Sei sulla pagina 1di 19

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

Edmar Henrique Dairell Davi

Qualquer maneira de amor vale a pena. Qualquer maneira de amor vale amar. (Milton Nascimento/Caetano Veloso)

Resumo: Este artigo tem por objetivo discutir a violncia contra homossexuais e seus desdobramentos na Cultura Ocidental. Assim, analisando as concepes histricas em torno da homossexualidade, observamos que o dio contra esta prtica se assentou e ainda permanece embasado em trs justificativas: a dominao masculina e o ideal de virilidade, o dogma da sexualidade voltado para a reproduo, que norteia os ditames morais das diversas religies humanas ocidentais, e a heterossexualidade como norma sexual natural. Consideramos que tais libis ainda dificultam a promoo de debates sobre os direitos de gays e lsbicas e emperram a busca por uma democracia sexual. Palavras-chave: Cultura; homossexualidade; violncia.

Edmar Henrique Dairell Davi. Psiclogo, mestre em Histria pela Universidade Federal de Uberlndia, membro do Ncleo de Estudos de Gnero e Pesquisa sobre a Mulher NEGUEM/UFU e professor na Escola Superior de Administrao, Marketing e Comunicao ESAMC e da Uniminas.

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

119

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

Abstract: This paper has the objective to discuss violence against homosexual people and its implication in the Western culture. Analyzing the historical conceptions about homosexuality, one can observe that hatred against this practice took place and still exists based on three reasons: male dominance and the ideal of virility, the sexuality dogma directed for reproduction what leads to moral rules of several human occidental religions, and heterosexuality as a natural sexual norm. We consider that such alibi still hinder a promotion of debates about gay and lesbian rights and halt the search for a sexual democracy. Keywords: Culture; homosexuality; violence.

No devemos esquecer que na Conferncia Mundial contra o Racismo, a Discriminao Racial, a Xenofobia e a Intolerncia realizada em Durban, frica do Sul, no ano de 2001, coube aos pases islmicos, juntamente com o Estado do Vaticano, tentar barrar a aprovao de quaisquer recomendaes de promoo da condio de homossexuais, das mulheres e mesmo de crianas. Apud. SILVA, F.C.T. Falando sobre intolerncia. In: F RIDMAN , L.C. (Org.) Poltica e Cultura Sculo XXI. Rio de Janeiro: Relume-Dumar: ALERJ, 2002. MOTT, L. Os homossexuais: as vtimas principais da violncia. In: VELHO, G. e ALVITO, M. (Orgs.) Cidadania e Violncia. Rio de Janeiro: UFRJ/FGV, 1996, p. 99-146.

A homofobia, ou dio contra homossexuais, foi, e permanece, sustentada em nossa cultura por trs libis ou justificativas: a dominao masculina e o ideal de virilidade, o dogma da sexualidade voltada para a reproduo, que embasa os ditames morais das religies Ocidentais, e a heterossexualidade como norma sexual. Sendo que, agindo em determinados contextos de forma separada, a discriminao anti-gay fomentada pela combinao destes ingredientes em quantidades diferentes e maneiras diversas. Considerando ainda que vivemos em uma cultura onde a violncia perpassa as relaes sociais e as arbitrariedades se diluem no cotidiano, nunca demasiada a discusso sobre as formas de intolerncia1. Observase nos jornais que gays, lsbicas e travestis so os alvos preferenciais de uma sociedade injusta que pratica o deboche, o escrnio e o ostracismo como forma de excluir e de no reconhecer o diferente2. A palavra veado foi estabelecida como principal modo de diminuir ou atacar outras pessoas. Assim, necessrio rever a histria da homofobia, analisar os fragmentos que permaneceram e as marcas que ela deixou.

120

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

Dominao masculina e homofobia


O culto da masculinidade uma caracterstica que pode ser observada em diversas culturas. O controle dos homens sobre outros segmentos sociais, como as mulheres, as crianas, os (as) adolescentes e os (as) idosos (as), constitui um pressuposto da dominao dos machos adultos. As sociedades ocidentais ao longo da Histria autorizaram, ou pelo menos toleraram, que os chefes ou patriarcas punissem aqueles (as) que transgrediam as normas determinadas pelos valores masculinos. Assim, ocorreu com as mulheres que se negaram a ser me, com as pessoas que preferiram outras do mesmo sexo e abdicaram dos papis socialmente determinados3. Mas nem sempre a masculinidade esteve separada do homoerotismo. Para algumas culturas antigas o contato afetivo entre homens favorecia a bravura no campo de batalha. Em outros casos, a relao entre um adulto e um adolescente consistia num rito de passagem ou de aprendizagem. Assim, ocorreu dentre os gregos na Antiguidade. A pederastia grega se desenvolveu em Atenas, entre o erastes, professor-tutor, e o eromenos, que se integraria classe adulta aps o perodo de iniciao4. Em outras cidades-estado, como Esparta, o homoerotismo e a bravura militar estavam associados intimamente. Acreditava-se que guerreiros apaixonados lutariam com mais vigor para defender seus pares. Assim, o que impressiona muitos (as) estudiosos (as) no a existncia da homossexualidade nas sociedades gregas, mas seu estatuto privilegiado, em grande parte mais valorizado que o contato com mulheres, pelo menos em certos perodos e certos meios. A ligao entre homossexualidade e masculinidade no existia sem restries ou regras na Antiguidade. Um cidado adulto no deveria ser passivo nas relaes com outros homens e a efeminao se tornava constantemente rejeitada. O que ocorria nessas socie-

