Sei sulla pagina 1di 3

RIQUEZAS MINERAIS

REGIO CENTRO-OESTE
As riquezas minerais do Centro-Oeste so ainda mal conhecidas, mas mesmo assim a regio se projeta como possuidora de excelentes reservas de ferro, mangans, nquel, cristal de rocha, ouro e diamante. O ferro e o mangans so encontrados em um grande bloco derochas cristalinas, o Macio do Urucum, que aflora em plena horizontalidade da Plancie do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. Embora abundantes, essas reservas so de baixa qualidade. Destinam-se ao abastecimento da usina siderrgica Sobrs, em Corumb, e o excedente exportado para os Estados Unidos, Argentina e Uruguai. O cristal de rocha aparece em Gois e tambm destinado Sobrs e exportao, principalmente para o Japo. Em Gois encontrado ainda o nquel, enquanto o ouro e o diamante so extrados, atravs do garimpo, principalmente em Mato Grosso.

Ouro

REGIO SUDESTE
Os interesses da industrializao e da exportao associados ao desenvolvimento da tecnologia de pesquisa do subsolo propiciaram a descoberta de diversos tipos de minerais, que constituem importantes matrias-primas para a indstria. Um desses minerais o ferro. A jazida de ferro mais importante do pas est situada numa rea ao sul de Belo Horizonte, conhecida como Quadriltero Ferrfero, constituda pelas cidades de Belo Horizonte, Mariana, Santa Brbara e Congonhas. A explorao do minrio de ferro realizada pela Cia. Vale do Rio Doce. Juntamente com o ferro, um dos principais produtos brasileiros de exportao, tambm foram descobertas no Quadriltero Ferrfero jazidas de ouro, de mangans e (um dos ingredientes necessrios para a fabricao do ao) e da bauxita (matria-prima para a fabricao do alumnio). As jazidas de calcrio, material usado na fabricao de cimento, esto espalhadas pelos estados de So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Neste ltimo estado encontra-se outro recurso mineral do Sudeste, o petrleo. O petrleo uma importantssima fonte de energia, que, juntamente com a energia proveniente das usinas hidreltricas, fornece condies para o crescimento industrial da regio Sudeste. No estado do Rio de Janeiro, maior produtor nacional, ele encontrado na regio da plataforma continental (bacia de Campos). No estado do Esprito Santo, ele extrado tanto na regio da plataforma continental quanto no continente, nas proximidades de So Mateus .

REGIO SUL
Destacam-se o carvo mineral, na regio de Cricima, o caulim, matria-prima que abastece fbricas de azulejos e louas em Santa Catarina e no Paran e cuja extrao na regio de Campo Alegre chega a 15 mil toneladas mensais, a argila e o petrleo, explorado na plataforma continental.

Potrebbero piacerti anche