Sei sulla pagina 1di 10

128

MSICA: UM RECURSO DIDTICO-METODOLGICO PARA AS AULAS DE LNGUA PORTUGUESA Wlia Leo De Sousa1 Neusa Ins Philippsen2 RESUMO: Este artigo apresenta como principal pressuposto terico-metodolgico a Lingustica Aplicada, que uma rea do saber que muito tem contribudo com a prtica pedaggica do professor de Lngua Portuguesa e com o ensino de Lngua Materna, para que possa ser (re) pensado e ministrado de forma dinmica, assim como estimular o gosto pela aprendizagem. Desse modo, destacamos a msica como um recurso didtico importante, pois compreendemos que ela faz com que o aluno vivencie aquilo que ele est aprendendo, interagindo com o contedo, e, portanto, proporcionar uma aprendizagem muito mais significativa do que os mtodos tradicionais. Palavras-Chave: Lngua Portuguesa, msica, interao e novas metodologias. 1 Notas introdutrias A msica sempre fez parte da vida das pessoas e desde tempos muito antigos os seres humanos j usavam algum tipo de som para manifestar suas emoes. O som capaz de atingir a alma e causar transformaes na vida das pessoas que so sensveis a ele. Usufruir do som nas atividades humanas pode tornar um trabalho muito mais fcil. A msica pode ir onde no podemos, ela alcana o interior. Por essa razo, o gnero msica pode tornar-se um recurso didtico-metodolgico importante nas aulas de Lngua Portuguesa para mudar a rotina tradicional e tornar a aprendizagem prazerosa e dinmica. Este artigo surge a partir de um trabalho de campo que se realizou durante trs meses em que analisamos o desenvolvimento e aprendizagem de sete alunos da Sala de Articulao do 6 ano B do Ensino Fundamental da Escola Estadual Paulo Freire3. Durante todo o perodo de pesquisa realizamos conversas informais e formais com vrios professores da referida Escola, assim, fizemos vrias observaes e constataes das metodologias utilizadas pelos professores de Lngua Portuguesa, tanto da sala de aula regular quanto da sala de Apoio Pedaggico. O nosso maior objetivo foi levar para a sala de aula a msica como um recurso diferenciado e verificar a sua eficcia ou no na aprendizagem dos alunos, com o intuito de oferecer aos professores de Lngua Portuguesa novas possibilidades metodolgicas de ensino. Para tanto, inserimos o contexto de pesquisa nos moldes tericos da Lingustica Aplicada e ressaltamos as contribuies da msica para o ensino e aprendizagem de Lngua Portuguesa. Destacamos, ainda, que a proposta metodolgica da Escola Ciclada
Acadmica do curso de Letras e professora da rede pblica estadual. Professora de Lingustica e de Lngua Portuguesa do Departamento de Letras da UNEMAT, campus de Sinop. Coordenadora do Projeto: Metodologia de Ensino das Lnguas Portuguesa, Inglesa e Literaturas.E-mail: neinph@yahoo.com.br. 3 A Escola Estadual de Ensino Fundamental Paulo Freire fica situada no Bairro Jardim das Oliveiras em Sinop MT e tem como filosofia a construo de uma educao que se baseia na criatividade, possibilitando a reflexo e ao crtica com a realidade comprometida na transformao social.
2
1

129

representa o modelo de funcionamento da Sala de Apoio Pedaggico, modelo para o qual nossa proposta de dilogo se estende.
2 A Lingustica Aplicada (LA) e o Ensino de Lngua Portuguesa (LP)

