Sei sulla pagina 1di 38

Teoria Musical

Msica sem complicaes


Maestro Josu Mariano Galvo

Apostila Bsica Volume 01

JOSU MARIANO GALVO


MAESTRO

Portanto, meus amados irmos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho no vo no Senhor.
I Corintios 15:58

E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o corao, como ao Senhor, e no aos homens.
Colossenses 3:23

O SENHOR te abenoe e te guarde; O SENHOR faa resplandecer o seu rosto sobre ti, e tenha misericrdia de ti; O SENHOR sobre ti levante o seu rosto e te d a paz.
Nmeros 6:24-26

Ora, ao Rei dos sculos, imortal, invisvel, ao nico Deus seja honra e glria para todo o sempre. Amm.
I Timteo 1:17

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 2

Teoria Musical
Msica a arte de expressar nossos sentimentos atrav s dos sons e a Teoria o conjunto de conhecimentos que prope explicar, elucidar e interpretar o que ocorre nesta atividade prtica e uma importante ferramenta na formao de conceito, metodologia de estudo, maneira de pensar e entender o que fazemos. a parte cientfica do estudo da msica.

Msica ... Arte cientfica de combinar os sons de modo agradvel ao ouvido, obedecendo aos critrios do ritmo, melodia e harmonia. A msica (do grego - musik tchne, a arte das musas) constitui-se basicamente de uma sucesso de sons e silncio organizada ao longo do tempo. ...som em combinaes puras, meldicas ou harmnicas produzido por voz ou instrumento ...o pressentimento de coisas celestiais (Beethoven) ...a mais alta filosofia numa linguagem que a razo no compreende (Shakespeare) ...algo que us amos quando muito difcil mostrar ao mundo o que sentimos em ns mesmos (Tchaikovsky) ...uma coisa que se tem pra vida toda, mas no toda uma vida pra conhec-la (Rachmaninov)

Os elementos essenciais da msica so:


Melodia: Sucesso rtmica, ascendente ou descendente de sons simples, a intervalos diferentes e que encerram certo sentido musical. A melodia faz a msica ter vida.

Harmonia: So notas diferentes executadas juntas em conformi dade ou em harmonia ent re si


formando uma consonncia lgica. Sua funo dar vida a msica

Ritmo: (cadncia obedecendo a combinao dos sons com peridic a repetio).

Timbre: a qualidade que nos permite distinguir os sons de mesma altura e de mesma intensidade,
mas emitidos por fontes distintas, caracterstica esta que identifica qual instrument o est tocando, ou que tipo de voz est cantando (Voz Feminina ou masculina).

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 3

Armadura Musical

A armadura musical composta por elementos bsicos. Veremos cada um deles

Pauta ou Pentagrama
o local onde so escritas as notas. So cinco linhas horizontais, paralelas, que formam quat ro espaos. As linhas e espaos so contados de baixo para cima. Pode-se acrescentar linhas acima e abaixo da pauta, formando linhas e espa os suplementares superiores (acima da pauta) e inferiores (abaixo).

Dinmica musical

Intensidade: a qualidade que nos permite um som forte de outro mais fraco, ou que podemos chamar
de " volume". o o Forte de amplitude maior, como o ronco da motocicleta. Fraco de amplitude menor, como zumbido de um inseto.

A intensidade das notas pode variar ao longo de uma msica. Isso chamado de dinmica. A intensidade indicada em forma de siglas que indicam expresses em italiano sob a pauta.

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 4

pp - pianissimo. a intensidade mais baix a que no piano p - piano. o som executado com intensidade baixa mp - mezzo piano. a intensidade moderada, no to fraca quanto o piano. mf - mezzo forte. a intensidade moderadament e forte f - forte. A intensidade forte. ff - fortissimo. A intensidade muit o forte. Smbolos de variao de volume ou intensidade : crescendo e diminuindo, em forma de sinais de maior (>) e menor (< ) para sugerir o aumento ou diminuio de volume, respectivamente. Estes devem comear onde se dever iniciar a alterao e esticar-se at zona onde a altera o dever ser interrompida. O volume deve permanecer no novo nvel at que uma nova indicao seja dada. A variao tambm pode ser brusca, bastando que uma nova indicao (p, ff, etc) seja dada.

