode assim participar das discusses, conhecer a opinio dos outros participantes e receber notcias relacionadas ao tema de interesse. Um exemplo a lista mantida pela Rede Brasileira de Informao e Documentao sobre a infncia e adolescncia, cujo endereo reblist@rebidia.org.br. 3.11.8. Grupos de Discusso ou Newsgroups um pouco diferente das listas. As mensagens, agrupadas por tema, so guardadas em servidores (a principal rede a Usenet), e podem ser pesquisadas e selecionadas para leitura. O endereamento tem a forma: news:nomedoforum. 3.11.9. IRC Sigla de Internet Relay Chat. um sistema que permite a interao de vrios usurios ao mesmo tempo, divididos por grupos de discusso. Ao contrario dos newsgroups essa discusso feita em tempo real. Os usurios deste sistema podem entrar num grupo j existente ou criar o seu prprio grupo. Conhecido tambm como bate papo. 3.11.10. Mensagens Instantneas So programas similares aos de E-mail, a diferena bsica a tecnologia PtP (peer to peer ou ponto a ponto), os programas de mensagem instantnea utilizam um servidor central somente para notificar o usurio de que seu amigo X conectou-se Internet. A partir da o usurio pode ter uma conexo remota, ou seja, sem a interferncia do servidor. Possibilita o envio instantneo de mensagens, arquivos, permite a consulta no banco de dados dos usurios do sistema. O ICQ o principal programa do gnero. 3.11.11. Busca e Pesquisa na Internet Os servios de busca e pesquisa na Internet divididos em Busca Indexada, Busca por Diretrio, Busca Regional e Servios Especiais. No entanto, comum que cada servio oferea mais de uma opo, freqentemente busca indexada e por diretrio.

12

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis Busca Indexada: geralmente usa-se uma palavra chave para efetuar a busca, podendo tambm usar operadores booleanos para filtragem das informaes. Exemplos: http://www.altavista.com.br http://www.google.com http://www.radaruol.com.br Busca por Diretrio: As informaes so dispostas em categorias. Os servios baseados em diretrios oferecem quase sempre uma opo de busca indexada. http:/www.yahoo.com.br http://www.aonde.com.br Busca Regional: Os servios de busca regional se dedicam a registrar pginas de um determinado pas ou regio http://www.aeiou.pt (Portugal) http://www.cade.com.br (Brasil) http://mexico.web.com.mx (Mxico) Servios Especiais: So mecanismos de busca especfica. Servios para localizar imagens, msicas, programas, endereos de E-mail, etc. http://www.download.com (software) http://www.audiogalaxy.com (msica em formato MP3)

Modelo funcional da www (World Wide Web)

13

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

4.