As mulheres que buscavam emancipar-se da dominao masculina, modificando at mesmo as posies sexuais, foram consideradas bruxas ou feiticeiras e assim, condenadas fogueira durante a Idade Mdia ou tratadas como loucas. Para uma leitura mais aprofundada ver: DAVIS, N. Z. As mulheres por cima. In: ______. Culturas do povo. Sociedade e Cultura no incio da Frana Moderna. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. e MICHELET, J. A Feiticeira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1992. DOVER, K. A Homossexualidade na Grcia Antiga. So Paulo: Nova Alexandria, 1994; FOUCAULT, M. Histria da Sexualidade II: o uso dos prazeres. 5 ed., Rio de Janeiro: Graal, 1988; BREMMER, J. (Org.). De Safo a Sade. Momentos na histria da sexualidade. Campinas: Papirus, 1995.

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

121

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

dades era a assimilao da virilidade ao poder de comando, de domnio. Homens passivos ou efeminados eram considerados submissos e fracos, pois transgrediam as caractersticas do verdadeiro macho. Na Roma Antiga estas construes, que envolveram os papis sexuais na Grcia, tambm se fizeram presentes. Contudo, os cidados romanos substituram os efebos, observados dentre os gregos, pelos escravos jovens que serviam aos desejos de seus senhores.
Nesse mundo no se classificavam as condutas de acordo com o sexo, amor pelas mulheres ou pelos homens, e sim em atividade e passividade: ser ativo ser msculo, seja qual for o sexo do parceiro chamado passivo. Ter prazer de modo viril, ou dar prazer servilmente, tudo est nesse ponto.5

V EYNE , P. A homossexualidade em Roma. In: ARIS, P. e BEJN , A. (Org.). Sexualidades Ocidentais. 3. ed. So Paulo: Brasiliense, 1993, p. 43.

ROSSEAU, G. S. e PORTER, R. Introduo. In: ____. (Org.). Submundos do Sexo no Iluminismo. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.

Durante a Idade Mdia, a pederastia ou amor grego foi repudiada pela Igreja Catlica. Mas a desvalorizao dos homens efeminados permaneceu como caracterstica fundamental das relaes sociais e dos papis sexuais. A bravura e a honra se tornaram as marcas desse perodo e as normas a serem seguidas pelos homens nos seus duelos e torneios. A rgida definio do masculino ganhou contornos mais ntidos no mundo mercantil e competitivo do sculo XVIII. Nesse perodo, quando tudo o que muitos jovens tinham a oferecer era a fora fsica, a imagem de macho do homem heterossexual acabou definindo a cultura do homem normal; o inverso foi o novo esteretipo do homem anormal. Garotos sensveis e frgeis eram considerados homens pela metade, pois faltava a eles a virilidade e a firmeza dos machos dominadores6. A partir da, as transgresses ao modelo viril, homem ativo/ mulher passiva, alimentavam as curiosidades das pessoas quando expostas em obras literrias e folhetins.
O sculo XVIII produziu uma quantidade considervel de obras literrias sobre as excentricidades das pessoas sexualmente anor-

122

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

mais. Eunucos, hermafroditas, homossexuais, lsbicas e mulheres que se travestiam foram objeto de tratados, ataques satricos, diatribes morais e fico ertica que, apesar de suas diferenas literrias, tinham um denominador comum: satisfazer o interesse lbrico dos leitores.7

Para uma cultura com padres de papis sexuais fixos, a mudana nas roupas e nos gestos consistia em afronta s normas. Travestir-se ou mascarar-se para um baile foram consideradas atitudes profanas, de inverso de categorias sagradas: o masculino e o feminino.
O travesti erotizou o mundo. No s as pessoas se livraram de suas inibies como tambm podiam experimentar, hipoteticamente pelo menos, um novo corpo e seus prazeres. A troca de roupa era tambm uma troca de desejos. O resultado era a fuga do natural de tudo o que fosse culturalmente preordenado para os novos domnios da desordem voluptuosa.8

WAGNER, P. O discurso sobre o sexo, ou o sexo como discurso. Ertica mdica e paramdica no sculo XVIII. In: ROSSEAU, G. S. e PORTER, R. Op. Cit., p. 78.

Uma certa tolerncia social existia para com aqueles (as) que violavam as regras do jogo, desde que praticada dentro de certos limites e lugares. No sculo XIX, conforme Peter Gay, os pecados e os campos da liberdade ertica ficavam mergulhados na obscuridade. Muitas pessoas preferiam a segurana da ignorncia aos arriscados benefcios do conhecimento. Mas, quando o pblico no podia mais ignorar a conduta de gays e lsbicas, estes se viram sob um forte ataque da sociedade dominante9. Foi o que aconteceu, por exemplo, com Oscar Wilde e o seu comportamento desafiador, quase arrogante. Para seus (suas) julgadores (as), Wilde representava um amoralismo transgressor que afrontava uma cultura dedicada ao ideal de no ir longe demais. Os (as) vitorianos (as) se sentiram vingados quando ele foi condenado a 2 anos de trabalhos forados em uma priso inglesa10. Criaram-se barreiras e dispositivos para conter o avano das condutas imorais. Aumentou-se a vigiln-

CASTLE, T. A cultura do travesti: sexualidade e baile de mscaras na Inglaterra do sculo XVIII. In: ROSSEAU, G.S. e PORTER, R. Op. Cit., p. 201. GAY, P. A Experincia Burguesa da Rainha Vitria a Freud. A paixo terna. So Paulo: Companhia das Letras, 1990. Oscar Wilde foi um escritor irlands que viveu na Inglaterra do sculo XIX. Seu romance com o amigo Alfred Douglas tornou-se motivo de processo judicial devido denncia feita pelo pai do rapaz. Wilde foi condenado a 2 anos de trabalhos forados em uma priso inglesa, morrendo logo depois de cumprir a pena. Ver: Oscar Wilde ou le procs d un dcadent. In: Allez Savoir!, Le Magazine de L Universit de Lausanne. Lausanne-France; n 1, avril 1995, p. 19-28.

