Sei sulla pagina 1di 5

PRE, TRANS e PS - Operatrio 01) Cite 4 causas de febre no ps-operatrio: - Hipercatabilismo: 2o ou 3o dia - Atelectasia: 1o ao 5o dia - Flebites por cateteres

vascularses: 3o dia - Infeco urinria: varivel - Trombofleblite: 6o ou 7o dia - Infeco da ferida: 4o dia em diante 02) Cite os exames complementares de rotina no properatrio: 1) Hematolgico: - Rotina: Hemograma, tempo de protrombina parcial - Especiais: coagulograma 2) Metablico: - Rotina: glicemia - Especiais: sdio, potssio, provas de funo tireidiana e heptica, proteinemia, pH, pCO2, DB, pO2. 3) Parasitolgico: EPF 4) Sorolgico:especiais reao de Machado Guerreiro, reaes para sfilis, provas reumticas. 5) Nefrolgico: rotina uria, EAS, creatinina 6) Cardiolgico: especial eletrocardiograma. 7) Respiratrio: especial raio X de trax. 03) Qual dos exames pr-operatrio abaixo no de rotina? a) hemograma b) glicemia c) VDRL d) Raio X de trax e) uria e creatinina 04) No exame pr-operatrio metablico, EXCETO: a) uria b) protenas c) glicemia d) potssio e) pCO2 fazem parte do 05) No Ps-operatrio, qual a incorreta? a) a glicose administrada visa diminuir o catabolismo protico e a cetose do desjejum. b) o potssio deve ser administrado a partir do 3o dia, pois o mesmo encontra-se elevado pela leso cirrgica. c) a imobilizao prolongada no leito pode causar TVP, escaras e atelectasias. d) transfuses de sangue devem ser feitas em cirurgias de mdio e grande porte. e) todas corretas. 06) Sobre as afirmativas abaixo correto dizer: I - No diagnstico da Infeco do Stio Cirrgico (ISC), a positividade da cultura critrio obrigatrio. II - O preparo pr-operatrio do paciente no influencia no desenvolvimento de ISC. III - O dreno cirrgico um fator somente de proteo porque evita o acmulo de secreo no local operado. a) todas esto incorretas. b) todas esto corretas. c) somente a I est correta. d) I e II esto corretas. e) Somente a III est correta. 07) Qual dos abaixo citados NO exame de rotina properatrio? a) EAS b) Coagulograma c) EPF d) Glicemia e) Uria, creatinina 08) No pr-operatrio, marque a incorreta: a) A reposio de lquidos no adulto deve ser de 30 a 40 ml/Kg. b) A vitamina K deve ser administrada sempre que os nveis de protrombina estiverem baixos. c) Para infuso de nutrio parenteral devemos passar uma sonda nasogstrica.

d) Devemos corrigir a desnutrio do paciente sempre que a perda ponderal for maior que 30% e a albumina menor que 2g %. e) O compartimento celular o que contem maior concentrao de gua corporal: 30 a 40%. 09) A agresso cirrgica resulta em uma resposta endcrina a este trauma que consiste EXCETO em: a) queda de insulina com glicogenlise e hiperglicemia. b) aumento das catecolaminas com aumento do catabolismo protico. c) aumento do ADH com reteno hdrica. d) aumento do ACTH com liberao do cortisol e estmulo sntese protica. e) aumento da aldosterona com reteno de sdio e potssio. 10) A respeito do complexo ACTH-cortisol, correto afirmar: a) produzido principalmente no rim. b) antagonista das catecolaminas. c) Inibe a liplise. d) Causa hipercalcemia. e) Inibe a sntese protica. 11) Qual o sinal mais importante para o diagnstico da parada cardaca? a) Ausncia de sons cardacos. b) Apnia ou respirao agnica. c) Cianose. d) Dilatao pupilar. e) Ausncia de pulso em artria de grande calibre. 12) Cite 3 aes indesejveis do cortisol na resposta orgnica ao trauma: - consumo muscular - edema - catabolismo intenso 13) Em relao ao distrbio do metabolismo do potssio, correto afirmar que: (A) o tratamento correto dos distrbios do potssio baseia-se mais nas alteraes do metabolismo do magnsio e do clcio.

