Sei sulla pagina 1di 2

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE ENSINO CHAPEC CURSO TCNICO SUBSEQUENTE EM MECNICA MDULO I

LISTA DE EXERCCIOS DE TECNOLOGIA DOS MATERIAIS


1. Porque necessrio conhecer as propriedades dos materiais? 2. Os materiais podem ser divididos em cinco grupos principais de acordo com sua constituio qumica e estrutura atmica. Quais so estes grupos? Caracterizeos e d pelo menos dois exemplos de aplicao destes materiais para cada grupo. 3. Fale sobre materiais avanados. 4. O que estrutura cristalina? 5. Diferencie um material cristalino de um material no cristalino. 6. Porque divide-se uma estrutura cristalina em clulas unitrias? 7. O que o Fator de Empacotamento Atmico pode revelar sobre os materiais? 8. Quais os trs tipos principais de estrutura cristalina. Comente sobre cada um. 9. O que polimorfismo ou alotropia. Exemplifique com o caso do ferro. 10. Comente sobre os seguintes defeitos cristalinos: a. Vazios; b. Auto-intersticial; c. Impureza intersticial; d. Discordncias; e. Contornos de gros; 11. Quais so os principais esforos de natureza mecnica? Exemplifique, com pelo menos, trs aplicaes cotidianas cada tipo de esforo. 12. Conceitue: a. Resistncia mecnica; b. Elasticidade; c. Ductibilidade; d. Dureza; e. Resilincia; f. Tenacidade; 13. Cite exemplos prticos aplicados, diferenciando, estas propriedades. 14. Alm das propriedades mecnicas dos materiais, existem outras propriedades que tambm so importantes para a prtica de projetos. Cite trs delas e explique o porqu de sua importncia. 15. O que Mdulo de Elasticidade e o que ele influncia nas propriedades mecnicas de um material? 16. Qual a diferena entre elasticidade e resilincia?

17. Qual a diferena entre ductilidade e tenacidade? 18. Cite algumas propriedades tecnolgicas dos materiais. 19. Como podemos verificar as propriedades dos materiais? 20. Como podem ser classificados os ensaios? 21. Porque algumas vezes necessrio realizar um ensaio de compresso ao invs de um ensaio de trao? 22. Explique o ensaio de trao. 23. Que propriedades podem ser medidas a partir deste ensaio (trao)? 24. Quais so os principais ensaios de dureza, quais as diferenas entre eles e sua aplicao. (sugesto: monte uma tabela) 25. Explique atravs de desenhos como pode ser realizado um ensaio de cisalhamento para verificar a qualidade de unies soldadas. 26. Cite pelo menos trs ensaios no destrutivos, explicando cada um deles. 27. Alguns ensaios mecnicos podem ser realizados em uma simples oficina. Cite dois ensaios e descreva que propriedades podem ser obtidas. 28. Defina estrico e demonstre como ela ocorre no ensaio de trao. 29. Caracterize o ensaio de flexo. 30. Qual a principal propriedade de um material o ensaio de fadiga avalia? 31. Cite duas vantagens e duas desvantagens do ensaio de ultrasom.

Potrebbero piacerti anche