Sei sulla pagina 1di 5

Pra. Raquel Bueno email: raquel.bueno@aedu.

com

VENCENDO A PREOCUPAO
Introduo: - Existe na literatura crist muita coisa escrita sobre a preocupao, ansiedade e stress. - No sou psiquiatra (mas teloga, pedagoga e nutricionista). Nosso enfoque neste estudo , portanto, prtico, bblico e pastoral. - Apesar de que a ansiedade tem crescido muito nos ltimos anos, o mal antigo. A palavra de Deus se ocupa exaustivamente do tema. Jesus de modo muito objetivo ofereceu alivio, ou melhor, ofereceuse como alivio para os cansados e sobrecarregados (Mateus 11:28). - A palavra preocupao vem da palavra grega MERIMNAO, que uma combinao de duas palavras: MERIZO, que significa dividir e NOUS, que significa mente, incluindo as faculdades perceptivas de compreenso, de sentimento, de julgamento e determinao. - A preocupao, portanto, significa dividir a mente. A preocupao divide a mente entre interesses dignos e pensamentos prejudiciais. - Tiago fala do estado infeliz da pessoa de mente dividida: O homem de nimo dobre, inconstante em todos os seus caminhos (Tiago 1:8). - Inconstante em suas emoes; em seus processos de pensamentos; instvel em suas decises e julgamentos; precisamos entender que: a paz mental requer singeleza de pensamento.

I.

UMA ESTATSTICA ALARMANTE

Segundo o site americano webmd.com, as doenas da ansiedade afetam 18% da populao dos Estados Unidos. Na Europa, considerando a quantidade de pedidos por tranqilizantes (benzodiazepina,etc...) os nmeros so muito similares. No Brasil aproximadamente 12% da populao sofre de ansiedade, de acordo com do Instituto de Psiquiatria do HC (USP), o que representa quase 24 milhes de brasileiros com ansiedade patolgica (e no meramente ansiosos). A ansiedade a doena psquica mais freqente. Todavia importante saber que na psiquiatria, a teoria das gavetas: em que uma pessoa depressiva, esquizofrnica, ansiosa,... s vezes criticada, trata-se quase sempre de um conjunto de patologias (ansiosos e depressivos, por exemplo) e sendo assim relativamente difcil obter nmeros estatsticos precisos. Estudos recentes demonstram que as mulheres apresentam um risco maior de desenvolver a doena ao longo da vida quando comparado com homens. Os motivos desta diferena ainda no foram elucidados, mas h indcios que fatores genticos e os hormnios femininos estejam relacionados. Esse quadro pode ser mudado. Esteja sempre cheia de alegria (Filipenses 4:4-8). II. UMA DOENA, MAS TAMBM UM GRAVE PECADO

A preocupao (ansiedade) no deve ser tratada com benevolncia por ns cristos. Nossa obrigao trat-la como pecado, mesmo que profissionais da sade digam outras coisas sobre o tema. ... Mas por que temos que tratar a ansiedade como pecado? 1) Porque desconfiar da fidelidade de Deus vejam quantas promessas maravilhosas, que se levadas a srio, cridas e apoderadas, poderiam transformar-nos em autnticos sucessos:

- Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que so chamados segundo o seu propsito. Romanos 8:28. - Tudo ele tem feito esplendidamente. Marcos 7:37. - Tudo posso naquele que me fortalece. Filipenses 4:13. - E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glria, h de suprir em Cristo Jesus cada uma de vossas necessidades. Filipenses 4:19. - De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei. Hebreus 13:5. - Ele tem cuidado de vs. 1 Pedro 5:7. - No andeis ansiosos pela vossa vida... quanto ao que haveis de vestir... pois vosso Pai Celeste sabe que necessitais de todas elas... Mateus 6:25. 2) A preocupao hipocrisia, hipocrisia porque professa f em Deus e ao mesmo tempo ataca a realidade da fidelidade de Deus. - Nosso Deus no pode mentir. (Vamos ler Tito 1:2 Em esperana da vida eterna, a qual Deus, que no pode mentir, prometeu antes dos tempos dos sculos). III. A PREOCUPAO PECADO PORQUE PREJUDICIAL AO TEMPLO DO ESPRITO SANTO.

- A preocupao debilita e destri nosso corpo. Ela nos causa problemas cardacos, presso alta, algumas formas de asma, reumatismo, ulceras, resfriados, mau funcionamento da tireide, artrite, enxaquecas, cegueira e muitas desordens estomacais. - Tambm causa palpitaes, dores na nuca, indigesto, nusea, constipao, diarria, tontura, fadiga inexplicvel, insnia, alergias e at paralisia temporria.

- Quantas pessoas morrem prematuramente porque no conseguem harmonizar suas atividades com a paz interior. Vivem constantemente preocupados. Morrem de stress. Concluindo - Tu, Senhor, conservars em perfeita paz aquele cujo propsito firme; porque ele confia em ti. Isaias 26:3. - Andar com Jesus, traz-lo para nossa intimidade. Permitir que o Esprito Santo torne em ns uma realidade a vida ressurreta de Jesus, tudo isso , sem dvida, a frmula para uma vida saudvel, sem preocupaes. - Somente na plenitude da vida de Cristo encontraremos descanso para nossa alma... - Todo ano quando comemoramos o dia internacional da mulher (data que na verdade iniciou quando em 8 de maro de 1857, 130 mulheres americanas morreram queimadas numa fbrica txtil em Nova Iorque aps reclamarem melhores salrios). - Geralmente nessa data gostamos de receber homenagens e presentes, tais como flores, cartes, abraos etc... - Mas sem duvidas o maior presente que podemos receber o presente de Deus, que eterno e perptuo, nunca se gasta, nunca termina... uma flor que dada com muito carinho passageira, mas o que Deus d para sempre e queremos receber hoje, nessa noite... que paz de Deus... ficarmos livres das preocupaes...

- Expor o livreto: Vencendo a preocupao... Uma Meditao: Quando Deus estende o seu expediente de trabalho

Bartimeu foi curado quando Jesus j se preparava para deixar Jeric. A Bblia no registra nada que o Senhor tenha feito enquanto passava por aquela cidade. A parte dramtica dessa histria se d quando Jesus e seus discpulos esto indo embora, quando aparentemente nada demais importante vai acontecer. Como em Jeric, provvel que voc esteja sentindo que Deus est em silncio e passando por sua vida. A sua sensao a de que Ele no percebe que voc est ali, esperando por uma interveno, por um milagre. Mas o fato de Deus s vezes ser discreto e silencioso no quer dizer que Ele no esteja agindo. Ele tambm se move nas sombras, nos bastidores da sua vida, muito alm da sua capacidade de perceber. E no raro que o Senhor estenda o seu expediente de trabalho alm dos limites de sua agenda. O milagre pode acontecer quando ele j est se preparando para sair da cidade. Precisamos aprender a esperar pela interveno de Deus, mesmo no limiar da desesperana. Pode ser que tudo esteja indicando que Deus est passando pela nossa vida e nada vai acontecer. Mas Jesus cruza o seu caminho com o nosso... na sada de Jeric, Deus tem um encontro conosco. Marcos 10:46-52... (46) - Depois, foram para Jeric. E, saindo ele de Jeric com seus discpulos e uma grande multido, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. (47) - E, ouvindo que era Jesus de Nazar, comeou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericrdia de mim. (48) - E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericrdia de mim. (49) - E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom nimo; levanta-te, que ele te chama. (50) - E ele, lanando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. (51) - E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faa? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. (52) - E Jesus lhe disse: Vai, a tua f te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.

Potrebbero piacerti anche