Sei sulla pagina 1di 44

GUIA DE UTILIZAO STG

INSTALAO E CONFIGURAO

INSTALAO E CONFIGURAO

INSTALAO E CONFIGURAO

Instalao
Para instalar o STG, basta inserir o CD de instalao fornecido pela GERDAU no leitor de CDs (que , em geral, o drive D:). A instalao iniciar automaticamente. Caso isso no ocorra (e somente neste caso), basta ir atravs do Windows Explorer, at o drive em questo e clicar duas vezes no aplicativo Instalar.exe:

Clicando-se em Instalar, aparecer a seguinte seqncia de telas:

INSTALAO E CONFIGURAO
Uma vez instalado, o software comea a ser executado automaticamente, permitindo, ento, o registro do programa. IMPORTANTE: Este registro possibilitar o acesso ao Servio GRATUITO de Suporte ao SOFTWARE DE TRELIAS GERDAU, atravs do nmero 0800-7264950, sendo tambm necessrio para o recebimento GRATUITO da COLETNEA DE NORMAS TCNICAS sobre lajes treliadas. Como o formulrio maior do que a tela, deve-se rol-lo para baixo, para informar os dados do usurio e levar o registro a efeito. Rolando-se a tela para baixo, possvel terminar de fornecer os dados do usurio. Uma vez preenchido o registro, ele deve ser enviado para a GERDAU por um dos mtodos disponveis: fax, Correios ou diretamente por e-mail, pela internet. Caso se opte por enviar o registro pelo correio ou por fax, o software imprime o formulrio pela impressora padro do Windows. Os dados aqui inseridos so armazenados pelo programa: eles no precisaro ser informados novamente na emisso dos oramentos. Por isso recomenda-se que sejam preenchidos com cuidado, para evitar um novo trabalho. Vale notar que esses dados podem ser redefinidos a qualquer momento durante a emisso dos oramentos, atravs do boto Dados do fabricante.

INSTALAO E CONFIGURAO

INSTALAO E CONFIGURAO

Caso se opte por enviar o registro por e-mail, ao ser clicado o respectivo boto, aparecer a seguinte mensagem, alertando que o registro somente estar completo quando o e-mail gerado pelo STG for enviado:

A seguir mostrado na tela o prprio e-mail gerado, que deve ser conferido para se verificar se os dados foram informados corretamente e enviado pela internet:

Empresa: Gerdau Aos Longos S.A. Contato: Flvio Ramos Baptista CNPJ/CPF: 03 Endereo: Rua Cenno Sbrighi, 170 CEP: 05036-010 Cidade: So Paulo Estado: SP E-mail: frb@frb.com.br

O registro do software fundamental para que ele seja constantemente atualizado, sendo uma condio indispensvel para que o usurio receba as notcias em dia e tenha acesso a todas as implementaes e melhorias do sistema. Imediatamente aps ser completado o registro do software, o programa conduz o usurio s configuraes iniciais.

INSTALAO E CONFIGURAO

Configuraes iniciais
Os valores de fck, cobrimento, largura da vigota, etc., que forem aqui definidos, no precisaro ser informados novamente ao programa, j que se tornaro default e viro com os valores estabelecidos cada vez que o clculo de uma nova obra for iniciado. A rigor, o STG sempre traz os valores estabelecidos para a ltima laje calculada, para evitar que, numa mesma obra, haja grandezas estabelecidas com valores diferentes. A configurao inicial vem com valores sugeridos, que correspondem mdia dos valores adotados pelos lajeiros em todo o Brasil. O usurio aqui encorajado a personalizar sua instalao, modificando os valores default indicados nesta configurao e substituindo-os por aqueles mais adequados sua prtica cotidiana. So 6 as telas que definiro os valores iniciais a serem configurados:

1. Configuraes Gerais

Aqui so definidos os valores gerais, como fck, cobrimento, largura da vigota (que pode ser imposta digitando-se um valor; por exemplo, 12,5cm), espao livre entre as barras e o nmero do qual o comprimento da vigota mltiplo, que em geral de 1cm, 5cm ou 10cm. Sempre que o valor escolhido apresentar alguma peculiaridade em relao ao recomendado pela NBR6118:2003, o programa avisar, para que o usurio possa optar sabendo das conseqncias de sua escolha.

2. Penetrao no apoio

O STG no calcula nem verifica os critrios de penetrao no apoio. A fixao desses critrios de exclusiva competncia do usurio, e os valores devem ser definidos com base na

INSTALAO E CONFIGURAO

INSTALAO E CONFIGURAO
experincia acumulada por ele. Os valores sugeridos como default representam uma mdia dos valores adotados pelos lajeiros em nosso pas.

