Sei sulla pagina 1di 4

Teorias a respeito do desenvolvimento Cognitivo:

Teorias a respeito do desenvolvimento Cognitivo Existem vrias teorias sobre o desenvolvimento cognitivo humano, mas vamos estudar aqui a apresentada por Piaget. importante frisar que esses estgios de desenvolvimento foram observados em indivduos de todo o mundo, portanto em culturas muito diferentes, e embora sofram alguma alterao cronolgica a ordem de sucesso dos estgios foi sempre a mesma.

Fases do Desenvolvimento Cognitivo:


Fases do Desenvolvimento Cognitivo O primeiro estgio chama-se sensrio-motor e vai desde o nascimento da criana at o segundo ano de vida. O segundo estgio chama-se properatrio e vai at os 7 anos O terceiro estgio o operatrio concreto que em geral vai dos 7 aos 11 anos E o ltimo estgio o operatrio formal, considerado pensamento adulto

Perodo Sensrio Motor (do nascimento aos 2 anos).:


Perodo Sensrio Motor (do nascimento aos 2 anos). O pensamento constitudo de sensaes e movimentos Desenvolvimento da confiana bsica Perodo mais importante para o desenvolvimento da pessoa A me deve ser emptica, sensvel s necessidades do beb.

O Pensamento da Criana at 2 anos:


O Pensamento da Criana at 2 anos O pensamento da criana nesta fase constitudo de sensaes e movimentos. Uma condio muito importante para seu desenvolvimento cognitivo a possibilidade de pegar, andar, correr, pois assim que ela comear a perceber sua diferenciao do mundo. At ento como se ela e o mundo fossem uma coisa s, o seio da me ou o brinquedo so percebidos como extenses do seu corpo. Por volta dos 8 meses, ela comea a perceber-se separada do resto do mundo e pela necessidade de aproximar-se dos objetos,(mamadeira, chupeta, algo que lhe atrai) surge a inteligncia, que exatamente a capacidade de resolver problemas

Interaes Sociais e Afetivas:


Interaes Sociais e Afetivas Atravs das interaes sociais e afetivas do beb com as pessoas de seu ambiente prximo, em especial com a me, ele desenvolver um sentimento de confiana bsica no mundo e em si mesmo. Se a me for presena constante, afetiva, amorosa, receptiva s suas necessidades, a criana desenvolver a crena de que o mundo um lugar bom. Em contrapartida, se a me no estiver sempre presente, for insensvel ao choro de fome, calor, a criana poder construir uma idia de mundo negativa e desenvolver um sentimento intenso de desconfiana bsica , ou seja, uma insegurana em relao s pessoas e prpria capacidade de ser amada e de confiar em si mesma.

Desenvolvimento da Confiana:
Desenvolvimento da Confiana Para a criana que desenvolveu a confiana bsica ser mais fcil desenvolver o sentimento de autonomia. A criana saber identificar todos os aspectos ruins e, mesmo assim, se saber querida e amada. Entretanto, a criana que desenvolveu a desconfiana bsica , poder ser levada por um sentimento de vergonha e mais tarde de culpa e de dvida a respeito de si mesma e a respeito da firmeza de seus pais enquanto educadores.

Perodo mais Importante!!!:


Perodo mais Importante!!! Este o perodo mais importante para o desenvolvimento de uma pessoa, pois a base na qual se apiam os outros estgios .

Perodo Pr-operatrio (at os 7 anos):


Perodo Pr-operatrio ( at os 7 anos) Irreversibilidade do pensamento (se algo ocorre, no pode voltar situao inicial). Pensamento Transdutivo (incapacidade de generalizar, indues) Egocentrismo cognitivo Valorizao da intuio e percepo Sentimentos interindividuais espontneos Relaes sociais de submisso ao adulto. O adulto precisa ajudar a criana a superar o egocentrismo, a centralizao do pensamento sobre o prprio ponto de vista, a dificuldade de aceitar o pensamento do outro, o carter esttico e imvel do pensamento.

