Sei sulla pagina 1di 8

As aves so um grupo muito variado que desde sempre fascinou o ser humano, tanto pela sua extraordinria capacidade

de voar, como pela beleza dos seus cantos e plumagens. Cumprem um papel fundamental nos ecossistemas naturais sendo excelentes indicadores ambientais.
Crnio de Bufo-pequeno, Asio otus

Todas as aves tm em comum caractersticas relacionadas com o voo e isso muito evidente na morfologia dos seus ossos. Com o auxlio de uma Osteoteca ou de uma Coleco de Referncia de Ossos, possvel compreender melhor a sua biologia, hbitos alimentares e a sua prpria evoluo. Os ossos das aves, atravs do estudo de biometrias e anatomia comparada, so uma ferramenta importante na diferenciao e identificao de espcies, sexo e idades dos indivduos, entre outras informaes relevantes. A Exposio "De Ossos nas Mos" apresenta ossos de aves recolhidos durante os trabalhos de campo do projecto Linhas Elctricas e Avifauna dos Aores, desenvolvido numa parceria da SPEA e da EDA Electricidade dos Aores. Foi igualmente

De cima para baixo e da esquerda para a direita: Crnios de Melro, Turdus merula; Estorninho-malhado, Sturnus vulgaris; Pardal, Passer domesticus e Codorniz, Coturnix coturnix

iniciada uma Coleco de Referncia para apoio a este projecto e que poder ser consultada por investigadores que desenvolvam outros estudos relacionados com a avifauna dos Aores. Da Coleco fazem parte mais de 20 espcies, muitas delas presentes nesta exposio, como por exemplo o milhafre (Buteo buteo rothschildi) e o pombo-torcaz (Columba palumbus), cujos esqueletos foram reconstitudos para esta exibio. Vrios dos exemplares foram recolhidos por scios e colaboradores.

Da esquerda para a direita: meros de Pardal, Passer domesticus; Estorninho-malhado, Sturnus vulgaris; Narceja, Gallinago gallinago; Pombo-das-rochas, Columba livia; Milhafre, Buteo buteo rothschildi e Gaivota-de-patas-amarelas, Larus michaellis atlantis

Crnios de Gaivota-de-patas-amarelas, Larus michaellis atlantis e Galinhola, Scolopax rusticola

O Crnio das Aves


O crnio das aves constitudo por uma nica pea ssea cuja maxila e mandbula se transformaram num bico crneo. Embora no registo fssil existam aves com dentes, as aves modernas perderam-nos, tornando as suas mandbulas mais leves e desta forma mais adaptadas ao voo. O pescoo das aves a nica excepo tendncia de reduo do tamanho e fuso dos ossos, sendo extremamente flexvel e alongado. Nos mamferos, o nmero de vrtebras cervicais igual seja numa girafa ou num morcego (7 vrtebras). As aves possuem um nmero variado, pelo que o tamanho do pescoo se deve ao aumento do nmero de vrtebras cervicais que o constituem. Este pode variar entre 13 (gavies, papagaios ou andorinhas) e 24 a 25 nos cisnes.

Da esquerda para a direita: Crnios de Melro, Turdus merula; Estorninho-malhado, Sturnus vulgaris; Pardal, Passer domesticus e Codorniz, Coturnix coturnix

Crnios de Gaivota-de-patas-amarelas, Larus michaellis atlantis e Galinhola, Scolopax rusticola

Diferentes tipos de bicos


O bico uma ferramenta indispensvel para as aves e cuja morfologia varia de acordo com a sua ecologia alimentar e biologia, podendo tambm ser utilizada como arma de defesa ou utenslio de construo. Nos Aores, possvel encontrar aves com diferentes tipos de bicos.

