Sei sulla pagina 1di 87

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro

Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro - UENF. CCT/ LAMAV- Siderurgia

Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo.

Marcelle Henriques Chagas Santos Setembro-2010

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo2

ndice
1. Introduo 2. Produtos siderrgicos 2.1Produtos planos 2.2Produtos no planos ou longos 2.3Produtos fundidos 3. Aos e suas aplicaes 3.1Aos para fundio 3.1.1 Aos de baixo carbono 3.1.2 Aos de mdio carbono 3.1.3 Aos de alto carbono 3.1.4 Aos-liga de baixo teor em liga 3.1.5. Alguns tipos mais comuns de aos-liga para fundio 3.2 Aos estruturais 3.2.1 Aos-carbono 3.2.2 Aos de alta resistncia e baixo teor em liga 3.3 Aos para trilhos 3.4 Aos para produtos planos 3.5 Aos para tubos 3.5.1 Tubos sem costura 3.5.2 Tubos com costura 3.6 Aos para barras, arames e fios 3.6.1 Aos de baixo carbono 3.6.2 Aos de mdio carbono 3.6.3 Aos de alto carbono 3.7 Aos para molas 3.7.1 Molas helicoidais 3.7.2 Molas semi-elpticas 3.8 Aos de usinagem fcil 3.9 Aos para cementao 3.9.1 Aos-carbono 3.9.2 Aos de baixa liga 04 07 08 11 14 14 16 17 19 20 21 22 26 27 29 33 34 39 40 40 43 44 45 45 46 47 48 49 52 52 52

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo3

3.9.3 Aos de alta liga 3.10 Aos para nitretao 3.11 Aos para mancais 3.11.1Mancais para condies normais 3.11.2Mancais para fins especiais 3.12 Aos para ferramentas e matrizes 3.13 Aos resistentes ao desgaste 3.14 Aos resistentes corroso 3.14.1Aos inoxidveis martensticos 3.14.2 Aos inoxidveis ferrticos 3.14.3 Aos inoxidveis austenticos 3.14.4 Aos inoxidveis duplex 3.14.5 Aos inoxidveis endurecveis por precipitao 3.15 Aos resistentes ao calor 3.16 Aos para fins eltricos 3.17 Aos para fins magnticos 3.18 Aos ultra-resistentes 3.19 Aos criognicos 3.20 Aos sinterizados 3.21 Aos para estampagem 4. Classificao dos aos de acordo com a estrutura 5. Classificao dos aos de acordo com a composio qumica 5.1 Aos-carbono 5.2 Aos-liga 6. Bibliografia

53 53 55 56 57 57 61 62 64 66 67 69 70 70 71 72 72 75 75 77 78 79 79 81 86

Introduo Apesar da intensa competio que vem sofrendo h varias dcadas, o ao tem conseguido manter- se como o material com o maior nmero de aplicaes no mundo atual, em virtude da sua grande versatilidade. Adicionalmente, o extraordinrio leque de propriedades exibido pelos diversos tipos de ao e conseguido por meio de simples variaes de composio ou por meio do processamento, trmico ou mecnico.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo4

Assim, dada a grande variedade de aos, foram criados sistemas para sua classificao, os quais periodicamente so submetidos a revises. Os aos podem ser classificados em grupos, em base de propriedades comuns: a) Composio, como aos carbono e aos-liga b) Processo de acabamento, com aos laminados a quente ou aos laminados a frio c) Forma do produto acabado, como barras, chapas grossas, chapas finas, tiras e tubos ou perfis estruturais. H subdivises desses grupos, como aos-carbono de baixo, mdio ou alto teor de carbono. Os aos-ligas so frequentimente classificados de acordo com o principal ou principais elementos de liga presentes. muito difcil estabelecer uma classificao precisa e completa para todos os tipos de aos. Para os fins do presente estudo, sero consideradas trs formas diferentes para descrever o ao: -de acordo com a composio qumica - de acordo com a estrutura - de acordo com a aplicao Sendo a ltima analisada com maior importncia.

Normas tcnicas de fabricao Os produtos so fabricados em modernos equipamentos, o que lhes confere elevado padro de qualidade e caractersticas conforme as principais normas nacionais e internacionais, tais como:

Normas tcnicas de fabricao ASTM AS BS DIN EN American Society for Testing and Materials Australian Standards British Standard Deutches Institut fr Normung E.V. Euronorm

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo5

JIS NBR NM NT CSN SAE SEW

Japanese Industrial Standards Norma Brasileira Norma Mercosul Norma Tcnica CSN Society of Automotive Engineers Material Especification by Organization of the German Iron and Steel Industry

Uma das classificaes mais generalizadas a que considera a composio qumica dos aos e, dentre os sistemas conhecidos, so muito usados os da American Iron and Steel Institute AISI e da Society of Automotive Engineers- SAE.Essas associaes seguem aproximadamente o mesmo mtodo numrico de identificao, que o seguinte: Utilizao de 4 nmeros Primeiro algarismo: um nmero de l a 9 e identifica o tipo de ao, determinado pelo tipo de elemento de liga bsico. l = ao carbono 2 =ao nquel 3 = ao niquel - cromo 4 = ao molibdnio 5 = ao cromo 6 = ao cromo-vandio 7 = ao cromo-tungstnio 8 = ao nquel-cromo-molibdnio 9 = ao silcio-mangans Segundo algarismo: Indica o grupo dentro do tipo. Um elemento de liga simples indicado por seu percentual mdio. Exemplo: ao SAE 5140 - o nmero 1 indica 1% de cromo Um ao com dois elementos de liga, o segundo nmero indica uma combinao dos percentuais dos elementos de liga de acordo com as normas de fabricao. Exemplo: ao SAE 8640 - o nmero 6 pode indicar 6% dos elementos de liga. Terceiro e quarto algarismo: Indica a percentagem mdia de carbono em centsimos percentuais. Exemplo: ao SAE 1035 - o nmero 35 indica 0,35% de carbono. Assim, um exemplo da designao por quatro algarismos descrita abaixo:

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo6

SAE 1045 1 - indica o tipo de ao (ao carbono) 0 - indica o grupo dentro do tipo (ao comum) 45-indica o teor mdio de carbono (0,45% de carbono aproximadamente) Observaes: Na classificao da AISI a letra B no meio numeral indica a presena de Boro na frmula. Ex. AISI 50B20 Na classificao da AISI a letra antes do nmeral indica o processo pelo qual o ao foi produzido. Ex. AISI E33l5 - produzido em forno eltrico Exemplo: AISI C1045 - produzido em forno Siemens-Martin Por outro lado, os dois primeiros algarismos diferenciam os vrios tipos de ao entre si, pela presena ou somente de carbono como o principal elemento de liga (alem, claro, das impurezas normais), ou de outro elemento de liga, como nquel, cromo, alm do carbono. A norma alem DIN adota uma forma diferente de classificao. Essa feita de acordo com a aplicao de aos para construo em geral, e pode ser feita em funo do limite de resistncia trao. Assim, a designao St 42 corresponde a um ao com limite de resistncia trao entre 42 e 50 kgf/mm2 (410 e 490 MPa) J a norma DIN 17200, os classifica de acordo com a composio qumica: por exemplo, C35 significa ao-carbono com mdio teor de carbono de 0,35%, 34CrMo4 equivale correspondente a ao com carbono mdio.

2. Produtos siderrgicos Os produtos siderrgicos podem ser divididos em trs grandes grupos: Os produtos planos, como o prprio nome indica, apresentam formatos planos, obtidos atravs de laminao, e so produzidos basicamente na forma de bobinas e chapas (Fig. 01)

Fig. 01: Produtos planos: bobinas e chapas.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo7

Os produtos no planos ou longos so produzidos obtidos por processos de conformao, como laminao e trefilao, so aqueles na forma de perfis, fios, arames e etc. Uma subdiviso do grupo de no planos o de longos, isto , produtos com formas alongadas, como, por exemplo, os vergalhes para concreto, os tarugos, barras, arames e etc.

Fig. 02: Produtos no-planos: arames e barras.

Os produtos fundidos so aqueles cuja pea obtida por vazamento do metal lquido em formas ou moldes. O produto praticamente est no formato final, pois no se pode sofrer conformao, por no apresentar conformabilidade, ou seja, capacidade de mudar de forma. Blocos de motores, objetos de arte, autopeas, so produtos tpicos de fundio.

Fig. 03: Produtos fundidos.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo8

2.1 Produtos planos Distino entre os produtos feita pela tecnologia de laminao - Laminados a quente - Laminados a frio (principalmente para chapas finas). - Relaminados Laminados a quente

Fig. 04: Laminao a quente. So produzidos com equipamento denominado laminador de tiras a quente. So produzidos atravs de uma serie de laminadores. As espessuras variam de 1,20 mm a 16 mm e as espessuras de 800 mm a 2000 mm Os laminados a quente so obtidos inicialmente na forma de bobinas, e posteriormente podem ser cortados, decapados ou laminados a frio, dependendo da aplicao do produto. Os produtos laminados a quente so usados especialmente na indstria automobilstica, na construo civil e em autopeas, tubos, vasilhames, relaminao e implementos agrcolas.
Laminados

a frio

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo9

Fig. 05: Laminados a frio. Laminados a frio usam como matria prima o laminado a quente decapado, devido a necessidade da remoo de oxidos superficiais, peloprocesso de decapagem, para o processo de laminao a frio. As espessuras variam de 0,38 mm a 3,00 mm e as larguras de 800 mm a 1870 mm. A laminao se processa a temperatura ambiente. Os principais segmentos atendidos com os produtos laminados a frio so o automotivo, linha branca, construo civil e eletroeletrnicos. Em aplicaes que vo desde a qualidade comercial at aos bake-hardening e qualidade estampagem extraprofunda especial para uso em automveis. Assim, destino destes materiais para aplicaes mais nobres que os laminados a quente, que exigem bom acabamento, como eletrodomsticos e carros, e so produtos de espessura mais fina.
Relaminados

So aqueles obtidos por relaminao de laminados, tanto a quente quanto a frio, desde que atendam s propriedades exigidas na relaminao. Os produtos so relaminados em um relaminador que reduz ainda mais as espessuras, e seguem normas especficas para produtos relaminados. Distino entre os produtos feita pela relao largura / espessura
Placas

So produtos semi-acabados, obtidos em sua maior parte na aciaria, atravs de lingotamento contnuo, podendo tambm ser obtidas por laminao de debaste de lingotes. So normalmente classificadas como semi-acabadas, pois sofrero conformao posterior atravs da laminao. As espessuras variam de 200mm a 260mm em condies normais.
Chapas

grossas

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo10

Fig. 06: Chapas grossas.

As chapas grossas so obtidas atravs do laminador de chapas grossas. As espessuras variam de 6 mm a 200 mm, da o nome chapas grossas, as larguras variam de 1000 a 3800 mm e os comprimentos de 5000 mm a 18000 mm. Chapas finas A chapa fina possui espessura compreendida entre 0,30 mm e 6 mm, inclusive os extremos, e largura igual ou superior a 300 mm. As chapas finas so obtidas, em geral, por laminao a frio e podem ser encruada por laminao a frio ou totalmente recozida. As chapas finas, obtidas por laminao a frio, por sua vez, podem ser diferenciadas pelo tratamento superficial de proteo que recebem, em: - chapas galvanizadas, ou seja, recobertas por zinco (ou ligas de zinco) - chapas folhas-de-flandres, ou seja, folha de ao com revestimento de estanho e filme de passivao, constitudo de compostos de cromo, em ambas as faces.
Aos

de uso geral

Aos de uso geral, com carbono e mangans, sem adio de elementos microligantes,que atendem apenas composio qumica, so utilizados em conformao simples, suas principais aplicaes so em relaminao, construo civil, tubos, componentes e peas. So destinados a usos menos nobres, no exigindo responsabilidade em termos estruturais.

2.2 Produtos no planos ou longos Os produtos semi-acabados para laminao de no-planos, equivalentees s placas de ao para os aos planos, so os lingotes, blocos e tarugos de ao, obtidos por lingotamento contnuo ou convensional. A partir destes semi-acabados, os produtos longos so obtidos por processos de conformao mecnica, principalmente laminao e trefilao. Os principais produtos longos, ou no-planos, so: barras, vergalhes, fio-maquina, perfis, trilhos e tubos sem costura. Barras

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo11

Fig. 07: Barras com seo redonda e chata e barras trefiladas.

As barras podem ser fornecidas com seo redonda ou chata. Barras redondas so utilizadas para fabricao de eixos, pacas para mecnica em geral, molas helicoidais, implementos agriculas e rodovirios, ferramentas e fixadores. Barras chatas so utilizadas em maquinas, implementos agricolass e rodovirios e indstria mecnica em geral. Barras trefiladas so processadas a frio atravs de equipamentos denominados trefiladores. A trefilaao realizada na temperatura ambiente, onde o fio ou barra passada atravs de orifcios e submetido trao, com isso a seo do produto reduzida.

Fio maquina

Fig. 8: Fio maquina.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo12

O fio maquina obtido por laminao a quente com seo transversal circular um semiacabado utilizado por diversos setores industriais na fabricao de produtos por trefilao, como arames e cordoalhas, entre outros, tanto para construo mecnica como para construo civil. Vergalhes

Fig. 9: Vergalhes so amplamente utilizados na construo civil , na forma de armaes para concreto armado. Tubos

Fig. 10: Tubos. Tubos podem ser fabricados diretamente por laminao, em laminadores especiais, fornesvendo os chamados tubos sem costura, por no terem necessidade de serem soldados, ou ento fabricados por conformao e soldagem de chapa, o que fornece tubos com costura. Perfis

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo13

Fig. 11: Perfis.

Perfis laminados so fabricados diretamente no laminador de perfis. Utilizados na construo civil e pelo setor mecnico, no contem soldas. Por outro lado, perfis soldados so fabricados a partir de chapas que so soldadas. So muito utilizados na construo civil. Os trilhos de ao so, tambm, obtidos atravs de laminao de perfis, na qual os cilindros so fabricados com sulcos no formato de trilhos.

2.3 Produtos fundidos

Fig. 12: Ao fundido. So geralmente vazados em moldes de areia ou metlicos, onde adquire a forma exata da cavidade do molde. Quando se trata de peas fundidas, os moldes conferem s mesma, suas formas praticamente definidas, necessitando eventualmente, pequenos acertos, atravs de operaes de usinagem para acabamento.

