Sei sulla pagina 1di 11

DA GEOGRAFIA GEOGRAFIA RENOVADA: (RE)PENSANDO A PROPOSTA METODOLGICA DE MILTON SANTOS Reinaldo Sousa reinaldosousasousa@hotmail.com Fernando Antonio da Silva fernando.s.12@hotmail.

.com Amistson Lopes da Silva Amistson_fut@hotmail.com Universidade Estadual de Alagoas - UNEAL INTRODUO A grande complexidade que caracteriza o mundo a partir do perodo que sucede a Segunda Guerra Mundial coloca novos desafios tericos e metodolgicos Geografia e, por conseguinte, aos trabalhos in locus desenvolvidos no mbito desta cincia. Trata-se de uma nova configurao territorial com sistemas de engenharia complexos, onde o espao construdo e reconstrudo segundo uma racionalidade global de produo. A repercusso dessa nova realidade espacial se faz sentir na efervescncia epistemolgica do conhecimento geogrfico verificada, sobretudo, nos dois decnios posteriores, perodo em que se deu o pice do Movimento de Renovao. Nessa conjuntura, vrias linhas de pensamento se desenvolvem e, dentre elas, a Geografia crtico-marxista, que logo ganha corpo por buscar compreender com mais afinco as relaes sociais luz das relaes de produo. Nesta perspectiva Milton Santos responsvel pela formulao de um largo corpo terico-metodolgico, propondo o entendimento dos novos paradigmas pela tica do meio tcnico-cientifco-informacional - expresso geogrfica da globalizao submetendo o conceito de Espao a uma completa (re)leitura e engendrando categorias de anlise prprias Geografia. Em Espao e Mtodo Santos faz uma discusso das categorias Forma, Funo, Estrutura e Processo, que permitem romper, no campo terico, com o mtodo descritivo da Geografia tradicional e fornece, assim, um modelo analtico concreto no vis marxista. Sendo assim, o objetivo desse texto demonstrar como o mtodo miltoniano se mostra eficaz no processo de anlise do espao geogrfico atual, sobretudo em meio s caractersticas do mundo contemporneo, marcado por contradies e que impe novas lgicas aos indivduos. O trabalho fruto de uma pesquisa, ainda em andamento, desenvolvida no Ncleo de Pesquisas Geogrficas NUPEGE, da Universidade 1
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Estadual de Alagoas - UNEAL. Trata-se de uma pesquisa do tipo bibliogrfica com posterior implicao na anlise espacial local. O texto um recorte da pesquisa intitulada Uma anlise da (re)significao da cidadania nos circuitos inferior e superior marginal da cidade de Unio dos Palmares-AL. CONSIDERAES INICIAIS ACERCA DO MTODO No conhecimento estruturado em bases cientificas a questo do mtodo assume destaque no trabalho do pesquisador e, por conseguinte, tem sido um dos temas mais evocados no mbito das diversas disciplinas. A lgica sistemtica que orienta o conhecimento das cincias confere ao mtodo grande importncia de forma que, qualquer que seja a rea de estudo, a apreenso dos fenmenos passa pela opo de um vis metodolgico. Para Milton Santos e Florestan Fernandes apud Vale [...] a questo do mtodo fundamental. Sem mtodo no h possibilidade de investigar a realidade em bases racionais. O mtodo o caminho para o conhecimento estruturado (2001, p.10). O movimento de renovao da Geografia Brasileira, despontado aproximadamente em meados do sculo passado e firmado nos decnios posteriores, leva a uma reviso das bases terico-conceituais dessa disciplina como tambm de seu mtodo com vistas em atender as demandas da nova realidade. Marcada pela indefinio do objeto de estudo ao longo de sua trajetria a cincia geogrfica, at ento calcada na descrio e/ou comparao enquanto mtodo, necessita caminhar em compasso com os ditames do mundo do presente, haja vista sua difcil tarefa de desvelar uma realidade caracterizada sobretudo pelo processo de globalizao hegemnica, com seus desdobramentos espaciais, e a reafirmao cada vez mais crescente de sua expresso geogrfica, qual seja, o meio tcnico-cientfco-informacional. Tudo isso requer um novo enfoque metodolgico da Geografia sob de sua pretensa renovao ocorrer apenas no discurso, pois, pensar um mtodo e toda sua complexidade ao mesmo tempo abrir possibilidades para um estudo mais acurado da realidade. Entretanto a redefinio de um mtodo no tarefa fcil principalmente em meio acelerao contempornea, por isso, as propostas de renovao da Geografia so muitas, porm, poucas aquelas que vm acompanhadas de um caminho metodolgico.

