Sei sulla pagina 1di 10

Geral Densidade, dureza 3,214 kg/m3 (273K), (ND) Verde amarelado

Cloro

O cloro ( grego chlors, esverdeado ) um elemento qumico , smbolo Cl de nmero atmico 17 ( 17 prtons e Cor e aparncia 17 eltrons ) com massa atmica 35,5 u, encontrado em temperatura ambiente no estado gasoso. Gs extremamente txico e de odor irritante, foi descoberto em 1774 pelo sueco Propriedades fsicas Carl Wilhelm Scheele. Estado da matria gasoso (no-magntico) O elemento cloro est situado na srie qumica dos halognios ( grupo 17 ou 7A ). No estado puro, na sua forma Ponto de fuso 171,6 K biatmica (Cl2) e em condies normais de temperatura e presso, um gs de colorao amarelo esverdeada, sendo Ponto de ebulio 239,11 K duas vezes e meia mais pesado que o ar. abundante na Volume molar 17,3910-6 m3/mol natureza e um elemento qumico essencial para muitas formas de vida.

Caractersticas principais
Na natureza no encontrado em estado puro, j que reage com rapidez com muitos elementos e compostos qumicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sdio nas minas de sal gema e dissolvido na gua do mar. O cloreto de sdio comum como sal de mesa. O cloro empregado para potabilizar a gua de consumo dissolvendo-o na mesma. Tambm usado como oxidante , branqueador e desinfetante. gasoso e muito txico (neurotxico) , foi usado como gs de guerra na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Este halognio forma numerosos sais, obtidos a partir de cloretos por processos de oxidao, geralmente mediante a eletrlise. Combina-se facilmente com a maior parte dos elementos. ligeiramente solvel em gua (uns 6,5 g de cloro por litro de gua a 25 C) formando, em parte, o cido hipocloroso, HClO. Na maioria dos numerosos compostos que forma apresenta estado de oxidao -1. Tambm pode apresentar os estados de oxidao +1, +3, +5 e +7.

Aplicaes
O cloro aplicado principalmente na purificao de guas, no branqueamento durante a produo de papel e na preparao de diversos compostos clorados, como por exemplo o hipoclorito de sdio e hipoclorito de clcio Um processo de purificao de guas amplamente utilizado a clorao. O agente o cido hipocloroso , HClO , que se produz dissolvendo cloro na gua e regulando o pH. Outra aplicao que vem ampliando sobremaneira os nveis de qualidade de vida das populaes que usufruem deste processo, a aplicao de cloro em estaes de tratamento de esgoto. Na produo de papel se emprega cloro no branqueamento da polpa, apesar de estar sendo substitudo pelo dixido de cloro, ClO2. Uma grande parte de cloro empregada na produo de cloreto de vinila, composto orgnico usado como matria-prima para a obteno de policloreto de vinila, conhecido como PVC. Tambm utilizado na sntese de numerosos compostos orgnicos e inorgnicos como, por exemplo, o tetracloreto de carbono (CCl4), o clorofrmio (CHCl3) e diferentes halogenetos metlicos. Tambm empregado como agente oxidante. Preparao de cloreto de hidrognio puro, que pode ser obtido por sntese direta: H2 + Cl2 2HCl

Histria

O cloro (do grego , que significa "amarelo verdoso" ) foi descoberto em 1774 pelo sueco Carl Wilhelm Scheele, acreditando que se tratava de um composto contendo oxignio. Obteve-o a partir da seguinte reao: MnO2 + 4HCl MnCl2 + Cl2 + 2H2O. Os processos anteriores s tcnicas de eletrlise se baseavam nesta reao ou na reao direta de HCl com o ar ou oxignio puro, produzindo gua e cloro. Com estas tcnicas comeava a produo de cloro para alvejamento de roupas e papel, por volta do sculo XIX. Em 1810 o qumico ingls Humphry Davy demonstrou que se tratava de um elemento qumico, e lhe deu o nome de cloro devido sua colorao amarelo-esverdeada. O cloro foi utilizado na Primeira Guerra Mundial. Foi a primeira vez que se utilizou uma substncia como arma qumica. Alguns cloretos metlicos so empregados como catalisadores como, por exemplo, FeCl2, FeCl3 e AlCl3. cido hipocloroso (HClO). Empregado na depurao de guas e alguns sais como agente alvejante. cido cloroso (HClO2). O sal de sdio correspondente (NaClO2), usado para produzir dixido de cloro (ClO2), usado como desinfetante. cido clrico (HClO3). O clorato de sdio (NaClO3), tambm pode ser usado para produzir dixido de cloro, empregado para o branqueamento do papel, assim como para a obteno de perclorato. cido perclrico (HClO4). um cido oxidante empregado na indstria de explosivos. O perclorato de sdio (NaClO4), usado como oxidante e na indstria txtil e papeleira. Compostos de cloro como os clorofluorocarbonetos (CFCs) contribuem para a destruio da camada de oznio. Alguns compostos orgnicos de cloro so empregados como pesticida, como, por exemplo, o hexaclorobenzeno (HCB), o para-diclorodifeniltricloroetano (DDT), o toxafeno e outros. Muitos compostos organoclorados criam problemas ambientais devido a sua toxidade como os pesticidas citados anteriormente, os difenilos policlorados (PCBs) e as dioxinas.

