Sei sulla pagina 1di 22

REVISO DO SISTEMA NERVOSO

A constituio do sistema nervoso na sua parte principal formada pelo tecido nervoso o qual se encontra no crebro, medula espinhal e sistema nervoso perifrico. Este sistema tem funo de controlar e coordenar todos os processos vitais do organismo, os quais podem ser: involuntrios (atividades visceral) ou voluntrios (atividade somtica).

A diviso do sistema nervoso baseado nas funes involuntrias voluntrias a seguinte: - Sistema nervoso central (encfalo e medula espinhal); - Sistema nervoso perifrico (nervos cranianos, espinhais e perifricos); - Sistema nervoso autnomo ou vegetativo;

O encfalo (crebro, tronco cerebral e cerebelo) e a medula espinhal so envolvidos e protegidos pelas meninges:

- Externa - Dura-Mter; - Mdia - Aracnide - Interna - Pia-Mter.

O crebro a sede da inteligncia e comando, tambm, a maior parte do encfalo e divide-se em hemisfrios cerebral direito e esquerdo. Na superfcie ou crtex localizam-se os centros nervosos, de onde tem origem os impulsos motores enviados aos msculos e nos quais chegam os impulsos sensitivos provenientes dos nervos sensitivos.

Aspectos importantes para a avaliao neurolgica do paciente

Avaliao do nvel de conscincia Respostas aos estmulos verbais e dolorosos; Estado de alerta Ativo, responde apropriadamente aos mnimos estmulos, perceptvel ao meio; Letrgico Lento ao falar, responde aos estmulos ttil e verbal, podendo apresentar confuso mental; Estado de obnubilao Resposta lenta aos estmulos sensoriais profundos (dolorosos). A resposta pode ser verbal, com poucas palavras que no fazem sentidos; Estado de torpor No ocorre resposta verbal ao estmulo doloroso profundo, podendo apresentar movimentos inespecficos; Estado de coma Definido como estado de abolio de respostas ou respostas reduzidas e alteradas. O paciente tem perda completa da percepo do meio ambiente e de si prprio e do qual no pode ser despertado.

TIPOS DE COMA Neurolgico Pode decorrer de patologias como: AVC, TCE, tumores cerebrais, etc. Metablico Pode ser denominado de acordo com a patologia causadora ex: coma diabtico, coma heptico, coma urmico.

CLASSIFICAO DO COMA Grau I ou Vigil O paciente mantm resposta dor, reflexos e sinais vitais presentes; Grau II ou Leve A resposta dor est ausente, no entanto, os reflexos e sinais vitais esto presentes;

Grau III ou Profundo - A resposta dor e os reflexos esto ausentes, sinais vitais presentes; Grau IV ou Depass A resposta dor, os reflexos e os sinais vitais esto ausentes.

METODOS DE AVALIAO NEUROLOGICA Escala de Glasgow utilizada internacionalmente para a avaliao neurolgica, auxilia na determinao do prognstico e na melhor interpretao do estado clnico do paciente.

Define o nvel de conscincia atravs da observao do comportamento baseando-se em um valor numrico.

Escala de Coma de Glasgow

Abertura Ocular 4 Espontnea 3 Comando Verbal 2 Dor 1 Ausente

Melhor Resposta Motora 6 Obedece a Comando 5 Localiza Dor 4 Retirada Dor 3 Flexo Anormal 2 Extenso Anormal 1 Sem Resposta

Melhor Resposta Verbal 5 Orientado 4 Desorientado 3 Palavra Desconexas 2 Sons Incompreensveis 1 Sem Resposta

Os valores fornecidos pelo somatrio dos trs indicadores da escala variam de 3 a 15. O total de 15 pontos indica um indivduo neurofisiologicamente normal no que se refere ao nvel de conscincia.

Paciente considerado comatoso quando no obedece s ordens, no emite palavras, no abre os olhos.

AVALIAO DAS PUPILAS Observa-se o tamanho, simetria e reatividade pupilar luz. As alteraes das pupilas so geralmente encontradas no coma devida leso cerebral.

