Sei sulla pagina 1di 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA CMARA DE PROJETOS MECNICOS E FABRICAO DISCIPLINA:

DEM0403-ELEMENTOS DE MAQUINAS II T01

ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

PROF.: JOO WANDERLEY RODRIGUES PEREIRA GRUPO IV: GEORGE OLIVEIRA DE ARAJO AZEVEDO 2009038649 GUILHERME KEITI AOYAMA 200903857 GUSTAVO HENRIQUE AZEVEDO CHAVES DA COSTA 2008022560

Natal-RN, 06 de Maro de 2012

A seguir esto os Ttulos, Captulos, Sees, Artigos, Incisos e Pargrafos em que o Engenheiro Mecnico ou Engenheira Mecnica, responsvel pelo projeto de produtos e, tambm, pelo fornecimento desses produtos ou servios, tm obrigaes com a ordem pblica e o interesse social definidos neste Cdigo. TTULO I DOS DIREITOS DO CONSUMIDOR CAPTULO I DISPOSIES GERAIS Neste captulo contm algumas definies bsicas para que o Engenheiro Mecnico compreenda o Cdigo de Defesa do Consumidor. Os Artigo 2 e 3 definem: Consumidor toda pessoa fsica ou jurdica que adquire ou utiliza produto ou servio como destinatrio final. Fornecedor toda pessoa fsica ou jurdica, pblica ou privada, nacional ou estrangeira, bem como os entes despersonalizados, que desenvolvem atividades de produo, montagem, criao, construo, transformao, importao, exportao, distribuio ou comercializao de produtos ou prestao de servios. Produto qualquer bem, mvel ou imvel, material ou imaterial. Servio qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remunerao, inclusive as de natureza bancria, financeira, de crdito e securitria, salvo as decorrentes das relaes de carter trabalhista. CAPTULO II DA POLTICA NACIONAL DE RELAO DE CONSUMO O captulo II mostra quais so os objetivos do Cdigo de Defesa do Consumidor, sendo estes o atendimento das necessidades dos consumidores, o respeito sua dignidade, sade e segurana, a proteo de seus interesses econmicos, a melhoria da sua qualidade de vida, bem como a transparncia e harmonia das relaes de consumo.

CAPTULO III DOS DIREITOS BSICOS DO CONSUMIDOR Aqui esto listados os direitos bsicos do consumidor. Destacam-se os incisos I, II e III do Artigo 3, que garantem a proteo da vida, sade e segurana contra os riscos provocados por prticas no fornecimento de produtos e servios considerados perigosos ou nocivos; a educao e divulgao sobre o consumo adequado dos produtos e servios, asseguradas a liberdade de escolha e a igualdade nas contrataes; a informao adequada e clara sobre os diferentes produtos e servios, com especificao correta de quantidade, caractersticas, composio, qualidade e preo, bem como sobre os riscos que apresentem.

CAPTULO IV DA QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIOS, DA PREVENO E DA REPARAO DOS DANOS SEO I DA PROTEO SADE E SEGURANA

O captulo IV, DA QUALIDADE DE PRODUTOS E SERVIOS, DA PREVENO E DA REPARAO DOS DANOS, seo I, DA PROTEO SADE E SEGURANA, no deixa que um Engenheiro Mecnico possa colocar seu produto para ser comercializado havendo qualquer risco sade ou segurana dos consumidores, como mostra o Artigo 8. Pelo Artigo 9, em casos em que o produto possa ser nocivo ou perigoso sade ou segurana, o Engenheiro dever informar de forma clara a respeito dos perigos do produto. De acordo com o Artigo 10, se os perigos do produto s forem descobertos aps a introduo no mercado, o Engenheiro dever informar imediatamente as autoridades competentes e aos consumidores, comunicando atravs da imprensa, rdio ou televiso.

SEO II DA RESPONSABILIDADE PELO FATO DO PRODUTO E DO SERVIO Na seo II, DA RESPONSABILIDADE PELO FATO DO PRODUTO E DO SERVIO, o Engenheiro Mecnico fica ciente que ser responsabilizado, independentemente da existncia de culpa, pelo produto ou servio se este apresentar falhas (defeitos decorrentes de projeto, fabricao, construo, montagem, frmulas, manipulao, apresentao ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informaes insuficientes ou inadequadas sobre sua utilizao e riscos), como mostra os Artigos 12 a 14. Pelo Artigo 12 3, o engenheiro s no ser responsabilizado quando provar que no colocou o produto no mercado, o defeito no existe ou a culpa seja apenas do prprio consumidor.