Abundncia e obteno
O cloro encontrado na natureza combinado com outros elementos, principalmente na forma de cloreto de sdio, NaCl , e tambm em outros minerais como a silvina, KCl, ou na carnalita, KMgCl36H2O. o halognio mais abundante na gua do mar com uma concentrao de aproximadamente 18000 ppm. Na crosta terrestre est presente em menor quantidade, uns 130 ppm. praticamente impossvel encontra-lo sem estar combinado com outros elementos, devido a sua alta reatividade. O cloro obtido principalmente ( mais de 95% da produo ) a partir da eletrlise do cloreto de sdio, NaCl, em soluo aquosa, denominado processo de cloro-lcali. So usados trs mtodos: Eletrlise com clula de amlgama de mercrio. Eletrlise com clula de diafragma Eletrlise com clula de membrana. Eletrlise com clula de amlgama de mercrio: Foi o primeiro mtodo utilizado para produzir cloro em escala industrial. Neste processo ocorrem perdas de mercrio gerando problemas ambientais. Nas duas ltimas dcadas do Sculo XX o processo foi melhorado, embora ainda ocorra a perda de 1,3 gramas de mercrio por tonelada de cloro produzida. Devido aos problemas ambientais este processo est sendo substitudo pela eletrlise de clula de membrana que, atualmente , responsvel pelo suprimento de menos de 20% da produo mundial de cloro. empregado um ctodo de mercrio e um nodo de titnio recoberto de platina ou xido de platina. O ctodo est depositado no fundo de uma clula de eletrlise e o nodo sobre este, a pouca distncia. A clula preenchida com cloreto de sdio e, com uma diferena de potencial adequada, se processa a eletrlise: 2Cl 2e Cl2 Hg + 2Na+ + 2e NaHg A seguir se procede a decomposio da amlgama formada para recuperar o mercrio. A base sobre a qual est a amlgama ligeiramente inclinada para escorrer a amlgama passando para uma torre onde , em presena da gua, ocorrem as seguintes reaes de oxidao e reduo: H2O + 1e 1/2H2 + OH NaHg 1e Na+ + Hg

Desta forma o mercrio reutilizado. Como subproduto forma-se soda caustica ( NaOH ) pela combinao da hidroxila ( OH ) e Na+ formado nos dois eletrodos: Na+ + OH NaOH Deste modo se consegue a soda caustica (NaOH) muito concentrada e um cloro muito puro, porm consome-se mais energia do que em outros processos e existe o problema da contaminao com o mercrio.

