Sei sulla pagina 1di 3

Amid a Orao Central da Liturgia Judaica.

. A palavra significa "estar de p", visto que se diz a orao de p, olhando na direo de Jerusalm. Tambm comumente chamada de Shmon Esrei (dezoito, em hebraico), por conter inicialmente dezoito oraes. Mais tarde, os Rabinos decretaram a incluso de uma dcima nona orao para que os Cristos Primitivos infiltrados nas Sinagogas no pudessem recita-la j que a dcima nona orao seria contrria a seu credo, mas o nome acabou permanecendo como dezoito. A incluso da 19. Brach (beno) teria sido feita na Babilnia, no sculo III E.C, pela diviso de uma das oraes em duas (David que construiu Jerusalm e David precursor do Messias). Shemon Esr Amid A Grande Orao Senhor, abre os meus lbios e minha boca proclamar o Louvor a Ti! 1 Beno - Beno dos Patriarcas Bendito sejas Tu, Eterno, nosso D-us e D-us de nossos pais; D-us de Abrao, D-us de Isaac e D-us de Jacob, o Grande, o Poderoso e Temvel D-us; Altssimo D-us que outorga bondades, que tudo cria e que recorda os atos de bondade dos Patriarcas e que contra grande amor far vir um Redentor aos filhos de seus filhos, por amor do Seus nome. Rei, Auxiliador, Salvador e Escudo! Bendito sejas Tu, Eterno, Escudo de Abrao 2 Beno - Beno do Todo-Poderoso Tu, Eterno, s Poderoso para sempre; Tu ressuscitas os mortos; Tu s Poderoso para salvar. (Tu fazes soprar o vento e cair a chuva). Tu sustentas os vivos com amorosa bondade, Tu ressuscitas os mortos com imensa misericrdia, amparas os que esto caindo, cura os doentes, libertas os cativos e cumpres a Tua promessa aos que dormem no p. Quem como Tu, Poderoso? 3 Beno - Beno da Santificao de D-us Tu s santo e Teu Nome santo; e seres santos Te louvam diariamente por toda a eternidade. Bendito sejas Tu, Eterno, D-us santo. 4 Beno - Beno da Sabedoria Tu graciosamente ds o conhecimento ao homem e ensinas aos mortais a compreenso. Concede-nos, graciosamente, de Ti, sabedoria, compreenso e conhecimento. Bendito sejas Tu, Eterno, que ds graciosamente o conhecimento. 5 Beno - Beno do Arrependimento Faze-nos retornar, nosso Pai, Tua Tor; aproxima-nos, nosso Rei, do Teu servio e trazenos de volta a Ti com arrependimento de todo corao. Bendito sejas Tu, Eterno, que desejas a penitncia. (Teshuv) 6 Beno - Beno do Perdo Perdoa-nos, nosso Pai, pois temos pecado; redime-nos, nosso Rei, pois temos transgredido; pois Tu s um D-us bom e que desculpa. Bendito sejas Tu, Eterno, clemente que perdoa em abundncia.

7 Beno - Beno da Redeno Observa, por favor, nossa aflio e trava nossa batalha; redime-nos rapidamente pelo Teu Nome, pois Tu s poderoso D-us redentor. Bendito sejas Tu, Eterno, Redentor de Israel. 8 Beno - Beno da Cura Cura-nos, Eterno, e seremos curados, salva-nos e seremos salvos; pois Tu o nosso louvor. Concede cura e remdio total a todas as nossas feridas; pois Tu, Rei Todo-Poderoso, s Aquele que cura, fidedigno e misericordioso. Bendito sejas Tu, Eterno, que cura os enfermos de Teu Povo Israel. 9 Beno - Beno do Sustento Abenoa para ns, Eterno, nosso D-us, este ano e toda a variedade de sua colheita para o bem; e outorga (no Vero Boreal): bno, (ou no Inverno Boreal); orvalho e chuva para beno sobre a face da terra. Sacia-nos com a Tua bondade e abenoa nosso ano como outros bons anos para beno; pois Tu s um D-us generoso que outorga bondade e abenoa os anos. Bendito sejas Tu, Eterno, que abenoa os anos. 10 Beno - Beno da Reunio da Dispora Fazer soar o grande shofar para a nossa liberdade; ergue um estandarte para reunir os nossos exilados e recolhe-nos dos quatro cantos do mundo para a nossa terra. Bendito sejas Tu, Eterno, que rene os dispersos (os exilados) do Seu povo Israel 11 Beno - Beno do Retorno Justia Restaura nossos juzes como outorga e nossos conselheiros com em tempos antigos; remove de ns tristeza e suspiro e reina sobre ns, Tu somente, Eterno, com bondade e compaixo, com retido e justia. Bendito sejas Tu, Eterno, Rei que ama retido e justia. 12 Beno - Beno contra os Hereges Que no haja esperana para os delatores e que todos os hereges e todos os perversos peream instantaneamente; que todos os inimigos de Teu Povo sejam rapidamente extirpados e que desarraigues, quebres, esmagues e subjugues o reinado da iniquidade rapidamente em nossos dias. Bendito sejas Tu, Eterno, que quebra os inimigos e subjuga os inquos 13 Beno - Beno dos Justos Que se despertem Tuas misericrdias, Eterno, nosso D-us, para os justos, devotos e ancios de Teu povo, a Casa de Israel, para os remanescentes de seus sbios, justos proslitos (convertidos) e para ns. Concede ampla recompensa a todos que verdadeiramente confiam em Teu nome, e coloca nosso destino junto a eles; que jamais sejamos envergonhados, pois depositamos confiana em Ti. Bendito sejas Tu, Eterno, suporte e segurana dos justos 14 Beno - Beno da Reconstruo de Jerusalm

