Sei sulla pagina 1di 8

Iniciao Cientfica Cesumar Ag-Dez 2000, Vol. 02 n. 02, pp.

69-75

69

A CINCIA POSITIVISTA: O Mundo Ordenado


Manoel Moacir de Farias Chaves Filho1
Faculdades Integradas de Maring Centro de Ensino Superior de Maring

Suzana Maria Lucas de Farias Chaves2


Universidade Paranaense Faculdades Integradas de Maring Centro de Ensino Superior de Maring

RESUMO:Este trabalho tem como objetivo realizar uma discusso crtica sobre o desenvolvimento da cincia atravs da histria, contextualizando os elementos que do origem cincia positivista. Para tanto, realizamos um levantamento bibliogrfico sobre o tema em questo, sistematizando algumas observaes e reflexes referentes a este processo. Pode-se dizer que as caractersticas desta concepo de cincia esto presentes no pensamento humano da atualidade. Dois aspectos so destacados: a) a cincia positivista mudou a perspectiva que o homem tinha de si mesmo e do universo, e de sua relao para com este; e b) a cincia proposta por Comte, apresentava limitaes na medida em que no tinha respostas para muitos problemas enfrentados pela sociedade, uma vez que, requeiram solues polticas, sociais e no somente cientficas ou tcnicas. Em funo dessa limitao, surgem propostas diferentes para a cincia: tranformar-se num meio atravs do qual o cientista passe de sujeito da pesquisa e controle social para um sujeito participante, que se inclua no processo de pesquisa. necessrio ento que se procure desenvolver novas formas de ao, diferentes das propostas pela cincia positivista. Descritores: cincia; positivismo; conhecimento cientfico.

THE POSITIVIST SCIENCE: The Orderly World


ABSTRACT: The objective of this work is to undertake a critical discussion about sciences development through history, contextualising the element that give the origin of the positivist science. Consequently, we have done a bibliographical research on the theme in question, systematizing some observations and reflections concerning this process. It is possible to say that the characteristics of this conception of science are present in the current human thought. Two aspects are highlighted: a) the positivist science has changed the perspective that man had about himself and the universe, and his relation with it. b) The science proposed by Comte, presented limitations once it did not have the answers to many of the problems faced by society, since they require social and political solutions and not only scientific and technical. Due to these limitations, different proposals to science have surged: to become the means by which the scientist move from being the agent of research and social control to a participant element including himself in the research process. It is necessary then that new ways of actions are developed, different from those proposed by the positivist science. Index terms: science, positivism, scientific knowledge.

Docente do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Maring-Faimar do Centro de Ensino Superior de Maring-Cesumar. Psiclogo e Mestre em Psicologia. moa@cesumar.br 2 Docente do Curso de Psicologia das Faculdades Integradas de Maring-Faimar do Centro de Ensino Superior de Maring-Cesumar e do Curso de Psicologia da Universidade Paranaense. Mestre em Psicologia e Psicloga. chaves@cesumar.br
1

Iniciao Cientfica

Cesumar, Maring, Ag-Dez

2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

Introduo Nosso tempo o tempo da Cincia. (Tomanik, 1992, p. 15) O objetivo deste ensaio , de modo geral, o de apresentar o desenvolvimento da cincia atravs da histria e, a partir da, contextualizar os elementos que do origem cincia positivista. Para tanto, destacaremos, de incio, algumas observaes referentes a este processo. Os sculos XV, XVI e XVII so aqueles, segundo PEREIRA & GIOIA (1988), que melhor representam as mudanas da passagem do sistema feudal ao sistema capitalista, nos quais as caractersticas da cincia moderna se instituem. Como afirma CAPRA (1982), a viso do mundo e o sistema de valores que esto na base de nossa cultura, e que tm de ser cuidadosamente reexaminados, foram formulados em suas linhas essenciais nos sculos XVI e XVII. Entre 1500 e 1700 houve uma mudana drstica na maneira como as pessoas descreviam o mundo e em todo o seu modo de pensar. A nova mentalidade e a nova percepo do cosmo propiciam nossa civilizao ocidental aqueles aspectos que so caractersticos da era moderna (p. 49). Durante a Idade Mdia, mais especificamente at por volta da metade desse perodo, a definio e a concepo de cincia foram dominadas pelo pensamento da filosofia especulativa e metafsica - o teocentrismo da Igreja Catlica e a concepo do mundo representada pelo geocentrismo de Aristteles e Ptolomeu (CARVALHO, 1991, p. 43). Para a Igreja, a instituio poderosa da poca, Deus criou a Terra e os homens sua imagem e semelhana. E Ele no desperdiaria seu talento num astro qualquer, localizado na periferia do universo, mas sim naquele planeta escolhido para ser o centro de referncia, em torno do qual o resto deve girar (pp. 21-22). Segundo BERNAL (1976), somente o pensamento orientado pelo teocentrismo teria condies de apresentar respostas s indagaes acerca do mundo feitas neste perodo e nenhum outro conhecimento poderia ser comparado ao esquema de salvao da Igreja Catlica. Como afirma MORAIS (1983), neste perodo havia um predomnio extremamente acentuado de preocupaes religiosas e, o homem medieval estava empenhado, sobretudo, na salvao de sua alma, na chamada vida de depois da morte (p. 35).

