Sei sulla pagina 1di 11

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

Aula 13 O idoso no mercado de trabalho e enquanto cliente potencial


Objetivos da aula: Os objetivos desta aula visam fazer com que voc reita e debata a respeito das modicaes ocorridas em relao ao papel do idoso na sociedade de hoje. Para tal, sero apresentadas as transformaes demogrcas ocorridas na pirmide etria brasileira e mundial, com especial ateno ao chamado envelhecimento da populao. Pretende-se ainda identicar o melhor papel possvel para o idoso nas empresas modernas, bem como relatar recomendaes prticas para o gerenciamento e entendimento do idoso como cliente em potencial. .Ao nal desta aula, voc dever estar apto a compreender como de fundamental importncia se considerar o papel do idoso na vida moderna, ou seja, de como ele contribui signicativamente para o desenvolvimento de novos hbitos, costumes, relaes prossionais, relaes humanas em geral, e perl de consumidor.

Para a Organizao das Naes Unidas (ONU), os idosos so divididos em trs categorias: os pr-idosos (entre 55 e 64 anos); os idosos jovens (entre 65 e 79 anos - ou entre 60 e 69 -, para quem vive na sia e na regio do Pacco); e os idosos de idade avanada (com mais de 75 ou 80 anos). Estes, por sua vez, com mais de 80 anos, tendem a continuar sendo, na sua maior parte, do sexo feminino.

Faculdade On-line UVB

118

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

Didaticamente, costuma-se identicar a idade de 65 anos como um grande fator determinante da velhice, ou seja: o perodo no qual se encerra a vida economicamente ativa do individuo, ou seja, quando chega a sua aposentadoria. Contudo, a Organizao Mundial de Sade elevou esta maior-idade para 75 anos, devido ao aumento progressivo da longevidade e da expectativa de vida no mundo. Ainda assim, segundo o Instituto Brasileiro de Geograa e Estatstica o IBGE -, um tero dos aposentados no Brasil permanece no mercado de trabalho. Isto acontece porque no Brasil, diferentemente dos pases desenvolvidos, a renda destas pessoas insuciente para lhes promover uma velhice tranqila, em um padro de vida relativamente razovel, com boas condies de sade, alimentao, moradia e higiene. No entraremos aqui no mrito da questo Previdncia Social. Tentaremos explorar o fato do individuo idoso permanecer no mercado de trabalho, e conseqentemente ser um consumidor ativo no mercado, nestes tempos.

Elementos demogrficos no Brasil e no mundo


As projees das Naes Unidas, de 1998, apontam para o Brasil uma populao que, em 2000, atingiria 170 milhes de habitantes, dos quais 49 milhes com menos do que 15 anos de idade, e 8,7 milhes acima de 65 anos. Para 2050, as Naes Unidas projetam que a populao nacional ampliaria para 244 milhes, sendo constituda por 49 milhes de jovens e 42,2 milhes de idosos. Em razo de to amplo diferencial de taxas de crescimento entre os dois grupos etrios, os jovens, que em 2000 representavam 28,8% da populao brasileira, em 2050, passaro a responder por 20,1%, em contraste com a participao da populao idosa, que em 2000 correspondia a to somente 5,1% da populao total do pas, e, que, em 2050, participar com 17,3% do contingente nacional.
Faculdade On-line UVB

119

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

Apesar de, em 2050, o ndice de idosos do Brasil ser inferior ao ndice da Amrica Latina, ao do Mxico e da Argentina; e pouco acima do Peru, Colmbia e Venezuela, o processo de envelhecimento da populao nacional inscreve-se entre os mais intensos, se visto no perodo de 1950-2050. De acordo com as projees das Naes Unidas de 1996 (United Nations, 1997), Venezuela e Brasil apresentavam os mais intensos processos de envelhecimento populacional, sendo que a Venezuela ocuparia o primeiro posto na listagem, enquanto que o Brasil, o segundo. Entretanto, a projeo de 1998 (United Nations, 1999) coloca o Brasil como o 6 pas no mais intenso processo de envelhecimento, aps a Repblica da Coria, Tailndia, Venezuela, Japo e Repblica Democrtica Popular da Coria, pois enquanto o Brasil multiplica em 15 vezes o seu ndice de idosos no perodo de um sculo, a Repblica da Coria o ampliar 21 vezes, a Tailndia, 19, a Venezuela, quase 18, enquanto Japo e a Repblica Democrtica Popular da Coria, em torno de 16 vezes. O processo de envelhecimento da populao, resultado das quedas nas taxas de fecundidade, e pela elevao da expectativa de vida que um fenmeno mundial. Estima-se, segundo o IBGE, que, em 2.050, o mundo ter 1,9 bilho de pessoas idosas, uma quantidade equivalente s crianas de 0 a 14 anos de idade. Nos pases desenvolvidos, a populao idosa corresponder a um tero da populao total. E, nos pases em desenvolvimento, onde as taxas de fecundidade ainda sero relativamente maiores, os idosos constituiro cerca de 20% da populao total. O Brasil acompanha a tendncia mundial de envelhecimento populacional, onde um estudo realizado pelo IBGE na dcada de 90 aponta que o nmero de idosos (60 anos e mais de idade) chega a 14,5 milhes, passando a representar 9,1% da populao brasileira, enquanto no inicio da dcada somavam 11,4 milhes, isto , 7,9% do total. Apesar do processo de envelhecimento recente, a populao
Faculdade On-line UVB

