Sei sulla pagina 1di 4

Gerenciando o Canal Global relativamente recente o interesse por logstica e gerenciamento da cadeia de suprimentos como algo importante em administrao.

. Mesmo que atualmente se tenha muito mais conscincia da importncia da logstica e da cadeia de suprimentos, em muitas empresas essas idias ainda esto para ser plenamente implementadas. A boa notcia que, de modo geral, a logstica e o gerenciamento da cadeia de suprimentos ganharam muito mais espao em organizaes de todas as atividades e setores. Outra evoluo importante em relao tem sido o crescente reconhecimento de que cadeias de suprimentos so, na realidade, redes, que formam verdadeiras teias de organizaes independentes, porm, ao mesmo tempo,interdependentes. Como resultado da crescente terceirizao de tarefas que antes eram desempenhadas pela prpria empresa, a complexidade dessas redes foi crescendo e, com isso, a necessidade de uma coordenao ativa da rede. S por essa razo, aumentou, e muito, a importncia do gerenciamento da cadeia de suprimentos. Logstica e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Apia-se nas idias e nos conceitos da verso anterior, mas, medida que emergem novos pensamentos e a prtica se aprimora, torna-se inevitvel a necessidade de reviso e atualizao. Por exemplo, nesta nova edio h nfase ainda maior na responsividade, refletindo a crescente volatilidade da demanda em muitos mercados. um paradoxo o fato de ter levado quase cem anos para que esses princpios bsicos de gerenciamento logstico fossem amplamente aceitos. O que o gerenciamento logstico atualmente? H muitas maneiras de definir logstica, mas o conceito fundamental poderia ser definido como: Logstica o processo de gerenciamento estratgico da compra, do transporte e da armazenagem de matrias-primas, partes e produtos

acabados (alm dos fluxos de informao relacionados) por parte da organizao e de seus canais de marketing, de tal modo que a lucratividade atual e futura sejam maximizadas mediante a entrega de encomendas com o menor custo associado. Gerenciamento da cadeia de suprimentos um conceito mais amplo que logstica A logstica essencialmente a orientao e a estrutura de planejamento que procuram criar um plano nico para o fl uxo de produtos e de informao ao longo de um negcio. O gerenciamento da cadeia de suprimentos apia se nessa estrutura e procura criar vnculos e coordenao entre os processos de outras organizaes existentes no canal, isto , fornecedores e clientes, e a prpria organizao. Assim, por exemplo, uma das metas do gerenciamento da cadeia de suprimentos poderia ser reduzir ou eliminar os estoques de segurana que existem entre as organizaes em uma cadeia por meio do compartilhamento de informao sobre a demanda, e dos nveis atuais de estoque. Esse o conceito de Co-Managed Inventory (CMI), ou gesto colaborativa de estoques, que ser discutido em detalhes adiante. Ficar evidente que o gerenciamento da cadeia de suprimentos envolve uma mudana significativa nos tradicionais relacionamentos distantes, e mesmo antagnicos, que to freqentemente caracterizaram no passado as relaes comprador/fornecedor. O foco do gerenciamento da cadeia de suprimentos est na cooperao e na confiana, e no reconhecimento de que, devidamente gerenciado, o todo pode ser maior que a soma de suas partes.

A gesto das relaes a montante e a jusante com fornecedores e clientes,para entregar mais valor ao cliente, a um custo menor para a cadeia de suprimentos como um todo. Portanto, o foco do gerenciamento da cadeia de suprimentos objetiva, no gerenciamento de relaes, atingir um resultado mais lucrativo para todas as partes da cadeia. Isso tem por resultado alguns desafi os importantes, j que pode haver situaes em que o reduzido auto-interesse de uma das partes tenha de ser subordinado ao benefcio da cadeia como um todo. Embora a noo de gerenciamento da cadeia de suprimentos seja agora amplamente utilizada, pode-se argumentar se no deveramos dizer gerenciamento da cadeia de demanda, afim de refletir o fato de que a cadeia deve ser guiada pelo mercado, e no pelos fornecedores. Igualmente, a palavra cadeia deveria ser substituda por rede, uma vez que normalmente haver mltiplos fornecedores e, de fato, fornecedores de fornecedores, bem como mltiplos clientes, e clientes de clientes, a serem includos no sistema total. que a conduo eficaz da logstica e do gerenciamento da cadeia de suprimentos pode fornecer importante fonte de vantagem competitiva em outras palavras, uma posio de duradoura superioridade em relao aos concorrentes, em termos de preferncia do cliente, pode ser obtida mediante o melhor gerenciamento da logstica e da cadeia de suprimentos A fonte da vantagem competitiva est, em primeiro lugar, na capacidade da organizao de se diferenciar, aos olhos do cliente, de seus concorrentes, e, em segundo lugar, em operar a um custo menor e, portanto com maior lucro. Buscar uma vantagem competitiva sustentvel e defensvel tem sido a preocupao de todo administrador que esteja consciente das realidades

do mercado. No mais aceitvel supor que bons produtos vendem por si mesmos nem aconselhvel imaginar que o sucesso de hoje estar garantido amanh. Consideremos as bases do sucesso em qualquer contexto competitivo. Fundamentalmente, o sucesso comercial deriva ou de uma vantagem de custo ou de uma vantagem de valor, ou, idealmente, de ambos. simples assim em qualquer setor, o concorrente que mais lucra tende a ser o produtor de custo mais baixo ou o fornecedor que entrega o produto com maior diferenciao percebida. Dito de maneira ainda mais simples, as empresas bem-sucedidas ou tm vantagem de custo ou possuem vantagem de valor, ou uma combinao de ambas. A vantagem de custo atribui um perfil de custo mais baixo e a vantagem de valor atribui ao produto um diferencial sobre as ofertas da concorrncia.

Potrebbero piacerti anche