Somente no sculo XVI, com o sistema heliocntrico de Coprnico (1543), que postulava no ser a Terra o centro do Universo, mas sim o Sol e que quebrava, assim, a idia da Terra como um planeta privilegiado, que efetivamente pode germinar a nova forma de se conceber a cincia. O surgimento de propostas como estas possibilitou a origem e crescimento do modelo de cincia que temos hoje, uma vez que, rompeu com a cincia voltada ao pensamento metafsico do perodo feudal. Para BERNAL (1976), o primeiro e o mais importante golpe no antigo sistema de pensamento do mundo foi desferido, portanto, por Nicolau Coprnico. Mas foram as contribuies dos patriarcas da cincia moderna, Galileu Galilei, Francis Bacon, Ren Descartes e Isaac Newton - citados em BERNAL (1976), MORAIS (1983), CARVALHO (1991) e ANDERY (1988) como os precursores, mais importantes dessa nova era (CARVALHO, 1991, p. 43) que possibilitaram a sistematizao e a instituio de um paradigma de cincia que moldou nossa cultura. Galileu Galilei (1564-1642) destaca-se na histria como um divisor de guas no pensamento cientfico, pois mesmo no tende elaborado os conceito de sistema heliocntrico, foi o primeiro a tentar uma justificativa matemtica para esse sistema. Como afirmam BARRADO et al. (1983), Galileu quem lana as bases de uma nova metodologia cientfica. Seus trabalhos mostravam o verdadeiro caminho para o conhecimento da natureza: a observao dos fenmenos tais como ocorrem e no como os explica a pura especulao (p.95). Seu mtodo de estudo baseava-se na utilizao da linguagem matemtica, e na proposta de que os cientistas deveriam restringir-se aos estudos das propriedades que pudessem ser mensuradas nos objetos: forma, quantidade, movimento. Como afirmam BARRADO et al (1983), Galileu considerava que, o livro da natureza est escrito em caracteres matemticos, e que sem um conhecimento dos mesmos, os homens no podero compreend-lo (p. 97). Galileu props, ainda, a observao como condio metodolgica para a construo do conhecimento. Para tanto, os cientistas deveriam utilizar-se dos sentidos para a obteno de dados e de informaes. Galileu propunha que valorizssemos os sentidos, utilizssemos nossos recursos fsicos como meio autntico de veiculao do conhecimento; por isto foi enorme a inverso que ele praticou, indo ultrapassar os limites da cincia e transformando-se em uma nova atitude perante a realidade (MORAIS, 1983, p. 39). Como afirma CAPRA (1986), os trabalhos de Galileu tornaram-se um modelo de cincia no sculo XVII, persistindo at os dias atuais.