120

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

brasileira pode ser considerada uma das maiores do mundo, superior a da Frana, Itlia e Reino Unido. Daqui a 25 anos, esta populao de idosos no Brasil poder ser superior a 30 milhes. Como podemos perceber, diante destas informaes, o nmero de idosos tende a aumentar em escala mundial. Mas por que este aumento acontece? Isto se deve, principalmente, reduo na taxa de fecundidade. A mulher, sob a inuncia das mudanas sociais que ocorreram a partir da dcada de 60, trouxe com ela alteraes que vieram a afetar o emprego, a educao e ainda o casamento. Nos dias atuais, esta mulher tem a metade dos lhos que a gerao de sua me costumava ter. Mas no s isso. A medicina preventiva, e tambm os programas voltados qualidade de vida contribuem para o fato constatado. Sem falar nas baixas taxas de mortalidade infantil ou prematura, que aumentam a esperana de vida, devido a uma nutrio adequada, saneamento e tratamento de gua, ou ainda pelo uso de vacinas e antibiticos que imunizam a populao idosa dos riscos de molstias freqentes.

O papel dos idosos no mercado de trabalho


A participao dos idosos no mercado de trabalho aumenta constantemente. Em 2003, o Brasil somente era ultrapassado pelo Mxico e pela Islndia, em termos de proporo da populao idosa inserida no mercado de trabalho: 46% dos idosos brasileiros do sexo masculino eram economicamente ativos em 2003. Entre as mulheres idosas, a taxa de participao no mercado de trabalho chegou a 19,6%, cando atrs apenas dos pases nrdicos. (dados do IBGE). Na verdade, a maioria dos idosos exerce atividades prossionais no intuito de complementar ou assegurar os seus rendimentos ou de sua famlia. Isto decorre tanto do menor poder de compra das aposentadorias, quanto do decrscimo do rendimento mdio dos trabalhadores e da famlia; alm disso, muitos trabalhadores que
Faculdade On-line UVB

121

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

no contriburam para o sistema previdencirio permanecem mais tempo no mercado de trabalho; e para uma pequena parcela, os que tiveram escolaridade mais elevada e experincias de trabalho de alta valorizao no mercado, o acmulo de experincias pode permitir atuar em empresas. Segundo os dados disponveis no site da fundao Seade da Pesquisa de Emprego e Desemprego da Regio Metropolitana de So Paulo, o nmero de contrataes de pessoas com 60 anos ou mais evoluiu entre julho de 2003 e julho de 2004. Os idosos cumprem uma jornada semanal no muito diferente da mdia dos outros trabalhadores, segundo o Dieese e a Fundao Seade. No total, os trabalhadores trabalham em mdia 44 horas por semana. Na faixa acima de 60 anos, 41 horas. Dieese e Seade tambm constataram que o assalariado com mais de 60 anos ca mais tempo no emprego (146 meses) do que assalariados de outras faixas etrias (112 meses, na mdia). Algumas empresas j perceberam a importncia dos idosos em seu quadro de funcionrios, pois, estes j possuem uma grande experincia de vida, em termos prossionais, quer seja de natureza tcnica ou administrativa, o que pode vir a contribuir para o crescimento da empresa. Porm, ainda assim, a incluso dos idosos no mercado de trabalho bem lenta, e o nmero de empresas que o fazem bem pequeno, pois tal ao esbarra em questes culturais como o preconceito.