De acordo com as autoras Lcia Kopschitz e Maria Augusta Bastos de Mattos [...] a Lingstica Aplicada uma disciplina que se ocupa e, exclusivamente, de situaes em que o homem usa a lngua para falar dela mesma. (KOPSCHITZ; MATTOS, 1993, p.8). Assim, compreendemos que ela uma rea de investigao que tem como meio seu prprio objeto, ou seja, a LA usa a lngua para falar da prpria lngua. O termo Lingustica Aplicada relativamente recente e surgiu do grande mpeto dos estudos lingusticos nas ltimas dcadas, mais especificamente a partir dos anos sessenta do sculo passado. Muitos estudiosos, inicialmente, atriburam como objetivo principal dessa cincia o olhar investigativo sobre problemas relacionados com o ensino aprendizagem de lnguas estrangeiras e com a traduo automtica. Atualmente, o centro de interesses da LA tem se voltado a explicar fenmenos relacionados ao ensino-aprendizagem de Lngua Materna. As caractersticas centrais da LA propem explicar fenmenos que podem ou no estar relacionados a problemas sociais, culturais, psicolgicos e outros. Dessa forma, acreditamos que a pesquisa em LA contribui para a minimizao da lacuna que existe entre a teoria e a produo efetivamente realizada dentro da sala de aula, uma vez que dentre os seus objetivos est a aplicao da teoria no processo de ensinoaprendizagem. Temos presenciado, constantemente, discusses envolvendo a questo do insuficiente desempenho dos alunos no contexto da sala de aula, sobretudo em relao leitura e produo de textos em Lngua Materna e este um problema que se reflete no rendimento escolar de modo geral. Ultimamente, comum ver professores insatisfeitos e alunos que no conseguem acompanhar e assimilar a matria e, assim, as aulas de LP so cada vez mais motivo de preocupao, pois h dificuldades de comunicao entre discentes e docentes. ainda preciso levar em conta que, segundo os Parmetros Curriculares Nacionais:
O domnio da lngua, oral e escrita, fundamental para a participao social efetiva, pois por meio dela que o homem se comunica, tem acesso informao, expressa e defende pontos de vista, partilha ou constri vises de mundo, produz conhecimento. Por isso, ao ensinla, a escola tem a responsabilidade de garantir a todos os seus alunos o acesso aos saberes lingsticos, necessrios para o exerccio da cidadania, direito inalienvel de todos. (PCNs, 2001, p. 21)

Sendo assim, so nas aulas de LP que os alunos praticam a norma padro culta da lngua e adquirem, progressivamente, competncias em relao linguagem que lhes deem condies de resolver problemas de sua vida cotidiana, ter acesso cultura e participarem plenamente do mundo letrado. A escola faz parte da vida do aluno e nela que ele vivencia uma das partes mais importantes de sua histria de vida. Ento, ela precisa ser um lugar onde esse sujeito sinta vontade de estar. A sala de aula, assim, tem que ser um espao onde o aprendizado seja prazeroso e faa toda a diferena na vida do educando. Para tanto, necessrio que

130

o professor esteja constantemente buscando metodologias para que esse momento de aprendizagem desperte no aluno o interesse em aprender, sem que o ensino seja cansativo e desestimulante. 3 A contribuio do gnero msica para o ensino de lngua materna Compreendemos que os agrupamentos humanos, em suma, apreciam algum tipo de som, seja ele de que natureza for. Dentre eles, destacamos o barulho do mar, o canto dos pssaros, o barulho dos motores dos carros... Enfim, seja ele produzido pela natureza ou pelo ser humano. H quem diga que no consegue dormir sem ouvir algum tipo de som. Diante dessa constatao, possvel destacar que [...] o som, organizado por ns seres humanos, capaz de ir alm e pode ultrapassar fronteiras quando se deseja exprimir algo a algum (FERREIRA, 2001, p.9). Um desses sons organizado por seres humanos se chama msica e esta capaz at de transformar vidas, dependendo do contexto e da maneira que ela transmitida.
As modificaes que a msica provoca em nossa vida interior, como, alis, toda a impresso exterior que age sobre as profundezas do nosso ser, significa outro tanto de ampliao, de diferenciao, de aprofundamento em nossa substncia ntima, ou melhor, , no sentido prprio do termo, a causa do despertar de nossas faculdades. (HOWARD, 1984, p.12)

A escolha do gnero msica, assim, justifica-se por ser integrante do cotidiano da vida de alunos e professores e entendemos que ela um recurso didticometodolgico vlido para as aulas de LP, pois corrobora com vrias reas do saber, quando utilizada de forma interdisciplinar, auxiliando na construo do conhecimento, na manuteno da cultura e valores. E o aluno, nesse contexto, pode aprender brincando, interagindo com o outro e consigo mesmo. De acordo com os PCNs, a msica sempre esteve associada s culturas de cada poca [...]" (PCNs, 1997, p.75), ou seja, desde sempre ela j fez parte da vida do ser humano e vem desempenhando, ao longo da histria, um importante papel seja no aspecto religioso, moral ou social. Sendo assim, j utilizada pelas civilizaes antigas, a msica pode ter uma utilidade muito grande como elemento auxiliar didtico-pedaggico na sala de aula e o professor deve usar a msica em sala de aula, pois ela causa estmulo e prazer para a aprendizagem quando usada de forma adequada dentro de objetivos propostos e bem assimilados pelo professor para o seu trabalho cotidiano na escola. [...] com a msica, possvel despertar nos alunos sensibilidades mais aguadas na observao de questes prprias disciplina alvo [...] (FERREIRA, 2001, p.13). O campo da msica verdadeiramente frtil e de fcil assimilao e, portanto, muito til ao professor que us-la em suas aulas para dinamizar, renovar e buscar uma maior eficincia de aprendizagem dos alunos na fixao de contedos, sobretudo os de LP, durante o desenvolvimento de suas aulas. 4 O retrato da escola nos dias de hoje