Iniciao Cientfica Cesumar Ag-Dez 2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

70 humana. Como afirma BACON apud TOMANIK, (1992), falsa a assero de que os sentidos do homem so a medida das coisas. Muito ao contrrio, todas as percepes, tanto dos sentidos como da mente, guardam analogias com a natureza humana e no com o universo (p. 19). Neste ponto, Bacon divergia de Galileu, medida que este ltimo considerava ser possvel conhecer a natureza atravs do uso direto dos sentidos. Os dola specus (dolos da caverna) resultavam, segundo Bacon, da prpria educao e da presso dos costumes; os dola fori (dolos do foro), se vinculavam linguagem e ao mau uso que dela fazemos e, finalmente, os dola theatri (dolos do teatro) decorriam da irrestrita subordinao autoridade, s falsas teorias, de falsos sistemas filosficos. Bacon faz severas crticas a vrias escolas filosficas (...). Entre as crticas que fez, esto as de dogmatismo, infecundidade e esterilidade para a produo de resultados prticos, que beneficiem a vida do homem (PEREIRA, 1988, p.194). Segundo PEREIRA (1988), Bacon acreditava que o mtodo indutivo, para obteno do conhecimento cientfico, cumpriria sua finalidade, de se colocar a servio do homem, quando ele (o homem) utilizasse minuciosos exerccios de observao e de catalogao de dados a respeito do objeto ou acontecimento que se pretendia conhecer (TOMANIK, 1992, p. 20). Para tanto, segundo TOMANIK (1992), Bacon recomendava o uso de trs tbuas (de essncia ou de presena, de desvio ou de ausncia e de grau ou de comparao) que disciplinariam seu mtodo. Segundo PEREIRA apud TOMANIK, (1992) estas tbuas seriam, ndice de presena, onde seriam registradas todas as condies sob as quais se produz o fenmeno; ndice de ausncia, que conteria as condies sob as quais o fenmeno estudado no se verifica; e finalmente o ndice de graduao, contendo registros das condies sob as quais o fenmeno varia (p.21). Essa concepo metodolgica j possua caractersticas daquilo que futuramente seria adotado como mtodo cientfico ou como o meio pelo qual se poderia produzir os conhecimentos considerados teis. Muito embora Bacon no tenha realizado nenhum progresso nas cincias naturais, no descobriu qualquer nova lei, no elaborou uma teoria prpria em qualquer ramo de investigao (PEREIRA, 1988, p. 191), ele foi uma espcie de idelogo daquilo que estaria representada no mundo mquina. Ningum antes dele colocou de forma to

Galileu, como afirma MORAIS (1983), indicado como o iniciador da mentalidade cientfica sem a qual o mundo no se tornaria moderno. , portanto, considerado o pai da cincia moderna (CAPRA, 1982, p. 50). Enquanto Galileu (1564-1642) desenvolvia seus experimentos na Itlia, Bacon (1561-1626); na Inglaterra, elaborava a teoria do mtodo indutivo, (o mtodo indutivo, segundo PEREIRA (1988), um processo de eliminao que nos permite separar o fenmeno que buscamos conhecer de tudo o que no faz parte dele. Esse processo de eliminao envolve no s a observao, a contemplao do fluxo natural dos fenmenos, como tambm a execuo de experincias em larga escala, a interferncia intencional na natureza e a avaliao dos resultados dessa interferncia), que garantia, na realizao de seus experimentos, extrair deles concluses gerais, a serem testadas por novos experimentos (CAPRA, 1982, p. 51). Bacon configura-se como o teorizador da experimentao cientfica. Como afirma TOMANIK, (1992), a obra de F. Bacon, especialmente seu Novum Organum, tem sido considerada como o alvorecer do discurso epistemolgico moderno (p. 16). Para Bacon, o homem necessitaria disciplinar-se para conhecer e dominar a natureza. Bacon acreditava, inicialmente, que o homem deveria dominar o conhecimento a seu favor, e afirmava: saber poder (PEREIRA, 1988, p. 190). Aqui, mais do que nunca, a sua teoria antecipa a moderna forma de se produzir conhecimento cientfico. Bacon d ao conhecimento cientfico um sentido utilitarista. Para ele, o conhecimento cientfico deveria ser colocado a servio do homem. Entendia, portanto, que o bem-estar do homem estava diretamente relacionado ao domnio do homem sobre a natureza, o que o levaria a defender a aplicao da cincia no mundo da prtica. A natureza no se vence seno quando se lhe obedece. Para vencer preciso obedecer e para obedecer preciso disciplinar a mente, eliminar todos os subjetivismos (BACON apud FIGUEIREDO, 1991, p. 35). Isso representava a origem do discurso da objetividade como forma de orientar o homem em sua busca de conhecer e dominar a natureza. A objetividade proposta por Bacon uma outra das caractersticas da cincia moderna. BACON (1973) prope, ainda, uma maior ateno na anlise e no combate aos fatores responsveis pelos erros cometidos no processo de produo do conhecimento. Para tanto, compara tais fatores a dolos, que, segundo ele, existiriam na forma de pensar de todos os seres humanos. Os primeiros, dola tribus (dolos da tribo), se consistiam nas deficincias da prpria espcie