10

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

123

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

cia nos colgios, nos internatos e criou-se uma pedagogia especialmente para evitar a contaminao dos (as) jovens. Nesse perodo instalou-se o que Michel Foucault chamou de implantao perversa. A moral burguesa centralizou a sexualidade nas relaes do casal conjugal, fazendo surgir uma srie de condutas perifricas ao lado de loucos e delinqentes e de um conjunto de mecanismos de tratamento e de viglia pela psiquiatria.
Incontrolvel famlia dos perversos que se avizinha dos delinqentes e se aparenta com os loucos. No decorrer do sculo eles carregam sucessivamente o estigma da loucura moral, da neurose genital, da aberrao do sentido gensico, da degenerescncia ou do desequilbrio psquico.11

11

FOUCAULT, M. Histria da Sexualidade I: a vontade de saber. 5 ed., 1988, p. 41.

O (a) homossexual do sculo XIX pode ser considerado um (a) personagem com caractersticas prprias e inerentes ao seu ser. Se antes o (a) sodomita era um (a) pecador (a) reincidente, neste perodo ele se tornou uma espcie sexual. Contudo, em alguns pases, e principalmente, nas classes populares, o modelo mdico da homossexualidade convive com aquele ligado dicotomia ativo/ passivo. Isto , em pases como o Brasil, o verdadeiro veado aquele que permanece submisso nas relaes. O penetrador quase nunca taxado como gay. Este um aspecto de culturas onde sobrevivem fortemente arraigados os valores ligados ao machismo. Geralmente o conceito de homossexualidade dentre as classes populares no se fixou e no se tornou dominante na denominao das prticas sexuais entre pessoas do mesmo sexo. Ainda persistem para os homens afeminados as denominaes de maricas, bichas, paneleiros, veados, travesti, entre outros e para as mulheres masculinizadas caminhoneira, sapato, fanchona. Em pases de cultura latina, estas condutas so caracterizadas no pelas prticas em si, mas pelo relacionamento entre prticas e papis sexuais

124

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

onde se percebe a dicotomia atividade (masculino) e passividade (feminino) como central para a organizao da realidade sexual. Para Richard Parker a existncia desse modelo, chamado por ele de folclrico, em comunho com o modelo mdico, fez surgir uma srie de categorias ou tipos sexuais que caracterizam uma subcultura urbana peculiar no Brasil12. Michel Pollak tambm observou esta caracterstica no comportamento sexual dos (as) franceses (as). Para ele h uma hierarquia estabelecida tradicionalmente entre o fodido e o fodedor, o primeiro sendo recriminado socialmente, pois ele transgride a ordem natural das coisas, organizada segundo a dualidade feminino (dominado) e masculino (dominante)13. Mas de que forma essas desigualdades entre os papis de gnero se perpetuam na cultura? As diferenas de privilgios concedidos aos homens resultado, como vimos, de longos perodos de dominao. E esta dominao apresentada como bvia, como um fenmeno natural, integrado de algum modo diviso social e hierrquica por sexo. Existem tambm as instituies que reforam a constituio dos papis sexuais, como por exemplo os quartis, as escolas, os internatos. A educao dos meninos nos lugares monossexuados, como colgios, clubes, estrutura o masculino de maneira paradoxal e inculca nos jovens a idia de que, para ser um (verdadeiro) homem, eles devem combater os aspectos que poderiam faz-los serem associados s mulheres ou aos maricas. A aprendizagem dos jovens machos ocorre a partir do sofrimento. Em muitos rituais de passagem, nos trotes e nas brincadeiras, a dor se torna o pressuposto para a obteno dos privilgios do modelo masculino. Vrios homens que foram sexualmente violentados, devido existncia de abusos nestas cerimnias, acabam por reproduzir esta forma particular de violncia. Assim, exorciza-se o medo agredindo o outro e gozase dos benefcios do poder sobre o diferente, ou desi-

12

P ARKER , R. Homossexualidade masculina. In: RIBEIRO, M. (Org.). Educao Sexual: novas idias, novas conquistas. Rio de Janeiro: Rosa dos Tempos, 1993, p. 330-341.

13

POLLAK, M. Os Homossexuais e a Aids: sociologia de uma epidemia. So Paulo: Estao Liberdade, 1988. Ver tambm a pesquisa de mestrado realizada por Vera L. Puga sobre os internatos na regio do Tringulo Mineiro em Minas Gerais, onde os alunos surpreendidos na posio de passivos eram expulsos do seminrio quando praticavam o homoerotismo. PUGA DE SOUSA, V. L. Entre o Bem e o Mal (Educao e Sexualidade Anos 60 Tringulo Mineiro) Dissertao de Mestrado. Mimeo, 1991.

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

125

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

15

W ELZER -LANG , D. A construo do masculino: dominao das mulheres e homofobia. In: Estudos Feministas. Florianpolis: UFSC, vol. 9, n 2, 2001, p. 465.

