Sei sulla pagina 1di 4

EXTRAO COM SOLVENTE

A qumica lida fundamentalmente com misturas, que ento podem ser heterogneas ou homogneas. As misturas homogneas so chamadas solues. O processo de extrao, ou seja, a separao, com solventes geralmente empregado quando se quer isolar uma substncia que se encontra dissolvida em outra substncia lquida. s vezes, a substncia a isolar est misturada com um slido insolvel nos solventes orgnicos. O processo tambm empregado quando se quer afastar de uma substncia as impurezas nela contidas. Uma operao bastante comum nos laboratrios consiste em extrair uma substncia orgnica de uma soluo aquosa usando um solvente orgnico que no se misture com a gua. A substncia, em presena de dois solventes, se distribui neles em quantidades que permanecem constantes, uma temperatura constante. Chamando de Ca e Cb as concentraes da substncia nos dois meio, temse Ca / Cb = K. A constante K denominada coeficiente de partio, que expressa a relao entre as quantidades dissolvidas da mesma substncia na mesma quantidade dos dois solventes. Sendo as substncias orgnicas geralmente mais solveis em solventes orgnicos do que em gua, podem ser extrados desta ltima. Existem duas tcnicas de extrao: contnua ou descontnua. Se a substncia for mais solvel no solvente orgnico do que na gua, recorre-se ao mtodo descontnuo. Caso contrrio, utiliza-se o mtodo contnuo. A escolha do solvente feita a partir da facilidade de dissoluo da substncia e da facilidade com que se pode isolar o soluto extrado, isto , do baixo ponto de fuso do solvente para sua posterior evaporao.

O mtodo descontnuo: Nesse mtodo no conveniente separar as substncias da mistura com muito solvente de uma s vez. O melhor repetir a operao vrias vezes com pequenas pores do solvente, sempre puro, pois isso garante resultados finais muito mais rendosos. tambm frequente recorrer caracterstica que muitas substncias orgnicas possuem de diminuir a prpria solubilidade em gua quando existem na soluo sais inorgnicos. o chamada efeito de salgadura . Com isso reduz-se bastante as perdas do solvente na extrao. A extrao feita da seguinte maneira: no funil em suporte introduz-se quantidades iguais da soluo e do solvente (como exemplo, usaremos o clorofrmio, mais denso que a gua). Inicialmente, pode-se perceber uma ntida diviso entre a soluo (previamente corada) e o solvente incolor. Retira-se ento o funil do suporte e agita-se at que o soluto passe tambm para o clorofrmio. Recoloca-se o funil no suporte, permitindo que as duas camadas se separem novamente. Como o soluto mais solvel no solvente orgnico, este fica mais escuro, pois est mais concentrado com o soluto. Em seguida abre-se a torneira e deixa-se escoar a primeira poro (a do clorofrmio) em um erlenmeyer ou bquer. A soluo que restou novamente extrada. Geralmente bastam, em mdia, trs extraes. As fraes orgnicas so reunidas e em seguida evaporadas, de maneira que o soluto seja isolado.

O mtodo contnuo: 1- Para extrao lquido-lquido - Quando a solubilidade de um composto orgnico maior na gua recorre-se extrao contnua. Caso contrrio, seria preciso empregar grandes quantidades de solvente orgnico nas sucessivas extraes. Para o processo utilizam-se dois diferentes tipos de aparelhagem, conforme o solvente seja mais leve ou mais pesado que a gua. No primeiro caso o solvente (geralmente ter dietlico, devido ao seu baixo ponto de ebulio - 35 C) mantido em ebulio em uma retorta, onde os vapores so ento condensados por um refrigerador e caem num funil que os faz descer para o recipiente de vidro onde est a soluo a ser extrada. Da o ter, sempre puro, sobe atravs da camada aquosa, conduzindo consigo um pouco da substncia, e volta retorta, onde se evapora de novo, deixando a substncia que havia extrado: o ciclo recomea. Desse modo, pouco solvente consegue substituir a grande quantidade que uma extrao nica descontnua exigiria. Quando o solvente de extrao mais pesado que a gua, utiliza-se uma outra aparelhagem, baseada, porm, no mesmo princpio: o clorofrmio ou o tetracloreto de carbono so levados ebulio em uma retorta. Os vapores sobem pelo brao superior do aparelho, condensam-se em gotas no refrigerador, caindo sobre o lquido a ser extrado. A diferena em relao primeira aparelhagem que, neste caso, o solvente cai atravs da soluo, ao invs de subir, e volta retorta pelo princpio dos vasos comunicantes, atravs do brao de vidro inferior, convenientemente dobrado. A extrao contnua no empenha totalmente o operador, e pode ser deixada de lado por vrios dias.

2- Para extrao slido-lquido - No caso de extrao de um slido, utiliza-se aparelhos chamados Soxhlet, que possuem um recipiente de vidro onde dever ser colocado o slido a ser extrado, completamente envolto por uma papel de filtro. O aparelho conectado a um balo com o solvente em ebulio, que evapora-se e sobe pelo brao do aparelho, condensando-se no refrigerador e gotejando sobre o cartucho de papel de filtro. O recipiente possui um pequeno brao retorcido (sifo), que retorna ao balo. Ao encher o recipiente at a altura da dobra do sifo, o solvente, contendo parte da substncia dissolvida, volta ao balo completamente atravs do sifo. O solvente evapora-se novamente, deixando a substncia dissolvida no balo. O processo se repete at que todo o material tenha sido extrado. Caso existam outros materiais a serem extrados do mesmo slido, utiliza-se outros solventes em seguida.

Fonte: http://reocities.com/Vienna/choir/9201/extracao_com_solvente.htm 30.04.12

Conceitos de Extrao com Solventes A extrao lquido-lquido uma tcnica em que uma soluo aquosa colocada em contato com um segundo solvente orgnico imiscvel com o primeiro solvente, a fim de colocar a transferncia de um ou de mais de um soluto para o segundo solvente. As separaes que se podem fazer so simples, limpas, rpidas, convenientes, em muitos casos a separao pode ser efetuada pela agitao durante alguns minutos, num funil de separao. Esse tipo de extrao utilizado na qumica orgnica, para separao, purificao e concentrao de certas substncias de misturas que ocorrem na natureza. Esse mtodo est baseado na propriedade fsica da substncia: a solubilidade. Pode-se usar o mtodo da extrao com solventes para se extrair cafena do caf e das folhas de ch, essncias aromticas das flores ou o acar da cana de acar. Os solventes mais utilizados na extrao so: clorofrmio, acetona, dissulfeto de carbono, lcool e gua. Fonte: http://www.coladaweb.com/quimica/quimica-organica/extracao-com-solventessimples-e-multipla 30.04.12

Potrebbero piacerti anche