Sei sulla pagina 1di 13

POLUIO AMBIENTAL GUA: CARACTERSTICAS E FUNES POLUIO DAS GUAS POLUIO DO AR POLUIO DOS SOLOS POLUIO Conceito Dentre

ntre as vrias definies, talvez as mais simples e realistas sejam: TUDO QUE AO SE FAZER AO MEIO AMBIENTE, VOLTA-SE CONTRA VOC MESMOou TODA AO APLICADA AO MEIO AMBIENTE CUJA REAO VOLTA-SE CONTRA O SUJEITO DA AO, ou TUDO QUE OCORRE COM UM MEIO E QUE ALTERA SUAS CARACTERSTICAS ORIGINAIS (Magossi e Bonacella, 1990) GUA: Caractersticas e Funes A gua um dos elementos de maior importncia para todas as formas de vida na terra. Trs quartos da superfcie do nosso planeta recoberto por gua. Transporta diversos compostos qumicos e orgnicos dentro do solo, dos seres vivos, dos rios e oceanos, utilizada na gerao de energia, refrigera equipamentos os mais diversos, serve como estabilizador da temperatura da atmosfera, etc. O gelo mais leve do que a gua lquida ( abaixo de 4C a gua volta a se dilatar at congelar). A gua do mar ao se congelar, expulsa boa parte dos sais de seu interior; Tabela1 Distribuio da gua do Planeta Segundo seus Estados Fsicos.

Tabela 2 - Classificao da gua Segundo o Teor de Sais Tipos de gua Doce Salobra Salgada Sais por litro (gramas) Abaixo de 0,5 1,0 a 4,0 Acima de 5,0

As florestas desempenham importante papel na dinmica da gua no solo e na atmosfera. Em ecossistemas equatoriais midos a contribuio da floresta, na reposio do vapor dgua da atmosfera, pode chegar, s ela, a 38% do total da gua que ir precipitar na forma de chuva.

Quando se leva em conta a evaporao da gua dos solos e guas superficiais essa participao sobe para 50%. (Fig.1)

38,1%

11%

0,9%

50%

Evapotranspirao: conjunto de toda a gua perdida para a atmosfera originria dos continentes

Evaporao que ocorre nos oceanos.

Figura 1 Reposio proporcional de gua na atmosfera em um ecossistema equatorial mido. (modificado de Magossi e Bonacella, 1990.) Muitas vezes pensa-se que ao se remover a vegetao do entorno das nascentes (pequenas reas) estas secaro, ou tero seu volume diminudo. A longo prazo isto poder vir a ocorrer devido ao aumento da eroso que poder assorear as nascentes em conseqncia do movimento de terra provocado principalmente por ao das chuvas no solo desnudo ou com pouca vegetao. No entanto, num primeiro momento, o volume de gua da nascente poder aumentar pelo fato da gua que seria destinada a manuteno da massa florestal (transpirao), agora estaria liberada para verter nas nascentes. Sabe-se que mesmo em florestas virgens como as da Reserva de Sooretama (ES), muitos crregos em poca seca, praticamente secam, ou seja, a demanda de gua pela floresta pode reduzir a vazo desses cursos dgua. Caso o desmatamento ocorra em grandes extenses, a reposio da gua pelas chuvas poder se reduzir devido a significativa participao das florestas na reposio da gua da atmosfera (Fig.1) e com isso reduzir tambm as reservas de gua no solo e no subsolo, interferindo na manuteno nas nascentes e cursos dgua. As florestas, principalmente a Amaznica, atuariam, segundo modelagem matemtica, como verdadeiros aquecedores das regies frias do planeta (Norte e Sul). Isto se d pela capacidade que a gua tem de transportar calor quando na forma de vapor. A intensa evapotraspirao das florestas equatoriais teriam um papel ativo neste processo. (Fig.2).

A Floresta Amaznica atua como dispersor de calor para as regies frias do planeta. As setas representam o sentido do deslocamento da umidade na forma de vapor.