16

proibido rebolar. In: Revista Veja, So Paulo: Abril, 19 de janeiro de 2000; Para Exrcito homossexualismo crime. In: Folha de So Paulo, 05 de maio de 1997; Oficial agredido e entra em coma. In: Folha de So Paulo, 05 de maio 1997.

17

SPAGNOL, A. S. Desejo Marginal: a violncia contra homossexuais na cidade de So Paulo. Dissertao de Mestrado. So Paulo: FFLCH/USP, 1996, p. 34.

gual: a mulher, o (a) homossexual, o (a) velho (a). A permanncia do ideal de virilidade e dos locais de reproduo desse modelo constitui uma das justificativas para a violncia contra gays e lsbicas. A homofobia pode ser considerada como a discriminao contra as pessoas que mostram, ou a quem se atribui, algumas qualidades (ou defeitos) atribudos ao outro gnero. A homofobia engessa as fronteiras do gnero.15 No Brasil, ao contrrio de pases como EUA, Inglaterra e Dinamarca, ainda proibi-se a presena de recrutas homossexuais nos pelotes de soldados. As Foras Armadas, instituio marcada pelo conservadorismo, considera crime o homossexualismo na caserna. A punio para as pessoas flagradas em tal conduta a expulso com desonra, castigo equivalente imposto aos (s) traidores (as). Existe tambm a violncia por parte dos (as) colegas de quartel ou de profisso que agem com agressividade contra pessoas identificadas como homossexual16. Muitos so os casos onde policiais agem contra travestis praticando abusos e arbitrariedades. A fora policial extremamente machista e a homofobia praticada no somente pelos (as) soldados (as), mas por delegados (as) e outros (as) funcionrios (as). Na tentativa de registrar denncias sobre a discriminao sexual, gays e lsbicas tornam-se vtimas do preconceito, pois so humilhados (as) nas Delegacias e desencorajados (as) a abrir qualquer processo judicial. Em So Paulo, no ano de 1993, um policial militar foi acusado de matar cerca de 10 travestis, utilizando o mesmo modus operandi: um disparo certeiro no olho da vtima. Na priso quando perguntado o motivo das mortes, o acusado respondeu a seu entrevistador: quem que pode agentar um travesti andando por a assim? e ainda: Tive um dio! Um dio!.17 A homofobia tambm observada nas prises onde prevalece a lei do mais forte, dentre os (as) detentos (as). Quando gays ou travestis so detidos ocorrem diversos tipos de violao. Assim, a partir do que

126

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

aconteceu durante uma rebelio numa delegacia de So Paulo, podemos perceber como vista a conduta homossexual:
Em meio a uma rebelio, os presos transformaram em refm um companheiro de cela, sobre o qual nada sabiam alm do fato de ter gestos afeminados. Ao final, o rapaz apresentava queimaduras pelo corpo, ferimentos a faca e havia perdido quatro dentes e um pedao da orelha. (...) Tal ato de barbrie teve como alvo aquele que os marginais consideraram o ser mais desprezvel no momento, baseados exclusivamente no critrio da preferncia sexual presumida. Um episdio revelador de como no Brasil ainda est longe de encarar com dignidade a questo da discriminao a gays e lsbicas.18

18

As exigncias sociais para se manter a pose de macho e a visibilidade gay so dois fatores que tm incomodado aos homens. Alguns (mas) psicanalistas acreditam que o medo provocado pelo movimento homossexual dominao masculina diretamente proporcional ao dio direcionado a essa minoria. Desejos e fantasias reprimidas, referentes emasculao e ao feminino, foram sendo perdidas porque o masculino construiu-se de forma rgida e unidimensional. As contradies desse modelo e o desmascaramento da virilidade construda apontam, segundo Joo Silvrio Trevisan, para um homem menos duro e mais nuanado, mais flexvel19. E ainda, como afirma Elizabeth Badinter:
A homofobia refora em muitos homens sua frgil heterossexualidade. , pois um mecanismo de defesa psquica, uma estratgia destinada a evitar o reconhecimento de uma parte inaceitvel de si mesmo. Dirigir a agressividade contra os homossexuais uma maneira de exteriorizar o conflito e faz-lo suportvel.20

Cad o gay, cad o gay? In: Revista Veja, So Paulo: Abril, 22 de agosto de 2001, p. 82.

19

TREVISAN, J. S. Naturalidade: uma pose difcil de ser mantida. In: ______. Seis Balas num Buraco S. So Paulo: Record, 1998.

20

A separao entre masculinidade e homossexualidade, pelo menos no seu aspecto mais ntido,

BADINTER , E. XY: A Identidade Masculina. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1993, p. 119.

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

127

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

promove a intolerncia e espalha a discriminao no quotidiano. Um novo modelo masculino est se construindo, a partir do questionamento das mulheres e dos (as) homossexuais, esperamos que ele se constitua de forma mais espontnea e flexvel e com menos sofrimento.