2
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Para (re)pensar a proposta de mtodo do Milton Santos o texto est subdivido em trs etapas. Na primeira discuti-se os principais elementos que condicionaram a renovao da Geografia brasileira e a necessidade de um mtodo justamente para que essa renovao ocorre-se; na seqncia, debaixo do segundo e terceiro subtpicos, busca-se caminhar das principais caractersticas do mundo contemporneo ao conceito miltoniano de espao, do qual depender o mtodo; e por ltimo reflete-se a despeito das categorias propostas pelo referido gegrafo elaboradas sob o vis dialtico-marxista de anlise e sntese. A PROCURA DE UM OBJETO... A PROCURA DE UM MTODO Moreira (2007, p.24) admite que a Renovao de uma cincia depende no s de mudanas na realidade para qual ela se volta, mas tambm da postura dos intelectuais que a fazem frente a nova realidade posta. Somente as mudanas em si j suscitam uma renovao, entretanto, muito depender da maneira como os intelectuais que fazem a cincia a avaliam e se comportam diante dos novos processos. Com a finalidade de evitar o descompasso na anlise da realidade, muitos gegrafos brasileiros, principalmente nas trs ultimas dcadas do sculo passado, mobilizaram o instrumental terico-metodolgico desta cincia a partir do entendimento de que as novas tessituras espaciais forjadas no bojo do adensamento tcnico-cientifico-informcional do mundo envelheceram a maior parte das teorias e conceitos at ento utilizados na interpretao geogrfica dos fenmenos no seio da Geografia Clssica. Esse processo, mormente no que concerne linha de pensamento crtico, desemboca, de uma forma ou de outra, na discusso em torno do conceito do objeto de estudo da Geografia, ou seja, no espao geogrfico. Por conseguinte, o debate evoca tambm a questo do mtodo, diretamente relacionado com o resultado do conhecimento obtido no trabalho de pesquisa. Destarte, apontar um caminho de renovao sem tambm pensar maneiras mais eficazes de elucidar os fenmenos espaciais, significa, sem dvida, retrocesso. Trilhando nessa perspectiva o trabalho ora apresentado est pautado na ideia de que o aspecto metodolgico , em grande medida, o que permite de fato caminhar da

3
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Geografia a uma Geografia Nova ou Renovada. Nesse sentido dar-se- destaque especial a alguns elementos do mtodo miltoniano de anlise do espao que atualmente tem sido, certamente, um dos mais utilizados nos estudos de geografia na linha do pensamento crtico. Mediante um esforo contnuo de interpretao do mundo contemporneo, Milton Santos prope novas maneiras de compreender o espao colocando o homem no centro do debate e conseguindo, dessa forma, no somente uma Geografia Humana, mas uma Geografia de Todos os Homens. GLOBALIZAO E COMPLEXIDADE DO ESPAO Santos (2008, p.33), tomando por base a importncia da historicidade do espao, classifica os perodos histricos em trs grandes divises, cada qual marcado por uma grande revoluo. O primeiro iniciado no fim no sculo XV marcado pela revoluo dos transportes martimos quando o mundo comea a ser conhecido como um todo sob o comando comercial de Espanha e Portugal; o segundo que comea em meados do sculo XVIII, caracterizado pela revoluo industrial; e o terceiro marcado pela revoluo tecnolgica, o perodo atual, cujas texturas se verificam aps a segunda guerra mundial. O perodo histrico atual, muito distinto dos que os precederam, tem como fundamento marcante o trip tcnica, cincia e informao, sendo por isso denominado por Milton Santos de meio tcnico-cientifico-informacional. Tcnica esta universalizada relacionalmente e presente em cada lugar de forma potencial. Vive-se um mundo em que a cincia o motor do desenvolvimento, onde o trabalho intelectual ganha importncia primria e as informaes em massa se processam vertiginosamente. Porm, como adverte Santos (2006, p.39), uma informao no face a face, mas mediada, preparada e servida pelos atores hegemnicos do sistema. O processo de globalizao ou terceiro perodo da histria, que ganhou corpo a partir do fim da segunda guerra mundial, gerou grandes metamorfoses no espao enquanto totalidade, com implicaes diretas nos lugares que passam a ser reflexos do mundo, impedindo que espaos distantes fiquem isolados e causando um hibridismo cultural nunca antes presenciado na histria humana. Esse mesmo processo permite articular as diversas partes que compe a totalidade, alargando contextos e encurtando

4
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

distncias, pois as tecnologias de ponta geram novas possibilidades de fluidez, base de expanso e de intercmbio. Contudo, a globalizao no conhecida por todos, sendo, sobretudo, um processo paradoxal e fragmentador, pois, ao tempo em que cria novas possibilidades uma fbrica de perversidades. Como afirma Santos:
A mundializao que se v perversa [...]. Concentrao e centralizao da economia e do poder poltico, cultura de massa, cientifizao da burocracia, centralizao agravada das decises e da informao, tudo isso forma a base de um acirramento das desigualdades entre pases e entre classes sociais, assim como da opresso e desintegrao do indivduo (SANTOS, 1997b, p.17).