3. Ao e suas Aplicaes Podem ser considerados os seguintes subgrupos:

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo14

- Aos para fundio, caracterizados por apresentarem boa combinao de resistncia, ductilidade e tenacidade, alm disso, apresentam boa usinabilidade e adequada soldabilidade, muitos tipos so susceptveis de tratamentos trmicos de tmpera e revenido. - Aos estruturais, ao carbono ou com pequenos teores de elementos de liga, com boa ductilidade e soldabilidade e elevado valor de relao limite de resistncia trao para limite de escoamento. - Aos para trilhos, cujas condies de servio exigem caractersticos de boa resistncia mecnica, boa resistncia ao desgaste, etc., so tipicamente, aos de carbono. - Aos para produtos planos, que devem apresentar excelentes deformabilidade, boa soldabilidade, entre outras qualidades. - Aos para tubos, com, em princpio, as mesmas qualidades dos aos para chapas, so normalmente ao carbono, embora, nestes ltimos, algumas aplicaes podem exigir a presena de elementos de liga. - Aos para arames e fios, os quais, conforme aplicaes, podem apresentar caractersticas de resistncia a trao realmente notveis. - Aos para molas, caracterizados por elevado limite elstico. - Aos de usinagem fcil, caracterizados pela sua elevada usinabilidade, teores acima dos normais dos elementos S e P, principalmente o primeiro e, eventualmente, presena de chumbo. - Aos para cementao, normalmente de baixo carbono e baixos teores de elementos de liga, de modo a apresentarem os melhores caractersticos para enriquecimento superficial de carbono, alm de um ncleo tenaz, depois da cementao e da tmpera. - Aos para nitretao, simplesmente ao carbono ou com os elementos de liga como Cr, Mo e Al. - Aos para mancais, empregados em mancais de esfera ou de rolete. - Aos para ferramentas e matrizes, caracterizados por alta dureza a temperatura ambiente, assim como nos tipos mais sofisticados, alta dureza temperatura elevada, satisfatria tenacidade e onde as propriedades comuns de resistncia mecnica e principalmente de ductilidade pouco significado apresentam. Os tipos mais sofisticados apresentam elementos de liga em teores muito elevados, sendo mais importantes e famosos os os aos rpidos com elevado teor de W, mais Cr e V e, eventualmente, de Mo, Co e outros elementos de liga. Apresentam alta capacidade de corte. Outros, alta capacidade de suportarem deformaes.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo15

- Aos resistentes ao desgaste, entre os quais o mais importante o que apresenta Mn em quantidades muito acima do normal (entre 10 a 14%), alm do alto teor de C (entre 1,0 a 1,4%C). - Aos resistentes corroso (chamados inoxidveis), com elevados teores de Cr ou CrNi. - Aos resistentes ao calor (tambm chamados refratrios),caracterizados por apresentarem elevados teores de Cr e Ni e por possurem elevada resistncia oxidao pelo calor e por manterem as propriedades mecnicas a temperaturas acima da ambiente, s vezes, relativamente elevadas. - Aos para fins eltricos, empregados na fabricao de motores, transformadores e outros tipos de mquinas e aparelhos eltricos, caracterizados por apresentarem Si em teores acima dos normais (at 4,75%), ou altos teores de Co (at 50%Co), ou altos teores de Ni. - Aos para fins magnticos, com alto teor de C, Cr mdio, eventualmente W relativamente elevado, Mo e Co (at cerca de 40%Co), esses aos, quando temperados, apresentam o caracterstico de imantao permanente representado pelo produto (BH) bastante elevado. - Aos ultra resistentes, desenvolvidos principalmente pela necessidade de aplicaes na indstria aeronutica, mas cuja utilizao est se estendendo a outros setores de engenharia, nesses aos procuram-se uma elevada relao resistncia/peso, alguns podem apresentar limites de escoamento superiores a 150 kgf/mm2 (1.470 MPa), as excepcionais propriedades mecnicas so conseguidas mediante o emprego de tratamentos trmicos em composies contendo diversos elementos de liga em teores geralmente baixos. Exemplo: ao maraging em que os elementos de liga esto em teores mais elevados: at 18%Ni ou mais, alm de Co, Mo, Ti, e baixo carbono. So obtidos por um tratamento de endurecimento por precipitao, atingindo limite de trao at 280 kgf/mm2 (2.745 MPa) e excelente ductilidade. - Aos criognicos, caracterizados por sua resistncia ao efeito de baixas temperaturas. - Aos sinterizados, produtos da metalurgia do p, incluindo ferro praticamente isento de carbono, aos comuns e alguns aos especiais, de aplicao crescente na indstria moderna. - Aos para estampagem, indicados em aplicaes em que ocorrem desde deformaes relativamente pequenas at situaes de conformao bastante severas.

3.1. Aos para fundio

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo16

Ao fundido aquele que vazado em moldes de areia ou metlicas, onde solidifica e adquire a forma exata da cavidade do molde, de modo a apresentar a forma praticamente definitiva, sem necessidade de qualquer transformao mecnica posterior.

Fig.13: Ao fundido Emprego de aos fundidos Produo de peas de grande variedade de formas e dimenses, com razovel resistncia e tenacidade a um custo relativamente baixo. Sob o ponto de vista de propriedades mecnicas, admite-se que o ao fundido seja de qualidade inferior ao trabalhado. Alm disso, freqente as peas fundidas apresentarem alguns defeitos superficiais ou internos, tpicos dos processos de fundio. Ao rigor, as peas de ao fundido devem possuir certos requisitos como: homogeneidade em toda a sua extenso (projeto adequado da pea e do molde); granulao fina (TT adequado); completa iseno de tenses internas (TT adequado). Tipos de aos para fundio Aos de baixo carbono (C inferior a 0,20%); Aos de mdio carbono (C entre 0,20 e 0,50%); Aos de alto carbono (C acima de 0,50%); Aos-liga de baixo teor em liga (teor total de liga inferior a 8%); Aos-liga de alto teor em liga (teor total de liga superior a 8%), no sero abordados esses aos no presente trabalho. 3.1.1 Aos-carbono de baixo carbono para fundio

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo17

Composio qumica, em geral: Tabela 1.1: Composio de aos carbono de baixo carbono para fundio (%). C 0,16 a 0,19 Mn 0,50 a 0,80 Si 0,35 a 0,70 P 0,05 max. S 0,06 max. Fe Rest.

Propriedades notveis: As peas fundidas com baixo teor de C apresentam boa soldabilidade; As propriedades magnticas tornam as peas indicadas para a fabricao de equipamento eltrico; As peas podem ser endurecidas superficialmente por cementao; Para melhorar a usinabilidade, aumentam o teor de enxofre at 0,08%S.

A Fig.7.1 mostra as propriedades mecnicas de aos-carbono de baixo C para fundio. No h muita diferena entre as propriedades destes aos no estado recozido, normalizado ou fundido. Contudo, as peas fundidas so recozidas e normalizadas para refinar ou normalizar a estrutura e aliviar as tenses internas, quando se trata de peas com diferentes sees.

Dureza, HB Ductilidade, %

140

120 80 100 60
Alongamento Estrico

Resistncia mecnica, MPa

500 40
Lim. res. trao

400 20
Limite de escoamento

300

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo18

Fig. 1.1: Propriedades mecnicas de ao-carbono de baixo carbono para fundio. Aplicaes: em equipamentos ferrovirios, onde as formas so, em geral, simtricas e as condies para o aparecimento de tenses foram bem determinadas, de modo a serem evitadas; em formas e dimenses as mais variadas, para aplicaes gerais que exigem tratamento de alvio de tenses; peas para equipamento eltrico.

3.1.2. Aos-carbono de mdio carbono para fundio Composio qumica, em geral:

Tabela 1.2: Composio de aos carbono de mdio carbono para fundio (%). C Mn Si P S Fe 0,20 a 0,50 0, 50 a 1,50 0,35 a 0,80 0,05 max. 0,06 max. Rest.

Nas peas fundidas com aos de mdio teor de C sempre aplicado o TT de alvio de tenses, para refinar a estrutura e melhorar a ductilidade. Muitas peas so revenidas aps a normalizao. Propriedades notveis: As peas fundidas com mdio teor de C apresentam boa soldabilidade e usinabilidade; O mangans nos teores mais elevados, melhora a resistncia mecnica.

Alongamento, %

40
Normalizado e temperado

30

Normalizado Estado recozido

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo19

Fig. 1.2: Efeito do teor de C em propriedades mecnicas de ao-carbono de mdio C para fundio. 3.1.3. Aos-carbono de alto carbono para fundio Tabela 1.3: Composio de aos carbono de mdio carbono para fundio (%) C Mn Si 0,35 a 0,70 P 0,05 max. S 0,05 max. Fe Rest.

Acima de 0,50 0,50 a 1,50

A Fig. 3.3 mostra as propriedades mecnicas no estado recozido, desses tipos de ao. As peas fundidas podem ser ocasionalmente submetidas a normalizao e revenido; a tmpera em leo e o revenido melhoram apreciavelmente a resistncia mecnica.
150 Dureza, HB Ductilidade, %

225

30 200
Estrico

20 175
Alongamento

900 10 , MPa

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo20

Fig. 1.3: Efeito do teor de C em propriedades mecnicas de ao-carbono de alto C para fundio, no estado recozido. Aplicaes principais: - para as peas quando se exige altas dureza e resistncia abraso, em peas como matrizes ou estampas, cilindros de laminadores, partes de maquinas operatrizes, etc.

3.1.4. Aos-liga para fundio de baixo teor em liga (teor total de liga inferior a 8%) Composio qumica: Dentre os elementos de liga utilizados, o Mn considerado o mais econmico e apresentando, por outro lado, um efeito muito importante sobre a temperabilidade do ao. comum a utilizao de aos ao Mn (de 1% a 3%Mn) para fundio. Outros elementos de liga comumente adicionados so: V, Ti, Al quando se deseja refino dos gros em aos normalizados Ni, ou Mo, Cr e Cu, alm do Mn - aumentam a temperabilidade do ao, permitindo o seu resfriamento no ar,

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo21

Cu melhora ligeiramente a corroso e confere o endurecimento por precipitao (limites de escoamento e a trao mais elevadas) Cr, Mo, V e W, adicionados simultaneamente, conferem s peas fundidas boas condies de servio, quando esto sujeitas a temperaturas de vapor at 650 o C, Ni e Ni+V so elementos indicados para ao usado para peas sujeitas a temperaturas subzero, devido a boa tenacidade, Cr, junto com outros elementos (Mo, Ni, V, Mn) o elemento mais indicado para melhorar a resistncia a desgaste, Ni+V, Mn+Mo e Ni+Mn so recomendados para aos de alta resistncia a desgaste e alta resistncia mecnica. Propriedades notveis: estes aos foram elaborados para as peas que suportam: maiores presses, maiores esforos de trao, temperaturas de servio tanto baixas, como elevadas, apresentando maior dureza, maior tenacidade, maior resistncia ao desgaste, maior resistncia a choque, superior temperabilidade; resistncia trao pode variar de 500 at 1400MPa.

Aplicaes principais: mquinas - ferramenta, turbinas de vapor, equipamento de transporte, de escavao, para indstria naval, para refino de petrleo, para indstria de papel, para indstria aeronutica,

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo22

outros campos de engenharia e de indstria

3.1.5. Alguns tipos mais comuns de aos-liga para fundio:


- Aos para fundio ao nquel

Sua composio tpica (%): C 0,15 a 0,60 Mn 0,50 a 1,00 Si 0,20 a 0,75 Ni 0,50 a 3,5 Fe Rest.

Aplicaes: material ferrovirio, em maquinaro de escavao e minerao, equipamento naval e outras peas para indstria siderrgica, mecnica, etc. - Aos para fundio ao mangans Sua composio tpica (%): C 0,25 a 0,50 Mn 1,00 a 3,00 Si 0,25 a 0,70 Fe Rest.

So conhecidos com o nome Hadfield. O Mn, ainda, tem efeito evitar a fragilidade a quente causada pelo S. Admita-se que acima de 0,6%Mn comea a atuar como elemento de liga. Neste sentido, a ao de Mn dupla: refora a ferrita, onde se dissolve e forma carbeto complexo de Fe e Mn. Aplicaes: peas para equipamento de escavao e construo de estradas que exigem tenacidade aliada resistncia ao desgaste. - Aos para fundio ao cromo Sua composio tpica (%): C 0,20 a 0,60 Cr 0,50 a 3,5 Fe Rest.

O Cr aumenta a resistncia mecnica a custa, entretanto, da queda da ductilidade, e aumenta a resistncia a corroso. A sua ao na microestrutura - o Cr refina o tamanho do gro.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo23

Aplicaes: em peas sujeitas corroso pela gua ou a temperaturas elevadas, com resistncia ao desgaste elevada. - Aos para fundio ao cromo com elevado cromo e baixo carbono (4,0 a 6,5%Cr). Adies de W (at 1,25%W) e Mo (at 0,70%Mo) melhora a resistncia mecnica e corroso. Aplicaes: nas peas sujeitas a temperaturas ligeiramente elevadas e desgaste como em usinas de fora e refinarias de petrleo. -Aos para fundio ao vandio Sua composio tpica (%): C 0,20 a 0,40 Mn 0,50 a 1,00 Si 0,25 a 0,75 V 0,10 a 0,20 Fe Rest.

A principal ao do vandio refinar o gro e melhorar a resistncia ao choque dos aos. Est presente na forma de seus carbetos. Aplicaes: nas peas ferrovirias (locomotivas, outras), equipamento de minerao, etc.

-Aos para fundio ao nquel-cromo Sua composio tpica (%): C 0, 30 a 1,00 Mn 0,60 a 1,00 Si 0,30 a 0,70 Cr 0,50 a 2,00 Ni 0,50 a 3,5 Fe Rest.

Esses aos atualmente so substitudos por aos nquel-cromo-molibdnio. -Aos para fundio ao nquel-cromo-molibnio So estes os aos mais comuns devido aos seus caractersticos de grande endurecibilidade no resfriamento no ar, Por outro lado, a tmpera e o revenido podem produzir

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo24

resistncia mecnica aprecivel, mesmo em grandes sees. Os aos mais gerais pertencem s duas classes: 8600 e 4300. Para a classe 4300, a composio tpica (%) : C 0,33 Mn 0,75 Ni 1,75 Cr 0,70 Mo 0,30 Fe Rest.

Para a classe 8600, a composio tpica (%) : C 0,30 Mn 0,90 Ni 0,55 Cr 0,50 Mo 0,20 Fe Rest.

Aplicaes: em peas sujeitas a esforos de fadiga, ao choque, ao desgaste e a temperaturas elevadas, em equipamentos de escavao e construo, cilindros de laminadores, maquinrios de explorao, de petrleo, etc. Sua limite de resistncia trao, no estado temperado, chega at 820 MPa (classe 4300) e 1090 MPa (classe 8600), com alongamento em torno de 17%.

-Aos para fundio ao mangans- nquel Sua composio tpica (%): C 0, 20 a 0,40 Ni 0,50 a 2,50 Mn 1,00 a 1,70 Fe Rest.

O Ni nos aos ao mangans aumenta a sua resistncia ao choque e diminui a fragilidade de revenido. Aplicaes: em peas sujeitas a esforos considerveis, como em certas partes de equipamentos ferrovirio, de construo e escavao. Sua resistncia a trao (normalizao e revenido) chega a 700 MPa com o limite de escoamento de 440MPa.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo25

-Aos para fundio ao nquel-molibdnio Sua composio tpica (%): C 0,15 a 0,40 Mn 0,60 a 1,00 Ni 0,50 a 2,5 Mo 0,20 a 0,60 Fe Rest.