3. Clculo das flechas

O clculo das flechas uma das etapas mais complexas do projeto de lajes com vigotas treliadas, pois so feitas 3 verificaes distintas: uma com a flecha sob a carga quase-permanente, outra sob a carga acidental e outra aps a colocao das alvenarias (caso elas existam). Para que essas verificaes sejam feitas, necessrio saber os seguintes valores: Fator de reduo da carga acidental: Para o clculo da flecha total (de longo prazo, considerando o efeito da fluncia), no razovel supor que a carga acidental atuar com seu valor mximo durante todo o tempo. As Normas permitem que, somente para fins de clculo das flechas, e levando em conta o uso da estrutura, seja considerada como atuante apenas uma parcela da carga acidental total. A escolha do fator de reduo feita de acordo com o uso da laje que est sendo projetada e est explicada em detalhes no Manual de Exemplos Prticos do STG. Idade da retirada do escoramento: A deformao lenta das peas de concreto tanto maior quanto mais jovem for o concreto quando da aplicao do carregamento. As consideraes que precisam ser feitas esto comentadas no Manual de Exemplos Prticos do STG. Idade da execuo das alvenarias: O prazo de execuo das alvenarias corresponde data em que a carga das ALVENARIAS comear sua atuao. Idade da colocao dos revestimentos: O prazo de colocao dos revestimentos corresponde data em que a carga devida dos REVESTIMENTOS (rebocos, contrapisos e pisos) comear a atuar.

INSTALAO E CONFIGURAO

4. Seleo das bitolas

Devem ser escolhidas as bitolas com as quais o usurio prefere ou precisa trabalhar. O programa exige que sejam escolhidas pelo menos uma bitola em ao CA-60 e uma bitola em GG50. Recomenda-se no trabalhar simultaneamente com as bitolas 8.0 em CA-60 e 8.0 em GG50, pois o programa, neste caso, escolher sempre a bitola de 8.0 CA-60, que ser sempre mais eficiente do que aquela em GG50.

5. Clculo do escoramento

Essas so as configuraes necessrias para que o programa determine a distncia entre as linhas de escoras, conforme os critrios apresentados e explicados no Manual de Exemplos Prticos do STG. Basicamente o usurio precisa informar ao programa a resistncia do concreto das vigotas, as cargas a considerar e os limites de deformao que ele considera admissveis. Vale notar que no existe norma tcnica no Brasil sobre o clculo do escoramento das vigotas.

INSTALAO E CONFIGURAO

INSTALAO E CONFIGURAO

6. Definio das Nervuras Transversais

O usurio deve definir a largura das Nervuras Transversais e suas respectivas armaduras como funo da altura total da laje que est sendo calculada. A tela acima, de Configurao das Nervuras Transversais, serve para auxiliar na definio, apontando valores de largura e armadura das Nervuras Transversais por faixas de altura total das lajes. sempre bom lembrar que Lajes Macias no necessitam de Nervuras Transversais. Uma vez concluda a configurao inicial, aparecer uma tela demonstrando ser possvel trocar, a qualquer tempo, os valores das grandezas aqui definidos:

Clicando-se no boto Concluir, tem-se por encerrada a etapa de configurao inicial.

10

CLCULO DE LAJES

CLCULO DE LAJES

Clculo de Lajes
Concludas a instalao e a configurao do STG, pode-se iniciar imediatamente o clculo das lajes de uma obra. Para tanto, o primeiro passo a criao de uma obra, clicando-se no boto Nova Obra:

CLCULO DE LAJES

Abre-se ento a tela para que sejam dadas as informaes da obra:

Os dados fornecidos so automaticamente gravados e no precisaro ser informados novamente quando da emisso do oramento. O STG pode funcionar atravs de dois mtodos de trabalho: conforme as lajes sejam calculadas pelo fabricante (Calcular laje) ou por terceiros, caso em que o cliente fornece o projeto estrutural e o detalhamento da laje (Laje calculada). Assim, escolhendo-se o mtodo Calcular laje, cria-se a obra, e clicando-se em Ok, pode-se iniciar o clculo propriamente dito. Os nicos dados necessrios para a criao de uma obra so o Nome da obra (marcado com o asterisco vermelho) e o mtodo de trabalho. Todos os demais podem ser definidos, se desejado, quando da elaborao do oramento. Aparecer, ento, a primeira tela da obra, onde definido o material de enchimento das lajes (macias ou com blocos). Uma laje pode ter simultaneamente lajes aliviadas (com blocos) e lajes macias. Os blocos podem ter sua altura variando nas diversas lajes da obra, mas s

12

podem apresentar uma largura e um comprimento. Uma vez gravada a primeira laje aliviada, esses valores de largura e comprimento ficam definidos para toda a obra.