AVALIAO DOS REFLEXOS Oculoceflico Realiza um giro horizontal da cabea para um lado, ocasionando desvio conjugado do olhar para o lado oposto, isto mostra que no h leso cerebral, se forem observados movimentos oculares assimtricos, desconjugados ou ausentes so indicativos de leso cerebral. Oculovestibular Consiste na irrigao de gua gelada em cada ouvido com a cabeceira do leito a 30. No paciente acordado a resposta a presena de nistagmo, na presena de leso cerebral ocorre um desvio dos olhos para o lado que est sendo irrigado ou ausncia de reao. Sinais de Barbinsk Est presente em grande parte das leses neurolgicas. Faz-se uma frico na planta do p, ocorrendo a dorsoflexo do 5 dedo e abertura como leque dos outros dedos.

AVALIAO DAS RESPOSTAS MOTORAS Utiliza-se estmulo verbal ou doloroso. (leito ungueal).

O paciente pode apresentar reao aos estmulos em todos os membros apresentando fora normal, paresia, plegia, postura de decorticao (o paciente flete os membros superiores e estende os inferiores, representa leso cerebral), postura de descerebrao (o paciente estende tanto os membros superiores como inferiores, representa leso neurolgica grave) e arreflexivo (sem responder a qualquer estmulo).

AVALIAO DO PADRO RESPIRATRIO Realizada atravs da observao da freqncia, do ritmo e da amplitude da respirao.

ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL

O AVC resulta da restrio de irrigao sangunea ao crebro, causando leso celular e danos nas funes neurolgicas. As causas mais comuns so os trombos, o embolismo e a hemorragia. Apresenta-se como a 2 causa de morte no mundo. O AVC a principal causa de incapacidade neurolgica dependente de cuidados de reabilitao e a sua incidncia est relacionada com a idade. Iro ser focados aspectos relativos da patologia, tais como, epidemiologia, causas de AVC, factores de risco, fisiopatologia, tipos de AVC, manifestaes clnicas, complicaes

DEFINIO A definio de Acidente Vascular Cerebral (AVC) do Dicionrio Mdico uma manifestao, muitas vezes sbita, de insuficincia vascular do crebro de origem arterial: espasmo, isquemia, hemorragia, trombose (Manuila, Lewalle e Nicoulin, 2003). Acidente Vascular Cerebral um derrame resultante da falta ou restrio de irrigao sangunea ao crebro, que pode provocar leso celular e alteraes nas funes neurolgicas. As manifestaes clnicas subjacentes a esta condio incluem alteraes das funes motora, sensitiva, mental, perceptiva, da linguagem, embora o quadro neurolgico destas alteraes possa variar muito em funo do local e extenso exacta da leso (Sullivan, 1993).

EPIDEMIOLOGIA O AVC uma ameaa qualidade de vida na velhice no s pela sua elevada incidncia e mortalidade, mas tambm pela alta morbilidade que causa, implantando-se frequentemente em pessoas j com problemas fsicos e/ou mentais (Resck, Botelho, Herculano, Namorato, Freire, 2004; William Pryse-Phillips, 1995). Tambm afecta na sua maioria aos idosos, mas existe uma percentagem de 20% dos AVCs que ocorre em indivduos abaixo dos 65 anos. uma patologia que atinge mais a raa negra, especialmente a faixa etria mais jovem (Sullivan, 1993).

CAUSAS DO AVC

A Organizao Mundial de Sade, 2003 defende que o AVC provocado por uma interrupo no suprimento de sangue ao crebro e ocorre quando uma artria que fornece sangue ao crebro fica bloqueada ou se rompe. Se as clulas cerebrais perdem o suprimento de oxignio e de nutrientes por consequncia elas podem parar de trabalhar temporariamente ou ento, morrem. Esta morte resulta em reas de necrose localizada que so designadas como enfartes cerebrais. Mas existem muitas clulas

remanescentes que podem provocar o ressurgimento de movimentos perdidos se o paciente for tratado devidamente (Organizao Mundial de Sade, 2003). Segundo Sullivan, 1993 as causas mais comuns de AVC so os trombos, o embolismo e a hemorragia secundria ao aneurisma ou a anormalidades do desenvolvimento. E advoga que as outras causas menos

