Sei sulla pagina 1di 13

SINTAXE

PERODO COMPOSTO POR SUBORDINAO o perodo que apresenta oraes introduzidas pelos conectivos subordinativos: conjunes integrantes, conjunes subordinativas adverbiais e pronomes relativos.

Considere o seguinte exemplo:


or. 1 or. 2 Ele confessou que no pensou nisto. Neste caso, o perodo composto, pois consta de duas oraes: a orao 2 est encaixada na funcionando como objeto direto confessar. orao 1, do verbo

dizemos que a orao 1 a principal e que a 2 subordinada. ORAO PRINCIPAL aquela na qual se encaixa a subordinada. No exerce funo sinttica. Tem um dos seus termos em forma de orao e no vem introduzida por conectivo. NINGUM LAMENTOU que voc renunciasse.
-Or. principal

ORAO SUBORDINADA aquela que se encaixa em outra orao, desempenhando alguma funo sinttica em relao a esta. Vem introduzida por conectivo, funcionando como sujeito, complemento ou adjunto da orao principal. ORAES SUBORDINADAS 1. SUBSTANTIVAS aquelas que desempenham funo sinttica prpria de substantivo. 2. ADJETIVAS aquelas que desempenham funo sinttica prpria de adjetivo. 3. ADVERBIAIS aquelas que desempenham funo sinttica prpria de advrbio. ORAES SUBORDINADAS SUBSTANTIVAS As oraes substantivas, por assim as so denominadas, funes sintticas de objeto

justamente

exercerem

exercidas normalmente pelos substantivos, ou seja, funo de sujeito, e agente da passiva. de objeto direto, indireto, de predicativo, de complemento nominal

MACETES

1. So introduzidas normalmente pela CONJUNO INTEGRANTE QUE / SE 2. Podem ser substitudas pela palavra ISSO necessrio que pensem ISSO CLASSIFICAO CLASSIFIC CONCEITO AO 1. OBSERVAES EXEMPLO necessrio que pensem.
Sabe-se que Manaus linda

exerce a - O verbo da OP SUBJETIVA funo de su- est sempre na jeito da 3." pess. sing. orao - No h suj. principal. dentro dos limites da OP.

Parece que vai chover

2. exerce OBJETIVA funo de DIRETA objeto direto da orao principal.

- liga-se ao verbo Desejamos da OP sem prepo- que pensem. sio. - H suj. dentro dos limites da OP.

3. exerce OBJETIVA funo de INDIRETA objeto Indireto da OP 4. COMPLETIVA NOMINAL

- Liga-se ao verbo Confio em da OP com prepo- que pensem. sio.

exerce - Liga-se a um funo de nome da OP complemento atravs de nominal da preposio. orao principal. - Liga-se orao principal atravs de verbo de ligao (SER)

Tenho confiana em que pensem.

5. exerce PREDICA- funo de predicativo TIVA do sujeito da orao principal. 6. APOSITIVA exerce funo de aposto da orao principal.

Nosso desejoso que pensem.

- Vem, geralmente, depois de dois pontos ou entre vrgulas.

Desejo apenas isto: que pensem.

INFORMAES FINAIS SOBRE ORAES SUBSTANTIVAS: 1. Oraes substantivas justapostas So oraes substantivas que no se ligam principal pelas conjunes integrantes QUE ou SE. Veja: No sei quem chegou. No sei quando ele chegou. No sei por que ele chegou. No sei de onde ele chegou. Todas as oraes substantivas acima so objetivas diretas, todavia sem a conjuno integrante. a) H um tipo de orao substantiva subjetiva justaposta que costuma vir anteposta principal: Quem tem boca boca.)
or. subst.subjetiva

vai a Roma. (Vai a Roma quem tem


or. principal

Quem tudo quer / nada tem. (Nada tem quem tudo quer.) Quem avisa / amigo . ( amigo quem avisa.)

ORAO SUBORDINADA ADJETIVA aquela que se encaixa na orao principal, funcionando como adjunto adnominal de um substantivo ou de um pronome antecedente, ou equivalendo a um aposto explicativo. introduzida, normalmente, por QUEM, QUANTO um pronome (precedido

relativo: QUE (= o qual), ONDE (no qual, em que),

CUJO,

de tudo), 0 QUAL (a qual, os quais, as quais). OBSERVE Ele no aceita crticas improcedentes
ADJETIVO

Ele no aceita crticas que no procedem Or. Sub. Adj

CLASSIFICAO DAS ORAES ADJETIVAS

RESTRITIVAS Limitam ou individualizam o antecedente.