131

Na escola atual tem-se visto um constante questionamento sobre a educao tradicional em relao a seus mtodos e fins e, dessa forma, os conhecimentos do passado perderam muito do seu carter de verdade absoluta e abrem espao para os questionamentos. O marco inicial dessa nova fase acontece quando a Pedagogia Tradicional comea a ser substituda por uma nova pedagogia, a Pedagogia Moderna do desenvolvimento, voltada mais para a experincia. A funo bsica do ensino hoje social e de transmisso cultural. Deixou de ser o centro de transmisso de conhecimento para se tornar responsvel pela manuteno de valores e normas de conduta. Outro questionamento atual volta-se, em sua essncia, para as discusses sobre o papel do professor. O profissional da educao pressionado por todos os lados: pelos alunos, pelos pais, pelos diretores. Essas discusses acontecem a partir de um novo vis analtico que se deve, fundamentalmente, s novas formas e tecnologias de acesso informao. Cukierkon (2003) informa-nos que quando comearam os avanos da informtica chegou a ser pensada a hiptese de que o computador substituiria o professor. Nada disso, porm, aconteceu.
A relao face a face entre as pessoas no espao escola fundamental. Seja um grupo de professores, grupo de alunos ou professores com alunos. H toda uma cultura prpria da escola de reunir pessoas que se relacionam. Nos processos de transmisso de conhecimento que pode haver transformaes. (CUKIERKORN, 2003, p.72)

Contudo, as ideias divergentes que mobilizam o contexto escolar so normais, uma vez que a educao feita de conflitos. Apesar de ter uma estrutura que se modificou pouco e lentamente ao longo de sua histria, a escola deve persistir ainda por muito tempo. E acreditamos que, mesmo em meio a conflitos e muitas discusses, a escola sempre ser o espao em que os saberes se completam. Conforme os PCNs (1998), a educao est na pauta das discusses mundiais. Em diferentes lugares do mundo discute-se cada vez mais o papel essencial que ela desempenha no desenvolvimento scio-cultural. Desse modo, compreendemos que s a educao capaz de agregar novos valores e difundir saberes institucionalizados s novas geraes. Em nossa concepo entendemos que, por mais que a escola apresente resqucios de normas e modelos das primeiras escolas institudas, possvel perceber que mudanas aconteceram e a escola hoje traz consigo modelos e padres novos, com o objetivo de que o trabalho pedaggico dentro da sala de aula seja mais eficaz e alcance xitos na interao ensino-aprendizagem entre professor e aluno.
As novas formas de educao contrapem-se educao antiga, que excessivamente formal e baseada na decorao dos textos, sem a preocupao com o entendimento. A principal tendncia dessa nova educao a busca de mtodos diferentes, a fim de torn-la mais agradvel e, ao mesmo tempo, eficaz na vida prtica. (HORA, NUNES, GAL, 2002. p. 79)

Como vimos acima, o intuito dessa nova proposta de educao , fundamentalmente, privilegiar a experincia e o estudo das coisas do mundo. Assim, encontrar um mtodo eficaz de ensino para atender s necessidades e dificuldades que o

