Sei sulla pagina 1di 67

Dedico esse trabalho vida dos invisveis de corpos maltratados e vozes mal ouvidas que muito tm a contar.

::Agradecimentos::
Aproveito esta parte do meu trabalho para acarinhar aquelas pessoas que de alguma forma, me ajudaram no processo de construo desse trabalho. So elas: Profissionais do CETAD e da Aliana de Reduo de Danos Ftima Cavalcanti pelo imenso apoio minha pesquisa: Ana Pita, Dbora Ferraz, Luana Malheiro, Antnio Nery, Andra Leite e Esdras Cabus. Bruno, pelo exerccio de compartilharmos, todos os dias, nossas vises de mundos, por compartilhar comigo sua viso antropolgica das vidas, por sempre fomentar em mim a reflexo e sobretudo pelas doses extras de pacincia, cuidado e ateno que sempre guarda pra mim. Minha famlia querida, que foi a base dos meus sonhos e no impediu quando esses quiseram voar. Meus amigos Lina, Dan, Babo, caro, Pati, Lu e todos os outros amigos amados que so sempre muito importantes em todos os meus processos de construo e desconstruo da vida. Agradeo especialmente a Di por viver junto comigo experincias que nos engrandeceram durante nossos processos de trabalho e para alm dele. Jana, por estar sempre disposta a trocar idias. Paola, que j me inspirava mesmo antes do incio desse trabalho e me fez bastante feliz ao aceitar me orientar e passar por essa experincia ao meu lado, dando suporte aos meus pensamentos. Integrantes do Movimento dos Moradores de Rua que com muito zelo e ateno me apresentaram a uma outra Salvador, muito escura e cruel e ao mesmo tempo pulsante e amvel. Todas as pessoas que, com muita coragem, dedicam boa parte do seu tempo para construir polticas e aes mais justas direcionadas ao uso e abuso de drogas. Habitantes da regio que estudei: Lene, Cyrlene, verton, Franco, Denlson, Lria, Lzaro, Betnia, Jnior, Edmilson, Maria, Dona Carmelita. Em especial a Aldo, sempre muito paciente em compartilhar comigo suas observaes da cidade.

Obrigada pelo amor de todos.

No meio do caminho

No meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra no meio do caminho tinha uma pedra. Nunca me esquecerei desse acontecimento na vida de minhas retinas to fatigadas. Nunca me esquecerei que no meio do caminho tinha uma pedra tinha uma pedra no meio do caminho no meio do caminho tinha uma pedra
Carlos Drummond de Andrade Em Revista de Antropofagia, 1928 e Incluido em Alguma poesia (1930)

ndice

1. 2. 3.

Primeiros contatos 07 Justificativa 09 Uso de crack e outras drogas 12 3.1 Um pouco sobre o crack 13

4. 5. 6. 7. 8. 9.

Reduo de danos 16 Usos e usurios da cidade 19 O recorte na cidade chegando mais perto 21 Por dentro da rea: histrias e memrias 21 Os usurios do Dois de Julho 22 Os movimentos do Dois de Julho 24 9.1 9.2 9.3 Movimentos dos percursos 24 Movimentos das drogas 31 Movimentos do urbanismo corporativo 36

10.

Propostas 39 10.1 10.2 10.3 Extrapolando o conceito de Reduo de Danos 39 Identificando danos 40 Reduzindo danos 43

11.

As Bias Urbanas e o CAPS-RUA 47 11.1 Bias Urbanas fixas e mveis 54

11.2 12. 13.

CAPS-RUA + Bias urbanas 57

Consideraes finais 64 Referncias 66

::Primeiros contatos::
Ao me questionar sobre quais foram minhas primeiras motivaes para escolher esse tema, penso que fui motivada pelo meu interesse acerca do universo das substncias psi1 coativas (muitas vezes chamadas de drogas) e seus usos. Em especial, desperta o meu 2 interesse a reflexo de como o uso abusivo de drogas como o crack tensiona o uso do espao pblico. Por volta do ano de 2008, quando tive meus primeiros contatos com as polticas de reduo de danos, comecei a centrar minha ateno sobre aquelas pessoas a quem, com 3 uma espcie de medo e fascnio, eu categorizava como sacizeiros . Eram muitos os conflitos e tenses experimentados pelo meu corpo frente quelas pessoas que eu julgava serem 4 iguais entre si, como uma legio de zumbis do olhar de vidro . Bastava surgir minha frente, na rua, na sinaleira, no ponto de nibus, esse corpo desconhecido e em farrapos (que eu logo supunha ser de um usurio de crack) que, no meu ntimo, me desdobrava em uma mistura de assombro e desejo intenso de observ-lo. Esse desejo me levou primeira oportunidade de trabalhar com um tema mais focado no uso e usurios de crack quando cursei a disciplina de Atelier IV na faculdade de arquitetura da UFBA. Na poca, ramos uma equipe de aproximadamente 11 pessoas e estudvamos intervenes urbanas em toda a Baixa dos Sapateiros. J imersa nesse contexto, percebi que a regio do centro histrico de Salvador, que a despeito da decadncia e falta de vida que a opinio pblica teima em lhe atribuir, tem uma complexa e intensa movimentao urbana. Nas visitas de campo que fazamos pude reconhecer uma rea sobre a qual j havia ouvido 5 algumas histrias. Era uma das chamadas cracolndias de Salvador, que se desenrola ao longo de toda a rua Gravat e nas suas proximidades. Ali, de longe, vamos homens e mulheres, crianas e adultos, usando crack e envolvidas naquele lugar que me parecia inacessvel

1 A Organizao Mundial de Sade [OMS] (OMS, 1981) define drogas psicoativas como aquelas que agem no Sistema Nervoso Central [SNC] produzindo alteraes de comportamento, humor e cognio, possuindo grande propriedade reforadora sendo, portanto, passveis de auto-administrao [uso no sancionado pela medicina]. (Retirado de material produzido pelo Centro de Convivncia de Lei, com recursos do Programa Nacional de DST/Aids do Ministrio da Sade). 2 preciso observar que apesar do que dizem as polticas proibicionistas, nem todo uso de crack , a priori, danoso. Como qualquer substncia psicoativa, necessria a distino entre o consumo experimental, eventual e a dependncia, esta ltima reconhecidamente uma doena (citao de Artigo do Professor Antnio Nery, publicado em seu blog conversandocomnery.wordpress.com). 3 Frente ao assombro do desconhecido, chamava de sacizeiros todas as pessoas que estivessem em situao de misria e que eu presumia, pelos gestos e vestimentas, que eram usurios de crack. Mais tarde, entrando em contato com o trabalho de finalizao de curso de Luana Malheiros, entitulado Entre Sacizeiro, usurio e patro: Um estudo etnogrfico sobre consumidores de crack no Centro Histrico de Salvador, reconheci esse termo como sendo uma das trs categorias utilizada pelos usurios de crack estudados por ela: o sacizeiro seria o iniciante (...) indivduo que faz um uso compulsivo e disfuncional do crack (...) no possui emprego fixo e suas atividades de trabalho variam de pequenos furtos mendincncia; j a categoria usurio utilizada para referir-se a indivduos que possuem mais tempo de uso de crack e um saber acumulado a partir do seu horizonte de experincias com o crack, (...) possuem trabalhos estveis, mesmo que no regulamentados (...), realizam uma srie de estratgias para manter estvel o seu uso de crack e possuem um cdigo de condutas para a manuteno de sua rede de sociabilidades; por ltimo, o patro uma categoria que se refere a comerciantes mais especializados da substncia (...), tm sua atividade centrada na venda da substncia, (...) dificilmente observa-se um patro fazendo uso compulsivo da substncia, at mesmo porque isso impossibilitaria a manuteno de um mercado lucrativo de drogas. 4 Termo utilizado por uma entrevistada que trabalha com usurios de drogas na rua, usado pra se referir ao estigma imposto a alguns usurios. 5 O que chamarei nesse trabalho, por vezes de cracolndia, apesar de serem reas de intenso uso de crack e tambm o ponto de partida do meu trabalho pelo seu estigma, efeitos e danos do uso abusivo serem muito mais nocivos e visveis do que de outras substncias , no podem ser reduzidas a espaos em que h apenas o uso e abuso de crack. O crack no a droga exclusiva destes espaos. Muitas outras substncias psicoativas lcitas e ilcitas, como por exemplo, o lcool, o tabaco, a maconha e a cocana, tambm esto presentes nestes ambientes de uso.

a no ser protegida pela bolha de um carro. Nossas inquietaes acerca desse lugar nos levaram a incluir na nossa proposta de interveno na Baixa dos Sapateiros um espao destinado a lidar com toda aquela situao em torno do crack. Fiquei responsvel por tal estudo e desenvolvimento desse espao. O pouco tempo que tnhamos para um amadurecimento da proposta aliado minha inexperincia com o campo e completo distanciamento daquelas pessoas, no me permitiram um olhar mais demorado e cuidadoso com aquele espao em que aqueles usurios da cidade habitavam. Portanto, decidi retomar o tema de forma mais cuidadosa e demorada nesse Trabalho Final de Graduao de Arquitetura que se segue.

::Justificativa::
Esse trabalho se justifica pela necessidade e urgncia em se discutir qual a postura que a sociedade e, sobretudo, os projetos urbansticos no Brasil tm frente aos lugares da cidade em que o uso de drogas problemtico como nas ditas cracolndias. Muitas vezes a postura adotada, tanto por usurios da cidade, como por quem deveria pensar o planejamento do espao urbano de repelir, rejeitar ou simplesmente ignorar sua existncia. Reproduzindo-se o discurso da guerra s drogas , os projetos urbanos brasileiros munidos de imagens modernas e luminosas atualmente se limitam a varrer as cracolndias para a escurido mais prxima, como se a expulso das pessoas desses espaos fosse a resoluo dos problemas. Intervenes desse tipo se reproduzem em larga escala hoje no Brasil e um exemplo recente que se pode destacar o Projeto Nova Luz, que est em curso no centro da cidade de So Paulo.
6

Com um projeto de carter bastante impositivo, a Nova Luz, desconsiderando todo o contexto social e histrico que envolve o bairro, pretende demolir grande parte das edificaes (depois de muita presso dos comerciantes do local, o total de demolies diminuiu de 66 7 % das edificaes para 61% ) e expulsar grande parte das populaes que hoje habitam o lugar, entre moradores formais, moradores de rua, comerciantes, usurios de droga etc. A 8 arquiteta e urbanista Raquel Rolnik fala em seu blog sobre o que parece ser o princpio do projeto Nova Luz:
(...) a partir de uma leitura que identifica a regio como cracolndia, o projeto pretende apagar, da paisagem e da vida urbana de parte do centro de So Paulo, os usurios de drogas e, junto com eles, toda a populao em situao de rua, o comrcio, os mais de 12 mil moradores do bairro Santa Ifignia, sua histria e sua memria. A interveno urbanstica que pretende acabar com a cracolndia, na verdade, incide sobre um dos centros comerciais mais dinmicos de toda a cidade e pretende substituir toda a estrutura consolidada por novos empreendimentos. Remover lojistas e moradores para demolir o bairro, a fim de erguer edifcios mais altos, tem a ver com uma estratgia de renovao urbana baseada em um conceito de parceria pblico-privada no qual necessrio garantir uma alta rentabilidade para viabilizar o negcio.

