Sei sulla pagina 1di 3

DEPARTAMENTO DE LNGUAS

ANO LETIVO 2011/2012 CURSOS PROFISSIONAIS PORTUGUS Mdulo 11 TEMA: TEXTOS DE Teatro II

Turma: TAI3 Data: 2012/02/16


Durao: 90 min.

Subdepartamento Curricular de Portugus

L, atentamente, o excerto textual de Felizmente H Luar!, de Lus de Sttau Monteiro.

TEXTO A
(Acende-se um foco pouco intenso que ilumina Matilde e Sousa Falco. Matilde veste uma saia verde e Sousa Falco est inteiramente vestido de negro). Matilde (Com amizade) Ele ainda est vivo, Antnio. No devia ter vindo de luto. Olhe: vesti a minha saia verde. V? 5
Os ltimos dias destruram Sousa Falco. Adquiriu, todavia, uma calma e uma paz interior que nunca tivera, talvez por ter revisto a sua concepo da posio do homem no mundo.

Sousa Falco No estou de luto por ele, Matilde, mas a noite passada no pude dormir. Passei a noite a pensar, e, de madrugada, percebi que no sou quem julgava ser Matilde o melhor dos amigos, Antnio. Sousa Falco Nem isso sou! S digno de ser amigo de algum quem de si prprio amigo, Matilde, e eu odeiome com toda a fora que me resta. Fosse eu digno da ideia que de mim mesmo tinha, e estava l em baixo, em S. Julio da Barra, ao lado de Gomes Freire, esperando a morte Quando os justos esto presos, s os injustos podem ficar fora das cadeias e eu, Matilde, vendi-me para estar, agora, aqui, a v-lo morrer. As ideias de Gomes Freire so tambm as minhas, mas ele vai ser enforcado e eu no. Faltou-me sempre coragem para estar na primeira linha Durante estes meses, duas vezes dei comigo beira de lhe chamar louco, para me desculpar a minha prpria cobardia. H homens que obrigam todos os outros homens a reverem-se por dentro por mim que estou de luto, Matilde! Por mim Matilde Isto o fim, Antnio Sousa Falco o fim Quando virmos, l em baixo, o claro da fogueira, j ele morreu Matilde O claro da fogueira! Quando o virmos, j ele est aqui ao p de ns! Foi para o receber que eu vesti a minha saia verde! (Pausa) Vem dizer-nos adeus, Antnio, vem abraar-nos pela ltima vez. Nunca partiu para uma batalha sem se despedir de mim e, agora que se acabaram as batalhas, vem apertar-me contra o seu peito! Quer que o veja pela ltima vez de uniforme, o uniforme que eu o ajudava a vestir antes das batalhas (Pausa) Antnio sinto-o! Vem a! (Avana ao encontro de algum que julga estar a chegar.) Vem a rir, Antnio, vem a rir como se ria antigamente! (Pausa) Oio-lhe os passos os passos do meu homem! Antnio: Olhe! (Matilde avana a abraar um ser imaginrio. Ao fundo surge um claro de uma fogueira distante.) Juntos, meu amor, juntos por uns instantes, os ltimos instantes em que estaremos juntos na Terra! Olha, meu amor, vesti a saia verde que me compraste em Paris!
Lus de Sttau Monteiro, Felizmente H luar!, Areal Editores, Porto, 2004, pp.136-138

10

15

20
Aceitou o inevitvel.

25
A partir deste momento os gestos e as palavras de Matilde so quase infantis. Est a despedir-se do homem que amou e f-lo com uma ternura infinita e uma dignidade que a ningum passa despercebida.

30

35

SCP

Pgina 1 de 3

Profa:Maria Armanda Mesquita

Leitura e Escrita
Apresenta, de forma bem estruturada, as tuas respostas s questes a seguir formuladas.

Questionrio A
item aberto de resposta curta

1. Sousa Falco apresenta-se vestido de luto. 1.1 Indica os argumentos utilizados pela personagem para justificar o seu luto. 2. Apresenta trs traos caracterizadores de Gomes Freire d' Andrade, a partir do excerto transcrito. 3. Comenta a evoluo que se regista na atitude de Matilde. 3.1. Justifica o uso da saia verde neste momento final.