comuns so os tumores, os abcessos, os processos inflamatrios e os traumatismos. Consoante a Organizao Mundial de Sade, 2003 as causas mais frequentes de AVC compreendem os enfartes cerebrais, a hipertenso arterial, a hemorragia cerebral, a malformao dos vasos sanguneos, os tumores cerebrais, os traumas e outras situaes diversas. Os enfartes cerebrais resultam de dois processos patolgicos, a trombose, que o bloqueio de uma artria do crebro, causado por um cogulo sanguneo slido ou trombo que se forma dentro do sistema vascular; e a embolia, que um bloqueio causado por um fragmento destacado do trombo que se formou em outro local e levado para o crebro pela corrente sangunea (OMS, 2003).

FATORES DE RISCO

Os factores de risco aumentam a probabilidade de ocorrncia de um acidente vascular cerebral, no entanto, muitos deles podem ser minimizados com tratamento mdico ou mudana nos estilos de vida. Os principais factores de risco para a manifestao de um AVC so: a idade, a patologia cardaca, a diabetes mellitus, aterosclerose,

heredietariedade, raa, contraceptivos orais, antecedentes de acidentes isqumicos transitrios (AIT) ou de acidentes vasculares cerebrais, hipertenso arterial, dislipidmia, sedentarismo, elevada taxa de colesterol e predisposio gentica (Sullivan, 1993; Weimar, Ziegler, Konig, Diener; Leys, Hnon, Mackowiak-Cordoliani, Pasquier, 2005). Quanto maior for o nmero de factores de risco identificados no utente, maior ser a probabilidade deste vir a ter um AVC.

Os principais factores de risco para o Acidente Vascular Cerebral:


Tabagismo AVC anterior Ataque isqumico transitrio anterior Doena da artria cartida significativa Fibrilhao auricular: Hipertensp arterial Enfarte do miocrdio, principalmente se ocorreu nos ltimos 3 meses Angina de peito Falha cardaca Anomalias em ECG Diabetes mellitus Hiperlipidemia Trombofilia Doenas das artrias perifricas Doena da clula falciforme Consumo excessivo de alcol

FISIOPATOLOGIA

O tecido nervoso depende totalmente do aporte sanguneo para que as clulas nervosas se mantenham activas, uma vez que no possui reservas. A interrupo da irrigao sangunea e consequente falta de glicose e oxignio necessrios ao metabolismo, provocam uma diminuio ou paragem da actividade funcional na rea do crebro afectada (Rocha, 2003). Se a interrupo do aporte sanguneo demorar menos de 3 minutos, a alterao reversvel, no entanto, se ultrapassar os 3 minutos, a alterao funcional pode ser irreversvel, provocando necrose do tecido nervoso. O AVC pode ser causado por 2 mecanismos distintos, por uma ocluso ou por uma hemorragia (Cohen, 2001).

Um AVC isqumico ocorre quando um vaso sanguneo bloqueado, frequentemente pela formao de uma placa aterosclertica ou pela presena de um cogulo que chega atravs da circulao de uma outra parte do corpo (Cohen, 2001). A arteriosclerose produz a formao de placas e progressiva estenose do vaso. As suas sequelas so ento a estenose, ulcerao das leses arteriosclerticas e trombose (Sullivan, 1993). A trombose cerebral refere-se formao ou desenvolvimento de um cogulo de sangue ou trombo no interior das artrias cerebrais, ou de seus ramos. Os trombos podem ser deslocados, viajando para outro local, sob a forma de um mbolo (Sullivan, 1993). Os mbolos cerebrais so pequenas pores de matria como trombos, tecido, gordura, ar, bactrias, ou outros corpos estranhos, que so libertados na corrente sangunea e que se deslocam at as artrias cerebrais, produzindo a ocluso e enfarte (Sullivan, 1993). O AVC pode ainda ocorrer por um ataque isqumico transitrio. Este, refere-se temporria interrupo do suprimento sanguneo ao crebro (Sullivan, 1993). Um AVC hemorrgico (acontece em 10% dos AVCs) ocorre devido ruptura de um vaso sanguneo, ou quando a presso no vaso faz com que ele se rompa devido hipertenso. A hemorragia pode ser intracerebral ou subaracnoideia. Em ambos os casos, a falta de suprimento sanguneo causa enfarto na rea suprida pelo vaso e as clulas morrem (Cohen, 2001).