A seguir, pode-se ver uma matria publicada sobre o projeto Nova Luz:
9

6 A idia de guerra s drogas ser posteriormente discutida na pgina 8. 7 Informao retirada dos sites http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/06/28/demolir-e-reconstruir-sera-essa-a-solucao-para-a-regiao-da-luz/ e http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/934383-prefeitura-de-sp-reduz-areas-a-serem-demolidas-na-nova-luz.shtml. 8 http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/06/28/demolir-e-reconstruir-sera-essa-a-solucao-para-a-regiao-da-luz/ 9 Publicada em abril e julho de 2006 no jornal digital da Folha de So Paulo (Folha.com)

Esse exemplo do que acontece com o Projeto da Nova Luz em So Paulo (que capitaneado pela prefeitura da cidade) pode ser visto em vrias cidades brasileiras. O poder pblico normalmente corrobora com essa postura perante tais espaos abandonados, muitas vezes omitindo-se de criar novas polticas pblicas para lidar com o uso problemtico das drogas na cidade ou ainda disseminando campanhas publicitrias aterrorizantes e deterministas acerca do uso de crack. possvel ver na figura a seguir um produto de uma campanha 10 amplamente difundida contra o crack financiada pelo Governo do Estado da Bahia :

Aes repressivas da polcia so hoje os principais meios que o Estado utiliza para intervir e agir sobre usurios de drogas (principalmente os que fazem uso problemtico de crack), visando um suposto banimento do uso dessas substncias. Tais aes muitas vezes so extremamente violentas e tm forte apoio popular, da opinio pblica e da mdia. E
10 Imagem retirada do site http://www.bocaonews.com.br/noticias/principal/politica/1768,crack-cadeia-ou-caixao.html acessado em novembro de 2011

10

justamente no combate ao crack que a idia de guerra s drogas expe todo o seu poder blico e poltico. Toda essa violncia muito pouco questionada por grande parte da sociedade civil, que enxerga como nica alternativa o extermnio das cracolndias. Esses tipos de posicionamentos dificultam a aproximao com essas populaes e refora o estigma sobre elas. Este trabalho se prope, atravs de um estudo de caso, ser uma espcie de ensaio para uma nova forma de lidar com as questes impostas pelo uso problemtico de drogas a partir do ponto de vista urbanstico. Prope-se demorar os olhos e sentidos sobre os lugares que chamamos hoje de cracolndia e, de forma mais cuidadosa, canalizar a ateno a esses espaos e pessoas que os habitam. Atenta-se para a necessidade de despir-se de olhares homogeneizantes e etnocntricos a fim de perceber a complexidade dessas pessoas que habitam a cidade e como seus corpos so uma espcie de resistncia no espao urbano contemporneo, como bem observou Milton Santos. Assim, o trabalho se torna importante no sentido de compreender, discutir e propor projetos urbansticos em que o uso problemtico de drogas que se faz no espao urbano seja encarado de forma crtica, de modo que tais questes e sujeitos no se tornem parte invisvel no processo de pensar a cidade e seu desenvolvimento urbano, uma vez que a questo do abuso drogas evidente no contexto social vigente.

11

::Uso de crack e outras drogas::


Ainda que sejam relativamente tmidos meus estudos sobre drogas, afirmo com segurana que impossvel datar quando o ser humano comeou a fazer uso de substncias psicoativas. Sempre houve registros de que diversas substncias fizeram parte das mais variadas prticas culturais, na busca por elevao espiritual em ritos de passagem, religiosos, prticas ldicas e sobretudo comerciais. Na citao a seguir, extrada do Jornal A Provncia de So Paulo, j no sculo XIX, possvel observar a importncia que o plantio da cannabis, hoje proibido, possua em terras brasileiras.
O cnhamo deve ser semeado em terreno mido, em linha ou a esmo, tendo-se o cuidado em no consentir que os rebentos fiquem a menos distncia de 8 polegadas, um do outro. Cerca de duas semanas, depois do nascimento, deve se percorrer o terreno para arrancar-lhe aquelas que no nasceram bem e qualquer mato que 11 tenha brotado

Substncias que hoje so consideradas ilcitas, como o pio e a cocana (da qual se origina o crack), podiam ser compradas por qualquer pessoa nas drogarias. Algumas delas, inclusive (a exemplo da herona e cocana), eram comercializadas como remdios para crianas ou vinculadas a figuras religiosas, como pode ser visto nas imagens a seguir:

http://imgs.obviousmag.org/archives/uploads/2008/08121604_blog.uncovering.org_drogas.jpg

http://imgs.obviousmag.org/archives/uploads/2008/08121602_blog.uncovering.org_drogas.jpg

11 Jornal A Provncia de So Paulo, 9 de agosto de 1876. Trecho extrado da obra entitulada Cannabis Medicinal: Introduo ao cultivo indoor, do ano de 2010 e autor Srgio Vidal.

12

http://imgs.obviousmag.org/archives/uploads/2008/08121605_blog.uncovering.org_drogas.jpg

Um pouco sobre o crack


Como o interesse primordial desse trabalho surgiu a partir das implicaes do uso (especialmente o uso problemtico) de crack no espao urbano, julguei necessrio selecion-la dentre todas as outras drogas para apresentar uma breve descrio dessa substncia e como se iniciou o seu consumo. Normalmente fumado em cachimbos (muitos confeccionados a partir de latas, tubos de PVC, garrafas de gua etc) ou misturados a cigarros de tabaco e maconha (chamados localmente de mesclado ou pitilho), o crack rapidamente comea a agir e produzir efeitos no corpo do indivduo, assim como rapidamente os efeitos cessam e, por esse motivo, os indivduos dependentes da substncia esto sempre em busca da prxima pitada:
A ao do crack no crebro dura entre cinco e dez minutos, perodo em que potencializada a liberao de neurotransmissores como dopamina, serotonina e noradrenalina. O efeito imediato inclui sintomas como euforia, agitao, sensao de prazer, irritabilidade, alteraes da percepo e do pensamento, assim como alteraes cardiovasculares e motoras, como taquicardia e tremores, explica o psiquiatra Felix Kessler, do Centro de Pesquisa em lcool e Drogas da Universidade Federal 12 do Rio Grande do Sul .

O crack originado da pasta base da cocana e produzido a partir da mistura dessa pasta com amonaco ou bicarbonato de sdio, sendo possveis algumas variaes de subs12 Retirado do site http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/a-droga/composicao-e-acao-no-organismo

13

tncias no seu processo de produo. Surgiu em torno da dcada de 70 nos Estados Unidos como uma alternativa prpria cocana, que vinha sendo fortemente perseguida pelas polticas proibicionistas do governo americano. Por ter o processo de produo mais fcil e barato que o da cocana, preo de venda mais baixo alm de efeitos mais intensos, o consumo de crack se popularizou nas camadas mais pobres da sociedade americana.
O comercio de crack era uma possibilidade real de empregabilidade para a massa de jovens desempregados afroamericanos, fazendo com que eles se inserissem em uma atividade mais rentvel do que as ofertas disponveis no mercado formal. Ressalta-se ainda neste ponto que os empregos designados para jovens imigrantes, muitas vezes que viviam ilegalmente no pas, eram caracterizados por trabalhos em fbricas, com altas horas de trabalho e uma renda mnima para a sua sobrevivncia. Vender crack era ainda uma opo mais vivel do que outra atividades ilcitas, como 13 assaltos e roubos .

Em meados da dcada de 80, quando a poltica proibicionista de guerra s drogas nos Estados Unidos (personificada na figura do presidente Ronald Reagan) se tornou mais extrema, a imprensa americana passa a alarmar sobre a epidemia do crack, que estaria assolando as cidades e corrompendo a sociedade americana.
(...) o consumo de drogas, associado a grupos subalternos, era responsabilizado por diversos problemas sociais, configurando-se como argumento perfeito de controle social e perseguio poltica a trabalhadores imigrantes, minorias tnicas e 14 raciais e jovens rebeldes, percebidas como classes perigosas .

Na poca, os estudos que envolviam as drogas estavam aliados aos interesses das polticas proibicionistas. As pesquisas enfatizavam o poder destruidor das drogas ilcitas, demonizavam seus consumidores e disseminavam um discurso de terror em torno das drogas (especialmente o crack). Estas pesquisas, porm, focavam o estudo dos chamados usos problemticos de drogas, criando um consenso cientifico de que todo uso de drogas acarretava no seu conseqente abuso (MALHEIRO, 2010), argumento do qual a cincia, hoje, no compartilha mais. Cabia ento ao governo dos Estados Unidos, identificar os pases 15 produtores e consumidores de substncias psicoativas ilcitas e combat-los . O sudeste asitico, Mxico, Caribe e alguns pases pobres da Amrica do Sul foram responsabilizados pela produo e disseminao das drogas no mundo, enquanto vastas culturas de maconha existentes em solo americano, como nos desertos de Nevada e do Oregon que abasteciam o mercado interno no eram tidos como preocupao do governo.
A guerra s drogas era desenhada, assim, como uma postura governamental dirigida exteriorizao do problema da produo de psicoativos e represso interna a consumidores e organizaes narcotraficantes. A um s tempo, uma instrumentalizao da Proibio s drogas como artifcio de poltica externa e recurso para a governamentalizao disciplinarizao, vigilncia e confinamento de grupos 16 sociais ameaadores ordem interna como negros, hispnicos e jovens pacifistas.
13 Retirado da monografia de Luana Malheiro entitulada Entre Sacizeiro, usurio e patro: Um estudo etnogrfico sobre consumidores de crack no Centro Histrico de Salvador, no ano de 2010. 14 Retirado da monografia de Luana Malheiro entitulada Entre Sacizeiro, usurio e patro: Um estudo etnogrfico sobre consumidores de crack no Centro Histrico de Salvador, no ano de 2010. 15 Edson Passetti apud Thiago Rodrigues, Poltica de Drogas e a lgica dos danos. 16 Retirado do artigo Poltica de Drogas e a lgica dos danos de Thiago Rodrigues acessado em maio de2011 no site www. neip.info/downloads/t_tia3pdf.doc

14

O discurso de terror e perseguio s drogas encabeado pelos Estados Unidos a partir da dcada de 80 foi seguido e reproduzido em vrios pases, mantendo-se em alguns at os dias de hoje. No Brasil (onde o consumo de crack tem seus primeiros registros em 1988 na cidade de So Paulo), por exemplo, a guerra s drogas pode ser assistida diariamente nos telejornais e ainda a principal maneira de lidar com o consumo de substncias ilcitas no pas. O crack uma substncia amplamente consumida em muitas cidades brasileiras, e que vem crescendo progressivamente, principalmente pelas camadas mais pobres da populao. O psiquiatra e coordenador geral do Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas (CETAD), Antnio Nery, um dos entrevistados no processo de pesquisa deste trabalho, costuma dizer que os usurios de crack so os excludos dentre os excludos. Recentemente houve uma grande veiculao na mdia em torno de algo que seria uma nova droga mais aterrorizante, potente e devastadora que o crack, chamada xi. A imprensa brasileira, seguindo o exemplo da imprensa americana proibicionista, anunciou que o xi, 17 uma nova e devastadora droga se espalha pelo pas . Porm, pouco tempo aps o alarme, o Ministrio da Justia, atravs do Departamento 18 da Polcia Federal divulgou que no existe uma nova droga no mercado ilcito. O que se observa so diferentes formas de apresentao tpicas da cocana (sal, crack, pasta base, cocana base) sendo arbitrariamente classificadas como oxi, sem que sejam utilizados para este processo critrios objetivos e tcnicos. Ou seja, as dezenas de amostras de xi estudadas se encaixam nas formas de representao da cocana em pasta base e tambm no podem tambm ser classificadas como uma nova forma de apresentao da cocana, uma vez que os componentes majoritrios/minoritrios e adulterantes encontrados so os mesmos das formas de apresentao usualmente apreendidas para esta droga. Assim, o xi se tornou um grande exemplo de como o discurso do terror em relao ao crack est presente no Brasil. A proliferao do discurso de terror em torno das drogas (sobretudo o crack) e as polticas pblicas baseadas na guerra s drogas, que demonizam as substncias psicoativas, dificultam a aproximao e o entendimento dos problemas causados pelo abuso das drogas ilcitas. Dessa forma, refora-se o estigma sobre os consumidores. O estigma segrega e tal segregao impossibilita aes e discusses mais justas em torno das problemticas relacionadas ao consumo de drogas. O presente trabalho pretende fugir do estigma amplamente disseminado e aceito pelo senso comum, ampliando a discusso sobre o tema tambm para o campo da arquitetura e urbanismo, apontando seu papel nesse processo bem como indicando tambm possveis contribuies da disciplina para melhor entendimento da questo na cidade de Salvador.

17 Reportagem da Revista Veja de 06/05/2011 disponvel em http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oxi-e-mais-prejudicialque-o-crack. 18 Departamento da Polcia Federal - Superintendncia Regional de Pernambuco em NOTA IMPRENSA 054/2011.

