Sei sulla pagina 1di 11

Universidade Comunitria da Regio de Chapec Curso: Sistemas de Informao Disciplina: Tecnologia e Sociedade.

Professor: Fabio Andr Dallazen

TICA E OS COMPROMISSOS DOS PROFISSIONAIS DE INFORMTICA

Acadmicos: Alex Thomas Ana Grassi Silva Felipe Matheus Helfer Maristela de Oliveira Freitas

CHAPECO SC 2012.

INTRODUO A tica profissional estuda e regula o relacionamento do profissional com sua clientela, visando dignidade humana e construo do bem estar no contexto sociocultural onde exerce sua profisso. Por meio desta pesquisa podemos analisar vrios lados da tica, bem como seus conceitos e praticas relacionada com a tecnologia e mais especificamente com a informtica e sistemas de informao. Isso quando acontece, ocorre atravs de aviltamento de preos, propaganda enganosa, calnias, difamaes, tramas, tudo na nsia de ganhar mercado e subtrair clientela e oportunidades do colega, reduzindo a concorrncia. Igualmente, para maiores lucros, pode estar o indivduo tentando a prticas viciosas, mas rentveis. Muitas vezes para se conseguir isso, podem ser praticadas quebras de sigilo, ameaas de revelar segredos dos negcios, simulao de pagamentos de impostos no recolhidos, etc. Na rea da informtica, muitos profissionais no possuem tica alguma, enganando seus clientes, de forma desonrosa. Como por exemplos queles que cobram preos absurdos por servios que na verdade valem bem menos. Outros ao invs de consertar, trocam peas novas por peas velhas, criam programas ilegais, atuam na internet com m f, divulgando fotos de pedofilia, ensinam a qualquer mal intencionado a projetar bomba, etc. H casos de profissionais antiticos na informtica que abusam dos clientes visando somente o lucro, porm, se houvesse um controle mais rigoroso em relao ao uso da internet fazendo com que, crianas no acessassem certos sites imprprios para menores de 18 anos, pessoas mal intencionadas no acessassem tantos outros com assuntos que colocam em perigo nossa sociedade, existisse tambm uma importante soluo que seria a legalizao da profisso, onde com isso teria como se distinguir os no habilitados dos habilitados acabando com a falta de honestidade ou pelo menos amenizando, e acima de tudo um pouco mais de conscincia dos profissionais da rea.

tica na computao

Em um primeiro momento precisamos antes de tudo entender um pouco do que tica, que podemos descrever como a disciplina que trata do que bom ou ruim, certo ou errado, ou ainda do que obrigao ou dever moral. Frequentemente parte-se da suposio de que o certo tambm o legal e de que o legal tambm o certo. Contudo possvel que um ato seja tico, mas ilegal, ou ao contrario que seja legal, mas antitico. Descobre-se ento que tica e lei no so a mesma coisa, muitas vezes a lei exige o que a tica exige, porm nem sempre assim. Os computadores so capazes de proporcionar inmeras

possibilidades para a ao humana, e tambm de criarem vcuos de diretrizes de como lidar com todas estas possibilidades. James H. Moor em um artigo pioneiro em 1985, ele viu a tica na computao como um modo de analisar esses vcuos nas diretrizes e de formular diretrizes apropriadas. Aps a publicao deste artigo surgiram vrios questionamentos sobre questes referentes ao campo da tica, principalmente se a tica na computao diferente de outros tipos de tica. Alguns tipos mais comuns de desvio de tica em meio informtica seriam: Invaso de privacidade; Roubo de identidade; Cpia, Roubo; Perverso;

Floridi e Sanders (2001) salientam que a tica da Informao ontocentrica, pois concede status moral a objetos inanimados, bem como a entidades que podem ser consideradas formas de vida padro. O bem e o mal moral podem ser determinados mesmo na ausncia de participantes biologicamente sencientes.