TIPOS DE AVC
A determinao do tipo de AVC depende do mecanismo que o originou. Sendo assim, existem dois tipos de AVC, que se apresentam como o AVC isqumico e o AVC hemorrgico, que por sua vez apresentam alguns subtipos.

Tipos de AVC Isqumico

Subtipos de AVC Lacunar Trombtico Emblico

Hemorrgico

Cerebral (Intracerebral) Menngeo (Subaracnide)

Acidente Vascular Cerebral trombtico


O AVC trombtico o mais comum (40% dos AVCs) e causado pela aterosclerose trombose cerebral. H o desenvolvimento de um cogulo de sangue ou trombo no interior das artrias cerebrais ou dos seus ramos, o que vai originar enfarto ou isquemia. Acidente Vascular Cerebral emblico O AVC emblico ocorre em 30% dos casos AVCs e criado por mbolos cerebrais. So pequenas pores de matria como trombos, tecido, gordura, ar, bactrias ou outros corpos estranhos, que so libertados na corrente sangunea e que se deslocam at s artrias cerebrais, produzindo ocluso ou enfarto (doenas cardiovasculares). Acidente Vascular Cerebral lacunar O AVC lacunar provocado em 20% dos AVCs e ocasionado por enfartes muito pequenos com menos de 1cm cbico de tamanho, que ocorrem

somente onde arterolas perfurantes se ramificam directamente de grandes vasos. comum o dfice motor puro ou sensitivo puro. Os utentes iro apresentar determinados sinais clnicos, de acordo com a artria cerebral envolvida. As artrias que podem ser afectadas so: artria cerebral anterior, artria cerebral mdia, artria cerebral posterior, artria cartida interna, artria basilar, artria vertebrobasilar.

SINDROMES RESULTANTES Artria Cartida Interna Esta artria qualificada pela hemianpsia, afasia (se for o hemisfrio dominante), hemiplegia contra lateral e hemianestesia contra lateral. Pode ocorrer um extenso edema cerebral, levando frequentemente ao coma e morte (Sullivan, 1993). Artria Cerebral Anterior As leses nesta artria so raras. E caracterizada pela confuso mental, afasia (se for o hemisfrio dominante), hemiplegia contra lateral (com predomnio do membro inferior), hemianestesia contra lateral (com predomnio do membro inferior), e pode haver apraxia de marcha, reflexo de suco, reflexos de preenso e incontinncia urinria e fecal (Sullivan, 1993). Artria Cerebral Mdia Esta artria o local mais comum de AVC. E especializada pelo coma, hemianpsia, hemiplegia (com predomnio do membro superior), hemianestesia (com predomnio do membro superior), afasia (se for o hemisfrio dominante), e agnosia visual (Sullivan, 1993).]

Artria Cerebral Posterior Esta artria representada pela hemianpsia, afasia, agnosia visual, alexia, hemiplegia e hemianestesia, muitas vezes so sintomas temporrios (Sullivan, 1993). Artria Vrtebro Basilar Esta artria assinalada pelo coma, diplopia, hemiplegia, paralisia pseudo bulbar, tetraplegia e anestesia completa (Sullivan, 1993). Quando a leso no Hemisfrio Esquerdo (Hemiplegia Direita) ocorrem afasias, apraxias ideomotoras e ideacionais, alexia para nmeros, descriminao direita/esquerda e lentido em organizao e desempenho. Quando no Hemisfrio Direito (Hemiplegia Esquerda) ocorre alterao viso espacial, auto negligncia unilateral esquerda, alterao da imagem corporal, apraxia de vesturio, apraxia de construo, iluses de abreviamento de tempo e rpida organizao e desempenho.