As possibilidades trazidas pelo processo de globalizao, como a de tudo conhecer num curto lapso de tempo, tm se apresentado apenas como fabulaes para a grande maioria das pessoas, pois as contradies no tocante distribuio do capital se acentuam e as perversidades impostas podem ser vistas em todos os lugares (SANTOS, 2006, p. 41). Em Economia Espacial: criticas e alternativas M. Santos se refere formao socioeconmica produzida pelo atual sistema capitalista como uma Totalidade do Diabo justamente por funcionar em detrimento da grande maioria da nao. Para autor:
As formas introduzidas deste modo servem ao modo de produo dominante em vez de servir a formao socioeconmica local e s suas necessidades especficas. Trata-se de uma totalidade doente, perversa e prejudicial (SANTOS, 2007, p.202).

A tarefa da Geografia frente a essa realidade compreender os processos de desigualdade, de falsa democracia, que se acentuam nesse perodo da globalizao e ao mesmo tempo so maquiadas pelo progresso tcnico. Neste sentido ressurge a importncia humana. Compreender o lugar, nesse contexto, supe reconhecer que este se tornou ao mesmo tempo, e estranhamente, singular pelas influncias do contexto, e mundializado na medida em que receptculo das possibilidades trazidas pela globalizao. Nesse de um mtodo, pois, marca desse contexto neoliberal/capitalista/globalizado uma complexidade nunca antes presenciada na histria

5
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

sentido a noo de lugar-mundo e mundo-lugar, deve perpassar a todo tempo o entendimento do espao contemporneo.

DA COMPLEXIDADE DO ESPAO REDEFINIO DE UM MTODO Conforme assinalado no item precedente a partir do momento em que o mundo se tornou globalizado a realidade local no pode mais ser explicada em si s, pois, o mais distante lugar passou a estabelecer relaes das mais diversas com o restante do mundo. Logo o mundo se concretiza no lugar, e este evolui contraditoriamente em virtude das determinaes externas (globais) e daquelas que lhe so prprias (internas). Por conseguinte as relaes de ordem polticas, sociais e econmicas mudam substancialmente no s quantitativamente, mas tambm no que tange ao aspecto qualitativo, caracterizando-se pela densidade, visto que, consegue abarcar todos os lugares do globo; Como resultado, estes (os lugares) adquirem novos contedos tcnicos passando a funcionar como subespao dentro do espao total. Neste sentido, em primeira anlise, uma questo fundamental que O espao, como realidade, uno e total (1985, p.64). As novas dimenses da internacionalizao que culminaram no atual processo de globalizao no permitem a compreenso de fraes do territrio de forma isolada. Isso, contudo, no significa que o espao mundial seja homogneo, ao contrrio, pois da que emergem as diferenas e o espao se torna ainda mais heterogneo. Em O Espao Dividido, Os dois Circuitos de Economia Urbana dos Pases Subdesenvolvidos, Santos indica que em cada perodo histrico as regies polarizadoras funcionam como centro de disperso das modernizaes, que, dispondo de energia potencial, impactam os subsistemas subordinados fazendo com que estes entre no sistema global. Dessa forma, as mudanas nesses espaos perifricos iro depender do primeiro momento de interveno das foras exgenas e dos impactos futuros. Desse modo
Todo espao conhece assim uma evoluo prpria, resultado de uma conjugao de foras externas pertencentes a um sistema cujo centro se encontra nos pases-plos e de foras j existentes nesse espao. Resulta da a diversidade das condies de subdesenvolvimento e a originalidade das situaes para cada lugar (SANTOS, 2008, p.32).