Nas asas podemos encontrar ainda as penas escapulares que se encontram na zona do ombro e cobrem as asas quando a ave est em repouso. As rectrizes so as penas da cauda, cujo nmero pode variar entre 10 e 24 no caso do cisne-branco. No entanto, a maioria das aves possui 12 penas na cauda. A forma, colorao e tamanho da cauda so filogeneticamente das variveis e podem servir de diagnstico As penas ou plumas derivamtambm extremamenteescamas dos rpteis da Era Mesozica. para algumas espcies quando em voo. para o aves das caudas longas mecanismo muito Inicialmente, surgiram como uma proteco Existemcorpo com aves, sendo um(por exemplo, o pavo), espcies com caudas de Algumas reduzido (caso das espcies aquticas como os eficaz na reteno de calor corporal. tamanho aves conseguem manter temperaturas corporais altas patos e os mergulhes), caudas bifurcadas (como no pisco-de-peito-ruivo e das (por exemplo 40 a 44C), mesmo em temperaturas negativas. As penas possuem tambm uma guias-de-asa-redonda), quadradas (como nos peneireiros), das espcies. funo biolgica importante no acasalamento e reconhecimentoredondas (como nas limcolas), em leque (como no caso do peru).

Plumoteca

Bico comprido e fino Atinge muitas vezes o dobro do tamanho total do crnio. Pode ser observado nas galinholas e narcejas, permitindo-lhes revolver o solo em busca de vermes, insectos, larvas ou moluscos.

Crnio de uma galinhola; vista lateral; GL=10,2 cm

Bico curto generalista Bicos curtos de tamanho semelhante ao comprimento total do crnio, zona orbital larga e proeminente. Est associado a aves com alimentao menos especializada e mais oportunista, como o caso dos pombos.

Crnio de pombo; vista lateral; GL=5,5 cm

Bico curto e fino Com um tamanho inferior ao comprimento total do crnio. Associado s aves insectvoras, como o caso da toutinegra, estrelinha, estorninhos, pisco-de-peito-ruivo ou alvola-cinzenta. O melro pode ser includo nesta categoria embora a sua dieta alimentar inclua tambm pequenas bagas e vermes.

A extraordinria variedade de plumagens nas aves deve-se combinao de vrios pigmentos produzindo cores e padres que suplantam aqueles encontrados em outros vertebrados. Estas caractersticas fazem das aves um grupo que despertou desde sempre o interesse do ser humano, tendo sido capturadas no s para a alimentao mas tambm pela beleza das suas penas.
Estrelinha, Regulus regulus Cisne-pequeno, Cygnus columbianus

Crnio de estorninho; vista lateral; GL=5,3 cm

Bico curto e forte Bicos pequenos e robustos, muitas vezes com tamanho inferior ao comprimento total do crnio, associados s aves granvoras. O priolo, ave endmica de So Miguel, um bom exemplo desta categoria e possu um bico curto e robusto adaptado sua alimentao variada (sementes, bagas, fetos, botes florais ou invertebrados). Este tipo de bico, pode ser, ainda, observado em passeriformes pequenos como o tentilho, o pardal-comum e o canrio-da-terra, cuja alimentao inclu sementes, bagas e frutos.
GL: comprimento total

Crnio de pardal, vista lateral; GL=3 cm

De acordo com o seu tamanho, as aves possuem um nmero varivel de penas, desde 1500 em aves pequenas (como no caso da Estrelinha) a 25 000 no Cisne-pequeno (espcie que habita em ecossistemas frios pelo que possui um nmero muito superior de coberturas). A extraordinria variedade de plumagens nas aves deve-se combinao de vrios pigmentos produzindo cores e padres que suplantam aqueles encontrados noutros vertebrados. Estas caractersticas fazem das aves um grupo que desde sempre despertou o interesse do ser

Para os investigadores, a existncia de espcies com as mais variadas plumagens permite-lhes identificar mais humano, tendo sido capturadas no s para facilmente as espcies bem como a alimentaoreconhecer o sexo das mesmas sem a mas tambm pela beleza das suas penas. necessidade de as manusear. Para os investigadores, a existncia das mais neste A constituio de plumotecas , variadas formas de penas eferramenta valiosa para o sentido, uma coloraes permite-lhes distinguir espcies bem como in situ, e na reconhecimento dos animais reconhecer o sexo e idade de vestgios encontrados identificao das mesmas, sem a necessidade de as manusear. A constituio de no campo como complemento por uma plumoteca , neste sentido, indispensvel exemplo identificao dos ossos. para a identificao de vestgios encontrados no campo, sendo ainda um complemento identificao atravs dos seus ossos.