MANIFESTAES CLINICAS A sintomatologia depende da localizao do processo isqumico, do tamanho da rea isqumica, da natureza e funes da rea atingida e da disponibilidade de um fluxo colateral (Sullivan, 1993). As principais sequelas provenientes de um AVC so os dfices neurolgicos que se vo reflectir em todo o corpo, uni ou bilateralmente, como consequncia da localizao e da dimenso da leso cerebral, podendo apresentar como sinais e sintomas perda do controlo voluntrio em relao aos movimentos motores, sendo a disfuno motora mais comum, a hemiplegia (devido a uma leso do lado oposto do crebro); a hemiparsia ou fraqueza de um lado do corpo outro sinal (Resck, et. al., 2004; Petrilli, Durufle, Nicolas, Pinel, Kerdoncuff, Gallien, 2002).

Existindo

assim

um

comprometimento

ao

nvel

das

funes

neuromuscular, motora, sensorial, perceptiva e cognitiva/comportamental (Resck, et.al., 2004). FUNO SENSORIAL A sensibilidade frequentemente sofre prejuzos, mas raramente est ausente do lado hemiplgico. So comuns as perdas proprioceptivas, exercendo significativo impacto sobre as habilidades motoras. Tambm so comuns a perca do tacto superficial, dor e temperatura, contribuindo para uma disfuno perceptiva geral e para o risco de autoleses. Os pacientes hemiplgicos podem ainda sofrer de hemianopsia homnima defeitos no campo visual. O paciente sofre de cegueira da metade nasal de um dos olhos e da metade temporal do outro, dependendo do local da leso (Sullivan, 1993). As alteraes sensoriais mais frequentes, aquando da ocorrncia de um AVC, so os dfices sensoriais superficiais (tcteis, trmicos e doloros), proprioceptivos (postural e vibratria) e visuais (diminuio da acuidade visual, diplopia).

FUNO E COMPORTAMENTO MENTAL


Alguns dos pacientes que sofrem um AVC so dados como confusos ou no cooperantes, sem esprito de iniciativa, ou mentalmente inadequados. Podem tambm ficar com a compreenso prejudicada, sofrer de perda de memria recente, perda da percepo corporal, negao de lhe pertencerem os membros afectados (Sullivan, 1993). Os utentes com leso no hemisfrio direito e esquerdo tm comportamentos muito distintos. Os utentes com leso no hemisfrio direito, tendem a ter um comportamento mais lento, so mais cuidadosos, incertos e inseguros. Ao desempenharem tarefas apresentam-se ansiosos e hesitantes, necessitando frequentemente de apoio e feedback (Sullivan, 1993).

FUNO PERCEPTIVA O tipo e a extenso dos dfices perceptivos vo depender do local da leso. Um AVC pode provocar distrbios na posio no espao, na percepo da profundidade, na orientao topogrfica, apraxia (incapacidade para programar uma sequncia de movimentos), agnosia (incapacidade de reconhecer objectos familiares de uso pessoal, e de lhe dar uma funo), falhas na discriminao esquerda/direita (Sullivan, 1993). FUNO DA LINGUAGEM/COMUNICAO
Este tipo de problema resulta geralmente quando o AVC teve a sua origem numa obstruo da artria cerebral mdia localizada no hemisfrio esquerdo (Sullivan, 1993).

FUNO MOTORA
Os pacientes sofrem desequilbrio postural, espasticidade, padro flexor do membro superior e padro extensor do membro inferior, entre outros (Sullivan, 1993).

ALTERAES DO TNUS Logo aps um AVC, o hemicorpo afectado apresenta hipotonia, isto , o tnus muito baixo para iniciar qualquer movimento, no apresenta resistncia ao movimento passivo e o utente no consegue manter o membro em nenhuma posio, principalmente durante as primeiras semanas.