Altura: a qualidade (Clave) que nos permite classificar os sons em agudos (alt os) e baixo (graves).

um sinal colocado no incio da pauta e serve para determinar o nome da nota e sua altura na escala. Por exemplo, a clave de sol escrita na segunda linha. Ento, sempre que no incio da pauta estiver a clave de sol, a nota que vier escrita na segunda linha se chamar sol. Para conhecer as outras not as, basta seguir a escala ascendente (sol, l, si, d etc.) ou descendente (sol, f, mi, r etc.). As outras claves so as de f (escrita na terceira e quarta linhas) e a de d (na 1, 2, 3 e 4 linhas).

Clave de Sol

Clave de F

Clave de D

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 5

Resumindo:

Notas
a represent ao grfica dos sons. As notas so d, r, mi, f, sol, l, si, d. Quando executamos tais notas sucessivamente, formamos uma escala, que pode ser ascendent e (d, r, mi, f, sol, l, si) ou descendente (d, si, l, sol, f, mi, r, d). A altura de cada nota representada pela sua posio na pauta em referncia nota definida pela clave utilizada, como mostrado no exemplo abaixo:

As nota s tambm so conhecida s como ci fra s.

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 6

Valores
Figuras musicai s - Valores ou figuras musicais so smbolos que representam o tempo de durao das notas musicais. So tambm chamados de valores positivos. Os smbolos das figuras so us ados para representar a durao do som a ser executado. As notas so mostradas na figura abaixo, por ordem decrescent e de dura o. Elas so: semibreve, mnima, semnima, colcheia, semicolcheia, fusa e semifusa.

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 7

Frmula de compasso: permite definir em uma partitura o nmero e tipo de notas que esta contm.
constitudo por dois nmeros: O nmero superior d a quantidade de valores que compem o compasso. O nmero inferior d o valor da durao (em fraes de sembreve) de cada um destes valores.

Por exemplo, no compasso 4/4, desenhado , o compasso tem quatro valores, cada um valendo um quarto de sembreve. Um compasso deste tipo ter quatro mnimas (ou oit o colcheias). Um compasso 3/4 constitudo por trs quartos de sembreve: ter trs valores no compasso, e cada valor um quarto de sembreve. O compasso 4/4 pode ser abreviado por um .

O compasso 2/2 pode ser abreviado por um

cortado verticalment e

A maior figura a semibreve. Nenhuma dessas figuras tem valor fixo. Abaixo est a relao de proporo entre elas. Figuras positivas:

(som)

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 8

Assim, se a nota d vem represent ada por certa figura, dever durar certo tempo. Veja quais so as figuras de som (verde).

Som

Pausa

Nome

Tempos

4 Semibreve

2 Mnima

1 Semnima

1/2

Colcheia

1/4

Semicolcheia

1/8

Fusa

1/16

Semifusa

Pausa s - representam o silncio, isto , o tempo em que o instrumento no produz som nenhum, sendo chamados valores negativos. As pausas (vermelho) se subdividem tambm como as notas em termos de durao. Cada paus a dura o mesmo tempo relativo que sua nota correspondente, ou seja, a paus a mais longa corresponde exatamente dura o de uma semibreve.

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 9

O exemplo abaixo representa um tempo musical

O tempo musical inicia-se na parte inferior do exemplo acima, e s termina quando atinge a parte superior.

