Sei sulla pagina 1di 6

Funes do Vereador

Posted on September 12, 2011 by admin

Bertold Brecht, fala em um de seus poemas mais famosos que o pior tipo de analfabeto o analfabeto poltico. Esse, segundo o poeta alemo, aquele cidado que se orgulha de no gostar de nada que esteja relacionado poltica e responsvel pelas principais mazelas dos lugares onde vivem. Apesar de as palavras serem fortes, a inteno delas de estimular a todos os habitantes a conhecerem mais sobre o que envolve a vida poltica de suas cidades, estados e pases. Dessa forma, para no ser considerado um analfabeto poltico, saibam quais so as funes de um vereador brasileiro.

As Funes do Vereador so importantes na estrutura organizacional das cidades brasileiras


Apesar de parecer que possuem um cargo de menor expresso e que no detm muitos poderes, o vereadores so peas muito importantes nas estruturas de todas as cidades brasileiras. Muitas vezes, a atuao deles, de forma correta, impacta mais na vida das populaes do que as dos senadores, por exemplo. Basta ver que muito do que vivenciamos cotidianamente est sob os cuidados das Cmaras Municipais, como a coleta de lixo, os preos das passagens municipais, a fiscalizao de bares e restaurantes, entre outras necessidades bsicas de cada cidado. Isso, porque cabe a cada vereador criar leis que beneficiem a populao, fiscalizar as aes e as contas apresentadas pelas administraes municipais. Dessa forma, quem ocupa esses cargos pblicos responsvel por fazer valer os interesses da populao. Por isso, a participao desses representantes do povo deve ser ativa dentro das reas mais carentes dos distritos municipais. E no servirem como meros despachantes, que s so acionados para resolver problemas individuais, favorecendo apenas os afilhados polticos deles.

Proximidade da populao
Alm disso, se formos avaliar como cada um dos cargos legislativos composto, veremos que os vereadores, geralmente, so eleitos por serem identificados com regies de uma cidade. Dessa forma, muito mais simples de acionar essas pessoas pblicas do que aos deputados e senadores, por exemplo, j que esses cobrem um espao maior de pessoas. Assim, fica mais simples de entendermos a grande importncia que os vereadores possuem dentro do cenrio poltico municipal, j que muitas necessidades cotidianas podem ser resolvidas por eles e no pelos polticos dos poderes Legislativos estaduais e nacionais. Ento, nas eleies de 2012 para vereadores, saiba muito bem quem ser o seu representante. Ainda mas, porque, durante 4 anos, eles sero as pessoas que podero interferir nas aes do prefeito da sua cidade. Alm disso, podem criar

leis que melhorem a sua vida e a das pessoas que moram na sua rua, seu bairro e sua cidade.

Salrio do Vereador: quanto ganha um vereador?


O salrio do vereador determinado pelo do deputado estadual. Em cidades com at 10 mil habitantes, 20 % do integrante das cadeiras das Assemblias Estaduais. Nas de 10.001 a 50 mil habitantes, pode chegar a 30% do que os deputados ganham. De 50.001 a 100 mil, possui como teto salarial 40% do que os membros do legislativo estadual recebem. Em cidades com populao entre 100.001 a 300 mil pessoas, pode chegar a 50% do que os deputados estaduais tm como fria mensal. E nos que possuem populao com mais de 500 mil habitantes, o salrio pode chegar a 70% dos membros do legislativo estadual.

Verbas adicionais e auxlios


Alm disso, os vereadores recebem uma verba adicional para poderem pagar os salrios de seus assessores, assim como verba indenizatria, auxlio palet, auxlio alimentao, auxlio gasolina, uma cota mensal de selos e outras despesas que o gabinete possa ter. Como devem morar na cidade em que possuem o mandato, os ocupantes das Cmaras municipais no recebem auxlio moradia.

Clculo dos benefcios


Estes benefcios, tambm, so calculados conforme uma porcentagem salarial. Em cidades at 100 mil habitantes, no podem ultrapassar 8% dos subsdios dos deputados estaduais. Nos com populao entre 100.001 e 300 mil, no pode passar o teto de 7% dos ocupantes das cadeiras das Assemblias Estaduais. Assim como nos que variam entre 300.001 e 500 mil, o limite 6% e, nos acima de 500 mil, no pode ser maior do que 5% do que os deputados estaduais recebem de benefcios. Cada aumento de salrio ou de benefcio deve seguir a Constituio federal e precisa ser votado em sesses ordinrias. Entretanto, h uma grande diferena entre os salrios dos vereadores das grandes cidades e dos das menores. Assim, os ocupantes da Cmara Municipal de So Paulo, por exemplo, recebem muito mais do que os ocupantes de outras capitais, devido s diferenas no custo de vida e todos os fatores que so elevados em conta quando se calcula o que cada deputado estadual paulista ir receber mensalmente. Tendo em vista isso, a forma percentual a mais adequada, pois se torna mais justa e adequada aos custos que existem em cada municpio brasileiro.