Ocasionalmente a flacidez dura apenas algumas horas ou dias, mas raramente persiste indefinidamente. Estas alteraes levam ao desaparecimento da consciencializao e dos padres de movimento do hemicorpo afectado, bem como a padres inadequados do lado no afectado. Desta forma, o utente no consegue sentar-se sem apoio, manter-se de p (Sullivan, 1993) frequente nestes casos, com o passar do tempo, a substituio de um quadro de hipotonia, por um quadro hipertonia em que h um aumento da resistncia ao movimento passivo (caracterstico dos padres espsticos) (Sullivan, 1993). A espasticidade tende a aumentar gradualmente nos primeiros 18 meses com os esforos e actividades desenvolvidas pelo indivduo (fase espstica),

podendo provocar posturas anormais e movimentos estereotipados (Sullivan, 1993). Geralmente estes utentes apresentam hipertonia nos msculos antigravticos do hemicorpo afectado (flexores no membro superior e extensores no membro superior) (Sullivan, 1993).

PERDA DO MECANISMO DE CONTROLE POSTURAL


A base para a realizao dos movimentos voluntrios normais especializados o mecanismo de controlo postural. Desta forma, se as reaces posturais automticas de um indivduo que tenha sofrido um AVC no estiverem a funcionar no hemicorpo afectado, o indivduo no conseguir usar vrios padres normais de postura e de movimento, que lhe permitem fazer transferncias, rolar, sentar-se, manter-se de p, andar, realizar actividades da vida diria e outras actividades funcionais (Sullivan, 1993). As patologias e as sequelas neurolgicas interferem com a capacidade do indivduo em executar as funes e a satisfazer as suas obrigaes. Assim, o indivduo com sequela neurolgica no capaz de desempenhar o seu papel social ou de manter o seu relacionamento habitual com os outros (Resck, et. al., 2004). Alguns autores defendem que os objectivos da reabilitao em pacientes com AVC so, prevenir complicaes; recuperar ao mximo as funes cerebrais comprometidas pelo AVC (temporrias ou permanentes); e reintegrar o paciente na famlia, no trabalho e na sociedade melhorando a sua qualidade de vida (Resck, et. al., 2004; Yelnik, Lariboisire, Widal, 2005). A promoo do mximo de independncia funcional nas reas de desempenho do utente deve ter em conta as suas capacidades, motivaes e necessidades (Jette, Warren, Wirtalla, 2005).

FASE DE RECUPERAO Consoante a Organizao Mundial de Sade, 2003 os estgios da fase de recuperao so: 1. Persistncia da hipotonia (estgio flcido), havendo perda motora geral e perda sensorial severa. O brao fica mole e cado e o paciente no consegue firmar-se no espao devido fraqueza muscular e ao baixo tnus muscular, sendo o mais incapacitante dos 3 estgios. 2. Evoluo para o tnus normal (o estagio de recuperao), os movimentos iniciam-se nos membros, primeiro mais distalmente,

permanecendo na generalidade uma leve incapacidade. 3. Evoluo para a hipertonia (o estgio espstico), a

recuperao da funo motora com uma evoluo para a espasticidade bastante frequente. H uma recuperao inicial dos movimentos proximais dos membros. O tnus muscular aumentado conduz espasticidade que se apresenta nos msculos antigravticos.Este tnus muscular diferente em cada indivduo, influenciando a qualidade do movimento:

espasticidade severa: os movimentos so difceis e por

vezes impossveis devido contraco muscular contnua;

espasticidade moderada: os movimentos so lentos e

realizados com esforo e coordenao anormal;

espasticidade leve: os movimentos grossos dos membros

so possveis, enquanto os movimentos finos da mo so difceis. 4. Ataxia, resultado em alguns casos de hemiplegia

(principalmente os causados por trauma), o cerebelo ou o sistema cerebelar pode ser afectado. Os movimentos so descontrolados e excessivos, havendo dificuldade na realizao e manuteno das posies

intermedirias de um movimento. A realizao de tentativas voluntrias para resolver esses problemas causa tremor intencional e dismetria. Segundo Bobath, tambm, existem trs estdios ps-AVC: 1 estdio a hipotonia no hemicorpo afectado, 2 estdio a hipertonia do hemicorpo afectado e o 3 estdio a de recuperao relativa que depende de muitos factores entre os quais o local e a extenso da leso, a idade, a capacidade do

sistema nervoso se reorganizar (plasticidade) e a motivao/atitude do utente que podem fazer variar o tempo de permanncia entre os estdios e condicionar a recuperao (OSullivan, 1993).

