Sei sulla pagina 1di 4

Nota de Estudo: Recuperao Judicial, Extrajudicial e Falncia

1. Introduo A Recuperao Judicial, Extrajudicial e Falncia esto regulamentadas na Lei 11.101, de 9/02/2005. Essa nova lei substituiu todas as outras anteriores e criou um novo paradigma ao separar a sorte da empresa da sorte do empresrio devedor. Isso permite preservar a empresa possibilitando sua recuperao com o intuito de manter as funes sociais geradoras de empregos, tributos e produo de bens ou servios. Observao: entende-se por empresrio devedor as pessoas fsicas (Empresrio Individual) e as pessoas jurdicas (Sociedade Empresria). No caso das sociedades empresrias esta lei aplicvel a todas, exceto:

a empresa pblica; a sociedade de economia mista; a instituio financeira pblica ou privada; a cooperativa de crdito; o consrcio; a entidade de previdncia complementar; a sociedade operadora de plano de assistncia sade; a sociedade seguradora; a sociedade de capitalizao; e as outras entidades legalmente equiparadas s anteriores.

2. Recuperao Judicial (com o juiz de direito) A recuperao judicial tem por objetivo viabilizar a superao da crise econmicofinanceira do devedor, a fim de permitir a manuteno da fonte produtora do emprego dos trabalhadores e dos interesses dos credores promovendo assim a preservao da empresa, sua funo social e o estmulo atividade econmica. um processo judicial por meio do qual o devedor apresenta a seus credores um plano de recuperao. Pode solicitar a recuperao judicial o devedor que:

exera regularmente suas atividades h mais de 2 (dois) anos; no seja falido e, se o foi, estejam declaradas extintas; no tenha, h menos de 5 ou 8 anos (a depender do caso), obtido concesso de recuperao judicial; no tenha sido condenado ou no tenha, como administrador ou scio controlador, pessoa condenada por qualquer dos crimes previstos na lei de recuperaes e falncias.

O plano de recuperao judicial permite ao devedor a realizao dos seguintes atos:

concesso de prazos e condies especiais para pagamento das obrigaes vencidas ou vincendas;

ciso, incorporao, fuso ou transformao de sociedade, constituio de subsidiria integral, ou cesso de cotas ou aes, respeitados os direitos dos scios; alterao do controle societrio; substituio total ou parcial dos administradores do devedor ou modificao de seus rgos administrativos; concesso aos credores de direito de eleio em separado de administradores e de poder de veto em relao s matrias que o plano especificar; aumento de capital social; trespasse (modalidade de contrato que permite a transferncia do fundo de comrcio de um comerciante para outro) ou arrendamento de estabelecimento, inclusive sociedade constituda pelos prprios empregados; reduo salarial, compensao de horrios e reduo da jornada, mediante acordo ou conveno coletiva; dao em pagamento ou novao de dvidas do passivo, com ou sem constituio de garantia prpria ou de terceiro; constituio de sociedade de credores; venda parcial dos bens; equalizao de encargos financeiros relativos a dbitos de qualquer natureza, tendo como termo inicial a data da distribuio do pedido de recuperao judicial, aplicando-se inclusive aos contratos de crdito rural, sem prejuzo do disposto em legislao especfica; usufruto da empresa; administrao compartilhada; emisso de valores mobilirios; constituio de sociedade de propsito especfico para adjudicar, em pagamento dos crditos, os ativos do devedor.

Observao: a abrangncia da recuperao judicial sujeita todos os crditos existentes na data do pedido, ainda que no vencidos, exceto arrendador mercantil e outros credores titulares da posio de proprietrio que se encontram na empresa. No caso dos crditos trabalhistas o prazo de no mximo um ano para pagamento dos crditos vencidos at a data do pedido; j os crditos de natureza estritamente salarial, de at 5 salrios mnimos vencidos nos 3 meses anteriores ao pedido, o prazo mximo para o pagamento de 30 dias. 3. Recuperao Extrajudicial (sem o juiz de direito) A negociao de um plano de recuperao feita diretamente com os credores e pode abranger a totalidade de uma ou mais espcies de crditos (excludos os crditos trabalhistas e tributrios). O plano homologado obriga todos os credores das espcies de crditos por ele abrangidos, desde que assinado por credores que representem mais de 3/5 de todos os crditos includos. Existe a sentena judicial, porm o juiz apenas homologa o plano de recuperao extrajudicial combinado com os credores. Tal sentena torna o plano um ttulo

executivo judicial, ou seja, se ocorrer algum problema no cumprimento desse plano, qualquer credor poder executar judicialmente o devedor. O pedido de homologao no acarreta suspenso de aes ou execues, nem impossibilita o pedido de decretao de falncia pelos credores no sujeitos ao plano. Observao: excluem-se da recuperao extrajudicial os crditos tributrios, trabalhistas, o crdito do arrendador mercantil e de outros titulares da posio de proprietrio e o crdito decorrente do adiantamento a contrato de cmbio para exportao. A recuperao extrajudicial no implica na impossibilidade de realizao de outras modalidades de acordo privado entre o devedor e seus credores. 4. Falncia Atribui-se falncia o sentido de falha ou omisso, ou seja, o empresrio falhou nos pagamentos de suas obrigaes lquidas ao qual estava vinculado. No direito empresarial a falncia uma forma de execuo concursal (concurso de todos os credores) de bens que integram o patrimnio do empresrio devedor que se encontra juridicamente insolvente, ou seja, ocorre quando os credores que no receberam seus pagamentos tem o direito de executar (tomar atravs da justia) os bens da empresa para si. Observao: A insolvncia jurdica se estabelece quando o empresrio devedor incorre em pelo menos um dos seguintes atos:

Impontualidade injustificada

Quando, sem relevante razo de direito, no paga no vencimento a obrigao lquida materializada em ttulo ou ttulos executivos protestados, cuja soma ultrapasse o equivalente a 40 (quarenta) salrios mnimos na data do pedido de falncia (os credores podem reunir-se em litisconsrcio a fim de perfazer o limite mnimo para o pedido de falncia).

Execuo Frustrada

Quando executado por qualquer quantia lquida, no paga, no deposita e no nomeia penhora bens suficientes dentro do prazo legal.

Falncia

Quando: 1. procede liquidao precipitada de seus ativos ou lana mo de meio ruinoso ou fraudulento para realizar pagamentos; 2. realiza ou, por atos inequvocos, tenta realizar, com o objetivo de retardar pagamentos ou fraudar credores, negcio simulado ou alienao de parte ou da totalidade de seu ativo a terceiro, credor ou no;

3. transfere estabelecimento a terceiro, credor ou no, sem o consentimento de todos os credores e sem ficar com bens suficientes para solver seu passivo; 4. simula a transferncia de seu principal estabelecimento com o objetivo de burlar a legislao ou a fiscalizao ou para prejudicar credor; 5. d ou refora garantia a credor por dvida contrada anteriormente sem ficar com bens livres e desembaraados suficientes para saldar seu passivo; 6. ausenta-se sem deixar representante habilitado e com recursos suficientes para pagar os credores, abandona estabelecimento ou tenta ocultar-se de seu domiclio, do local de sua sede ou de seu principal estabelecimento; 7. deixa de cumprir, no prazo estabelecido, obrigao assumida no plano de recuperao judicial.

Potrebbero piacerti anche