(B) a hipocalemia est intimamente relacionada leso tecidual. (C) a pele certamente o tecido mais sensvel aos distrbios de potssio. (D) as causas mais comuns de hipocalemia so o vmito e a diarria. (E) no existe relao entre o metabolismo do sdio e o do potssio. 14) Podemos afirmar corretamente que: a) na paramentao cirrgica o calamento das luvas estreis antecede o ato de vestir o avental estril. b) os afastadores de Balfour e Finochietto so dinmicos. c) todas as sndromes ps-gastrectomias so tratadas cirurgicamente. d) as colectomias so cirurgias usadas para tratamentos de afeces de vrias ordens, tanto eletivas como de urgncia. No primeiro caso, o preparo do clon e a antibioticoprofilaxia so pontos chaves para evitarmos complicaes infecciosas, diminuindo acentuadamente a populao bacteriana local. e) na reconstruo do trnsito, a Billroth I aps uma gastrectomia parcial, podemos dizer que h sempre uma anastomose termino-lateral. 15) No acesso venoso podemos afirmar, EXCETO: a) a puno de jugular interna possui menos risco de pneumotrax que a puno de subclvia. b) a veia de escolha para a disseco no paciente politraumatizado a safena. c) para a administrao de nutrio parenteral, as veias dos membros inferiores devem ser excludas. d) para a administrao de nutrio parenteral a veia de escolha a baslica. e) a puno de veia subclvia deve ser evitada em paciente com DPOC. 16) Sobre esplenectomias, pode-se afirmar, exceto: a) o bao tem trs ligamentos que so: esplenofrnico, esplenorrenal e esplenoclico. b) o bao situa-se esquerda do estmago e acima da flexura heptica do coln.

c) duas indicaes eletivas mais importantes so Doena de Hodkin e prpura trombocitopenica imunolgica. d) a esplenectomia por trauma realizada em caso de leso do bao com hemorragia intra-abdominal. e) os vasos a serem ligados so artria e a veia esplnica e os vasos gstricos curtos. 17) incorreto afirmar, EXCETO: a) A inciso de Jallaguier uma inciso pararretal interna. b) A inciso de Lennander inciso pararretal externa. c) As incises transversais supra-umbilicais totais, em crianas, incluem a seco dos msculos retos abdominais. d) Na hemicolectomia esquerda, os vasos a serem ligados incluem a artria clica mdia. e) Uma lcera justa pilrica perfurada no pode ser tratada por resseco da mesma, mas uma piloroplastia HeineckeMikulicz. 18) Criana com 25 dias de vida inicia quadro clnico caracterizado por vmito de contedo gstrica, sem presena de bile, e dificuldade para ganhar peso. A principal hiptese de diagnstico : a) atresia de vias biliares. b) atresia de esfago. c) atresia duodenal. d) estenose hipertrfica de piloro. e) pncreas anular. 19) INCORRETO afirmar que: a) a ligadura da artria apendicular um tempo obrigatrio em uma apendicectomia no-complicada. b) a invaginao do coto apendicular um tempo obrigatrio em uma apendicectomia no-complicada c) a complicao mais freqente em uma apendicectomia a infeco da ferida operatria. d) o linfoma de Hodgkin pode ser diagnosticado e estadido por uma laparotomia com esplenectomia. e) a esplenectomia pode ter que ser realizada quando h leso esplnica durante um procedimento cirrgico no abdome superior.

Comentrio: A invaginao do coto um procedimento comum, no entanto alguns cirurgies executam a simples ligadura seguida de seco da base do apndice. 20) Marque a alternativa CORRETA: (A) Enteroplicatura de Noble est indicada quando h obstrues intestinais de repetio, por bridas, e um procedimento realizado em associao enterotomia. (B) O uso de um segmento de intestino delgado, mantendo-se seu pedculo vascular em substituio a um segmento esofgico, pode ser chamado de transposio. (C) O acesso para a realizao de uma apendicectomia obrigatoriamente feito atravs de uma inciso do tipo McBurney. 21) Das alternativas abaixo, para a piloromiotomia realizada: a) inciso de Robertson b) inciso de Kocher c) inciso de Lennander d) inciso de Lalaguier e) inciso de Cherney 22) incorreto afirmar sobre a colecistectomia, EXCETO: a) o esvaziamento da vescula tempo obrigatrio. b) a escolha entre as incises transversa e obliqua feita exclusivamente de acordo com a preferncia pessoal do cirurgio. c) na colecistectomia videolaparoscpica, a disseco da vescula feita pela tcnica mista. d) na tcnica antergrada (Fundocistica), a ligadura dos elementos do pedculo sucede a disseco da vescula de seu leito. e) a colecistectomia sempre realizada em carter eletivo. 23) Nas esplenectomias sempre devemos: a) drenar a loja esplnica. b) indicar a terapia antimicrobiana. c) ligar todos os ligamentos esplnicos seccionados. d) indicar a resseco total do rgo.