6
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Assim a condio local sempre singular, posto que, apesar do impacto global a combinao das variveis sempre especifica, pois depende dos arranjos preexistentes, de modo que, ao se agregarem (o original e o novo) formam uma situao completamente distinta dos outros lugares. Nesse contexto, para Santos o espao no nem uma coisa, nem um sistema de coisas [...] (1997b, p.26). Reconhecendo que a realidade algo essencialmente dinmico, adotar a concepo de que o espao geogrfico uma coisa acarreta srios problemas epistemolgicos e metodolgicos, pois, a coisa seria em pouco tempo transformada em outra coisa, e os conceitos envelheceriam muito rapidamente. Desse modo, continua o autor, o espao [...] uma realidade relacional: coisas e relaes juntas (Ibidem, p.26). A propsito dessa problemtica, M. Santos submete o conceito de espao geogrfico a uma completa releitura, tendo em vista a insuficincia das noes clssicas dessa categoria central da Geografia, e elabora uma definio com base na historicidade supracitada analisando o processo de evoluo humana que resultou no controle, s vezes passivo, dos processos da natureza e na complexidade da sociedade atual. Assim, admite o autor, No comeo da histria do homem, a configurao territorial simplesmente o conjunto dos complexos naturais (1997a, p.51). Acontece que, com o progresso tcnico, principalmente com o adentrar do atual perodo tecnolgico, a natureza se torna cada vez mais humanizada, artificializada com verdadeiras prteses, de modo que, a organizao do espao se caracteriza, sobretudo, por construes humanas. Por isso Santos define espao geogrfico como [...] um conjunto indissocivel,
solidrio e tambm contraditrio de sistemas de objetos e de sistemas de aes, no considerados isoladamente, mas como um quadro nico no qual a histria se d (1997a, p.51).

O espao geogrfico se torna, destarte, cada vez mais complexo caminhando num ritmo de transformao acelerado e com ele as instncias sociais, econmicas e polticas que o contm e so contidas. Faz-se ento importante apreender o modo como a sociedade age sobre esse espao e vive-versa, ou seja, os aspectos concernentes produo do espao na ao recproca entre os objetos e as aes humanas, se a pretenso for refletir sobre a redefinio de um mtodo, como no presente trabalho.

7
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

Embora o espao se comporte, em termos concretos e conceituais, enquanto totalidade no processo de anlise, na perspectiva metodolgica, No resta dvida que no se pode estudar o todo pelo todo (SANTOS, 1985, p.57), pois o todo se mostra dialeticamente divisvel. Torna-se imperativo o conhecimento aprofundado das partes, pois a partir delas que se pode gerar a conscincia do todo. Conforme Santos
O todo somente pode ser conhecido atravs do conhecimento das partes e as partes somente podem ser conhecidas atravs do conhecimento do todo. Essas duas verdades so, porm, parciais. Para alcanar a verdade total, necessrio reconhecer o movimento conjunto do todo e das partes, atravs do processo de totalizao (1997a, p.96).

Isso porque O processo pelo qual o todo se torna um outro todo um processo de desmanche, de fragmentao e de recomposio, um processo de anlise e sntese ao mesmo tempo. Trata-se de um movimento pelo qual o nico se torna mltiplo e vice-versa (Ibidem, p.96). Assim, a cada momento o todo refuncionaliza as partes e as partes refuncionalizadas formam um outro todo. Acontece que a outra totalidade produzida no esttica, pois, quando pronta, est novamente e simultaneamente sendo reproduzida atravs das partes; , por isso, conforme infere Santos inspirado na filosofia existencialista de Sartre, uma totalidade em processo de totalizao (1997a). Cada nova totalidade age de maneira diferente sobre as partes. Com efeito, com o movimento da totalidade as partes nunca sero as mesmas, e com a atuao das partes modificadas sobre o todo, este tambm ser completamente diverso do que fora outrora. nessa perspectiva que, embasando-se em Karl Marx, Milton Santos defende o mtodo de anlise e sntese como cientificamente correto (VALE, 2001, p.10). A anlise uma forma de conhecimento acurado do espao atravs do estudo das partes que projetam o futuro da totalidade espacial; por outro lado, a sntese permite entender o caminho percorrido, visto que o espao busca constantemente totalizar-se. Partindo da premissa que o espao geogrfico assim se comporta e evolui, o fito da questo encontrar as categorias adequadas que permitam perfazer esse caminho dialtico da reconstruo do todo atravs das partes e tambm o inverso, isto , analisar para em seguida sintetizar. Nas palavras do prprio M. Santos, O problema encontrar as categorias de anlise que nos permitem o seu conhecimento sistemtico, isto , a 8
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

