Sei sulla pagina 1di 16

Linux System Administration 456 Reviso de estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco

www.4linux.com.br

-2

Sumrio
Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco....................................3 1.1. Objetivos......................................................................................................................... 3 1.2. O que uma distribuio Linux?..................................................................................... 4 1.3. Caractersticas do Linux................................................................................................. 4 1.4. Tipos de usurios no Linux............................................................................................. 5 1.5. Estrutura do Linux ......................................................................................................... 6 1.6. Diretrio Recomendado ............................................................................................... 12 1.7. O diretrio /sys ............................................................................................................. 12 1.8. Diretrios Opcionais..................................................................................................... 13 1.9. Motivos para particionamento no GNU/Linux ............................................................14 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS.................................................................................................................... 17 ANEXOS................................................................................................................................... 19 Primeiro anexo..................................................................................................................... 20
Tpico do Anexo ............................................................................................................................ 20

ndice de tabelas ndice de Figuras

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 3

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco

1.1. Objetivos
Revisar conceitos bsicos importantes como caractersticas do Linux,

estrutura de diretrios e particionamento de disco.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 4

1.2. O que uma distribuio Linux?


Um sistema incapaz de operar somente com o Kernel que o ncleo do sistema operacional, por isso ele necessita de diversos aplicativos, bibliotecas e utilitrios que so empacotados para instalao.

Resumindo: Distribuio = Kernel + Aplicativos + Bibliotecas + Utilitrios


As principais distribuies atualmente so: Debian, Slackware e Red Hat. Mas qual o motivo disso? O motivo que so as trs distros matrizes, ou seja, que deram origem as outras existentes hoje.

1.3. Caractersticas do Linux


O Linux um sistema multi-usurio e multi-tarefa, mas o que significa isso? Multi-tarefa a capacidade que o sistema tem de executar vrias tarefas de uma s vez, dividindo assim o uso da memria. Como exemplo de multi-tarefa, podemos citar que voc pode consultar um arquivo texto que est no diretrio X, enquanto acessa o disquete, e o CD-ROM, ouve uma msica, ou seja, tudo ao mesmo tempo. Ou seja, voc faz as coisas, mas no fica preso somente a elas, pode executar tambm outras tarefas enquanto uma j estiver sendo executada. Todos os sistemas atuais so multitarefa, ento este conceito no deve ser muito novo para vocs. Um exemplo de sistema que no multi-tarefa o DOS. Multi-usurio a capacidade do sistema lidar com vrias pessoas ou usurios, cada um com suas preferncias, cada um com seus arquivos, suas permisses. Ento, vejam que o Windows que conhecemos hoje, teve como pai um sistema monousurio, enquanto o Linux, que foi baseado no Minix, j agregou essa caracterstica multiusurio desde o comeo!. Tudo vai ser dividido por usurios, e junto com essas divises haver tambm as restries. Isso tambm faz com que o Linux tenha um sistema de permisses bem mais robusto, mas falaremos disso mais adiante.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 5

1.4. Tipos de usurios no Linux


Quais so os tipos de usurios que temos no Linux? H um usurio principal no Linux, chamado root. O usurio root o nome do usurio que pode tudo no sistema, os outros usurios so meros mortais. O root pode acessar, controlar, e fazer tudo no sistema. E os demais usurios? Ser que mais algum alm do root poder ser o administrador do sistema? No. Por padro, apenas o root dever ter acesso administrativo

(administrao total), enquanto os usurios normais s podero acessar seus documentos, ou os que o root permitir.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 6

1.5. Estrutura do Linux


Como podemos ver na figura abaixo, o sistema operacional GNU/Linux pode ser dividido em algumas layers:

Ilustrao 1: Estrutura do Sistema

Para entendermos melhor vamos descrever cada uma delas: Hardware - Dispositivos que esto disponveis para o uso do sistema, tais como cd-rom, placa de rede, controladora scsi entre outros; Kernel - O ncleo do sistema operacional, essa layer quem faz todas as interaes com o hardware da mquina, interpretando todas as requisies das layers acima; Sistema Operacional - Essa layer tem como funo auxiliar e abrigar todos os aplicativos das layers superiores. Segundo Linux torvalds esse layer no deve ser notada por um usurio leigo final;