Questionrio B
- item fechado de resposta mltipla 1 . Assinala a hiptese que te parecer mais correta. 1.1. A frase Passei a noite a pensar, e, de madrugada, percebi que no sou quem julgava ser ... (l. 5) traduz

um sentimento de a) euforia; b) clera; c) malogro.

2. Na frase H homens que obrigam os outros homens a reverem-se por dentro... (l.18) significa que: a) h homens desonestos que convencem os outros a pactuar com as suas ideias. b) h homens que, pela sua integridade, levam os outros a refletir sobre os seus atos. c) h homens que conduzem os outros fatalidade. 3. Completa, adequadamente, os espaos correspondentes a cada nmero. Elementos cnicos A saia verde (2) A noite O luar O ttulo Valor simblico (1) Destruio, castigo mas tambm renovao, purificao, fim da velha ordem e ressurgimento de uma nova realidade. (3) (4) (5)

GRUPO II

Leitura e Funcionamento da Lngua


- item de completamento

1. Complete o quadro com palavras da mesma famlia. Nome calma obrigar desesperadamente forar Verbo Adjetivo Advrbio

- item fechado de resposta mltipla

2. Seleciona a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Escreve, na folha de resposta, o nmero de cada item e a letra que identifica a opo escolhida.
SCP Pgina 2 de 3 Profa:Maria Armanda Mesquita

2.1. Na frase Antnio: Olhe! (l. 34) estamos perante um exemplo de um a) ato ilocutrio assertivo. c) ato ilocutrio declarativo b) ato ilocutrio expressivo. d) ato ilocutrio diretivo.

2.2. As ideias de Gomes Freire so tambm as minhas, mas ele vai ser enforcado e eu no. (l. 14) 2. 2.1. Na frase transcrita aponta a relao de significado que os conectores apresentam no contexto em que so utilizados: a) adio e causa. c) adio e oposio. a) b) c) d) e) f) b) condio e oposio. d) condio e alternncia.

3 Atenta nas falas ou parte de rplicas proferidas por Matilde nas cenas finais. Julgo que lhe dar uma grande alegria Sou mulher dele, Antnio ele o meu homem. Mas temos de ir, Antnio. Ele ainda est vivo, Antnio. No devia ter vindo de luto. Julguei que isto era o fim e afinal o princpio. Aquela fogueira, Antnio h de incendiar esta terra! Felizmente felizmente h luar!

3.1. Regista as alneas que apresentam frases simples. 3.2. Classifica as oraes presentes nas frases complexas. 4 Atenta nas frases: a) Sou a mulher dele, Antnio. 4.1. Classifica o tipo de sujeito da frase a). 4.2. Indica a funo sinttica de a mulher e dele. 4.3. Procede anlise sinttica da frase b). 4.4. Identifica a classe e subclasse das palavras Aquela e esta. 4.5. Reescreve a frase a), colocando a forma verbal no pretrito perfeito simples. b) Aquela fogueira, Antnio, h de incendiar esta terra!

Grupo III

Expresso Escrita
- item aberto de composio extensa

Apela aos teus conhecimentos adquiridos sobre Felizmente H Luar! e, num texto de cem a cento e trinta palavras, confirma a veracidade da afirmao a seguir transcrita: A imagem de Gomes Freire referida e reverenciada pelo grupo que o defende, ou seja, o povo, e, por outro lado, desprezada pelos governadores do reino, que o condenam.

Grupo I -110 pontos


A-1.1. 20 2. 15 3. 30 3.1 15 B-1. 10 2. 10 3 10

Grupo II 40 pontos 1 12 2 6 3 6 4 16

Grupo III 50 pontos Estrutura 30 Corre. ling. 20

Total 200 pontos

SCP

Pgina 3 de 3

Profa:Maria Armanda Mesquita

Potrebbero piacerti anche