15

::Reduo de danos::
Uma alternativa poltica de proibio das drogas hoje a poltica de reduo de 19 danos, que, apesar de se ter registros de aes de reduo de danos j desde 1926 , comea a se destacar apenas em meados de 1980 e consegue cada vez mais espao entre as polticas de drogas, principalmente em pases mais ricos da Europa e Oceania. Diferenciando-se do objetivo primordial do proibicionismo iniciado nos Estados Unidos, que abolir completamente o uso de qualquer droga que altere o estado de conscincia e que no seja para fins mdicos, a poltica de reduo de danos encara o banimento do consumo de drogas como sendo algo improvvel (visto que em todos os anos de proibicionismo, o consumo, ao contrrio do que as polticas almejavam, aumentou significativamente).
Os partidrios das polticas de reduo de danos constroem seus argumentos a partir de um pressuposto simples: consumir psicoativos faz parte de qualquer cultura, hbito sempre presente na histria humana e que no pode ser suprimido. Assumindo a inevitabilidade do uso de drogas psicoativas, a preocupao deveria ser em fazer com que esse consumo produzisse o menor prejuzo possvel ao indivduo que 20 se intoxica e sociedade .

As polticas baseadas na reduo de danos fazem uma clara distino entre uso controlado e uso descontrolado (abuso) de substncias psicoativas e seus esforos so concentrados em eliminar o mau uso que pode resultar em importantes ameaas ao bem estar 21 do indivduo ou da sociedade . A abstinncia no uma exigncia para os indivduos que fazem uso de drogas, visto que muitos no querem se abster do uso e outros simplesmente no conseguem. Um dos princpios fundamentais da reduo de danos o do respeito aos usurios de drogas pelo direito s suas drogas de consumo. Direito este, algumas vezes, resguardado na prpria legislao em vigor, mas interditado pelo preconceito e pela ateno excessivamente 22 focada na represso s drogas ilcitas . As aes de reduo de danos buscam tambm, ao contrrio do que fazem as polticas proibicionistas que demonizam as substncias e punem os usurios, afugentar o estigma criado em torno do universo das drogas e seus consumidores. Uma das primeiras aes de reduo de danos que teve destaque foi encabeada pelo poder pblico na Europa que foi um programa de troca de seringas realizado por funcionrios do Servio Municipal de Sade de Roterd na Holanda em 1984.
encarregavam-se de fornecer seringas e material para higienizao aos usurios
19 Em 1926, o governo ingls recebeu recomendaes do Relatrio Rolleston de que opiceos fossem prescritos pelos mdicos clnicos para os dependentes dessas drogas como forma de ajud-los a levar uma vida mais estvel e socialmente til (retirado do texto Reduo de danos: um novo paradigma? De Tarcsio Mattos de Andrade, acessado em http://www. twiki.ufba.br/twiki/pub/CetadObserva/ReducaoRiscosDanos/Redu%E7%E3o_de__danos-_um_novo_paradigma.pdf) 20 John Marks. Dosagem de manuteno de herona e cocana in Maurides Ribeiro & Srgio Seibel (orgs.). Drogas: hegemonia do cinismo. So Paulo, Memorial da Amrica Latina, 1997apud Thiago Rodrigues, Poltica de Drogas e a lgica dos danos. 21 Edward MacRae. Reduo de danos para cannabis e alucingenos. Apresentao realizada no Seminrio Nacional de Reduo de Danos, So Paulo, de novembro de 2002 apud Thiago Rodrigues, Poltica de Drogas e a lgica dos danos. 22 Reduo de danos: um novo paradigma? De Tarcsio Mattos de Andrade, acessado em http://www.twiki.ufba.br/twiki/ pub/CetadObserva/ReducaoRiscosDanos/Redu%E7%E3o_de__danos-_um_novo_paradigma.pdf

16

de herona desde que eles se apresentassem com regularidade aos postos mveis destinados para tanto. O programa rapidamente se desenvolveu para alm da troca de seringas: nos pontos de atendimento, os consumidores de herona passaram a ter acesso a servio de checagem de pureza da droga adquirida, alm de prescries e aplicaes de metadona, opiceo sinttico desen23 volvido para substituir a herona em tratamentos de desintoxicao

No Brasil, a poltica de reduo de danos comea a ser utilizada no comeo do ano de 1990, quando a prefeitura da cidade paulista de Santos promoveu um projeto de troca de seringas, causando uma grande polmica. Hoje, aes de reduo de danos so promovidas cada vez mais pelo Brasil e pelo mundo, e muitas se mostram mais eficazes do que os processos proibicionistas anteriores, como o caso, por exemplo, das prticas da troca de seringas usadas por novas e das aes dos redutores de danos nas ruas, junto aos usurios e o meio que os cerca. Outro exemplo de ao de reduo de danos, que pde ser observada durante o trabalho de campo quando entrevistei um ex-dependente de crack, a substituio de uma droga por outra menos danosa, como a substituio do crack pela maconha. O entrevistado utilizava-se da maconha para reduzir danos causados pelo crack. Para ele, a maconha o fazer sentir fome e sono e, ao fim do dia, ele sentia vontade de voltar para casa em vez de passar a noite na rua. Aos poucos, ele foi substituindo o uso de crack pelo uso de maconha, que o levava a um estado de alterao de conscincia diferente. O entrevistado tambm relatou que, certa vez, logo aps fumar a cannabis, comeou a refletir e se dar conta de como os seus ps estavam sujos e maltratados e do mau cheiro que emanava do seu prprio corpo. Segundo ele, essa reflexo acerca do seu corpo no seria possvel se estivesse sob efeito de crack, que deixa a cabea vazia. Para esse indivduo, a maconha, mais do que uma forma de reduzir os danos que o crack lhe causava, foi o estopim para o abandono de um uso problemtico da substncia, que se deu atravs da vontade do prprio usurio, sem que houvesse qualquer motivao externa para que ele deixasse de usar o crack. Outro exemplo polmico e que tem se mostrado eficaz na de reduo de danos so as chamadas salas de uso controlado, tambm conhecidas como narcossalas ou salas seguras, existentes na Europa, destinadas principalmente ao uso abusivo de herona. Nesses espaos, agentes de sade e psiclogos oferecem apoio os usurios que so permitidos de usar as substncias (mesmo ilcitas) no local. Nas salas seguras, o prprio usurio injeta a droga, depois de receber seringa e agulhas novas. Um mdico acompanha cada aplicao e est pronto a orientar e atuar em socorrro. Nenhum caso de overdose ocorreu em quatro 24 anos . Poucos pases permitem as salas seguras e uma delas est localizada no bairro de Kings Cross, em Sidney, na Austrlia, onde houve uma considervel reduo no nmero de mortes por drogas e de atendimentos de emergncia por conta de overdose e intoxicaes. Houve queda tambm no nmero de contaminaes por compartilhamento de seringas e agulhas. Por esses e outros motivos a sala segura do bairro de King Cross recebeu avaliao positiva do conceituado National Centre HIV Epidemiology Research.
23 Retirado do artigo Poltica de Drogas e a lgica dos danos de Thiago Rodrigues acessado em maio de2011 no site www. neip.info/downloads/t_tia3pdf.doc 24 Retirado do texto escrito por Wlter Fanganiello Maierovitch disponvel em http://ibgf.org.br/index.php?data[id_ secao]=4&data[id_materia]=805 e acessado em junho de 2011.

Em Salvador, encontram-se algumas instituies que se destacam ao promover aes

17

de reduo de danos, como o CETAD Centro de Estudos e Terapia do Abuso de Drogas situado no bairro do Canela e que foi criado como extenso permanente do Departamento de Anatomia Patolgica e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFBA, fruto da preocupao do professor Antnio Nery Filho, com a inadequao dos tratamentos propostos 25 nos anos 80 para os usurios de substncias psicoativas . O CETAD promove, dentre outros, o projeto Aes Integradas Consultrio de Rua que funciona com verbas do SENAD (Secretaria Nacional Anti-drogas). O Consultrio de Rua uma proposta de reduo de danos bastante interessante que leva uma equipe interdisciplinar s ruas para atuar junto ao usurio e ao meio em que vive, estabelecendo um primeiro contato e direcionando-o para tratamento adequado. Alm do CETAD, Salvador conta tambm com a Aliana de Reduo de Danos Ftima Cavalcanti, localizada na Faculdade de medicina no Terreiro de Jesus, centro histrico de Salvador. A Aliana de Reduo de Danos um Servio de Extenso Permanente do Departamento de Medicina da Faculdade de Medicina da Bahia da UFBA (FAMEB - UFBA), constitudo a partir do desmembramento do corpo tcnico e dos projetos executados pelo Programa de Reduo de Danos do Centro de Estudos e Tratamento do Abuso de Drogas (CETAD). Seu nome uma homenagem a Ftima Cavalcanti, a primeira redutora de danos 26 da Bahia. . Est sendo implantado na sede da Aliana de Reduo de Danos Ftima Ca27 valcanti o terceiro CAPS-AD de Salvador. Alm de promover cuidados em relao sade fsica do usurio de drogas, h tambm uma preocupao por parte das aes em reduzir danos psicolgicos e sociais, tanto ao indivduo quanto rede social que o cerca. Portanto, pode-se dizer que a poltica de reduo de danos, mais do que uma ao mdica de sade, uma ao que busca a interdisciplinaridade como forma de compreender a complexidade que h em torno do consumo de drogas. A reduo de danos no se limita apenas ao uso de substncias psicoativas. Pode ser aplicada a vrias situaes da vida de um indivduo e muitas aes do cotidiano podem ser consideradas redutoras de danos como
(...) as medidas de segurana diante do consumo de bebidas alcolicas, como a utilizao de bebidas com menores teores de lcool, a incluso, entre os passageiros de um mesmo veculo, de algum que no beba e possa dirigir em segurana, nas ocasies em que o consumo de lcool habitualmente acontece, e tambm o uso de substitutos de cigarros, como os adesivos de nicotina. O prprio uso do cinto de segurana nos automveis um bom exemplo de reduo de danos, cujo objetivo preservar a vida e minimizar traumatismos durante os acidentes automobilsticos, 28 os quais, na maioria das vezes, decorrem do fato de se dirigir de forma perigosa .

Portanto, pode-se considerar numa escala maior, que inmeras aes do cotidiano so redutoras de danos possveis ou reais, ainda que no sejam realizadas por usurios de substncias psicoativas.

25 Retirado de http://www.cetad.ufba.br/instituicao 26 Retirado de http://www.fameb.ufba.br/ard-fc/alianca/welcome.htm 27 Centro de ateno psicossocial para lcool e outras drogas 28 Reduo de danos: um novo paradigma? De Tarcsio Mattos de Andrade, acessado em http://www.twiki.ufba.br/twiki/ pub/CetadObserva/ReducaoRiscosDanos/Redu%E7%E3o_de__danos-_um_novo_paradigma.pdf

18

::Usos e usurios da cidade::


A cidade est repleta de usos e usurios: usurios do transporte pblico, da sade pblica, usurios do comrcio e das feiras, usurios de moradias, usurios de lcool, usurios de crack, usurios das caladas, das ciclovias etc. Todos somos usurios daquilo que escolhemos. E o que temos em comum, todos ns, cidados, o fato de que somos todos usurios da cidade. Alguns usos se tornam danosos para o espao pblico da cidade, a exemplo da segregao em lugares como os que se desenrolam as cracolndias ou dos espaos da cidade modificados pelos processos de especulao e gentrificao. Essas parcelas da cidade tendem a tornar o espao pblico da cidade menos permevel a outros usos e usurios, enfraquecendo a fora do seu carter pblico. Para que alguns desses usos pudessem ser problematizados de forma mais aprofundada, decidi fazer um recorte da cidade. Escolhi me aproximar da rea que compreende o bairro do 2 de Julho e as reas adjacentes que se relacionam diretamente, como a Avenida Carlos Gomes, Avenida Sete e a Praa da Piedade, no chamado Centro Antigo de Salvador. Essa regio central da cidade acumula em seus espaos uma grande diversidade de usos e usurios. A seguir apresento um mapa de localizao dessa regio que abriga tenses relacionadas ao uso intenso e problemtico de drogas como o crack e o uso da cidade por parte dos processos de especulao imobiliria.