As religies e a homossexualidade
Analisando a gnese das religies ocidentais, podemos encontrar os pressupostos morais que fizeram e ainda fazem diversas seitas serem hostis homossexualidade. A intolerncia anti-homossexual tem suas razes na tradio judaico-crist. O mito fundador da cultura hebraica centra-se na figura de Abrao e em seu papel de multiplicador do povo hebreu. Os (as) hebreus (ias) podem ser caracterizados (as) como um povo pr-natalista, pois estimulavam a procriao, reprimiam e diabolizavam o sexo no reprodutivo e consideravam que a energia sexual deveria ser destinada para a multiplicao da espcie. O expansionismo demogrfico, presente na sentena crescei-vos e multiplicai-vos, punia a que desperdiasse a semente da vida: o smen masculino.21 Dentre o povo hebreu havia uma rgida diviso dos papis sexuais e o travestismo e a inverso de gnero eram condenados e punidos. Da o castigo divino que se abateu sobre as cidades Bblicas de Sodoma e Gomorra. As pessoas que se relacionavam afetivamente com outras de mesmo sexo ou praticavam o coito sem fins reprodutivos passaram a ser taxadas de sodomitas. Assim, a conduta de homens e mulheres, baseada no sexo desvinculado da procriao, na tentao da androginia e da unissexualidade, no questionamento da naturalidade da diviso sexual do trabalho e dos modelos de gnero, tornou-se uma ameaa aos princpios da cultura hebraica. Em templos gregos eram realizados rituais, onde a liberdade sexual consistia no auge do cerimonial. As

21

M OTT, L. A revoluo homossexual: o poder de um mito. In: Revista USP. So Paulo: Edusp, n 49, 2001, p. 55.

128

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

trocas de parceiros e as relaes entre sacerdotes e fiis no possuam hierarquia ou diviso22. Estas cerimnias gregas provocaram espanto na cultura hebraica que se portava de maneira totalmente oposta. A condenao da permissividade que existiu nessa poca da Antiguidade nos foi legada pelos livros que compe a primeira parte do Evangelho. Uma anlise da Bblia, que o testemunho dos povos antigos, e dos livros do Antigo Testamento revela a posio dos fundadores da religio judaica. Tambm podemos perceber que So Paulo e os demais apstolos de Cristo consideravam a homossexualidade pecado, pois eles priorizavam o casamento monogmico ou o celibato. Contudo, a posio perante a sodomia no era a punio, mas de compreenso: vai, e no pequeis mais. Os castigos ou penitncias surgiram mais tarde, nos sculos IX e X, com os grandes padres catlicos e com os reis e rainhas cristos (s). Como crescimento das cidades nos sculos XIII e XIV, a preocupao em relao homossexualidade ganhou fundamentos scio-econmicos e de ordem poltica. Em Florena e Veneza, a liberalidade nos costumes promovia o aumento das doenas venreas e a reduo nas taxas de natalidade. Os (as) homossexuais tornaram-se bodes expiatrios para ex-plicar a peste negra e o declnio populacional, e eram claramente vistos (as) como um ultraje para o cdigo da respeitabilidade dos (as) cidados (s). Deve-se lembrar tambm que a direo da Igreja Catlica experimentava dificuldades com o elevado nmero de denncias de sodomia entre os clrigos. Para So Bernardino, no sculo XIV, os (as) sodomitas deveriam ser afastados da sociedade:
Assim como o lixo retirado das casas, de modo a que no infecte, os depravados devem ser afastados do comrcio humano pela priso ou pela morte (...). Ao fogo! (...) Eles so todos sodomitas! E vs estareis todos em pecado mortal se tentardes ajud-los.23

22

OPLER, M.R. Aspectos antropolgicos e transculturais da homossexualidade. In: MARMOR, J. A Inverso Sexual: as mltiplas razes da homossexualidade. So Paulo: Imago, 1973.

23

RICHARDS , J. Homossexuais. In: _____. Sexo, Desvio e Danao. As minorias sexuais na Idade Mdia. Rio de Janeiro: Zahar, 1993, p. 150.

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

129

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

As condenaes com relao ao pecado de sodomia se tornaram cada vez mais rigorosas. No perodo inicial da Idade Mdia, a punio era a penitncia; no perodo posterior, a fogueira. Mas nunca foi questo de permitir aos homossexuais prosseguir em sua atividade homossexual sem punio. Eles eram obrigados a desistir dela ou arriscar a danao ou a condenao. Percebe-se que, neste perodo histrico, a homossexualidade no era vista como algo inato e inescapvel, mas antes um hbito deliberadamente assumido ou, como queriam os padres catlicos, um vcio fomentado por sat na mente humana. E o amor tinha seu cdigo. As normas amorosas e as prticas de corte deveriam ser seguidas dentro daquilo que a sociedade estipulava e a Igreja determinava. Jacob Huizinga, ao estudar as idias sobre o amor no Renascimento, considerava que havia meios de regular e educar a vida ertica dos casais e de censurar aqueles que fugiam lei da natureza, ou seja, a procriao.
O amor tem de ser erguido altura de um rito. Assim, o pede a transbordante violncia da paixo. Somente construindo um sistema de formas e regras para as emoes violentas pode se escapar barbrie. A brutalidade e a licena das mais baixas classes eram sempre reprimidas pela Igreja, embora por vezes sem eficincia.24

24

HUIZINGA, J. O amor estilizado. In: ______. O Declnio da Idade Mdia. Lisboa: Odissia, 1996, p. 112.