Compostos Sais Inorgnicos


Cloretos Cloretos so sais derivados do cido clordrico (HCl). Em sua maioria, so bem cristalizados e facilmente solveis em gua. Algumas excees so: Cloreto de chumbo (PbCl2) e cloreto paladioso (PdCl2) pouco solveis em gua. Cloreto mercuroso (HgCl), cuproso (CuCl), cloreto de prata (AgCl) e cloreto auroso (AuCl) so virtualmente insolveis. Em regra geral, os sais no se decompem pelo calor (os cloretos de ouro e platina so as nicas excees) e so relativamente estveis em presena de gua, embora alguns, sais como os cloretos de antimnio e bismuto e dos elementos conhecidos como semi-metais, possam fornecer oxicloretos com a gua. Por exemplo: BiCl2 + H2O BiOCl + 2 HCl O cloreto de prata decompe-se (como todos os sais de prata) por meio de fotlise (onde o agente a luz), por meio da seguinte reao: 2 AgCl 2 Ag + Cl2 , deixando um resduo de prata finamente dividido e, por causa disso, com uma colorao escura. Alguns cloretos metlicos so empregados como catalisadores como, por exemplo, o cloreto ferroso (FeCl2), cloreto frrico (FeCl3) e cloreto de alumnio (AlCl3). Pode-se reconhecer os cloretos em soluo pela formao de um precipitado branco de cloreto de prata, ao se adicionar gotas de soluo de nitrato de prata (AgNO3) acidificada com cido ntrico (HNO3). A adio de hidrxido de amnio (NH4OH) faz o precipitado se dissolver, pela formao do complexo diamin-prata [Ag(NH3)2]+. Quando expostos luz, o composto sofre fotlise (como mencionado antes) e a soluo passa a ter uma colorao violeta.

Precaues
O cloro provoca irritao no sistema respiratrio, especialmente em crianas. No estado gasoso irrita as mucosas e no estado lquido queima a pele. Pode ser detectado no ar pelo seu odor a partir de 3,5 ppm, sendo mortal a partir de 1.000 ppm. Foi usado como arma qumica a partir da Primeira Guerra Mundial. Uma exposio aguda a altas concentraes de cloro (porm no letais) pode provocar edema pulmonar, ou lquido nos pulmes. Uma exposio crnica abaixo do nvel letal debilita os pulmes aumentando a susceptibilidade a outras enfermidades pulmonares. Em muitos paises fixado o limite de exposio no trabalho em 0,5 ppm (mdia de 6 horas dirias, 40 horas semanais).

Flor
O flor um elemento qumico, smbolo F, de nmero atmico 9 ( 9 prtons e 9 eltrons ) de massa atmica 19 u, situado no grupo dos halognios ( grupo 17 ou 7A ) da tabela peridica dos elementos. Em sua forma biatmica (F2) um gs de colorao amarelo-plido. o mais eletronegativo e reativo de todos os elementos. Em sua forma ionizada (F) extremamente perigoso, podendo ocasionar graves queimaduras qumicas se em contato com a pele.

Geral Densidade, dureza 1,696 kg/m3 (273 K), (ND) Levemente amarelo-esverdeado Cor e aparncia

Propriedades fsicas Estado da matria gasoso (no-magntico)

Histria

O flor (do latim fluere = "fluir") formando parte do Ponto de fuso 53,53 K mineral fluorita, CaF2, foi descrito em 1529 por Georgius Ponto de ebulio 85,03 K Agricola por seu uso como fundente, empregado para reduzir Volume molar 11,20 10-6 m3/mol os pontos de fuso de metais ou minerais. Em 1670 Schwandhard observou que era possvel gravar o vidro quando exposto a fluorita que havia sido tratada com cido. Posteriormente, Carl Wilhelm Scheele , Humphry Davy , Gay-Lussac , Antoine Lavoisier e Louis Thenard, realizaram experimentos com o cido fluordrico. Alguns destes experimentos acabaram em tragdia. O fluor foi descoberto em 1771 por Carl Wilhelm Scheele; entretanto, devido sua elevada reatividade, no se conseguiu isol-lo porque, quando separado de algum composto, imediatamente reagia com outras substncias. Finalmente, em 1886, foi isolado pelo qumico francs Henri Moissan. A primeira produo comercial do flor foi para a bomba atmica do Projeto Manhattan, para a obteno do hexafluoreto de urnio, UF6, usado para a separao de istopos de urnio.

Abundncia e obteno
O flor o halognio mais abundante da crosta terrestre, com uma concentrao de 950 ppm. Na gua do mar se encontra numa proporo de aproximadamente 1,3 ppm. Os minerais mais importantes no qual est presente so a fluorita, CaF2, a fluorapatita, Ca5(PO4)3F e a criolita, Na3AlF6. O flor obtido pela eletrlise de uma mistura de HF e KF. No processo ocorre a oxidao dos fluoretos, no anodo: 2F- - 2e- F2 No catodo se descarrega o hidrognio, sendo necessrio evitar que os dois gases obtidos entrem em contato para que no haja o risco de exploso.