e) ressecar baos acessrios existentes, caso indicao cirrgica tenha sido hiperesplenismo. 24) Marque a incorreta sobre a piloroplastia: a) na piloroplastia temos sempre de realizar a Manobra de Kocher. b) a inciso do piloro se faz at a muscular da mucosa. c) a cirurgia utilizada para lcera duodenal com estenose pilrica. d) deve sempre ser associada vagotomia. e) a inciso se faz no sentido longitudinal e a sutura no sentido transversal. 25) Nas gastrostomias, marque correta: a) a sonda deve ficar posicionada no antro. b) na tcnica de Stamm se faz um tnel sero-seroso ao redor da sonda. c) a fixao gstrica parede abdominal feita em dois pontos. d) a bolsa de tabaco em volta da sonda visa evitar extravasamento de suco gstrico na parede abdominal. e) mais fisiolgico que a jejunostomia. 26) Quanto s apendicectomias, correto afirmar: a) nunca devemos indicar drenagem da cavidade abdominal. b) devemos indicar drenagem da cavidade abdominal quando houver peritonite aguda. c) devemos indicar drenagem da cavidade abdominal quando houver abcesso peri-apendicular ou importante processo inflamatrio e isquemia na base do apndice. d) devemos indicar drenagem da cavidade abdominal sempre. e) as assertivas anteriores esto incorretas. 27) Nas colectomias por cncer, devemos: a) retirar a pea cirrgica em bloco. b) ocluir proximamente o segmento a ser ressecado. c) ligar as estruturas vasculares o mais prximo possvel do rgo. d) envolver o tumor em compressas. e) duas das anteriores esto corretas. 28) Sobre as colectomias, podemos afirmar:

a) so realizadas somente por doenas inflamatrias ou neoplsicas. b) devem ser sempre realizadas em situaes eletivas, a despeito de qualquer preparo. c) devem sempre ser extensas em traumas. d) devem ser regradas na Doena de Crohn. e) a identificao do ureter dispensada. 29) incorreto afirmar: a) o tratamento do coto apendicular pela tcnica de ParkerKerr deve ser feito quando sua base larga. b) a complicao mais freqente da apendicite aguda o abcesso intracavitrio. c) o preparo mecnico do clon visa somente eliminar o contedo fecal de sua luz. d) as resseces segmentares do clon so possveis devido a sua vascularizao. e) na resseco do clon transverso a artria a ser ligada a clica mdia. 30) So complicaes de enteroanastomose, EXCETO: a) Estenose. b) Fstula. c) Deiscncia. d) Sndrome do intestino curto. (?) e) Todas esto corretas. 31) Assinale a alternativa incorreta: a) Em pacientes com uma perfurao gstrica com oito horas de evoluo, o uso de antibiticos deve ser sempre estendidos por 7 a 10 dias. b) A lavagem gstrica deve ser realizada em pacientes com obstruo pilrica. c) A alta hospitalar de um paciente submetido a uma gastrectomia eletiva deve ser considerada sempre que no houver mais necessidade de hidratao venosa e aceitao plena de dieta lquida. d) mandatrio o exame clnico completo dirio no psoperatrio de uma gastrectomia. e) O exame da ferida operatria ponto facultativo na avaliao ps-operatria diria de qualquer paciente cirrgico.

32) Qual procedimento deve ser realizado em conjunto com a piloroplastia? - Vagotomia trocular e exciso da lcera 33) Quanto aos procedimentos realizados no intestino delgado, cite: a) 4 complicaes das enteroanastomoses: - Fstula - Deiscncia - Infeco da ferida operatria - Estenose b) 4 indicaes das jejunostomias: - Via de acesso nutrio enteral - Impedimento da utilizao das pores altas do tubo digestivo: Ex. estenose de esfago e estmago. - Interrupo alimentar temporria - Descompresso luminal 34) Quanto aos procedimentos cirrgicos no intestino grosso, cite: a) Duas indicaes no traumticas de colostomia: - Obstruo do clon distal - Amputao abdomino-perineal de reto - Proteo de anastomoses: colo-clicas, colo-retais e colo-anais - Neoplasia b) Os vasos arteriais ligados na hemicolectomia direita: - A. leo-clica - A. clica direita 35) Descreva a piloroplastia de Heincke-Mikuliez - Inciso mediana, de uns 10 15 cm iniciando em torno do processo xifide em direo ao umbigo - Manobra de Kocher (mobilizao do duodeno, ou seja, liberao das aderncias e fixao de sua segunda poro)

36) A piloromiotomia de Fredet-Ramstedt consiste em: - Inciso de Robertson - Abertura da cavidade piritoneal - Localizao do duodeno - Palpao da oliva pilrica; faz a inciso em cima desta estrutura envolvendo a serosa e a muscular, deixando a mucosa 37) Cite os ligamentos do bao que so divulsionados na esplenectomia: - Espleno-frenico - Espleno-renal - Espleno-clico - Gastro-esplnico - Pancretico-esplnico 38) Paciente submetido esplenectomia ps trauma fechado de abdome apresentou sangramento ps operatrio. Entre as possveis causas do sangramento, marque a incorreta: a) hemostasia ineficaz. b) fibrinlise intravascular induzida. c) sepse. d) trombocitose. e) todas as anteriores.

Inciso longitudinal de 2-3cm na parede anterior do piloro envolvendo todas as camadas: serosa, muscular, muscular da mucosa e mucosa Sutura trnasversal

Potrebbero piacerti anche