O Mo, adicionado aos aos-nquel, melhora suas propriedades mecnicas no s a temperatura ambiente como tambm a altas temperaturas, alm de melhorar a sua endurecibilidade. Estes aos so temperadas e revenidas, possuem a tendncia de endurecer pelo resfriamento no ar. Aplicaes: so indicadas para a fabricao de peas fundidas de dimenses avantajadas e formas complexas, onde no se aconselha a tmpera em gua.

-Aos para fundio ao cromo-molibdnio Sua composio tpica (%): C 0,20 a 1,0 Cr 0,75 a 1,70 Mo 0,20 a 0,60 Fe Rest.

O Mo, alm de melhorar todas as propriedades mecnicas, reduz a tendncia tpica para aos-cromo fragilidade de revenido. Caractersticas: alta resistncia fluncia, elevados valores de limite de escoamento e excelente resistncia ao desgaste. Aplicaes: estes aos fundidos so empregados onde se verificam temperaturas moderadamente elevadas. Tratamento: tmpera e revenimento.

Ainda, existem aos fundidos com dois ou mais elementos de liga como aos de cromovandio, ou mangans-vandio, ou mangans-cromo-molibdnio, etc. Aplicaes: estes aos fundidos so empregados onde se verificam temperaturas moderadamente elevadas, com melhores caractersticas mecnicas, ou endurecibilidade, ou corroso ou calor, do que os aos com um s elemento de liga.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo26

3.2. Aos estruturais

Entre os materiais de construo, o ao tem uma posio de relevo: combina resistncia mecnica, trabalhabilidade, disponibilidade e baixo custo. Aos estruturais so aplicados em todos os campos de engenharia, nas estruturas, fixas, como de edifcios, pontes, ou mveis, como na indstria ferroviria, automobilstica, naval, aeronutica e etc. So caracterizados por apresentarem alta resistncia mecnica assim, so indicados principalmente para usos planos e aplicaes que requeiram dobramentos simples, corrugaes ou conformaes leves, como silos, perfis estruturais para construo civil e estruturas de nibus. Os aos estruturais utilizados no Brasil so produzidos segundo normas estrangeiras (especialmente a ASTM (American Society for Testing and Materials) e DIN (Deutsche Industrie Normen) ou fornecidos segundo denominao dos prprios fabricantes. Aos carbono comuns simplesmente laminados, sem TT, so utilizados na maioria das aplicaes, onde a importncia da resistncia mecnica pequena e o fator peso no primordial. Em outras aplicaes, exige-se uma relao resistncia/peso satisfatria. (indstria de transporte, em geral), alm de resistncia a corroso, choque trmico repentinos. Nestas aplicaes, os aos indicados so os de baixo teor em liga, conhecidos como de alta resistncia e baixo teor de liga. Assim, todos os aos estruturais so divididos inicialmente em 2 grupos: - Aos carbono - Aos de alta resistncia e baixo teor em liga

3.2.1. Aos carbono para estruturas Requisies: - ductilidade e homogeneidade; - valor elevado da relao entre limite de resistncia e limite de escoamento - soldabilidade

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo27

- suscetibilidade de corte por chama, sem endurecimento, - resistncia razovel corroso.

Com a adio de cobre (at 0,25%), a resistncia corroso aumenta 2 vezes comparando com ao-carbono comum e satisfaz as necessidades. Aos de baixo e mdio carbono Para a maioria das aplicaes estruturais, o teor de carbono desses aos varia de 0,15 a 0,40%C, com os outros elementos (Mn, Si e S) nos teores considerados normais. Nas estruturas, os perfis de ao-carbono utilizados so os mais diversos: barras redondas (inclusive em concreto armado), quadradas, hexagonais, ovais, barras chatas, cantoneiras, ts, eles, duplos ts, etc. Todos estes perfis so produzidos por laminao e empregados neste estado, geralmente sem qualquer tratamento trmico (TT) ou mecnico (TTM) posterior.

Aos de alto carbono Os aos de alto carbono em torno de eutetide ou acima j so considerados materiais

de natureza e aplicaes especiais. So utilizados na forma de fios e barras geralmente com TT particular, ou no estado encruado, em estruturas do tipo de pontes pnseis, concreto protendito, cabos, etc. Para o emprego em concreto armado, os aos-carbono podem ser classificados da seguinte maneira: 1. aos carbono de dureza natural, laminados a quente; 2. aos encruados a frio; 3. aos para concreto protendido (ou patenting, ou patenteados).

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo28

1. Ao primeiro grupo, pertencem os aos CA-25 e CA-32, com limites mnimos de escoamento de 25kgf/mm2 (250 MPa) e 32kgf/mm2 (310 MPa), e o ao CA-50, fabricado muito no Brasil. 2. Os aos encruados a frio caracterizam-se por apresentarem superior resistncia. Dividem-se em: aos encruados por trao (aos trefilados); aos encruados por toro; aos encruados por compresso (chamados aos mordidos).

Nestes casos so utilizados aos CA-25, CA-32, CA-40, CA-50 e CA-60. 3. Para concreto protendido, no Brasil, fabricam-se seguintes aos: Ao trefilado patenteado (inicialmente patenteados e em seguida trefilados); Ao aliviado de tenses (inicialmente patenteados e em seguida trefilados, com um TT para alvio de tenses); Ao estabilizado (o fio estirado e mantido sob comprimento constante, ceded com o tempe e perde tenso).

Tabela 2.1: Comparao das propriedades importantes dos aos carbono encruados, empregado para concreto armado. Propriedades importantes Limite de Tipo de encruamento Limite convencional, Alongamento resistncia n trao Aos encruados por trao (aos trefilados) Aos encruados por toro 60 kgf/mm2 6 a 8% (590 MPa) 40,50 e 60 kgf/mm2 8 a 10% (390, 490 e 590 MPa) (640 a 740 MPa) 1 0% acima do limite convencional 65 a 75 kgf/mm2

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo29

Aos encruados por compresso (aos mordidos)

50 kgf/mm2 4 a 6% (490 MPa)

55 a 66 kgf/mm2 (540 a 650 MPa)

Sua composio qumica (em %) est dentro da seguinte faixa: Tabela 2.2: Composio qumica de aos carbono para estrutura. C 0,60 a 0,90 Mn 0,50 a 0,90 Si 0,10 a 0,35 S 0,05 max. P 0,05 max. Fe Rest

So todos produzidos por chamado fio-mquina, submetidos antes da trefilao ao tratamento patenteamento. A diferena entre os trs tipos reside no TT final. Os aos para concreto protendido so designados com as letras CP, s quais se seguem algarismos que indicam aproximadamente a tenso de ruptura, em kgf/mm2. No Brasil fabricamse fios das categorias CP-150, CP-160 e CP-170. As tenses de escoamento ou de limite convencional, n, devem ser 10% abaixo das de ruptura.

3.2.2. Aos de alta resistncia e baixo teor em liga para estruturas A tendncia atual usar aos mais resistentes, para diminuir o peso das construes. Efeitos esperados de uso de ao-liga, sem afetar muito sua trabalhabilidade e soldabilidade, so seguintes: aumentar a resistncia mecnica e diminuir seces das peas; melhorar a resistncia corroso atmosfrica; melhorar a resistncia ao choque e o limite de fadiga.

Tabela2.3:Composio tpica dos aos de alta resistncia e baixo teor de liga, em %.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo30

Si

Mn

Cu

Cr

Ni

Mo 0 a 0,65

0,28 a 0,60 0,01 a 0,12 0,01 a 0,9 0,35 a 1,60 Zr 0 a 0,12 Al 0 a 0,20 S 0 a 0,03 Ti 0 a 0,05

0 a 1,25 0 a 1,80 0 a 5,25 B Nb Fe Rest.

0 a 0,005 0 a 0,10

Funo dos elementos de liga: C principal responsvel pelo aumento da resistncia mecnica e pela queda da ductilidade, trabalhabilidade, resistncia ao choque e soldabilidade. Pelos seus efeitos Negativos, mantido baixo. Mn atua como C, mas na escala menor. Elemento fortalecedor da ferrita. P aumenta a resistncia mecnica, mas prejudica a ductilidade do ao, produzindo frajilidade a frio sobretudo quando o C alto. Si aumenta a resistncia mecnica e oxidao a temperaturas elevadas. Entretanto, mantido em quantidades baixas, suficientes para acalmar os aos. Cu seu principal efeito melhorar a resistncia corroso atmosfrica. Ainda, aumenta propriedades mecnicas por precipitao. Cr em teores baixos, aumenta a resistncia mecnica, o limite elstico, a tenacidae e a resistncia ao choque do ao. Em teores elevadas, aumenta a resistncia ao desgaste, por formar carbonetos duros. Ni melhora propriedades mecnicas, resistncia corroso, alm de refinar a granulao. Para melhorar resistncia corroso atmosfrica quase tanto benfico como o cobre, sem inconvenientes do Cu (fundio com o aparecimento nos contornos de gros, durante o aquecimento e deformao a quente do ao). Nos teores de Cu superiores a 0,5%, o Ni adicionado para ligar-se ao Cu e formar uma liga com T de fuso maior. Mo aumenta a resistncia mecnica e reduz a susceptibilidade fragilidade de revenido, alm de melhorar as propriedades as temperaturas mais elevadas. Zr atua como desoxidante e garante granulao fina.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo31

Al atua como desoxidante e refina os gros. considerado o mais eficiente para controlar o crescimento de gro. V aumenta a resistncia dos aos, atuando em dois sentidos: fortalece a ferrita por endurecimento per precipitao e refina a sua granulao. (precipitao de carboneto ou nitreto de vandio). N at 0,2% atua para melhorar a resistncia mecnica. Junto com o vandio, promove o endurecimento por precipitao. Nb pequenos teores de Nb elevam o limite de escoamento e, em menor proporo, o limite de resistncia trao. Com 0,02Nb, o limite de escoamento aumenta em at 10 kgf/mm 2 (105MPa). Terras raras: crio, lantnio ou praseodmio, ou mish-metal (liga de crio, lantnio e neodmio) produzem sulfetos de pontos de fuso mais elevados, os quais na laminao a quente, no se alongam, melhorando os caractersticos de tenacidade na seco transversal. Tipos de aos de alta resistncia e baixo teor em liga Estes aos pode ser agrupados em 4 categorias: a) Aos estruturais perlticos, na condio laminada, com o limite de escoamento de 28 a

35 kgf/mm2. b) Aos-carbono normalizados ou temperados e revenidos, com o limite de escoamento mnimo de 29,5 a 70,0 kgf/mm2. c) Aos de baixo teor de liga temperados e revenidos, com o limite de escoamento mnimo de 56 a 77 kgf/mm2. d) Aos microligados, com uma combinao de micro - adies de determinados

elementos de liga, de alto limite de escoamento, obtidos em condies controladas de laminao e forjamento.

Aos de mdia resistncia para uso geral Descrio Material Perfis, Chapas e barras ASTM A- 36 redondas

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo32

acima de 50 mm Chapas finas Barras redondas (6 a 50 mm) Tubos redondos sem costura Tubot Tubos quadrados e ASTM A-570 e SAE 1020 SAE 1020 DIN 2448, ASTM A-53 grau B DIN 17100

retangulares, com e sem costura Aos estruturais, baixa liga, resistentes corroso atmosfrica, mdia resistncia mecnica Chapas Chapas USI-SAC 41 (USIMINAS) Ao estrutural com limite de escoamento de 245 MPa (COSIPA)

Aos estruturais, baixa liga, resistentes corroso atmosfrica, alta resistncia mecnica Chapas ASTM A-242, ASTM A-588 COS-AR-COR (COSIPA), USI-SAC-50 (USIMINAS) e NIOCOR (CSN) Perfis ASTM A-242, A-588 (COFAVI)

Tabela 2.4: Descrio dos aos estruturais segundo seu uso. Aplicaes: So amplamente utilizados em componentes estruturais que precisam ter desempenho mecnico aliado a boas caractersticas de soldabilidade, como pontes, torres de linhas de transmisso, caambas e estruturas de mquinas.
Claro que h casos especficos, mas de maneira geral pode-se dizer que os perfis de ao utilizados na construo de edifcios de andares mltiplos so os mesmos empregados na construo de galpes e outras estruturas.

3.3. Aos para trilhos Os trilhos so afixados de forma paralela entre si, formando as vias-frreas por onde podem transitar trens, bondes, litorinas, etc, dependendo da finalidade a que foram construdas. Os trilhos tambm podem ser utilizados para formar o caminho de rolamento de uma ponte rolante. Dessa forma, os trilhos so sujeitos a condies relativamente severas: choque e esforos de flexo, desgaste de superfcie. Ainda, as extremidades dos trilhos sofrem ainda mais por amassamento e choque. Tabela 3.1: Composio qumica dos aos para trilhos, (em %). C 0,67 a 0,80 Mn 0,70 a 1,00 P 0, 035 max. S 0, 040 max. Si 0,10 a 0,35 Fe Rest.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo33

O Mn melhora a resistncia ao desgaste e garante a ausncia total da fragilidade a quente causada pelo FeS, o que fundamental visto que esses aos so laminados a quente.

Tabela 3.2: Propriedades tpicas dos aos para trilhos. Propriedade Limite de escoamento Limite de resistncia trao Alongamento Estrico Dureza Brinell Resistncia ao choque (Izod) 59,5 (495) 98,0 (960) 9 12 300 0,28 (2,75) Grandeza kgf/mm2 (MPa) kgf/mm2 (MPa) % % HB kgfm ( J )

Tabela 3.3: Composies qumicas tpicas de trilhos de ao comum e de alta resistncia. Fabricante Tipo Padro American Railway 0,80 Engineering Association, AREA Alto Si Cr-Mo Algoma Cr 0,75 0,78 0,75 0,80 0,84 0,65 0,65 0,65 0,25 0,74 1,15 0,18 0,90 0,20 C Mn Composio qumica, % Si Cr V

Nb

Mo

C.F.&I.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo34

British Steel Krupp Thyssen Klockner Sydney

Cr Cr-Si Cr-Si-V Cr-Mo-V Mn-Cr-V Cr-Si-Nb

0,75 0,70 0,65 0,65 0,70 0,70

1,25 1,05 1,05 0,80 1,65 1,10

0,35 0,75 0,60 0,30 0,20 0,55

1,15 1,00 1,15 1,00 0,30 0,80

0,20 0,10 0,10 -

0,06

0,10 -

Ao brasileiro (CSN) Rssia

Si-Nb

0,74

1,30

0,80

0,03

AREA

0,75

0,90

0,30

3.4. Aos para produtos planos

Aos para chapas so caracterizados geralmente pela ductilidade e grande facilidade de conformao. No apresentam elevados valores para as propriedades mecnicas, mesmo porque as cargas que iro suportar so comumente baixas (o prprio peso). Devido s condies de trabalho, esses produtos devem possuir certa resistncia corroso atmosfrica e, para determinadas aplicaes, resistncia ao ataque de outros agentes qumicos. Como o ao utilizaado na fabricao de chapas comuns no possui caractersticos de resistncia corroso suficiente, costuma-se aplicar-lhes um revestimento protetor, cujo tipo depende principalmente das condies de trabalho, da aparncia desejada e do custo. As requisies essenciais para aos para chapas: Elevada trabalhabilidade, para maior facilidade de conformao; Boa soldabilidade para maior facilidade de sua montagem em estruturas; Superfcie sem defeitos, no caso da sua aplicao em estampagem profunda; Aspecto superficial conveniente, para a maioria das aplicaes, obtido por acabamentos ou

revestimentos superficiais; Baixo custo. Aos para chapas

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo35

Para a maioria das aplicaes, se usam aos-carbono de baixo carbono, havendo, contudo, importantes aplicaes de aos de mdio e alto teor de carbono. Ferro Armco Ao de baixo carbono, ou doce. Ao estrutural.