Figura 2 Disperso de gua e calor gerados na Floresta Amaznica. Alguns dados sobre consumo de gua: 1 ha de trigo pode consumir no seu ciclo (semente a semente) cerca de 4 milhes de litros de gua; Mdia do consumo dirio de gua no mundo: 700 litros; Em alguns pases da Europa: 1.700 litros/dia; Estados Unidos: 8.000 litros/dia; Na Grande So Paulo o consumo diria de gua tratada de 4,3 milhes de litros; Para cada Kg de papel fabricado, consome-se aproximadamente 500 litros; Para cada Kg de ao fabricado, consome-se aprox. 600 litros; (Magossi & Bonacella, 1990). POLUIO DAS GUAS EUTROFIZAO Consiste na fertilizao da H2O (continental ou marinha) com nutrientes resultantes de: 1) esgoto que contm detergentes ricos em fsforo, detritos orgnicos humanos e animais, e 2) escoamento agrcola provocado pelas chuvas, contaminado por fertilizantes (N e P) e estercos animais; Entende-se tambm como o processo natural e lento em que novos (recentes) e no produtivos corpos d'gua aumentam sua produo e onde, com o passar do tempo, nutrientes e sedimentos acumulam-se. Normalmente, os elementos mais limitantes nos ecossistemas aquticos o P e N. Quando estes tornam-se abundantes, ocorre grande desenvolvimento planctnico. O fsforo o nutriente que tem a maior razo entre a concentrao nas plantas e a disponibilidade na gua (a concentrao nas plantas 80 000 vezes maior que a da gua) seguindo-se do nitrognio (30 000), e depois carbono (3 000), silcio (2 000) e potssio ( 1 300). Em geral, s P fator limitante nas guas continentais. Em casos raros, N o fator limitante quando a disponibilidade em P excepcionalmente maior. Em outros casos raros, um microelemento, como o molibdnio indispensvel s plantas, pode ser um fator limitante. O silcio tambm pode ser limitante para as diatomceas que utilizam-no para a construo do exosqueleto. No oceano antrtico, a ausncia

de ferro limita a produo fitoplanctnica, e ento indiretamente limita a produo zooplanctnica (entre outros, o krill). A riqueza das guas varia naturalmente em funo do local, da estao do ano, e de vrios fenmenos naturais. As guas dos crregos so naturalmente pobres em nutrientes. As guas lentas dos rios das plancies so mais ricas. Similarmente, as guas podem ser enriquecidas pelo escoamento superficial durante a estao de chuva e podem ser mais pobres durante a seca. EFEITOS DA EUTROFIZAO. Efeitos benficos possveis: 1) Aumento da biomassa da populao o que pode ser aproveitado como alimento para peixes; 2) Aumento da biomassa de peixes o que pode significar mais alimentos disposio do homem. Efeitos prejudiciais possveis: 1) diminuio da diversidade; 2) efeitos visuais e odorficos desagradveis; 3) formao de resduos orgnicos txicos; 4) problemas dermatolgicos associados s substncias produzidas por algas; 5) limitao ao uso como forma de lazer e recreao; 6) ordinariamente conduz extino do corpo d'gua; Nos lagos : Nas regies temperadas (especialmente): a formao de uma termoclina durante o vero induz a separao das guas de superfcie (epilimnio) e do fundo (hipolmnio). O oxignio da superfcie no pode chegar ao fundo e os nutrientes resultantes da decomposio no podem chegar superficie (Fig.3). Nos esturios e reas costeiras : os sintomas so muito semelhantes aos que so observados nos lagos de gua doce : transparncia limitada; florao de algas planctnicas; depleo de oxignio no fundo; nas reas abertas, s os animais com habilidades de deslocamento (peixes, camares) podem conseguir evitar a zona ou fugir dela; Nos recifes de corais : a deposio de aluvies pode matar corais e organismos filtradores porque: interfere na respirao e na captura de comida, os corais (especialmente) precisam de muita energia para tirar esses aluvies e substitu-los para uma nova camada de mucus que vai proteg-los. competio com algas filamentosas e as macroalgas por substrato e luz aumentam.