CLCULO DE LAJES

Clicando-se em Macio, pode-se definir a laje inicial como macia, formada por vigotas justapostas. Qualquer dado dos blocos pode ser alterado diretamente na tela escolhendo-se ou digitando-se o valor diretamente no campo correspondente. Caso sejam necessrias vigotas adicionais, como, por exemplo, no caso de contornos irregulares da laje, basta digitar o nmero destas vigotas adicionais no campo correspondente, no canto inferior direito da tela. Clicando-se em Ok, aparece a tela principal de clculo da laje:

Todo o clculo da laje ser feito unicamente nesta tela. Os campos identificados pela elipse vermelha informam os dados da laje: nome, dimenses e engastamentos (se existirem). Os campos em verde, as cargas atuantes e o quadro da elipse amarela mostram sempre o material de enchimento que ser utilizado. Sempre que o cursor do mouse se transformar num dedo apontando (tpico da internet), clicando-se sobre o link em azul aparecer um texto ou desenho explicativo, como, por exemplo, o vo livre a seguir:

13

CLCULO DE LAJES

CLCULO DE LAJES

Preenchendo diretamente nos campos os dados da laje L01, que simplesmente apoiada, apresenta 2,65m de vo livre por 5,15m de largura e suporta um carregamento de revestimentos de 100 kgf/m2 (=1,0 kN/m2) e uma carga acidental de 200 kgf/m2, fica-se com a seguinte situao:

A elipse azul identifica os campos onde foram inseridas as cargas. O peso prprio calculado automaticamente pelo programa a partir dos dados fornecidos e no pode ser alterado pelo usurio. Clicando-se no boto Calcular, aparecer a tela de resultados da L01:

14

Esta tela formada por um painel com os Dados de clculo (painel branco esquerda) e pelo painel de Resultados do clculo (painel direita). No painel de Dados podem ser verificados todos os principais valores utilizados pelo STG para o clculo e o dimensionamento da L01. Caso se deseje mudar algum valor, s fechar o quadro e clicar no boto Gerais. No painel de Resultados, h trs grupos de resultados: o retngulo verde identifica a grandeza, cujos resultados esto sendo mostrados (no caso so as armaduras calculadas), e o retngulo vermelho mostra os resultados gerais (contraflecha, distncia entre as linhas de escora, nervuras transversais e armadura transversal necessria). Entre esses dois grupos de dados aparecem os resultados propriamente ditos. Neste caso est dito que a vigota que formar a L01 ser armada com 1 TG8L + 2 4.2 + 1 5.0. Essas 3 barras constituem a armadura complementar da vigota. As bitolas so escolhidas pelo STG j otimizadas. Desejando-se alterar as bitolas, basta clicar em reas necessrias:

CLCULO DE LAJES

Clicando-se no boto com a seta amarela, pode-se selecionar uma outra combinao de armaduras que seja, por qualquer razo, mais conveniente, respeitando-se o mnimo de 0,44cm necessrio para garantir segurana ruptura da vigota. Ficaria-se com:

Bastaria ento escolher diretamente a seleo de bitolas desejada e deixar a seleo escolhida pelo programa. Para tanto, basta fechar a tela clicando em Sair.

Querendo-se verificar as flechas, ter-se-ia: A flecha elstica (13mm) a flecha que a vigota experimentaria se no fosse dada a contraflecha de 6mm. Dando-se a contraflecha (marcada com as setas vermelhas na figura), garante-se que no centro da laje a mxima flecha aparente a longo prazo seja de 7mm, menor do que 10,6mm (1/250 do vo), que o limite da NBR6118:2003.