PROBLEMAS SECUNDARRIOS Problemas Psicolgicos Os problemas mais comuns associados ao AVC so, a depresso, o isolamento, a irritabilidade, a impacincia e a impulsividade (Sullivan, 1993). Contracturas e Deformidades So resultado da perda de movimentos, espasticidade e posicionamento inadequado (Sullivan, 1993). Trombose Venosa Profunda e Embolia Pulmonar So complicaes potenciais para todos os pacientes imobilizados e os sintomas mais comuns so, a dor, a hipersensibilidade, o edema e a descolorao da perna (Sullivan, 1993). Dor Este sintoma provm da perda sensorial contra lateral da leso. A dor em queimadura no lado hemiplgico, sendo aumentada por estmulos ou contactos (Sullivan, 1993). Problemas Urinrios e Intestinais A incontinncia urinria pode exigir o uso de uma sonda de espera, sendo a sua remoo o mais desejvel pois impede a ocorrncia de infeces. Para os problemas intestinais pode ser necessrio o uso de amolecedores das fezes e de dietas pobres em resduos (Sullivan, 1993).

Disfuno Oro facial A disfuno da deglutio, disfagia, uma complicao comum ps AVC. A maioria apresenta corrimento de saliva, dificuldade na ingesto de alimentos, aspirao, disartria e assimetria dos msculos da expresso facial (Sullivan, 1993). Disfuno do Ombro Ocorre em 70 a 80% dos indivduos ps AVC (Sullivan, 1993). Diminuio da Resistncia / Problemas Cardacos Adjuvantes Pacientes que sofreram um AVC secundrio a causas cardacas podem evidenciar dbito cardaco prejudicado, descompensao cardaca e graves desordens do ritmo, originando limitaes cardacas na tolerncia ao exerccio fsico (Sullivan, 1993).

TUMORES CEREBRAIS So todas as leses ou massas expansivas dentro do crnio que surgem devido multiplicao desordenada de clulas normais ou anormais. Os tumores podem ser originrios das clulas do prprio crebro e estes so chamados de tumores de clulas gliais. Alguns outros so originrios das membranas que recobrem o crebro e so os tumores das meninges ou meningeomas. Pelo fato de termos nervos que saem do crebro, podemos ter tumores das bainhas dos nervos que so chamados neuromas ou neurinomas. Por fim, temos os tumores que so originrios de outros rgos ou tecidos que podem se disseminar pelo sangue, que so os chamados tumores metastticos. A medula tambm faz parte do sistema nervoso central e, portanto, pode apresentar o mesmo tipo de tumores descritos para o crebro.

SINTOMAS Os sintomas so bastante variveis, porm de um modo geral so: cefalia (preferencialmente pela manh), vmitos em jato, perda de coordenao motora, tontura, perda de viso, perda de audio, dor no rosto, perda de fora em um lado do corpo, perda de sensibilidade nos braos. Somente a correlao destes sintomas e da histria clnica do paciente pode levar a suspeita de tumor cerebral, pois muitos destes sintomas so inespecficos. DIAGNSTICOS O mdico neurologista faz o diagnstico com o auxlio da histria do paciente e exames neurolgicos detalhados levam suspeio de um tumor cerebral. O diagnstico de certeza de um tumor cerebral dado por exames complementares como a tomografia computadorizada e da ressonncia nuclear magntica o eletroencefalograma e raios-X de crnio e/ou coluna. TRATAMENTOS O tratamento dos tumores cerebrais muito variado, pois existem vrios tipos de tumores em lugares tambm distintos. Como regra geral os tumores cerebrais so de indicao cirrgica. Caso sejam benignos, nicos, com a remoo completa poder haver cura. Nos casos de tumores mltiplos (metstases), malignos e com resseco incompleta, o tratamento pode ser cirurgia para diagnstico com complementao de radioterapia e quimioterapia, quando necessrio.

Potrebbero piacerti anche