19

Campo Grande MAM

en Av i da

Se

te de Se te
m o br

Largo 2 de Julho
Rua do Sodr

Praa da Piedade

Estao da Lapa

Av en ida
Ca

Museu de Arte Sacra

Go mes

a Pr egu ira d ia e ad L

s r lo

Praa Castro Alves


Ru a Ch ile

::LOCALIZAO::REFERNCIAS::

::O recorte na cidade chegando mais perto::


Meu processo de aproximao do Dois de Julho foi bastante discreto e sutil. Eu no tinha a pretenso de fazer parte daquele lugar, de me sentir de dentro. Queria mesmo era estar ali, a observar e perceber os usos que as pessoas faziam daquele lugar. Buscava re-conhecer os movimentos a partir da minha percepo e de outros com quem conversava. A princpio, fui a campo com um bloco de papel tamanho A3 em mos e algumas questes listadas. Pretendia me aproximar das pessoas pedindo para que elas desenhassem, com a minha participao, um mapa pessoal do lugar em que habitavam e os caminhos que percorriam. Estava mais preocupada em que isso fosse uma ferramenta que facilitasse a aproximao do que de desenvolver sistematicamente um mtodo de abordagem. Depois de algumas tentativas, percebi que ao final das conversas as folhas continuavam quase em branco ou com alguns poucos rabiscos soltos. Ento, abandonei o desenho e fiquei mesmo com as palavras. Tive longas conversas em todas as minhas idas ao Dois de Julho e suas proximidades atravs de entrevistas abertas gravadas para posterior transcrio e anlise. Alguns entrevistados no permitiram a gravao de suas falas, ficando registrado, portanto, apenas alguns apontamentos que ia fazendo ao longo da conversa. Foram entrevistados comerciantes, moradores do bairro, ex-moradores, moradores de rua, usurios e ex-usurios de crack. Dentre todas as entrevistas, selecionei algumas para analisar seus discursos e percursos mais de perto. As impresses e expresses dessas pessoas foram o guia utilizado por mim para fazer mapeamentos do bairro e utiliz-los como base de estudo do lugar. Geraldo, Carline, 29 Severo, Lara, Lana, Edmilson, Tom, Leandro e Selma . Todos so ou j foram usurios do 2 de Julho. Dentre eles, ao menos trs so ou j foram dependentes de crack. Dois deles esto em situao de rua.

Por dentro da rea Histrias e memrias


O Bairro do Dois de Julho quando fundado, abrigava muitos aristocratas e intelectuais baianos. O Poeta Castro Alves viveu e morreu no edifcio que hoje abriga a escola Ypiranga.
tambm serviu de inspirao para o escritor Jorge Amado, frequentador assduo e amigo de pessoas que ali viviam. No livro Dona Flor e seus dois maridos, os fatos acontecem no bairro Dois de Julho e aparecem nomes de amigos do escritor que moravam nesse bairro e viraram personagens do livro (ARAUJO, 1999 apud MOURAD, 2010).

Apesar de possuir hoje uma grande variedade de uso do solo, com comrcio, habitao e servios compartilhando o mesmo espao, o bairro era caracterizado inicialmente por edificaes unidomiciliares, (...) e sofreu alteraes a partir de 1940, quando houve o alargamento da Rua Carlos Gomes e o seccionamento das ruas do Cabea e da Fasca (Senador 30 Costa Pinto) e reestruturao da Visconde de Mau .
29 Para preservar a identidade dos entrevistados, os nomes apresentados sero fictcios. 30 Salvador Cultura Todo Dia. Avenida Sete/Carlos Gomes, p. 1, Fundao Gregrio de Mattos, http://pt.wikipedia.org/wiki/ Avenida_Sete_de_Setembro_(Salvador) apud MOURAD, 2010.

21

A partir de 1970, a rea do Dois de Julho, assim como muitas reas do centro antigo da cidade, foi sendo esvaziada pela elite soteropolitana, que demonstrava maior interesse, na poca, pelas reas mais novas e prximas ao litoral, como informa pesquisa elaborada pela Fundao Mrio Leal Ferreira:
Durante a dcada de 1950, as principais referncias do bairro eram o Largo Dois de Julho, que conduz ao Museu de Arte Sacra, e o Clube Carnavalesco Fantoches da Euterpe. Na dcada de 1970, assim como toda a rea central da cidade que sentiu os reflexos das aes de descentralizaes e direcionamento do crescimento urbano no sentido do litoral, o esvaziamento atingiu tambm o Largo 2 de Julho e entorno. A partir de ento, o bairro vai cedendo espao a outras iniciativas, tais como aougues e mercadinhos, ao mesmo tempo em que acolhe uma populao menos abastada (FUNDAO MARIO LEAL, 2007, p. 5).

O Dois de Julho aristocrtico dos sculos passados deu lugar a uma populao bastante diversa e predominantemente popular. Os moradores citam o Dois de julho como um bairro tranqilo para viver e alguns apontaram a relao de respeito e boa vizinhana entre os usurios do bairro como sendo um dos principais motivos do seu afeto pelo lugar.

Os usurios do Dois de Julho


Pude verificar, durante as diversas incurses a campo, que h uma grande sobreposio de usos e usurios no bairro: a feira que foi desmantelada pelo projeto de reforma que teve incio em 2004 aos poucos volta a tomar fora e se reestabelecer, como as barraquinhas de frutas que j esto logo ali ao lado; o comrcio nos aougues, mercadinhos, sebos, lojas de artesanato, lanchonetes; os idosos do largo; os programas da noite; a boemia de bares como o Bar do Lder, o Mocambinho e o Beco da Lama; pessoas utilizando drogas lcitas; pessoas utilizando drogas ilcitas; a feira das flores; as frutas se desmanchando no cho; os moradores das casas observando o movimento das janelas; os moradores de rua fazendo planejando sua correria; e muitos outros usos e usurios que no fui capaz de identificar. Essa riqueza de usos foi o aspecto essencial para escolher o Dois de Julho como recorte de campo. Quando decidi focar meu trabalho nos usurios de crack, um dos grandes questionamentos que tive foi acerca da possibilidade de ter uma multiplicidade de usos em lugares onde o uso de drogas como o crack intenso. No Dois de Julho essa sobreposio acontece. O uso intenso de crack na regio no impede que diversos outros usos aconteam simultaneamente no bairro, e todos esto intimamente relacionados entre si. Alguns moradores declararam ter uma boa convivncia com os usurios de drogas do lugar, como a Sra. Lana, comerciante, ao afirmar que eles no abusam ningum, eles s prejudicam a eles mesmos (...) tm respeito gente, no levam nada de ningum (...) todo canto que voc andar, eles to por aqui (...) eles podem t drogados como for, se voc apontar de noite naquela piedade e ele reconhecer que a gente a tia. No, a ningum mexe no. A partir das conversas com pessoas que habitam o Dois de julho, me aproximei e pude conhecer mais sobre o lugar a partir da viso de dentro, de quem o habita somado minha percepo como sendo de fora. Depois de algumas conversas, pude perceber que a permeabilidade no espao do Dois de Julho modificada justamente pelo fato de ser de dentro ou de fora. Os moradores que j (con)vivem com o espao a certo tempo, sentem22

-se livres para penetrar, seno todas, a grande maioria das ruas e becos do bairro, apesar de haver algumas restries em relao a horrio. Enquanto que as pessoas tidas como de fora, so desencorajadas a transitar por alguns lugares do bairro, como veremos em anlise mais frente. A regio que compreende a parte mais baixa da Rua do Sodr, nas imediaes da Ladeira da Preguia considerada a rea menos permevel no bairro e onde a compra, a venda e o uso de drogas se mostra mais intenso, como demonstrarei nos estudos a seguir. Os informantes deixavam claro que um grave problema do Dois de Julho est relacionado ao abuso de drogas (como lcool, crack, cocana e outras) nessas reas e que o abandono por parte do poder pblico agrava essa questo. Pude perceber que, apesar de certos usos co-habitarem nesses lugares, eles tendem a tornar-se parcelas mais obscuras da cidade, sendo evitados por grande parte da populao, agravando ainda mais o seu estado de abandono e diminuindo assim a sua permeabilidade.

23

::Os movimentos do Dois de Julho::


Como mtodo de reflexo, resolvi fazer um recorte e estudar aquele pedao da cidade com base nos seus usurios, seus percursos, suas histrias, impresses, sensaes etc. Partindo das entrevistas abertas, distingui e classifiquei trs formas de movimentos no bairro: i) o movimento das drogas, que compreende a venda, a compra e o uso de substncias ilcitas; ii) os movimentos realizados pelos entrevistados que compreendem seus percursos e permanncias; iii) e, por ltimo, o movimento dos empreendimentos privados que esto sendo implantados no local sob forte processo de especulao imobiliria. Tambm partindo da conversa com moradores, aponto as diferenas de temporalidades que influenciam diretamente no trnsito dos movimentos: o dia (das 05:00 s 18:00), que o perodo que concentra a maior parte e diversidade de usos e usurios; a noite (das 18:00 s 22:00), quando alguns usos (como o comrcio) comeam a enfraquecer e outros usos (como os de bares) se intensificam; e a madrugada (das 22:00 s 05:00) que o perodo onde o movimento das drogas est mais intenso e isolado. A partir dos movimentos supracitados pretendo identificar e analisar os usos do espao pblico na cidade, especificamente na regio referida, para ento propor intervenes que busquem tambm reduzir danos cidade e seus usurios. A seguir, apresento os trs movimentos, suas relaes entre si e com as temporalidades, os mapeamentos que resultam nas suas anlises e os eventuais danos causados ao corpo do cidado e ao corpo urbano.

Movimentos dos percursos


Dentre nove entrevistas realizadas, selecionei cinco delas para proceder a uma anlise mais aprofundada dos discursos. A partir de ento, elaborei mapeamentos que me permitiram confrontar percursos realizados por meus interlocutores, evidenciando assim os espaos permeados por eles no bairro. A seguir, destaco alguns trechos de seus discursos onde falam sobre suas vidas no bairro, para ento apresentar um mapa-sntese, onde sobreponho os percursos dos entrevistados, mapeando as nuances de permeabilidade da regio.

Geraldo
Geraldo um designer de 33 anos que morou no Dois de Julho por mais de cinco anos, quando se mudou no ano de 2006. Circulava tranquilamente pelo bairro em diversas horas do dia e da noite. Normalmente saa de casa ao meio-dia a caminho dos pontos de nibus da Piedade ou do Comrcio. Muito bomio, freqentava bastante os bares da regio, como os que se localizam no Beco da Lama, e, por vezes, ficava at a madrugada. Geraldo aformou conhecer muitos usurios de drogas (sobretudo de crack) que habitavam o bairro.
Da minha janela, voc s v os isqueiros funcionando. Mas embaixo na rua. No (largo) Dois de Julho no, que muito movimentado. Tem policial tambm, no totalmente desprovido de policial no. Principalmente porque tem muito comrcio. O dia do 2 julho tem muito comrcio. Comea de manh cedo at de noite umas 8 horas... Ento existe essa preocupao da galera (usurios), porque se escaldar,

24

chama a polcia e eles se lascam, n? Ento, eles no podem fazer isso, tem que esperar as paradas fechar primeiro, pra depois...

Pelo fato de ser conhecido no bairro, nunca teve problemas com assaltos. A nica vez que houve uma tentativa frustrada de assalt-lo, recorreu a um conhecido que chefiava o trfico no local e foi certificado de que isso jamais ocorreria novamente. Para Geraldo, o riscos da regio, em parte, so associados ao trfico e uso de crack.
(...) freqentava um bar depois do beco do mingau, no comeo da ladeira da preguia pra jogar sinuca. Ficava at altas horas no bar e tinha muitos usurios de crack. Se voc desse mole ou tivesse cara de gringo ou de otrio, oxe, a galera chegava junto, cercava. Mas nunca aconteceu comigo no.

Lara
Lara uma jovem artista, ex-professora de dana, que ainda no chegou aos trinta anos e h dois mora com o namorado no bairro do Dois de Julho. Apesar de ser moradora do Dois de Julho a relativamente pouco tempo, sua relao com o bairro vem de muito, desde os tempos de criana, quando estudava no colgio Ypiranga, que hoje d de frente para a janela do seu apartamento, na parte mais alta da Rua do Sodr. Um dos motivos que a faz gostar de morar no centro a grande oferta de comrcio e servios da regio e a proximidade com suas atividades, o que a permite deslocar-se a p para a maioria dos seus destinos. Mestranda de dana da UFBA, caminha bastante pelo centro, indo de uma aula a outra, de um espetculo a outro.
Eu escolhi o Centro porque eu era professora da escola de dana da fundao, que fica no Pelourinho, e eu precisava morar num lugar que fosse muito perto, pra ir andando, pra que no tivesse muito custo de transporte e porque eu trabalho com arte e tudo que eu fazia desde muito cedo t muito ligado ao centro, aos teatros, lugares de ensaios, os encontros artsticos, tudo muito por aqui pelo centro.