Fig. 3 Aumento da Produo de Oxignio na Superfcie e Reduo em Profundidade com o Aumento da Eutrofizao. A medida que o processo de eutrofizao aumenta, aumenta tambm o desenvolvimento do fitoplncton, principalmente na superfcie e com isso tambm a produo de oxignio, que perdida para a atmosfera. Esse desenvolvimento gera uma camada superficial cada vez mais espessa que aos poucos impede a passagem dos raios solares, o que reduz a fotossntese e com isso a produo de oxignio em profundidade. As algas abaixo dessa camada comeam a morrer aumentando a quantidade de detritos no fundo, fazendo com que aumente a presena de bactrias aerbias, aumentando o consumo de oxignio. Com o aumento da carga eutrofizante, todo o fitoplncton ser destrudo, sendo substitudo por uma populao microbiana anaerbia. SUBSTNCIAS TXICAS Vrias so as substncias txicas poluentes como: 1.Agrotxicos Nestes esto inclusos os herbicidas, fungicidas e inseticidas. Estas substncias utilizadas na agricultura para controle de pragas e doenas so, normalmente, tambm txicas ao homem e ao meio ambiente, podendo contaminar todo o ecossistema (Figura 4). As guas da chuva arrastam essas substncias para os rios e da at os mares. Podem tambm contaminar o lenol fretico, comprometendo no s os cursos dgua mas tambm a qualidade das guas das nascentes.

Figura 4 O uso de agrotxicos na agricultura trs problemas ambientais potenciais, ou seja, contaminao do ar e da gua e eventualmente do prprio homem. A deriva da calda de aplicao por ao do vento um dos incovenientes do seu uso, pois alm de reduzir a eficincia da aplicao, transporta o agente contaminante a maiores distncias (Magossi e Bonacella, 1990). Bioacumulao: processo pelo qual os organismos vivos retm dentro de si substncias txicas, no sendo capazes de elimin-las. Uma pequena contaminao ambiental pode ao longo do tempo (alimentao ou respirao) bioacumular nos organismos, principalmente naqueles do topo da cadeia trfica, onde os efeitos so mais sentidos por efeito de concentrao. Um bom exemplo disso o DDT (diclorodifeniltricloroetano), agrotxico do grupo dos clorados, onde uma contaminao na gua da ordem de 0,000003 ppm pode bioacumular atravs da cadeia trfica: zooplnton (0,04 ppm), peixes menores (0,5 ppm), peixes maiores (2,0 ppm) e aves (comem peixes) (25 ppm). Sabe-se dos problemas acometidos a essas aves (pelicano), principalmente na reproduo, onde a espessura da casca dos ovos diminui, quebrando-se facilmente. Outros elementos podem bioacumular, como alguns elementos inorgnicos txicos. Dentre eles pode-se destacar o mercrio, cdmio e chumbo. Esses metais pesados podem causar srios problemas orgnicos. Os dois primeiros afetam principalmente o sistema nervoso e os rins enquanto que o chumbo pode provocar tambm epilepsia e anemias. 2.Petrleo A poluio por petrleo causada por falhas nas atividades de explorao, transporte, refino e uso do petrleo e seus derivados. composto essencialmente por hidrocarbonetos, uma mistura complexa de compostos orgnicos. A toxicidade de um hidrocarboneto funo de sua estrutura qumica e de sua hidrofobicidade. Os mais solveis na fase lpida so os mais txicos, afetam com maior rapidez as membranas das clulas. As grandes e insolveis molculas que so as mais txicas (numa base molar) no so as que produzem o maior prejuzo ecolgico pois as fraes mais leves so as que possuem o maior volume e o maior n de moles que iro entra em contato com os organismos. Os efeitos txicos so influenciados por : - a quantidade de leo; - o tipo de leo e as toxicidades relativas de seus componentes; por exemplo, os aromticos policclicos e fenis so cancergenos. - a seqncia e a durao da exposio;