15

CLCULO DE LAJES
Aceitos os resultados do clculo, pode-se armazenar a L01 para continuar o clculo das demais lajes. Isso feito fechando-se o painel de Dados e clicando-se no boto Gravar, que estar disponibilizado. Aps gravar a laje, estaro disponveis tambm os demais botes:

CLCULO DE LAJES

Feito o clculo da L01, pode-se calcular de imediato uma outra laje, a L02, semi-engastada direita, com 4,00m x 7,00m e carga acidental de 150 kgf/m2. Para comear uma nova laje, pode-se tanto clicar em Nova laje como simplesmente inserir o nome da nova laje: Para alterar a vinculao, basta clicar junto ao apoio. Cada clique consecutivo muda a vinculao: apoio, semi-engaste, engaste, apoio... Um apoio semi-engastado apresenta um momento negativo igual a 70% do momento de engastamento perfeito. Compete ao responsvel tcnico avaliar e validar a hiptese de vinculao adotada no clculo. A ttulo de checagem preliminar, o software apresenta, clicando-se no boto Vinculaes, uma relao aproximada entre os comprimentos dos vos adjacentes compatveis com a hiptese adotada:

importante frisar que, para que exista continuidade, imperativo que as vigotas nas lajes contnuas estejam colocadas na mesma direo. Fechando-se os quadros acima, pode-se definir a carga acidental em 150 kgf/m2 e calcular a L02. Fica-se com:

16

CLCULO DE LAJES

Gravando-se esta laje, pode-se clicar em Resultados para ver se est tudo de acordo. O programa pede para selecionar, no caso de se querer ver os resultados de uma determinada laje ou a planilha completa:

Clicando-se em Visualizar, aparecer:

17

CLCULO DE LAJES

O retngulo vermelho na faixa superior indica o local das aes de visualizao e impresso. A seta verde indica que existem 2 folhas de resultados (as Observaes Gerais so sempre a ltima folha). O retngulo laranja mostra que o conjunto de 2 linhas corresponde a uma laje. As setas magenta indicam a posio de cada resultado conforme as grandezas do cabealho, e o retngulo azul na parte inferior da folha mostra as Convenes explicativas dos resultados. Na folha de Observaes Gerais, que pode ser vista e impressa clicando-se no cone com a folha e a seta verde para baixo, constam as outras informaes dos dados, unidades, parmetros e critrios utilizados no clculo. Ela tem o seguinte aspecto:

CLCULO DE LAJES

18

Querendo-se trabalhar com uma obra que j tenha sido criada, basta clicar em Abrir obra. Aparecer a seguinte tela, que j vem com a indicao da ltima obra trabalhada:

CLCULO DE LAJES
O boto Pesquisar, ao lado do nome, serve para facilitar a busca de uma dada obra, por nome, por cliente ou por data de criao:

19

CLCULO DE LAJES
Uma vez escolhido o critrio (por data, na elipse verde da figura abaixo), basta clicar em Visualizar para que a lista de obras aparea. Basta selecionar uma delas, clicando-se sobre o nome, e o programa a abrir automaticamente:

CLCULO DE LAJES

20

LAJE CALCULADA

LAJE CALCULADA

Laje Calculada
A opo de mtodo de trabalho como sendo Laje Calculada implica que o clculo e o detalhamento da obra qual a laje pertence no sero feitos pelo fabricante, mas sim fornecidos pelo cliente. O fabricante ir simplesmente executar as vigotas, no lhe cabendo nenhuma responsabilidade pelo projeto estrutural da obra. Neste caso, ento, no so fornecidas nem calculadas cargas, flechas ou armaduras das vigotas. O nico clculo levado a efeito o da distncia entre as linhas do escoramento. Para exemplificar o uso do mtodo de clculo Laje Calculada, ser criada uma nova obra e definido seu mtodo de trabalho como sendo Laje Calculada:

LAJE CALCULADA

Clicando-se em Ok, aparece a tela de definio dos tipos de blocos que sero utilizados. Sero utilizados blocos cermicos com 30cm de largura e 25cm de comprimento.

22

Definido o tipo de material de enchimento, clicando-se em Ok, abre-se a tela bsica de trabalho para o caso da Laje Calculada, que o ESQUEMA DA LAJE:

O retngulo verde engloba os dados de identificao e a geometria das lajes. As armaduras solicitadas pelo cliente so informadas no retngulo magenta. O retngulo amarelo traz algumas observaes importantes: o bloco utilizado e o fato de que nem o fabricante nem o software verificam se as bitolas informadas cabem, ou no, no espao disponvel da vigota sem contrariar a NBR6118:2003. Comparando-se com a tela principal do Clculo de lajes, observa-se que aqui no existe o boto de Resultados, nem os quadros de Cargas, nem o de Visualizao de Resultados, j que esta laje s vai ser fabricada, no ser projetada ou verificada. A L1 ser processada com 3,20m x 5,45m, cujas vigotas apresentam como armadura: 1TG8L + 2 4,2 + 1 5.0, tendo a trelia um comprimento de 3,35m e sendo a barra de 5.0 reta, com 3,00m de comprimento. O fck das vigotas ser de 200 kgf/cmquando da concretagem, e as cargas de concretagem sero de 150 kgf/m ou 100 kgf (estes dados so fornecidos clicando-se no boto Gerais). Primeiramente sero informados os dados que pertencem tela inicial:

LAJE CALCULADA

23

LAJE CALCULADA
A seguir, alteram-se os dados do clculo da distncia do escoramento, clicando-se em Gerais:

Clicando-se agora em Dados do escoramento, aparece o quadro com os parmetros do clculo da distncia entre as linhas de escora, que podem ser modificados para os novos valores, ficando assim:

LAJE CALCULADA

Informados os valores corretos para o clculo do escoramento, pode-se concluir o processamento da laje L1:

24

O detalhamento da vigota VT1 (elipse verde) apresenta-se envolvido pelo retngulo magenta, e a zona ressaltada em amarelo d a distncia entre as linhas de escoramento. Para personalizar a produo ( bom lembrar que a barra de 5,0 mm reta, com 3,00m de comprimento, e a trelia tem 3,35m), pode-se clicar diretamente sobre o desenho da armadura, modificando-se os valores: na barra, o gancho ser zero (barra reta), e o comprimento reto ser de 300cm. Na trelia, o comprimento ser modificado para 335cm. Fica-se com:

Deve-se ter cuidado para Gravar as modificaes efetuadas, pois, ao clicar em Calcular, o clculo refeito, e as modificaes desaparecem. Agora ser calculada uma segunda laje, a L2, que ser macia, com 16cm de espessura e dimenses de 5,20m x 12,50m. A armadura de cada vigota ser composta por 1TG8L + 2 5.0. Para definir que a laje macia e que ser usada uma trelia TG8L, deve-se clicar no boto Blocos.

LAJE CALCULADA

Informa-se a nova altura da laje, de 16cm, e fica-se com a seguinte situao:

25

LAJE CALCULADA
Ao se definir a altura total da laje como sendo de 16cm, passa a ser possvel colocar uma trelia com 12cm de altura. O programa vai automaticamente selecionar a trelia mais leve dentro da maior altura possvel de ser utilizada (no caso, a trelia TG12M). O software admite que se escolha qualquer trelia que caiba na espessura da laje, respeitando-se os cobrimentos especificados.

Para definir a nova trelia a ser usada, basta clicar na lista suspensa das trelias e escolher a nova trelia como sendo a TG8L:

LAJE CALCULADA

Tendo definido que a laje ser macia (retngulo laranja) e que ser utilizada a TG8L (crculo magenta), podem ser definidos os dados da L2 propriamente ditos:

26

Clicando-se em Calcular, obtm-se a seguinte sada:

Clicando-se em Gravar, armazena-se a L2 e prossegue-se gerando o oramento. Ser escolhido o oramento simplificado, com os preos unitrios mostrados na tela abaixo. O frete ser cobrado parte, no valor de R$ 100,00, e ser dado um desconto de arredondamento de R$ 30,87. O formulrio de emisso de oramento ficar com o seguinte aspecto:

LAJE CALCULADA

27

LAJE CALCULADA
J haviam sido fornecidos os dados do fabricante, portanto no necessrio redefini-los. Pode-se, ento, emitir o oramento, clicando-se no boto correspondente:

Clicando-se no boto Emitir, fica-se com a seguinte visualizao:

LAJE CALCULADA

28

Estando o Oramento no 3 de acordo com o esperado, ele pode ser impresso e enviado para o cliente. O programa apresenta uma outra funcionalidade, que a emisso de uma lista com os oramentos emitidos entre duas datas, permitindo ao usurio fazer uma anlise do andamento de seus preos e condies. Para isso, necessrio clicar no boto Por data, no formulrio de Emisso de oramentos, e escolher as datas que compem o intervalo no qual se deseja relacionar os oramentos emitidos e contratados:

LAJE CALCULADA

Tendo sido definido o intervalo desejado (elipse magenta abaixo), basta clicar em Pesquisar para obter a relao dos oramentos emitidos no perodo:

29

LAJE CALCULADA
Clicando-se na primeira coluna (elipse laranja), podem ser marcados aqueles oramentos que foram aprovados pelo cliente. O retngulo verde fornece a totalizao dos oramentos emitidos e dos aprovados, bem como as correspondentes percentagens. Tambm fornece o preo unitrio mdio dos oramentos emitidos e daqueles aprovados. Retornando ao Esquema da Laje, somente resta emitir a Planilha de Produo para encerrar o processo:

LAJE CALCULADA

Clicando-se em Gerar Romaneio, obtm-se o seguinte romaneio:

30

ORAMENTOS

ORAMENTOS

Oramentos
Uma vez concludo e gravado o clculo das lajes de uma obra, pode-se dar incio fase de oramentao, em que ser elaborado e impresso o oramento correspondente, o qual dever ser enviado ao cliente para o incio das negociaes comerciais. O processo de oramentao se inicia clicando-se no boto Oramentos, na tela principal do clculo de lajes.