No sculo XVI, a Inquisio tornou o pecado de sodomia um dos seus alvos preferenciais. Tanto na Europa quanto nas colnias, a perseguio a este tipo de heresia ganhou notoriedade, pois a homossexualidade ameaava os contratos de casamento e conseqentemente os acordos financeiros entre famlias. Em terras coloniais, os (as) sodomitas subvertiam hierarquias de classe e cor sendo registrados contatos entre senhores (as) e escravos (as) e brancos (as) e negros (as). Para Luis Mott, a homossexualidade incomodava menos na Europa do que na Colnia devido frgil estrutura de locais caracterizados pela baixa densidade

130

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

demogrfica e pelo nmero reduzido de brancos para controlar de forma rgida e violenta os (as) escravos (as) e os (as) ndios (as). O nmero reduzido de mulheres brancas e negras constituiu tambm, um importante fator de facilitao das trocas sexuais entre pessoas do mesmo sexo25. Contudo, apesar da preocupao inquisitorial, a sodomia foi entre os crimes, o mais denunciado e o mais confessado em toda visitao do sculo XVI como afirma Ronaldo Vainfas:
Amedrontada pelo visitador, provocada em suas rixas internas, a comunidade tambm deixaria aflorar os preconceitos que vimos caracterizarem as moralidades do trpico, (...) preconceitos sobretudo contra os sodomitas fanchonos, tibiras e quimbambas.26

25

MOTT, L. O Sexo Proibido. Virgens, Gays e escravos nas garras da Inquisio. Campinas: Papirus, 1988; _______. Escravido e homossexualidade. In: VAINFAS, R. (Org.) Histria e Sexualidade no Brasil. Rio de Janeiro: Graal, 1986; _______. Padres casados vtimas da Inquisio. In: Rumos. Revista de Cultura, Braslia, ano 3, vol. 2, 1991. VAINFAS, R. Trpico dos Pecados. Moral, sexualidade e Inquisio no Brasil. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1997, p. 237.

26

A noo de pecado contra a natureza vai acompanhar a conduta homossexual at o sculo XIX. Neste perodo os julgamentos morais se aliaram ao saber cientfico na tentativa de coibir a prtica do amor que no ousa dizer seu nome. Contudo, a condenao religiosa do homoerotismo permanece em nossos dias mesmo quando a Organizao Mundial da Sade OMS deixou de considerar tal comportamento doena ou anormalidade psquica. Em pases islmicos a homossexualidade permanece como um tabu. As penas previstas para quem condenado (a), geralmente, so o encarceramento ou a morte. O Isl no aceita os (as) homossexuais da mesma forma que outras religies ocidentais. Para os (as) mulumanos (as) ser gay ou lsbica contraria a normalidade humana e isso no acontece nem com os animais que no so seres racionais, e os motivos do homossexualismo a m educao, largar as instituies religiosas e a procura de algo diferente (Deus criou os homens para as mulheres) e eles querem fazer diferente.27 Alm das punies, os (as) homossexuais esto sujeitos (as) s perseguies e aos atentados. O prefeito de Paris, Bertrand Delano de 52 anos, por exemplo, foi esfaqueado, em 2001, por um homem de origem rabe

27

Arbia Saudita executa 3 por homossexualismo. In: Folha de So Paulo, 18 de outubro de 2001. Ver tambm: Egito condena 23 por homossexualismo. In: Folha de So Paulo, 15 de novembro de 2001.

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

131

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

28

Desempregado esfaqueia prefeito de Paris. In: Folha de So Paulo, 7 de outubro de 2002.

29

Cmara vota na tera projeto de unio civil. In: Folha de So Paulo, 15 de janeiro de 1999.

e de religio mulumana, que disse t-lo agredido por odiar os polticos e os homossexuais28. O prefeito assumiu sua homossexualidade em 1998. Enquanto nos pases da Europa os projetos que beneficiam gays e lsbicas vm sendo aprovados com freqncia, no Brasil, ao contrrio, o conservadorismo dificulta e emperra as discusses. Desde 1995, o projeto de lei que institui a parceria civil entre pessoas de mesmo sexo, de autoria da ex-Deputada Federal Marta Suplicy, tramita na Cmara dos Deputados em Braslia. O projeto, que prev a possibilidade de recebimento de herana, penso e direitos previdencirios por um (a) homossexual no caso de morte de seu (sua) companheiro (a), enfrenta os preconceitos dos (as) parlamentares ligados (as) a setores mais conservadores da poltica brasileira grupos religiosos e ruralistas29. Algumas falas so reveladoras do que acontece com as discusses sobre o projeto de lei:
... as unies de fato entre pessoas homossexuais constituem uma deplorvel deturpao daquilo que deveria ser a comunho aberta vida, pressuposto indispensvel para o crescimento sereno e harmonioso dos filhos(...).30 Acho errado. Isso fere todos os princpios naturais. O Estado no pode proteger o que fere um princpio milenar.31 ... a soluo para o homossexualismo, bissexualismo e lesbianismo no est na oficializao do casamento civil, mas, sim, no arrependimento e abandono completo dessas prticas.32

30

SCAVOLINI, F. A vida bela. In: Folha de So Paulo, 23 de fevereiro de 2001. Depoimento do Deputado Federal Benito Gama. Cruzada no Congresso. In: Revista Sui Generis, So Paulo, agosto de 1999, p. 36. Deputados de SC pedem que unio entre gays no seja regulamentada. In: Folha de So Paulo, 8 de agosto de 2001. Gays e igrejas pressionam Garotinho. In: Folha de So Paulo, 5 de dezembro de 2001. Garotinho nega penso para homossexuais. In: Folha de So Paulo, 22 de dezembro de 2001.