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 7

ttyN - Terminais Virtuais aonde so executados comandos e seta-das configuraes. As tty's interpretam os comandos dados por um humano e converte os mesmos para uma linguagem que a mquina entenda; DM - A Layer de Display Manager responsvel por gerenciar os logins na interface grfica e escolher o tipo de ambiente grfico que deve ser executado; Desktop Environment - Mais conhecido como gerenciador de janela, responsvel por abrigar todos os programas que necessitam um gerenciador de janelas, e por deixar o ambiente mais agradvel.

Quem j teve algum contato com o GNU/Linux, mesmo que superficial, deve ter percebido a presena de vrios diretrios (pastas) no sistema. Entretanto, eles esto organizados de uma forma talvez no muito familiar. Neste captulo, vamos conhecer a organizao e explorar a estrutura de diretrios de um sistema GNU/Linux. Desde que o GNU/Linux foi criado, muito se tem feito para seguir um padro em relao estrutura de diretrios. O primeiro esforo para padronizao de sistemas de arquivos para o GNU/Linux foi o FSSTND - Filesystem Standard, lanado no ano de 1994. Cada diretrio do sistema tem seus respectivos arquivos que so

armazenados conforme regras definidas pela FHS - Filesystem Hierarchy

Standard, ou Hierarquia Padro do Sistema de Arquivos, que define que tipo de


arquivo deve ser guardado em cada diretrio. Isso muito importante, pois o padro ajuda a manter compatibilidade entre as verses Linux existentes no mercado, permitindo que qualquer software escrito para o GNU/Linux seja executado em qualquer distribuio desenvolvida de acordo com os padres FHS. Atualmente, o FHS est na sua verso 2.3, e mantido pelo Free Standard

Group, uma organizao sem fins lucrativos formada por grandes empresas como HP,
IBM, Red Hat e Dell.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 8

A FHS est bem esclarecida, afinal com ela que ns devemos fazer nossas atividades do dia a dia. http://www.pathname.com.br.
A estrutura de diretrios tambm conhecida como rvore de Diretrios porque tem a forma de uma rvore. Mas, antes de estudarmos a estrutura de diretrios, temos que ter em mente o que so diretrios. Um diretrio nada mais do que o local onde os arquivos so guardados no sistema. O arquivo pode ser um texto, uma imagem, planilha, etc. Os arquivos devem ser identificados por nomes para que sejam localizados por quem deseja utiliz-los.

Um detalhe importante a ser observado que o GNU/Linux case sensitive, isto , ele diferencia letras maisculas e minsculas nos arquivos e diretrios.
Sendo assim, um arquivo chamado Arquivo diferente de ARQUIVO e diferente de arquivo. A rvore de diretrios do GNU/Linux tem a seguinte estrutura:

/ bin boot cdrom dev etc home lib media mnt opt proc sbin root srv var tmp usr

Da estrutura mostrada acima, o FHS determina que um sistema GNU/Linux deve conter obrigatoriamente 14 diretrios, especificados a seguir:

/ (raiz)
Este o principal diretrio do GNU/Linux, e representado por uma ``/'' (barra). no diretrio raiz que ficam todos os demais diretrios do sistema. Estes diretrios, que vamos conhecer agora, so chamados de subdiretrios pois esto dentro do diretrio /.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 9 /bin O diretrio /bin guarda os comandos essenciais para o funcionamento do sistema. Esse um diretrio pblico, sendo assim, os comandos que esto nele podem ser utilizados por qualquer usurio do sistema. Entre os comandos, esto: bash; ls; echo; cp;

/boot No diretrio /boot esto os arquivos estticos necessrios inicializao do sistema, e o gerenciador de boot. O gerenciador de boot um programa que carrega um sistema operacional e/ou permite escolher qual ser iniciado. /dev No diretrio /dev ficam todos os arquivos de dispositivos. O Linux faz a comunicao com os perifricos por meio de links especiais que ficam armazenados nesse diretrio, facilitando assim o acesso aos mesmos.