REDES 4.1. Conceito Mecanismo atravs do qual os computadores podem se comunicar e/ou compartilhar hardware ou software. A tecnologia disponvel permite que um usurio se ligue a um computador central, a qualquer distncia, atravs de sistema de comunicao de dados, que consiste em estaes, canais, equipamentos de comunicao e programas especficos que unem os vrios elementos do sistema, basicamente as estaes, a um computador central. Topologias A topologia de uma rede depende do projeto das operaes, da confiabilidade e do seu custo operacional. Ao se planejar uma rede, muitos fatores devem ser considerados, mas o tipo de participao dos nodos um dos mais importantes. Um nodo pode ser fonte ou usurio de recursos, ou uma combinao de ambos. Anel - Uma rede em anel consiste de estaes conectadas atravs de um caminho fechado. Nesta configurao, muitas das estaes remotas ao anel no se comunicam diretamente com o computador central. Redes em anel so capazes de transmitir e receber dados em qualquer direo, mas as configuraes mais usuais so unidirecionais, de forma a tornar menos sofisticado os protocolos de comunicao que asseguram a entrega da mensagem corretamente e em seqncia ao destino. Quando uma mensagem enviada por um modo, ela entra no anel e circula at ser retirada pelo n destino, ou ento at voltar ao n fonte, dependendo do protocolo empregado. O ltimo procedimento mais desejvel porque permite o envio simultneo de um pacote para mltiplas estaes. Outra vantagem a de permitir a determinadas estaes receber pacotes enviados por qualquer outra estao da rede, independentemente de qual seja o n destino. Os maiores problemas desta topologia so relativos a sua pouca tolerncia a falhas. Qualquer que seja o controle de acesso empregado, ele pode ser perdido por problemas de falha e pode ser difcil determinar com certeza se este controle foi perdido ou decidir qual n deve recri-lo. Erro de transmisso e processamento podem fazer com que uma mensagem continue eternamente a circular no anel. A utilizao de uma estao monitora contornar estes problemas. Outras funes desta estao seriam: iniciar o anel, enviar pacotes de teste e diagnstico e outras tarefas de manuteno. A estao monitora pode ser dedicada ou uma outra que assuma em determinado tempo essas funes. Esta configurao requer que cada nodo seja capaz de remover seletivamente mensagens da rede ou pass-las adiante para o prximo n. Nas redes unidirecionais, se uma linha entre dois nodos cair, todo sistema sai do ar at que o problema seja resolvido. Se a rede for bidirecional, nenhum ficar inacessvel, j que poder ser atingido pelo outro lado. Barra - Nesta configurao todos os nodos (estaes) se ligam ao mesmo meio de transmisso. A barra geralmente compartilhada em tempo e freqncia, permitindo transmisso de informao. Nas redes em barra comum, cada n conectado barra pode ouvir todas as informaes transmitidas. Esta caracterstica facilita as aplicaes com mensagens do tipo difuso (para mltiplas estaes). Existe uma variedade de mecanismos para o controle de acesso barra pode ser centralizado ou descentralizado. A tcnica adotada para acesso rede a multiplexao no tempo. Em controle centralizado, o direito de acesso determinado por uma estao especial da rede. Em um ambiente de controle descentralizado, a responsabilidade de acesso distribuda entre todos os nodos. Nas topologias em barra, as falhas no causam a parada total do sistema. Relgios de preveno (watch-dos-timer) em cada transmissor devem detectar e desconectar o nodo que falha no momento da transmisso. O desempenho de um sistema em barra comum determinado pelo meio de transmisso, nmero de nodos conectados, controle de acesso, tipo de trfego entre outros fatores. O tempo de resposta pode ser altamente dependente do protocolo de acesso utilizado.

4.2.

14

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

Estrela - Neste tipo de rede, todos os usurios comunicam-se com um nodo central, tem o controle supervisor do sistema, chamado host. Atravs do host os usurios podem se comunicar entre si e com processadores remotos ou terminais. No segundo caso, o host funciona como um comutador de mensagens para passar os dados entre eles. O arranjo em estrela a melhor escolha se o padro de comunicao da rede for de um conjunto de estaes secundrias que se comunicam com o nodo central. As situaes onde isto mais acontece so aquelas em que o nodo central est restrito s funes de gerente das comunicaes e a operaes de diagnsticos. O gerenciamento das comunicaes por este n central pode ser por chaveamento de pacotes ou de circuitos. O nodo central pode realizar outras funes alm das de chaveamento e processamento normal. Por exemplo, pode compatibilizar a velocidade de comunicao entre o transmissor e o receptor. Se o protocolo dos dispositivos fonte e destino utilizarem diferentes protocolos, o n central pode atuar como um conversor, permitindo duas redes de fabricantes diferentes se comunicar. No caso de ocorrer falha em uma estao ou no elo de ligao com o nodo central, apenas esta estao fica fora de operao. Entretanto, se uma falha ocorrer no nodo central, todo o sistema pode ficar fora do ar. A soluo deste problema seria a redundncia, mas isto acarreta um aumento considervel dos custos. A expanso de uma rede deste tipo de rede s pode ser feita at um certo limite imposto pelo nodo central: em termos de capacidade de chaveamento, nmero de circuitos concorrentes que podem ser gerenciados e nmero de ns que podem ser servidos. O desempenho obtido numa rede em estrela depende da quantidade de tempo requerido pelo nodo central para processar e encaminhar mensagens, e da carga de trfego de conexo, ou seja, limitado pela capacidade de processamento do nodo central. Esta configurao facilita o controle da rede e a maioria dos sistemas de computao com funes de comunicao possuem um software que implementa esta configurao.