Tendo-se clicado, aparece a primeira tela do mdulo de oramentos:

Na faixa superior, deve-se fazer uma opo pelo tipo de oramento que se quer: o Simplificado (no qual o preo unitrio (R$/m) de venda das diversas lajes treliadas arbitrado pelo fabricante com base em experincias anteriores e nos valores praticados pelo mercado da regio) ou o Detalhado (no qual o preo de venda calculado com base nos quantitativos e nos preos unitrios dos materiais, bem como na margem de lucro e outras despesas incidentes sobre a produo e o transporte dos materiais).

ORAMENTOS

32

A opo por um tipo ou outro de oramento feita em funo somente da disponibilidade de tempo e da vontade de cada usurio. O Detalhado permite que se estime a margem bruta e a lquida esperadas e, portanto, que seja aferido o grau de aproximao dos preos e quantitativos levantados e realizados. O Simplificado, por outro lado, mais rpido e fcil de ser feito. Ser demonstrada a elaborao de ambos os tipos de oramento para a obra que est sendo analisada. Comeando-se com o Simplificado e arbitrando-se o preo do metro quadrado da laje com 12cm de altura total em R$ 55,70 e o da laje com16cm em R$ 61,90, fica-se com:

O valor do produto ofertado de R$ 2.662,79. Para se obter com um valor redondo, oferecido um desconto de R$ 12,79, resultando num total de R$ 2.650,00. Deve-se agora definir o frete, os blocos de enchimento e a tela superior. O frete considerado escolhendo-se uma das trs opes apresentadas na zona ressaltada pelo retngulo vermelho: ou o preo j inclui o frete (entregue na obra), ou o frete correr por conta do cliente (entregue na fbrica) ou o valor do frete ser cobrado parte, somando-o ao valor arbitrado para as lajes em um valor definido. A mesma situao acontece com os blocos de enchimento e com a tela superior, que podem ser, ou no, includos pelo fabricante no oramento. Ento, conforme o que est marcado, nosso oramento incluir o frete e os blocos, mas no a tela superior. Alguns dados do fabricante j foram fornecidos e armazenados quando do registro do software e podem ser complementados e verificados clicando-se no boto Dados do fabricante. Os telefones (em vermelho) e os dados de impresso do oramento,

ORAMENTOS

33

ORAMENTOS
(em verde), na figura abaixo, podem ser fornecidos diretamente no formulrio. O logotipo deve ser armazenado como uma imagem com dimenses totais de 2,75cm x 6,5cm (o logotipo deve ser inserido neste retngulo com seu tamanho e propores normais). Neste retngulo verde tambm devem ser informados os dados de cabealho e rodap da empresa e se ela utiliza papel timbrado, para que o software no imprima nestas reas.

Definidos os dados, eles podem ser gravados, e o usurio pode retornar emisso do oramento, clicando no boto correspondente:

ORAMENTOS

Caso os dados do cliente (retngulo azul) j tenham sido fornecidos quando do cadastramento da obra, estes campos j vm preenchidos. Caso contrrio, isso pode ser feito neste momento. Os Dados da obra (elipse magenta) devem ser informados, j que somente o nome foi fornecido.

34

A mesma coisa deve ser feita com as Condies Comerciais (elipse marrom). Intencionalmente, no informado o prazo de entrega. Pode-se incluir, ou no, o quantitativo de ao e concreto a ser colocado na obra, marcando-se ou desmarcando-se o item correspondente identificado pela seta azul. O nmero do oramento, a cidade e a data so preenchidos automaticamente pelo programa. Somente os dois ltimos podem ser editados. Tendo sido informados os dados, pode-se clicar em Emitir para visualizar o oramento a ser emitido.

ORAMENTOS

O oramento gerado contempla exatamente o que foi definido no formulrio de emisso: inclui o frete, os blocos de enchimento; no inclui a tela superior nem a validade da proposta, que no tinha sido informada, tendo sido definida pelo programa como A combinar. Para imprimir o oramento, basta clicar em Imprimir, no canto superior esquerdo.