Compostos
Utilizam-se numerosos compostos orgnicos nos quais foram sustitudos formalmente tomos de hidrognio por tomos de flor. Existem distintas formas de obt-los, uma das mais importantes atravs de reaes de substituio de outros halognios: CHCl3 + 2HF CHClF2 + 2HCl o Os CFCs foram empregados numa ampla variedade de aplicaes, por exemplo, como refrigerantes, propelentes, agentes espumantes, isolantes, etc., porm, como contribuiam para a destruio da camada de oznio foram sendo substitudos por outros compostos qumicos, como os HCFs. Os HCFCs tambm so empregados como substitutos dos CFCs, porm tambm destroem a camada de oznio a longo prazo. o O politetrafluoroetileno (PTFE) um polmero denominado teflon, de grande resistncia qumica e baixo coeficiente de atrito.

Papel biolgico

O flor est presente em mamferos na forma de fluoretos. E Embora sua essencialidade no tenha sido comprovada inequivocamente(WHO,2002-Guidelines Para Qualidade da gua),Trata-se de uma substncia tima, que deve ser utilizada com sabedoria, por ser muito reativa e txica, para que todos possam gozar de seus benefcios e fazer jus ao ditado "S a dose faz o veneno.". preciso lembrar que na dose certa, nem arsnico venenoso, existindo aplicaes medicinais tambm para ele. A intoxicao por Flor conhecida como Fluorose, e se manifesta com um aspecto quebradio e cromaticamente disforme dos dentes,(mosqueamento).Geralmente acontece quando do consumo de grandes quantidades de guas naturalmente fluoretadas, por parte de crianas, e em alimentos processados com estas guas, importante que com a fluoretao seja feito o combate a desnutrio, para que bem suplementada de clcio e iodo a criana no sofra de m mineralizao com cristais defeituosos de Fluorita (CaF2) e problemas da tireide. importante tambm que a substncia usada tenha boa procedncia e como fim sade pblica. A lista dos efeitos pode ser resumida assim, para o consumo de compostos do flor. 1,5mg/dia a 2,5mg/dia - Reduo da crie em at 70% com 20%-40% de fluorose muito leve e leve, em crianas de at 7 anos, sem nenhum efeito txico considervel. Sequer os pais conseguiro ver qualquer alterao no esmalte dentrio. Essa quantidade corresponde ao consumo de gua a nveis timos de flor. 6,0mg/dia - Anulao de boa parte do efeito benfico, com presena de problemas sseos e neurolgicos em algumas crianas mal-nutridas e fluorose leve, moderada e severa com srio comprometimento da esttica. Muita gente resiste bem a essa poro. 10,0mg/dia a 20mg/dia- Quantidade txica. Algumas pessoas podero ter problemas gstricos leves devido a formao do HF no estmago. Essa poro pode levar a molstias sseas como fluorose esqueltica, artrite e fraturas de stress, associadas a distrbios de aprendizagem em infantes. Corresponde a problemas reportados pelo UNICEF em comunidades indianas e chinesas. Est ligada a problemas relatados por pessoas vivendo prximo a fbricas de cermica e fertilizantes e consumidores de guas insalubres no Nordeste brasileiro. A gua com mais de 1,5ppm deve ser tratada com adsoro, floculao, destilao ou osmose reversa. 200mg - J foi relatado, nessa dosagem, morte por intoxicao de crianas mais sensveis. Causa grande mal-estar gstrico devido a formao do cido hidroflurico(HF) no estmago e conseqente ferida na mucosa gstrica. 500mg-2g - Com 500mg, em um consumo nico, causa parada cardaca e morte em crianas e com doses a partir de 2g, de fluoreto de sdio, pode matar um adulto. Lavagem gstrica e consumo de gua de cal(Ca(OH)2), hidrxido de magnsio, ou leite podem diminuir a absoro da substncia por parte do organismo. fundamental que o paciente seja levado a um hospital para tratamento. A fluoretao foi considerada uma das melhores polticas de sade pblica pelo CDC nos EUA,(ainda que sob muitas crticas de cientistas contrrios). Entretanto, se no houver um programa de combate a desnutrio, como h naquele pas, o flor pode no beneficiar as crianas com deficincia de clcio,protenas e antioxidantes. fundamental que expandindo-se tal pratica, nutra-se as crianas carentes, para termos um efeito totalmente benfico e com grande sucesso.