31

32

33

As presses das Igrejas Evanglicas, que constituem uma forte base eleitoral, tm proporcionado retrocessos nas questes referentes a direitos de homens e mulheres homossexuais e seus (suas) parceiros (as). Como observamos no caso do veto dado pelo exgovernador do Rio de Janeiro ao projeto de lei que regulamentava penso a companheiros (as) de servidores (as) gays33. Alm do aspecto poltico, a intolerncia de seitas

132

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

evanglicas para com a homossexualidade aparece tambm nas tentativas de cura que pastores (as) dizem promover em pessoas homossexuais. Utilizando-se de prticas desumanas, como tratamento de choque e tortura, alguns (mas) pastores (as) acreditam que conseguem libertar ou converter gays e lsbicas.
Os maiores grupos pentecostais vm realizando a converso ou redeno, ou ainda, libertao, de homossexuais no Brasil. a principal ao de seitas como a Igreja Universal do Reino de Deus, no campo comportamental. (...) A homossexualidade mais difcil at que o aborto, para os pentecostais. Ela quebra com a questo central, a famlia, e o princpio de reproduo, a sexualidade para a reproduo humana. Diversos casos de converso tm sido usados como exemplo, nas igrejas. Um deles, o de Andr Lus da Cruz, 28, era citado no incio de dezembro pela Folha Universal, da Universal, como um liberto do homossexualismo e da vida de prostituio .34

34

Essas prticas de cura vo contra a resoluo do Conselho Federal de Medicina que em 1985, deixou de considerar o homossexualismo uma doena. A permanncia da intolerncia religiosa em nosso pas constitui um fator que pe em risco a democracia sexual e a busca por direitos igualitrios previstos em lei. Enquanto persistir a concepo de que gays e lsbicas, por serem diferentes, so anormais ou pecadores (as), ainda existiro justificativas para a violncia.

Evanglicos dizem converter homossexual. In: Folha de So Paulo, 20 de abril de 1997.

Sexualidade e norma: a excluso da homossexualidade


A condenao moral e religiosa da homossexualidade ganhou contornos cientficos no sculo XIX. O conceito de homossexualismo criado em 1869 serviu para enquadrar um grande nmero de pessoas que a partir daquele momento seria tratado como portador de uma doena ou enfermidade. O dogma religioso do sexo voltado para a procriao teve ressonncia
Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

133

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

35

COSTA, J. F. Ordem Mdica e Norma Familiar. Rio de Janeiro: Graal; Paz e Terra, 1979.

36

FOUCAULT, M. Histria da Sexualidade: a vontade de saber. Op. Cit.

37

COSTA, J. F. A medicina como projeto social: controle do corpo. In: Cadernos Cepia. Saber mdico, corpo e sociedade. Rio de Janeiro: CEPIA, vol. 4, 1998, p. 127-138.

em instituies polticas e econmicas. Procriar e aumentar a populao para a burguesia oitocentista consistia em ter mo-de-obra suficiente trabalhando nas fbricas e um grande exrcito de reserva. cincia coube o papel de fiscalizar os hbitos dos casais, de orientar na higienizao dos corpos e das casas e de curar as enfermidades35. Um conjunto de mecanismos foi criado para controlar e vigiar a sexualidade das pessoas. Celibatrios (as), alcolatras, libertinos (as), criminosos (as), prostitutas e muitos (as) outros (as) se tornaram objeto de estudo da medicina-legal, da psiquiatria, da psicologia, da gentica. O intuito era encontrar os traos de determinavam a natureza dos (as) degenerados (as). Michel Foucault fala da Scientia Sexualis que surgiu para averiguar o comportamento do casal monogmico-heterossexual, das crianas, dos (as) educadores (as). Os desvios transformaram-se nos alvos preferidos dos (as) mdicos (as), dos (as) psiquiatras e de vrias pessoas que se encarregaram de enquadrar e normatizar a sexualidade. A heterossexualidade, como regra a ser seguida, e o controle intenso fizeram aparecer uma srie de tipologias sexuais aberrantes36. Alm da nomenclatura atribuda ao comportamento estabeleceu-se tambm uma essncia, algo onipresente, que caracterizou no somente homossexuais, fetichistas, sadomasoquistas, mas homens e mulheres heterossexuais. O sexo, que antes se referia aos rgos do aparelho reprodutor, no sculo XIX incorporou-se aos nervos, ossos e tecidos. A sensibilidade feminina foi explicada pelos vapores uterinos, pela constituio dos ossos e pelos tamanhos do crnio e do crebro, inferiores aos dos homens37. A natureza se tornou o ponto de partida para a dominao masculina sobre as mulheres e dos heteros sobre os (as) homossexuais. Estes (as) surgiram como figuras emblemticas que reuniam em si caractersticas do feminino em um corpo masculino. Lesbianismo e homossexualismo enquanto categorias no seriam

134

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

possveis antes da criao de homens e mulheres como opostos e masculino e feminino como essncias humanas38. At o incio do sculo XX, psiquiatras, mdicos endocrinologistas e geneticistas concorreram na procura das causas e do tratamento do homossexualismo. Terapias hormonais, ablao dos testculos, exerccios fsicos, disciplina e internao hospitalar compuseram o rol de tcnicas para curar homossexuais. Muitos (as) viam na homossexualidade um vcio contagioso que deveria ser banido da sociedade, pois corromperia a juventude sadia. Apesar de diversas tentativas os (as) estudiosos (as) da etiologia do homossexualismo no obtiveram progressos. Sigmund Freud, nas primeiras dcadas do sculo XX, considerava que a diversidade das inverses sexuais tornava-as difcil de caracterizar e conhecer. Para ele, as causas do homossexualismo eram variveis e incluam desde desejos incestuosos com relao aos pais a fatores intra-psquicos, como o narcisismo, o medo de castrao39. As consideraes freudianas prevaleceram dentro da Psicologia e da Psiquiatria. Vrios (as) terapeutas tentaram transformar homossexuais em heterossexuais. At a segunda metade do sculo XX, gays e lsbicas foram taxados de loucos, doentes ou degenerados. Discriminados (as) e perseguidos (as) construram guetos onde passaram a se proteger da violncia. E somente nos anos 70, a partir de manifestaes e protestos, a Associao Psiquitrica Americana deixou de considerar o homossexualismo doena psquica. Contudo, a procura pelas causas do homossexualismo ainda continuam dentro de laboratrios de gentica. O movimento gay questiona, porm, o porqu da heterossexualidade no ser investigada e permanecer como conduta sexual natural. As conquistas de direitos pelos (as) homossexuais (as) contrape-se aos retrocessos cientficos, polticos e sociais. Como no caso da Aids, por exemplo, chamada de