- a condio do leo (natureza da emulso, espessura da mancha, etc.); - variveis ambientais que afetam a exposio e a toxicidade (condies de tempo e de clima, oxignio, presena de outros poluentes): o filme de leo pode inibir a difuso do oxignio, e a degradao do leo induz uma desoxigenao da gua. - a toxicidade associada com o uso dos produtos qumicos utilizados para criar emulses durante a limpeza; a sensibilidade dos organismos toxicidade dos hidrocarbonetos. Os efeitos ecolgicos da poluio pelo petrleo: - Para as aves, a perda das propriedades de isolamento e flutuao da plumagem induz a morte por hipotermia ou afogamento. Os efeitos txicos diretos so a morte por ingesto durante as tentativas de limpeza (ou devido consumao de carne contaminada) e a mortalidade dos embries dos ovos sujos. - Os efeitos so semelhantes para os mamferos com ou sem plo. 3.Detergentes So mais txicos para os peixes do que para os homens; afetam mais as guas continentais; 4.Fenis Tem origem em indstrias farmacuticas e qumicas, esgotos de hospitais e clnicas. Podem afetar as protenas quanto a sua atividade, sabor da gua e dos peixes. Para os vegetais, a regenerao a partir das partes escondidas notvel. No caso dos corais, o petrleo estimula a muda prematura da larva Planula, reduz o crescimento, limita a reproduo e inibe a colonizao das reas poludas. POLUIO RADIOATIVA A principal forma de contaminao radioativa aquela originria das usinas nucleares. A gua nestas usinas utilizada no s para produo de energia eltrica (turbinas a vapor) como tambm para o resfriamento do reator e condensao da gua (Figura 5). Neste processo, mesmo que no haja vazamentos, embora pequena, sempre existe contaminao da gua e pode submeter as populaes circundantes a nveis considerveis de radiao. Outro fator, talvez mais preocupante, seja o destino do lixo atmico inevitavelmente produzido. Normalmente acondicionado em recipientes de cimento ou vidro e depositados dentre outros lugares, no fundo dos mares ( mais de 2000 metros). A gua radioativa, por sua vez, cogita-se em armazen-las em poos de petrleo inativos. Essas medidas no so definitivas e portanto representam riscos para o meio ambiente. POLUIO TRMICA provocada pelo aumento excessivo da temperatura da gua. Indstrias, motores refrigerados a gua ou qualquer sistema que utilize a gua como meio refrigerante, ao retornar para rios , lagos ou mares pode alterar-lhes a temperatura. Os corpos dgua que recebem guas de resfriamento no devem sofrer um aumento de temp. superior a 2,5 C; Efeitos: Primeiramente, a gua aquecida possui menos oxignio dissolvido do que a gua fria. Isso prejudica terrivelmente vrias espcies de peixes, pois, alm de retirar-lhes o

oxignio de que necessitam, o aquecimento da gua provoca uma acelerao em seu metabolismo e, conseqentemente, aumento da necessidade desse mesmo oxignio. A perda de oxignio reduz ainda a capacidade de autodepurao dos rios, por prejudicar a ao de bactrias decompositoras de detritos, diminuindo a capacidade desses rios de assimilar resduos orgnicos. A poluio trmica pode ainda levar ao crescimento exagerado de certas plantas, prejudicando a navegao;

Figura 5 Diagrama simplificado do funcionamento de um reator nuclear e a funo da gua na produo de vapor e refrigerao (Olschowy, 1971) Pode tornar as infeces mortais para organismos aquticos que antes resistiam a elas; pode afetar os ovos, larvas e peixes jovens (alevinos); pode afetar seriamente a pesca e o cultivo de ostras. Finalmente, aumentos significativos de temperatura podem provocar o aumento da atividade de poluentes qumicos, ocasionando uma nova srie de problemas. POLUIO DO AR depende de : as fontes de emisso de poluio (tipo de poluente, perodo de emisso, quantidades) (tabela1). as caractersticas climticas do ambiente (contribui ou no para dispersar ou remover). as condies topogrficas do meio (influi na circulao do ar). As duas ltimas influem na disperso dos poluentes entre as fontes e as reas receptoras, que depende de : a velocidade do vento; a direo de vento (horizontal); a estabilidade atmosfrica (vertical); Juntas, as trs caractersticas acima podem agir para criarem condies de inverso trmica bloqueando a circulao do ar e a dissoluo dos poluentes. Os poluentes ficam presos na parte

mais baixa da atmosfera (Fig.6). Os locais acostados a montanhas (ex.: Los Angeles, cidade de Mxico, So Paulo) so extremamente susceptveis a este fenmeno, mas nenhuma cidade imune. Tabela 1 Fontes e Impactos dos Principais Poluentes do Ar.
POLUENTES FONTES IMPACTOS SADE E AO MEIO AMBIENTE

xidos Sulfreos (SOx) e Nitrogenados (NOx)

queima de combustveis, principalmente fsseis, em veculos motorizados e nas indstrias

danos aos pulmes e s vias respiratrias, plantas e espcies mais sensveis, ao patrimnio arquitetnico; acidificao de corpos dgua e do solo