Tabela 4.1: Composio dos aos-carbono para chapas. Ao Ferro Armco Ao doce Elementos de liga, % P S Si 0,005 0,025 Traos 0,15 max. traos

C 0,012

Mn 0,017

Outros

Fe Rest. Rest.

0,03 a 0,12 0,20 a 0,60 0,04 max.

Nessa categoria, pode-se considerar o ferro comercialmente puro, cujo tipo mais comum chamado ferro Armco. O ferro Armco, marca registrada pela American Rolling Mills Company, um material de grande pureza, pois apresenta um teor de impurezas, incluindo o C, inferior a 0,16%. A maior parte do ao em chapas e folhas do tipo de baixo carbono, ou doce. Que mais barato do que o ferro Armco, entretanto possui propriedades semelhantes. Evidentemente, a sua resistncia corroso inferior do ferro Armco, puro. Entretanto, uma pequena adio de Cu (0,25%Cu) melhora esta caracterstica. Tabela 4.2: Propriedades do ferro Armco Propriedades Limite de escoamento Limite de resistncia trao Alongamento Estrico Grandeza 18,0 a 22,5 (180 a 225) 29,5 a 35 (285 a 340) 22 a 28 (at 40) 65 a 78 kgf/mm2 (MPa) kgf/mm2 (MPa) % %

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo36

Dureza Brinell

82 a 110

HB

Tabela 4.3. Caractersticos de chapas finas e tiras de baixo carbono, laminadas a quente Especificao de qualidade Especificao Tipo AISI-SAE aplicvel ASTM Chapa fina A569 1008-1012 Tira Comercial A635 1008 1012 Chapa fina Tira Chapa fina A659 1015 -1023 Tira Chapa fina Estampagem Estampagem especialmente acalmada A621 1006 - 1008 Tira Chapa fina A622 1006 - 1008 Tira ... ... 1,91 4,75 1,50 5,82 0,86 5,82 5,84 12,7 0,86 5,82 1,50- - 5,82 0,86 5,82 1,91 4,75 Forma do produto Espessura

Tabela 4.4: Caractersticos de chapas finas e tiras de baixo carbono, laminadas a frio Especificao Especificao de qualidade Classe 1 Comercial Classe 2 Classe 1 Estampagem Classe 2 Estampagem Classe 1 A620 1006 - 1008 A619 1006 -1008 Chapa fina Chapa fina A366 1008 - 1012 Chapa fina Chapa fina aplicvel ASTM Chapa fina 0,64 2,79 0,64 2,79 0,64 2,79 0,64 2,79 0,64 2,79 Tipo AISISAE Forma do produto Espessura

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo37

especialmente acalmada

Classe 2

Chapa fina

0,64 2,79

A611

Nenhum

Chapa fina

...

Estrutural Classe 1 encruada por laminao a frio; Classe 2 totalmente recozida. A primeira classe destina-se a aplicaes onde o aspecto superficial importante e onde exige-se superfcie plana. A segunda classe correspondente ao material totalmente recozido destina-se a aplicao onde a aparncia superficial menos importante, assim como so menos importantes a textura superficial, imperfeies, etc. Os aos-liga mais usados so SAE : 4130, 4140 e outros.

Tabela 4.5: Aos-liga utilizados em chapas e tiras Tipo 4130 4140 4142 4145 C 0,28-0,33 0,38-0,43 0,40-0,45 0,43-0,48 Mn 0,40-0,60 0,75-1,00 0,75-1,00 0,75-1,00 Si 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 Cr 0,80-1,10 0,80-1,10 0,80-1,10 0,80-1,10 Ni Mo 0,15-0,25 0,15-0,25 0,15-0,25 0,15-0,25

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo38

4150 4340 5140 5150 5160 6150 8615 8617 8620 8630 8640 8645

0,48-0,53 0,38-0,43 0,38-0,43 0,48-0,53 0,55-0,65 0,48-0,53 0,13-0,18 0,15-0,20 0,18-0,23 0,28-0,33 0,38-0,43 0,43-0,48

0,75-1,00 0,60-0,80 0,70-0,90 0,70-0,90 0,75-1,00 0,70-0,90 0,70-0,90 0,70-0,90 0,70-0,90 0,70-0,90 0,75-1,00 0,75-1,00

0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30 0,15-0,30

0,80-1,10 0,70-0,90 0,70-0,90 0,70-0,90 0,70-0,90 0,80-1,10 0,40-0,60 0,40-0,60 0,40-0,60 0,40-0,60 0,40-0,60 0,40-0,60

1,65-2,00 0,40-0,70 0,40-0,70 0,40-0,70 0,40-0,70 0,40-0,70 0,40-0,70

0,15-0,25 0,20-0,30 -0,15-0,25 0,15-0,25 0,15-0,25 0,15-0,25 0,15-0,25 0,15-0,25

As chapas de ao-liga so classificadas pela norma ASTM A505 em: qualidade regular (aplicaes gerais com moderadas estampabilidade e dobramento. As condies superficiais no so exigentes. qualidade para estampagem (condies muito severas de conformao mecnica a frio, como estampagem profunda, sem imperfeies sueprficiais, composio qumica uniforme. qualidade para construo aeronutica (para peas sujeitas a grandes tenses. qualidade aeronutica estrutural (alm de todas as exigncias da anterior devem obedecer exigncias especficas de limite de escoamento, limite de resistncia trao, alongamento, dobramento, etc. ) qualidade para mancais (chapas finas e tiras de ao-liga para cementao ), qualidade para serras (lminas de serra de fita)

Revestimentos de chapas de ao

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo39

zincagem (proteo contra corroso) estanhagem (proteo contra corroso) revestimento de chumbo (terne, com 3% a 15% de Sn), proteo contra corroso, trabalhabilidade e soldabilidade; revestimento de alumnio (resistncia ao calor e corroso, efeito decorativo) fosfatizao (como base de pintura de chapas de ao no galvanizadas) anodizao (aplicada em ao galvanuzado, para aumentar sua resistncia a corroso); pintura (aplicada em ao galvanizado, aumenta a durabilidade do metal e confere efeitos decorativos). esmaltao porcelnica (aplica-se em ao de muito revestimento inorgnico, aplicado em t=730 a 870o C. baixo carbono (at 0,08%C), um

3.5. Aos para tubos

A importncia dos produtos tubulares deve-se diversidade do seu emprego: encanamentos de gua, vapor, leo, gs, ar comprimido, aquecimento, poos de gua e de petrleo, fins estruturais e mecnicos, fins estruturais e ornamentais em construo, arquitetura e aplicaes semelhantes, eletrodutos para fins eltricos e telefnicos, etc. Os produtos tubulares, pela produo, podem ser divididos em: tubos inteirios ou sem costura; tubos soldados ou com costura.

3.5.1. Tubos sem costura Estes tubos so fabricados a partir de tarugos cheios de ao por processos diversos, geralmente perfurao, extruso ou mandrilagem, podendo atingir dimetros at cerca de 660 mm (26 polegadas)

3.5.2. Tubos com costura Estes tubos so obtidos a partir de tiras de ao laminadas a quente, cuja largura corresponde circunferncia do tubo e cuja espessura espessura do tubo, as quais so aquecidas a elevada temperatura (corresponde da soldagem do ao) e em seguida passadas atravs de uma matriz adequada que as dobra na forma de um cilindro, ao mesmo tempo que suas extremidades so soldadas de modo a ficar constituindo o tubo. H vrios mtodos de

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo40

soldagem dos tubos com costura, os quais podem atingir at 762 mm (30 polegadas) de dimetro. Ainda, os tubos podem ser divididos em tubos de peso normal, extra-fortes, duplo-extrafortes, de acordo com o seu peso e sua resistncia, tendo em vista sua aplicao final, desde o eletroduto leve para fios eltricos at os tubos para produo de poos de petrleo. Freqentemente, os tubos so estirados a frio, para produzir paredes mais finas, de dimetros pequenos, melhorar o acabamento da superfcie, melhorar propriedades mecnicas (resistncia a trao), etc. Finalmente, muitos produtos tubulares de ao so recobertos de uma camada de Zn, por galvanizao. Para aplicaes mais comuns, o ao para tubos ao-carbono de baixo teor de carbono (de 0,10 a 0,25%C), possuindo uma resistncia a trao variando de 35 a 50kgf/mm2 (340 a 490 MPa). No caso de aplicaes com maior responsabilidade, usa-se ao de carbono mdio, de 0,30 a 0,50%C, com resistncia a trao de 50 a 60 kgf/mm 2 (490 a 590 MPa). A ABNT, pelas suas especificaes Brasileiras EB-349 e EB-193, especifica Tubos de ao de preciso com costura - EB-349, e Tubos de ao de preciso sem costura - EB-193. Pela EB-349 (Tubos com costura), os tubos so fornecidos nos estados trefilado duro, trefilado macio, recozido e normalizado, da composio qumica:

Tabela 5.1: Composio qumica de tubos com costura. C Mn Si P S 0,05% max. Fe Rest.

0,08 a 0,38% 0,25 a 1,40% 0,10 a 0,55% 0 04 % max.

Tabela 5.2: Propriedades mecnicas dos tubos com costura. No estado normalizado: Resistncia a trao Limite de escoamento alongamento 34 a 50 kgf/mm2 (330 a 490 MPa) 21 a 26 kgf/mm2 (210 a 260 MPa) 26 a 20%

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo41

No estado trefilado duro Resistncia a trao alongamento No estado trefilado macio : Resistncia a trao alongamento No estado recozido: Resistncia a trao alongamento 32 a 40 kgf/mm2 (310 a 390 MPa) 28 a 24% 36 a 55 kgf/mm2 (350 a 540 MPa) 10 a 6% 42 a 60 kgf/mm2 (410 a 590 MPa) 6 a 4%

Pela EB-193 (Tubos sem costura), os tubos so fornecidos, igualmente, nos estados trefilado duro, trefilado macio, recozido e normalizado, da composio qumica que varia:

Tabela 5.3: Composio qumica de tubos sem costura. C Mn Si P S Rest. Fe

0,08 a 0,38% 0,25 a 1,40% 0,10 a 0,55% 0, 04 % max. 0,05% max.

Tabela 5.4: Propriedades mecnicas dos tubos sem costura. No estado normalizado: Resistncia a trao Limite de escoamento alongamento No estado trefilado duro Resistncia a trao alongamento No estado trefilado macio: Resistncia a trao alongamento 38 a 55 kgf/mm2 (370 a 540 MPa) 10 a 6% 45 a 65 kgf/mm2 (440 a 640 MPa) 6 a 4% 35 a 65 kgf/mm2 (340 a 640 MPa) 24 a 36 kgf/mm2 (240 a 350 MPa) 25 a 17%

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo42

No estado recozido: Resistncia a trao alongamento 32 a 50 kgf/mm2 (310 a 490 MPa) 28 a 18%

No caso de aplicaes em elevadas temperaturas (resistncia a fluncia ou a corroso), usam-se aos-liga. No caso de resistncia a calor e a fluncia, adicionam Mn ou Mn+Cr, em pequenos teores. Para servios a alta temperatura, (tubos de fornos e fornalha, indstria qumica e de refino de petrleo, em caldeiras, aquecedores, para indstria qumica, h uma variedade grande de tipos de aos, com elementos de liga Cr e Mo. O cromo (Cr) melhora a resistncia a oxidao e a corroso, aumentam ligeiramente o limite de escoamento, a resistncia a trao e dureza (o teor de Cr mximo de 9%). O molibdnio, Mo, melhora a resistncia a fluncia a elevadas temperaturas, mas no melhora a resistncia a corroso ou oxidao. O teor mximo de Mo de 1%. No estado recozido, o limite de escoamento varia de 27 a 41 kgf/mm 2, e limite de resistncia a trao de 42 a 61 kgf/mm2, alongamento (em 50mm) de 40 a 53%. Para indstria automobilstica, os produtos tubulares so de baixo carbono (0,05 a 0,15%C), do tipo com costura, no estado recozido, apresentando limite de resistncia a trao de 30 kgf/mm2, com alongamento mdio (em 50 mm) de 14 a 40%. De carbono mdio, 0,30 a 0,40%C, com 0,35 a 0,65%Mn e 2,75 a 3,50%Ni, com limite de escoamento de 50 kgf/mm2, limite de resistncia a trao de 70 kgf/mm2

3.6 Aos para barras, arames e fios Barras arames e fios so produtos de seco transversal uniforme, com dimetros variveis desde 0,02 mm at 20 mm ou mais. Barras So produzidas semi-acabadas obtidas na laminao e destinadas produo de fios e arames. As barras de ao carbono que so destinadas a produzir fios e arames para aplicaes especiais, como fio de musica, aros de pneus e outras aplicaes de maior responsabilidade, devem ser produzidas de modo a reduzir-se ao mnimo a incidncia de imperfeies superficiais, porque essas diminuem a resistncia fadiga do produto final. Arames e fios Esses materiais so produzidos pela trefilao do fio - mquina, obtido a partir de barras.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo43

Os arames de ao podem ser classificados pela forma, pela composio qumica ou pelas suas aplicaes comerciais.

Os aos utilizados na produo desses materiais variam de composio, desde aos de carbono mais baixo, para aplicaes mais comuns, passando pelos aos de mdio carbono e de alto carbono, para as aplicaes de maior responsabilidade at os ao-liga, com teores variveis de elementos de liga.

Tabela 6.1: Resistncia trao de barra laminadas a quente de 5,6 mm de dimetro de aos de baio, mdio e alto teor de carbono.

Em qualquer caso, os produtos obtidos podem ser empregados no estado recozido ou no estado encruado e podem ainda serem submetidos tempera e ao revenimento.

3.6.1 Aos baixo carbono Os aos baixo carbono so empregados em aplicaes de menor responsabilidade. Entre os aos recomendados para essa aplicao citam-se os tipos AISI 1005, 1006, 1008, 1010, 1012, 1015, 1020, 1022. So utilizados no estado encruado, sem tratamento trmico, ou recozido, submetido a um recozimento, ou normalizao aps a trefilao. Para eletrodos de solda a analise qumica mais importante , assim com carbono em torno de 0,08%, o teor de impurezas deve ser mantido ao mnimo, para evitar problemas de soldagem; o enxofre, por exemplo em teores acima de 0,03%, provoca uma formao superficial muito grande de crateras.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo44

Para propriedades mecnicas melhores, aliados a boa trabalhabilidade, em aplicaes como para pregos, pinos ou peas conformadas, o teor de carbono pode variar de 0,10% a 0,20/0,25%, variando a resistncia trao entre 50 a 100 kgf/mm2 ( 490 a 980 MPa). Os aos de baixo carbono para arames, quando recozidos, apresentam propriedades mecnicas mais uniformes e so mais indicados a operaes de conformao mais profunda, como o caso de parafusos ou rebites. O arame de baixo carbono geralmente trefilado o Maximo possvel e recebe um tratamento de recozimento ou normalizao apenar com o objetivo de adguirir propriedades mecnicas desejadas ou quando se torna excessivamente frgil. O encruamento resultante da trefilao pode tornar o material to frgil que impossibilita sua posterior deformao. Faz-se ento, um recozimento, seguido de decapagem, a fim de possibilitar posterior trefilao.