Figura 2. Localizao e nomenclatura das penas. Adaptado de Tracks & Signs of the Birds of Britain & Europe, Christopher Helm, London, 2003

Estrutura de uma pena Plumoteca Uma pena uma estrutura complexa, constituda pelas seguintes partes: clamo, rquis,
brbula plumas (Figura filogeneticamente das escamas dos rpteis da Era Mesozica. As penas oue barbasderivam 1). As aves surgiram vrios tipos de penas que o acordo com a sua estrutura e funo podem Inicialmente, possuem como uma proteco para decorpo das aves, sendo um mecanismo muito ser divididas em: calor corporal. Algumas aves conseguem manter temperaturas cobertura eficaz na reteno de penas, propriamente ditas, longas e rgidas usadas para o voo ecorporais altas (por do corpo;40 a 44C), mesmo emproteco trmica ave eAs penas possuem tambm uma exemplo plmula, que fornece temperaturas negativas. pode ser observada facilmente nas crias quando nascem; acasalamento e so penas sensoriais que desempenham um funo biolgica importante no e filoplumas, quereconhecimento das espcies. papel fundamental na deteco das correntes de vento.

Diferentes tipos de bicos


Bico curto em gancho Bicos fortes e curtos em forma de gancho, curvados e afiados, atingindo, na maior parte dos casos, metade do comprimento total do crnio. Pode ser observado nas aves de rapina, como o caso do milhafre e do mocho, cujos bicos esto especialmente adaptados a rasgar a carne das suas presas (pequenas aves, ratos, insectos ou vermes).

Crnio de milhafre, vista lateral; GL=7,5 cm

Bico comprido em gancho Bicos alongados e fortes, culminando num gancho afiado que atinge, nalguns casos, o mesmo tamanho do crnio. o caso do bico das gaivotas e dos cagarros, que usam o seu bico robusto para capturar e cortar o corpo dos peixes, crustceos e lulas, de se alimentam.

Crnio de cagarro, vista lateral; GL=10,7 cm

Estrelinha, Regulus regulus

Cisne-pequeno, Cygnus columbianus

Bico de pato Bicos achatados, na maioria dos casos, de tamanho semelhante ao comprimento total dos crnios. No caso dos patos, cumprem a funo de pequenos coadores que filtram a gua procura de sementes, plantas e invertebrados.
GL: comprimento total

Crnio de marrequinha, vista lateral; GL=7,2 cm

De acordo com o seu tamanho, as aves humano, tendo sido capturadas no s para possuem um nmero varivel de penas, desde a alimentao mas tambm pela beleza 1500 em aves pequenas (como no caso da das suas penas. Figura Cisne-pequeno (espcie Estrelinha) a 25 000 no 1. Esquema da estrutura de uma pena. Adaptado de wordpress.comexistncia das mais Para os investigadores, a que habita em ecossistemas frios pelo que variadas formas de penas e coloraes possui um nmero muito superior de coberturas). permite-lhes distinguir espcies bem como A extraordinria variedade de plumagens nas reconhecer o sexo e idade das mesmas, sem a As penas podem ser identificadas pela sua localizao no corpo das aves (Figura 2). As aves deve-se combinao de vrios pigmentos necessidade de as manusear. A constituio de rmiges primrias so um conjunto de penas que podem ser observadas nos contornos das produzindo cores e padres que suplantam uma plumoteca , neste sentido, indispensvel asas. Na maioria das aves existem 10 penas primrias, embora nos mergulhes existam 11 aqueles encontrados noutros vertebrados. Estas para a identificao de vestgios encontrados primrias de propores semelhantes. Noutras como gaivotas, algumas lmicolas e patos caractersticas fazem das aves um grupo que no campo, sendo ainda um complemento possvel contar uma 11 pena embora de pequenas dimenses. Todas as penas primrias desde sempre despertou o interesse do ser identificao atravs dos seus ossos. possuem coberturas primrias localizadas imediatamente acima da sua zona de insero. As rmiges secundrias esto localizadas na zona anterior das asas (o equivalente ao antebrao nos humanos). Existem em mdia 9 secundrias nos passeriformes mas este nmero pode variar at s 40 nos albatrozes. A maioria das aves possui 3 ou 4 penas inseridas na zona de um dos dgitos (anlogo ao polegar dos humanos), que assumem a designao de alula. As penas secundrias podem possuir uma, duas ou mais sries de coberturas que, semelhana das coberturas primrias, esto localizadas imediatamente acima destas.