Nota de quatro tempos

Nota de dois tempos

Nota de um tempo

Nota de meio tempo

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 10

Ponto de Aumento
um ponto colocado direita da figura, aumentando-a pela metade. Por exemplo, digamos que a semnima valha 1 tempo, se colocarmos um ponto de aumento sua direita ela passar a valer 1 + 1/2 tempo. E mais, se colocarmos um segundo ponto de aumento ao lado do primeiro, ele valer a metade do primeiro. Ou seja, aquela semnima que valia 1 tempo passar a valer 1 +1/ 2 + 1/4. O mesmo ocorre com as pausas. Por exemplo, digamos que a pausa da mnima valha 2 tempos, se colocarmos um pont o de aumento sua direita ela pas sar a valer 3 tempos (2 + 1).

Ponto de aumento: Vale a metade do valor da nota, mais ela mesma.

2 Tempos + 1 Tempo = 3 Tempos

Compasso
So os grupos de tempo nos quais so colocadas as not as. Esses grupos podem ter 2 (binrio), 3 (ternrio) ou 4 (quaternrio) tempos. Os grupos, ou seja, os compassos so divididos por uma linha vertical chamada travesso (Vermelho).

No final de um trecho musical usa-se o "travesso duplo" e na terminao de uma obra usa -se a "paus a final".

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 11

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 12

1 Tempo

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 13

8 Possibilidades rtmicas

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 14

A este grupo de notas musicais chamamos de Oitava.

Uma Oitava composta por cinco Tons e dois meios tons (Tambm chamado de Semitom)

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 15

Exerccios de fixao

Complete conforme exemplo abaixo:

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 16

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 17

Exerccios de Solfejo de quatro tempos

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 18

Exerccios de Solfejo de dois tempos

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 19

Exerccios de Solfejo de um tempo

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 20

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 21

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 22

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 23

Exerccios de Solfejo de meio tempo

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 24

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 25

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 26

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 27

Exerccio de solfejo, utilizando tambm os tempos musicais.

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 28

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 29

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 30

Alteraes
Para que vocs entendam rapidament e: saibam que entre algumas notas da escala h out ro som. Por exemplo, entre a nota sol e a l, existe outra nota, que pode receber dois nomes diferentes. Se voc parte da not a sol, um pouquinho acima existe o sol sustenido; j um pouquinho abaixo da nota l existe o l bemol ( ), que tem o mesmo som do sol sustenido. Da conclumos que o sustenido ( ascendente; e o bemol, descendente. ) uma alterao

Quando se quer des fazer uma alterao, seja ela ascendente ( chamada bequadro ( ).

) ou descendente (

), usa-se a alterao

Alteraes
Sustenido

Bemol

Bequadro

Dobrado Sustenido

Dobrado Bemol

Os sustenidos: (F, D, Sol, R, L, Mi, Si)

E a dos bemis, o inverso: (Si, Mi, L, R, Sol, D, F)

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 31

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 32

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 33

Armadura de Clave

um meio para se conhecer o tom de um trecho musical.

Tons maiores e seus relativos menores

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 34

Com sustenidos:
#
Local (acumulativo) Tom

0#

D maior ou l menor

1#

5 linha, nota f

Sol maior ou mi menor

2#

4 espao, nota d

R maior ou si menor

3#

2 linha, nota sol

L maior ou f# menor

4#

4 linha, nota r

Mi maior ou d# menor

5#

2 espao, nota l

Si maior ou sol# menor

6#

4 espao, nota mi

F# maior ou r# menor

7#

3 linha, nota si

D# maior ou l# menor

Com bemis:
b
Local (acumulativo) Tom

0b

D maior ou l menor

1b

3 linha, nota si

F maior ou r menor

2b

4 espao, nota mi

Si bemol maior ou sol menor

3b

2 espao, nota l

Mi bemol maior ou d menor

4b

4 linha, nota r

L bemol maior ou f menor

5b

2 linha, nota sol

R bemol maior ou si bemol menor

6b

3 espao, nota d

Sol bemol maior ou mi bemol menor

7b

1 espao, nota f

D bemol maior ou l bemol menor

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 35

Andamentos
Diz respeito velocidade com que a msica execut ada. importante que voc conhea os andamentos, pois uma forma j padronizada.