Precaues
O flor e o HF devem ser manuseados com grande cuidado, devendo-se evitar totalmente qualquer contato com a pele ou com os olhos. Tanto o flor como os ons fluoretos so altamente txicos. O flor apresenta um odor acre caracterstico, sendo detectvel em concentraes to baixas como 0,02 ppm, abaixo dos limites de exposio recomendados.

Geral

Bromo
O bromo ( do grego brmos, ftido ) um elemento qumico de smbolo Br , nmero atmico 35 (35 prtons e 35 eltrons) e com massa atmica igual a 80 u.m.a. temperatura ambiente, o bromo encontra-se no estado lquido. vermelho, voltil e denso. Sua reatividade intermediria entre a do cloro e a do iodo. No estado lquido perigoso para o tecido humano e seus vapores irritam os olhos e a garganta. um no metal do grupo dos halognios ( 17 ou 7A ) da Classificao Peridica dos Elementos. Foi descoberto em 1826 por Antoine Balard.

Nome, smbolo, nmero Classe, Srie qumica Grupo, Perodo, Bloco Densidade, Dureza

Bromo, Br, 35 No-metal, representativo (Halognio) 17 (VIIA), 4 , p 3119 kg/m3 (300 K), NA Marrom-avermelhado

Cor

Estado da matria Slido (No-magntico) O bromo o nico elemento no metlico que se 265,8 K (19 F) encontra no estado lquido a temperatura ambiente. E, Ponto de fuso alm disso, um dos dois elementos da tabela peridica Ponto de ebulio 332 K (138 F) que se encontra em estado lquido temperatura Volume molar 19,78 10-6 m3/mol ambiente, o outro o mercrio. O lquido avermelhado, instvel, denso e voltil. Evapora facilmente a temperaturas e presses padres formando um vapor avermelhado (colorao parecida com a do dixido de nitrognio) que apresenta um forte e desagradvel odor. Este halognio se parece quimicamente ao cloro, porm menos reativo (entretanto mais que o iodo). O bromo no muito solvel em gua e dissolve-se melhor em solventes no polares como o dissulfeto de carbono, CS2, ou o tetracloreto de carbono, CCl4. Reage facilmente com muitos elementos e tem um forte efeito branqueador. O bromo altamente reativo e um forte agente oxidante em presena de gua. Reage vigorosamente com aminas, alcenos e fenis, assim como com hidrocarbonetos aromticos e hidrocarbonetos alifticos, cetonas e cidos carboxlicos (estes so bromados por adio ou por substituio). Com muito dos metais e outros elementos, o bromo anidro menos reativo que o mido, entretanto, o bromo seco reage vigorosamente com o alumnio, mercrio, titnio, metais alcalinos e alcalino-terrosos.

Caractersticas principais

Propriedades fsicas

Aplicaes
O bromo molecular empregado na fabricao de uma ampla variedade de compostos de bromo, usados na indstria e na agricultura. Tradicionalmente, a maior aplicao do bromo tem sido para a produo de 1,2dibromoetano, que usado como aditivo nas gasolinas que tem como antidetonante o tetraetil de chumbo. O bromo empregado na fabricao de produtos de pulverizao, agentes no inflamveis, produtos para a purificao de guas, corantes, brometos empregados em fotografia (brometo de prata, AgBr ), desinfetantes, inseticidas e outros. Tambm para a obteno de brometo de hidrognio: Br2 + H2 2HBr

Histria
O bromo ( do grego bromos, que significa "fedor") foi descoberto em 1826 por Antoine Balard, porm no foi produzido em quantidades importantes at 1860.

Abundncia e obteno

A maior parte do bromo encontrado no mar na forma de brometo, Br-, numa concentrao de aproximadamente 65 g/g. O bromo molecular, Br2 se obtm a partir das salmouras, mediante a oxidao do brometo com cloro: 2Br- + Cl2 Br2 + 2ClAps obtido necessrio utilizar a destilao para separ-lo do Cl2. Mundialmente so produzidos aproximadamente 500 milhes de Kg por ano ( 2001 ). Os Estados Unidos e Israel so os principais produtores.