/etc No diretrio /etc esto os arquivos de configurao do sistema. Nesse diretrio vamos encontrar vrios arquivos de configurao, tais como: scripts de inicializao do sistema, tabela do sistema de arquivos, configurao padro para logins dos usurios, etc.

/lib No diretrio /lib esto as bibliotecas compartilhadas e mdulos do kernel . As bibliotecas so funes que podem ser utilizadas por vrios programas.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 10 /media Ponto de montagem para dispositivos removveis, tais como: cd; dvd; disquete; pendrive; cmera digital;

Fique atento: Agora o diretrio /media faz parte oficialmente das provas da LPI

/mnt Esse diretrio utilizado para montagem temporria de sistemas de arquivos, tais como compartilhamentos de arquivos entre Windows e Linux, Linux e Linux, etc.

/opt Normalmente, utilizado por programas proprietrios ou que no fazem parte oficialmente da distribuio. /sbin O diretrio /sbin guarda os comandos utilizados para inicializar, reparar, restaurar e/ou recuperar o sistema. Isso quer dizer que esse diretrio tambm de comandos essenciais, mas os mesmos so utilizados apenas pelo usurio root. Entre os comandos esto: halt ifconfig init iptables

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 11 /srv Diretrio para dados de servios fornecidos pelo sistema cuja aplicao de alcance geral, ou seja, os dados no so especficos de um usurio. Por exemplo: /srv/www (servidor web) /srv/ftp (servidor ftp)

/tmp Diretrio para armazenamento de arquivos temporrios. utilizado principalmente para guardar pequenas informaes que precisam estar em algum lugar at que a operao seja completada, como o caso de um download.

Enquanto no for concludo, o arquivo fica registrado em /tmp, e, assim que finalizado, encaminhado para o local correto.

/usr O diretrio /usr contm programas que no so essenciais ao sistema e que seguem o padro GNU/Linux, como, por exemplo, navegadores, gerenciadores de janelas, etc.

O diretrio /usr portvel, perceba que dentro dele, existe praticamente uma outra arvore de diretrios independente da primeira, contendo, lib, bin, sbin dentre outras coisas.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 12 /var O diretrio /var contm arquivos de dados variveis. Por padro, os programas que geram um arquivo de registro para consulta, mais conhecido como log, ficam armazenados nesse diretrio. Alm do log, os arquivos que esto aguardando em filas, tambm ficam localizados em /var/spool. Os principais arquivos que se utilizam do diretrio /var so : mensagens de e-mail; arquivos a serem impressos;

1.6. Diretrio Recomendado


/proc O /proc um diretrio virtual, mantido pelo kernel, onde encontramos a configurao atual do sistema, dados estatsticos, dispositivos j montados, interrupes, endereos e estados das portas fsicas, dados sobre as redes, etc. Aqui, temos subdiretrios com o nome que corresponde ao PID (Process ID) de cada processo. Dentro deles, vamos encontrar diversos arquivos texto contendo vrias informaes sobre o respectivo processo em execuo.

1.7. O diretrio /sys


Pode-se dizer que esse diretrio um primo do diretrio /proc. Dentro do diretrio /sys podemos encontrar o quase o mesmo contedo do proc, mas de uma forma bem mais organizada para ns administradores. Esse diretrio est presente desde a verso 2.6 do kernel e traz novas funcionalidades o que se diz respeito a dispositivos PnP.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 13

1.8. Diretrios Opcionais


Os diretrios /root e /home podem estar disponveis no sistema, mas no precisam obrigatoriamente possuir este nome. Por exemplo, o diretrio /home poderia se chamar /casa, que no causaria nenhum impacto na estrutura do sistema.

/home O /home contm os diretrios pessoais dos usurios cadastrados no sistema.

/root Diretrio pessoal do superusurio root.