SEO III DA RESPONSABILIDADE POR VCIO DO PRODUTO E DO SERVIO Nesta seo, o Engenheiro Mecnico fica ciente de como agir em casos de vcios de qualidade ou quantidade que os tornem imprprios ou inadequados ao consumo a que se destinam ou lhes diminuam o valor, assim como por aqueles decorrentes da disparidade, com as indicaes constantes do recipiente, da embalagem, rotulagem ou mensagem publicitrias respeitadas as variaes decorrentes de sua natureza, podendo o consumidor exigir a substituio das partes viciadas, como mostra o Artigo19. Os Artigos 19 e 20 explicam, respectivamente, o que seriam os vcios de quantidade e qualidade dos produtos. E o Artigo 21 obriga o engenheiro tenha componentes de reposio originais adequados e novos para reparao do produto.

SEO IV DA DECADNCIA E DA PRESCRIO Esta seo mostra o direito de reclamar pelos vcios aparentes ou de fcil constatao que ser realizada em at 30 dias, tratando-se de fornecimento de servio e de produto no durvel ou em at 90 dias, tratando-se do fornecimento de servio e de produto durvel.

CAPTULO V DAS PRTICAS COMERCIAIS SEO II DA OFERTA Aqui se expe como se deve apresentar a oferta do produto ou servio. Este deve assegurar informaes corretas, claras, precisas, ostensivas e em lngua portuguesa sobre suas caractersticas, qualidade, quantidade, composio, preo, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam sade e segurana dos consumidores, como mostra o Artigo 31. De acordo com o Artigo 32, o engenheiro deve assegurar a oferta de componentes e peas de reposio enquanto no cessar a fabricao ou importao do produto. Cessadas a produo ou importao, a oferta dever ser mantida por perodo razovel de tempo, na forma da lei. O Engenheiro deve cumprir todas as garantias da oferta de seu produto ou servio, caso contrrio, pelo Artigo 35, o consumidor poder exigir o cumprimento forado da obrigao, nos termos da oferta, apresentao ou publicidade ou aceitar outro produto ou prestao de servio equivalente ou ainda rescindir o contrato, com direito restituio de quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

SEO III DA PUBLICIDADE O Engenheiro deve fazer a publicidade de seu produto ou servio de tal forma que o consumidor, fcil e imediatamente, a identifique como tal, de acordo com o Artigo 36. E proibida toda publicidade enganosa ou abusiva, de acordo com o Artigo 37.

SEO IV DAS PRTICAS ABUSIVAS Pelo Artigo 39 vedado ao fornecedor de produtos ou servios, dentre outras prticas abusivas condicionarem o fornecimento de produto ou de servio ao fornecimento de outro produto ou servio; recusar atendimento s demandas dos consumidores; enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitao prvia, qualquer produto, ou fornecer qualquer servio; prevalecer-se da fraqueza ou ignorncia do consumidor, exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva; executar servios sem a prvia elaborao de oramento e autorizao expressa do consumidor; repassar informao depreciativa, referente a ato praticado pelo consumidor no exerccio de seus direitos; colocar, no mercado de consumo, qualquer produto ou servio em desacordo com as normas expedidas pelos rgos oficiais competentes; elevar sem justa causa o preo de produtos ou servios. Nesta seo explica tambm que, de acordo com o Artigo 40, o Engenheiro responsvel por um servio deve apresentar um oramento prvio discriminando o valor da mo-de-obra, dos materiais e equipamentos a serem empregadas, as condies de pagamento, bem como as datas de incio e trmino dos servios.

Caso o produto ou servio sejam sujeitos ao regime de controle ou de tabelamento de preos, o engenheiro deve respeitar esses limites oficiais sob pena de no o fazendo.