3.6.2 Aos de mdio carbono Os aos de mdio carbono aliam altos limites de resistncia trao e fadiga a elevados valores de dobramento e ductilidade, donde o seu emprego em cabos para elevadores e aplicaes anlogas. Entre os aos recomendados citam-se os tipos AISI 1022 e AISI 1041. Em geral, so processados por trefilao, exemplos: arames de aos SAE1035, 1040 ou 5410 para fabricao de parafusos a serem temperados.

3.6.3Ao de alto carbono So os mais importantes devido s aplicaes a que se destinam e que exigem elevados valores para as propriedades mecnicas. Tais arames so os mais difceis de serem produzidos, requerem mtodos de precaues principalmente nos tratamentos trmicos e podem ser agrupados em dois grupos: - No patenteados - Patenteados Tabela 6.2: Classificao de arames

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo45

3.7. Aos para mola

As molas constituem elementos de maquinas que exigem cuidados excepcionais tanto no que se refere ao seu projeto como em relao aos materiais de que so fabricadas. As condies de servio das molas so muitas vezes extremamente severas pelos esforos, temperaturas, meios corrosivos, vibraes, etc.

Fig. 7.1: Molas de ao.

Tabela 7.1: Descrio de aos usados para molas e suas caractersticas e aplicaes.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo46

Qualidades Caractersticas Equivalentes ABNT 5160; Boa temperabilidade, alta resistncia SAE 5160 a trao e a fadiga e boas propriedades acima de 300 C. Na condio temperado, sua dureza varia de 58 a 63 HRc. Retm a dureza aps revenido. ABNT 9254; SAE 9254 Alta temperabilidade, boa forjabilidade e m soldabilidade.

Aplicaes Molas altamente solicitadas para indstria automobilstica e ferramentas manuais. Ao para molas helicoidais enroladas a quente. Molas muito dcteis e muito solicitadas. Ao para molas de pequenas dimenses conformadas a frio.

De modo geral, h dois tipos de molas: molas helicoidais, ou em espiral; molas semi-elpticas.

3.7.1. Molas helicoidais As helicoidais so subdivididas em: a) molas de extenso, caracterizadas por serem de bobina fechada, destinada a suportar esforos de trao; b) molas de compresso, de bobina aberta, destinadas a suportar esforos de compresso e choque; c) molas de toro, caracterizadas por serem de bobina fechada, destinadas a suportar esforos laterais de toro.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo47

Fig. 7.2: Alguns tipos de molas helicoidais: a) de extenso; b) de compresso; c) de toro

Pelas propriedades mecnicas, as molas devem possuir:

altos valores para os limites de elasticidade ou proporcionalidade sob tenso ou para

limite de proporcionalidade sob toro; alto limite de fadiga, pois na industria automobilstica, todas as molas falham por fadiga,

originando-se a ruptura em algum ponto de concentrao de tenses, devido a imperfeies; elevada resistncia ao choque, principalmente em molas para automvel, avies e

aplicaes similares. 3.7.2. Molas semi elpticas Estas molas so fabricadas a partir das tiras de ao que so, em seguida, geralmente reunidas em feixes. Os aos molas de pequena espessura (inferior a 1/8) podem ser fornecidos nas condies seguintes: laminadas a quente, laminada a frio e recozida, temperada e revenida.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo48

Fabricao e composio qumica das molas Dependendo das propriedades desejadas, das aplicaes, do custo e da tcnica de fabricao, so usados: aos carbono variando de 0,50 a 1,20%C, aos liga. Em princpio, h 2 mtodos de fabricao de molas: Mtodo 1: As molas so obtidas a partir das tiras ou fios de ao carbono ou ao liga no estado recozido; estes materiais, depois de conformados na forma da mola, so temperados em leo e revenidos. Mtodo 2: As molas so fabricadas de tiras ou fios de ao j endurecidos, incluindo-se a corda de piano, estes materiais, depois de conformados em molas, sofrem usualmente um tratamento trmico a baixa temperatura por alvio de tenses originadas no trabalho a frio. As molas obtidas nestas condies, so suficientemente endurecidas de modo a apresentar um limite de proporcionalidade elevado, que resiste as cargas de servio e no devem ser muito duras. Verificou-se que as molas de ao-carbono com dimetro at 5/8 podem ser utilizadas com segurana at temperaturas de 175o C desde que no sejam carregadas alm de 56 kgf/mm 2. Os aos-liga Si-Mn, Cr-V e outros tipos para molas, trabalham as temperaturas at 200 o C se a carga no seja superior 56 kgf/mm2. Acima de 230o C, deve-se usar ligas Cr-Ni ou aos-rpidos. As molas helicoidais de pequena seo (dimetro mximo de ) so geralmente obtidas enrolando-se a frio arames ou fios de ao, numa das 3 condies seguintes: temperada e revenida; trefilada a frio; patenteada e encruada (fio de msica ou corda de piano) com melhoras propriedades para molas de pequenas dimenses de ao-carbono. Concluses: Os aos para molas so semelhantes aos aos comerciais comuns, com a diferena que apresentam maiores teores de carbono e Mn e requerem muito maior cuidado e maior nmero de operaes para a sua fabricao. Das propriedades mecnicas, as crticas so limites de elasticidade (de 126 a 161 kgf/mm2) e de fadiga, que devem ser muito elevados. s vezes, as molas so revestidas com Cd por eletrodeposio, para adquirirem resistncia a corroso e a abraso.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo49

3.8. Aos de usinagem fcil

A usinabilidade um dos caractersticos mais complexos dos metais, podendo ser definida como uma propriedade relacionada com a facilidade com que um metal pode ser cortado, de acordo com as dimenses, forma e acabamento superficial requeridos comercialmente A usinabilidade depende de um grande numero de fatores, entre os quais a qualidade, o tipo e a forma da ferramenta de corte, o tipo e o estado das maquina-ferramenta, a velocidade de avano e a profundidade de corte, o fluido para resfriamento, etc.

Fatores que influenciam a usinabilidade: - dureza - microestrutura

Dureza - valores altos para a dureza significam dificuldades de usinagem, - valores mdios e baixos associam-se com boas propriedades de usinabilidade. - se este for muito dctil, ser tambm muito plstico e o material tende a aderir, em vez de ser arrancado, ferramenta de corte.

Microestrutura - a introduo de incluses no metlicas melhora a usinabilidade; - a introduo de metais moles (chumbo e bismuto) melhora a usinabilidade dos aos;

Tipos de aos de usinagem fcil - com incluses metlicas - com introduo de chumbo

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo50

Tabela 8.1: Usinabilidade de aos de usinagem fcil (por centro de velocidade de corte para o tipo 1212).

Para melhorar a usinabilidade dos aos costuma-se encruar os aos, resultando em aumento de resistncia mecnica e, sobretudo, da dureza, condies favorveis sob o ponto de vista de usinagem e de acabamento superficial. As figuras 8.1 e 8.2 ilustram o efeito do encruamento num ao-carbono comum, e num ao de usinagem fcil. Verifica-se que os efeitos do encruamento sobre a vida da ferramenta variam consideravelmente de acordo com a composio do ao e com a operao especifica de usinagem.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo51

Fig. 8.1: Efeito do encruamento (por trefilao a frio) na vida da ferramenta na usinagem do ao SAE 1016.

Fig. 8.2: Efeito do encruamento (por trefilaao a frio) na vida de ferramenta na usinagem do ao SAE 1144.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo52

3.9. Aos para cementao

O enriquecimento superficial de carbono nos aos, proporcionado pela cementao, visa produzir uma superfcie de alta dureza e resistncia ao desgaste, suposta por um ncleo tenaz. Em princpio, inmeros tipos de aos apresentam condies satisfatrias para esse fim. preciso considerar, entretanto, que a cementao exige tratamento trmico relativamemte complexo, de modo que a seleo de ao para pacas cementadas no pode ser feita baseada somente na plicaao final do material, mas tambm tendo em vista o tratamento trmico que vai sofrer. Fatores predominantes - meio de esfriamento a ser usado na tmpera aps a cementao; - tipo e grau de tenses a que as peas podero estar sujeitas. Aos para cementao: - aos-carbono; - aos-liga de baixo teor em liga; - aos-liga de teor em liga mais elevado

3.9.1 Ao-carbono O teor de carbono de 0,08% a 0,25%. O seu tratamento trmico fcil e perfeitamente controlvel. No apresentam resitencia e tenacidade to boas quanto os aos-liga. So indicados para pinos, pequenas engrenagens, alavancas, eixos de comando de vlvula, roletes, enfim peas que no esto sujeitas a solicitaes severas de outra natureza a no ser desgaste superficial.

3.9.2 Aos-liga de baixo teor em liga Contem um total de 1% a 2% de elemento de liga, como nquel, cromo, mobibidenio e manganes. A Tabela 9.1 apresenta algumas composies tpicas. So aplicados em componentes da indstria automobilstica, tais com engrenagens de transmisso, coroas, pinhes, pinos de pisto etc.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo53

Tabela 9.1: Aos-liga de baixo teor em liga para cementao.

3.9.3 Aos-liga de teor em liga mais elevado A soma total de elementos de liga ultrapassa 2%, esses aos apresentam temperabilidade muito elevada, de modo que o teor de carbono no deve superar 0,25%. A Tabela 9.2 d algumas composies tpicas. Apresentam valores excepcionais de resistncia e tenacidade do ncleo e possibilitam a produo de peas cementadas de grande seco transversal. Possui uso limitado devido ao custo e a dificuldade de fabricao. E so aplicadas da mesma forma que os aos-liga de baixo teor em liga s que em condies mais severas. Tabela 9.2: Aos-liga de alto teor em liga para cementao.

3.10. Aos para nitretao

A nitretao consiste na formao de nitretos de natureza complexa na superfcie de certos aos, originando uma camada superficial de dureza elevada, alta resistncia ao desgaste, capaz de reter a dureza at temperaturas da ordem de 500C, resistente a certos tipos de corroso e maior resistncia a fadiga. Uma das vantagens do processo sobre outros tratamentos termoquimicos de endurecimento superficial, reside no fato dele ser levado a efeito numa faixa de temperaturas relativamente baixa- entre 500C e 550C ou 650C no mximo- o que aliado

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo54

ausncia de qualquer tratamento trmico posterior, reduz ao mnimo as probabilidades de empenamento das peas submetidas ao processo.

Composio qumica - carbono- 0,30% a 0,45% - confere ao ao no s temperabilidade como tambm suporte adequado camada nitretada extremamente dura e muito fina; - alumnio e cromo- 0,85% a 1,20% e 0,90% a 1,80% respectivamente- so elementos que formam prontalmente nitretos; quanto maior a quantidade desses elementos dissolvidos na ferrita, tanto mais facil a difuso do nitrognio e tanto mais espessa a camada nitretada para um tempo de nitretaao determinado; - molibidenio- 0,15% a 0,45%- diminui a fragilidade de revenido e confere resistncia ao revenido s temperaturas da nitretao; - nquel- normalmente ausente, adicionado em teores de 3,25% a 3,75%, quando se deseja um ncleo de dureza mais elevada. O ao a ser nitretado, alem de possuir composio determinada, deve apresentar estrutura adequada. A estrutura que melhor se presta a nitretao a sorbtica, porque a presena na superfcie do ao de carbonetos em emulso na ferrita contribui para que a camada nitretada formada adquira as desejadas qualidades de tenacidade. Essa estrutura sorbtica obtida por um revenido prvio.

Etapas de fabricao das peas nitretadas - recozimento ou normalizao; - tmpera, em leo ou gua; - revenido; - usinagem grosseira; - usinagem final e retificao; - nitretao.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo55

Tabela 10.1: Composio e temperaturas de tratamentos trmicos de aos comunmente nitretados.

O tipo de ao para nitretaao mais comumente usado o 135. O 135 modificado largamente usado na indstria aeronutica. De um modo geral as, indstrias automobilstica e aeronutica so as que mais empregam aos nitretados. Entre outras, podem ser citadas as seguintes aplicaes: virabrequins, camisas de cilindro, eixos de bomba, pinos, rotores, eixos.

3.11. Aos para mancais

Mancais so importantes acessrios para todo o tipo de equipamento mecnico, fixo ou mvel, pois sua funo principal facilitar o movimento entre partes fixas e partes mveis. Mancais so empregados desde em motores eltricos mais simples ate em avies. Deduzse, portanto que os materiais para mancais variem de qualidade, mas de um modo geral, devem satisfazer a inmeros requisitos, tanto mais importantes quanto maiores as tenses a que esto sujeitos. Esses requisitos so resistncia mecnica, dureza, resistncia ao desgaste, alem de satisfatria resistncia corroso e, eventualmente, ao calor. No sentido mais amplo, os aos para mancais podem ser divididos em categorias distintas a servio normal, a servio a alta temperatura e a servio sob condies corrosivas.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo56

3.11.1 Mancais para condies normais Os mancais para condies normais de servio so aplicados nas seguintes condies: Temperatura mxima de 120 C a 150 C; No devem ser aplicados em temperatura abaixo de -50C; As superfcies de contato devem ser lubrificadas cs leo, graxa ou neblina; As mximas tenses de contato Hertzianas devem ser da ordem de 2,1 a 3,1 GPA. Propriedades esperadas Devem apresentar igualmente tenacidade e estabilidade microestrutural s temperaturas extremas, pois esto sujeitos a aes de vibraes, choques, desalinhamento, detritos e manuseio; Devem apresentar adequada dureza superficial; Boa resistncia ao desgaste e fadiga.

Os tipos mais comuns de ao para mancais so de alto carbono (1,00%), utilizados no estado temperado e revenido ou endurecido superficialmente. A Tabela 11.1 apresenta as composies de aos para mancais de alto carbono. Utilizam- se tambm aos de baixo carbono (0,20%), empregados no estado cementado.

-alto carbono tratado termicamente- suportam melhor as tenses de contato e oferecem melhor estabilidade dimensional sob extremos de temperatura, em funo do teor mais baixo de austenita retida. - baixo carbono cementedo- apresentam um ncleo mais tenaz que resiste mais, atravs da seco, aos efeitos de tenses que aparecem devido a aspereza, mau alinhamento e detritos.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo57

Tabela 11.1: Composio qumica de aos de alto carbono para mancais.

3.11.2 Mancais para fins especiais Esses aos so ligados com elementos estabilizadores de carboneto, cromo, molibdnio, vandio e silcio, os quais melhoram sua dureza a quente As aplicaes tpicas desses aos so feitas em mancais para avies e motores estacionrios de turbinas.