132

cenrio educacional contemporneo apresenta parece ser essencial para a continuidade da escola e dos sistemas de ensino. O retrato geral da educao, nos ltimos tempos, est sendo praticamente o mesmo em todas as escolas pblicas do pas. A realidade de nossas escolas tem apresentado o enfrentamento de problemas, como: evaso escolar, indisciplina entre muitos outros. nesse contexto que encontramos um cenrio de professores frustrados por no estarem mais conseguindo alcanar seus objetivos. Contudo, de acordo com as autoras Val e Marcuschi, possvel se chegar a um novo patamar, igualitrio e inclusivo de educao, usando metodologias diferenciadas nas aulas:
A educao um direito fundamental, garantido na Constituio Federal, que, por sua vez, caracteriza a escola como um espao pedaggico, no qual o ensino formal deve ser ministrado em igualdade de condies para todos, sem distino de gnero, etnia, classe social, entre outros fatores. Nesses termos, a lei maior do pas oferece o patamar necessrio para a construo de uma atitude inclusiva, que respeite as diferenas e favorea o surgimento de uma sociedade mais justa e igualitria, almejada pelo conjunto do povo brasileiro. Pensar a escola pela perspectiva da incluso traz consigo a responsabilidade de promover uma educao humanista e, mais do que isso, de investir na formao de cidados socialmente solidrios, crticos, competentes e letrados. (VAL; MARCUSCHI, 2005, p.7, grifos nosso)

Esse um debate que j circula nas instituies de ensino h muito tempo, tanto em termos de prtica pedaggica quanto em termos ideolgicos, todos em torno de motivaes e objetivos de mudanas estruturais nos sistemas de ensino, todavia, ainda se est longe de consenso entre os estudiosos ligados ao ensino. Com relao ao papel do professor contemporneo, postula-se sobre a necessidade prtica da realizao de aulas dinmicas e atrativas, pois, a ele que compete as escolhas metodolgicas e o consequente interesse pela leitura e escrita do aluno dentro do contexto da sala de aula. No entanto, importante ressaltar que no existem receitas prontas de ensino e que cada situao e realidade requerem um modelo diferenciado, assim como no existe no Brasil, um modelo de escola que possa ser considerada como melhor ou mais adequada (SPELLER, 2002, p.109). Por outro lado, cabe ao professor criar mecanismos e estratgias eficientes para que os alunos acompanhem de forma atrativa as suas aulas, no entanto, muitos profissionais da educao ainda esto com os seus trabalhos voltados para o tradicionalismo, presos somente ao Livro Didtico, ou porque no tm materiais necessrios a sua disposio nas instituies de ensino, ou por comodismo, ou ainda por falta de criatividade para desenvolverem um bom trabalho. O que h de consensual entre os pesquisadores atuais que o professor precisa fazer dos seus alunos leitores e escritores crticos da realidade que os cerca, pois s assim formaremos cidados conscientes e valorizadores da diversidade cultural e social existente no pas e na prpria sala de aula. 5 A Escola Ciclada e a Sala de Apoio Pedaggico

133

Uma das novas propostas pensadas para a reestruturao do ensino contemporneo a Escola Ciclada. De acordo com a Secretaria de Estado de Educao do Estado de Mato grosso:
A organizao do Ensino em ciclo no Brasil iniciou-se na dcada de 80, quando vrios Estados e Municpios reestruturaram o Ensino Fundamental, que tinha como objetivo poltico reduzir os ndices de evaso e reprovao nas sries iniciais. O princpio orientador dessa proposta era a flexibilizao do tempo, possibilitando que o currculo fosse trabalhado num perodo maior, permitindo assim os diferentes ritmos de aprendizagem dos alunos. (MATO GROSSO, 2001, p. 21)

Como resultado de pesquisas sobre o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a experincia dos Ciclos de Aprendizagem, a heterogeneidade da aprendizagem deixou de ser vista como um problema a ser evitado, passando-se a tomar essa condio como um fator importante da prpria aprendizagem. Essa nova proposta de ensino nasce, portanto, com o propsito de criticar o modelo seriado de ensino em que as turmas so organizadas pela homogeneidade do nvel de aprendizagem, ou seja, os alunos fortes so agrupados numa turma e os fracos em outra e isso, como consequncia dessa cultura escolar fragmentada, instituda ao longo de dcadas, fazia com que o ndice de repetncia aumentasse a cada ano. Diferentemente desse modelo, a organizao da escolaridade em ciclos de aprendizagem baseia-se no princpio da flexibilidade. O aluno ter trs anos para superar suas dificuldades dentro da sala de aula, ou seja, ele ter mais tempo para organizar sua compreenso de contedos ministrados em sala.
A mudana de uma escola seriada para a escola ciclada justifica-se pela necessidade impetuosa que a atual conjuntura polticoeconmica-social tem colocado, exigindo um novo paradigma de escola e educao que atenda s reais necessidades da populao, contemplando as novas relaes entre desenvolvimento e democracia. (Ibid, 2001, p. 16)