A barreira da idade no mercado de trabalho


Velho o seu preconceito! Cartola Em verdade, envelhecer o exerccio de viver, tanto que nas sociedades orientais, ele entendido como sabedoria. De forma oposta, no ocidente, mais notado pela alterao de algumas funes orgnicas.
Faculdade On-line UVB

122

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

O prprio adjetivo velho nos dicionrios gura como: obsoleto, antiquado e gasto pelo uso, mas esquecemos que na linguagem coloquial meu velho traduz-se por camaradagem, conana, amizade e companheirismo este deveria ser o real signicado do envelhecimento. O que afeta em geral a situao econmica das pessoas idosas a perda de contato com a fora de trabalho, a obsolescncia de suas atividades, a desvalorizao de seus vencimentos e penses, bem como a pobreza generalizada da sociedade no mundo. Porm, so mais afetadas ainda as mulheres, porque vivem mais tempo, e em geral com menos recursos e menos ttulos. Um grande problema para o idoso hoje a sua adaptao s exigncias do mundo moderno. Isto se deve, em parte, cultura educacional da sua gerao, de uma poca em que freqentar escola era um privilgio de poucos. Alm disto, muitas pessoas mais novas julgam os idosos inaptos a exercerem atividades e a serem economicamente ativos por conta de sua idade, pois infelizmente um fator ainda bastante latente na economia brasileira o preconceito que existe em torno da velhice, j que historicamente a idia que se tem do idoso de uma pessoa que j fez tudo que poderia ter sido feito em sua vida, restando a este apenas o direito ao descanso e a espera da morte, em seus ltimos dias. O que lamentvel em termos de evoluo de costumes culturais. Porm, este histrico tem mudado, pois, como os ltimos censos nos comprovam, a mdia de idade dos idosos tem aumentado consideravelmente, enquanto a natalidade s tem decrescido. Esta inverso nos ndices populacionais traz consigo uma nova demanda: como manter, inserir ou recolocar os idosos no mercado de trabalho? Na sociedade atual, em que o tempo e a velocidade ditam a ordem e a intensidade das relaes, o idoso tem seu prprio ritmo, o que
Faculdade On-line UVB

123

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

no quer dizer que, por isso, seja menos competente para exercer determinadas funes prossionais. Existem limitaes para eles sim, mas que so plenamente superadas pela experincia. Ver o idoso como problema ter uma viso distorcida de nossa realidade. no compreender o sentido da relevncia dos papis de cada um em uma sociedade moderna e mais humanizada.

A participao do idoso na renda familiar


Do ponto de vista econmico, entende-se como participao do idoso na renda familiar, o fato de alguns indivduos continuarem a contribuir para a renda familiar seja por meio de seu trabalho ativo ou por sua aposentadoria. Isto acontece porque, na maioria dos casos, alm do trabalho ser uma forma de ocupao, ele se faz necessrio para a complementao da renda familiar, que vai desde o pagamento de seu prprio plano de sade, a medicao e as atividades prprias da terceira idade, e at mesmo o auxilio econmico na renda da famlia, como o auxilio nanceiro aos lhos e netos, por exemplo. Segundo o IBGE, cerca de 65% dos idosos eram, em 1999, os responsveis pela famlia, e mais de um tero ainda se encontrava no mercado de trabalho. Quase 12% viviam sozinhos, e 27% deles declararam possuir um plano de sade. Um outro fator a ser considerado que, segundo pesquisa da economista Ana Amlia Camarano, coordenadora da rea de pesquisa em populao e famlia do Instituto de Pesquisa Econmica Aplicada - o IPEA -, os idosos contribuem, em mdia, com 53% da renda familiar. As aposentadorias e penses, pagas pela Previdncia Social, acabam atendendo no s aos mais velhos, como tambm aos seus familiares. Alm disso, a maioria recebe benefcios de um salrio mnimo. pouco, mas com este dinheiro que muitas famlias resistem
Faculdade On-line UVB

124

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

pobreza e sobrevivem. E, nestes casos, os idosos passam a ser um fator de equilbrio social.

O idoso como consumidor


medida que a populao envelhece, os consumidores idosos tornam-se um mercado muito atraente. Os consumidores idosos so alvos constantes da indstria farmacutica e cosmtica, na inteno de lhes promoverem uma vida idosa mais saudvel e feliz. Alm disto, esta fatia de mercado atrai diversos segmentos de mercado, pois muitas empresas j perceberam que os idosos no so simplesmente velhos, mas que so pessoas sadias em busca constante de uma vida melhor, e que acima de tudo, so indivduos ativos tambm, e que muitos tm os mesmos desejos de pessoas mais jovens, e, em alguns casos, at mais apurados por causa do conhecimento adquirido ao longo dos anos. As decises de compra dos idosos so decidas principalmente por seus hbitos, e no por sua idade biolgica, informao esta muito importante para as empresas que desejam investir neste segmento. Os idosos, em sua maioria, desejam estar em plena forma fsica e saudvel, no intuito de prolongarem os seus anos de vida, e de manterem-se ativos. claro que, existe uma boa parcela da populao idosa que tem sua sade debilitada, e que, portanto, no se encaixa na descrio acima. Mas, se levarmos em considerao aqueles economicamente ativos, ou os que trabalharam a vida toda para terem uma boa reserva nanceira a m de aproveitarem a sua fase da vida no futuro, pode-se perfeitamente observar que, cresce, de modo constante, a linha de produtos e servios para esta faixa etria, como, por exemplo: condomnios especcos para idosos, pacotes para viagens, hotis prprios, etc.
Faculdade On-line UVB

