Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE METODISTA DE SO PAULO CINCIAS SOCIAIS 3 PERODO PLO: BRASLIA/DF

FLAMARION FERREIRA E SILVA MATRCULA 211184

URBANIZAO E CAPITALISMO NO ESTADO MODERNO

BRASLIA, DF 2012

URBANIZAO E CAPITALISMO NO ESTADO MODERNO

O mundo, cada vez mais globalizado e mais capitalista, enfrenta mais uma grave crise. No h, dessa vez, uma vertiginosa derrocada em pases subdesenvolvidos, porm, algumas naes imperialistas e antes inabalveis expressam suas preocupaes. Mercados antes slidos hoje se colocam frente a problemas que foram gerados pela busca dessa mesma solidez. No Manifesto Comunista, Karl Marx e Friedrich Engels difundiram de maneira simples sua nova concepo de Filosofia e de Histria, discorrendo especialmente sobre a luta de classes e a dominao burguesa que se torna ainda mais forte na organizao social moderna.
A histria de todas as sociedades que existiram at nossos dias tem sido a histria das lutas das classes. Homem livre e escravo, patrcio e plebeu, senhor e servo, mestre de corporao e oficial, numa palavra, opressores e oprimidos, em constante oposio, tm vivido numa guerra ininterrupta, ore franca, ora disfarada, uma guerra que termino sempre, ou por uma transformao evolucionria da sociedade inteira, ou pela destruio das suar classes em luta. (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista - 1848).

A burguesia continua exercendo seu papel de dominao e, mesmo com o advento da crise econmica atual, tem total respaldo do Estado. Como enfatizado por David Harvey, gegrafo britnico, o Estado corrupto e foi desenhado essencialmente para benefcio do capital, no em benefcio do povo. preciso redesenh-lo de forma completamente nova. Os ricos esto indo muito bem na crise. Harvey destaca, ao expor o benefcio das crises para os ricos, que o capital tornou-se refm de seu prprio poder e, diante do enorme investimento financeiro sem motivao social, esbarra em aspectos que no foram mensurados. Um deles a urbanizao, que paralelamente industrializao, a maior responsvel pelas anormalidades atuais. Nas ltimas dcadas os problemas econmicos mundiais tornaram-se ainda mais frequentes e atingem de forma agressiva os pases ricos, porm no so fatores que causem empobrecimento da classe burguesa, mantendo-a como dominante e cada vez mais distante das outras classes. Um dos fatores elencados por Harvey sobre a dificuldade em sair das crises a submisso poltica do Estado aos grandes interesses de corporaes, assim como a falta de um planejamento que reflita sobre o motivo real dos investimentos em infraestrutura que so realizados apenas para saciar a ganncia do modo de produo capitalista quanto gerao de mais capital.

Pases como os Estados Unidos e, mais recentemente a Grcia, tornaram-se modelo de organizao social que propicia uma maior vulnerabilidade econmica. Por outro lado a China se mantm forte e em constante crescimento, especialmente devido a quantidade de reservas de capital. Porm, Harvey prev que a China ser o prximo imprio a estremecer frente aos devaneios causados pelo capitalismo. Harvey sugere ainda que, para que se construa uma alternativa ao cruel modelo implantado pela burguesia capitalista que no se sustentar dessa forma por muito tempo , a produo deve ser gerenciada pelas associaes de trabalhadores que de modo organizado, precisam coordenar suas atividades entre si para definir o que cada um deve produzir. As ferramentas utilizadas para esse formato de organizao deve, segundo Harvey, requerer um mecanismo de coordenao, o que diferente dos mercados, uma espcie de organizao racional para a tomada de decises sociais, divises de trabalho. A retomada do sistema produtivo pelos trabalhadores no tarefa fcil e, diante das aes imperialistas do Estado frente s organizaes sociais, no pode ser considerada possvel a curto ou mdio prazo. Talvez possamos conceber a alternativa proposta por Harvey apenas como um formato de alavancar as discusses sobre o papel do trabalhador frente ao capital. O Estado, como legtimo representante da burguesia, no se furtar em retirar todos os direitos dos cidados frente a qualquer ameaa ao poder capitalista que autentica a dominao de classes a exemplo do que acontece no Brasil e foi relatado por Raquel Rolnik, arquiteta e urbanista: a truculncia policial na ocupao de Pinheirinho, na limpeza da Cracolndia e na desocupao da reitoria da USP, em So Paulo.
Os trs eventos envolvem conflitos na gesto e ocupao do territrio. Os trs so situaes complexas, que demandariam um conjunto de polticas de curto, mdio e longo prazo para serem enfrentados. Os trs requerem um esforo enorme de mediao e negociao. Entretanto, qual a resposta para esta complexidade conflituosa? A violncia, a supresso do dilogo, o acirramento do conflito. ROLNIK, Raquel. Pinheirinho, Cracolndia e USP: em vez de poltica, polcia!. Disponvel em: http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/01/23/ pinheirinhocracolandia-e-usp-em-vez-de-politica-policia/ (Acesso em 09/04/2012).