Tipos de Topologia Estrela Anel (Token Ring) Barramento

Pontos Positivos mais tolerante a falhas Fcil de instalar usurios Monitoramento centralizado Razoavelmente fcil de instalar Requer menos cabos Desempenho uniforme Simples e fcil de instalar Requer menos cabos Fcil de entender

Pontos Negativos Custo de Instalao maior porque recebe mais cabos Se uma estao para todas param Os problemas so difceis de isolar. A rede fica mais lenta em perodos de uso intenso. Os problemas so difceis de isolar.

15

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

4.3.

Rede Local (LAN Local Area Network) Formada por um grupo de computadores, podendo incluir ou no perifricos, que so conectados entre si dentro de uma rea. Cada estao est ligada entre si atravs de cabeamento a uma unidade de controle central, que administra o trfego das informaes locais.

4.4.

Rede Remota Dependendo do porte da empresa, necessrio usar uma ligao com tecnologia remota, pois as estaes se encontram distantes do equipamento central e, portanto, no podem se ligar a ele atravs de cabo.

16

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

5.

INTRANET 5.1. Intranet, a Internet Corporativa. INTRANET: Conjunto de redes internas de uma organizao, que usa a internet para estabelecer contato umas com as outras. O termo Intranet tem pouco de vida, mas ganha adeptos mais rapidamente que sua irm mais velha a Internet, so usurios especiais: as Corporaes. A Internet a novidade mais til, consistente e acessvel que a informtica nos trs. So milhes de computadores interligados em todo o mundo, o acesso fcil e imediato, as informaes se apresentam de forma grfica, agradvel. Qualquer pessoa ou empresa pode buscar e fornecer informaes via Internet. Pode-se dizer que uma empresa poder dispor seus dados na Internet pelo mesmo custo e com a mesma qualidade que uma pessoa qualquer, bom, e barato. Grandes corporaes j constataram como vale a pena! Atualmente, quem acessa a Internet, conhece o seu lado popular, sites sobre lazer, shopping, cultura, etc... As Intranets tm a ver com os sistemas corporativos de informaes, que tambm podem ser acessados via Internet. As empresas descobriram que podem criar redes como a Internet, porm privadas, as Intranets, que cumprem o papel de conectar entre si filiais, departamentos, fornecedores, clientes, etc, mesclando (com segurana) as suas redes particulares de informao com a estrutura de comunicaes da Internet. As oportunidades de modernizao operacional so incontveis. Re-engenharias parte, natural que as remodelagens mais sensacionais passem a acontecer daqui para frente. 6. SEGURANA Introduo O computador vem se tornando uma ferramenta cada vez mais importante para comunicao. Isso ocorre porque eles, independentemente de marca, modelo, tipo e tamanho tm uma linguagem comum: o sistema binrio. Pouco a pouco, percebeu-se que era fcil trocar informaes entre computadores. Primeiro, de um para outro. Depois, com a formao de redes, at o surgimento da Internet, que hoje pode interligar computadores de todo o planeta. Senhas Mas, qualquer usurio da Internet pode acessar uma conta de e-mail utilizando qualquer computador espalhado pelo mundo. Desde que, ele saiba o User Name e a senha. A senha nunca deve ter letras que completem uma palavra (exemplo: "morango"), tambm no pode ser seu nome ao contrrio, data de nascimento, nmero de telefone. Isso torna fcil algum invadir uma conta de e-mail para receber as mensagens. Ao cadastrar sua senha procure misturar nmeros com letras maisculas e minsculas. Arquivos Anexados Para quem recebe diversos e-mails por dia certos cuidados precisam ser tomados. Por exemplo: no abrir arquivo anexo sem verificar o tipo, ou seja, sua extenso. O vrus ILOVEYOU se espalhou por mquinas de todo o mundo, danificando vrios arquivos (MP3, JPG, entre outros), alm de apossar do catlogo de endereos do Outlook Express para enviar arquivos infectados para todos os destinatrios. Portanto bom verificar com um antivrus atualizado se o arquivo anexado est infectado.