125

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

Estatuto do idoso
Aps sete anos de tramitao no Congresso Nacional, e aps ter sido aprovado pela Cmara dos Deputados e pelo Senado Federal, o Estatuto do Idoso foi sancionado pelo presidente Luiz Incio Lula da Silva, no dia 1 de outubro de 2003. Nos seus 118 artigos, o estatuto dene medidas de proteo s pessoas idosas com idade igual ou superior a 60 anos. So denidas tambm as obrigaes das entidades assistenciais, bem como estabelecidas as penalidades para uma srie de situaes de desrespeito aos idosos. Abaixo, vemos alguns dos principais pontos do Estatuto do Idoso: 1 assegura desconto de pelo menos 50% nas atividades culturais, de lazer e esportivas, alm da gratuidade nos transportes coletivos pblicos para os maiores de 65 anos. A legislao local poder dispor sobre a gratuidade tambm para pessoas de 60 a 65 anos; 2 no caso do transporte coletivo intermunicipal e interestadual, cam reservadas duas vagas gratuitas por veculo para idosos com renda igual ou inferior a dois salrios mnimos e desconto de 50% para os idosos de mesma renda que excedam essa reserva; 3 nas aposentadorias, o relator acolheu redao de emenda do governo que determina o reajuste dos benefcios na mesma data do reajuste do salrio mnimo, porm com porcentual denido em regulamento; 4 a idade para requerer o salrio mnimo estipulado pela Lei Orgnica da Assistncia Social (Loas) cai de 67 para 65 anos; 5 prioridade na tramitao dos processos e procedimentos dos atos e diligncias judiciais nos quais pessoas acima de 60 anos gurem como intervenientes; 6 os meios de comunicao tambm devero manter espaos ou horrios especiais voltados para o pblico idoso, com

Faculdade On-line UVB

126

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

nalidade educativa, informativa, artstica e cultural sobre envelhecimento; 7 os currculos mnimos dos diversos nveis de ensino formal devero prever contedos voltados ao processo de envelhecimento, a m de contribuir para a eliminao do preconceito. O poder pblico apoiar a criao de universidade aberta para as pessoas idosas e incentivar a publicao de livros e peridicos em padro editorial que facilite a leitura; 8 quanto aos planos de sade, o projeto veda a discriminao do idoso com a cobrana de valores diferenciados em razo da idade, determinando ainda ao poder pblico o fornecimento gratuito de medicamentos, assim como prteses e outros recursos relativos ao tratamento, habilitao ou reabilitao; 9 o idoso ter prioridade para compra de moradia nos programas habitacionais, mediante reserva de 3% das unidades. Est prevista ainda a implantao de equipamentos urbanos e comunitrios voltados para essa faixa etria; 10 - proibida a discriminao por idade e a xao de limite mximo de idade na contratao de empregados, sendo passvel de punio quem o zer. O primeiro critrio de desempate em concurso pblico o da idade, com preferncia para os concorrentes com idade mais avanada. Leia o Estatuto do Idoso na ntegra: http://www.senado.gov.br/web/relatorios/destaques/2003057rf.pdf Embora o Estatuto j tenha sido aprovado, e j esteja vigorando em todo o territrio nacional desde 1 de janeiro de 2004, ainda assim, em muitos casos, podemos notar que o idoso ainda sinnimo de problema. Infelizmente, o Estatuto enfrenta diversos desaos para o cumprimento de suas normas, o que podemos vericar que pouco mais de um ano depois de sua aprovao, ainda existem leis que ainda so
Faculdade On-line UVB

127

Teorias Administrativas Contemporneas - UVB

desconhecidas da populao, e principalmente dos prprios idosos, alm dos dispositivos que juridicamente ainda aguardam aprovao ou simplesmente so descumpridos. Isto tudo s nos leva a crer que este estatuto ainda est engatinhando em nosso pas, e que merece uma maior divulgao de suas normalizaes, pois continua merecendo uma ampla discusso a respeito do papel que veio a exercer em nossa sociedade.

Nesta aula, vimos como fundamental estarmos conscientes de que a forma de se olhar para os idosos deve mudar radicalmente em nossa sociedade, pois os jovens de hoje sero os velhos de amanh. importante notar-se que a populao do mundo est realmente envelhecendo, e disto decorrem novas necessidades vitais na sociedade em que vivemos, pois ela precisa ser capaz de incorporar novos valores e atitudes para tratamento adequado da questo do idoso, com bastante seriedade.

Faculdade On-line UVB

128

Potrebbero piacerti anche