Iniciao Cientfica

Cesumar, Maring, Ag-Dez

2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

Iniciao Cientfica Cesumar Ag-Dez 2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

71 unidade de medida. Pela regra de enunciao, dever-se-ia selecionar exclusivamente o que fosse necessrio e suficiente para a soluo de um problema, evitando as omisses. Nota-se aqui um conjunto de regras que possibilitaria o conhecimento cientfico, e que orientaria com preciso a viso de um mundo mais mecnico. Assim, tomando como modelo as figuras mecnicas dos jardins de Versailles que se moviam e produziam sons, Descartes sugeriu que o movimento corporal era o resultado de causas mecnicas semelhantes. (...) imaginou que animais e homens eram, na realidade, um tipo de mquina complicada, analogamente constituda. (...) tomou essa resposta mecnica como modelo para explicar como um estmulo ambiental externo poderia causar um movimento corporal (MILLENSON, 1975, p.24). Descartes divulgava que o universo nada mais era que uma mquina. A natureza funcionava mecanicamente de acordo com leis matemticas. Esse mtodo de conhecimento tornou-se o paradigma dominante da cincia at nossos dias, pois passou a representar o modelo no qual toda produo cientfica deveria se basear. a crena na certeza do conhecimento cientfico est na prpria base da filosofia cartesiana e na viso de mundo dela derivada (...) a crena cartesiana na verdade infalvel da cincia ainda , hoje, muito difundida e reflete-se no cientificismo que se tornou tpico de nossa cultura ocidental. o mtodo de pensamento analtico de descartes e sua concepo mecanicista da natureza influenciaram todos os ramos da cincia moderna e podem ainda hoje ser muito teis. mas s sero verdadeiramente teis se suas limitaes forem reconhecidas (CAPRA, 1982, p. 53). Vale ressaltar que, apesar da proposta de cincia cartesiana ter servido de modelo para todas as outras cincias, foi em Newton (1642-1727) que a certeza cartesiana se consumou. Como afirma CARVALHO (1991), o mtodo cartesiano virou sinnimo de mtodo cientfico.(...) o ideal cartesiano, no entanto, apenas realizou-se com Newton que, reunindo todas as idias desenvolvidas a partir de Coprnico, produziu a sua grande sntese. (...) Com Newton, as leis mecnicas necessrias consagrao do mundo mquina foram equacionadas e a racionalidade cartesiana teve a sua consagrao.

explicita o papel que os tempos modernos reservavam para a natureza. Inicialmente, dizamos que a concepo moderna de produo de conhecimentos teve suas razes entre os sculos XVI e XVIII. Todavia, no sculo XVII que o filsofo-cientista Ren Descartes apresentaria um mtodo para a unificao de todo o saber. Em seu livro O Discurso do Mtodo, pode-se encontrar no s a viso de mundo de Descartes, como tambm a forma atravs da qual, para ele, se deve produzir conhecimento cientfico. Ele afirma que, rejeitamos todo conhecimento que meramente provvel e consideramos que s se deve acreditar naquelas coisas que so perfeitamente conhecidas e sobre as quais no pode haver dvidas (...) Toda cincia conhecimento certo e evidente (DESCARTES apud CAPRA, 1982, p. 53). Para Descartes, a produo do conhecimento deveria ser efetivada atravs de um mtodo que fosse capaz da descrio racional dos fenmenos naturais, num nico sistema preciso de princpios mecnicos, regidos por relaes matemticas. Para explicar sua proposta metodolgica, Descartes, de acordo com RUBANO & MOROZ (1988) tomava como ponto de partida o mtodo analtico (para CAPRA (1982), o mtodo analtico consiste em decompor pensamentos e problemas em suas partes componentes e em disp-las em sua ordem lgica. Esse mtodo analtico de raciocnio provavelmente a maior contribuio de Descartes cincia. Tornou-se uma caracterstica essencial do moderno pensamento cientfico) nas suas duas operaes intelectuais fundamentais: a intuio e a deduo. A intuio consiste numa apreenso de evidncias indubitveis que no so extradas da observao de dados atravs dos sentidos. Tais evidncias so frutos do esprito humano, sobre as quais no paira qualquer dvida (RUBANO & MOROZ, 1988, p. 202). Para que se pudesse estender a certeza matemtica ao conjunto do saber, o mtodo cartesiano apresentava quatro regras de utilizao da intuio e deduo. A primeira delas, segundo DESCARTES (1973), a regra da evidncia pela qual se deveria evitar todas as prevenes (conjunto de preconceitos) e precipitao, para acolher apenas idias claras e distintas. Pela regra da anlise, os problemas deveriam ser divididos no maior nmero possvel de partes, para melhor resolv-los. Pela regra da sntese, deveriam se distinguir as verdades mais simples das verdades mais complexas. Essa regra pressupe a ordenao das partes segundo o critrio da relao constante entre elas, de modo que possam ser comparadas com base na mesma