3.12. Aos para ferramenta e matrizes

Os Aos Ferramenta representam um importante segmento da produo siderrgica de aos especiais. So produzidos e processados para atingir um elevado padro de qualidade, sendo utilizados principalmente em: matrizes, moldes, ferramentas de corte intermitente e contnuo, ferramentas de conformao de chapas, corte a frio, componentes de mquinas, etc. So classificados de acordo com suas caractersticas metalrgicas principais ou de acordo com seu nicho de aplicao, sendo a classificao da AISI (American Iron and Steel Institute) a mais utilizada pela indstria de ferramenta. Essencialmente de aos carbono, os Aos Ferramenta encontram-se entre os de menor custo do mercado. Por sua baixa temperabilidade, apenas em ferramentas de pequeno porte possvel conseguir o endurecimento total da seo transversal. Em peas maiores, a superfcie endurece na tmpera, mas o ncleo se mantm com baixa dureza.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo58

Este tipo de ao muito antigo, entretanto, comeou a adquirir a importncia na poca atual graas aos estudos de novos tratamentos, novos elementos de liga, etc.

Caractersticas fundamentais para aos de ferramentas. So os seguintes: 1) Dureza a temperatura ambiente superior a dureza da pea sobre a qual exersero sua

aso de corte, usingem ou conformao. A dureza depende do teor de carbono. 2) Resistncia a desgaste. O carbono o elemento de maior influncia, entretanto nos

aos altamente ligados, os elementos de liga podem influir, devido a dureza e a distribuio dos carbonetos que se formam. 3) 4) Temperabilidade Tenacidade alta (ou seja, alta capacidade do material absorver considervel

quantidade de energia sem romper). Os fatores que afetam a tenacidade de ao so tenses internas produzidas por tempera drstica, re- aquecimento muito rpido dos aos temperados, etc. 5) Resistncia mecnica elevada, para suportar esforos estticos sem aparecimento de Dureza a quente (at 600o C para aos rpidos); Tamanho de gro pequeno, ou granulao fina, para apresentarem caractersticas

falhas ou de deformao permanente. 6) 7)

mecnicas superiores. 8) Usinabilidade satisfatria.

Condies que permitem atingir os requisitos exigidos nos aos para ferramentas - composio qumica - tratamento trmico

Composio qumica Os principais elementos de liga presentes nos aos de ferramentas e matrizes so C, Si, Mn, Cr, V, W, Mo e Co. Sua ao a seguinte: Carbono o elemento essencial, pois ele por intermdio dos carbonetos que se formam, que confere dureza e resistncia ao desgaste, seu teor alto em torno de eutetide ou acima, at 2%. Em outros casos, desejam-se valores abaixo de eutetide, quando os caractersticos de ductilidade e tenacidade so mais importantes do que os de dureza e

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo59

resistncia ao desgaste (como martelos e outros objetos sujeitos a golpes, nestes, o teor de C at 0,0%C). Silcio geralmente em teores baixos (0,10 a 0,30%Si), adicionado como desoxidante, como se dissolve na ferrita e tende a decompor os carbonetos, nunca usado isoladamentecomo elemento de liga, a no ser que procure propositadamente a formao de grafita (aos grafiticos), portanto, quando h necessidade de um teor de Si mais elevado, adiciona-se tambm elementos estabilizadores de carbonetos, como Mo e Cr. Mangans - tambm desoxidante (at 0,5%Mn) e dessulfurante. Em teores mais elevados, melhora a temperabilidade apreciavelmente. O efeito de Mn neste sentido to grande que a adio de 1,60%Mn em ao carbono com 0,90%C permite a tempera em leo. Cromo adicionado principalmente para aumentar a temperabilidade, tornando, com o Mn, o ao tempervel em leo. Aumenta a resistncia ao desgaste, porque aumenta a dureza. Devido a sua ao simultnea na ferrita, que refora, o aumento da dureza realizado sem prejudicar a ductilidade. O Cr em aos para ferramentas e matrizes se encontra em teores muito variveis (de 4%Cr - nos aos rpidos com W, at 14%Cr- nos aos com carbono elevado, de 1,5% a 2,2%C). Vandio desoxidante e controlador do tamanho do gro. Forma carbetos estveis e melhora a temperabilidade dos aos. Impede o crescimento dos gros, melhora a dureza a quente do ao. Os seus carbonetos no se dissolvem em austenita a temperaturas normais de tratamento trmico, eles servem como pontos de crescimento dos gros. Tungstnio essencialmente um formador de carbonetos, melhorando a dureza de ao a temperatura ambiente. Em teores at 1,5%W, em aos de alto carbono, melhora ligeiramente a resistncia ao desgaste. At 4,0%W, com 1,3%C, o ao j adquere apressivel resistncia ao desgaste. W mais elevado entre 12 a 20%W sobretudo juntamente com Cr, confere a mais importante propriedade de aos para ferramentas e matrizes: dureza a quente (at 600o C), nas operaes de corte com alta velocidade ou conformao a altas temperaturas. A obteno deste caracterstico mais efetivo ainda na presena, junto com W, outros elementos como Co, Mo, V, Cr. Seu efeito pode ser explicado pela formao de um carboneto complexo (Fe,W,Cr,V)6C que precipita da martensita e coalesce lentamente as temperaturas elevadas (abaixo de 600 o C). Cobalto utilizado comente em alguns tipos de ao, aumentando sua dureza a quente. Molibdnio dissolve-se na ferrita e tende tambm formar carbonetos, melhora a dureza a quente, aumenta a resistncia e a ductilidade, melhora a temperabilidade. Seu uso principal como substituto de W.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo60

Tabela 12.1: Caractersticos que so conferidos por elementos de liga aos aos para ferramentas e matrizes. Caracterstico Dureza a quente Resistncia a desgaste Profundidade de endurecimento Empenamento mnimo Tenacidade pelo refino de gro Elementos de liga (na ordem decrescente) W, Mo, Co (com W e Mo), V, Cr, Mn V, W, Mo, Cr, Mn Mn, Mo, Cr. Si, Ni, V Mo (com Cr), Cr, Mn V, W, Mo, Mn, Cr

Classificao e seleo dos aos para ferramentas e matrizes De acordo com AISI, os aos para ferramentoas e matrizes podem ser classificados em 7 categorias principais: 1. Aos temperveis em gua, identificados pela letra W 2. Aos resistntes ao choque, identificados pela letra S 3. Aos ferramenta para moldes, identificados pela letra P 4. Aos ferramenta para fins especiais, identificados pela letra L e F ou sem identificao, os que podem ser subdivididos em seguintes grupos: aos ferramenta matriz aos ao tungstnio para acabamento aos de alto carbono a baixo teor em liga ao semi-rpidos aos grafiticos

5. Aos ferramenta para trabalho a frio (Identificados com as letras O, A, D) 6. Aos ferramenta para trabalho a quente (identificados com a letra H) 7. Aos rpidos, identificados com as letras T e M.

Ao Ferramenta para Trabalho a Frio So Aos destinados ao trabalho em temperatura ambiente ou ligeiramente elevadas, em operaes como usinagem, conformao e processamento de metais, madeira, minerais. So indicados para: - Operaes de Estampagem - Operaes de Corte

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo61

- Operaes de Alto impacto (resistncia ao Choque)

Ao Ferramenta para Trabalho a Quente So Aos destinados ao trabalho em temperatura Superiores a 200 C, caracterizando-se por apresentar nessas condies resistncia mecnica ao desgaste, bem como alta temperabilidade, tenacidade, condutividade e resistncia fadiga. So indicados para: - Operaes de Injeo e extruso de metais - Operaes para utilizao como matrizes de forjamento.

Ao Ferramenta para Moldes So Aos que apresentam boas caractersticas de usinabilidade, polimento e uniformidade de dureza, sendo especialmente indicados para a fabricao de moldes para injeo de plsticos. So indicados para: - Operaes de injeo de plsticos comuns - Operaes de injeo de plsticos corrosivos - Operaes para utilizao como matrizes de forjamento

3.13. Aos resistentes ao desgaste

O desgaste um fenmeno que ocorre em peas em movimento como e m eixos em pitoes, vlvulas, cilindros engrenagens e peas semelhantes. Trata-se de um fenmeno superficial devido ao contato de superfcie e resulta na deformao gradual das peasou na modificao de suas dimenses. Podem se considerar trs tipos de desgaste: - desgaste de metal contra metal (desgaste metlico); - desgaste de metal contra uma substancia no metlica abrasiva (desgaste abrasivo); - desgaste de metal contra lquido ou vapores (desgaste erosivo).

A resistncia ao desgaste dos metais pode ser obtida mediante os seguintes meios: - mecnicos, pelo trabalho a frio ou encruamento proporcionados por laminao, estiramento ou deformao a frio;

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo62

- trmicos, pela tempera total ou tempera superficial ( por chama ou por induo); - revestimentos superficiais, pela aplicao de cromo duro, siliconizaao, eletrodeposio, metalizao, etc.

O melhor meio de elevar a dureza do ao e, consequentemente sua resistencia ao desgaste, pelo encruamento de determinados tipos deaos austeniticos onde a austenita pouco estvel e que, pelo encruamento, quando colocado em servio, podem ser tornados martensticos. Um dos principais o ao Hadfield com 1,2% de carbono e 12% de mangans. Tais aos so muito tenazes. No podem ser usados a temperaturassuperiores a 260C, porque se tornam frgeis.

3.14. Aos resistentes a corroso (Aos-inoxidveis)

Os aos inoxidveis so uma famlia de ligas, tendo o ferro (Fe) como principal componente, que devem conter ao menos 11% de cromo (Cr). Outros elementos metlicos tambm integram estas ligas, mas o cromo considerado o elemento mais importante porque o que d elevada resistncia corroso. Sua presena cria um filme invisvel na superfcie que resiste oxidao tornando o material passivo ou resistente corroso, por isso inoxidvel. O papel do cromo como elemento protetor corroso est ilustrado no grfico da Fig. 14.1, onde se observa que, numa atmosfera industrial, o ao, medida que o seu teor em cromo aumenta, passa de um metal de grande corrosibilidade a um metal praticamente indestrutvel pela corroso.

0,025

Ao doce

Corroso, mm / ano

0,020

0,015 Oxidao 0 0,010 2 4 6 8 10

Ao inoxidvel

12

14

Teor de cromo, % Fig. 14.1: A passividade dos aos-cromo expostos durante 10 anos a uma atmosfera industrial. 0,005

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo63

200 Corroso, mm / ano

Ao doce

150

Ao - cromo Ao inoxidvel Ao resistente 15 20 ao 25 calor 30

Oxidao 100 0 5 10

Teor de cromo, % Fig. 14.2: Efeito de Cr na resistncia dos aos oxidao em cubos de o 50 aquecidos durante 48 horas a 1000 C, no ar.

O grfico da Fig. 14.2 ilustra o efeito do cromo na resistncia do ao oxidao a altas temperaturas. Verifica-se que o efeito mais positivo do cromo, neste caso, s se desenvolve 0 quando o seu teor est acima de 20%. Fatores de que depende a passividade dos aos resistentes a corroso - Composio qumica; - Condies de oxidao, - Suscetibilidade corroso localizada (pitting) - Suscetibilidade corroso intergranular, outros.

Classificao e constituio dos aos-inoxidveis Os aos inoxidveis so divididos em cinco famlias, de acordo com a microestrutura que apresentam a temperatura ambiente, estrutura cristalina das fases presentes ou tratamento trmico utilizado. As cinco famlias so: Aos inoxidveis martensticos endurecveis, Aos inoxidveis ferrticos no endurecveis, Aos inoxidveis austenticos no endurecveis, Aos inoxidveis duplex (austentico e ferrtico) Aos inoxidveis endurecveis por precipitao.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo64

Sistema de classificao Os aos inoxidveis so normalmente designados pelos sistemas de numerao da AISI, UNS ou por designao prpria do proprietrio da liga. Entre estes, o sistema da AISI o mais utilizado. Nele, a maioria dos graus de aos inoxidveis possuem uma classificao com trs dgitos. Os aos austenticos fazem parte das sries 200 e 300, enquanto que a srie 400 designa tanto aos ferrticos quanto martensticos. A srie UNS, por sua vez, possui um maior nmero de ligas que a AISI, pois incorpora todos os aos inoxidveis de desenvolvimento mais recente. Nesta srie, os aos inoxidveis so representados pela letra S, seguida de cinco nmeros. Os trs primeiros representando a numerao AISI (se tiverem). Os dois ltimos algarismos sero 00 se o ao for um ao comum da designao AISI. Se forem diferentes, significa que o ao tem alguma caracterstica especial reconhecida pela UNS.

3.14.1 Aos inoxidveis martensticos (Aos I.M.)

Os aos I.M. so ligas Fe-Cr-C que possuem uma estrutura cristalina martenstica na condio endurecida. O contedo de Cr , geralmente, situado entre 10,5 e 18% e o contedo de carbono no pode ser superior a 1,2%. Os contedos de carbono e cromo so balanceados para garantir uma estrutura martenstica. A Tabela 14.1 apresenta a composio qumica dos aos inoxidveis martensiticos. Alguns elementos como Nb, Si, W e V so, s vezes, adicionados para modificar o comportamento do ao durante o revenimento. Pequenas quantidades de nquel podem ser adicionadas para melhorar a resistncia corroso. Da mesma maneira, enxofre e selnio podem ser adicionados para melhorar usinabilidade. So ferromagnticos, podem ser facilmente trabalhados a quente e a frio, so endureceis por tratamento trmico e so resistentes corroso somente em meios de mdia agressividade.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo65

Tabela 14.1: Aos inoxidveis martensticos.

Dentro desse grupo podem ser ainda consideradas 3 classes: - baixo carbono (tambm chamado tipo turbina), AISI 403, 410, 414, 416. - mdio carbono (tambm chamado tipo cutelaria), AISI 420, 422, 431 - alto carbono (tambm chamado tipo resistente ao desgaste), AISI 440 Possuem a capacidade de obter endurecimento ao serem resfriados rapidamente (transformaes martenstias obtidas por tmpera). O revenimento em temperatura adequada possibilita a obteno de uma larga faixa de dureza, propriedades mecnicas, tenacidade e ductilidade. Possui boa resistncia corroso em meio atmosfrico, sem queda de dureza e propriedades mecnicas at 500C. Os martensticos oferecem boa resistncia ao calor. Tambm possuem boa resistncia a solues como cido ntrico com temperatura ambiente; porm, tornam-se corrosivos em solues redutoras como cido sulfrico. Sua resistncia diminui com o aumento dos teores de carbono, enxofre e fsforo. Necessitam de ateno especial quando soldados, pois tendem a trincar devido capacidade de endurecimento por tmpera, em funo das transformaes martensticas. Tanto em condies de recozido, temperado e revenido, apresentam sensibilidade magntica (ferromagnetismo). Apresentam melhores condies de resistncia corroso no estado temperado e revenido e com a superfcie finamente polida. Aplicaes dos aos I.M.: Estes aos so especificados quando a aplicao requer elevados valores de resistncia trao, fluncia e fadiga, combinadas com requisitos moderados de resistncia corroso e utilizaes em at 650 C. Entre as suas aplicaes esto turbinas a vapor, motores a jato e turbinas a gs. Alguns destes aos encontram aplicaes, tambm, como tubulaes de vapor, re-aquecedores de geradores a vapor e tubulaes superaquecidas utilizadas em refinarias de combustveis fsseis, cutelaria, peas de

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo66

vlvulas, engrenagens, eixos, cilindros laminadores, instrumentos cirrgicos e odontolgicos, molas, esferas de rolamentos, etc.

