Sei sulla pagina 1di 4

Tera-feira, 7 de Agosto de 2007

Fazendo a "tecla Windows" funcionar no Linux - KDE

Desde que instalei o Fedora, antigamente por vcio com Windows, s vezes ainda pressiono essa maldita "tecla Windows" que no funciona no KDE, ops... corrigindo: no funcionava! A pedidos, eis a soluo: 1. antes de mais nada, precisamos saber qual o cdigo emitido da tecla Windows de seu teclado, para isso, abra o konsole e digite: $ xev 2. note que qualquer ao, tanto o movimento do mouse quanto qualquer tecla pressionada exibiro vrios eventos como resultado enquanto este aplicativo estiver rodando. Portanto, o que nos interessa o evento Keycode da tecla Windows, para isso, tecle-a e anote o nmero que aparece em "keycode", veja onde exatamente com base no exemplo abaixo:

Aqui apareceu que a tecla Windows corresponde ao evento KeyPress nmero 115. Memorize este nmero por enquanto. 3. crie um arquivo em ~/ de nome .Xmodmap com o seguinte comando: $ touch ~/.Xmodmap 4. edite o arquivo .Xmodmap com o seguinte comando: $ kedit ~/.Xmodmap 5. acrescente uma nica linha com o seguinte dizere: keycode 115=F13 Veja:

Grave e feche o editor gedit. 6. Volte ao konsole, digite o comando: $ xmodmap ~/.Xmodmap

7. Pronto! A parte mais complicada j passou. Agora, como j deve saber, se pressionar a combinao de teclas ALT+F1 ser exibido o menu de lanamento (menu de sistema) do KDE, certo? Certo! o que queremos ao pressionar a tecla Windows tambm, portanto, continuando com o que interessa, tecle ALT+F2 e digite kcontrol para acessarmos o Centro de Controle do KDE.

8. Na janela de Centro de Controle do KDE, clique no sinal de + que est ao lado esquerdo do item "Reginal & Acessibilidade". Dentre os sub-menus que aparecero, escolha "Atalhos de Teclado". Na lista da direita que aparecer, procure pelo item "Mostrar Menu de Lanamento" e selecione-o. Por ltimo, clique no boto "Personalizar" logo abaixo. Veja esta seqncia na imagem abaixo:

9. Na janela seguinte (que aparecer aps voc clicar no item "Personalizar"), selecione o item "Atalho Alternativo" clicando sobre esta opo. Feito isto, tecle a tecla Windows do seu teclado. Veja:

Note que, ao pressionar a tecla Windows de seu teclado, aparecer "F13" dentro do boto que estava sem descrio alguma. Lembra-se do descritivo dentro do

arquivo .Xmodmap? S relembrando "keycode 115=F13", eis a origem do F13. J que seu teclado no tem a tecla F13, definimos "F13" para o evento 115 que corresponde a tecla Windows. Continuando, por ltimo clique no boto OK. 10. Note o que mudou na janela principal do Centro de Controle do KDE. Agora clique no boto APLICAR para confirmar esta alterao.

Pronto! Agora ao pressionar a "tecla Windows" ou, "tecla Linux", o menu de lanamento (ou tambm conhecido como Menu do Sistema ou Menu Inicial) ir se abrir.

Potrebbero piacerti anche