O root o administrador do sistema, e pode alterar a configurao (dele), configurar interfaces de rede, manipular usurios e grupos, alterar a prioridade dos processos, entre outras. Dica: Utilize uma conta de usurio normal em vez da conta root para operar seu sistema.

Uma razo para evitar usar privilgios root por causa da facilidade de se cometer danos irreparveis como root; alm do que, voc pode ser enganado e rodar um programa Cavalo de Tria (programa que obtm poderes do super usurio) comprometendo a segurana do seu sistema sem que voc saiba.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 14

1.9. Motivos para particionamento no GNU/Linux


Quais os motivos que nos levam particionar o HD? A utilidade de criar uma partio separada para um determinado diretrio so duas: segurana e a partio fica independente do sistema Quais dados sero necessrios para definir corretamente o tamanho das parties? Tamanho do HD; Funo da mquina (se servidor, desktop etc); Ambiente interno (quantidades de usurios); Tamanho da memria RAM

Quando particiono um HD, estou apenas "quebrando" ele em pequenos pedaos: HD : /dev/hda Parties: 1. /dev/hda1 2. /dev/hda2 3. /dev/hda3 4. /dev/hda4

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 15 Diretrios para se manter em parties independentes: /tmp arquivos temporrios Motivo: Assim garanto que no boot do meu sistema, os programas que necessitam criar arquivos temporrios para iniciar vo levantar! Tambm no precisa ser grande, pois a mesma limpa a cada boot. Com o diretrio /tmp isolado numa partio eu garanto o tamanho de toda a partio reservada por ele.

Quando todos os diretrios esto em uma partio s corre-se o risco de um diretrio s ocupar todo o espao em disco, um exemplo comum o usurio fazer download de filmes, mp3 e lotar o diretrio /home e as outros diretrios ficarem sem espao...
O espao estipulado para essa partio em torno de 300 MB, mas isso no uma regra, relativo. /home dados pessoais Motivo: necessrio para definir cotas de discos no sistema, e cotas s trabalham a nvel de partio. O uso de cota necessrio para determinar uma quantidade estipulada de memria no disco para cada usurio a fim de que um s usurio no ocupe todo o espao sozinho. Provavelmente seus usurios no sero mais to felizes, pois o espao ser limitado, mas voc no perder o seu emprego por deixar o servidor fora do ar! O espao reservado varia com a funo do seu sistema e capacidade de disco que voc possui. /boot Motivo: Para garantir que meu sistema poder inicializar mesmo se outras parties estiverem com problemas.

Hoje tambm usamos os live-cds para dar boot no sistema e corrigir erros.
O espao reservado para o /boot mais ou menos de 100 MB at 200MB, tambm relativo, pois voc pode deixar vrias imagens do kernel l, mas no ocupam muito espao.

Estrutura de diretrios e comentrios sobre particionamento de disco - 16 swap Essa partio destinada para fazer memria de troca, ou seja, auxiliar a nossa memria RAM. H uma regra muito falada por a que para definir o tamanho dela que pegar o tamanho da RAM e multiplicar por 2, ou seja, se eu tiver 256 MB de RAM, minha swap dever ter 512 MB. Mas isso j no serve muito de base mais, pois a quantidade de memria RAM j chegou a escala de giga. No faria sentido se eu tivesse 2 GB de RAM e atribusse 4 GB de swap para um desktop por exemplo. Portanto, necessrio ter bom senso. No mximo 1 GB para swap o necessrio (no meu ponto de vista). Se voc necessita de muita swap, talvez seja necessrio colocar mais memria RAM, pois a swap mais lenta que a RAM. A memria RAM funciona apenas eletronicamente, enquanto o disco rgido um dispositivo mecnico e eletrnico.

No existe um plano de particionamento de disco perfeito que possa ser mostrado como uma receita de bolo. O importante entender que todo diretrio que recebe gravao constante deve ser isolado em uma partio independente para garantir um espao mnimo no disco para ele e para que ele no consuma todo o espao do diretrio raiz.

Potrebbero piacerti anche