3.14.2 Aos inoxidveis ferrticos (Aos I.F.) Aos I.F so ligas de Fe-Cr, onde o Cr ainda o principal elemento de liga. Seu contedo de Cr fica na faixa de 11 a 30%. A Tabela 14.2 apresenta a composio qumica dos aos inoxidveis ferrticos. Possuem a estrutura cristalina cbica de corpo centrado (CCC), a faixa austentica fica totalmente eliminada e, em seqncia, estes aos no so endureceis por tratamento trmico (tmpera) e dificilmente por trabalho a frio. Alguns aos podem conter Mo, Si, Al, Ti e Nb, para a obteno de certas caractersticas. Tambm podem ser adicionados enxofre e selnio para melhoria da usinabilidade. So mais inoxidveis do que os aos martensticos em solues oxidantes ou em meio atmosfrico. Por no correr refinamento de gro mediante tratamento trmico, cuidados extras devem ser tomados no reaquecimento a altas temperaturas.

Tabela 14.2: Aos inoxidveis ferrticos.

Esses aos, em funo do alto teor de cromo, expostos por longo tempo a 500C tendem a fragilizar-se exigindo ateno na seleo das peas a serem aplicadas. Em qualquer condies por sua estrutura ferrtica (macia), possuem boa conformabilidade a frio. Apresentam sensibilidade magntica (ferromagnetismo).

O ao tipo AISI 430 mais utilizado. AISI 430 C Cr Mn Ni P Si S Fe % 0,12 max 16-18 1 max - 0,045 1,0 max 0.03 max rest

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo67

Um dos maiores problemas do inox 430 a perda de ductilidade nas regies soldadas, que normalmente so frgeis e de menor resistncia corroso. O elevado crescimento do tamanho de gro, a formao parcial de martensita e a precipitao de carbonitretos de cromo so as principais causas geradoras deste problema. Para enfrentar este inconveniente, so adicionados titnio e/ou nibio como estabilizadores do carbono. Os tipos 430Ti e 430Nb so muito utilizados, principalmente em silenciadores escapamentos de automveis. Aplicaes dos aos I.F: Entre suas aplicaes pode-se mencionar talheres, baixelas, foges, pias, moedas, revestimentos e balces frigorficos, peas para automveis (exaustores, pra-choque), peas que requerem alta usinabilidade como parafusos, porcas, ferragens, etc.

3.14.3 Aos inoxidveis austenticos (Aos I.A.) Aos I.A. constituem a maior famlia de aos inoxidveis, tanto em nmero de diferentes tipos quanto em utilizao. Ao exemplo dos ferrticos, e no so endureceis por tratamento trmico e so endurecveis apenas por trabalho a frio. No so magnticos na condio recozida. So muito dcteis e apresentam excelente soldabilidade. Normalmente, possuem excelentes propriedade criognicas e excelente resistncia mecnica e corroso em altas temperaturas. No so endurecveis por tmpera (transformaes martensticas), mas so endurecveis por trabalho a frio. Possuem boas caractersticas inoxidveis e so muito usados em peas que necessitam alta resistncia corroso ou em ambiente qumico. Usados tambm em aplicaes que se requer resistncia ao calor, devido boa resistncia oxidao e ao ambiente qumico. Os austenticos so usados tambm em aplicaes nas quais se requer resistncia ao calor, devido boa resistncia oxidao e ao amolecimento em altas temperaturas. Requerem ateno no que diz respeito ao aquecimento em temperaturas e tempos excessivos devido ao no refinameno de gro por tratamento trmico. Na condio solubilizada geralmente no so magnticos, porm quando trabalhados a frio, aumenta-se a dureza por encruamento, obtendose leve sensibilidade magntica.

Os aos I.A. podem ser divididos em 2 grupos: - aos ao Cr-Ni (maior parte dos aos I.A .) - aos ao Cr-Mn-Ni (at 4%Ni pode ser substitudo por austenizantes como Mn, N) O contedo de Cr varia entre 16 e 26%, o de Ni menor ou igual a 35% e o de Mn menor ou igual a 15%. Mais popular o ao 18Cr-8Ni (AISI 301). Podem ser adicionados, tambm, Mo, Cu, Si, Al, Ti e Nb, para a obteno de melhores caractersticas de resistncia oxidao. O

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo68

mais popular o Tipo 304, que contm basicamente 18% de cromo e 8% de nquel, com um teor de carbono limitado a um mximo de 0,08%. A Tabela 14.3 e a 14.4 apresentam a composio qumica dos aos inoxidveis austenticos.

Tabela 14.3: Aos inoxidveis austenticos.

Tabela14.4: Aos inoxidveis austenticos (continuao).

Propriedades destes aos dependem essencialmente da condio do material, se ele se encontra no estado recozido ou encruado. Essas propriedades dependem da forma do produto semi-acabado (barras, fios, tiras, chapas, etc.), e da composio qumica.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo69

Aplicaes dos aos I.A. Tem grande aplicao nas indstrias qumicas, farmacuticas, petroqumicas, do lcool, aeronutica, naval, de arquitetura, alimentcia, de transporte, e tambm utilizado em talheres, baixelas, pias, revestimentos de elevadores e em muitas outras aplicaes.

3.14.4 Aos inoxidveis ferrticos austenticos (Aos Duplex) Aos Duplex so ligas bifsicas baseadas no sistema Fe-Cr-Ni. Estes aos possuem, aproximadamente, a mesma proporo das fases ferrita e austenita e so caracterizados pelo seu baixo teor de carbono (<0,03%) e por adies de molibdnio, nitrognio, tungstnio e cobre. Os teores tpicos de cromo e nquel variam entre 20 e 30% e 5 e 8%, respectivamente. A Tabela 14.5 apresenta alguns tipos de aos inoxidveis dplex. Tabela 14.5: Aos inoxidveis dplex.

Este grupo possui caractersticas muito especiais, dentre elas est o seu comportamento super plstico indicado pelas grandes deformaes as quais pode ser sujeito sem a ocorrncia de estrico (empescoamento) em temperaturas prximas da metade da sua temperatura de fuso. Alm da sua super plasticidade esto entre as propriedades mecnicas dos aos duplex a alta resistncia a corroso e a sua resistncia mecnica superior a dos aos inoxidveis comuns. Estes aos possuem limites de resistncia trao da ordem de 770 MPa, limite de escoamento prximo de 515 MPa, e alongamento em 50mm de 32% em mdia. A vantagem dos aos duplex sobre os austenticos da srie 300 e sobre os ferrticos so: a resistncia mecnica (aproximadamente o dobro), maiores tenacidade e ductilidade (em relao aos ferrticos) e uma maior resistncia a corroso por cloretos.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo70

So difceis de soldar, pois quando aquecidos e posteriormente resfriados, formam precipitados, que interferem diretamente na soldabilidade. Utilizao de aos Duplex Graas a sua elevada resistncia mecnica, os aos inox duplex podem ser utilizados em menores espessuras. Sua desvantagem que no pode ser utilizado em temperaturas acima de 300C, sob pena de perder algumas de suas caractersticas mecnicas, sobretudo a tenacidade. bastante utilizado nas indstrias de gs, petrleo, petroqumica, polpa e papel, principalmente na presena de meios contendo aquosos contendo cloretos.

3.14.5 Aos inoxidveis endurecveis por precipitao So ligas cromo-nquel que podem ser endurecidas por tratamento de envelhecimento. Podem ser austenticos, semi-austenticos ou martensticos, sendo que a classificao feita de acordo com a sua microestrutura na condio recozida. Para viabilizar a reao de envelhecimento, muitas vezes se utiliza o trabalho a frio, e a adio de elementos de liga como alumnio, titnio, nibio e cobre. Possuem boas resistncia mecnica, tenacidade e ductilidade. Sua resistncia corroso de moderada a boa. Suas caractersticas lhe garantem aplicao nas indstrias aeroespacial e de alta-tecnologia. Tabela 14.5: Denominao comercial e correspondncia aproximada com a designao ASTM de alguns aos inoxidveis endureciveis por precipitao.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo71

3.15. Aos resistentes ao calor Os aos resistentes ao calor tambm chamados refratrios so aqueles que quando expostos de modo contnuo ou intermitente, em meios de varias naturezas, ao de de temperaturas elevadas, apresentam capacidade de suportar aquelas condies de servios, qumica e mecanicamente. So aplicados principalmente nas indstrias de refino do petrleo e qumica, em equipamentos para aquecimento, turbinas a gs e a vapor, na indstria automobilstica, aeronutica e semelhantes.

Tabela 15.1: Composio qumica de aos utilizveis temperaturas elevadas.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo72

Tabela 15.2: Seleo de um ao refratrio.

3.16. Aos para fins eltricos Gro no orientado Empregados na fabricao de ncleos de equipamentos eltricos com o objetivo de aumentar seu rendimento e sua vida til, minimizando o consumo de energia - quanto menor for a perda eltrica de um ao na mesma aplicao, menor ser o consumo energtico do equipamento. So utilizados principalmente em motores de corrente contnua e alternada de pequeno e mdio porte (usados nas indstrias automobilstica e de utilidades domsticas, entre outras), em compressores hermticos (de geladeiras e aparelhos de ar condicionado, por exemplo) e em pequenos e mdios transformadores para a indstria de eletroeletrnicos.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo73

3.17. Aos para fins magnticos A utilizao dos aos para fins magnticos s pode ser discutida com base em suas propriedades magnticas. Segundo a resistncia desmagnetizao podem ser designados como materiais moles ou duros. Os materiais magneticamente moles, onde o carbono existe como impureza, so denominados ferro ou ligas de ferro. Este o grupo mais importante dos materiais magnticos. O ferro quimicamente puro o que apresenta melhores caractersticas magnticas, mas seu preo muito elevado para as aplicaes normais. Para substitu-lo usam os aos extra-doces, que apesar de inferiores, do resultados satisfatrios

3.18. Aos ultra-resistentes So aos cuja aplicao dirigida a fins especiais como para componentes de modernos avies, onde a resistncia trao deve ser da ordem de 210 kgf/mm2 (2060 MPa), e para msseis, foguetes em que a resistncia a trao pode atingir valores prximos de 300kgf/mm 2 ( 2940 MPa). So atualmente considerados ultra-resistentes aqueles que possuem um limite de escoamento mnimo de 1380 MPa. Ao desenvolver esses aos deve-se garantir uma ductilidade conveniente visto que o aumento crescente de resistncia mecnica implica em decrscimo da ductilidade. Para aumentar a resistncia mecnica dos aos-carbonos deve-se inicialmente: Aumentar a proporo de perlita na estrutura, mediante a elevao do teor de carbono Ou aumentar a resistncia da ferrita, mediante o endurecimento por soluo slida, com adies de mangans, molibdnio e cobre. Posteriormente Pode ser feito o refino do gro da ferrita, seja por adies bem proporcionadas de alumnio e nitrognio, seja pela adio de nibio Tratamento trmico adequado de aos liga com baixo teor de liga

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo74

Aos-liga com baixo teor de liga

Esses aos possuem teor de carbono inferior a 0,2% e um nmero relativamente grande de elementos de liga, para permitir, alm da endurecibilidade, endurecimento por precipitao. A Tabela 18.1 apresenta alguns dados sobre esses aos. So usados a temperaturas prximas da ambiente. Limite de escoamento at cerca de 180 kgf/mm2. Possuem alta endurecibilidade, so conformveis e soldveis, aplicadois em caixas de motores de foguetes a propulsor slido.

Aos-liga com mdio teor de liga - limite de escoamento at cerca de 174 kgf/mm2 - temperveis ao ar; - resistncia mantida at cerca de 700C; - aplicados em componentes gerais de avies como engrenagens do trem de aterrissagem, estruturas de fuselagem e outros componentes estruturais.

Aos-liga com alto teor de liga - limite de escoamento at cerca de 133 kgf/mm2 - boa tenacidade e soldabilidade; - geralmente so duplamente revenidos; - aplicados em componentes estruturais de avies, vasos de presso, eixos rotores de equipamentos de conformao e componentes automotivos que exigem alta resistncia mecnica.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo75

Tabela 18.1: Propriedades mecnicas de alguns aos-liga de baixo teor em liga tratados termicamente.

Tabela 18.2: Composio qumica de alguns aos ultra-resistentes.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo76

3.19. Aos criognicos So aos empregados a temperaturas abaixo de zero, e deve-se considerar dois grupos de ligas: - Aos para servios a baixas temperaturas, envolvendo temperaturas at -100C, tpicas de gases liquefeitos como propana, amnia anidra, dixido de carbono e etano; - Aos criognicos propriamente ditos, para servio envolvendo temperaturas at -

273C, tpicas de gases liquefeitos como metana, oxignio, nitrognio, argnio, hidrognio e hlio. So aplicados em todos os setores industriais, em especial na indstria aeroespacial, nas indstrias qumicas, na indstria petroqumica, na indstria de gs natural, na de armazenamento e transporte de gases liquefeitos e etc. Nesses empregos a temperatura muito baixa deve-se considerar o fenmeno conhecido como temperatura de transio, ou seja, passagem da fratura dctil para a fratura frgil, sobretudo em aplicaes de armazenamento e transporte de gases liquefeitos. 3.20. Aos sinterizados Na prtica da metalurgia do p a matria prima apresenta-se na forma pulverulenta. Este p possui caractersticos fsicos que dependem da sua origem e que podem influenciar grandemente as propriedades finais dos produtos sinterizados. Em linhas gerais, na produo de peas de ferro ou ao sinterizados, devem ser consideradas as seguintes etapas: - seleo da matria prima; - compresso do p ou ps metlicos, em matrizes apropriadas; - sinterizao dos compactados obtidos na compresso; - recompresso ou calibragem das peas, ou compactados sinterizados; - acabamento, compreendendo eventualmente usinagem, tratamento trmico ou tratamento superficial.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo77

Para a produo de peas sinterizadas, empregadas em componentes mecnicos de grande preciso, utiliza-se uma grande variedade de ligas ferrosas, como a Tabela 20.1 mostra. As ligas mais simples s podem ser empregadas na confeco de componentes mecnicos sujeitos a cargas mais leves, como engrenagens, peas polares e buchas de ferro autolubrificantes. medida que se caminha para mais altos teores de carbono e para ligas contendo cobre ou nquel, permite-se o seu uso em componentes sujeitos a cargas moderadas, sobretudo porque essas ligas podem ser tratadas termicamente. Finalmente, peas sinterizadas de ao inoxidvel so produzidas para ambientes corrosivos, com propriedades mecnicas razoveis. A Figura 20.1 mostra uma variedade de peas produzidas em ferro e ao sinterizados. Tabela 20.1: Composio de ligas de ferro sinterizadas para componentes mecnicos.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo78

Fig. 20.1: Exemplo de peas produzidas em ferro e ao sinterizado.

