Sei sulla pagina 1di 4

MTODO DOS RETROCRUZAMENTOS I.

INTRODUO O termo retrocruzamento refere-se aos repetidos cruzamentos dos indivduos da populao segregante com uma das linhagens genitoras. O parental que contm o alelo que confere o fentipo desejado denominado de no recorrente ou doador (PD); O parental que submetido aos sucessivos cruzamentos com os indivduos da populao segregante denominado recorrente (PR); O objetivo do mtodo recuperar grande parte do gentipo do PR, que normalmente um cultivar elite, mas deficiente em uma ou poucas caractersticas, que se procura transmitir do PD. Porcentagem mdia dos genes do parental recorrente e doador durante sucessivos retrocruzamentos A frmula geral da recuperao mdia dos genes do PR :1-(1/2)m+1, onde m o nmero de RC ao PR. Ex: com 4 RC = 0,969 = 96,9% (parentais divergentes a recuperao mais lenta). Geralmente realiza-se de cinco a seis retrocruzamentos (RC) para se obter um alto grau de recuperao do PR;

O mtodo do RC especialmente recomendado quando se deseja a transferncia de um carter de herana qualitativa e ou com alta herdabilidade;

No necessrio que o programa de RC seja conduzido no ambiente em que o PR est adaptado, permitindo a conduo de tantas geraes de RC por ano quanto possvel.

II. PRINCIPAIS USOS 1.Transferncia de resistncia a doenas (normalmente resistncia vertical). Tambm comum incorporar por RC resistncia a fatores adversos como: pragas, seca, geada, salinidade e outras caractersticas qualitativas; 2.Produo de plantas transgnicas; 3.Melhoramento de linhagens de hbridos; 4.Formao de isolinhas. Isolinhas que recebem diferentes genes para resistncia em um nico PR constituem uma multilinha; 5.Introgresso de germoplasma extico (RC entre espcies). VELLO (1992) recomenda 75% de genes adaptados e 25% de genes exticos, para um programa de seleo recorrente para produtividade.

1.TRANSFERNCIA DE ALELO DOMINANTE: O PR suscetvel e o PD apresenta o gene de resistncia (ex: AA). Aps os cruzamentos obtm-se os hbridos F1 (Aa), que so RC com o PR gerando os indivduos RC1; Estes segregaro os tipos Aa (resistentes) e aa (suscetveis). Com a inoculao da doena os indivduos aa so descartados. Os Aa so RC com o PR; Esse procedimento repetido at que se atinja o nvel de recuperao desejado. Posteriormente, submete-se a prognie autofecundao, faz-se inoculao da doena e o teste de prognie para identificar os resistentes (AA).

O tempo requerido para o desenvolvimento mais longo, pois para identificar o gentipo portador do gene de resistncia bb necessita de uma gerao de autofecundao e um teste de prognie aps cada retrocruzamento de nmero mpar;

Para agilizar esse processo a gerao F1 (Bb) retrocruzada com PR, simultaneamente, as prognies de retrocruzamento (BB e Bb) so autofecundadas e retrocruzadas. Os RC com os gentipos BB so descartados e com os gen. Bb so utilizados para dar sequncia ao programa.

3.1. NMERO DE GENES. Conforme aumenta o nmero de genes a transferir, as possibilidades de encontrar os gentipos desejados numa prognie diminui.

3.2. INFLUNCIA DO AMBIENTE. Os caracteres polignicos so mais influenciados pelo ambiente, por isso mais fcil transferir genes com herdabilidade alta. 3.3 TESTE DE PROGNIE. A seleo das plantas com maior nmero de alelos favorveis, as vezes possvel em F2 (caracteres de herdabilidade alta), as vezes s possvel em F3 ou F4. 3.4. SELEO DO PARENTAL DOADOR (PD). Deve possuir a caracterstica alm do que se espera transferir. Se possvel em condies extremas (nem sempre se consegue transferir um carter quantitativo em toda sua magnitude). Devido s dificuldades para mant-lo nos RC ou devido existncia de genes modificadores no PR. 4. Transferncia de mltiplos caracteres monognicos 4.1. Programa sequencial, transfere um gene ou caracterstica de cada vez. 4.2. Programa paralelo, cada caracterstica transferida independentemente em dois

subprogramas, as duas linhagens so cruzadas para selecionar indivduos com ambas caractersticas. 4.3. Programa simultneo, as duas caracterstica so transferidas de uma s vez. Requer o uso de grandes populaes {utilizao de marcadores moleculares pode facilitar (RFLPs, RAPD (PCR), Microssatlites (SSR ou STR) e SNPs}.

IV. CONSIDERAES IMPORTANTES O genoma do PR pode ser monitorado por marcadores moleculares. Isso possibilita um aumento na recuperao dos genes do PR (so selecionados indivduos com maior homozigose para os alelos do parental recorrente); Os marcadores moleculares devem ser uniformemente distribudos pelo genoma (algumas empresas utilizam cerca de 100 marcadores);

Tem se conseguido identificar linhagens com mais de 94% de converso em apenas duas geraes de RC, podendo alcanar 98% em trs geraes.

A frequncia de indivduos que so homozigotos para os genes do PR em cada gerao pode ser calculada pela equao de ALLARD (1960):

Proporo de ind. Homozigotos = [(2m-1)/2m]n onde, m o nmero de RC ao PR e n o nmero de genes nos quais o PR e PD tm alelos diferentes.

Ex: 4 RC se os parentais diferem em 20 pares de alelos, apenas 27,51% seriam homozigotos para os 20 alelos diferentes. Se os parentais diferem em 40, a porcentagem de indivduos homozigotos para esses alelos passaria a 7,6% (0,0756).

Portanto, o nmero de RC necessrios para recuperar o PR depende muito da dissimilaridade gentica entre o PR e o PD (escolha PD e marcadores moleculares);

Geralmente quatro RC so suficientes para recuperar grande parte dos genes do PR (96,9%). Quando existe pouca dissimilaridade entre PR e PD, deve-se diminuir o nmero de RC para aumentar a chance de encontrar segregantes transgressivos (as chances diminuem a cada RC). Na transferncia do gene de interesse do PD, por causa da ligao gnica, a quantidade de DNA indesejvel que acompanha (esse gene) pode ser

relativamente grande; Alm da ligao gnica, a epistasia e a pleiotropia podem limitar o uso de retrocruzamentos; No caso da epistasia, pode ocorrer que o gene em transferncia no se expresse de forma satisfatria em outro conjunto gnico; No caso da pleiotropia, o gene de interesse tambm controla uma outra caracterstica indesejvel.

V. ASPECTOS FAVORVEIS 1.Pode dispensar os testes finais dos novos cultivares obtidos; 2.O cultivar melhorado j conhecido pelo agricultor; 3.O programa de retrocruzamento pode ser conduzido fora da regio onde a cultivar utilizada; 4.Pode-se fazer vrios RC por ano; 5. um mtodo de alta previsibilidade.

VI. ASPECTOS DESFAVORVEIS 1.A liberao de novos gentipos pode tornar o PR ultrapassado; 2. um mtodo trabalhoso e mais adequado para a transferncia de um ou poucos genes.

Potrebbero piacerti anche