Sei sulla pagina 1di 10

Centro de Ensino Superior do Amap CEAP.

TEMA: O ENCERRAMENTO DA FALNCIA

Macap/AP Nov/2010

Adriana Oliveira Carina Ramos Camila Cunha Daniel Abreu Felipe Ramon Rayssa Carvalho Rafael Macdo Stella Veridiana

TEMA: O ENCERRAMENTO DA FALNCIA

Trabalho apresentado disciplina Direito Empresarial II, como requisito avaliativo, sob orientao da Professora Camila; curso de Direito do Centro de Ensino Superior do Amap CEAP.

Macap/AP Nov/2010 SUMRIO

IINTRODUO....................................................................................................P.03 II- DO ENCERRAMENTO DA FALNCIA...........................................................P.04 III- EXTINO DAS OBRIGAES DO FALIDO...............................................P.06 IV- CONCLUSO.................................................................................................P.08 V- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS...............................................................P.09

03

I- INTRODUO O presente trabalho possui o intuito de discorrer sobre a finalizao do processo falimentar, suas fases, direitos e deveres dos polos que surgem por essa relao obrigacional. Este trabalho totalmente baseado na nova Lei de Falncia 11.101/2005 que trouxe entre suas inovaes, vrios benefcios ao devedor para evitar que a prpria falncia ocorra.

04

II- DO ENCERRAMENTO DA FALNCIA A Lei 11.101/2005 em seus artigos 154 ao 160 elenca como deve se d o encerramento do processo falimentar e a posterior extino das obrigaes do falido. Esta pesquisa expe claramente que com a decretao da falncia, no h possibilidade de que aquele que considerado falido continue exercendo suas atividades, com o risco de sofrer uma srie de sanes legais. Mas prev ainda que tal impossibilidade se restringe at o momento da prolatao da sentena que extingue as obrigaes do devedor. Percebe-se ento nesse dispositivo que seu objetivo proteger os credores do falido de possveis atos de fraude, at que haja uma possvel, mas no garantida forma de receberem seus crditos. O encerramento da falncia ato posterior liquidao do ativo e pagamento do passivo. Este encerramento se dar mediante apresentao de relatrio final apresentado pelo administrador judicial e ser encerrada pelo juiz. Para explicar liquidao do ativo, importante que se saiba o conceito de ATIVO, que nada mais do que a reunio dos bens do falido, ressaltando-se que essa reunio dos bens pode atingir os bens pessoais dos scios, se essa sociedade for de responsabilidade solidria e ilimitada. Contudo, estes s sero atingidos quando o valor arrecadado da venda dos bens da empresa no forem suficientes para satisfazer todos os crditos que o falido possui. A venda dos bens segundo a Lei Falimentar ser feita pelas seguintes modalidades: Em Leilo, por proposta ou prego, segundo melhor interessar massa e sendo de competncia do juiz decidir qual dessas duas formas (venda dos bens englobadamente ou separadamente) tratando-se de deciso discricionria por parte do juiz; Em princpio, a venda dos bens do falido s pode ser feita por essa maneira, ou seja, dentro do quadro de alternativas que a conjugao dessas modalidades oferece (ex: todos os bens em Leilo, alguns em leilo, outros por propostas, etc). Para que a realizao do ativo se processe por forma diversa dessas (realizao extraordinria), exige a lei autorizao judicial a pedido do administrador judicial ou comit (art.144, da lei 11.101/2005) ou a concorrncia da vontade dos credores representantes de, pelo menos, 2/3 do passivo admitido presente em Assemblia Geral convocada para esse fim. A realizao do ativo no compreende apenas a venda dos bens, tambm a cobrana, amigvel ou judicial, dos crditos do falido dever ser promovida pelo administrador judicial. Inicialmente, o administrador judicial nomeado pelo juiz apresentar suas contas, quem segundo a lei, devero vir acompanhados de documentos comprobatrios, podendo o administrador ser responsabilizado e ter seu patrimnio seqestrado ou indisponibilizado caso venha algum credor, no prazo de 10 dias aps a publicao do aviso de que foram apresentadas, e impugne-as, 05 havendo interveno do Ministrio Pblico, com o objetivo de se analisar a