O Trax
Os elementos do esqueleto torcico das aves tambm sofreram alteraes ao longo da sua evoluo. O trax uma estrutura compacta, ainda que flexvel, que inclui vrtebras intimamente articuladas e costelas com segmentos superiores e inferiores que ligam a zona dorsal com o externo. No esqueleto torcico, as modificaes mais evidentes encontram-se ao nvel do externo. Nas aves no voadoras o externo liso e achatado (por exemplo na avestruz e na ema) mas na maioria das aves voadoras, o externo apresenta uma quilha mais ou menos pronunciada, de acordo com a espcie. O externo um osso imprescindvel para a sustentao dos msculos directamente relacionados com o voo, sendo possvel relacionar a forma do externo com o tipo de voo praticado pelas diferentes espcies.

Uma biblioteca feita de penas Plumoteca


As aves plumas derivam filogeneticamente das em grande parte pelas Era plumagens As penas ou fascinam o ser humano desde sempre, escamas dos rpteis dasuas Mesozica. exuberantes e coloridas. Inicialmente, surgiram como uma proteco para o corpo das aves, sendo um mecanismo muito eficaz na reteno de calor corporal. Algumas aves conseguem manter temperaturas corporais altas (por A plumagema44C), mesmo em temperaturas negativas. As penas possuem tambm uma e exemplo 40 o conjunto de penas que cobre o corpo de uma ave, com o seu padro, cor arranjo. Varia grandemente entre espcies, reconhecimento das espcies. funo biolgica importante no acasalamento e subespcies e, mesmo numa s espcie, pode variar consoante a idade e o sexo da ave, podendo ainda variar com as estaes do ano ou a fase do ciclo reprodutor dos indivduos. A plumagem tem funes diversificadas como a proteco do corpo das aves a agresses fsicas e qumicas, a impermeabilidade, a camuflagem, ou ainda na atraco sexual, especialmente em aves onde existe dimorfismo sexual, como no caso da ave-do-paraso ou do pavo. As diferenas na plumagem so utilizadas pelos ornitologistas e observadores de aves de modo a distinguir espcies entre si. As penas recolhidas no campo, podem ser organizadas numa coleco designada plumoteca, onde se podem ordenar por espcie, e sempre que possvel por sexo e idade dos indivduos. Na elaborao destas coleces so recolhidas penas de vrios locais do corpo da ave: cabea, pescoo, manto, dorso, abdmen, peito, escapulares, alula, rectrizes e coberturas supracaudais, infracaudais, primrias, secundrias e subalares. A existncia de plumotecas, permite ento aos investigadores, identificar espcies por comparao com as penas arquivadas. So teis ainda na identificao de vestgios encontrados no campo e como complemento identificao atravs de ossos. No mbito o Projecto Linhas aves De acordo comdoseu tamanho, asElctricas e Avifauna dos Aores, sido capturadas noparceria humano, tendo desenvolvido numa s para da SPEA e da EDA Electricidade dos Aores, a SPEA iniciou mas tambm pela beleza possuem um nmero varivel de penas, desde a alimentao uma plumoteca, que pretende, no aves pequenas (como no caso da 1500 ems, dar apoio a este projecto, como tambm a qualquer pessoa que desenvolva estudos das suas penas. nesta a 25 Estrelinha) rea. 000 no Cisne-pequeno (espcie Para os investigadores, a existncia das mais
Estrelinha, Regulus regulus Cisne-pequeno, Cygnus columbianus