Compostos
O bromo pode apresentar diferentes estados de oxidao. Os mais comuns so +1, -1, +3 e +5. O estado de oxidao +1 pouco estvel em soluo aquosa originando ons com estados de oxidao -1 e +5. Por exemplo, o ion hipobromito, BrO-. O estado de oxidao +3 pouco estvel em soluo aquosa originando ons com estados de oxidao +1 e +5. Por exemplo, o ion bromito, BrO2-, ou o cido bromoso, HBrO2. O estado de oxidao +5 termodinamicamente estvel em soluo aquosa. Por exemplo, o on bromato, BrO3-. O on perbromato, BrO4-, com um estado de oxidao +7, se reduz com relativa facilidade e preparado por oxidao a partir de estados de oxidao inferiores. O bromo tambm forma compostos com outros halognios ( interhalgenos ). Por exemplo, BrF5, BrF3, IBr, e outros. Existem muitos compostos nos quais o bromo apresenta estado de oxidao -1, chamados de brometos. Se pode obter facilmente compostos orgnicos bromados, mediante a bromao com bromo molecular em presena de luz ou empregando N-bromosuccinimida, por reaes de adio ou substituio. O composto orgnico brometo de metila, CH3Br, empregado como praguicida, porm afeta a camada de oznio. Se tem determinado que os tomos de bromo so mais eficazes que os de cloro nos mecanismos de destruio da camada de oznio, entretanto os tomos de bromo existem em menor quantidade. O brometo de hidrognio, HBr, obtido a partir da reao direta do bromo com o hidrognio molecular ou como subproduto de processos de bromao de compostos orgnicos. A partir deste, pode-se obter diversos brometos, por exemplo: HBr + NaOH NaBr + H2O O bromo em soluo aquosa pode desproporcionar, ou seja, formar ons de bromo com diferentes estados de oxidao: Br2 + OH- Br- + BrO- + H2O Porm a reao no transcorre em meio cido. Pode-se tambm obter por oxidao o on Br2+.

Papel biolgico
O bromo encontrado em nveis de trao em humanos. considerado um elemento qumico essencial, entretanto ainda no se conhece exatamente as funes que realiza. Alguns de seus compostos se tem empregado no tratamento contra a epilepsia e como sedantes.

Precaues
O bromo altamente txico e em pequenas quantidades ( 10 ppm ), tanto por va drmica como inalado, pode causar problemas imediatos de sade ou morte. muito irritante tanto para os olhos como para a garganta; em contato com a pele ocasiona inflamaes dolorosas. Seu manuseio imprprio pode supor um srio risco a sade, requerendo mxima precauo de segurana quando do seu manejo.

No-metal, representativo O iodo (do grego iods, cor violeta) um elemento Classe , srie qumica ( Halognio ) qumico de smbolo I , de nmero atmico 53 (53 prtons e 53 eltrons) e de massa atmica 126,9 uma. Grupo, periodo, bloco 17 ( VIIA ), 5 , p temperatura ambiente, o iodo encontra-se no estado Densidade 4940 kg/m3 slido. um no metal, do grupo dos halognios (17 ou negro 7A) da Classificao Peridica dos Elementos. o menos reativo e o menos eletronegativo de todos os elementos Cor , Aparncia do seu grupo. um oligoelemento, empregado principalmente na medicina, fotografia e como corante. Foi descoberto na Frana pelo qumico Bernard Courtois em 1811 a partir Propriedades fsicas de algas marinhas. Estado da matria Slido (no magntico)

Iodo

Nome, smbolo, nmero Iodo, I, 53

Caractersticas principais

Ponto de fuso

386,85 K

O iodo um slido negro e lustroso, com leve Ponto de ebulio 457,4 K brilho metlico, que sublima em condies normais formando um gs de colorao violeta e odor irritante. Igual aos demais halognios forma um grande nmero de compostos com outros elementos, porm o menos reativo do grupo, e apresenta certas caractersticas metlicas. A falta de iodo causa retardamento nas proclatinas. pouco solvel em gua, porm dissolve-se facilmente em clorofrmio, CHCl3, em tetracloreto de carbono, CCl4, ou em disulfeto de carbono, CS2, produzindo solues de colorao violeta. Em dissoluo, na presena de amido d uma colorao azul. Sua solubilidade em gua aumenta se adicionarmos iodeto devido a formao do triodeto, I3-. Pode apresentar vrios estados de oxidao: -1, +1, +3, +5, +7.

