Sei sulla pagina 1di 5

GUIA DE CONDUO OFF-ROAD

Nas florestas tropicais, desertos e outros locais onde nenhum outro veculo convencional conseguiria chegar, poder encontrar veculos todo o terreno. O momento em que se aventura fora da estrada o momento em que voc percebe o incrvel potencial do seu 4X4. Este guia foi concebido para assegurar que poder tirar o mximo partido das suas aventuras fora da estrada. - Antes de se aventurar fora de estrada, importante estar certo de que tem uma boa imagem mental da zona inferior do seu veculo. - Verifique a posio de componentes frgeis como o depsito de combustvel, o crter do motor, diferenciais e cmbio de velocidades para que reduza a probabilidade destes baterem em pedras, razes de rvores e outros obstculos. - Verifique o porta-bagagens do teto e tenha-o em considerao na conduo sob ramos de rvores baixos. - Leia o Manual do Proprietrio para conhecer o objetivo de todas as tecnologias e caractersticas do veculo. Dicas para conduo fora de estrada - Desde que seja seguro, efetue o reconhecimento do piso, caminhando sobre este antes de o percorrer com o veculo. - Antes de subir um declive, certifique-se que sabe o que existe aps o subida. - Faa sempre um reconhecimento do seu obstculo de gua com botas de borracha e uma vara para verificar a existncia de lodo, lama e piso instvel. melhor molhar os ps do que ficar com o veculo imobilizado. - Nunca conduza com os polegares na zona interior do volante, dado que qualquer reao no volante quanto s irregularidades do piso poder resultar em polegares deslocados ou quebrados. As Regras de Ouro da conduo fora de estrada - Conduza to lentamente quanto possvel e to velozmente quanto necessrio. - Conhea as dimenses do seu veculo altura, peso, largura, comprimento, ngulos de arranque, sada e rampa e altura do solo. - Aprenda os sinais visuais de comunicao. - Evite fazer mudanas de marcha em pisos difceis. - Faa sempre o mximo reconhecimento possvel do terreno. Caso seja seguro, faa o percurso do obstculo a p antes de conduzir o seu veculo. - Tenha um cuidado especial na conduo sobre piso solto ou molhado devido reduo dos nveis de aderncia. - Esteja preparado para admitir derrota. Volte atrs e tente novamente, ou tente um percurso alternativo. - Evite sempre a patinagem excessiva de rodas, especialmente em piso macio onde o veculo pode facilmente perder impulso e provocar ainda mais danos no meio ambiente. - Utilize o pedal do acelerador com suavidade. - Mantenha sempre as duas mos no volante, mesmo em marcha r.

- Informe sempre algum sobre o seu destino, o percurso que planeja fazer e quando prev regressar. Kit essencial para conduo fora de estrada Para qualquer aventura fora da estrada, essencial conhecer o seu veculo por dentro e por fora (ver Panorma) e levar os itens essenciais no seu 4X4 antes de partir. Lista: - Cabo de reboque - P - Rdio para comunicao entre veculos - Roupa adequada ao clima e s condies - Calado apropriado - Mapas e navegao GPS - Comida e gua - Combustvel adicional Tcnicas de conduo Bsicas - Antes de conduzir o seu veculo, faa o reconhecimento do percurso a p. - Para uma conduo eficaz em piso irregular necessrio um nvel elevado de suavidade. - Certifique-se de que o acelerador aplicado com suavidade e libertado lentamente. Esta ao evita que os pneus percam trao em acelerao ou desacelerao. - Controle a direo de forma precisa e utilize os freios apenas o mnimo indispensvel. - O condutor controla sempre o veculo, o veculo nunca dever controlar o condutor. Como superar obstculos - Antes de conduzir o seu veculo, faa o reconhecimento do percurso a p. - Aborde as vertentes na perpendicular. - Aproxime-se de um tronco, degrau de rocha ou vala na diagonal para que fiquem sempre trs rodas em contato com o solo. - Para conduo em piso rochoso, certifique-se que os pneus se encontram com a presso normal de conduo em estrada. - Posicione o seu veculo dentro de trilhos com sulcos profundos. Desta forma, conseguir manter o veculo nivelado, reduzindo o impacto ambiental. Como voltar estrada - Desative o bloqueio do diferencial, se engrenado. - Pare o veculo e verifique se existem pequenos danos. - Verifique se existem cortes nos pneus, incluindo as paredes laterais. - Verifique se existem danos na carroceria que possam danificar os pneus.