Iniciao Cientfica

Cesumar, Maring, Ag-Dez

2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

Iniciao Cientfica Cesumar Ag-Dez 2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

72 caracterizada pela tcnica que ordena a nova forma de viver. Augusto Comte (1798-1857), atravs de sua corrente filosfico-cientfica denominada positivismo, que estende os pressupostos da cincia natural que nascia, no mbito das relaes humanas. Comte vive na Frana num momento ps-revolucionrio, quando a burguesia havia ascendido ao poder. Na primeira metade do sculo XIX, a luta pela manuteno do poder, por parte da burguesia, e pela sua tomada, por parte de uma crescente classe de trabalhadores, desencadeia no apenas uma srie de convulses sociais e polticas, mas tambm um conjunto de ideologias e sistemas que tem por objetivo dar sustentao aos vrios setores em luta (ANDERY & SRIO, 1988, p. 379). Segundo ANDERY & SRIO (1988), Comte representava a parcela mais conservadora da burguesia, tomando partido dela e estabelecendo uma linha de pensamento que significava criar condies para fortalecer este poder e impedir quaisquer ameaas, identificadas como todas as tentativas democratizantes e revolucionrias de sua poca. Neste sentido, sua proposta de uma filosofia e de uma reforma da cincia tinha como objetivo sustentar ideologicamente (o termo ideologia foi criado pelo filsofo francs Destutt de Tracy, em 1801, que pretendia elaborar uma cincia de gnese das idias. (Ver Ideologia - Enciclopdia Mirador). No entanto, na obra Ideologia Alem, MARX (1986) lhe d outro significado. O conceito de ideologia, a aparece como concepo idealista na qual as idias aparecem como motor da vida real; nela se encontram as concepes de religio, a moral, o direito, as doutrinas polticas etc.), o poder conquistado pela classe burguesa. Para Comte, o conhecimento cientfico teria de ser baseado na observao dos fatos e nas relaes entre eles. Estas relaes so as descries das leis que regem o fenmeno. Portanto, para Comte, o conhecimento cientfico s seria possvel quando se observasse o real, o concreto. Tudo aquilo que pudesse ser provado por meio de experincias seria considerado cientfico. As denominaes: til, certo, preciso, positivo, relativo e neutro, descreveriam as qualidades do conhecimento a ser produzido a partir da filosofia de Comte. Caberia ao conhecimento cientfico ento, reconhecer a ordem da natureza e utiliz-la em benefcio do homem. Segundo TOMANIK (1992) a crena nesta ordem natural, talvez, o ponto mais importante para o desenvolvimento dos postulados de Comte. ela quem vai determinar os