35

ORAMENTOS
Fechando a visualizao do oramento, volta-se ao formulrio de dados do oramento, no qual, se necessrio, pode ser alterada qualquer informao pertinente. Se tudo estiver de acordo, deve-se gravar o oramento clicando-se no boto correspondente. Saindo deste formulrio, volta-se ao formulrio inicial do oramento, para exemplificar a emisso do Oramento detalhado. Para tanto, clica-se no boto correspondente:

Na tela que surge, pode-se notar que fica disponibilizada uma lista (elipse magenta) com os oramentos j emitidos desta obra. Para montar os custos dos insumos da obra, o programa necessita saber os preos correspondentes. A lgica do software solicitar esses preos (elipse verde) medida que forem sendo necessrios, evitando-se a tediosa tarefa de fornecer antecipadamente listas de preos. Os preos informados foram os seguintes:
0 4,2 mm CA60 2,34 R$/kg 0 5,0 mm CA60 3,45 R$/kg Concreto fck=200 kgf/cm 200 R$/m Malhas POP 2,45 R$/kg

Insumo Preo Unidade

Trelias 2,34 R$/kg

Mo-de-Obra 2,22 R$/m

EPS 100 R$/m

ORAMENTOS

Os preos aqui informados foram escolhidos ao acaso, propositalmente sem coerncia, j que este exemplo meramente ilustrativo e no deve induzir o usurio a nenhuma concluso sobre seus preos.

36

Os preos unitrios a serem informados devem ser os reais, de modo a refletirem a efetiva realidade de cada fabricante. Vale notar que devem ser sempre informados os custos dos materiais e no o preo de venda, j que a margem esperada ser informada no corpo do formulrio correspondente. Tendo sido informados os preos pedidos, aparecer a seguinte tela, que aponta os custos de cada laje e o valor do custo total de produo:

Este quadro dividido em: Quantitativos e Totalizao dos itens de custo. Em Quantitativos, aparecem os dados e os materiais de cada laje. Como os dados de cada laje so mais extensos do que a tela, parte dela deve ser rolada para que sejam visualizados todos os materiais necessrios:

Em Totalizao dos itens de custo, aparece o custo de cada um dos insumos (materiais e mo-de-obra, no retngulo magenta) envolvidos na fabricao das vigotas necessrias. Aparecem tanto os custos de cada item como suas participaes relativas no Custo de produo, em percentagem (indicado pela seta verde na figura). Estas percentagens so importantes, pois permitem uma anlise rpida sobre eventuais enganos cometidos e sobre a adequao dos resultados alcanados.

ORAMENTOS

37

ORAMENTOS
Aparecem listados em separado o custo dos blocos e os custos da tela superior, j que estes itens podem ser includos, ou no, no escopo do fornecimento. O peso das vigotas tambm informado, permitindo uma avaliao do nmero aproximado de viagens que precisaro ser feitas para o seu transporte at o local de entrega. Os botes indicados pelas setas laranja permitem a exportao das planilhas mostradas para o formato do Excel (tipo .xls). Os preos unitrios somente so pedidos pelo programa na primeira vez em que se fizerem necessrios. Para alter-los, basta clicar no boto Preos unitrios, no canto superior direito da tela:

A elipse magenta identifica os campos para o fornecimento ou o clculo dos custos indiretos. Os custos indiretos, muitas vezes chamados de custos ocultos, devem ser corretamente avaliados por todos os fabricantes de lajes, para que seus custos calculados sejam reais. Muitos fabricantes incorrem num srio erro ao somente considerar na confeco de seus oramentos de venda o preo dos materiais e o da mo-de-obra, esquecendo-se de que devem arcar com muitos outros custos para operar seus negcios. Esses custos adicionais so chamados de custos indiretos, pois no entram diretamente no custo das peas produzidas. No sentido de auxiliar o usurio que ainda no calcula esses custos de maneira mais apurada, o programa viabiliza um instrumento simples para auxili-lo nessa tarefa. Caso saiba este custo, o usurio pode digit-lo direto no campo correspondente. Para executar esse clculo, o usurio deve informar todos os meses ao programa seus gastos com as rubricas mencionadas e a rea produzida durante o ms correspondente. Ao informar a produo mensal, o custo indireto do ms informado automaticamente calculado e armazenado. Se o usurio for armazenando os dados ms a ms, o programa calcula tambm o custo indireto com a mdia dos gastos dos ltimos 2, 3, 4, 5 e 6 meses. Clicando-se sobre qualquer um destes 6 valores, o programa automaticamente o substitui no campo correspondente da tela dos Preos Unitrios.