- Verifique se existem detritos alojados na zona inferior do veculo ou nos pneus. - Certifique-se que as luzes, janelas e espelhos esto limpos. - Certifique-se que a placa est limpa. - Certifique-se que todo o equipamento est afixado de forma segura. Quando trilhos profundos controlam a direo Ao conduzir em trilhos muito profundos, tenha especial cuidado se os trilhos tiverem sido escavados em piso muito escorregadio. Poder no perceber que as rodas no esto viradas para a frente at dispor de mais trao e o veculo dar uma guinada inesperada para o lado. A menos que esteja numa descida, a melhor forma de evitar "bloquear" as rodas em sulcos profundos reduzir ocasionalmente a fora no volante, mantendo alguma presso com as palmas das mos. Esta ao permite que as rodas voltem posio central. Os pneus podero no conseguir "agarrar" as paredes escorregadias do trilho e poder no conseguir virar o volante para a esquerda ou direita. Lama e areia Bsicas: - Utilize o impulso do veculo para conduo sobre areia ou lama profunda. - No selecione uma relao de transmisso que seja demasiado baixa em lama porque ir provocar mais facilmente a patinagem das rodas. - No entanto, em areia uma relao de transmisso mais baixa normalmente melhor. - Se as condies da lama obrigarem conduo em trilhos certifique-se que sabe sempre qual a direo das suas rodas dianteiras. - Os pneus conseguem se afundar na lama para encontrar trao em piso mais firme por baixo. - A areia est mais firme de manh. - Se tiver que parar o veculo numa tempestade de areia, posicione a traseira do veculo na direo do vento e desligue o motor. - Siga as indicaes do seu 4X4 quanto presso de pneus. - No entanto, quando a areia macia e contm pedras, uma presso reduzida funciona melhor. - Quando as rodas comeam a patinar, alivie a presso no pedal do acelerador para reduzir a velocidade dos pneus e recuperar a trao. Declives Como subir declives - Sempre que possvel faa o reconhecimento da zona a p. Saiba sempre o que se encontra no outro lado da subida. - Ative o Controle de Descida de Declives (HDC), se disponvel. - Suba o declive na relao de cmbio mais elevada possvel, na qual o veculo ir puxar confortavelmente. Se a relao selecionada for muito baixa, as rodas iro patinar. Se for demasiado elevada, no ter potncia suficiente para subir o declive. - Aborde o declive sempre na perpendicular, e no na diagonal, para evitar o capotamento do seu veculo.

- Nunca tente virar o veculo num declive ngreme. - Prepare-se para a eventualidade de no conseguir subir na primeira tentativa. Acontece aos melhores condutores. Determine um percurso de fuga e saiba onde se encontram todos os obstculos. Como descer declives - Pare com a distncia de um veculo antes do incio da descida, para que tenha tempo de fazer qualquer correo. - Poder tambm sair do seu veculo e fazer um reconhecimento do percurso a p. - Ative o Controle de Descida de Declives (HDC), se disponvel. - Como regra geral, utilize a 1 velocidade ou 1 na caixa automtica e utilize os freios apenas quando estritamente necessrio. - Siga a linha natural de descida; o percurso que um curso de gua seguiria para descer o declive. - Nunca deixe que o veculo desa um declive com a caixa de velocidades em ponto morto ou com o pedal da embreagem apertado. - Nunca vire o veculo num declive ngreme. Poder comear a deslizar lateralmente. - Se necessitar parar durante a descida, tem que se colocar a seguinte questo: seguro?

Travessia de cursos de gua Conduo fora de estrada em gua Dicas para a travessia de cursos de gua - Sempre que possvel, atravesse um curso de gua num vau. - Desde que seja seguro, faa o percurso na gua a p antes de tentar num veculo. Utilize uma vara para determinar a profundidade e identificar piso pouco firme. - No atravesse cursos de gua profundos e rpidos. - Em locais profundos crie uma pequena onda de proa cerca de um metro frente do pra-choques dianteiro. - No faa ponto de embreagem, uma vez que reduz o controle sobre o veculo. - Quando se aproximar da outra margem, alivie a presso no pedal do acelerador.

- Se existir um declive pronunciado, consulte o manual do proprietrio subida e descida de declives (ver Declives). Como criar a onda de proa perfeita - Acelere ao entrar na gua at se formar uma onda de proa. - Tente manter a onda cerca de um metro frente do pra-choques dianteiro para manter a gua longe dos sistemas electrnicos dos ventiladores. - Selecione uma velocidade que mantenha a onda a fluir na frente do prachoques. - Lembre-se, o objetivo criar uma onda suave, no uma onda de surf!

Potrebbero piacerti anche