Os coracodes so dois ossos que se encontram na zona anterior do externo das aves, servindo como pilares de sustentao que o ligam com outros elementos sseos do ombro (clavculas e escpulas) suportando o bater das asas quando em voo. As clavculas so reduzidas e encontram-se unidas formando a frcula (conhecido como o osso da sorte), podendo estar tambm ausentes em aves no voadoras. Os ossos plvicos (ilium, ischium e pubis) esto fundidos com as vrtebras lombares e sacrais. A zona da coluna vertebral anexa a estes, assume a designao de synsacrum, compreendendo as ltimas vrtebras torcicas, lombares, sacrais e caudais anteriores. As vrtebras caudais posteriores so reduzidas e formam o pigstilo, estrutura ssea que suporta as rectrizes (penas da cauda). Em alguns falcondeos, possvel encontrar ossos acessrios nesta zona permitindo uma maior sustentao dos msculos conferindo a estas espcies uma maior capacidade de manobra.
*LM: comprimento total

Externo de um bufo-pequeno; LM*=3,89 cm

que habita em ecossistemas frios pelo que variadas formas de penas e coloraes Da plumoteca muito parte espcies como marrequinha, codorniz, narceja, galinhola, possui um nmero fazem superior de coberturas). permite-lhes distinguir espcies bem como bufo-pequeno, pisco-de-peito-ruivo, nas tentilho, priolo, frulho e cagarro. A extraordinria variedade de plumagens toutinegra, reconhecer o sexo e idade das mesmas, sem a avesSempre que mais aves sejam recolhidas e apresentem condies, podero, a qualquer deve-se combinao de vrios pigmentos necessidade de as manusear. A constituio de momento, integrar esta que suplantam produzindo cores e padres plumoteca, aqui presente em plumoteca , neste sentido, indispensvel uma formato de livro, mas tambm disponvel em formato digital. aqueles encontrados noutros vertebrados. Estas para a identificao de vestgios encontrados caractersticas fazem das aves um grupo que no campo, sendo ainda um complemento Alguns dos exemplares foram recolhidos desde sempre despertou o interesse do ser por scios e colaboradores,dos seusaossos. identificao atravs a quem SPEA agradece. Caso deseje colaborar com este projecto ou consultar a plumoteca entre em contacto com SPEA Aores acores@spea.pt

Membros posteriores
A estrutura do esqueleto dos membros posteriores das aves tambm sofreu alteraes, com a fuso de vrios ossos. o caso dos ossos que constituem o calcanhar, onde os tarsos proximais se encontram fundidos com a tbia, formando o tibiotarso e os tarsos da zona proximal esto unidos com os ossos do metatarso, formando um nico osso na perna, designado tarsometatarso. Normalmente, as aves possuem 4 dedos nas patas o que facilita empoleirarem-se. No entanto, o nmero de dedos varia de acordo com os diferentes modos de locomoo. A avestruz, uma espcie caracteristicamente corredora, possui apenas dois dedos nas patas.

Evoluo das Aves


Segundo a literatura existente, as aves derivam dos rpteis, tendo-se os especialistas baseado no s na sua anatomia e embriologia mas tambm na existncia de fsseis que relacionam os dois grupos. As aves e os rpteis coexistiram na Era Mesozica h mais de 100 milhes de anos atrs, sendo o grupo Pseudosuchia (falsos crocodilos) apontado como o ancestral de todos os dinossauros do Jurssico e Cretceo, dos rpteis modernos e das aves. Os primeiros registos de aves reportam-se ao perodo Jurssico (cerca de 130 milhes anos atrs) sendo o fssil mais antigo encontrado em 1861 na Bavaria (Alemanha), de uma espcie que ficou conhecida por Archaeopterix (do grego, asa antiga).