Monxido de carbono (CO)

veculos motorizados (gasolina, diesel, lcool etc)

diminui a capacidade sangnea de transportar oxignio, afeta sistemas cardiovascular, nervoso e pulmo

Hidrocarbonetos (HC, tambm chamados COVs- compostos orgnicos volteis) Oznio (O3)- nocivo quando se encontra na superfcie da Terra; Quando se concentra a cerca de 20 km da superfcie protege a biota contra a incidncia de raios solares ultravioleta

veculos motorizados, depsitos de combustveis e indstrias

carcinognicos e mutagnicos, participam de reaes atmosfricas, na presena de luz, formadoras de oznio irritao nos olhos; congesto nasal, reduo das funes pulmonares, inibidor imunolgico, agride a vegetao; o principal componente da nvoa seca; as partculas menores (PI- Particulados Inalveis) atingem o pulmo, algumas so carcinognicas e mutagnicas, provocam alergia, asma e bronquite.

poluente secundrio, resultante de reaes qumicas entre NOx e O2 na presena de luz solar e hidrocarbonetos

Material Particulado (MP)

queima incompleta de combustveis e de aditivos em veculos (principalmente diesel) e em processos industriais, ressuspenso de poeira do solo

Fonte: Internet (julho,2000) Inverso Trmica o fenmeno em que a temperatura aumenta com a altitude, em contraposio condio normal, que diminuir com a altitude. Estas inverses afetam freqentemente as camadas finais de ar junto superfcie do solo durante o solstcio de inverno. Tal fato, se ocorrer em centros urbanos, impede o ar poludo de se dissipar, o que ocasiona srios problemas de sade (Figura 6). Diversos so os fatores meteorolgicos que influenciam na taxa de disperso e de diluio dos poluentes. Os fatores mais importantes para serem observados so a direo e velocidade dos ventos e o perfil trmico vertical, que determina a estabilidade ou a instabilidade da atmosfera. A estabilidade do ar a condio da atmosfera em que os movimentos atmosfricos ascendentes esto inibidos ou ausentes. Desse modo, torna-se desfavorvel, em condies de estabilidade, o deslocamento dos poluentes. O fenmeno pode ser assim explicado: 1 - A medida que o dia vai passando, a lmina de ar que est em contato com a superfcie vai se aquecendo. 2 - Uma vez aquecido, o ar tem sua densidade diminuda e tende a subir para as camadas mais altas da atmosfera. Este um fenmeno muito importante para a renovao do ar, pois quando ele sobe, leva

consigo toda a infinidade de substncias e partculas poluentes liberadas ao longo do dia. Nas altas camadas atmosfricas, esta poluio dispersa e acaba por se distribuda para todo o planeta. 3 - Durante o fenmeno da inverso trmica verifica-se a interposio de uma camada de ar quente entre a superfcie e massa de ar frio do alto. Isso pode ser provocado por resfriamento da superfcie, por adveco de massas de ar, por aquecimento adiabtico (subsidncia) e por janelas entre nuvens, a inverso trmica indica uma atmosfera estvel e desfavorece a disperso da poluio. Assim, o ar superficial est impossibilitado de subir. Note que a idia de inverso trmica surge da inverso de temperatura provocada pela presena da massa de ar quente, isto , normalmente a temperatura mais alta na superfcie e mais fria nas camadas superiores. Com o estacionamento de uma massa de ar quente em uma determinada regio, este quadro se inverte, pois a temperatura da camada superior fica maior que a superficial (inverso trmica). 4 - Uma vez estabelecida a inverso trmica, o ar superficial no pode subir, nem os poluentes tampouco conseguiro se dispersar. Portanto, enquanto durar o fenmeno, a lmina superficial de ar no ser renovada, o que pode causar srios problemas em reas poludas. Ilhas de Calor As cidades criam as suas prprias caractersticas climticas (Fig. 7). O uso acentuado de energia e de veculos, a turbulncia do ar, os materiais, a elevao dos prdios, etc., modificam localmente o clima: temperatura mais alta, vento mais fraco, nuvens, nevoeiro e chuva mais freqentes, etc. que nos arredores.