Aplicaes
O iodeto de potssio, KI, adicionado ao sal comum, NaCl (mistura denominada de sal iodado), para prevenir o surgimento do bcio endmico, doena causada pelo dficit de iodo na dieta alimentar. A tintura de iodo uma soluo de iodo e KI em lcool, em gua ou numa mistura de ambos (por exemplo, 2 gramas de iodo e 2,4 gramas de KI em 100 mL de etanol), que tem propriedades anti-spticas. empregada como desinfetante da pele ou para a limpeza de ferimentos. Tambm pode ser usada para a desinfectar a gua. Os compostos de iodo so importantes no campo da qumica orgnica e so muito teis na medicina; iodetos, assim como a tiroxina, que contm iodo, so utilizados em medicina interna. O iodeto de potssio, KI, empregado em fotografia. Se utiliza iodo em lmpadas de filamento de tungstnio (wolfrmio) para aumentar a sua vida til. O triodeto de nitrognio, NI3, um explosivo de impacto, demasiadamente instvel para a comercializao, porm pode-se facilmente prepar-lo de forma caseira. Os istopos radioativos I-123 e I-131 so utilizados em medicina nuclear, para estudar a Glndula Tiride. O I-131 usado tambm na terapia de alguns tipos de cancro da Tiride, graas ao seu decaimento com produo de partcula beta.

Papel biolgico

O iodo um elemento qumico essencial. A glndula tireide fabrica os hormnios tiroxina e triodotironina, que contm iodo. O dficit de iodo conduz ao Hipotiroidismo de que resultam o bcio e mixedema. A ocorrncia de deficit de iodo na infncia pode originar o cretinismo, ocasionando um retardo mental e fsico. O excesso de produo de hormnios na tireide conduz ao Hipertiroidismo.

Histria
O iodo (do grego iodes, que significa "violeta") foi descoberto na Frana pelo qumico Bernard Courtois em 1811 a partir de algas marinhas, no continuando com suas investigaes por falta de dinheiro. Posteriormente, o qumico ingls Humphry Davy e o qumico francs Gay-Lussac estudaram em separado a substncia e terminaram identificando-a definitivamente como um novo elemento. Ambos deram o crdito do descobrimento a Courtois.

Abundncia e obteno
O iodo o halognio menos abundante, apresentando-se na crosta terrestre com uma concentrao de 0,14 ppm, estando na gua do mar numa abundncia de 0,052 ppm. O iodo pode ser obtido a partir dos iodetos, I-, presentes na gua do mar e nas algas. Tambm pode ser obtido a partir dos iodatos, IO3- existente nos nitratos de Chile, separando-os previamente destes. No caso de partir-se dos iodatos, uma parte destes se reduzem a iodetos, e os iodetos obtidos se fazem reagir com o restante dos iodatos, produzindo o iodo: IO3- + 5I- + 6H+ 3I2 + 3H2O Quando se parte dos iodetos, estes se oxidam com cloro, e o iodo obtido separado mediante filtrao. Pode-se purificar o iodo reduzindo-o e reoxidando-o com cloro. 2I- + Cl2 I2 + 2ClO iodo pode ser preparado na forma ultrapura reagindo o iodeto de potssio, KI, com sulfato de cobre, CuSO4.

Compostos
O iodo, I2 numa soluo de iodeto, I-, forma poliiodetos como o triodeto, I3-, ou o pentaiodeto, I5-. Tambm forma compostos com outros haletos como, por exemplo, o IF8-. Em soluo aquosa pode apresentar diferentes estados de oxidao. Os mais representativos so o -1, nos iodetos, o +5 nos iodatos, e o +7, nos periodatos (oxidantes fortes). O iodeto de hidrognio, HI, pode ser obtido por sntese direta do iodo com o hidrognio. O iodato, IO3- pode-se obter a partir de iodo com um oxidante forte. Alguns iodetos de metais podem ser obtidos por sntese direta. Por exemplo: Fe + I2 FeI2 e, a partir deste pode-se obter outros por substituio.

Precaues
necessrio ser cuidadoso quando se maneja o iodo, pois em contato direto com a pele pode causar leses. O vapor de iodo muito irritante para os olhos e as mucosas.

Halognios
Junior Nascimento Rafael Filadlfia Thiago Valesca Silva 06I047 Prof Paulo Ribeiro

Potrebbero piacerti anche