possibilidade de propor uma anlise e uma sntese cujos elementos constituintes sejam os mesmos (1997b, p.25). PARA NO CONCLUIR: ANLISE E SNTESE DAS CATEGORIAS FORMA, FUNO, ESTRUTURA E PROCESSO Para Santos o espao uma instncia da sociedade. Assim, ele contm e est contido na economia, na cultura e na ideologia. Seria, enfim, um conjunto de objetos e aes (Santos, 1985). Mas como materializar, tornar concreto, visvel o espao? Como apreend-lo? So questes complexas e que merecem cautela ao serem discutidas. Santos prope o entendimento de espao a partir de quatro categorias: forma, funo, estrutura e processo. A partir dessas categorias seria possvel uma anlise e, posteriormente, uma sntese do espao. Mas para se chegar a esse mtodo de anlise, preciso compreender primeiro cada uma dessas categorias e como elas se consubstanciam em elementos indissociveis do espao. Primeiro importante dizer que o processo o incio de tudo. Trata-se da ao, do movimento, da dinmica do espao. Este, segundo Santos, se materializa em funes atravs das formas. A sociedade no existiria sem essa co-relao. Essa relao indissocivel d s formas no s o carter singular quanto o torna forma-contedo. Ou seja,
Pode-se dizer que a forma, em qualidade de forma-contedo est sendo permanentemente alterada e que o contedo ganha uma nova dimenso ao encaixar-se na forma. A ao, que inerente funo, condizente com a forma que a contm; assim, os processos apenas ganham inteira significao quando corporificados. (SANTOS, 1985, p. 02)

V-se, assim, o espao como totalidade. Ou seja, seus elementos constituintes no devem ser tratados fragmentadamente. Deve-se procurar uma viso de conjunto de elementos indissociveis. Mas o que seria um elemento? Santos prope o entendimento da base conceitual a partir de Bertrand Russel, segundo o qual os elementos seriam a [...] base de toda deduo; princpios bvios, luminosamente bvios, admitidos por todos os homens (Russel apud Santos, 1985, p. 05). Os elementos do espao seriam, segundo Santos, os homens, as firmas, as instituies, o meio ecolgico e as infra-estruturas. Os homens constituiriam elementos do espao seja na condio de consumidores ou fornecedores de mo-de-obra no 9
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

processo produtivo. As firmas responderiam pela produo de bens, servios e at idias. As instituies responderiam pelas normas, ordens e legitimaes e o meio ecolgico pelos complexos territoriais que consubstanciam a base fsica do trabalho humano. E, por fim, as infra-estruturas seriam, de fato, o trabalho humano materializado e geografizado na forma de casas, plantaes, caminhos, etc. (SANTOS, 1985). importante lembrar que do mesmo modo que forma e funo so indissociveis, as infra-estruturas e o meio ecolgico tambm o so. E que [...] a expresso meio ecolgico no tem a mesma significao dada a natureza selvagem ou natureza csmica, como s vezes se tende a admitir. O meio ecolgico j meio modificado e cada vez mais meio tcnico (Santos, 1985, p. 08). Segundo ele, a natureza natural s teria existido at o momento anterior quele em que o ser humano tornou-se social, atravs da produo social. V-se, assim, na perspectiva do mtodo miltoniano de anlise, o espao como um sistema complexo de estruturas que muda, evolui, conforme a variao do tempo, em outras estruturas. Pois, a prpria passagem do tempo leva a mudanas no processo produtivo e (re)arranjos espaciais. Esses arranjos pode se d tanto no nvel macro quanto no nvel micro, mas essa uma discusso que se dar em desdobramentos posteriores da pesquisa e sofrer uma outra discusso: a dos arranjos espaciais na escala do lugar. Referncias MOREIRA, Ruy. Pensar e ser em geografia: ensaios de histria, epistemologia e ontologia do espao geogrfico. So Paulo: Contexto, 2007. SANTOS, Milton. A Natureza do Espao. Tcnica e tempo. Razo e emoo. So Paulo: 2 edio, HUCITEC, 1997a. _______________ Economia Espacial: Crticas e alternativas. So Paulo: Edusp, 2007. _______________ Metamorfoses do Espao Habitado. So Paulo: HUCITEC, 1997b. _______________ Espao e mtodo. So Paulo: Nobel, 1985. _______________ O Espao Divido. Os dois circuitos da economia urbana dos pases subdesenvolvidos. So Paulo: Edusp, 2008. ________________Por uma Geografia Nova. Da Crtica da Geografia a uma Geografia Crtica. So Paulo: Edusp, 2004. 10
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

10

________________ Por Uma Outra Globalizao: do pensamento nico conscincia. Universal. Rio de Janeiro: 13 ed, Record, 2006. VALE, Jos Misael Ferreira do. Milton Santos e o Mtodo. In: Cincia Geogrfica. O Gegrafo Cidado. So Paulo: Vol.II, Ano VII, n. 19, Pg.: 9 - 10. Maio/Agosto. 2001.

11
Realizado de 25 a 31 de julho de 2010. Porto Alegre - RS, 2010. ISBN 978-85-99907-02-3

11

Potrebbero piacerti anche