Sei sulla pagina 1di 7

Sistema Respiratrio

Alexandre Bussinger Lopes 2011.2 Medicina Unirio E.M.C. Referncia: Anatomia Orientada para a Clnica Moore 01. 02. 03. 04. 05. 06. Estruturas do aparelho respiratrio: Nariz e fossas nasais Faringe Laringe Traqueia Brnquios Pulmes e cavidade torcica

01. Nariz externo e fossas nasais: A pele sobre a parte ssea do nariz muito fina. Sobre as cartilagens, alm de mais espessa, a epiderme rica em glndulas sebceas secretoras de muco (internamente). Narina adentro encontra-se o vestbulo nasal, rico em vibrissas (pelos), importantes para a filtrao do ar. Esqueleto: Parte ssea nasais, espinha nasal anterior do maxilar, contribuies da maxila e do frontal. Parte cartilagnea (cartilagem hialina) laterais, alares maiores (poro lateral e medial), alares menores, sesamoides e septal.

Septo nasal: divide a cmara nasal em duas cavidades. Parte ssea vmer e lmina perpendicular do etmoide. Parte cartilagnea cartilagem do septo.

Cavidades Nasais Anteriormente, abrem-se nas narinas e, posteriormente, nas coanas, na parte nasal da faringe. Com exceo do vestbulo nasal, revestido por pele, todo o resto revestido por mucosa. Os 2/3 inferiores da mucosa formam a rea respiratria (aquece e umedece o ar) e o tero superior a rea olfativa, por onde os nervos afloram, perfurando a lmina cribriforme do etmoide. - As conchas nasais aumentam a superfcie de contato, o que potencializa a troca de calor. Concha nasal superior: formada por osso homnimo Concha nasal mdia processos mediais do Concha nasal inferior etmoide - Os meatos servem para drenar muco e ar para os seios paranasais. - A cavidade nasal, situa-se superiormente cavidade bucal, dela separada pelo palato (em parte ssea, palato duro, e em parte muscular, palato mole) que forma o teto da cavidade bucal; o seio frontal e fossa anterior do crnio so superiores ela; o seio esfenoidal, posterior; os seios etmoidais e maxilares esto laterais cavidade nasal.

Inervao: Linha imaginria da espinha nasal ao recesso esfenoetmoidal formando uma diviso terica da mucosa em duas partes: - Parte posteroinferior: NC V2 (maxilar) - Parte anterosuperior: NC V1 (oftlmico) - Nervo olfatrio: origem no epitlio olfatrio. Atravessam a lmina cribriforme do etmoide e terminam no bulbo olfatrio. Musculatura: (mmica facial) Prcero (piramidal) Nasal poro transversa e alar Levantador do lbio superior e da asa do nariz Depressor do septo Dilatador prprio do nariz Vascularizao: - Arterial A. oftlmica a. etmoidal anterior a. etmoidal posterior

01. 02. 03. 04. 05.

partes medial (septal) e lateral

A. maxilar

a. esfenopalatina a. palatina maior (passa pelo canal incisivo) ramo septal da a. labial superior

A. facial

rea de Kiesselbach (sede): anastomose das cinco artrias na regio anterior do septo. A grande vascularizao a principal responsvel pelas epistaxes (sangramentos nasais).

- Venosa Plexo venoso submucoso drena para as veias esfenopalatina, facial e oftlmica (as mesmas das artrias). O plexo responsvel pelo aquecimento do ar que vai para os pulmes

Seios Paranasais Extenses cheias de ar, o que torna o crnio mais leve, alm de ser importante para a drenagem de fluidos e ar.

01. Seios frontais Entre as lminas interna e externa do frontal, o seio drena atravs de um ducto frontonasal, para o infundbulo etmoidal que se abre no hiato semilunar, do meato nasal mdio. No h simetria entre eles j que o septo nem sempre encontra-se no plano mediano. O tamanho tambm diferente. Entre os recm nascidos. 02. Seios maxilares Os maiores seios comunicam-se com o meato nasal mdio e drena atravs do stio maxilar para dentro do meato mdio. 03. Clulas etmoidais Invaginaes da mucosa dos meatos nasais mdio e superior para o etmoide entre a cavidade nasal e a rbita. As anteriores drenam para o meato nasal mdio atravs do infundbulo emoidal. As mdias abrem-se para o meato mdio, formando a bolha etmoidal, sobre o hiato semilunar. Os posteriores abrem-se diretamente no meato superior. 04. Seios esfenoidais Localizam-se no corpo do esfenoide e podem estender-se at as asas do osso. Separados desigualmente por um septo, a grande pneumatizao torna o esfenoide frgil e suas finas paredes separam importantes estruturas. Drenam para o recessos esfenoetmoidal por um stio geralmente localizado no meato nasal superior. 02. Pulmes e cavidade torcica Cavidade Torcica Regio intermediria entre o pescoo e o abdome. Tem a forma de um tronco de cone cuja base maior est voltada para cima e circundado pelos arcos viscerais (costelas + cartilagens costais). Sua abertura superior contnua com a regio cervical e limitada por uma linha imaginria que passa pela incisura jugular, borda medial da 1 costela e, de forma varivel, o processo espinhoso de C7 ou corpo de T1. Sua abertura inferior separada da cavidade abdominal pelo diafragma. A parede torcica no delimita a cavidade torcica. As paredes so constitudas por um arcabouo sseo-cartilagneo, o gradil torcico. Gradil torcico Esterno Costelas: 12 pares - 1 e 2 costelas - Costelas tpicas - 11 e 12 costelas - Costelas Esternais: 1 - 7 - Costelas Asternais: Prop. ditas: 8 a 10 Flutuantes: 11 e 12 Vrtebras: T1 a T12 - Arco, Corpo com forame pequeno e circular, hemifacetas articulares no corpo e facetas articulares nos processos tranversos Cartilagens costais: 8

- Articulaes costo-vertebrais, condroesternais e condrocostais

Espaos intercostais: - Feixe vsculo nervoso; - Msculos intercostais externos, internos e ntimos. Obs.: Artria e veia torcica interna. Quando h estreitamento da aorta de modo que dificulte a irrigao das partes inferiores (coartao da aorta), as artrias torcicas internas e as intercostais (anteriores e posteriores - estas ramos diretos da aorta) se anastomosam para manter a circulao nas pores inferiores do corpo.

Esterno: ngulo de Louis: presente no corpo do esterno, tem importncia clnica por ser usado na localizao do 2 espao intercostal, tanto a direita (foco artico) como esquerda (foco pulmonar). ngulo de Charpy: localizado no processo xifoide, utilizado para a determinao do bitipo com base na espessura ssea.

Cavidade Torcica: Regio Pleuro-pulmonar cavidades pulmonares direita e esquerda. superior do manbrio esternal ao corpo de T4 Regio do Mediastino inferior abaixo de T4 Anterior, mdia e posterior 01. Cavidades pulmonares Revestimento: a serosa pleura parietal. H tambm a pleura visceral, que reveste os pulmes. Entre as pleuras h a cavidade pleural, espao virtual preenchido por um lquido que cria uma presso negativa essencial para a respirao j que reduz o atrito entre as membranas. A pleura visceral contnua, s estando ausente no hilo pulmonar.

http://www.auladeanatomia.com/respiratorio/sistemarespiratorio.htm#coanas http://dc102.4shared.com/img/g49ut7m0/preview.html

Potrebbero piacerti anche