Conclui-se, portanto, o perodo de substituio da antiga imagem de um mundo qualitativo, orgnico, limitado e religioso, herdado dos gregos e canonizado pelos telogos da igreja, por outro, quantitativo, mecnico, infinitamente extenso, ilimitado e dessacralizado (p. 48-49). Cada uma das fases do desenvolvimento do pensamento cientfico, apresentadas at aqui, possibilitou o desenvolvimento de uma atitude cientfica, estabelecendo quais seriam os critrios para a produo cientfica, freqentemente ligada maneira como se esperava que o mundo devesse funcionar. A unio desses critrios foi a base para o estabelecimento de um modelo um paradigma. Segundo KHUN (1962), a palavra paradigma pretende sugerir que certos exemplos da prtica cientfica atual tanto na teoria quanto na aplicao esto ligados a modelos conceptuais de mundo dos quais surgem certas tradies de pesquisa. Um paradigma significa um modelo. Por exemplo, a cincia j foi dominada pelo pensamento geocntrico, posteriormente pelo sistema heliocntrico de Coprnico que possibilitou um grande progresso nas cincias, depois pela fsica newtoniana, etc.), para a prtica da cincia. O modelo traduz a viso de mundo do momento histrico quando foi elaborado. A imerso em um modelo dominante prepara o cientista para se tornar membro de uma comunidade cientfica. Cada membro dessa comunidade passa a adotar o mesmo modelo de produo de conhecimento, utilizando-se das mesmas regras bsicas e padres comuns de prtica cientfica. Foi assim na chamada Revoluo Cientfica do sculo XVII, representada pela separao entre Igreja e cincia e que teve como paradigma dominante o pensamento da burguesia capitalista ascendente em sua poca. Segundo BOCK (1995), o modelo (a viso de mundo) da Igreja perdeu fora para um modelo mais mecanicista e em primeiro plano mercantil, como afirma, no sculo XIX (...) O crescimento da nova ordem econmica - o capitalismo - traz consigo o processo de industrializao, para o qual a cincia deveria dar resposta e solues prticas no campo da tcnica. A partir dessa poca, a noo de verdade passa, necessariamente, a contar com o aval da cincia (...) a cincia avana tanto, que passa a ser um referencial para a viso de mundo (pp.3435). A cincia passa a representar, ento, o sustentculo da ordem econmica e social. A compreenso do mundo agora est demarcada nas coordenadas da civilizao tecnolgica,

Iniciao Cientfica

Cesumar, Maring, Ag-Dez

2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

Iniciao Cientfica Cesumar Ag-Dez 2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

73 dos dados do mundo fsico tal como eles se apresentam e no como parte da realidade percebida pelo homem. Com base na existncia desta pretensa objetividade, o positivismo prega, tambm, a necessidade da neutralidade dos cientistas, desprezando o meio (scio-histrico) em que estes se encontram. Segundo JAPIASSU (1981), se observarmos o modo de funcionamento da cincia, seu papel social, sua maneira de explicar os fenmenos e de compreender o homem no mundo, perceberemos facilmente que as condies reais em que so produzidos os conhecimentos objetivos e racionalizados, esto banhadas por uma inegvel atmosfera scio-poltico-cultural. E que, em outros termos, no h cincia pura, autnoma e neutra. Somos levados a crer que o cientista um indivduo cujo saber inteiramente racional, isento no somente das perturbaes da subjetividade pessoal, mas tambm das influncias sociais. Contudo, se o examinarmos em sua atividade real, em suas condies concretas de trabalho, constataremos que a razo cientfica no imutvel, ela muda, histrica. Portanto, a produo cientfica que se fez numa sociedade profundamente marcada pela cultura na qual se insere; carrega em si os traos da sociedade que a gerou, reflete suas contradies, tanto em sua organizao interna quanto em suas aplicaes. Um terceiro pressuposto adotado por esta concepo de cincia e que passvel de questionamento o da ordenao. Para Comte, h uma ordem imutvel na natureza na qual o cientista deve se basear para produzir o conhecimento cientfico. Somente atravs da ordem se pode chegar ao progresso. Como afirma Comte: Amor por princpio e a Ordem por base; o progresso por fim (COMTE apud ANDERY & SRIO, 1988, p. 378). Esse conceito da ordenao comtiana, privilegia a concepo de um mundo linear (que segue uma nica linha de pensamento), reducionista e aparentemente sem contradies. Vejamos o exemplo: As estrelas no existiram sempre. Formaram-se a partir de massas de gs disperso. Uma vez formado, todo o sistema solar, com todas as estrelas, sofreu um processo evolutivo por etapas. Algumas estrelas, como o nosso sol, adquiriram planetas - um sistema solar. Assim nasceu a Terra. medida que a sua superfcie foi arrefecendo, foram-se formando compostos qumicos, cuja formao era impossvel sob alta temperatura das estrelas. Assim, a matria comeou a manifestar novas propriedades que dantes no existiam as propriedades da combinao qumica. Ento formaram-se compostos orgnicos a partir da complexa ligao de tomos