Considera que o Dois de Julho formado por zonas bastante diferentes umas das outras e que esse zoneamento pode ser percebido desde o primeiro olhar para o bairro.
Dentro do Dois de Julho, a gente percebe que tem zonas diferentes. Tem o Largo, os lugares que tem os restaurantes, os bares, os bairros onde as pessoas se cruzam mais, as pessoas visitam e tudo aceso, tem luz. a boemia, onde todo mundo quer morar, rea de artistas. Quando as pessoas falam do Dois de Julho, falam do Largo. (...) A tem a rua que d no museu (de arte moderna) que deserta, voc no v ningum (Rua Gabriel Soares), mas uma rua cobiada, as pessoas querem morar aqui porque bonitinho, mais organizado, mas deserta, perigoso nesse sentido, no tem gente passando toda hora. (...) Agora quando vai pra c, que passa da padaria, que entra Areal de Cima, Areal de Baixo, a ningum quer infiltrar. E a Rua do Sodr a pior que tem, a mais difamada, que as pessoas falam muito mal.

Como moradora da Rua do Sodr, diz-se incomodada com a sujeira e mau cheiro causados pela feira e pelos comrcios no incio da Rua do Sodr.
(...) e a Rua do Sodr ela tem um problema com sujeira mesmo, porque tem uma feira aqui do lado. L em cima, tem uma feira (...) e tem gente que vende peixe, a o cho fica sujo, os mercados no final do dia largam os restos

25

de compra na frente, ento a sujeira desce pra c. uma rua mesmo suja de aspecto fedorento (...).

Lara evita transitar por certas reas do bairro que ela considera como sendo uma outra zona do Dois de Julho cercada por barreiras invisveis que ela no costuma atravessar. Essa zona est associada com a parte baixa da Rua do Sodr, onde h intenso uso e comrcio de drogas nas caladas e em alguns casares.
(...) tem o crack l embaixo. Descendo essa ladeira do Sodr, l embaixo ponto de crack. Ento, vai dando um determinado horrio, desce um monte de sacizeiro pra comprar crack. Voc chega daqui da varanda voc v os isqueiros, quebrando a pedra, fumando crack. Cada dia que passa eles ficam mais mancando. (...) Eu nunca deso a ladeira toda, porque a rua depois do museu como se ela fosse interditada naturalmente. At a ladeira de Santa Tereza d pra subir e descer. Passou da, no pode descer mais nenhum horrio. muito perigoso. S carro. E quando voc passa de carro voc v que muito complicado. (...) como se os moradores tivessem um acordo tcito de que ali o lugar deles. E essas pessoas moram l, s que outra realidade, outra zona de convivncia. Eu no sei como que funciona porque eu nunca fiquei l. Passar l d uma expectativa que voc t meio intruso. (...) D muito medo e voc quer passar de carro muito rpido.

Leandro
Leandro um morador de rua da Piedade que tem aproximadamente 30 anos de idade. Est em situao de rua h 22 anos e vive fazendo o que chama de correria, que so pequenos bicos de origem e finalidades variadas que se intensificam em pocas de festas como o carnaval e Parada Gay. Falador eloqente, conta como difcil a vida de quem mora nas ruas da cidade. Possui um grupo de amigos formado por outros moradores de rua com que dividem com ele a calada, a comida e o lenol. As relaes estabelecidas entre tais moradores de rua marcada por redes de solidariedade, como fica evidente no trecho transcrito: A gente famlia, como se fosse dentro de casa mesmo, uns trazem comida para os outros, s vezes tem briga, discusso. O grupo se diz bastante hostilizado pelas pessoas que passam na rua, pelos camels, pelos vendedores das lojas e, sobretudo pelos policiais que trabalham na regio. No raro ocorrer abordagens violentas de policiais e outros agentes da prefeitura contra Leandro e o seu grupo de amigos. Vez ou outra so acordado por fortes jatos de gua jogados pelos carros-pipa da LIMPURB (Empresa de Limpeza Urbana de Salvador) a mando da prefeitura. Selma, uma das suas companheiras j foi agredida enquanto dormia, segundo relatou: um dia eu j dormi nessa Lapa, eu grvida, a polcia acorda chutando mesmo. Alm de serem tratados com violncia, existe uma grande dificuldade para se realizar atividades bsicas como tomar banho, defecar, urinar, guardar seus poucos pertences, dormir (a prefeitura no permite que se durma nos bancos de praas pblicas e volta e meia os moradores de rua so acordados com agresses de policiais ou guardas municipais). Vez por outra, algum proprietrio permite que eles usem suas instalaes para que possam tomar banho, lavar e estender suas roupas no varal. Como o caso um depsito onde as pessoas preparam milho pra vender em carrinhos pelo centro. Quando no possvel utilizar-se desses locais, alguns recorrem a fontes pblicas, como a fonte da Preguia. Porm, so proibidos de usar certas fontes pblicas, como o caso da fonte da praa Dois de Julho, no Campo Grande. Segundo Selma outro dia eu fui tomar um banho naquela piscina, o policial 26

deu uma fantada no meu brao. Ela teve que sair antes mesmo de tirar o sabo do corpo. Leandro diz no ter receio de andar por nenhum lugar da cidade e que sua relao com o Dois de Julho se configura como uma relao de passagem, apesar de conhecer alguns moradores de rua que dormem por l. Algumas vezes, consegue comida em alguns estabelecimentos do Largo Dois de Julho ou quando tem algum dinheiro, compra produtos como sabonete ou artigos do gnero. L tem mercadinho, tem padaria. Quando a gente s vezes quer comer um sanduche de mortadela, quer beber um suco. Quando perguntado sobre sua relao com a rua do Sodr, Leandro afirma que normal, sem demagogia. Costuma transitar por essa regio quando decide tomar banho de mar na praia da Preguia. O banho de mar na Praia da Preguia um de seus poucos momentos de lazer. H algum tempo atrs, havia na praa da Piedade um programa chamado Ruas de Lazer, aos domingos, onde aconteciam atividades diversas como brincadeiras e danas e era um dos momentos de lazer apreciado por muitos moradores de rua. Porm, o Shopping Piedade, apoiador do projeto, finalizou as atividades na praa e o projeto Ruas de Lazer hoje acontece apenas nas ruas da Barra, j que se manteve o financiamento por parte do Shopping Barra. Quando perguntado a Leandro se ele gostaria de ter uma casa, mesmo que distante do centro, ele disse:
Aonde arrumasse lugar eu ia. Eu vou-me embora e no olho pra trs. Na rua muita humilhao. Eu vou ter onde tomar meu banho, eu vou ter onde botar minha cabea todo dia, eu posso at ficar na rua, mas todo dia eu vou voltar pra dormir dentro de casa.

Severo
Severo um publicitrio de 31 anos que habitou o bairro do Dois de Julho entre os anos de 2002 e 2007. Apesar de considerar que algumas reas oferecem certo perigo, ele afirma que transitava tranquilamente pelas ruas do Dois de Julho. Vez por outra circulava tambm durante madrugada, visto que era frequentador de alguns bares da regio.

Carline
Carline uma feirante de aproximadamente 50 anos, que mora num condomnio fechado na Rua Visconde de Mau e possui uma barraca de mantimentos na feira do Largo Dois de Julho. Para ela, um lugar tranqilo, com muitas oportunidades de trabalho e boas relaes de vizinhana. Apesar de desaconselhar pessoas de fora a transitar pela regio, ela sempre se locomove a p pelo bairro, inclusive noite quando volta da atividade fsica numa academia na Piedade. Carline diz sentir bastante falta do Dois de Julho de antigamente:
(...) em 92, 95, era uma paz. Tinha muitos barzinhos, vinha gente beber at altas horas. Andava at 3 da manh na rua e era tranqilo. Hoje, voc v mendigos, pessoas vendendo droga. Alguns vendem at aqui no largo. (...) alguns, quando fogem da cadeia, se entocam aqui no Dois de Julho.

A seguir apresento o mapa-sntese com os percursos dos entrevistados sobrepostos de acordo com as temporalidades do dia. Quanto mais percursos se sobrepuserem, mais acentuada ser a mancha indicada, sugerindo que so reas mais permeadas pelos entrevistados. 27

Movimentos das drogas


O mapeamento do movimento das drogas surgiu atravs das impresses e expresses dos entrevistados e da minha prpria observao em campo. O que chamo de movimento das drogas compreende a compra, venda e uso de substncias ilcitas (de crack em especial) que ocorre na regio estudada. As reas do Dois de Julho onde mais intenso o movimento das drogas se mostraram como sendo as reas menos permeveis do bairro. Nesses espaos onde o abandono e arruinamento so mais evidentes o movimento das drogas se desenrola com mais intensidade. Segundo alguns moradores, muitas casas que esto abandonadas so ocupadas para abrigar o consumo e/ou comrcio de drogas. Em muitas conversas, essa regio surge como um outro lugar, diferente das reas prximas e onde habitam usurios especficos (de drogas). O trnsito de outros usurios da cidade, apesar de no ser impossibiliado, dificultado nessas regies de movimento de drogas. Essas reas foram referidas por alguns moradores como reas de perigo e recorrentemente associadas a assaltos e homicdios. Algumas pessoas que habitam o Dois de Julho disseram evitar transitar por essas reas onde o movimento das drogas intenso e sempre desaconselham pessoas de fora a caminhar por ali. Apesar disso, nenhum informante que vez ou outra permeia esses lugares j foi assaltado ou sofreu alguma espcie de violncia ao transitar por essas ruas. Esse movimento, durante o dia, se mostra intenso na regio mais baixa da Rua do Sodr, nos arredores do Museu de Arte Sacra e da Ladeira da Preguia, tomando reas prximas Igreja da Conceio da Praia. Com a chegada da noite, o movimento das drogas se expande, subindo em direo ao Largo Dois de Julho e Rua do Cabea, que d acesso Carlos Gomes.

Cruzamento entre a Rua do Sodr, esquerda, e a Rua do Cabea, direita, com a Avenida Carlos Gomes ao fundo.

31

Ao observar essa rea menos permevel do Dois de Julho, fica evidente o abandono por parte do Estado. Nesses lugares onde o movimento das drogas se mostra intensamente so ainda mais graves os problemas causados pelo processo de especulao imobiliria. A intensificao desse movimento das drogas est diretamente ligada ao descaso com esses lugares por parte do poder pblico. Isso ocorre, em grande parte, pelo fato do poder pblico corroborar com o movimento do urbanismo corporativo e seus processos de especulao imobiliria, que tm como importante objetivo desvalorizar a regio para facilitar e legitimar a implantao dos seus empreendimentos no local. A seguir, demonstro o mapeamento do movimento das drogas associado ao movimento dos percursos dos entrevistados apresentado anteriormente. Pode-se observar a mudana dos movimentos de acordo com as temporalidades (dia, noite e madrugada) e os locais onde os movimentos se sobrepem, o que sugere que so reas onde ocorre a permeabilidade.

