Sei sulla pagina 1di 2

RECOZIMENTO PARA ALVIO DE TENSES

Tenses internas As tenses internas da estrutura do ao decorrem de vrias causas. Durante o processo de solidificao, a regio da superfcie do ao se resfria com velocidade diferente da regio do ncleo. Essa diferena d origem a gros com formas tambm diferentes entre si, o que provoca tenses na estrutura do ao. Tambm surgem tenses nos processos de fabricao a frio, ou seja, em temperatura ambiente. Quando se prensa uma pea, os gros de sua estrutura, que estavam mais ou menos organizados, so deformados e empurrados pelo martelo da prensa.

Textura irregular devido ao resfriamento desigual Tambm surgem tenses nos processos de fabricao a frio, ou seja, em temperatura ambiente. Quando se prensa uma pea, os gros de sua estrutura, que estavam mais ou menos organizados, so deformados e empurrados pelo martelo da prensa. Na laminao, os gros so comprimidos uns contra os outros e apresentam aparncia de gros amassados. Em ambos os casos, isto , na laminao e no forjamento, os gros deformados no tm a mesma resistncia e as mesmas qualidades mecnicas dos gros normais. Alvio de tenses necessrio recozer o material para aliviar suas tenses, surgidas na solidificao e nos trabalhos de deformao a frio, soldagem ou usinagem. No recozimento, a pea aquecida lentamente no forno at uma temperatura abaixo da zona crtica, por volta de 570C a 670C, no caso de aos-carbono. Sendo um tratamento subcrtico, a ferrita e a perlita no chegam a se transformar em austenita. Portanto, aliviam-se as tenses sem alterar a estrutura do material. Aps um perodo que varia de uma a trs horas, a partir do incio do processo, o forno desligado e a pea resfriada no prprio forno. Esse processo conhecido como recozimento subcrtico. (Figura acima) Objetivo do tratamento: -Aliviar as tenses originadas durante a solidificao;

-Aliviar tenses originadas em operaes de transformao mecnica frio. -Aliviar tenses aps operao de soldagem; -Aliviar tenses aps usinagem pesada; -Alvio de tenses aps corte por chama (principalmente para aos com teor de carbono at 0,30 %C. Os benefcios maiores do alivio de tenses so: - Aumentar a dutilidade - Diminuir a dureza - Melhorar as condies metalurgicas da ZTA. Cuidados durante o tratamento: -Deve-se evitar velocidades muito altas de aquecimento e principalmente de resfriamento devido ao risco de distores -O material deve ter livre movimentao dentro do forno, ou seja, no pode estar fixado ou sob presso para que possa ocorrer a dilatao e a compresso. -Avaliar os campos de tenses residuais (Difrao de raio x) Tenses residuais de trao So mais perigosas, pois se acumulando com tenses trativas de esforos externos, conduzem ruptura, mesmo que estes esforos no sejam elevados.Fratura frequentemente se d em esforos de choque.So especialmente prejudiciais nas camadas superficiais (Trab.carga cclica).

Potrebbero piacerti anche