Claramente o computador, na condio de uma ferramenta, suscitou novos problemas para a sociedade. O fato de que ele pode ser empregado em muitas reas diferentes da vida, dentro ou fora do local de trabalho, no interfere no fato de ele ser entendida basicamente como uma ferramenta. Sua grande utilidade e seu grande potencial para o bem ou o mal na sociedade advm de ele ser um tipo de ferramenta fundamental, sua capacidade de processamento, que lhe permite executar uma tomada de deciso programada, o torna uma extenso singular da pessoa humana. Pensando assim pode se dizer que o hardware do computador nunca pode ser melhor que seu projetista, e o software do computador nunca pode ser melhor que seu programador. Immanuel Kant (1724-1804) tinha duas formulaes desse imperativo, cada uma das quais ele considerou equivalente outra. A primeira era: Age apenas segundo uma mxima tal que possa ao mesmo tempo querer que ela se torne lei universal. J a segunda era: Age de tal maneira que uses a humanidade, tanto na tua pessoa como na pessoa de qualquer outro, sempre e simultaneamente como fim e nunca simplesmente como meio. A tecnologia moderna o suporte do processo da globalizao e sem ela no seria possvel a produo em massa, a internacionalizao dos processos produtivos, o incremento das pesquisas. Porem a falta de domnio da tecnologia, que est por trs da gerao da informao por alguns profissionais, gera riscos para toda a sociedade trazem tambm algumas consequncias sociais nem sempre positivas, onde a participao integral do indivduo a chave para o seu compromisso tico. A vigilncia tica como um sinal de alerta para que no se ultrapassem os limites onde tudo permitido, mas que tambm no seja responsvel pela criao de obstculos para o progresso cientfico e tecnolgico. Pode-se concluir que as novas tecnologias caminham no sentido do progresso, mas que poderiam no estar sendo estimadas e prevenidas. Pensemos um pouco, um sistema ou programa de computao suspeito de facilitar fraudes, destruir a reputao das pessoas ou arruinar empresas de

quem a culpa: da maquina ou do homem que a constri e opera? Vejamos a seguir o cdigo de tica para estes profissionais.

CODIGO DE ETICA RELACIONADOS COMPUTAO Em um site do Institute of Technology encontra-se 47 cdigos de tica atuais relacionados computao e aos sistemas de computao. Um destes descrito abaixo, seguido de dez mandamentos para a tica da computao destinada ao consumo popular. O cdigo supracitado o cdigo de tica e Conduta Profissional da ACM (Association for Computing Machinery) e o cdigo de tica e pratica profissional da engenharia de software. O cdigo e suas diretrizes complementares tem o proposito de servir como base para tomadas de decises ticas na conduo do trabalho profissional. Eles podem ainda servir, de forma secundaria, como base para julgar o mrito de uma queixa formal ligada violao de padres ticos profissionais. Contedos e Diretrizes Imperativos Moraes e Gerais. Contribuir para o bem estar da sociedade e do ser humano. Evitar danos aos outros, no apenas danos fsicos, mas tambm a perda indesejvel de informaes por exemplo. Diante de tal eventualidade os responsveis so obrigados a desfazer ou minimizar as consequncias negativas. Ser honesto e digno de confiana. Ser justo e agir de forma a no discriminar. Honrar os direitos de propriedade, incluindo direitos autorais e patentes. Dar o devido crdito a propriedade intelectual. Respeitar a privacidade alheia, procedimentos normais de operao e manuteno do sistema devem ser tratados com a mais estrita confidencialidade, exceto casos que constituam evidencias de violao da lei, de normas organizacionais ou deste cdigo. Respeitar a confidencialidade.

Contedos e Diretrizes Responsabilidade Profissional mais Especifica. Esforar-se para alcanar o maior nvel possvel de qualidade, eficincia e dignidade. Adquirir e manter competncia profissional. Conhecer e respeitar as leis vigentes, pertinentes ao trabalho profissional. Aceitar e fornecer analise profissional apropriada.

