Sei sulla pagina 1di 3

2- De que maneira o paradigma do Cdigo Civil prejudicial aos esforos de planejamento urbano e ambiental pelo poder pblico?

? Em que medida o Cdigo Civil de 2003 tratou da questo de maneira diferente? Historicamente a propriedade vem sendo tratada como algo de carter individual, algo isolado dentro da cidade, onde o Estado no pode intervir ou dar diretrizes para seu desenvolvimento social. O Cdigo Civil de 1916 tinha um carter individualista, que se preocupava apenas em proteger o bem jurdico da atuao violenta e abusiva do Estado. A partir de 1930, com a industrializao, combinada com a migrao campocidade os camponeses buscavam melhores condies de vida e de cidadania. A cidade no comportou o aumento populacional urbano vivido nessa poca, pois no tinha parmetros e diretrizes jurdicas que regulamentavam os avanos urbanos. A vida nas cidades mudou muito e os estudos e solues para esses problemas sempre foram deixados de lado. Assim o direito que devia ter um papel garantidor da Justia, passava a ter um papel garantidor de liberdades negativas (propriedade privada urbana). Ao passar dos anos o paradigma de propriedade individual continuou, tinha disposies que interessavam a classe dominante e caracterizava por uma vida comum de disputas pela propriedade e pela riqueza, o Estado no podia intervir na economia e alem disso no existia uma legislao que tratava das questes urbanas. Na dcada de 50/60 o pouco de planejamento urbano era pensado entre mercado especulativo, poltica (troca de favores) e legislao urbanstica, gerando muita ilegalidade e excluso social. Problema este que foi se arrastando e atualmente nota-se problemas graves de planejamento urbano e desenvolvimento socioeconmico. Muitas pessoas ainda se sentem prejudicadas, vivendo em sua prpria burguesia, acreditando que sua propriedade individual e que no h necessidade de se pensar nas outras classes. Esse pensamento, de ser um municpio rico e resolvido, com a mentalidade individualista, acaba por expulsar os mais pobres, atravs de Planos Diretores distorcidos e leis excludentes. Por exemplo, um caso na cidade em que resido (Jundia) que na dcada de 60 aprovou um plano diretor completamente excludente, fazendo com que a populao escolhesse entre morar na irregularidade em Jundia ou comprar meio lote na cidade vizinha, Vrzea Paulista, causando um inchao urbano na cidade que no tinha condies de absorver toda essa populao (que foi em busca de melhores condies de habitabilidade), por falta de infra estrutura urbana. Ainda hoje o municpio tem muitos problemas habitacionais devido essa poca. Todo esse paradigma do Cdigo Civil faz com que as pessoas pensem sempre individualmente na sua propriedade no levando em conta as legislaes de ordenamento territorial, nem a funo social de sua propriedade, apenas se importando com seus direitos e deveres, mas no se inserindo na cidade,

sendo assim o planejamento urbano-ambiental fica limitado a olhar a propriedade como algo isolado do todo. Esse paradigma individualista j no existe mais nas leis (teoria), porm a maioria dos gestores municipais ainda no conseguiu fazer a lei entrar em vigor como deveria, muitas vezes por falta de interesse e outras pelo desconhecimento. O Estatuto da Cidade foi uma vitria muito grande, um marco no Direito Urbanstico, porem j aprovado a mais de 10 anos e ainda poucos municpios usam dessa importante ferramenta de planejamento urbano-ambiental. Muitos planos diretores, contendo muitas questes que tornam a propriedade com funo social, tais como zoneamento, permetro urbano, ndices de aproveitamento, etc, foram aprovados apenas para cumprir prazos e foram engavetados. Hoje o grande desafio fazer esses planos diretores e os instrumentos do Estatuto da Cidade neles contidos ser implementados atravs de leis especificas e realmente entrar em vigor, mas para isso a populao e o poder publico tem que deixar de lado o grande vilo (o retrocesso) para realmente funcionar. 4- Quais devem ser no seu entender, as bases de um novo paradigma jurdico para orientar a ao do poder pblico e da sociedade no que toca ao controle do processo de desenvolvimento urbano-ambiental? O novo paradigma ideal baseado no Estatuto da Cidade, buscando solucionar o dficit habitacional, o transporte publico, a segurana, o meio ambiente, a informalidade, as cidades fragmentadas, o problema da cidadania como um todo. A Lei do Estatuto da Cidade implantada de forma correta, com uma viso social e no individual seria o novo paradigma do direito urbanstico a ser seguido, para resolver a questo habitacional, porm ainda muitos relutam para isto. Devemos lutar pelo equilbrio entre mercado, sociedade e Estado, fazendo novos pactos intergovernamentais, incentivando a populao a participar e lutar pelos seus direitos, gerando uma gesto urbana menos excludente. A propriedade no pode ser destinada a especulao imobiliria, necessrio que ela arque com suas valorizaes e benefcios. Com a propriedade de carter individualista, a especulao imobiliria ficava mais fcil de acontecer, uma vez que os interesses de seus proprietrios falava mais alto, sendo que ele no podia ser cobrado para dar um uso adequado para a rea. Hoje, com o Estatuto da Cidade, esse tipo de especulao imobiliria consegue ser controlada uma vez que existem instrumentos jurdicos para isso, que tambm muitos ainda no acataram. Cabe dizer que o Estatuto da Cidade em sua teoria seria o ideal urbanstico e social, porm ainda no uma lei implantada na realidade urbana e social da maioria dos municpios e isso seria realmente a base do novo paradigma.

Fica claro que no basta termos uma cidade legal, a populao precisa mais do que um titulo de posse, necessita de urbanizao e de opo econmica para sobreviver. S com uma gesto urbana adequada conseguiramos. No adianta regularizar todas as reas e no prever novas invases ou no prever o crescimento da cidade, por isso to importante a questo do planejamento urbano-ambiental que ir dar acesso a populao a solos regulares. Esse desprezo pela ordem jurdica em vigor, relativos aos princpios da funo social da propriedade e direito social de moradia, expressa a enorme resistncia da maioria de aceitar que os pobres possam ter direitos prprios de posse e propriedade. Com freqncia, ocupantes de terras so vistos como aproveitadores, porm quem tem essa viso parece ignorar toda a evoluo das legislaes pertinentes ao planejamento urbano, que por muitos anos ignorou sua existncia e os problemas advindos dessa questo.

Potrebbero piacerti anche