Sei sulla pagina 1di 7

3

I. INTRODUO
Durante o tempo que dedicamos ao trabalho de pesquisa de ler e contar histrias infantis; tivemos grandes conhecimentos. Ler e contar histrias e um objetivo de alcanar a aprendizagem de nossas crianas, definindo assim essas etapas para uma direo necessria para atingir tanto aos professores quanto os alunos como essa importncia de interagir no meio da educao, comprometendo assim a capacidade de desenvolvimento e interao de criatividade entre os alunos e os professores. Cada um se reconhecer nas histrias compreendendo o valor de cada identificao de como ler e contar histrias, essas so citaes inspiradas e motivadoras para o desempenho da educao com princpios de conseguir levar uma expectativa de tticas imaginveis aos contos, produzindo motivao de se encontrar ao meio da nossa educao.

2.TEMA
A importncia de ler e contar histria na Educao Infantil

3. JUSTIFICATIVA
Com esse tema de ler e contar histria na educao infantil encontramos o objetivo de motivar a aprendizagem e levar as crianas a desenvolver a criatividade, buscando movimentos do corpo e interagindo com o incentivo a leitura.

4. PROBLEMATIZAO
Qual a importncia do ler e contar histria no desenvolvimento da criana?

5. OBJETIVOS Gerais:
Compreender a importncia de ler e contar histria para melhor desenvolvimento infantil.

Especficos:
Reconhecer a diferena entre ler e contar histrias; Buscar estratgias para ler e contar histrias; Enriquecer as experincias infantis, desenvolvendo diversas formas de linguagem, ampliando o vocabulrio, formando o carter, desenvolvendo a confiana na fora do bem, proporcionando a ela viver o imaginrio.

6. REVISO BIBLIOGRFICA
Essas atividades de ler e contar histrias tem as suas diferenas e cada uma possui suas caractersticas importncia para todas as crianas. So duas coisas muito diferentes, porm ambas muito importantes. Um texto escrito segue as normas da lngua escrita, que so completamente diferentes daquelas da linguagem falada. Quando uma criana ouve a leitura de uma histria ela introjeta funes sintticas da lngua, alm de aumentar seu vocabulrio e seu campo semntico. Porm, aquele que l a histria deve dominar a arte de cont-la, estar preparado suficientemente para faz-lo com apoio no texto, sabendo utilizar o livro como acessrio integrado tcnica da voz e do gesto. A leitura tem uma extenso determinando para as crianas uma grande transformao no desenvolvimento tanto, da escrita quanto da fala, e podendo compreender esse ambiente de estmulos e assim buscando uma finalidade de eficincia e aprendizado. Para ler uma histria preciso saber escolher desenvolver e conhecer, selecionando com qualidade colocando sempre prximo para todos ouvir fazer apresentao do livro, no substituir palavras, interagir com a turma para comentar a histria. Contar histria fundamental para o conhecimento da inteligncia da criana uma formao que assim desenvolvendo para interagir no meio imaginrio e como se fosse um alimento que colabora para o crescimento, e explorando o meio de distinguir e compreender essa viso de capacidade de relacionar os diferentes mundos da imaginao. Para contar uma histria pode se fazer pequenas modificaes ampliando, tendo que ter conhecimento da histria, que todos se acomodem para ouvir, sempre antecipando dvidas, preservao dos detalhes e pedir para as crianas dar opinies do que foi contado. Ler e contar histria no se encontra em um nico objetivo ela tem vrias funes assim podendo despertar e influenciar e estimular diversas reas e tambm sendo aliado do educador em vrias possibilidades despertando o interesse das crianas, como divertir

e estimular a imaginao com esse objetivo educamos e desenvolvemos o raciocnio com o poder de aumentar o interesse pela aula. A criana capaz de aproveitar o que a histria tem a lhe oferecer respeitando compreenso e exercendo grande influncia, por isso a histria tem que ser bem escolhida para ler e contar para conseguir passar uma emoo para a criana, por isso preciso que tenha uma relao entre o conto e o contador, apresentando diversos fatores de encontro com a necessidade. Ao ouvir uma histria, as crianas (e o leitor em geral) vivenciam, no plano psicolgico as aes, os problemas, os conflitos dessa histria. Essa vivncia, por emprstimo, a experimentao de modelos de aes e solues apresentadas na histria fazem aumentar consideravelmente o repertrio de conhecimento da criana, sobre si e sobre o mundo. E tudo isso ajuda a formar a personalidade! Ao fazer contato com a obra de arte, no caso, a literatura, a criana participa de uma ao pedaggica, mesmo que no seja essa a funo da narrao oral ou do texto literrio. A sujeio experincia artstica educa, em sentido amplo. No mnimo educa para a escuta coletiva, para as regras de convivncia social, para a percepo da igualdade ou da diferena, para os mecanismos da comunicao lingustica, para o reconhecimento e uso da emoo, para a diversidade esttica, para a constatao dos usos do tempo e do espao etc.

7. METODOLOGIA
A pesquisa foi elaborada com um estudo de cunho bibliogrfico que possibilitou a compreenso dos mtodos que podem aprimorar a prtica educadora na educao infantil com base na literatura. Para o referencial terico transcorrer de forma organizada, fcil e lgica para leitura a organizao do estudo foi feita atravs de fichamentos, leitura de livros, textos, peridicos pesquisados, alm da prvia estruturao e anlise bibliogrfica.

8. CONCLUSO
Por tudo isso, pode-se dizer: as crianas que tm contato com as histrias desenvolvem mais a imaginao, a criatividade e a capacidade de discernimento e crtica; na medida em que se tornam ouvintes e leitores crticos, as crianas assumem o protagonismo de suas prprias vidas. O que comeou, l no passado com o objetivo de apontar padres sociais aceitveis - instruir mais que divertir foi sempre o objetivo dos textos direcionados s crianas - pode, gradualmente, se tornar tambm um saudvel exerccio de cidadania, se proporcionar a discusso, a contestao e a relativizao das ideias. Essa dimenso nunca pode ser ignorada pelo professor que usa as histrias em seu trabalho na sala de aula. Isso tudo somado experincia esttica que a narrao oral proporciona mais do que suficiente para os livros se tornarem companheiros inseparveis das crianas no processo de aprendizagem e aquisio do gosto pela leitura. Mas o grande salto s ocorrer, se o narrador souber transformar a narrao oral numa experincia artstica de alto nvel. Para isso, concorrem a qualidade do narrador (que deve ser um grande leitor!), a sua preparao (prvia) como contador de histrias e sua habilidade em escolher obras que renam comprovadas qualidades literrias.

REFERNCIAS
Nova Escola, Edio N 251, Abril, 2012. http://www.psicopedagogia.com.br/entrevistas/entrevista.asp http://www.educador.brasilescola.com/orientaoes/como-contar-historias.html

Potrebbero piacerti anche