A urbanista, que tambm relatora especial do Conselho de Direitos Humanos da ONU para o Direito Moradia Adequada, destaca ainda que para quem promoveu a reintegrao ou a limpeza, o fundamental ter o local vazio, e no o destino de quem estava l, muitos menos as razes que levaram aquelas pessoas a estar l. Assim, necessrio recordar mais uma vez o Manifesto Comunista, de MARX e
ENGELS,

destacando que o papel do governo do estado moderno no seno um comit para

gerir os negcios comuns de toda a classe burguesa.

As crises atuais podem ser visualizadas como pressuposto para uma profunda discusso sobre o futuro do capital, as relaes de poder entre as classes e a funo principal de investimentos pblicos, porm, at o momento o povo continua sofrendo as consequncias de austeridades polticas e fiscais impostas pelo Estado que foram a transferncia de riquezas para os particulares e de mais capital para os bancos. A urbanizao mantm seu curso com nfase na premissa de que as grandes corporaes so essenciais para a gerao de trabalho e renda, mas a histria reporta-se ao papel da grande indstria que criou ferramentas para manter em segundo plano as classes dominadas. A mesma classe dominante que agiu precipuamente para concentrar a populao em reas urbanas.
A burguesia submeteu o campo cidade. Criou grandes centros urbanos; aumentou prodigiosamente a populao das cidades em relao dos campos e, com isso, arrancou uma grande parte da populao do embrutecimento da vida rural. (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista - 1848).

O processo de urbanizao foi, dessa forma, arquitetado para facilitar o controle sobre a populao e manter um processo cada vez maior de dependncia do capital.
A condio essencial da existncia e da supremacia da classe burguesa a acumulao da riqueza nas mos dos particulares, a formao e o crescimento do capital; a condio de existncia do capital o trabalho assalariado. (MARX, Karl e ENGELS, Friedrich, Manifesto do Partido Comunista - 1848).

Harvey aborda ainda a viso da direita que se mantm muito nacionalista, em contrapartida a esquerda se volta para pensamentos que possibilitariam o reavivamento da economia por meio de investimentos maiores em projetos sociais o que no possvel com o pagamento dessa enorme dvida. importante destacar que o papel do Brasil frente ao imperialismo de pases ricos mantm a posio e a relao de dependncia, especialmente por no ser capaz de criar condies para uma unio social e econmica das naes da Amrica Latina e, historicamente, ter sua identidade moldada ora no modelo europeu, ora no estadunidense. Assim, pressupe-se que novas alternativas de produo e gerao de renda no sero implantadas por influncia do continente latino-americano, mesmo com a falta de perspectiva clara quanto ao futuro do capital.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

ARUGUETE, Natalia. David Harvey: A crise capitalista tambm de urbanizao. Disponvel em: http://www.controversia.com.br/index.php?act=textos& id=11771 (Acesso em 10/04/2012) LUCENA, Eleonora. Perpetuao da crise ajuda ricos, aponta gegrafo marxista. Entrevista com David Harvey. Folha de So Paulo. Disponvel em: http://www.controversia.com.br/index.php?act=textos&id=11718 (Acesso em 09/04/2012) MAIA, Willian. Atrocidades cometidas no Pinheirinho e na Cracolndia vo parar na ONU. Disponvel em: http://migre.me/8inRO (Acesso em 15/04/2012) MARX, Karl e ENGELS, F. Manifesto do partido comunista. Disponvel em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/manifestocomunista.pdf Disponvel tambm em: http://www.culturabrasil.org/zip/manifestocomunista.pdf (Acesso em 15/03/2012) PUC-Rio / Departamento de Artes & Design. Resumo comentado do captulo 17. A compresso do tempo-espao e a condio ps-moderna in HARVEY, David. Condio psmoderna: uma pesquisa sobre as origens da mudana cultural. So Paulo, Ed. Loyola, 2003, 12 ed, p. 257-276. Condio ps-moderna de HARVEY, David. Disponvel em: http://joytill.com.br/at_acad/harvey/index.htm (Acesso em 08/04/2012). ROLNIK, Raquel. Pinheirinho, Cracolndia e USP: em vez de poltica, polcia!. Disponvel em: http://raquelrolnik.wordpress.com/2012/01/23/pinheirinho-cracolandia-e-uspem-vez-de-politica-policia/ (Acesso em 09/04/2012)

Potrebbero piacerti anche