Caractersticas do Pensamento no Perodo Pr-operatrio :


Caractersticas do Pensamento no Perodo Pr-operatrio Neste perodo o pensamento tem carter esttico, irreversvel, centralizado sobre o prprio ponto de vista, tendo dificuldade de aceitar o ponto de vista do outro, a inteligncia intuitiva, ou seja, a criana afirma sem demonstrar, os sentimentos so interindividuais. A criana passa a relacionar-se com outras crianas da mesma idade e outros adultos fora do convvio familiar, mas seu pensamento continua egocntrico, sua fala um monlogo e suas brincadeiras paralelas, ou seja elas brincam umas ao lado das outras e no umas com as outras

Mais caractersticas do Perodo Pr-Operatrio :


Neste perodo a criana possui uma energia interminvel que extravasada atravs de atividades motoras como subir, correr, descer etc. Isto lhe permite explorar o mundo e perceber sua capacidade de fazer e imaginar o que ser capaz de fazer no futuro. Mais caractersticas do Perodo Pr-Operatrio

Fase de observao e aprendizado do futuro:


Fase de observao e aprendizado do futuro Esta tambm, para a criana, uma importante fase de observao dos adultos em seus papis sociais que resulta nas to conhecidas brincadeiras de casinha, escolinha e que so muito mais do que simples brincadeiras, pois atravs delas a criana est aprendendo como funciona o mundo social e como ela funciona dentro desse mundo.

Concluso do Perodo Pr-Operatrio :


A principal contribuio desta fase para o indivduo ser o desenvolvimento da capacidade de iniciativa no desempenho de suas tarefas na vida adulta. Neste estgio importante permitir criana que faa escolhas simples e resolva problemas no mbito da ao infantil, e que reflita sobre suas aes. Concluso do Perodo Pr-Operatrio

Perodo operatrio-concreto (7 aos 11a.):

Perodo operatrio-concreto (7 aos 11a.) Raciocnio lgico sobrepe-se intuio e percepo Superao da irreversibilidade. Pensamento continua preso ao concreto, representao do real. No consegue abstrair. As interaes so cooperativas, permitindo jogos de regras e esportes grupais. No final deste perodo a criana j tem noo de que as regras podem ser reformuladas e reivindica o direito de participar da elaborao das mesmas. A autoridade dos pais no mais aceita sem questionamentos, pois percebe que seu ponto de vista tambm pode ser levado em conta.

Pensamento da criana no Perodo operatrio-concreto :


Perodo operatrio-concreto inicia-se quando a criana comea a trocar o centro do seu pensamento e o raciocnio torna-se lgico, coerente, flexvel, internalizado e se sobrepe percepo e intuio. Neste estgio a criana comea a superar a irreversibilidade do pensamento, embora continue ainda bem presa ao pensamento concreto, representao do real, mas ela j capaz de realizar as operaes mentais (matemticas). Pensamento da criana no Perodo operatrio-concreto

Contato com ambiente fsico e social:


Contato com ambiente fsico e social As vrias informaes adquiridas so organizadas de forma a dar estabilidade s relaes que a criana manter com o mundo exterior, e atingir ento um equilbrio que torna possvel uma adaptao, um entendimento e uma atuao na realidade externa, bem superiores s fases anteriores. como se ela fosse, gradualmente saindo de si mesma para um contato cada vez maior com o ambiente fsico e social. As interaes com os adultos e companheiros tornam-se cooperativas, permitindo os jogos de regras, os esportes em grupo, os projetos comuns etc.

Perodo Operatrio Formal (12 aos 15a):


Perodo Operatrio Formal (12 aos 15a) Diferenciao mxima do sujeito e do objeto. Capacidade de abstrao (levantamento de hipteses, previses). Pensamento socializado onde o ponto de vista do outro levado em conta. Pensamento preparado para conhecimento cientfico, discusses filosficas, religiosas e polticas. Na convivncia com amigos, pais e adultos ser definida a identidade pessoal.

Pensamento da criana no Perodo Operatrio Formal :


Perodo operatrio formal o quarto estgio do desenvolvimento cognitivo. Aqui o indivduo comea a pensar abstratamente, sem necessidade de recorrer ao real ou sua representao. J pode levantar hipteses, fazer previses a partir de clculos matemticos, etc. Seu pensamento est socializado e preparado para o pensamento filosfico, conhecimento cientfico, discusses religiosas ou polticas. E no contato com os amigos, pais e outros adultos que o adolescente ir desenvolver a crtica, a reflexo e o seu posicionamento pessoal diante da realidade social. na reflexo internalizada, individual, que o adolescente conseguir a definio da sua identidade pessoal . Pensamento da criana no Perodo Operatrio Formal

IMPORTANTE::
IMPORTANTE: importante observar que o desenvolvimento cognitivo no se d de forma independente do desenvolvimento social e emocional, mas um processo integrado e harmnico.

TAMBM IMPORTANTE::
Obs: Como o desenvolvimento cognitivo se d a partir da interao do indivduo com o meio, pessoas criadas em ambiente desfavorvel podem ter seu desenvolvimento prejudicado. TAMBM IMPORTANTE:

Potrebbero piacerti anche