limites da atuao humana, e mesmo dirigir esta atuao (p. 26). Comte defendia que todas as cincias deveriam utilizar-se de um mtodo nico, o positivo. Para tanto, o rigor metodolgico, a padronizao das condies e a possibilidade de repetio do fenmeno atravs de experincias, a neutralidade cientfica baseada na objetividade e no abandono da subjetividade, a definio operacional do objeto, a ordenao e a preciso dos dados, deveriam ser condies determinantes para se produzir um conhecimento. Para o estudo da sociedade (o que denominou de fsica social - a sociologia), Comte propunha que o cientista deveria utilizar os mesmos procedimentos metodolgicos das cincias naturais. Segundo LOWY (1987), a filosofia positivista, em seu carter social, fundamenta-se nas seguintes premissas: A sociedade regida por leis naturais, invariveis, independentes da vontade e ao humanas e na vida social reina harmonia natural. (...) A sociedade pode ser estudada pelos mesmos mtodos e processos empregados pelas cincias da natureza. (...) As cincias da sociedade, assim como as da natureza, devem limitar-se observao e explicao causal dos fenmenos, de forma objetiva, neutra, livre de julgamentos de valores ou ideologias, descartando previamente todas as pr-noes e pr-conceitos (p. 17). Este modelo comtiano, que se caracteriza por idealizar uma realidade, ou melhor, uma concepo de mundo determinista, configurado em coordenadas cartesianas de um sistema perfeito e harmnico, sem imprecises e inutilidades, foi o adotado para a produo do conhecimento cientfico no mundo ocidental. Embora tenha sido importante em sua poca, o positivismo de Comte ainda hoje exerce uma influncia no s sobre as cincias naturais, como tambm sobre as cincias sociais. Sua concepo supe que as leis sociais sejam leis naturais e que a sociedade no pode ser transformada, na medida em que regida pela ordem da natureza. Vrias so as crticas feitas cincia positivista. Essas crticas referem-se, de modo geral, aos valores, s idias e aos conceitos adotados por ela. A cincia positivista apresenta valores doutrinrios (implicados de elementos normativos) tidos como verdadeiramente irrefutveis. Portanto, tudo aquilo que no for de encontro aos interesses do sistema positivo no serve, considerado intil, negativo. O Ideal de objetividade adotado pela cincia positivista traduz-se nas tentativas de compreenso

Iniciao Cientfica

Cesumar, Maring, Ag-Dez

2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

Iniciao Cientfica Cesumar Ag-Dez 2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

74 procure desenvolver novas formas de ao, diferentes das propostas pela cincia positivista. Referncias ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia: uma perspectiva histrica. 3 ed. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. ANDERY, M. A & SRIO, T. M. A. H uma ordem imutvel na natureza e o conhecimento a reflete: Augusto Comte. Em ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia: uma perspectiva histrica. 3 ed. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. BACON, F. Novum organum. So Paulo: Abril Cultural, 1973. (Coleo Os Pensadores) BARRADO, L. et al. Galileu. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleo Os Pensadores) BERNAL, J. D. Cincia na histria. Lisboa: Livros Horizonte, 1976. BOCK, A. M. B. Psicologias: uma introduo ao estudo de Psicologia. So Paulo: Saraiva, 1995. BORDIN, L. O problema do estatuto epistemolgico do marxismo: marxismo cincia ou ideologia? Revista Filosfica Brasileira. UFRJ, 1985. CAPRA, F. O. Ponto de mutao. So Paulo: Cultrix, 1982. CARVALHO, M. de. O que natureza? So Paulo: Brasiliense,1991. CORNFORTH, M. Introduo ao mtodo dialtico. Lisboa: Estampa, 1976. DESCARTES, R. Descartes. So Paulo: Abril Cultural., 1973. (Coleo Os Pensadores) FIGUEIREDO, L. C. M. Psicologia: uma introduo. So Paulo: EDUC, 1991. JAPIASSU, Hilton O mito da neutralidade cientfica. Rio de Janeiro: Imago,1981. LOWY, M. As aventuras de Karl Marx contra o Baro de Mnchhausen: marxismo e positivismo na sociedade do conhecimento. 3a. ed. So Paulo: Busca Vida, 1987. MILLENSON, J. R. Princpios de anlise do comportamento. Braslia: Coordenada, 1975. MORAIS, J. F. R. Cincia e tecnologia: introduo metodolgica e crtica. Campinas: Papirus., 1983. PEREIRA, M. E. M. A induo para o conhecimento e o conhecimento para a vida prtica: Francis Bacon. Em ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia: uma perspectiva histrica. 3 ed. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. PESSANHA, J. A. M. Aristteles. So Paulo: Abril Cultural, 1983. (Coleo Os Pensadores). PEREIRA, M.E.M. e GIOIA, S. C. Do feudalismo ao capitalismo: uma longa transio. Em ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia: uma perspectiva histrica. 3 ed. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988.