Figura 6 Resultado da inverso trmica sobre a poluio atmosfrica em regies urbanas As principais fontes de emisso: as fontes industriais; os transportes; as outras fontes: incinerao de resduos, queima de combustveis para aquecimento, etc. Os principais prejuzos causados pela poluio atmosfrica: danos sade humana: asma, doenas cardiovasculares, irritao dos olhos, etc. - a reduo de visibilidade;

Fig. 7 Cpula de p sobre uma cidade. O ar tende a ascender no centro e descender na periferia, estabelecendo uma clula de conveco na qual pode se carregar progressivamente de impurezas e que persiste at que o vento e chuva a destruam. danos a animais e vegetais. danos materiais: danos estrutura fsica (dissoluo da pedra, camada de poluentes), perda de produtividade dos trabalhadores; perdas econmicas (concerto das estruturas fsicas, perdas de produtividade na agricultura devido chuva cida), etc. As medidas de controle Reduo ou eliminao de emisses poluidoras: uso de matrias primas menos poluidoras: lcool combustvel, energia eltrica e gs combustvel; adequao e a manuteno das mquinas industriais de modo a se operar na melhor faixa; parada ou a reduo das atividades poluidoras nos perodos de condies meteorolgicas desfavorveis a eliminao dos poluentes; diluio pelo uso de chamins altas; POLUIO DO SOLO causada principalmente pelo acmulo de lixo slido, como embalagens de plstico, papel e metal. A maioria desses materiais no biodegradvel, ou seja, no se decompe pela ao de microrganismos ou demora muitos anos para desaparecer. O vidro, por exemplo, leva cerca de 5 mil anos para se decompor e certos plsticos podem durar para sempre. Algumas alternativas para eliminar esses acmulos, como a incinerao (queima), o lanamento ao mar ou a mistura em aterros, so igualmente prejudiciais. A nica forma no danosa de diminuir o problema a reduo da quantidade de lixo produzido, por meio da reciclagem e do uso de materiais no descartveis e biodegradveis. Produtos qumicos, como fertilizantes, pesticidas e herbicidas, e elementos radioativos provenientes de usinas nucleares ou de testes atmicos tambm so graves poluidores do solo. FONTES DE POLUIO DO SOLO E DANOS AO HOMEM Inseticidas como DDT e BHC podem gerar cncer, danos ao fgado, embries e ovos de aves; Produto que contm Benzina como solventes, produtos farmacuticos e detergentes podem gerar dores de cabea, nusea, perda de coordenao dos msculos, leucemia; Plsticos que contm Cloro vinil podem afetar o homem produzindo cncer do fgado e do pulmo; atinge o sistema nervoso central

Herbicidas e incinerao de lixo geram Dioxina, substncia produtora de cncer, defeitos congnitos, doenas de pele; Componentes eletrnicos, fluidos hidrulicos, luzes fluorescentes possuem PCBs, subs. causadora de danos pele e ao sistema gastro-intestinal; possveis carcingenos; Tintas e gasolina contm Chumbo, responsveis por dores de cabea, irritabilidade, perturbaes mentais em crianas; danos ao fgado, aos rins e ao sistema neurolgico; Processamento de zinco e fertilizantes, baterias produzem Cdmio, elemento responsvel pelo aparecimento de cncer em animais; danos ao fgado e aos rins; Fonte: Manual Global de Ecologia POLUIO SONORA O rudo um dos agentes mais nocivos sade humana, causando hipertenso arterial, gastrite, lcera e impotncia sexual. O limite de tolerncia do homem a rudos contnuos e intermitentes, estabelecido pelo Ministrio do Trabalho, de 85 decibis por 8 horas dirias. Pessoas que trabalham ou vivem em locais com muito barulho podem ficar surdas ou com zumbido constante nos ouvidos. Nas principais ruas da cidade de So Paulo, os nveis de rudo atingem de 88 a 104 decibis. TEMPO MXIMO DE EXPOSIO A RUDOS POR DIA 80db - 8h; 90db - 4h; 95db - 2h; 100db - 1h; 105db - 30min; 110db - 15 min 115 db - 7min.

Potrebbero piacerti anche