Vantagens das peas produzidas por metalurgia do p: - apresentam uma estrutura muito fina com uniforme distribuio de carbonetos; - no apresentam incluses no-metlicas; - produo de novos aos que no podem ser obtidos pelos processos convencionais de lingotamento. 3.21 Aos para estampagem So aos indicados em aplicaes nas quais ocorrem desde deformaes relativamente pequenas at situaes de conformao bastante severas. Alteraes em suas composies qumicas e nas variveis de processamento termomecnico proporcionam diversos graus de estampabilidade. Para sua utilizao, deve ser analisado o nvel de conformao a que ser submetido o material, que pode variar de estampagem mdia, em peas de leve conformao, at estampagem extraprofunda em peas crticas e complexas com elevado nvel de estiramento, estampagem e repuxo. So utilizados principalmente pelos segmentos da indstria automobilstica e de utilidades domsticas. As principais qualidades so:

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo79

EM estampagem mdia, EP estampagem profunda, estampagem extraprofunda, resistente ao envelhecimento, EEP-PC estampagem extraprofunda para pea crtica EEP-IF estampagem extraprofunda com ao IF. Os aos IF Intersticial Free (livre de elementos intersticiais) so o destaque do grupo de aos para estampagem especial (EEP-IF): sua tima conformabilidade permite a confeco de peas de elevado nvel de complexidade peas crticas -, graas aos baixssimos nveis de impureza (carbono e nitrognio). Em funo de sua excelente conformabilidade, aliada caracterstica de no apresentar o fenmeno de envelhecimento, esses aos permitiram evoluo nos novos projetos de componentes para carrocerias de automveis.

4. Classificao de aos de acordo com a estrutura Pela estrutura, obtida aps o resfriamento de 900o C no ar, das amostras com o dimetro de 25 mm, consideram-se os seguintes grupos (ou classes) dos aos: - Aos perlticos, sem elementos de liga ou com elementos de liga em teores relativamente baixos (at mximo de 5%); suas propriedades mecnicas, em funo do teor de carbono e de elemento de liga, podem ser consideravelmente melhoradas por tratamento trmico de tmpera e revenido; tambm em funo de teor de carbono, sua usinabilidade pode ser consideravelmente boa. - Aos martensticos, quando o teor de elemento de liga supera 5%; apresentam dureza muito elevada e baixa usinabilidade. - Aos austenticos, caracterizados por reterem a estrutura austentica temperatura ambiente, devido aos elevados teores de certos elementos de liga (Ni, Mn ou Co); os inoxidveis, no magnticos e resistentes ao calor, por exemplo, pertencem a este grupo. - Aos ferrticos, igualmente caracterizados por elevados teores de certos elementos de liga (Cr, W, Si), mas com baixo teor de carbono. No reagem tmpera, no estado recozido, caracterizam-se por apresentar estrutura predominante ferrtica, com eventualmente pequenas quantidades de cementita.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo80

- Aos carbdicos, caracterizados por apresentarem quantidades considerveis de carbono e elementos formadores de carbonetos (Cr, W, Mn, Ti, Nb, Zr). Sua estrutura compe-se de carbonetos dispersos na matriz que pode ser do tipo sorbtico, martestico ou austentico, dependendo da composio qumica. So aos usados especialmente em ferramentas de corte e em matrizes. 5. Classificao de aos de acordo com a composio qumica Poderiam ser considerados os seguintes subgrupos: Aos-carbonos Aos-liga 5.1 Aos- carbono, em que esto presentes o carbono e os elementos residuais (Mn, Si, P, S e Al, nos teores considerados normais). Propriedades A resistncia aumenta com o teor de Carbono A ductilidade diminui com o teor de Carbono So aos de relativa baixa dureza Oxidam-se facilmente Suas propriedades deterioram-se a baixas e altas temperaturas So os mais usados e de mais baixo custo De acordo com a norma 6006 da ABNT, os aos-carbonos so assim classificados quando os teores de silcio e mangans no ultrapassam os teores de 0,6% (Si) e 1,65% (Mn). Podem ainda ser especificado teor mximo de 0,1% de alumnio, teor mnimo de boro de 0, 0005%, teor mximo de cobre de 0,3% ou ainda teor mximo de chumbo de 0,35%. Se forem adicionados outros elementos como selnio, telrio e bismuto, para melhorar as caractersticas de usinabilidade dos aos, estes so ainda considerados aos-carbonos, do mesmo modo que ao com ao com adio de nibio.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo81

Certas especificaes restringem as porcentagens admissveis para o fsforo, por causa da fragilidade a frio que confere aos aos principalmente nos aos duros, de alto carbono. Por exemplo: trilho-0,04%, eixos-0,05%, estrutura de pontes-0,06%, estrutura de construo e barras de concreto armado- 0,10%. O ao carbono utilizado na qualidade de: Semi-acabados para forjamento; Ao Estrutural; Placas; Barras laminadas a quente; Barras acabadas a frio; Chapas finas laminadas a quente; Chapas finas laminadas a frio; Chapas com esmaltagem porcelnica; Chapas chumbadas compridas; Chapas galvanizadas; Chapas revestidas por zincagem eletroltica; Bobinas laminadas a quente; Bobinas laminadas a frio; Folhas-de-flandres; Arames; Arame achatado; Tubos; Tubos estruturais; Tubos para oleodutos; Produtos tubulares para campos petrolferos; Produtos tubulares especiais; Fios-mquina laminados a quente. Os aos carbono podem ser subdivididos em: - aos de baixo teor de carbono, inferior a 0,2%C; - aos de mdio carbono, com C entre 0,2 e 0,5%; - aos de alto teor de carbono, com C acima de 0,5%.

Ao baixo carbono (at 0,2%C): a estrutura usualmente ferrtica e perltica, possui baixa resistncia e dureza e alta tenacidade e ductilidade. usinvel e soldvel, alm de apresentar baixo custo de produo. Geralmente, este tipo de ao no tratado termicamente. Aplicaes: chapas automobilsticas, perfis estruturais, placas para produo de tubos, construo civil, pontes e latas de folhas de flandres. Ao mdio carbono (de 0,2 a 0,5%C): possui maior resistncia e dureza e menor tenacidade e ductilidade do que o baixo carbono. Apresentam quantidade de carbono suficiente para receber tratamento trmico de tmpera e revenimento, embora o tratamento, para ser efetivo, exija taxas de resfriamento elevadas e em sees finas. Aplicaes: rodas e equipamentos ferrovirios, engrenagens, virabrequins e outras peas de mquinas, que necessitem de elevadas resistncias mecnica e ao desgaste e tenacidade. Ao alto carbono (acima de 0,5%C): o de maior resistncia e dureza. Porm, apresentam menor ductilidade entre os aos carbono, assim apresentam baixa conformabilidade. Geralmente, so utilizados temperados ou revenidos, possuindo propriedades de manuteno de um bom fio de corte. Aplicaes: talhadeiras, folhas de serrote, martelos e facas.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo82

Importncia e limitaes dos aos ao carbono Importncia. Os aos carbono constituem o mais importante grupo de materiais utilizados na engenharia e na indstria. As propriedades mecnicas dos aos carbono, sem qualquer elemento de liga e na maioria dos casos, sem qualquer tratamento trmico (TT), so suficientes para atender maioria das aplicaes na prtica. As peas fundidas geralmente requerem um TT de recozimento ou normalizao para alvio das tenses de solidificao e para homogeneizao da microestrutura. Limitaes. Em peas de grandes dimenses as propriedade ao longo da seo aparecem diferentes, pois dependem da estrutura que se forma em condies de resfriamento diferentes. evidente que os aos carbono apresentam limitaes quando se desejam propriedades especiais de resistncia corroso, ao calor, ao desgaste, caractersticas eltricas, magnticas, etc. Nesses casos recomendam-se aos-liga, cuja importncia cresce dia a dia.

5.2 Ao-Liga - so ligas metlicas constitudas de Ferro, Carbono, Silcio e Mangans. Podem conter outros elementos de liga, como: Cromo, Nquel, Molibdnio e Vandio (os mais usuais), que adicionados possibilitam a otimizao das propriedades caractersticas dos aos. A soma de todos de todos esses elementos, inclusive carbono, silcio, mangans, fsforo e enxofre no podem ultrapassar 6%. No caso dos elementos silcio, mangans e alumnio, sempre presentes nos aos carbonos, os aos sero considerados ligados quando seus teores ultrapassarem 0,6%, 1,65% e 0,1 respectivamente. Nos aos-liga, o fsforo especificado com 0,04% no Maximo em alguns casos e em outros, 0,025% mximo. Forma como se econtram os elementos de liga - dissolvidos na matriz - formando carbonetos - formando compostos intermetlicos

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo83

Os aos-liga podem ser subdivididos em: - Aos-liga de baixo teor em liga - Aos-liga de alto teor em liga - Aos-liga de mdio teor em liga

Aos-liga de baixo teor em liga so aqueles em que os elementos residuais esto presentes acima dos teores normais, ou onde ocorre a presena de novos elementos de liga, cujo teor total no ultrapassa um valor determinado (normalmente de 3,0 a 3,5%). Nestes aos, a quantidade total de elementos de liga no suficiente para alterar profundamente as estruturas dos aos resultantes, assim como a natureza dos tratamentos trmicos a que devem ser submetidos. Aos-liga de alto teor em liga, em que o teor total dos elementos de liga , no mnimo, de 10 a 12%.Nessas condies, no s a estrutura dos aos correspondentes pode ser profundamente alterada, como igualmente os tratamentos trmicos comerciais sofrem modificaes, exigindo ainda tcnica e cuidados especiais e operaes mltiplas. Os aos de alto teor de liga podem ser classificados quanto a sua aplicao em aos inoxidveis, aos refratrios (resistentes ao calor) e aos para ferramentas, que j foram discutidos anteriormente. Aos-liga, de mdio teor em liga, que podem ser considerados como constituindo um grupo intermedirio.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo84

Aos-liga e suas aplicaes Os aos-liga, por ser uma famlia bastante ampla de diferentes tipos de ao, com propriedades bastante distintas, encontram aplicaes igualmente vastas. Destacam-se aos inoxidveis, refratrios, para ferramentas. Podem ser encontrados em praticamente todos os segmentos industriais, desde a construo civil at a construo naval, passando pela indstria petrolfera, automobilstica e aeronutica.

Efeito dos elementos de liga Aumentam a dureza e a resistncia Conferem propriedades especiais como: Resistncia corroso; Estabilidade baixas e altas temperaturas; Controlam o tamanho de gro; Melhoram a conformabilidade; Melhoram as propriedades eltricas e magnticas; Diminuem o peso (relativo resistncia especfica); Deslocam as curvas TTT para a direita.

Mangans (residual) Agente dessulfurante e desoxidante; Aumenta a dureza e a resistncia (%Mn>1%); Baixa a temperatura de transformao da martensita; Entre 11-14% Mn alcana-se alta dureza, alta ductilidade e excelente resistncia ao desgaste (aplicaes em ferramentas resistentes ao desgaste).

Enxofre (residual) Agente fragilizador; Se combinado com Mn forma MnS que pode ser benfico (melhora a usinabilidade); Est presente em altos teores em aos para usinagem fcil.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo85

Nquel Aumenta a resistncia ao impacto(2-5% Ni); Aumenta consideravelmente a resistncia corroso em aos baixo carbono (12-20% Ni); Com 36% de Ni (INVAR) tem-se coeficiente de expanso trmica prximo de zero; Usado como sensores em aparelhos de preciso.

Cromo Aumenta a resistncia corroso e ao calor; Aumenta a resistncia ao desgaste (devido formao de carbetos de cromo); Em aos baixa liga aumenta a resistncia e a dureza; normalmente adicionado com Ni (1:2).

Molibidnio Em teores < 0,3% aumenta a dureza e a resistncia, especialmente sob condies dinmica e a altas temperaturas; Atua como refinador de gro; Melhora a resistncia `a corroso; Forma partculas resistentes abraso; Contrabalana a tendncia fragilidade de revenido.

Vandio Forma carbetos que so estveis a altas temperaturas; Inibe o crescimento de gro (0,03-0,25%) e melhora todas as propriedades de resistncia sem afetar a ductilidade.

Tungstnio Mantm a dureza a altas temperaturas; Forma partculas duras e resistentes ao desgaste altas temperaturas; Presente em aos para ferramentas.

Silcio (residual) Tem efeito similar ao Nquel;

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo86

Melhora as propriedades de resistncia com pouca perda de ductilidade; Melhora a resistncia `a oxidao; Com 2% de Si usado para a confeco de molas; Aumenta o tamanho de gro (necessrio para aplicaes magnticas); Agente desoxidante.

Boro um agente endurecedor poderoso (0,001-0,003%); Facilita a conformao frio; Tem efeito 250-750 vezes ao efeito do Ni,100 vezes ao Cr, 75-125 vezes ao Mo; Aos microligados.

Alumnio Facilita a nitretao; Agente desoxidante; Controla o tamanho de gro pela formao de xidos ou nitretos.

Cobalto Melhora a dureza quente; usado em aos magnticos.

Fsforo (residual) Aumenta a resistncia dos aos baixo carbono; Aumenta a resistncia corroso; Facilita a usinagem; Gera fragilidade frio (0,04-0,025% no mximo).

Titnio Reduz a dureza martenstica e a endurecibilidade de aos ao cromo; Impede a formao da austenita em aos ao cromo.

-Descrio de utilizao de aos de acordo com suas propriedades, estrutura, composio e tipo87

6. Bibliografia Mouro, Marcelo Breda- Introduo a siderurgia, Associao Brasileira de Metalurgia e Materiais- So Paulo, 2007. Chiaverini, Vicente- Aos e Ferros Fundidos, Associao Brasileila de Metalurgia e Materiais- So Paulo, 2005

http://www.vsiderurgia.com.br/pt-br/aco/acosPlanos/produtos/Paginas/produtos.aspx, acesso em 20 de agosto.

http://www.vtn.com.br/materiais-de-construcao/dicas-de-construcao/ferro-e-aco/acosestruturais.php, acesso em 20 de agosto. http://www.csn.com.br/portal/page?_pageid=456,172850&_dad=portal&_schema=PORTAL, acesso em 20 de agosto. http://www.comercialgerdau.com.br/produtos/catalogo.asp, acesso em 21 de agosto.

http://www.comercialgerdau.com.br/produtos/acos_especiais_cementacao.asp, acesso em 20 de agosto.

http://www.ggdmetals.com.br/pdf/Ferramenta.pdf=- tabela, acesso em 22 de agosto.

http://www.acotubo.com.br/produtos.shtml, acesso em 20 de agosto.

http://www.sotanques.com.br/servicos.php, acesso em 20 de agosto.

http://www.belgomineira.com.br/produtos/belgo_bekaert/arames_solda/arco_submerso/arco_sub merso.asp, acesso em 20 de agosto.

Potrebbero piacerti anche