32

Movimentos do urbanismo corporativo


O movimento que denomino como sendo do urbanismo corporativo se refere aos projetos, propostas e transaes do conjunto de empreendimentos privados auto-denominado de cluster Santa Tereza e que est sendo implantado na regio do Dois de Julho e em parte do bairro do Comrcio. O projeto geral, que dirigido pelas empresas Eurofort Patrimonial e a RFM Participaes, delimitou uma rea de interveno de 15 ha e seus empreendedores j 31 adquiriram cerca de 50 imveis na regio . Alguns empreendimentos de alto luxo j esto em fase final de construo, como o Clock Marina Residence. Outros empreendimenos de luxo previstos pelo cluster so o Trapiche Residence Adelaide e um Resort da Rede Txai. Os projetistas do cluster Santa Tereza, com o apoio da imprensa local, j anunciaram que pretendem revitalizar toda a rea do Dois de Julho, que afirmam estar sob processo de decadncia. Os empreendedores do cluster Santan Tereza tm seu pblico alvo bastante definido e contam com a imprensa local para atra-los. Segundo afirmaes do site do empreendimento, descolados e visionrios profissionais liberais j escolheram seus endereos em 32 Santa Tereza. O jornal Tribuna da Bahia afirmou que o novo local definido como centro residencial de lazer e comrcio de alto padro e, j em 2010, abriga no entorno da Avenida Contorno residncias de luxo, restaurantes, museus, cinemas, espao para eventos e lojas diversas, havendo ainda espao e demanda para lofts, hotis, novos restaurantes, escritrios 33 e estacionamentos . A seguir apresento um mapa retirado do site do projeto que demonstra a poligonal inicial de atuao do cluster Santa Tereza e os pontos de referncia da regio apontados pelos prprios pensadores do projeto:

Como comum em muitos processos de especulao imobiliria e pde ser percebido na regio do Dois de Julho, o poder pblico afasta-se desses lugares de interesse dos empreendedores, causando graves danos cidade, dentre eles a intensificao do movimento de drogas que percebe a presena do Estado apenas atravs de aes repressivas e violentas da polcia. Esses espaos vo gradativamente reforando seu carter de gueto
31 At o ano de 2010, segundo informao retirada da Tese de Laila Mourad, entitulada O processo de gentrificao do centro antigo de Salvador 2000 a 2010 32 Retirado de http://www.santatereza-ba.com.br/ em 06/06/2011 33 Retirado de http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=61796 em 06/06/2011

36

e passam a ser evitados por parte da populao, fazendo com que o valor de suas terras seja substancialmente reduzido. Assim, aps a desvalorizao, os especuladores decretam a decadncia do lugar e adquirem terrenos e imveis na regio a preos irrisrios, para ento propor as chamadas revitalizaes de cunho essencialmente gentrificador e higientista com o apoio do poder pblico. Pode-se ver no mapa sntese a seguir que nas reas onde o movimento de drogas intenso e o abandono mais evidente, inmeros imveis j foram comprados pelo movimento do urbanismo corporativo:

37

::PROPOSTAS::
Extrapolando o conceito de reduo de danos cidade
Assim como o abuso de drogas danoso ao corpo fsico dos usurios, alguns outros usos e abusos so danosos cidade , a exemplo de usos como o do movimento das drogas e do urbanismo corporativo citados anteriormente que afetam diretamente a permeabilidade e potncia dos espaos pblicos. Nesse sentido, parto inicialmente do conceito de Reduo de Danos, utilizado normalmente em contextos de abuso de substncias psicoativas, e levo tal conceito para o campo urbanstico, buscando ento problematizar tais espaos e usos de forma a identitificar e minimizar os danos causados ao espao pblico e ao corpo de seus usurios sem necessariamente agir de forma extremista e autoritria, pressupondo o banimento de determinados usos da cidade. Atravs da aproximao com o lugar e seus usurios, possvel identificar os danos causados tanto ao organismo da cidade em seus espaos pblicos quanto ao organismo dos usurios que utilizam esses espaos, sejam eles txico-dependentes ou no. J de partida, essa postura inicial se distingue essencialmente das propostas urbanas atuais que preten34 dem uma revitalizao imediata e radical na rea e que muitas vezes resultam em srios danos ao espao pblico e que, em alguns casos como no bairro da Nova Luz, utilizam-se de violentos e incuos mtodos de lidar com os problemas causados pelo uso abusivo de drogas no espao urbano. Ou seja, como processo de reflexo, proponho estender o conceito de reduo de danos do corpo para um conceito de reduo dos danos cidade, com o intuito de diminuir os danos que certos usos trazem ao espao pblico e a seus usurios. Um exemplo de dano causado ao espao pblico, no caso do Dois de Julho, a segregao observada nos espaos onde h intenso uso de drogas, como demonstrado anteriormente no mapeamento do movimento das drogas. Outro exemplo de dano cidade manifestado na segregao de espaos da cidade modificados pelos processos de gentrificao, bastante comuns em planos urbansticos privados como o projeto do Cluster Santa Tereza. Tais usos tendem a transformar o espao pblico urbano, muitas vezes tornando-o menos permevel a outros usos e usurios e enfraquecendo assim a fora do seu carter pblico. Reduzir danos cidade, nesses casos, trata-se de reforar a permeabilidade desses espaos, diversificando usos e usurios, reforando usos antigos que, de alguma forma, foram enfraquecidos e/ou injetando novos usos possveis. Depois de conhecer o lugar e seus usurios, comecei a entender que uma proposta para o Dois de Julho deve se aproximar dos conflitos dessas regies de modo que seja possvel de compreender o que afeta a permeabilidade em algumas de suas reas. Qualquer interveno deve ser no sentido de, com responsabilidade e ateno aos usos que j existem hoje no local, proporcionar a permeabilidade por parte de outros usurios e no intervir autoritariamente como normalmente fazem os planos urbansticos brasileiros que acabam por exterminar ou expulsar certos usos e usurios que, por uma srie de motivos, so rejeitados.
34 Proposta do plano urbanstico previsto para o bairro dois de Julho intitulado Cluster Santa Tereza. Disponvel no site www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=615255 acessado em 15 de setembro de 2011.

39

Identificando danos
Com os estudos de campo e a aproximao do lugar, foi possvel identificar alguns danos causados por certos usos da regio do Dois de Julho e suas proximidades, como o caso dos j citados danos permeabilidade causados pelos movimentos que identifico como movimento das drogas e movimento do urbanismo corporativo. O movimento do urbanismo corporativo que tem suas intervenes propostas por diversos empreendimentos privados, um dos potenciais causadores de danos ao espao pblico e sua permeabilidade no Dois de Julho. Alguns desses danos j podem ser observados na regio, como o caso do abandono de certas reas por parte do poder pblico, muitas vezes na tentativa de colaborar com os especuladores. Alguns danos fsicos que identifiquei em alguns locais, esto diretamente ligados a esse abandono por parte do Estado. Tal processo especulativo agrava ainda mais a situao dos espaos que hoje so bastante segregados e das pessoas que os habitam, especialmente os espaos onde h o uso problemtico de drogas e que em alguns momentos so submetidas a atuaes violentas de traficantes e policiais. O Dois de Julho hoje caracterizado por suas ruas e vielas que abrigam intenso movimento de pessoas e riqueza de usos. O urbanismo corporativo com suas intervenes urbanas espetaculares atuam muitas vezes no sentido de substituir esse espao vivido por espaos lisos. Nas palavras de Milton Santos trata-se de superpor ao espao rugoso, vivido, um espao liso, matematizado, apto para o clculo, em que a durao suprime a extenso 35 . Considero esse empobrecimento do espao urbano um possvel dano causado pelas intervenes urbanas contemporneas, como so as proposta de interveno do cluster Santa Tereza. Essas revitalizaes normalmente so caracterizadas por serem planos urbanos que atendem a interesses especficos dos empreendimentos privados e seu pblico alvo. Tais intervenes proporcionam, ento, outro fator que considero como sendo um dano causado ao espao pblico pelo processo de implantao do cluster Santa Tereza, que a violenta substituio de usos e usurios, tpica dos processos de gentrificao. E ainda, considerando que esse processo de substituio de populao que normalmente ocorre nos processos gentrificadores violento, com usurios de droga e moradores de rua, isso tende a agravar-se ainda mais. O estado reserva polcia a tarefa de expulsar aqueles usurios daquela parte da cidade e, para isso, as corporaes usam brutalmente a fora de suas armas. Assim ocorre com o bairro da Nova Luz em So Paulo e, pelo teor e consonncia das propostas, provavelmente ocorrer na regio mais baixa do Dois de Julho, afetando consideravelmente a permeabilidade de alguns usurios da regio. O abuso de drogas no espao pblico tambm um causador de danos permeabilidade na cidade na medida em que esses espaos tendem a ser guetificados. Essa guetificao se d por motivos e nveis diversos e apenas o estudo dos seus motivos produziria contedo suficiente para um trabalho com dimenses maiores do que este proposto. Portanto, contento-me por enquanto em constatar que um dos fatores que refora o carter de gueto desses espaos a violncia atribuda a esse tipo de uso aliada ao estigma e a demonizao que recai sobre os usurios que habitam essas espcies de fendas desprezadas da cidade. Quanto maior for a estigmatizao e abandono desses lugares, mais impermevel e vulner35 Trecho retirado do livro A Natureza do espao de Milton Santos a partir da pgina 91.

40

vel ele ser. Quando o Estado e a sociedade se retiram desses espaos, abrem-se brechas para os territrios do trfico, potencializando ainda mais a violncia e inospitalidade do lugar. Para melhor compreenso, apresento a seguir um mapa-sntese dos danos identificados no espao urbano da regio estudada, diferenciando-os em danos permeabilidade (causados basicamente pelos movimentos das drogas do urbanismo corporativo) e os danos fsicos. Os danos fsicos esto relacionados aos processos de abandono por parte do Estado que, como j foi dito anteriormente tem relao direta com os movimentos das drogas e do urbanismo corporativo.

41

Reduzindo Danos
A partir de tais observaes proponho, portanto, como principal diretriz de projeto, basear-me no conceito de reduo de danos e propor intervenes que reduzam esses danos identificados, com aes e projetos que busquem reforar o carter pblico dos espaos e sua permeabilidade sem a necessidade de abolir os usos que hoje lhe causam danos. Aliado a essa diretriz de reduo de danos ao corpo urbano, proponho tambm intervenes que reduzam danos ao corpo do cidado (seja ele usurio de drogas ou no) e que tambm sirvam de suporte para o desenrolar da vida pblica. A mistura de usos e usurios uma das caractersticas mais visveis no Dois de Julho e suas proximidades. Seus espaos abrigam uma forte mistura de comrcio, residncias, instituies, servios, alm de proporcionarem uma intensa multiplicidade de usos e usurios. Penso que uma maneira de reduzir os danos causados permeabilidade de certos espaos da rea estudada reforar nas reas menos permeveis a forte mistura de usurios que existe em outras partes do bairro, dando suporte aos usurios atuais e atraindo novos usos e usurios. A idia propor intervenes que potencializem essa diversidade e mistura de usurios. A respeito dos usurios de drogas (mas no somente para eles), proponho aes e lugares para a reduo dos danos fsicos e sociais causados pelo abuso de drogas, criando 36 apoios para que equipes experientes de redutores de danos possam se inserir nas ruas onde o abuso de drogas intenso. Em linhas gerais significa intervir na cidade de maneira a proporcionar no espao pblico tratamentos de clnica ampliada ao indivduo, reabilitao para o trabalho, oficinas, cursos, atividades ldicas etc, atravs de estruturas fixas e mveis que dem suporte ao trabalho dos redutores de danos nas ruas. A essas estruturas dei o nome de bias urbanas, como explicitarei mais adiante. Vale destacar que ao propor tais estruturas pensadas para usurios de drogas, importante se ater proposta de misturar esses usurios especficos com outros usurios da cidade, de modo que no se proponha uma espcie de disneylndia para sacizeiros, o que seria extremamente danoso ao espao pblico. A idia no a homogeneizar o uso do espao, segregando-o ainda mais, e sim buscar novos usos para co-habitar com o uso existente, misturando usurios. Manter os usurios que habitam a rea e criar equipamentos que sirvam de ateno e atrao a estes e a outros usurios da cidade, de modo que se fomente a infiltrao de mais usurios nessas reas consideradas menos permeveis. A seguir apresento um mapa de intervenes da rea, que tm como diretriz a reduo dos danos identificados. Para uma melhor compreenso das propostas, realizei uma categorizao dos danos em trs distintas dimenses, por vezes, imbricados uns nos outros: i) reduo de danos permeabilidade dos espaos, onde proponho a mistura de usurios de drogas e do espao pblico na mesma rea; ii) reduo de danos fsicos do espao, os quais, em sentido amplo, so causados pelo abandono e necessitam de ateno do poder pblico; iii) reduo de danos ao corpo dos cidados, causados basicamente pelo uso de drogas e/ou pelas condies adversas no espao urbano, tais como forte sol, desidratao, entre outras coisas.

36 Como so chamados os profissionais que trabalham com aes de reduo de danos em contato direto com o usurio e o meio que est inserido.

