Sei sulla pagina 1di 6

PORTAL DRUIDISMO

Projetos Portal Druidismo


Guia completo de Druidismo e Almanaque Druida
Jferson Matthes 23/06/2012

Projetos Portal Druidismo 2012

Sobre o Portal Druidismo


O Portal Druidismo (PD) um projeto que visa facilitar o acesso s informaes da espiritualidade cltica, centralizando os principais nomes e grupos em uma pgina de endereo fcil e layout simples, dando caminho e guiando as pessoas aos espaos virtuais ou reais de forma mais assertiva, sem necessitar de longas pesquisas em sites de busca. O site ser alimentado frequentemente por pessoas que so do meio e possuem alm de muito conhecimento especfico, muita experincia. So pessoas que se dedicam aos Deuses e seu servio, de formas variadas e honestas. O PD tambm veio como forma de popularizar os ensinamentos que aqui, por facilitar, chamaremos Druidismo (mas leia como o conjunto de prticas, ensinamentos e espiritualidade originada de qualquer uma das tribos clticas, observando-se traos histricos, arqueolgicos e acadmicos sobre o assunto). Entendo que haja uma necessidade por parte de pessoas no ligadas to profundamente aos estudos clticos de ter acesso a material de qualidade e de fcil absoro, e por parte do Druidismo a necessidade de manifestar seus ensinamentos e posies para qualquer um que busque t-los, e isso s acontece quando h meios de se alcanar a informao sem emboscadas ou m f. Muito tem se falado sobre os Celtas nos ltimos anos, desde sua Grande Deusa tripla at cultos oriundos do Egito, quando na verdade existe mais material do que a maioria das pessoas imagina falando claramente da religio cltica. Para quebrar este ciclo de cpias sobre informaes incorretas e popularizar os ensinamentos mais adequados foi que nasceu o Portal Druidismo.

Projetos Portal Druidismo 2012

Dos Projetos
Guia completo de Druidismo
O Guia completo de Druidismo (GCD) pretende acumular informaes diretas e eficazes, para servir de norteador aos interessados em ingressarem na espiritualidade Celta ou at mesmo aqueles que j trilham este caminho e queiram uma nova perspectiva. Cada um dos tpicos abaixo corresponder a um captulo, podendo ser dividido da maneira como o autor quiser, pois cada um deles ser escrito por uma pessoa (ou duas no mximo) diferente, temperando assim de forma igualitria as temticas e certamente agradando um maior nmero de pessoas. Este material ficar disponvel para Download no PD de forma gratuita e seu modelo permite mais edies caso o resultado pretendido seja alcanado em primeiro plano. Veja abaixo as sugestes existentes para os captulos do GCD: 1) 2) 3) 4) 5) 6) 7) 8) 9) Iniciando Espao sagrado Trs reinos Trs famlias Elementos Festivais Rituais Vida e morte A lua

No pretenso de o GCD servir de manual de iniciao ou de prtica solitria, ele pretende auxiliar no processo de aprendizado inicial, que dever ser seguido de um maior aprofundamento tcnico e prtico, isso evidentemente depender do interesse do leitor. Veja na imagem abaixo um modelo simplificado do captulo:

Projetos Portal Druidismo 2012


Ttulo captulo Autor(es) Citao Corpo do texto Bibliografia consultada

Corpo do texto Espao livre

Pgina 1

Pgina 2(...)

ltima pgina

Aqui temos um Grid simples da disposio dos elementos que iro compor os captulos, sendo o uso de imagens liberado e de inteira responsabilidade do autor. Na ltima pgina temos o Espao Livre que poder ser de no mximo uma lauda para que o autor ou autores disponham textos, material, indicao ou qualquer outra referncia escrita ou de imagem (espao este que poder ser utilizado de maneira diferente em possveis prximas edies).

Autores
Ao receber este material voc esta sendo convidado(a) a participar deste projeto como Autor(a), espero sua resposta atravs do e-mail: jeferson.matthes@gmail.com Todo o trabalho ser feito de maneira voluntrio sem qualquer forma de pagamento, atravs de dinheiro, bens ou outros meios, pois conforme supracitado, o GCD ser disponibilizado de forma gratuita e universal para unicamente obtermos avanos em nossa comunidade e para o bem do Druidismo. Sem contar a chance de divulgao em massa de seu trabalho, ideias e grupo, caso existe um. Precisamos de pelos menos seis pessoas que aceitem esta tarefa para passarmos ao prximo estgio: DEFINIR TEMAS E AUTORES. E faremos isso atravs de uma pgina que ser criada no Facebook, onde poderemos discutir e chegar s concluses juntos, inclusive propor a troca ou acrscimo de temas. Voc aceita participar? Envie e-mail com sua resposta, mesmo que seja no.

Projetos Portal Druidismo 2012 Futuro


H chances de este projeto conseguir mais status do que o estipulado como meta e necessitar de uma segunda verso, com temas diferentes e qui outros autores. Projeto sim um segundo volume, mas os passos a seguir sero delineados pelo sucesso ou no deste primeiro. Projeo de lanamento do primeiro volume: At Janeiro de 2013.

Almanaque Druida
Inspirado nos j conhecidos Almanaque da Lua e Almanaque Wicca, o Almanaque Druida (AD) ter funes bastante parecidas, trazer de forma fcil e simples meios de ritualizar e viver uma espiritualidade cltica. Diferente do GCD, o AD servir de apoio rpido ao estudante/praticante de Druidismo menos experiente, para que o mesmo possa sentir-se seguro e bem orientado nos passos e meios que deve seguir para um bom resultado de suas prticas. O leitor poder encontrar aqui no AD textos rpidos e explicativos sobre prticas que pode adotar ao longo de seu ano, comeando com o Pequeno Sol (Samhain), indo ao Grande Sol(Beltane) e finalmente terminando seu ciclo no Pequeno Sol do ano seguinte. Conforme sabemos o pblico do Druidismo cresce a cada ano, mas ainda no representa volume suficiente para vender a ideia a uma editora, portanto servindo aos mesmos propsitos finais que o GCD o AD ser disponibilizado anualmente de forma gratuita para Download no PD. A dinmica de construo a mesma, onde os autores sero livres em seus captulos, mas com a vantagem de poderem escolher livremente seu tema e maneira de abordar. Pretende que se tenha: Calendrio litrgico simples (provavelmente nos moldes irlandeses); Calendrio lunar simplificado; Resenhas; Textos; Exerccios.

Projetos Portal Druidismo 2012


O AD ser exatamente como o GCD no tocante forma de autoria voluntria, mas pretendendo agregar mais autores de diferentes linhas em material menor com no mximo quatro laudas cada. Este projeto pretende ser posto em prtica ainda no Samhain de 2013. Tambm ser discutido, embora precise de um debate mais alongado, na mesma pgina do Facebook. Novamente, para aceitar o convite envie um e-mail para que a solicitao via Facebook seja enviada.

Atenciosamente (e no aguardo de retorno) Jferson Matthes

Potrebbero piacerti anche