Dentre os objetivos dessa nova proposta tem-se a construo da cidadania, mediante a preparao do educando para a vida scio-poltica e cultural, garantindo ao mesmo o direito constitucional continuidade e trmino dos estudos escolares. Aquele aluno que possuir uma dificuldade maior dentro da sala de aula deve passar a ter apoio por parte da escola para garantir que suas dificuldades sejam superadas e este alcance aos demais alunos que, supostamente, esto em uma aprendizagem mais avanada dentro da sala que ele frequenta. Desse modo, a escola, no modelo ciclado, deve dar suporte ao educando oferecendo sala de apoio pedaggico, assim como sala de recurso quando a sua dificuldade mais acentuada. A Escola Ciclada, ento, oferece a sala de Apoio Pedaggico, que est destinada a receber aqueles alunos que tm dificuldades para acompanhar os contedos dentro da sala de aula regular. Nela o Professor Articulador, profissional responsvel para investigar o processo de construo de conhecimento e desenvolvimento do educando (Ibid, 2001, p. 62), atua e cria estratgias para o atendimento desse sujeito.

134

Na referida sala, o Professor Articulador recebe um menor nmero de alunos e tem que criar metodologias de atendimento educacional complementares, proporcionando diferentes vivncias educativas e cidads, e visar ao resgate da autoestima, da identidade cultural, da integrao no ambiente escolar e da construo dos conhecimentos para, assim, devolver o aluno que est em defasagem de aprendizagem para a sala de aula regular. , portanto, sua funo utilizar-se de multimeios para que o aluno que l est volte para a sala de aula conseguindo acompanhar os demais que, a princpio, j esto em aprendizagem mais avanada. E exatamente para essa funo que chamamos a ateno em nosso estudo, centramos aqui as questes de pesquisa, as nossas inquietaes referentes s dificuldades que o aluno enfrenta na sala de aula, em relao leitura e produo textual, o porqu esse aluno precisa ir para a Sala de Apoio Pedaggico e, muitas vezes, no consegue avanar e volta para a sala de aula regular com as mesmas dificuldades. Assim, apresentamos a msica como um recurso que pode fazer a diferena no resgate desse aluno na leitura e produo textual. Conforme Martins, educar musicalmente propiciar criana uma compreenso progressiva da linguagem musical, atravs de experimentos e convivncia orientada (MARTINS, 1985, p. 47). A msica, portanto, faz com que o aluno vivencie aquilo que est aprendendo, dessa forma, acreditamos que ela possa proporcionar uma aprendizagem muito mais significativa do que os mtodos tradicionais. 6 Contextualizao das atividades propostas A nossa maior inquietao, e que nos motivou a realizar essa pesquisa-ao, estava relacionada, como dito anteriormente, a questionamentos tais como por que alunos saam das cinco sries iniciais e chegavam ao sexto ano sem, basicamente, dominar a leitura e a escrita. Desse modo, com o objetivo de intervir no cenrio atual de ensino, a partir das vrias possibilidades metodolgicas que o gnero msica nos oferece, aplicamos aos alunos do 6 ano B da Sala de Articulao da Escola Paulo Freire a proposta de trabalho que transcreveremos a seguir. A pesquisa de campo teve incio de aplicabilidade no dia 17 de maro do ano de 2009 e finalizou-se no dia 16 de junho do corrente ano, tendo uma durao de aplicao prtica de trs meses. Inicialmente, fizemos uma entrevista com os sete alunos que frequentam a Sala de Apoio Pedaggico da Escola no perodo matutino e que estudam em sala regular no perodo vespertino. O nosso intuito era saber como eles veem a disciplina de Lngua Portuguesa e sobre a utilizao da msica em sala de aula. Realizada a pesquisa diagnstica, o nosso prximo passo foi a ministrao das aulas, todas trazendo a msica como o recurso didtico principal. Em nosso segundo encontro com a referida turma, recebemos os alunos com uma msica alegre da Xuxa, a msica Circo. Ao som da msica pedimos que tentassem expressar todas as alegrias que ela transmitia, em seguida, entregamos a cpia da mesma e cantamos juntamente com eles trs vezes seguindo a letra e a melodia do CD, s ento trabalhamos a interpretao da msica. Explorando as possibilidades interpretativas, trabalhamos com ditado pintado, em que ditvamos uma palavra e eles a procuravam na letra da msica, devendo pintla. As palavras ditadas alternavam entre verbos e substantivos, como: brincar, sorrir, danar, palhaadas, palhaos, malabaristas, equilibristas, bailarinas, algodo e cartola.

