Sei sulla pagina 1di 3

A BIOGRAFIA DOS CINCO MATEMATICOS

Alexandre Thophile Vandermonde


Alexandre Thophile Vandermonde nasceu no dia 28 de fevereiro de 1735 em Paris, Frana, e morreu no dia 1 de janeiro de 1796, tambm em Paris. Seu primeiro amor de foi a msica, e ele se voltou para a Matemtica somente quando tinha 35 anos de idade. Ele foi to amigo de Gaspard Monge que ficou conhecido como femme de Monge. Vandermonde estudou a teoria das equaes e trabalhou com determinantes, apesar dos determinantes, nomeados depois dele, por Lebesgue, no aparecem em seu trabalho publicado. Ele tambm trabalhou na soluo matemtica de um problema denominado knight's tour problem. O total de contribuies dele para a Matemtica foram 4 memrias escritas entre 1771 e 1772, que contm importantes resultados e mtodos.

John Venn
John Venn nasceu no dia 4 de agosto de 1834 em Hull, Inglaterra, e morreu no dia 4 de abril de 1923 em Cambridge, Inglaterra. Veio de uma Igreja de fundo Evanglico e quando ele entrou em Gonville e na Faculdade de Caius Cambridge em 1853 ele teve um leve contato com livros de qualquer tipo e pode ser dito que l tinha comeado o seu conhecimento de literatura. Ele se formou em 1857, e dois anos depois foi ordenado um padre. Em 1862 ele voltou a Universidade de Cambridge como um conferencista em Cincia Moral, estudando e ensinando lgica e teoria da probabilidade. Ele desenvolveu a lgica matemtica de Boole e melhor conhecido pelo seu diagrama de representar conjuntos e as sua unies e intersees. Venn considerou trs discos R, S, e T como subconjuntos tpicos de um conjunto U. As intersees destes discos e seus complementos dividem U em 8 regies no justapostas, das quais a unio d 256 combinaes de Boolean diferentes do conjunto original R, S, T. Venn escreveu a Lgica de Chance em 1866, que Keynes descreveu como: "notavelmente original e consideravelmente influenciou o desenvolvimento da teoria de estatsticas". Venn publicou Lgica Simblica em 1881 e Os Princpios da Lgica Emprica em 1889. O segundo destes menos original, mas o primeiro foi descrito por Keynes como provavelmente o seu trabalho mais duradouro em lgica. Em 1883 Venn foi eleito um membro da Sociedade Real. A partir da, carreira dele mudou de direo. Ele j tinha deixado a Igreja em 1870 mas o interesse dele virou agora a histria. Ele escreveu uma histria da sua faculdade, publicando The Biographical History of Gonville and Caius College 1349-1897 em 1897. Ele empreendeu a imensa tarefa de compilar uma histria da Universidade de Cambridge. O primeiro volume foi publicado em 1922. Ele foi ajudado pelo seu filho nesta tarefa que foi descrita por outro historiador nesses termos: " difcil para qualquer um que no viu o trabalho em sua fabricao perceber a imensa quantia de pesquisa envolvida neste grande empreendimento."

Venn teve tambm outras habilidades e interesses, inclusive uma habilidade rara de construir mquinas. Ele usou a sua habilidade para construir uma mquina para bolas de cricket que era to boa que quando o time australiano de cricket visitou Cambridge em 1909, a mquina de Venn foi utilizada por uma de suas principais estrelas quatro vezes.

Franois Vite
Franois Vite nasceu no ano de 1540 em Fontenay-le-Comte, na Frana, e morreu no dia 13 de dezembro de 1603 em Paris. Apaixonado por lgebra, esse matemtico francs foi responsvel pela introduo da primeira notao algbrica sistematizada, alm de contribuir para a teoria das equaes. Ficou conhecido como o Pai da lgebra. Apesar de ser mais conhecido como matemtico, foi tambm um dos melhores especialistas em cifras de todos os tempos. No final do sculo 16, o imprio espanhol dominava grande parte do mundo, e por isso os agentes espanhis tinham que se comunicar usando uma cifra difcil de entender. Era uma cifra composta por mais de 500 caracteres, usados pelo Rei Felipe II da Espanha durante sua guerra em defesa do Catolicismo Romano e dos huguenotes franceses. Algumas mensagens de soldados espanhis foram interceptadas pelos franceses e acabaram nas mos do rei Henrique IV da Frana. O rei entregou estas mensagens espanholas para o matemtico Vite, na esperana de que ele as decifrasse. O matemtico teve sucesso e guardou segredo. Porm, dois anos depois, os espanhis descobriram seu feito. O rei Felipe da Espanha, acreditando que uma cifra to complexa nunca pudesse ser quebrada, sendo informado de que os franceses conheciam seus planos militares, foi se queixar com o Papa alegando que se estava usando magia negra contra o seu pas. Na lgebra, foi Vite que adotou vogais para as incgnitas, consoantes para os nmeros conhecidos, grficos para resolver equaes cbicas e biquadradas (ou de 4 grau) e trigonometria, para as equaes de graus mais elevados. Vite, que tambm simplifica as relaes trigonomtricas, pode ser considerado um precursor da geometria analtica. Foi ele quem, realizando numerosas simplificaes na resoluo das equaes, abriu caminho para os trabalhos de Descartes, Newton, entre outros. Seu livro "Isagoge in artem analyticum" ( Tours, 1591) a obra mais antiga sobre a lgebra simblica. Foi acrescentado um primeiro apndice, "Logistice speciosa", no qual tratou da adio, multiplicao, e mostrou como elevar um binmio at sexta potncia. No segundo apndice, "Zetetica", explicou a resoluo das equaes. Em outras obras tratou da teoria das equaes e da resoluo de vrias equaes numricas.