de carbono, e da matria orgnica nasceram os primeiros corpos que comearam a manifestar as propriedades da vida, da matria viva. Os organismos vivos sofreram uma longa evoluo que levou eventualmente ao homem. Com o homem nasceu a sociedade humana. E continuaram a nascer novos processos (...) (CORNFORTH, 1976, pp.64-65). Nesta perspectiva, todo conhecimento deve seguir exatamente a ordenao estabelecida pela natureza, que se encontra em contnuo progresso evolutivo. Produzir uma cincia respaldada na ordem da natureza significa, ento, produzir uma cincia sem refutao. Portanto, essa concepo de conhecimento impossibilita as perspectivas de se conhecerem os fenmenos dentro de um processo dinmico e em constantes transformaes. As caractersticas desta concepo esto presentes no pensamento humano da atualidade. Pode-se dizer, portanto, que a cincia positivista mudou a perspectiva que o homem tinha de si mesmo e do universo, e de sua relao para com este. A cincia proposta por Comte, como afirma BOCK (1995), deveria dar respostas e solues prticas no campo da tcnica (p.34). No entanto, apresentava limitaes na medida em que no havia respostas para muitos problemas enfrentados pela sociedade, uma vez que requeriam solues polticas, sociais e no somente cientficas ou tcnicas. A epistemologia mais recente sustenta que prprio da cincia proceder por conjecturas e refutaes. Embora a cincia aspire verdade, ela s pode produzir um saber provisrio. Alm disso, mais do que um sistema orgnico de conhecimento, a cincia um conjunto de hipteses, que podem ser refutveis, sobre a realidade e de programas em competio. Fazem parte da cincia no s os aspectos lgicos, da ordem natural, mas tambm os psicolgicos e sociais (BORDIN 1985, p. 86). Em funo dessas limitaes, surgem propostas diferentes para a cincia: transformar-se num meio atravs do qual o cientista passe de sujeito da pesquisa e controle social para um sujeito participante, que se inclua no processo de pesquisa. Desta forma, com a participao mtua e recproca entre o sujeito e o objeto tem-se um sujeito transformador de si prprio e de sua cultura, ator dos acontecimentos sociais que, portanto, no podem ser mais considerados como naturais, mas sim como processos humanos. necessrio ento, que se

Iniciao Cientfica

Cesumar, Maring, Ag-Dez

2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

Iniciao Cientfica Cesumar Ag-Dez 2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

75

RUBANO, D. R. & MOROZ, M. A Dvida como recurso e a geometria como modelo: Ren Descartes, Em ANDERY, M. A. et al. Para compreender a cincia: uma perspectiva histrica. 3 ed. Rio de Janeiro: Espao e Tempo, 1988. TOMANIK. Eduardo A . Ser e no ser: a pesquisa em Psicologia no Brasil e a questo da cientificidade. 1992. Tese (Doutorado)/ Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo.

Recebido em: 2000 Aceito em: 2001:

Iniciao Cientfica

Cesumar, Maring, Ag-Dez

2000, Vol. 02 n. 02, pp. 69-75

Potrebbero piacerti anche