Lentos

Largo

40-60

Larghetto

Pouco mais rpido que o largo

60-66

Adgio

66-76

Moderados

Andante

76-108

Moderato

108-120

Rpidos

Allegro

Rpido

120-168

Presto

168-200

Prestssimo

O mais rpido

200-216

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 36

Expresses musicais

Termo Affettuoso Con brio ou Con Spirito Cantabile Vivace Maestoso Dolce Agitato Animato Bruscamente Con amore Con fuoco Scherzando

Significado com afeto, com sentimento com vigor, com esprito cantando, lrico, leve vivo (leve e rpido) majestoso (notas bem marcadas) doce (leve e com sentimento) agitado (rpido e dramtico) animado brusco (muito marcado) com amor com fogo (vivo e agressivo) brincando

Andamentos mais freqentes andante, adagio, largo allegro, moderato, andante allegro, moderato, andante allegro andante, adagio moderato, andante, adagio presto, allegro, allegretto presto, allegro allegro, presto moderato, andante, adagio allegro, presto allegro, andante

Notas:
1. Em alguns casos, o andamento pode ser omitido e a expresso ser usada com o andamento mais freqente. Por exemplo, vivace pode ser usado em vez de allegro vivace; ou maestoso, em vez de andante maestoso. 2. Todas essas expresses podem ser reforadas ou abrandadas pelas seguintes marcas: Molto - muito (ex.: allegro molto cantabile - rpido muito cantado) Assai - muito (ex.: allegro assai - muito rpido) Poco - um pouco (ex.: allegro poco agitato - rpido, um pouco agitado) ma non troppo - mas no muito - em geral se usa com allegro: rpido, mas no muito.

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 37

Orquestra

A grande orquestra Uma orquestra um agrupamento instrumental utilizado sobretudo para a execuo de msica erudita. A pequenas orquestras d-se o nome de orquestras de cmara. A Orquestras completas d-se o nome de Orque stra s Sinfnica s ou Filarmnicas;

A diferena entre Orquestra Filarmnica e Orquestra Sinfnica diz respeitos aos Mantenedores. Orquestra Filarmnica: mantida por entidades particulares, enquanto a orquestra. Orquestra Sinfnica: mantida pelo Estado.

Uma orquestra ter, tipicament e, mais de oitenta msicos, em alguns casos mais de cem, embora em actuao esse nmero seja ajustado em funo da obra reproduzida. Em alguns casos, uma orquestra pode incluir msicos freelancers para tocar instrumentos especficos que no compem o conjunto oficial: por exemplo, nem todas as orquestras tm um harpista ou um saxofonista. Uma orquestra sinfnica dispe quatro grupos de instrument os:

- As cordas (violinos, violas, violoncelos, contrabaixos, harpas, piano) - As madeiras (flautas, flautins, obos, corne-ingls, clarinet es, clarinete baixo, fagotes, contrafagotes) - Os metais (trompetes, trombones, trompas, tubas) - A percusso (t mpanos, tringulo, caixas, bumbo, pratos, carrilho sinfonico, etc.)
Entre estes grupos de instrumentos e em cada um deles existe uma hierarquia implicitament e aceita. Cada seco (ou grupo de instrument os) prov um solista (ou principal) que ser o protagonista dos solos e da liderana do grupo. Os violinos so divididos em dois grupos: primeiros violinos e segundos violinos o que pressupe dois principais. O principal dos primeiros violinos designado como chefe no s de toda a seco de cordas mas de toda a orquestra, subordinado unicamente ao maestro, esse violinista denominado spalla. Nos metais, o primeiro trombonista o lder, enquanto que nas madeiras esse papel cabe ao primeiro obosta.

Maestro Josu M. Galvo

Pgina 38

Potrebbero piacerti anche