Karl Theodor Wilhelm Weierstrass


Karl Theodor Wilhelm Weierstrass nasceu na Alemanha, de famlia catlica liberal. Weierstrass no gostava de msica mas saiu-se muito bem nos estudos. Incentivado por seu pai, foi para a Universidade de Bonn estudar Direito. A se tornou perito em beber e em esgrima em lugar de Direito e Matemtica, saindo sem graduar-se. Em Mnster preparou-se para o ensino secundrio, onde foi protegido por Gudermann, que iniciou Weierstrass em teoria das funes, seguindo os passos de Abel. Obteve seu diploma de professor aos 26 anos, ensinando em vrias escolas secundrias e mais tarde na Universidade de Berlim, onde em suas conferncias dava nfase "teoria esttica da varivel", sem nenhum recurso de pontos ou retas mveis, nenhum abandono de quantidades infinitamente pequenas, s ocupando-se dos nmeros reais, da operao de adio e sua inversa

e da relao "menor que". O simbolismo de Weierstrass e seu aluno Heine expulsou do Clculo a noo de variabilidade, sendo desnecessrio usar infinitesimais fixos. Estava assim tentando substituir conceitos intuitivos por preciso lgica e demonstraes rigorosas. Weierstrass tentou separar o Clculo da Geometria baseando-se apenas no conceito de nmeros. Para isso foi necessrio definir nmero irracional independentemente de limite. Chegou concluso da existncia de um limite de urna seqncia convergente tomando a prpria seqncia como o nmero ou limite e definiu nmero irracional como seqncia ordenada de um agregado de racionais, contribuindo no s para a definio de nmero real mas tambm para um melhor conceito de limites, que em essncia o que temos hoje. Weierstrass fez suas primeiras descobertas aos quarenta anos de idade e foi reconhecido como o maior analista do mundo, notvel exceo da idia comumente aceita de que um matemtico deve revelar-se cedo.

Albert Einstein
Albert Einstein nasceu numa sexta-feira, dia 14 de maro de 1879, em Ulm, uma prspera cidade ao sul da Alemanha. Ele foi o primeiro e nico filho homem de Hermman Einstein e Pauline Koch. J nos primeiros anos de sua vida, Einstein provocava comentrios. Sua me estava convencida de que o formato de sua cabea era fora do comum e temia que tivesse algum problema mental, porque era muito lento para aprender a falar. Passou sua juventude em Munique, onde sua famlia possua uma pequena oficina destinada construo de mquinas eltricas. Einstein no falou at os 3 anos de idade, mas desde jovem mostrou uma curiosidade brilhante sobre a Natureza, e uma habilidade para compreender conceitos matemticos avanados. Com 12 anos de idade, aprendeu por conta prpria a Geometria Euclideana. Albert cresceu forte e saudvel, embora no gostasse de praticar esportes organizados. Era um garoto quieto e particularmente solitrio, que preferia ler e ouvir msica. No gostava do regime montono e do esprito sem imaginao da escola em Munique. Se considerasse os conselhos de um de seus professores teria abandonado a escola. Terminou a escola secundria em Arrau, Sua, e com boas notas somente em Matemtica, entrou, em 1896, no Instituto Politcnico de Zurique, onde se graduou em 1901 com dificuldades. Einstein no gostava dos mtodos de instruo l. Frequentemente no assistia s aulas, usando o tempo para estudar Fsica ou tocar seu adorado violino. Seus professores no o tinham como grande aluno e no o recomendariam para uma posio na Universidade. Por dois anos Einstein trabalhou como tutor e professor substituto. Em 1902, assegurou uma posio como examinador no Escritrio de Patentes da Sua em Bern. Em 1903, casou-se com Mileva Maric, que havia sido sua colega na Escola Politcnica. Em 1905, aps ter conseguido um emprego no servio federal de patentes que o deixava com horas vagas para estudar os problemas da fsica contempornea, o mundo tomou conhecimento de sua existncia atravs da publicao de cinco artigos nos Annalen der Physik, revista cientfica alem. No mesmo ano recebeu seu grau de Doutor pela Universidade de Zurique por uma dissertao terica a respeito das dimenses de molculas, e tambm publicou 3 trabalhos tericos de grande importncia para o desenvolvimento da Fsica do sculo 20. No primeiro desses trabalhos, sobre o Movimento Browniano, ele realizou previses significantes sobre o movimento de partculas distribudas aleatoriamente em um fluido. Tais previses seriam confirmadas posteriormente, atravs de experincias. O segundo Trabalho, sobre o Efeito Fotoeltrico, continha uma hiptese revolucionria a respeito da natureza da luz. Einstein no somente props que sob certas circunstncias pode-se considerar a luz feita de partculas, mas tambm a hiptese que a energia carregada por qualquer partcula de luz, chamada de fton, proporcional frequncia da radiao. Uma dcada mais tarde, o Fsico americano Robert Andrews Millikan confirmou experimentalmente a teoria de

Potrebbero piacerti anche