38

COSTA, J. F. O referente da identidade homossexual. In: PARKER, R. e BARBOSA, R. M. (Orgs.) Sexualidades Brasileiras. Rio de Janeiro: Relume-Dumar, 1996.

39

FREUD, S. Trs ensaios sobre a sexualidade. Rio de Janeiro: Imago, 1974.

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

135

Intolerncia e homossexualidade: as marcas da homofobia na Cultura Ocidental

40

C H A R T I E R , R. Diferenas entre os sexos e dominao simblica (nota crtica). In: Cader nos Pagu, Campinas: Unicamp, v. 4, 1995, p. 42. CHAU, M. Represso Sexual: essa nossa (des) conhecida. So Paulo: Brasiliense, 4 ed., 1984.

41

cncer gay em algumas cidades brasileiras. Ou, na proibio de homossexuais de doarem sangue nos hemocentros. A permanncia da heterossexualidade como modelo produz desdobramentos que afetam o imaginrio social. O (a) homossexual visto como um ser inferior aos heterossexuais e a desigualdade se apresenta atravs de smbolos e representaes. O discurso mdico que caracterizou o homossexualismo como anormalidade, repetindo e mostrando exemplos, acabou por inscrever nos pensamentos e nos corpos das pessoas, a superioridade da conduta heterossexualandrocntrica. Neste ponto encontramos a violncia simblica que supe a adeso das pessoas dominadas/sujeitadas s categorias e recortes que fundam a sua opresso, ou seja, os (as) homossexuais reproduzem o discurso que os coloca como inferiores. Definir a submisso como violncia simblica ajuda a entender como a relao de dominao sempre afirmada como uma diferena, de natureza, radical, irredutvel, universal.40 O assumir-se homossexual, conforme Marilena Chau, recairia sobre um duplo n: a afirmao da sexualidade, de um desejo, a partir de uma categoria criada para controlla41. Este duplo n, onde se consente e se probe ao mesmo tempo, o que se observa com relao homossexualidade nos dias de hoje. Por um lado h cada vez mais espaos gay, mais visibilidade e notoriedade. O mercado de consumo se volta de forma voraz para os nichos alegres e cria a cada dia um novo produto, um servio especfico, visando uma clientela peculiar com poder considervel aquisitivo. A mdia abre espao para personagens homossexuais a fim de conquistar mais audincia. Mas existem os limites determinados. O padro heterossexual no pode ser contestado e os (as) homossexuais, geralmente, aparecem nas sries ou telenovelas como figuras escrachadas com caracterizao burlesca. Atores e atrizes hollywoodianos (as) no

136

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

Edmar Henrique Dairell Davi

revelam sua orientao sexual para no perderem papis e fama. No caso dos homens, h a possibilidade de deixarem de serem vistos como gals. No Brasil, o ator Andr Gonalves foi agredido e apedrejado por se passar pelo homossexual Sandrinho em uma telenovela42. Em muitos locais assumir-se homossexual equivale a colocar o tringulo rosa usado nos campos de concentrao nazista. Vrios (as) autores (as) questionam a poltica identitria: se ela por um lado trouxe benefcios, como direitos e visibilidade, por outro o seu acirramento provoca a essencializao das pessoas, o que serve mais ao controle social. O fechamento nos guetos de convivncia tambm outra problemtica por excluir a possibilidade de heterossexuais e gays conviverem em uma diversidade sexual. H setores sociais que ainda se apresentam resistentes s mudanas e conquistas dos (as) homossexuais. O Direito Penal, por exemplo, ainda trata a homossexualidade como uma conduta anti-natural pois a heterossexualidade normativa constitui a base dos julgamentos morais, de juzes(as), advogados (as) e promotores (as).
O que reconhecemos como sexual um produto de mudana, cultura e linguagem. Na medida em que o homossexualismo caracterizado em oposio ao padro de heterossexualidade, e dele divergente, continua sendo uma diferena que no merece nem recebe uma anlise baseada na igualdade .43

42

Ator da Globo sofre agresso. In: Folha de So Paulo, 09 de janeiro de 1997.

43

As visveis conquistas da sensibilidade gay, inclusive no plano legislativo de diferentes pases, no chegam a apagar ou esconder os mil sofrimentos que persistem e os diversos perigos que permanecem no cotidiano. Assumir-se e viver como gay ainda difcil. Em suma, a luta no terminou.

ARRIOLA, E. R. Desigualdades de Gnero: lsbicas, gays e teoria legal feminista. In: Estudos Feministas, Florianpolis: UFSC, vol. 4, n 2, 1994, p. 397.

Caderno Espao Feminino, v.13, n.16, Jan./Jun. 2005

137

Potrebbero piacerti anche