EXPLICATIVAS Destacam aspectos que j esto implcitos no antecedente.

So importantes para o sentido da orao principal.

Contm so

detalhes importantes

adicionais, que no para a OP

No

devem

ser

Devem ser isoladas por vrgula.

isoladas por vrgula.

ADJETIVAS RESTRITIVAS A mulher que se perfuma torna-se mais atraente.

Entendimento: No so todas mulheres que se tornam mais atraentes, apenas as que se perfumam. Podese supor, portanto, que existem mulheres que se perfumam e mulheres que no se perfumam. Quando a orao restritiva o sentido da orao principal fica incompleto sem a orao subordinada.

ADJETIVAS EXPLICATIVAS

O HOMEM, QUE MORTAL, TEME A DEUS Os morcegos-vampiros, que se alimentam de sangue, podem transmitir doenas mortais.

Entendimento: A orao destacada acima traz uma informao desnecessria, pois indica uma qualidade essencial do ser, no podendo, portanto, ser analisada em relao a outros seres. Quando a orao explicativa, o sentido da orao principal j se encontra definido, pelo fato de ser desnecessria, dispensvel ao sentido da orao principal.

Observao:

Existem

oraes

que

podem

ser

pontuadas como explicativas ou restritivas.

Veja: 1. Os homens, que so infiis, no merecem o amor das mulheres.

2. Os homens que so infiis no merecem o amor das mulheres

Entendimento 1; Todos os homens so infiis.

Entendimento 2: Muitos homens so infiis.

As

oraes

adjetivas

explicativas

fazem

referncia: a) a um ser apenas. Meu pai, que meu amigo, sempre me auxilia.

b) a todos os seres. Os homens, que so infiis, no merecem o amor das mulheres.

As oraes adjetivas restritivas fazem referncia:

a) a uma parte dos seres.

As mulheres que

se perfumam tornam-se mais atraentes. b) a um ser entre os demais seres. advogado que chegou meu pai. O

FUNO SINTTICA DO PRONOME RELATIVO Os pronomes relativos exercem a mesma funo sinttica dos nomes que so representados por eles. Veja outras funes exercidas pelos relativos: a) SUJEITO: "O menino impossvel gue destruiu at os soldados de chumbo de Moscou... brinca com sabugos de milho." (O menino destruiu at os soldados...) sujeito b) OBJETO INDIRETO: Os fatos a que te referiste so verdicos. (Tu te referiste aos fatos.) (obj. indir.) c) ADJUNTO ADVERBIAL: A cidade em que (onde) moro pequena. (Moro na cidade.) (adjunto adverbial) d) AGENTE DA PASSIVA:

Passou por aqui a pessoa por quem tu eras procurado. (Tu eras procurado pela pessoa) (agente da passiva) e) PREDICATIVO DO SUJEITO: O indisciplinado que fui fez-me sofrer na escola. (Eu fui indisciplinado.) (predicativo)

f) ADJUNTO ADNOMINAL: Murilo Mendes, cujo estilo incorpora tcnicas futuristas e surrealistas, tenta atingir o cerne do barroco mineiro em sua obra "Contemplao de Ouro Preto". (O estilo de Murilo Mendes.) (adjunto adnominal) g) COMPLEMENTO NOMINAL: O dinheiro de que tenho necessidade ficou retido no Banco. (Tenho necessidade do dinheiro.) (CN)

ATIVIDADE . Esclarea a funo sinttica dos pronomes relativos de acordo com o cdigo a seguir. 1. sujeito 2. objeto direto 3. objeto direto preposicionado. 4. objeto indireto 5. complemento nominal 6. predicativo do sujeito 7. adjunto adverbial 8. adjunto adnominal 9. agente da passiva a. ( ) Isto tudo quanto quero.

b.( ) A pessoa a quem sou grato receber inmeras homenagens. c. ( ) Foi ele que me levou ao teatro. d. ( ) Conheo bem o desastrado que tu s. e.( ) As mquinas pelas quais foram arados os campos ficaro no celeiro. f. ( ) Os amigos em quem pensei no esto mais vivos.

g. ( ) As casas cujos portes foram pintados esto venda.

h.( i. ( j. ( l. ( m. (

) A vida o modo como morremos. ) O lder a quem mais admirei foi meu pai ) Voc algum que se tornou especial ) O carro que comprei japons. ) As leis a que somos favorveis so estas.

Potrebbero piacerti anche