17

www.kikko.kit.net Cookies

Instrutor: Christian Benardis

Cookies so arquivos de texto enviados pelos sites, que registram informaes sobre as pginas que voc visita na Internet. Voc j deve ter visto em uma pgina da Internet a seguinte frase: Seja bem-vindo fulano de tal. Simplesmente o servidor registrou sua primeira visita enviado um cookie para voc, logicamente este servidor seu provedor de acesso ou algum site onde voc preencheu algum formulrio. Voc pode encontrar todos os Cookies que foram enviados para voc no endereo C:\Windows\Cookies. Voc pode apaga-los sem nenhum problema ou configurar seu navegador para no aceitar os cookies. Vrus e Antivrus Vrus - so programas de computador desenvolvidos por pessoas desocupadas e malintencionadas com o "simples" objetivo de destruir toda a informao contida em seu computador. Este tipo de programa foi batizado assim, pois, como seu correspondente biolgico, o vrus de computador: Multiplica-se: um nico programa destes pode contaminar de um a TODOS os arquivos de seu PC. Entende-se por contaminar o ato de reescrever o contedo de um arquivo no seu nvel mais elementar (os bits), causando mau funcionamento ou alterando sua funo inicial; Precisa de um hospedeiro: o PC com seus milhares de arquivos um prato cheio para a contaminao dos vrus; Atacam em situaes pr-determinadas: alguns vrus entram em ao imediatamente aps instalarem-se no computador; outros, no entanto, ficam em estado ocioso aguardando a ocorrncia de um determinado evento gerado pelo sistema para atacar. o caso do famigerado "Sexta Feira 13", que s contaminava o PC se o calendrio interno indicasse que a mquina havia sido ligada em uma sexta-feira e no dia 13 de qualquer ms e ano; Procura se esconder: muitos vrus so disfarados em arquivos comuns, sendo impossvel detect-los simplesmente vasculhando os arquivos do PC. Alm disso, alguns vm com nomes atraentes, como "Carta de amor.txt", "Feiticeira Nua.jpg", etc. Os primeiros vrus eram criados na forma de arquivos executveis (*.exe ou *.com). Hoje em dia, encontramos tambm vrus na forma de macros do Microsoft Word ou Excel, rotinas em JScript ou VBScript (*.js ou *.vbs) e tambm como outros programas classificados de Cavalos-de-Tria, que se instalam em seu PC e permitem a invaso (monitoramento ou controle) por hackers atravs da Internet. Antigamente, as nicas maneiras de ter o seu computador contaminado por um vrus eram atravs de disquetes ou troca de arquivos via rede local. Hoje em dia, a principal responsvel pela disseminao destes programas destruidores a Internet, principalmente atravs da troca de e-mails. O vrus de computador uma espcie de praga em franca expanso, e enquanto existirem pessoas mal-intencionadas com conhecimentos de computao, nunca poder ser eliminada. Mas possvel se prevenir. Veja como: Sempre mantenha em seu computador as verses mais atualizadas dos melhores programas antivrus do mercado. No momento, o Norton AntiVirus da Symantec o McAfee VirusScan da Network Associates Technology so imbatveis; Nunca abra arquivos anexos a e-mails recebidos de pessoas que voc no conhece. Evite sequer ler seu contedo, excluindo-os imediatamente. Mesmo os disquetes ou e-mails recebidos de amigos devem ser vasculhados pelos antivrus. Se o computador de seu colega no possuir um destes, ele pode estar contaminado e no sabe. No possua um comportamento "promscuo", evitando instalar todo programa que passe pelas suas mos ou acessando sites suspeitos pela Internet. Finalmente (esta para usurios avanados que utilizem Windows 95, 98, ME, NT ou 2000): desative a opo "Ocultar extenses de tipos de arquivos registrados (ou conhecidos)" em "Opes de Pasta" do Windows Explorer. Se algum dos arquivos anexos a e-mails que voc receber apresentarem as extenses *.exe, *.com, *.js ou *.vbs, excluaos imediatamente!

18

www.kikko.kit.net

Instrutor: Christian Benardis

Backup Cpia de segurana de arquivos, geralmente mantida em disquetes, fitas magnticas ou CD-R, que permitem o resgate de informaes importantes ou programas em caso de falha do disco rgido. A maioria dos aplicativos comercial conta com uma rotina prpria de cpias de segurana, porm no prprio Windows existe o Microsoft Backup. Este termo denomina equipamentos de reserva usados na substituio de outros com problemas. Firewall Mecanismo de defesa cuja funo bsica a de restringir o fluxo de dados entre duas redes. Atua como uma barreira entre duas redes. Permite que usurios internos acessem facilmente o mundo externo. Pode-se tambm bloquear a entrada e sada de pacotes. Concentra os problemas em um nico ponto.

19

Potrebbero piacerti anche