Dicas para quem quer se candidatar a vereador


Quem deseja se candidatar ao pleito do legislativo municipal deve saber que a tarefa bastante rdua, mas se bem feita, torna-se muito recompensadora. Dessa forma, veja dicas para quem quer se candidatar a vereador: 1. Registrar a candidatura a vereador: A primeira preocupao que uma pessoa que quer se candidatar a vereador deve ter saber se o seu partido ir indic-la para concorrer ao pleito do legislativo municipal, o que s poder ocorrer se sua situao estiver regularizada com a justia eleitoral. Aps isso, existem outros trmites legais, como ter o pleno exerccio dos direitos polticos, o alistamento eleitoral e a idade mnima de dezoito anos. Alm de comprovar residncia para se caso houver uma notificao a receber, abrir uma conta bancria para que possam ser feitas doaes de campanha, entre outras exigncias. 2. Ter vocao para a vida pblica: Ningum se torna vereador, por acaso. Deve haver um motivo para se querer ingressar na carreira poltica. Entre as vrias aspiraes, a mais correta pensar em contribuir de alguma forma para melhorar as vidas dos mais necessitados. Para isso, deve-se gostar das pessoas e no do cargo, em si. Quem quer ser vereador apenas pelo poder que ele lhe dar, no serve para a carreira pblica. 3. Ter uma atuao destacada e reconhecida pela populao de um bairro ou de uma comunidade: Os meses de campanha sero muito rpidos e no daro tempo suficiente para que os eleitores conheam um candidato ou o que ele pretende fazer em seu mandato legislativo. Assim, importante que o postulante a vereador deva j ter uma atuao destacada. Dessa forma, quem conhece suas qualidades e suas realizaes poder assegurar para os outros que aquela pessoa est falando a verdade e merece receber o voto da populao. 4. Amor sua cidade: O vereador, alm de ser honesto, ser competente e ter vocao para ingressar na vida pblica, deve amar a cidade onde quer fazer parte da Cmara Municipal. Assim, suas aes tero mais sentido e sua atuao ser mais apaixonada e engajada ainda. Independente de interesses polticos, quem deve importar na hora de se votar qualquer lei, de se levantar qualquer bandeira por alguma causa, sempre o municpio e a populao dele. Eles so a nica razo de se eleger vereadores e quem dever importar em cada dia do mandato dos ocupantes das cadeiras do legislativo municipal.

Como Se Candidatar a Vereador: Aprenda Agora!


Preste ateno para saber como se candidatar a vereador da sua cidade. Alm da vontade de ajudar o seu municpio e a populao dele, so necessrios alguns trmites burocrticos.

Pr-requisitos

Para poder se candidatar a vereador preciso ser elegvel conforme manda o art. 14, 3, I a VI, c e d da CF/88. Alm disso, necessrio comprovar que possui domiclio eleitoral no local onde se quer ser disputar as eleies e estar filiado a algum partido poltico.

Registrando sua candidatura a vereador


Sendo satisfeitos esse pr-requisitos, os interessados em concorrer ao pleito legislativo municipal devem ter seus nomes indicados nas convenes partidrias. Como h muitas coligaes, so nessas ocasies que so divulgados os nmeros de candidatos que cada sigla ter. Aps isso, cada um dos postulantes ao cargo de vereador deve preencher um documento que contm itens, como:

Autorizao do candidato, Endereo para que se possam encaminhar notificaes, Ttulo de eleitor, nome completo, Data de nascimento, Unidade da Federao e municpio de nascimento, Nacionalidade, Sexo, Estado civil, Nmero da carteira de identidade com rgo expedidor e unidade da federao, CPF Telefone

Alm disso, outras informaes, como partido poltico, cargo pleiteado, nmero do candidato, nome para constar na urna eletrnica, qual o cargo eletivo ocupa e a quais eleies j concorreu, tambm, devero ser informado pelo postulante ao cargo. Ainda necessrio que se entregue uma declarao de bens atualizada, certido de antecedentes criminais, uma foto frontal 57, comprovante de escolaridade. Aps os partidos polticos encaminharem aos tribunais eleitorais as solicitaes dos registros de seus afiliados que iro disputar as eleies, em caso de deferimento pela justia, ser dado a cada candidato um CNPJ, para que possa abrir contas bancrias a fim de receber contribuies para a campanha e incluir recursos prprios para esses fins. Cabe lembrar que em municpios com menos de 20 mil eleitores, ou onde no haja agncia bancria, facultada a abertura de conta bancria. Aps isso, pode-se iniciar a campanha eleitoral para vereador.