Fssil de Archaeopterix
Fonte: fossilmuseum.net

Membro posterior de uma ave

Era uma ave de tamanho mdio com uma cauda longa, semelhante de um lagarto, mas com penas na sua zona lateral, algo nunca observado nas aves modernas. Possua asas arredondadas e curtas sendo capaz de efectuar pequenos voos, com limitado bater de asas. Tinha ainda garras nas asas o que sugere que esta ave teria hbitos arborcolas. Ao contrrio das aves modernas, possua apenas 3 dedos. Apresentava ainda outras caractersticas de rptil como ossos plvicos no fundidos e um bico com dentes. Reconstrues mostram que o seu corpo estaria coberto de penas sendo a cabea e o pescoo cobertos com escamas. O registo fssil referente ao perodo do Eoceno (60 milhes de anos) inclui espcies que ainda persistem hoje em dia, como as garas, patos,

abutres, falces, lagopos, grous, galinhas-dgua, galeires e algumas limcolas, no existindo registos de aves modernas em Eras anteriores. As aves colonizaram grande parte dos ecossistemas existentes no nosso planeta e o seu sucesso evolutivo deve-se, em grande parte, sua capacidade de voar. Esta adaptao a um novo modo de locomoo reflectiu-se em mudanas estruturais profundas no arranjo e morfologia do seu esqueleto. Desta forma, os seus ossos so leves e possuem cavidades pneumticas que se estendem por todo o seu esqueleto. Ao longo da sua evoluo, as aves perderam alguns ossos e outros sofreram reduo ou fuso.

Plumoteca
As penas ou plumas derivam filogeneticamente das escamas dos rpteis da Era Mesozica. Inicialmente, surgiram como uma proteco para o corpo das aves, sendo um mecanismo muito eficaz na reteno de calor corporal. Algumas aves conseguem manter temperaturas corporais altas (por exemplo 40 a 44C), mesmo em temperaturas negativas. As penas possuem tambm uma funo biolgica importante no acasalamento e reconhecimento das espcies.

Membros anteriores
A estrutura do esqueleto dos membros anteriores das aves tambm se encontra altamente adaptada ao voo, principalmente nas zonas distais. A ulna (osso onde se inserem as penas secundrias) sofreu um alongamento e os ossos do pulso foram reduzidos para apenas 2. As aves possuem apenas 3 metacarpos, tendo perdido o primeiro e ltimo metacarpo existentes nas patas dos animais quadrpedes. Nas aves, o terceiro e quarto metacarpos esto fundidos, formando um osso nico designado por carpometacarpo e o segundo metacarpo uma estrutura ssea muito rudimentar. As falanges que constituem os dgitos so igualmente pouco desenvolvidas, sendo que as falanges do segundo dgito formam a alula, correspondente ao polegar nos humanos e intimamente relacionada com o voo nas aves.

Estrelinha, Regulus regulus

Cisne-pequeno, Cygnus columbianus

De acordo com o seu tamanho, as aves possuem um nmero varivel de penas, desde 1500 em aves pequenas (como no caso da Estrelinha) a 25 000 no Cisne-pequeno (espcie que habita em ecossistemas frios pelo que possui um nmero muito superior de coberturas). A extraordinria variedade de plumagens nas aves deve-se combinao de vrios pigmentos produzindo cores e padres que suplantam aqueles encontrados noutros vertebrados. Estas caractersticas fazem das aves um grupo que desde sempre despertou o interesse do ser

humano, tendo sido capturadas no s para a alimentao mas tambm pela beleza das suas penas. Para os investigadores, a existncia das mais variadas formas de penas e coloraes permite-lhes distinguir espcies bem como reconhecer o sexo e idade das mesmas, sem a necessidade de as manusear. A constituio de uma plumoteca , neste sentido, indispensvel para a identificao de vestgios encontrados no campo, sendo ainda um complemento identificao atravs dos seus ossos.
Membro anterior de uma ave

Potrebbero piacerti anche