43

As intervenes redutoras de danos, como dito anteriormente, tm como diretriz: i) reduzir danos permeabilidade atravs de intervenes potencializadoras da mistura de usos e usurio, na medida em que, alm de melhorarem as condies de manuteno dos usurios existentes, servem tambm como pontos de atrao para outros usurios da cidade; ii) reduzir danos fsicos do espao, que em muitos casos esto ligados ao abandono por parte do poder pblico em colaborao com os processos de especulao; iii) reduo de danos 37 ao corpo dos cidados em geral, sejam eles usurios de drogas ou no. So elas : a) reas de habitao de interesse social, que visam misturar usurios de classes econmicas diferentes numa mesma rea e coibir processos de gentrificao, reduzindo, assim danos permeabilidade causados pelo movimento do urbanismo corporativo. b) repavimentao das ruas do Sodr e Visconde de Mau que se encontram hoje em alto grau de depredao (como dito anteriormente, grande parte desses danos se d pelo abandono do Estado que age em consonncia com os processos de especulao imobiliria) e so potenciais causadores de danos aos usurios da cidade, sobretudo usurios que estejam sob efeito de substncias psicoativas. c) aumento da faixa de areia e desapropriao do edifcio que hoje abriga o restaurante Amado e divide ao meio a chamada Praia da Preguia. A proposta potencializar o uso pblico da praia, atraindo mais pessoas para este espao bastante desejado pelos mais variados usurios da cidade. Com o aumento do uso pblico da praia e a conformao de um forte ponto de atrao, espera-se um aumento do fluxo de pessoas nos acessos praia, inclusive em reas que hoje so menos permeveis, como a Ladeira da Preguia, uma das interligaes entre o Dois de Julho e o mar. d) Parque pblico, com acesso pelo Museu de Arte Sacra, Rua Visconde de mau e avenida contorno. Composto de um grande mirante e alguns bares, atraindo os mais variados usurios para atividades de lazer. Em conjunto com o Parque, proponho um Centro de Reciclagem que alm de promover a mistura de usurios, interliga-se em rede com outras instituies de reduo de danos, atuando como um local de profissionalizao e fonte de renda para usurios de drogas com o intuito de reduzir danos sociais a esses cidados. Como redutor de danos ao espao fsico da cidade, o Parque-sucata abrigaria um ncleo de estudos de Gesto Ambiental, que em conjunto com o Centro de Reciclagem, faria a coleta e reciclagem do lixo da regio. e) CAPS-RUA, um local que promove a reduo de danos no corpo dos cidados, em especial os usurios de drogas, inspirado nos CAPSAD (Centro de Ateno Psicossocial para usurios de lcool de outras drogas) j existentes no Brasil, como explicitarei mais adiante. Alm de reduzir danos ao corpo dos cidados, prope-se a reduzir os danos de permeabilidade, na medida em que fomenta a mistura de usurios ao abrigar, alm do CAPS, estabelecimentos comerciais, camels e uma escola para adultos com cursos profissionalizantes e de alfabetizao. Configura-se tambm como uma importante ligao pblica entre a Avenida Carlos Gomes e a Rua do Sodr, abrindo um largo e atraente acesso de pedestre rea que menos permevel.

37 Dentre todas as intervenes, selecionei duas para desenvolver e apresentar maior riqueza de detalhes nesse trabalho, que so o CAPS-RUA e as bias urbanas.

45

f) Bias Urbanas so estruturas fixas e mveis que oferecem suporte vida urbana, uma espcie de respiro aos seus usurios e, tambm por isso, so chamadas neste trabalho de Bias. De conformaes variadas, podem oferecer apoio atravs de pontos de gua potvel, pontos de energia eltrica, sanitrios, chuveiros, sombra dentre outras coisas que apresentarei adiante. So estruturas pensadas para reduzir os trs danos categorizados anteriormente. Reduzem os danos permeabilidade, visto que podem ser importantes pontos de atrao, reduzem os danos ao corpo dos usurios mais variados, desde o usurios de drogas quanto outro usurio do espao que esteja sob forte incidncia de sol; e reduz tambm danos fsicos ao espao, na medida em que abrigam pontos de gua, que permitem fazer a limpeza de alguns lugares e abrigam tambm lixeiras de coleta seletiva que podem tambm ser utilizadas pelo Centro de reciclagem e Ncleo de Gesto ambiental.
38

No intuito de somar e aumentar o raio de intervenes, fiz uma apropriao de algumas propostas externas que dialogam com as diretrizes da Reduo de danos ao espao urbano. Todas elas so propostas no sentido de promover a mistura de usurios, reduzindo assim os danos de permeabilidade. Das propostas agregadas do Trabalho Final de Graduade Diego Mauro entitulado Morar na Carlos Gomes: Possibilidades e limites para a Habitao de Interesse Social no Centro, h a proposta de reduo de danos ao corpo dos cidados nas cooperativas de reciclagem, que atuam de forma semelhante ao Centro de reciclagem proposto no Parque-Sucata; no alargamento da calada da Avenida Carlos Gomes; nas casas de acolhimento para moradores de rua e no Restaurante Popular. Do Trabalho Final de Graduao de Jana Lopes entitulado O transbordar da rua: a apropriao dos espaos pblicos pelos moradores de rua, agrego a proposta da sua fonte-tobog, potencial redutora de danos permeabilidade e ao corpo dos cidados, principalmente dos usurios da cidade que esto em situao de rua. Dentre as intervenes apresentadas, escolhi aprofundar os estudos daquelas que considerei como estruturas principais de reduo de danos propostas, que so as Bias Urbanas e o CAPS-RUA e que apresento a seguir.

38 Termo inspirado no ttulo do livro Balise urbaine: nomades dans la ville, de Chilpric de Boiscuill, edio de 1999, que contm projetos para restos de rua na Frana.

46

As Bias Urbanas e o CAPS-RUA


As Bias Urbanas foram propostas como balizas urbanas, como pontos que sinalizem apoio, no sentido de sustentao da vida, tanto a vida dos usurios da cidade (dentre eles, os usurios de drogas) quanto a vida dos espaos pblicos da cidade. So equipamentos disposio de todos as pessoas no espao pblico, dando a possibilidade de transformar o espao, criar lugares, fomentar a diversidade de usos e proporcionar reduo de danos numa escala micro e macro, direcionando-se tanto para usurios de drogas quanto para no-usurios. Como base de estudo e experimentao, indico mais frente algumas conformaes possveis de Bias, podendo ser mveis ou fixas. As fixas funcionam durante todo o dia e noite, promovendo reduo de danos para toda a populao e os espaos que as cercam. As partes mveis da bia, que assemelham-se a carrinhos tradicionalmente fabricados por ambulantes soteropolitanos para vender caf, funcionam como suporte do trabalho dos redutores de danos nas ruas, uma espcie de CAPS-mvel e que tem o intuito principal de reduzir danos aos usurios de drogas. Os redutores de danos tm a possibilidade de acoplar as Bias mveis s Bias fixas, com o objetivo de aumentar sua gama de atividades com usurios de drogas ou ainda alimentar a bateria que os carrinhos utilizam atravs dos pontos de energia eltrica disponveis. Ou seja, cada redutor de danos lana mo do seu carrinho e acopla-o s bias fixas, de forma a promover inmeras atividades e estimular ainda mais a participao dos indivduos. Apresento maiores detalhes do carrinho a partir da pgina 40. O CAPS-RUA, como detalharei mais frente, o eixo central na proposta de reduo de danos causados por drogas, funcionando em rede e interligado com as bias urbanas com o trabalho dos redutores de danos e com outras instituies redutoras de danos ou que promovem a sade. Considero o CAPS-RUA como uma espcie de ncora das Bias, principalmente das Bias mveis, visto que a base de encaminhamento dos usurios de drogas para o tratamento, apoio e acompanhamento adequado a partir da ao dos redutores de danos e das Bias nas ruas. Ou seja, o redutor de danos lida com o usurio no espao pblico, promovendo aes de reduo de danos na rua e, caso seja de interesse do usurio, poder ser encaminhado para o CAPS-RUA, onde encontrar servios sociais e de sade que muitas vezes lhe so negados seja pela ausncia dos documentos mnimos exigidos, 39 seja pela resistncia e preconceito enfrentados ao buscarem esses espaos O esquema a seguir sintetiza a relao das bias urbanas com o CAPS-RUA. Posteriormente apresento um mapeamento sobrepondo num mesmo mapa as bias urbanas, o CAPS-RUA, o movimento dos percursos e as temporalidades. Dessa forma, possvel notar que a disposio das bias tem relao direta com o movimento dos percursos dos entrevistados (reas mais permeveis) e com o movimento das drogas (reas menos permeveis).

39 Retirado do Mdulo para capacitao dos profissionais do projeto consultrio de rua desenvolvido pelo CETAD atravs do PRONASCI (Programa Nacional de Segurana Pblico com Cidadania), pg 30.

47

48

As Bias Urbanas atuariam como sustentculos dos usurios do espao urbano e podem estar locadas em grandes reas abertas ou em pontos esquecidos da cidade, em cantos de rua, entre edificaes etc. As Bias possibilitam que lugares efmeros se criem e se desfaam, fomentando a permanncia naquele espao, ainda que por um tempo curto. So muitos os seus usurios em potencial: usurios de drogas, usurios da praia, usurios dos bares, redutores de danos, mobilizadores sociais, professores de educao fsica, usurios que estejam de passagem, usurios que moram na regio... Os Carrinhos-Bia e as Bias fixas auxiliam tambm nas aes de reduo de danos especficas aos usurios de drogas atravs de projetos como o Consultrio de Rua que desenvolvido hoje em algumas regies de Salvador e promovido pelo CETAD. O trabalho do Consultrio de Rua realizado por uma equipe multiprofissional que precisa conhecer a populao que vai ser atendida, as caractersticas do territrio e o sistema de garantia de 40 direitos a esses indivduos Ao lidar com as crianas em especial o Projeto do Consultrio de Rua prev que um trabalho
junto a essa populao, deve proporcionar um ambiente onde se possa desdobrar sua existncia atravs de materialidades que as possibilitem ver-se representadas; de brincadeiras onde possam sentir-se espontneas e seguras; e de relaes afetivas que inspirem segurana. Aqui, as experincias proporcionadas pela equipe podem exercer funo relevante frente a um ambiente fragmentado.

Como atividades que podem ser promovidas no espao pblico atravs da equipe de profissionais em conjunto com as Bias Urbanas, o Projeto do Consultrio de rua cita
o teatro, o trabalho com argila, a pintura e a msica so formas de por em ao, por em palavras muito daquilo que s tinha vazo no entorpecimento da droga. (...) O fazer artstico em um ambiente como este a oportunidade de abrir caminhos de satisfao atravs da produo de objetos no mundo, e no por meio do consumo de objetos como a droga.

Para promover a Reduo de Danos a todos os usurios da cidade, de drogas ou no, listei alguns elementos que so potenciais redutores de danos. Proponho alguns modelos possveis de Bias fixas sob um carter experimental, prevendo algumas variaes de acordo com os danos e possibilidades de cada lugar. Os elementos previstos inicialmente para as bias fixas so: a) pontos de gua (potvel e no-potvel): bastante importantes para amenizar a desidratao causada pelo consumo de crack e pela forte incidncia solar; possibilita a higiene pessoal de pessoas em situao de rua; possibilita a limpeza do espao pblico, especialmente em reas do Dois de Julho em que os produtos descartados das feiras (como peixes e frutas) se acumulam nas ruas com o lixo; b) pontos de eletricidade: alimentam com energia elrica o carrinho-bia e podem servir de apoio inmeras atividades no espao pblico, como manifestaes populares, espetculos na rua e alimentao de bateria de telefones mveis; c) coleta seletiva de lixo gerida pelo Centro de Reciclagem: funciona em rede com o Ncleo de Gesto Ambiental, com o CAPS-RUA e com outras intituies redutoras de danos e promove a reduo de danos fsicos do espao, na medida em que, de uma forma mais segura, regular e sustentvel, gere os lixos e resduos da regio; c) banheiro pblico com chuveiro e vaso sanitrio: apoia uma grande variedade de usurios, especialmente aos moradores de rua que encontram dificuldades para usar ba40 Retirado do Mdulo para capacitao dos profissionais do projeto consultrio de rua desenvolvido pelo CETAD atravs do PRONASCI (Programa Nacional de Segurana Pblico com Cidadania), pg 30.