135

Na aula seguinte, levamos uma proposta de um livro didtico: a msica Depende de Ns. A sugesto do livro pautava-se apenas na leitura e interpretao da mesma. Fizemos a leitura e a interpretao intencionalmente assim como sugeridas no livro, sem usarmos o udio e nem dinamismo algum. Dessa forma, eles foram orientados a realizarem a leitura e, posteriormente, interpretarem-na. Feito isso, conclumos a aula desse dia. Dando continuidade, apresentamos aos alunos, na aula seguinte, a mesma msica, s que desta vez apresentamos uma proposta diferente. Levamos o aparelho de som e, alm de interpret-la ludicamente, solicitamos uma produo de texto para a qual enfocamos os conceitos de intertextualidade e sugerimos a temtica que falasse sobre as coisas que dependem deles: o que depende de cada um particularmente para que os sonhos se tornem realidade. Em outra aula, chegamos sala com a msica Aquarela, de Vincius de Morais. Entregamos aos alunos tiras coloridas de papel crepom e pedimos que as desenrolassem conforme o toque da msica e se deixassem levar pela melodia. Aps este momento, disponibilizamos a letra da cano e cantamos todos juntos seguindo o ritmo instrumental do CD. Nesta aula selecionamos como temtica a palavra IMAGINAO, trabalhamos o seu significado e pedimos que os alunos identificassem na msica de que maneira o autor tinha usado a imaginao. A seguir, aprofundamos a interpretao da msica, da qual surgiram intertextualmente produes como desenhos, pardias, poesias, pinturas com tinta guache. O passo seguinte foi a montagem de um coralzinho, que se apresentaria na prxima Comunidade Escolar4. Da por diante seguiram-se vrios ensaios de canto e preparao para o evento na escola. No ltimo dia de aula realizamos uma nova entrevista, para avaliar os resultados obtidos por meio da metodologia proposta e para verificar se o objetivo de interveno e estmulo aprendizagem havia sido atingido. 7 Resultados da pesquisa: reflexes crticas Os resultados obtidos por meio das atividades desenvolvidas nos levaram a concluir que atravs da interao entre professor/aluno e aluno/aluno que acontecem as grandes descobertas, ocasionando, assim, as grandes experincias da sala de aula. O professor ensina e o aluno, atravs desse ensino, passa a ter prazer na aprendizagem. A sala de aula nada mais que uma troca, pois, ao mesmo tempo em que o professor ensina tambm aprende com seu aluno, a sala de aula, portanto, o lugar onde se desenvolve a escolaridade. ainda nesse espao que o aluno deve aprender a organizar seus conhecimentos e descobrir a melhor maneira de coloc-los em prtica. E o professor quem vai possibilitar esse caminho usando metodologias que conquistem educandos que j no esto motivados para a aprendizagem. Ao compararmos as duas entrevistas, inicial e final, e as produes desenvolvidas durante toda a pesquisa comprovamos o quanto eles melhoraram em relao estrutura da lngua. medida que as atividades iam sendo ministradas foi
A Escola Estadual Paulo Freire realiza em cada bimestre letivo um evento chamado Comunidade na Escola, em que pais dos alunos so convidados a comparecerem na Escola e a participarem de vrias atividades culturais promovidas por professores e alunos.
4