E retorna com misericrdia a Jerusalm, Tua cidade, e mora nela como Tu prometeste; estabelece rapidamente o trono de David, Teu servo, e a reconstri, breve em nossos dias, como uma edificao eterna. Bendito sejas Tu, Eterno, que reconstri Jerusalm 15 Beno - Beno do Messias, Filho de David Faz o rebento de David, Teu servo, florescer rapidamente e aumenta o seu poder atravs de Tua salvao, pois por Tua salvao ansiamos todo o dia. Bendito sejas Tu, Eterno, que faz florescer o poder da salvao 16 Beno - Beno "Ouve as Oraes" Ouve nossa voz, Eterno, nosso D-us; misericordioso Pai, tem compaixo de ns e aceita nossas preces com misericrdia e favor, pois Tu s D-us que ouve as preces e as splicas; no nos despeas de Ti de mos vazias, nosso Rei, pois Tu escutas as preces de todos. Bendito sejas Tu, Eterno, que ouve a prece 17 Beno - Beno do Servio Observa favoravelmente, Eterno, nosso D-us, Teu povo Israel a atende sua prece; restaura o servio ao Teu Santurio e aceita com amor e favor as oferendas de fogo (sacrifcios) de Israel e suas preces; e que o servio de Teu Povo Israel seja sempre bem aceito. Que nossos olhos possam ver Teu retorno a Tsion misericordiosamente. Bendito sejas Tu, Eterno, que restaura Tua Presena Divina a Tsion 18 Beno - Beno de Louvor Reconhecemos com gratido que Tu s o Eterno, nosso D-us e o D-us de nossos pais, para todo sempre. s a fora de nossa vida, o escudo de nossa salvao em toda gerao. Te agradeceremos e relataremos Teu louvar noite, de manh e ao meio-dia, por nossas vidas que esto entregues a Tua mo, por nossas almas que esto depositadas em Ti, por Teus milagres que esto conosco diariamente e por Tuas maravilhas e benevolncias a todo momento. Tu s Bom, pois Tuas misericrdias nunca cessam; e s o Misericordioso, pois Tuas bondades jamais terminam; porque sempre depositamos nossa esperana em Ti. E, por tudo isto, que Teu Nome, nosso Rei, seja abenoado, exaltado e enaltecido, por toda a eternidade. E que todos os seres vivos Te agradeam para sempre e louvem Teu grande Nome eternamente, pois Tu s bom. Eterno, Tu s nossa salvao e ajuda perptua, Senhor benevolente. Bendito sejas Tu, Eterno, Benfico Teu Nome e a Ti adequado agradecer. 19 Beno da Paz Conceda a paz, bem-estar, beno, graa, bondade e misericrdia para ns, e a todo o Israel, teu povo. Abenoa-nos, nosso Pai, mesmo todos ns juntos, com a luz da tua face, pois, luz de Seu semblante deu-nos, Eterno nosso D'us, a Tor da vida benignidade, e justia, bno, vida a misericrdia e a paz, e o meu seja bom aos teus olhos para abenoar o teu povo Israel em todos os momentos e em todas as horas com a tua paz. Bendito s Tu, Eterno, que abenoa o teu povo Israel com paz.

Potrebbero piacerti anche