Os cdigos de tica das sociedades profissionais da rea de computao no exterior geralmente contemplam seis aspectos bsicos de obrigaes ticas, que no raro conflitam entre si e a priorizao normalmente deixada para o bom senso de cada profissional. Por exemplo: as obrigaes para com o empregador podem prejudicar a sociedade em geral ou violar leis. Essas seis obrigaes bsicas so para com a sociedade em geral, referese preocupao com o bem estar das pessoas em geral, quando consideradas como usurios de sistemas computacionais (hardware e software) e envolvem, tipicamente, aspectos de segurana, privacidade e interesses econmicos. So tambm chamados de "tica do trabalho" o que se refere proteo dos interesses do empregador em situaes em que muitas vezes o empregador no tem habilidade para supervisionar tecnicamente o trabalho do profissional e a relao estabelecida em bases de confiana. Os clientes: quando o profissional trabalha como consultor ou prestador de servio autnomo para um cliente suas obrigaes so as mesmas que as relativas ao empregador. A prpria organizao (a sociedade de classe) e seus associados quanto aos cdigos de associaes de classe geralmente solicitam que os afiliados comunguem dos objetivos da associao e sirvam aos seus interesses, para o bem comum de todos os membros. Os colegas referem-se ao respeito aos colegas da mesma profisso e colaborao entre colegas, que normalmente partilham os mesmos interesses.

A profisso em geral trata de aspectos do comportamento tico que devem ser evitados para no denegrir a profisso em si. Normalmente tem prioridade sobre as regras relativas aos colegas. Por exemplo, um colega que repetidamente no cumpre suas obrigaes pode ser denunciado para que a profisso como um todo no seja atacada.

Os Dez Mandamentos para tica na Informtica 1. No dever usar o computador para produzir danos outra pessoa; 2. Voc no deve interferir no trabalho de computao de outra pessoa; 3. Voc no deve interferir nos arquivos de outra pessoa; 4. Voc no deve usar o computador para roubar; 5. Voc no deve usar o computador para dar falso testemunho; 6. Voc no dever usar software pirateado; 7. Voc no dever usar recursos de computadores de outras pessoas; 8. No dever se apropriar do trabalho intelectual de outra pessoa; 9. Voc dever refletir sobre as consequncias sociais do que escreve; 10. Usar o computador de maneira que mostre considerao e respeito ao interlocutor.

Porque Um Cdigo de tica? Um cdigo de tica formado basicamente de diretivas voltadas para seis aspectos de obrigaes ticas: Para com a sociedade em geral, zelando pelo bem estar de todas as pessoas sem qualquer discriminao, visando construir ou manter uma sociedade livre, justa e solidria; Para com os empregadores, usualmente quando estes no tem conhecimento na rea e o supervisionamento tcnico do trabalho todo realizado com base na confiana; Para com os clientes, se estes forem leigos como no caso dos empregadores, quando o profissional um prestador de servios ou consultor;

Para com a sociedade de classe, no caso, a comunidade computacional, com o intuito de proteger os interesses da associao criadora do cdigo e de seus membros.

Para com os colegas de profisso, que compartilham os mesmos interesses e colaboram para o bem estar de todos. Para com a profisso em geral, com o objetivo de no difamar os outros trabalhadores da rea e evitar que a profisso no seja mal vista pelo restante da sociedade. No raro acontecer de alguma dessas obrigaes entre em conflito

com outra, sendo necessrio que o bom senso decida a prioridade entre elas. Geralmente a obrigao com a profisso tem prioridade sobre a com os colegas e a obrigao para com a sociedade em geral superior a todas as outras em praticamente todos os contextos. Um cdigo de tica consiste tambm em um conjunto de diretrizes que esclarecem as circunstncias em que cada um dos mandamentos se aplica. Ou pode haver um conjunto de casos para estudo comparativo, auxiliando na resoluo de novas situaes. O cdigo, junto com seus suplementos, serve como base para julgamento de casos mais complexos, utilizando princpios ticos que derivam de diretivas mais gerais. A necessidade de um cdigo de tica se mostra quando nos deparamos com uma divergncia de opinies devido aos envolvidos em uma ocorrncia acharem que ambos prejudicados e protegidos pelos preceitos ticos, s vezes mal interpretados. Nestes casos, umas anlises detalhadas dos mandamentos acompanhadas de bom senso de partes neutras podem definir a atitude correta nesses casos. No h dvida da importncia da tica para o desenvolvimento da humanidade, pois sem um conjunto de princpios humanitrios visando o bem comum, as civilizaes j teriam se autodestrudo. Mas um cdigo de tica no o suficiente para o progresso moral de um povo. preciso que haja uma concordncia mnima entre as naes sobre princpios bsicos como justia, igualdade, dignidade, cidadania, solidariedade,

etc. para que estes possam ser postos em prtica. E isso ainda no o bastante. necessrio que cada cidado assimile estes princpios e incorporeos na prtica diria, zelando pelo seu cumprimento.