136

possvel notar um avano gradual. Dessa forma, os erros ortogrficos e construes sintticas inadequadas apresentadas na primeira entrevista e produo textual foram substitudas por uma produo com mais desenvoltura e que se aproxima da norma padro na ltima entrevista e produes textuais. Ento, podemos afirmar que houve uma melhora muito significativa na escrita desses alunos. Assim, durante o perodo de apenas trs meses de prtica, constatamos e comprovamos que o professor precisa levar os seus alunos a serem leitores eficazes e assduos para que possam produzir textos com qualidade, assim como, tendo como aliadas as atividades ldicas, desenvolver nos estudantes a responsabilidade e o comprometimento com seus estudos. Mas, para que isso acontea, ele precisa rever suas frmulas metodolgicas. 8 Apontamentos Finais Como respostas s nossas inquietaes, temos que o que faz um aluno chegar ao 6 ano sem dominar as habilidades bsicas de leitura e escrita o fato dele carregar consigo contedos mal compreendidos desde o incio de sua escolaridade, e isso acarreta a no compreenso de outros. H, portanto, uma lacuna de contedos que o acompanhar nas sries seguintes. Durante todos os momentos em que trabalhamos com os alunos, percebemos que o professor da sala de Apoio Pedaggico precisa obrigatoriamente trazer uma metodologia diferenciada para o trabalho com esses alunos, caso contrrio, mesmo frequentando a Sala de Apoio no conseguiro tambm compreender os contedos propostos e continuaro sem dominar as habilidades necessrias para a leitura e produo textual. A partir do momento em que trabalhamos de forma diferenciada, percebemos uma maior participao e compreenso dos mesmos em relao s atividades desenvolvidas. As aulas passaram a ter um atrativo maior e aquilo que era difcil para o aprendizado passou a ser uma brincadeira divertida e, assim, houve maior aproveitamento das aulas e o ensino aconteceu de fato. Esses resultados confirmam que o professor tem que buscar recursos que sejam capazes de mudar as atitudes dos alunos em relao ao ensino, pois as estratgias e metodologias escolhidas que fazem toda a diferena em uma sala de aula e, a msica, como vimos, um recurso eficaz, pois ela tem o poder de alcanar a alma humana, seduzir os educandos e lev-los aprendizagem efetiva de forma ldica e prazerosa. A msica, portanto, uma excelente alternativa metodolgica, pois desenvolve a sensibilidade, criatividade e faz com que o aluno interaja, concentre-se mais nas aulas e, consequentemente, aprenda mais e desenvolva a sua capacidade cognitiva. Ento, msica para todos! Pois uma educao de qualidade depende de todos ns. Referncias Bibliogrficas CUKIERKORN, Mnica de Oliveira Braga. Jornal Dirio na Escola. A histria da escola. Santo Andr, 17 de Fev. de 2003. Disponvel em: www.redenoarsa.com.br/biblioteca/ 07se03_3649.pdf. Acesso em: 12 de Fev. 2009, s 10 h. FERREIRA, Martins. Como usar a Msica na sala de aula. So Paulo: Contexto, 2001.

137

HORA, Dinair Leal; NUNES, Heliane Prudente; GAL, Maria de Loudes Gallo Von. Fundamentos da Educao. Coleo Magistrio. Mdulo IV, unidade 3. Braslia FUNDESCOLA SEED/MEC - 2002. HOWARD, Walter. A Msica e a Criana. 4 Ed. So Paulo: Summus, 1984. KOPSCHITZ, Lcia X. B. & MATTOS, Maria Augusta B. A Lingstica Aplicada e a Lingstica. In: Trabalhos em Lingstica Aplicada. Campinas: Institutos dos Estudos da Linguagem- UNICAMP, V. 22, 1993. P.07-23. MARTINS, Raimundo. Educao musical: conceitos e preceitos. Rio de Janeiro: FUNARTE - Instituto Nacional de Msica, 1985. MATO GROSSO, Secretaria de Estado de Educao. Escola Ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaos para ensinar aprender a sentir, ser e fazer. 2. Ed. Cuiab: Seduc, 2001. PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Lngua Portuguesa/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1997. PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Lngua Portuguesa/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 1998. PARMETROS CURRICULARES NACIONAIS: Lngua Portuguesa/ Secretaria de Educao Fundamental. Braslia: MEC/SEF, 2001. SPELLER, Paulo. Fundamentos da Educao. Coleo Magistrio. Mdulo I, unidade 05. Braslia FUNDESCOLA SEED/MEC - 2002. VAL, Maria da Graa Costa (Org.); MARCUSCHI, Beth (Org.). Livros didticos de Lngua Portuguesa: letramento e cidadania. 1. ed. Belo Horizonte: Ceale/Autntica, 2005. MUSIC: A DIDACTIC-METHODOLOGICAL RESOURCE FOR THE LESSONS OF PORTUGUESE LANGUAGE ABSTRACT: This article brings mobilization as the main theoretical and methodological Applied Linguistics that is an area that much has contributed with the pedagogical practice of the Portuguese Language teacher and how the education of mother Language can be thought and be given by dynamic form, to stimulate the taste of the learning. This Way, we detach the Music that represented as main a Didactic Resource, therefore we understand that it makes with that the pupil lives deeply what it is learning, interacting with the content and obtains exactly, of this form, it can provide a much more significant learning of what the traditional methods. Keywords: Portuguese Language, music, interaction and new methodologies.

Potrebbero piacerti anche