O Vereador: saiba como surgiu esta carreira

Figuras fundamentais nos Poderes Legislativos municipais, os vereadores possuem uma grande responsabilidade nos rumos dos municpios em foram eleitos. Entretanto, para entendermos quem so essas autoridades, precisamos antes saber como eles surgiram. Na Lngua Portuguesa, o verbo verear significa administrar. Porm, h tambm autores que atribuem a esse verbo o significado de verificar. Assim, podemos dizer que, baseado na raiz etimolgica da palavra, esses legisladores devem administrar e verificar todos os assuntos que esto relacionados aos municpios em que foram escolhidos nos pleitos municipais.

O Vereador na poca do Brasil Colonial


Imaginemos o Brasil da poca Colonial, quando os primeiros vereadores surgiram. Naquele tempo, no ramos um pas, nem existiam os Estados atuais. Tudo era muito inspito e quem vinha de Portugal para c, sabia que teria muito trabalho para organizar a vida nas vilas e cidades. Assim, a estrutura de poderes foi importada da Metrpole, na qual havia um Conselho de Homens Bons que escolhia os procuradores, juzes, oficiais e vereadores de cada municpio. Apenas, esses poucos portugueses tinham o direito de votar a favor de quem queriam naqueles cargos. No entanto, continuemos a imaginar como era o Brasil daquela poca. Ento, as terras do nosso pas eram ainda muito pouco conhecidas e as cidades eram em um nmero bastante reduzido. Logo, eram elas que reuniam quase toda a populao que havia naquela poca. Assim, com o passar do tempo, o sentimento nativista foi germinando dentro daqueles Homens Bons, que desejavam muito mais para os municpios em que moravam, o que se refletia em quem era eleito para os cargos administrativos. Por isso, se alguma ordem vinda de Portugal tivesse algum carter abusivo, feria o orgulho daqueles portugueses que estavam alocados nas terras que eram dominadas pelos reis lusitanos. Dessa forma, naturalmente, as terras do alm-mar, que lhes conferiam um poder que no teriam na nao europia onde nasceram, eram mais do que locais para se passar um tempo. Elas eram tudo o que aqueles homens tinham. Bem, natural que aquelas pessoas que haviam sido relegadas a um local, em quase sua totalidade, ainda, inspito, sem o mesmo prestgio em Portugal, e que eram poderosas aqui, lutarem com unhas e dentes para que o status quo fosse mantido. Ento, veremos, nas figuras desses Homens Bons, os principais atores das revoltas nativistas e os responsveis pelos sentimentos de brasilidade.

O crescimento trouxe mudanas


Com o passar do tempo, o Brasil foi crescendo em territrio e muitos outros europeus vieram para o maior pas sul-americano. Com isso, ideais libertrios e democrticos foram sendo postos em prtica. Dessa forma, no era justo que, apenas, os portugueses decidissem os rumos municipais. Assim, abriu-se espao para que os brasileiros ricos, tambm, pudessem escolher quem administraria as cidades e vilas. Juntamente com isso, outras cidades foram nascendo e rivalizando com as j existentes. Dessa forma, foi-se criando uma identidade dos habitantes

com os municpios e a vontade de lutarem para que eles crescessem e se desenvolvessem. Com a vinda da Famlia Real Portuguesa e a Independncia do Brasil, as mudanas polticas foram sendo urgentes. No ramos mais Colnia e as vozes da populao foram sendo escutadas aos poucos. At que, depois da Proclamao da Repblica, o povo foi conseguindo, a cada nova Constituio Federal, maior participao nos pleitos para cargos pblicos. Dessa forma, chegamos aos dias de hoje, em que os vereadores, possuem uma grande responsabilidade nos destinos das cidades. Por isso, a grande importncia que a eleio para o preenchimento das cadeiras das Cmaras Municipais possui.

Potrebbero piacerti anche