Ensino da tica Profissional em Curso de Graduao Algumas sociedades americanas, como a ACM e a DPMA j discutiram e incluram aspectos de tica profissional em suas propostas curriculares. Uma proposta recente de para a disciplina denominada "Engenharia de Sistemas de Software" tambm inclui um tpico sobre tica profissional, o que mostra o interesse crescente sobre este assunto, porem h alguma divergncia quanto extenso do ensino de tica em computao e quanto forma pedaggica. Existem basicamente duas correntes de autores que favorecem uma disciplina de tica profissional como parte obrigatria do currculo dos cursos de graduao em cincias de computao e a dos que advogam que a tica deve ser introduzida aos alunos na forma de palestras (poucas), fazendo ou no parte de uma disciplina regular.

CONSIDERAES FINAIS uma tendncia do ser humano, defender, em primeiro lugar, seus interesses prprios e, quando esses interesses so de natureza pouco recomendvel, ocorre serssimos problemas. Aquele que s se preocupa com os lucros, geralmente tende a ter menor conscincia de grupo. Fascinado pela preocupao monetria, para ele pouco importa o que ocorre com sua comunidade e muito menos com a sociedade. A tecnologia que temos hoje sim muito avanada e nos proporciona diversos benefcios e comodidades, bem como o acesso a redes de interao com demais usurios tornando nossas relaes pessoais mais amplas, e modernizadas. Contudo no nos precavemos o suficiente em defender nossa privacidade, pensando nisso e tendo como base o cdigo de tica dos demais profissionais nos mostra a importncia de ter regras as quais se deve seguir conforme a moral e os bons costumes de convivncia entre as pessoas. Vivemos hoje em uma realidade de uma sociedade consumista e individualizada, que pensa somente o melhor para si enquanto tira vantagem do outro, o cidado que trabalha e se esfora tanto para manter sua dignidade e sustento da famlia. No mbito profissional vemos a concorrncia e tambm a utilizao do conhecimento para fins ilegais o que deixa uma imagem negativa tanto aos profissionais desta rea como as pessoas que ficam cada vez mais insegura com tudo isso. O poder da informao deve manter alguns limites em suas expresses, pois o limite de liberdade de um vai at aonde comea a do outro, assim respeitando a liberdade absoluta de todos que recebem a informao.

BIBLIOGRAFIA BARGER, Robert N. tica na Computao: uma abordagem baseada em casos. Rio de janeiro: LTC 2011. Pg. 225. SILVA, Rita de Cassia L. Da. Direito Penal e Sistema Informtico - Editora Revista dos Tribunais So Paulo. LYRA, Mauricio Rocha. Segurana e Auditoria em Sistemas de Informao. Editora Cincia Moderna. Rio De Janeiro.

CASTRO, Denise Geralda P. HELLER, Laudelina Maria G. B. MARCOS, Badeia. Cincia, tica E Tecnologia: Uma Abordagem Multidisciplinar.

KOSOVSKI, Ester. tica Na Comunicao. Editora Mauad Ltda. Rio De Janeiro RJ, 1995. Pag.159.

A tica do Profissional da Informtica. Disponvel em: www.inf.ufes.br. Acessado em 15 de maio, 2012.

tica em Computao. Disponvel em: www.inf.pucrs.br. Acessado em 15 de maio, 2012.

tica em Informtica - DevMedia. Disponvel em: www.devmedia.com.br. www-usr.inf.ufsm.br/~cacau/elc202/DanielKratz. Acesso em 15 de maio, 2012.

OTERO, Anne-Marie N. H. tica e Informtica. Revista Eletrnica Metanoia. So Joo Del-Rei, n.5, p.11-121, julho 2003. www.funrei.br/publicaes/. Acesso em 16 de maio, 2012.

Potrebbero piacerti anche