52

nheiros e tomar banho e so proibidos de utilizar as poucas fontes que existem na cidade. d) telefones pblicos (com possilidade de haver acesso internet), onde os usurios da cidade podem se comunicar com outras pessoas, como parentes e amigos e) nichos/armrios para pousar ou guardar objetos. Dos objetos de pessoas em situao de rua aos instrumentos de trabalho dos redutores de danos. f) mesa onde possam se desenvolver atividades diversas, como refeies, atividades de pintura, trabalhos com argila, jogos, conversas etc. g) sombras mveis feitas por lonas retrteis que podem ser amarradas a rvores, postes, fachadas de edifcios etc onde se possa repousar e se proteger da forte incidncia de sol. h) iluminao urbana gerada a partir de luminrias que identifiquem s bias urbanas e sinalizem o ponto de apoio. Os Carrinhos-Bia, alm de poderem acoplar-se s bias fixas tambm composto

de:

a) sistema de som com alto-falantes, onde o redutor de danos possa reproduzir udios escolhidos, alimentado por bateria acoplada b) sombreamento mvel com lonas retrteis que, semelhante s das bias fixas, podem ser amarradas a podem ser amarradas a rvores, postes, fachadas de edifcios etc onde se possa repousar e se proteger da forte incidncia de sol. c) compartimento para carregar material informativo e insumos como cachimbos, camisinhas, manteiga de cacau etc d) compartimento para banners, telas, cartazes, instrumentos musicais, ateriais de desenho, brinquedos, jogos, livros etc e) luminrias que identifiquem o carrinho-bia e sinalizem a movimentao da equipe nas ruas A seguir, apresento algumas ilustraes com detalhes das Bias Urbanas:

53

A interveno que chamei de CAPS-RUA tem suas atividades baseadas nos ser41 vios prestados pelas intituies CAPS no Brasil, mais especificamente o CAPS AD III, que um CAPS especfico para uso de lcool e outras drogas que funciona 24 horas e direciona cada indivduo que faa uso problemtico de drogas para o tratamento adequado, podendo ser um tratamento intensivo direcionado para momentos de crise dos usurios dispondo de tratamentos para desintoxicao, observao, medicao e repouso ou ainda os tratamentos semi-intensivos onde o usurio frequenta o CAPS para receber cuidados contnuos, com oficinas teraputicas, culturais, laborais, cuidados com o corpo, oficinas de trabalho fsico, tratamento psicolgico, dentre outros. O CAPS-RUA, assim como o CAPS AD III IA, disponibilizaria profissionais capacitados para oferecer cuidados tambm a crianas e adolescentes que estejam em situaes de risco causadas pelo abuso de drogas. H ainda uma rea do CAPS-RUA destinada s intervenes com a famlia e os vnculos sociais do usurio. Salvador hoje conta com dois CAPS em funcionamento, no bairro de So Caetano e Pernambus e um CAPS a ser inaugurado no Pelourinho, mas esse nmero ainda est muito aqum das necessidades da cidade. Uma cidade como Salvador, segundo a cobertura assistencial preconizada pelo Ministrio da Sade, deveria ter pelo menos um CAPS AD para cada 100 mil habitantes. Segundo material informativo do CAPS AD do bairro de Pernambus, um servio de ateno psicossocial para pessoas que apresentam transtornos decorrentes do uso e/ou abuso de lcool e outras drogas. Trata-se de um servio aberto, pautado na relao singularizada que se estabelece com cada usurio, dentro da perspectiva de incluso social e da poltica de reduo de danos. Cabe ao CAPS AD tambm promover aes de educao permanente relacionadas ao tema lcool e outras drogas, bem como aes na comunidade (...) e que possibilitem a reinsero social dos usurios. O CAPS-RUA funcionaria como um ponto-ncora de Reduo de Danos para usurios de drogas. Um espao aberto, onde muitas atividades com os usurios podem ser realizadas na rua, distinguindo-se essencialmente da lgica manicomial. Alm de servios especficos dos CAPS AD, o CAPS-RUA ora proposto abrigaria uma escola, onde podem tambm ser ministrados cursos profissionalizantes para os usurios do CAPS e outros usurios da cidade, reas reservada para bares, comrcio e camels que se espalham por toda a extenso da rua. Nesse sentido, O CAPS-RUA promove a convivncia de usos na regio, na tentativa de misturar usurios variados da cidade. O local proposto para a edificao do CAPS-RUA tambm se configura como uma importante interligao entre a Avenida Carlos Gomes e a Rua do Sodr, incentivando a penetrao de mais pessoas nas reas que hoje so menos permeveis. Algumas bias urbanas foram locadas prximas ao CAPS-RUA para que sirvam a todas as pessoas que habitam ou simplesmente permeiam o lugar. A seguir, apresento uma conformao de proposta possvel para o CAPS-RUA no sentido de demonstrar, como estudo, que cabvel essa interveno numa rea com essas dimenses. Baseei-me no programa e configurao de espaos do CAPS-AD proposto na sede da Aliana de Reduo de Danos Ftima Cavalcanti. Outras configuraes dos espaos podem e devem ser experimentadas, mantendo fixos apenas os elementos estruturais, de forma os espaos possam ser modificados de acordo com o uso dado a eles.
41 Centro de Ateno Psicossocial

56

::Consideraes finais::
Como palavras finais deste trabalho, considero importante mencionar que o presente estudo no pretende apresentar-se como um produto ou soluo final, definida ou acabada. Apesar de ser categorizado como um Trabalho Final de Graduao, trata-se de um comeo, uma experimentao de formas de intervir na cidade. Espero que possa, de alguma forma, ter contribudo para a construo de uma cidade mais justa e menos desigual, alm de incitar novos olhares a partir da perspectiva urbanstica para com aquelas pessoas que tambm fazem parte da cidade mas so, categoricamente, ignorados ou desprezados pelas intervenes urbanas atuais. Esforcei-me em tratar o contexto de forma ampla, tentando fugir dos modelos de intervenes autoritrias dos projeto urbanos espetaculares, para aproximar-me de uma parcela da populao que padece com o estigma e o preconceito, sendo-lhes negados muitos dos seus direitos como cidados. Percebi que preciso encarar o uso de drogas no espao pblico no apenas como um problema de sade ou como uma questo de polcia, mas buscando compreender a complexidade das situaes vividas pelas pessoas que o habitam. A lgica atual de lidar com as questes trazidas pelo uso problemtico de drogas como o crack apenas agrava a impermeabilidade e guetificao das reas urbanas em que tais pessoas habitam e resistem. Este estudo tambm uma crtica postura omissa do Estado perante a problemtica de espaos urbanos que abrigam intenso movimento de drogas, sobretudo de crack. dever do Estado discutir e problematizar essas regies para ento propor polticas pblicas de aproximao da cidade e seus usurios, sobretudo desses espaos que sempre foram violentamente ignorados. preciso tambm coibir a substituio de populao do lugar, assegurando a manuteno dos habitantes locais. Acredito ser necessrio propor estudos similares para todos os setores identitrios da cidade, dando um maior enfoque etnogrfico, aproximado-se das pessoas e das questes que cada lugar apresenta, para ento pensar um projeto que esteja articulado com o contexto urbano em questo. Atravs de projetos como o Consultrio de Rua, que hoje promovido em Salvador pelo CETAD, o arquiteto e urbanista poderia integrar a equipe e inserir-se no campo, para aproximar-se dos usurios e pensar aes e propostas de acordo com os danos e situaes especficas observadas em campo. Apresentei tambm propostas de interveno alternativas s de viso hegemnica que sejam pautadas por interesses polticos e econmicos bastante especficos e segregadores. Apresentei propostas de espaos e aes no corpo urbano que possibilitem a resistncia espetacularizao; o oposto do corpo mercadoria, imagem ou simulacro, produto 42 da prpria espetacularizao urbana . As propostas no tm como objetivo revitalizar e pacificar a regio, homogeneizando-a e retirando-lhe as tenses que a fazem cheia de vida. A idia diminuir a violncia e marginalizao com que os usurios de drogas so tratados e instigar naquela rea seu carter pblico, com toda a potncia, tenso e multiplicidade de usos que lhe cabe. As intervenes propostas nesse estudo so contrrias ao afastamento e omisso hoje promovidos pelo poder pblico. preciso haver a aproximao e ateno a essas pessoas que, em muitos casos, esto sob grave situao de excluso e misria para ento ir dissolvendo-se o estigma que segrega ainda mais essas pessoas e os espaos da cidade
42 Retirado do texto Corpografias Urbanas, o corpo enquanto resistncia de Paola Berenstein Jacques.

64

em que esses corpos resistem. O planejamento urbano atento e responsvel, que aplica o conceito de reduo de danos no campo urbanstico como uma nova forma de pensar a cidade e os danos que a ela so causados aliado ao esforo e ateno do Estado certamente produziria melhoras nas condies de vida das pessoas que habitam lugares como o Dois de Julho. O presente trabalho buscou tambm lanar uma nova luz ao modo como muitos arquitetos pensam (ou no pensam) a vida urbana em seus projetos, negligenciando uma complexa rede de relaes sociais permeadas por influncias e culturas distintas, sem estabelecer qualquer dilogo com a totalidade e multiplicidade de contextos urbanos diversos que lhes so apresentados. Assim, a cidade tem sido bombardeanda, sistematicamente, com projetos inslitos e descontextualizados, no qual as pessoas esto sempre subjugadas as edificaes, aos automveis e ao interesse do capital.

65

::Referncias::
1. 2. http://centroedelei.blogspot.com/ www.conversandocomnery.wordpress.com

3. http://raquelrolnik.wordpress.com/2011/06/28/demolir-e-reconstruir-sera-essa-asolucao-para-a-regiao-da-luz/ 4. http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/934383-prefeitura-de-sp-reduz-areas-aserem-demolidas-na-nova-luz.shtml 5. http://www.brasil.gov.br/enfrentandoocrack/a-droga/composicao-e-acao-no-organismo 6. 7. 8. 9. http://veja.abril.com.br/noticia/saude/oxi-e-mais-prejudicial-que-o-crack http://ibgf.org.br/index.php?data[id_secao]=4&data[id_materia]=805 http://www.cetad.ufba.br http://www.fameb.ufba.br/ard-fc/alianca/welcome.htm

10. http://www.santatereza-ba.com.br 11. http://www.tribunadabahia.com.br/news.php?idAtual=61796 12. www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=615255 13. VIDAL, Srgio. Cannabis Medicinal: introduo ao cultivo indoor. Salvador:, edio do autor, 2010. 14. MALHEIRO, Luana. Entre Sacizeiro, Usurio e Patro: um estudo etnogrfico sobre consumidores de crack no Centro Histrico de Salvador. Monografia de graduao (Departamento de Antropologia) Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2010. 15. DEPARTAMENTO DA POLCIA FEDERAL - Superintendncia Regional de Pernambuco em NOTA IMPRENSA 054/2011. 16. MOURAD, Laila. O processo de gentrificao do centro antigo de Salvador 2000 a 2010. Tese de Doutorado PPGAU, 2010. 17. DE BOISCULL, Chilpric. Balise urbaine: nomades dans la ville, de edio de 1999. 18. NERY, Antonio e LEITE, Andra. Mdulo para capacitao dos profissionais do projeto consultrio de rua. Salvador, 2010. 66

19. BERENSTEIN, Paola. Corpografias Urbanas, o corpo enquanto resistncia. In: Resistncia em Espaos Opacos, Cadernos PPGAU-FAUFBA, Salvador, 2007. 20. SANTOS, Milton. A Natureza do Espao: tcnica e tempo, razo e emoo. So Paulo, Edusp, 2006. 21. LOPES, Jana. O transbosdar da rua: a apropriao do espao pblico pelos moradores de rua. Trabalho Final de Graduao FAUFBA, Salvador, 2010. 22. COLETIVO POLTICA DO IMPOSSVEL. Uma investigao-ao no centro de So Paulo. So Paulo, 2008. 23. ANDRADE, Tarcsio Mattos. Reduo de danos: um novo paradigma? 24. MINISTRIO DA SADE. Sade mental no SUS: os centros de ateno psicossocial. Secretaria de Ateno Sade, Departamento de Aes Programticas Estratgicas, Brasil, 2004. 25. RODRIGUES, Thiago. Poltica de drogas e a lgica dos danos. In: Revista Verve, So Paulo, Nu-Sol/PUC-SP, n. 03, 2003.

67

Potrebbero piacerti anche