Sei sulla pagina 1di 2

Escolhi como assunto inaugural o princpio da legalidade SEMPRE COBRADO NA 1 FASE: 1) PRINCPIO DA LEGALIDADE nasce da soma da garantia da reserva

legal (lei tomada em sentido estrito) e a anterioridade. 2) constitui uma real limitao ao poder estatal de interferir na esfera de liberdades individuais. Da sua incluso na Constituio, entre os direitos e garantias fundamentais (CF art. 5, XXXIX). 3) est previsto tambm no art. 7, 1, do Convnio para a Proteo dos Direitos Humanos e Liberdades Fundamentais (Roma, 1950), art. 9 da CADH e art. 22 do Estatuto de Roma 4) FUNDAMENTOS DO PRINCPIO DA LEGALIDADE: a) POLTICO: EXIGNCIA DE VINCULAO DO EXECUTIVO E DO JUDICIRIO A LEIS FORMULADAS DE FORMA ABSTRATA (IMPEDE O PODER PUNITIVO COM BASE NO LIVRE ARBTRIO) b) DEMOCRTICO: RESPEITO AO PRINCPIO DA DIVISO DE PODERES (O PARLAMENTO, REPRESENTANTE DO POVO, DEVE SER O RESPONSVEL PELA CRIAO DE CRIMES) c) JURDICO: UMA LEI PRVIA E CLARA PRODUZ IMPORTANTE EFEITO INTIMIDATIVO. 5) este princpio vale tambm para as contravenes penais e medidas de segurana. 6) No basta que a norma penal incriminadora tenha sido institudo por lei em sentido estrito (princpio da reserva legal), mas esta deve tambm ser anterior ao fato criminoso (princpio da anterioridade), escrita, estrita, certa e necessria. CUIDADO #1: probe-se a retroatividade malfica (mas permite-se a benfica) CUIDADO #2 s a lei escrita pode criar crimes e sanes penais, excluindo-se o direito consuetudinrio para fundamentao ou agravao da pena. Entretanto, tem o costume grande importncia no direito penal, em especial na elucidao do contedo dos tipos. CUIDADO #3 probe-se a utilizao da analogia para criar tipo incriminador, fundamentar ou agravar pena. Entretanto, a analogia in bonam partem, QUANDO PRESENTE LACUNA INVOLUNTRIA do legislador, perfeitamente possvel. CUIDADO #4 A 2 Turma do STF declarou atpica a subtrao de sinal de TV a cabo (no considerando furto de energia). Reputou-se que o objeto da conduta no seria energia e ressaltou-se a inadmissibilidade da analogia in malam partem em Direito Penal. CUIDADO #5 no basta uma legalidade formal (obedincia aos trmites procedimentais) que gera LEI VIGENTE, havendo que existir uma legalidade material (respeito aos direitos fundamentais), garantindo LEI VLIDA. 7) Normas penais em branco (CAIU NA 2 FASE DO LTIMO EXAME): so normas que dependem de complemento normativo. Classificam-se em prprias (em sentido estrito ou heterognea) ou imprprias (em sentido amplo ou homogneas). PRPRIAS: O complemento dado por espcie normativa diversa (portaria, por exemplo). LEI DE DROGAS IMPRPRIAS: O complemento dado pela mesma espcie normativa (lei completada por lei). As normas penais em branco imprprias ainda podem ser subdivididas em duas outras espcies: homovitelina (ou homloga) e heterovitelina (ou heterloga).

HOMOVITELINA: aquela cujo complemento normativo se encontra no mesmo documento legal. Exemplo: No crime de peculato (art. 312 do CP), a elementar funcionrio pblico est descrita no prprio CP, art. 327 do CP. HETEROVITELINA: aquela cujo complemento normativo se encontra em documento legal diverso. Exemplo: No delito de ocultao de impedimento para o casamento (art. 236 do CP), as hipteses impeditivas da unio civil esto elencadas no Cdigo Civil. CUIDADO #6 existe, ainda, a NPB ao revs (INVERSA OU AO AVESSO), caso em que o complemento diz respeito sano, e no ao contedo proibido (ex. art. 1 da Lei 2.889/56). O COMPLEMENTO S PODE SER LEI. CUIDADO #7 O uso de leis penais em branco, em sentido estrito, foi ADMITIDA pelo Supremo Tribunal Federal, no caracterizando ofensa ao princpio da taxatividade. PARA TERMINAR, DUAS DICAS DE CRIME ELEITORAL: DICA 1: o TSE afasta a aplicao do princpio da insignificncia em crime eleitoral, pois esse tipo de infrao sempre lesiva regularidade das eleies, conspirando contra o direito dos cidados a um pleito isento de mculas. DICA 2: De acordo com a maioria, PARTIDO POLTICO (pessoa jurdica nos termos na Lei dos Partidos Polticos) pode ser vtima de difamao (art. 325 do CE), porm jamais de calnia ou injria. Livro do sorteio:

Potrebbero piacerti anche