Sei sulla pagina 1di 3

1. Descreva o tipo de lajes de beto armado que estudou.

Compare algumas das vantagens e inconvenientes relativos ao uso de lajes aligeiradas vs. Lajes macias em edifcios de habitao. R: So oito tipos de lajes que estudamos e passo a descrever. a) Lajes aligeiradas com vigotas, unidireccionais, utilizadas em edifcios de habitao e pequenas obras. b) Lajes macias, unidireccionais ou bidireccionais, e estas podem ser utilizadas em todas as construes desde que se justifica esta opo. c) Lajes aligeiradas com blocos perdidos, so unidireccionais ou bidireccionais, e so utilizadas em edifcios de habitao e comrcio. d) Lajes aligeiradas com blocos recuperveis, so unidireccionais ou bidireccionais tambm, e estas so utilizadas em edifcios destinados a centros comerciais ou parques de estacionamento. e) Lajes alveoladas, unidireccionais, e so utilizadas em edifcios destinados a centros comerciais, parques de estacionamento e em edifcios industriais. f) Lajes pr-fabricadas, unidireccionais, tambm podem ser utilizadas em edifcios destinados a centros comerciais, parques de estacionamento ou em edifcios industriais. g) Lajes mistas, unidireccionais, e so utilizadas em casos especiais. h) Lajes pr-esforadas, unidireccionais ou bidireccionais e so utilizadas em casos especiais tambm. Comparando as lajes aligeiradas em relao s lajes macias, as lajes aligeiradas so mais baratas e de execuo rpida, uma vez que para as lajes macias necessrio o trabalho de cofragem, para estas no necessrio, permitem um vo com cerca de 6 ou 7 metros orientadas num nico sentido e no menor vo, as lajes mais altas funcionam melhor em termos de deformao e isolamento acstico. A utilizao de vigotas simples mais barata, estas so usadas mais no norte do pas devido distribuio ssmica, estas lajes comparativamente com as macias, tm m resistncia trmica e acstica, mais econmica, mais formvel e mais leve. 2. Identifique, de forma sucinta e objectiva, as principais vantagens do uso de estruturas metlicas. Identifique os tipos de ligaes entre elementos de estruturas metlicas que conhece, apontando as caractersticas principais de cada um deles. R: Uma das principais vantagens deste tipo de estrutura o seu carcter temporrio, ou seja, a possibilidade que esta tem para serem desmontveis. Em relao s estruturas de beto, estas permitem menores seces, logo ocupam menos espao, exige mo de obra qualificada, permitindo haver um maior controlo de qualidade da construo, de rpida execuo, permitindo que estas sejam executadas previamente e em srie depois levadas para a obra sero facilmente montadas. Estas tm a possibilidade de vencer grandes vos, o caso de pontes por exemplo. Existem as ligaes articuladas e as rgidas. As ligaes articuladas transmitem os esforos normais e os esforos de corte. As rgidas transmitem os esforos normais, os esforos de corte e o momento flector. 3. Identifique e descreva os tipos de instabilidade elstica que podem ocorrer em elementos estruturais metlicos.

R: Nas estruturas metlicas podem ocorrer trs tipos de instabilidade elstica, so elas a encurvadura, fenmeno associado aos pilares e diz respeito relao da sua altura com a sua seco, portanto com a sua esbeltes, o bambeamento e tem haver com uma deformao ao nvel do banzo e o enfunamento que tem haver com uma deformao ao nvel da alma do perfil metlico portanto com uma espcie de enrugamento da alma. 4. O que que entende por pr-dimensionamento? R: o clculo rigoroso que feito para verificaes macro para verificao dos estados limites ltimos e estados limites de utilizao. 5. O que que entende por armadura de esforo transverso? R: So as armaduras que servem para resistir ao esforo de corte e para permitirem a montagem da viga. 6. Comente o seguinte: Aco Efeito Seco R: A estrutura estar sujeita a uma aco que causa um efeito, por isso as seces tero que responder. As aces so as aces variveis e a aco permanente, o efeito a deformao, fendilhao, etc.

7. Refira de forma sucinta e objectiva as principais diferenas de estruturas metlicas e as estruturas de beto armado. R: As estruturas de beto armado so calculadas para cumprirem os estados limites ltimos e as estruturas metlicas so calculadas para resistirem aos estados limites de deformao e que so a encurvadura, bambeamento e enfunamento. 8. No pr-dimensionamento de pilares de beto armado tem-se em considerao o factor de posio. Explique por que razo existe este parmetro e como quantificado. R: Este parmetro existe porque tem haver com a posio geomtrica do pilar na distribuio das cargas da laje e so trs. Factor de posio para pilares de canto de 1.5, pilares de bordo de 1.3 e para pilares centrais de 1.1. Este parmetro a relao das foras axiais e o momento. 9. Diga o que entende por ambientes agressivos. R: Ambientes agressivos so consideradas as zonas de costa martima numa faixa de 5 Km onde efectivamente demonstrem a presena forte de dies de cloreto que so danosas para as estruturas. 10. Identifique duas situaes em que a utilizao de uma estrutura de beto armado vantajosa e outras duas situaes em que a utilizao de uma estrutura metlica seja mais adequada.

A utilizao de uma estrutura de beto armado mais vantajosa em estruturas de carcter permanente com sejam por exemplo edifcios de habitao, centros comerciais, barragens, pontes ou edifcios industriais. A utilizao de estruturas metlicas mais vantajosa em estruturas de carcter provisrio, e que podem ser por exemplo, parques de estacionamento, bancadas e palcos para a realizao de eventos tipo espectculos ou at pontes. 11. Justifique a necessidade de utilizao de paredes estruturais em edifcios altos de beto armado. A utilizao de paredes estruturais em edifcios altos deve ser usada para contraventar essa estrutura. Servem para introduzir alguma rigidez estrutura. 12. Comente algumas das vantagens e inconvenientes relativos ao uso das lajes fungiformes em edifcios de habitao. Trata-se de uma laje mais cara comparativamente s lajes aligeiradas, mas com boa capacidade trmica e acstica, so lajes mais pesadas, logo no so recomendveis para edifcios de habitao, estas devem ser utilizadas em centros comerciais, edifcios industriais entre outros.

Potrebbero piacerti anche