ORAMENTOS

38

A informao fornecida clicando-se no boto Calcular custos unitrios:

Fornecendo-se os dados ms a ms, em breve o fabricante ficar com um bom banco de dados de seus custos indiretos unitrios, poder ver sua evoluo e proceder a uma eventual correo onde e quando for necessrio. Tendo definido o custo unitrio em R$ 0,41/m, a Totalizao dos itens de custo ficar assim:

ORAMENTOS

Tendo sido definidos os custos, possvel estudar e definir o preo de venda clicando-se no boto correspondente:

39

ORAMENTOS
A elipse azul define se sero fornecidos os blocos e/ou a tela superior. Os itens assinalados pelas setas vermelhas devem ser definidos pelo usurio para que o preo de venda possa ser calculado corretamente. Esses itens podem ser fornecidos em reais ou em percentagem. Fornecendo um deles o programa determina automaticamente o outro. rea de concreto a soma dos produtos do comprimento das vigotas pela largura da laje, e rea de venda a rea em planta coberta pelas vigotas, incluindo as paredes, etc. O programa arbitra uma rea de venda (indicada pela seta verde) a partir da rea de concreto que ele calcula, mas este valor pode ser fornecido pelo usurio diretamente no campo apropriado. Considera-se que os blocos e a tela superior sero fornecidos, que o frete de R$ 200,00, a margem bruta ser de 43%, ser concedido um desconto comercial de at 2,5%, a comisso ser de 3,7% e os impostos representaro 7,5%. A comisso e os impostos so calculados sobre o valor da Nota Fiscal. A rea real de venda, obtida do projeto arquitetnico, ser de 47,5m2. O formulrio de Preo de Venda e Resultado ficar assim:

ORAMENTOS

Havendo interesse em alterar qualquer valor para simular uma outra condio, basta escrever o novo valor diretamente no formulrio, que o programa recalcula o preo e as margens.

40

Fechado o quadro de Preo de Venda, clica-se em Imprimir Oramento e o mesmo formulrio fica disponvel para a incluso de dados da obra e do cliente (j fornecidos quando da montagem do oramento simplificado):

Clicando-se em Emitir, ser possvel visualizar o Oramento no 2:

ORAMENTOS

41

ORAMENTOS

Deslizando-se a tela para cima, visualiza-se:

Clicando-se em Fechar, obtm-se a seguinte mensagem ( bom lembrar que j existe um oramento anterior gravado para esta obra):

Caso se queira manter o oramento detalhado, s responder Sim e este Oramento no 2 ser considerado o vlido para esta obra.

ORAMENTOS

42

Produo
Uma vez contratada uma obra j orada, o Software de Trelias Gerdau auxilia na produo das peas a serem entregues, elaborando as listas de materiais, as planilhas de corte e dobra das armaduras e o romaneio de controle das vigotas necessrias. O processo de produo tem incio ao ser clicado o boto Gerar Planilha de Produo, na tela principal do clculo de lajes. Ao ser clicado este boto, aparece a Planilha de Produo:

Esta planilha composta por trs grupos de valores: os dados da obra, para conferncia (retngulo verde); os materiais a serem empregados na produo das lajes da obra (retngulo magenta) e as armaduras a serem produzidas por laje (retngulo laranja). Clicando-se sobre qualquer posio de armadura (por exemplo, a armadura complementar 2 da L02), mostrado um detalhe da armadura a ser produzida:

ORAMENTOS

43

ORAMENTOS

Esta planilha pode ser impressa clicando-se no boto Imprimir ( direita) e exportada para o Excel clicando-se no boto correspondente ( esquerda). Clicando-se no boto Gerar Romaneio, criada automaticamente uma lista de romaneio, que permite controlar o embarque e o recebimento dos materiais na obra. O romaneio gerado tem o seguinte aspecto:

ORAMENTOS

A coluna de Escoramento (identificada pela elipse magenta) informa aos montadores qual a distncia entre as linhas do escoramento. Essa lista deve ser exportada para o Excel (clicando-se no boto correspondente), para permitir sua impresso.

44

INSTALAO E CONFIGURAO

Apoio:

Central de Atendimento Exclusivo ao Usurio STG: 0800-7264950 stg@gerdau.com.br

www.gerdau.com.br

Potrebbero piacerti anche