SEO V DA COBRANA DE DIVIDAS Na cobrana de dbitos, o consumidor inadimplente no ser exposto a ridculo, nem ser submetido a qualquer tipo de constrangimento ou ameaa.

SEO VI DOS BANCOS DE DADOS E CADASTROS DE CONSUMIDORES O consumidor, sem prejuzo do disposto no Artigo 86, ter acesso s informaes existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes. Os rgos pblicos de defesa do consumidor mantero cadastros atualizados de reclamaes fundamentadas contra fornecedores de produtos e servios, devendo divulg-lo pblica e anualmente. A divulgao indicar se a reclamao foi atendida ou no pelo fornecedor.

CAPTULO VI DA PROTEO CONTRATUAL SEO I DISPOSIES GERAIS De acordo com os Artigos 46 e 47, os contratos que regulam as relaes de consumo no obrigaro os consumidores, se no Ihes for dada a oportunidade de tomar conhecimento prvio de seu contedo, ou se os respectivos instrumentos forem redigidos de modo a dificultar a compreenso de seu sentido e alcance e as clusulas contratuais sero interpretadas de maneira mais favorvel ao consumidor. Pelo Artigo49, o consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 (sete) dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou servio. E em relao a garantia do produto, o Artigo 50 diz que a garantia contratual complementar legal e ser conferida mediante termo escrito.

SEO II DAS CLUSULAS ABUSIVAS Nesta seo h uma lista relacionada aos tipos de clusulas abusivas. Destacam-se os incisos I, II, XIV e XV do Artigo 51 que estabelecem que seja nula de pleno direito, entre outras, as clusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e servios que impossibilitem, exonerem ou atenuem a responsabilidade do fornecedor por vcios de qualquer natureza dos produtos e servios ou impliquem renncia ou disposio de direitos. Nas relaes de consumo entre o fornecedor e o consumidor pessoa jurdicas, a indenizao

poder ser limitada, em situaes justificveis; subtraiam ao consumidor a opo de reembolso da quantia j paga, nos casos previstos neste Cdigo; infrinjam ou possibilitem a violao de normas ambientais; estejam em desacordo com o sistema de proteo ao consumidor.

SEO III DOS CONTRATOS DE ADESO Contrato de adeso aquele cujas clusulas tenham sido aprovadas pela autoridade competente ou estabelecidas unilateralmente pelo fornecedor de produtos ou servios, sem que o consumidor possa discutir ou modificar substancialmente seu contedo.

CAPTULO VII DAS SANES ADMINISTRATIVAS Neste captulo o Engenheiro Mecnico fica ciente que poder ser penalizado caso infrinja qualquer norma do Cdigo de Defesa do Consumidor. Conforme o caso, s seguintes sanes administrativas, sem prejuzo das de natureza civil, penal e das definidas em normas especficas: multa; apreenso do produto; inutilizao do produto; cassao do registro do produto junto ao rgo competente; proibio de fabricao do produto; suspenso de fornecimento de produtos ou servio; suspenso temporria de atividade; revogao de concesso ou permisso de uso; cassao de licena do estabelecimento ou de atividade; interdio, total ou parcial, de estabelecimento, de obra ou de atividade; interveno administrativa; imposio de contrapropaganda.

TTULO II DAS INFRAES PENAIS O ttulo II mostra os crimes contra as relaes de consumo previstas neste Cdigo. Destacam-se os seguintes artigos: Art. 63 - Omitir dizeres ou sinais ostensivos sobre a nocividade ou periculosidade de produtos, nas embalagens, nos invlucros, recipientes ou publicidade. Art. 64 - Deixar de comunicar autoridade competente e aos consumidores a nocividade ou periculosidade de produtos cujo conhecimento seja posterior sua colocao no mercado. Art. 65 - Executar servio de alto grau de periculosidade, contrariando determinao de autoridade competente. Art. 66 - Fazer afirmao falsa ou enganosa, ou omitir informao relevante sobre a natureza, caracterstica, qualidade, quantidade, segurana, desempenho, durabilidade, preo ou garantia de produtos ou servios. Art. 70 - Empregar, na reparao de produtos, peas ou componentes de reposio usados, sem autorizao do consumidor. As penas paras esses crimes variam de um ms at dois anos.

Potrebbero piacerti anche