veracidade da impugnao. O seqestro ocorrer aps prolatao de sentena rejeitando as contas. Dela, cabe apelao. Contudo, se as contas forem aceitas, o artigo 155 da Lei de Falncias prev que: O administrador apresentar o relatrio final da falncia no prazo de 10 (dez) dias (depois da sentena julgadora das contas), indicando o valor do ativo e o do produto de sua realizao, o valor do passivo e o dos pagamentos feitos aos credores, e especificar justificadamente as responsabilidades com que continuar o falido. O dinheiro resultante da venda dos bens do falido dever ser depositado em conta bancria da massa falida pelo administrador judicial. As quantias no podero ser movimentadas, seno por meio de cheques assinados pelo administrador judicial ou por mandado expedido pelo juiz Apresentado o relatrio final, o juiz encerrar a falncia por sentena, que ser publicada por edital, e poder ser atacada por recurso de apelao. A sentena que encerra o processo decorre do exaurimento patrimonial da massa ou da verificao de sua inexistncia. O processo falimentar existe, portanto na medida em que houver bens que integrem o acervo patrimonial, de carter objetivo, que integre a massa falida. O encerramento pe fim ao processo falimentar, mas se difere da extino das obrigaes do falido, que sero explicadas no tpico posterior.

06

III- EXTINO DAS OBRIGAES DO FALIDO A nova Lei de Falncias e recuperao de empresas expe em seus artigos 157 e 158 as causas de extino das obrigaes do falido. Dizem os mesmo, in verbis: Art. 157. O prazo prescricional relativo s obrigaes do falido recomea a correr a partir do dia em que transitar em julgado a sentena do encerramento da falncia (BRASIL, 2005, art. 157). Art. 158. Extingue as obrigaes do falido: I - o pagamento de todos os crditos; II - o pagamento, depois de realizado todo o ativo, de mais de 50% (cinqenta por cento) dos crditos quirografrios, sendo facultado ao falido o depsito da quantia necessria para atingir essa porcentagem se para tanto no bastou a integral liquidao do ativo; III - o decurso do prazo de 5 (cinco) anos, contado do encerramento da falncia, se o falido no tiver sido condenado por prtica de crime previsto nesta Lei; IV - o decurso do prazo de 10 (dez) anos, contado do encerramento da falncia, se o falido tiver sido condenado por prtica de crime previsto nesta Lei (BRASIL. 2005, art. 158). Com relao ao artigo 157, merece destacar que o prazo prescricional, suspenso em razo da decretao judicial da falncia, recomea a correr a partir do trnsito em julgado da sentena de encerramento da falncia, ou seja, no h interrupo do prazo prescricional das obrigaes da sociedade. J com relao s causas de extino das obrigaes do falido, o inciso I do Artigo aponta que um dos meios que a sociedade empresria tem para faz-lo atravs do pagamento das dividas, sendo este meio extintivo da obrigao por Excelncia. Dispe o inciso II, nas palavras de Fbio Ulhoa Coelho que, um empresrio que entra em falncia com um patrimnio de valor superior a cinqenta por cento de seu passivo poder obter a declarao de extino das obrigaes logo aps a realizao de seu ativo e rateio do produto apurado (COELHO, 2007, p. 309), enfatizando que sero os credores quirografrios os destinatrios do pagamento desses cinqenta por cento. O devedor poder ter tambm suas obrigaes extintas se, declarado o encerramento da falncia por sentena decorrer o prazo de cinco anos sem que houvesse ele sido alvo de qualquer questionamento quanto existncia de outras dvidas e se no tiver sido condenado por crime falimentar, e em dez anos caso ele tenha sido condenado por algum dos crimes falimentares previstos na nova Lei. Vale ressaltar que, caso o pedido de extino das obrigaes tenha sido requerido anteriormente ao encerramento da falncia o juiz prolatar sentena condenatrio-constitutiva de extino das obrigaes concomitantemente com a de encerramento do processo falimentar. Tambm poder o falido que sejam extintas suas obrigaes por sentena aps o encerramento, ressalvadas em ambos os 07 casos as hipteses previstas no artigo 158.

Decorridos trinta dias da publicao do edital que menciona o requerimento do falido, no havendo objeo, ser dada sentena pelo juiz no prazo de cinco dias,para que se constitua o fim da falncia.

08

IV-CONCLUSO Portanto, fica claro que encerramento falencial no se confunde com a extino das obrigaes do falido. Apesar de estarem previstas na Seo XII da Nova Lei de Falncias, e ainda, h que se ressaltar que ambas as etapas se inserem em fases distintas do processo falimentar, tendo a primeira, como objetivo, encerrar a falncia e declarar a irreversibilidade da situao do falido e a segunda viabilizar at mesmo que o empresrio falido possa constituir novamente atividade empresria.

09

V- REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS COELHO, Fbio Ulhoa. Comentrios nova Lei de falncias e recuperao de empresas. So Paulo: Saraiva, 2008. COELHO, Fbio Ulhoa. Manual de direito comercial. So Paulo: Saraiva, 2007. BRASIL. Lei n. 11.101, de 09 de fevereiro de 2005. (Nova Lei de Falncias e Recuperao Judicial). Braslia: Senado, 2005.

Potrebbero piacerti anche