Sei sulla pagina 1di 10

Do favear do tempo construo do eterno: uma leitura da poesia de Altino Caixeta de Castro

Parte 2 Dossi Altino Caixeta


SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

201

Carlos Roberto da Silva

202

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

Do favear do tempo construo do eterno: uma leitura da poesia de Altino Caixeta de Castro

Do favear do tempo construo do eterno: uma leitura da poesia de Altino Caixeta de Castro
Carlos Roberto da Silva*

Resumo
ste artigo trata das concepes borgianas de eternidade e suas relaes com a construo potica, especialmente na obra de Altino Caixeta de Castro, cujo intento de vencer a sucessividade temporal atravs da rememorao, da celebrao mtica e da criao potica constitui um caminho para a inveno da eternidade. Palavras-chave: Altino Caixeta de Castro; Eternidade; Rememorao; Tempo mtico; Criao potica.

Escreve-se o livro: eis o circo montado. Vm os acrobatas Para o salto sem redes. (Altino Caixeta de Castro)

D
*

isse Jorge Luis Borges em seu livro Histria da eternidade, de 1936: Como pude no sentir que a eternidade, almejada com amor por tantos poetas, um artifcio esplndido que nos livra, mesmo que de maneira fugaz, da intolervel opresso da sucessividade? (p. 385). O homem sempre mostrou seu fascnio ou necessidade do passado. H uma busca constante de outros supostos tempos, quase nostlgica, insistente. O que foi parece melhor. A tradio oral, os rituais religiosos, a arquitetura, as cincias, a arte e/ ou quaisquer outras produes humanas entremeam o passado em seu presente como

Centro Universitrio de Patos de Minas Unipam.

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

203

Carlos Roberto da Silva

que a subverter o fio tnue do tempo que escorre da existncia. O ser humano, em sua complexidade, carece das percepes e atitudes do passado para fundar sua conscincia de presente, esse mnimo instante que quase chega a no ser. O dilogo se faz constante, pois o passado sentido como presente e, paradoxalmente, visto separado dele. Segundo Alfredo Bosi (1992), o dilogo com o passado torna-o presente. O pretrito passa a existir, de novo. Ouvir a voz do outro caminhar para a constituio de uma subjetividade prpria (p. 29). O constructo cultural, assim, j no permite a separao ntida entre passado e presente: elabora-se na reelaborao, na refaco do pensamento (p. 29). H um sentimento de simultaneidade temporal que s pode ser produzido pela memria, fazendo da nascer a idia de reversibilidade do tempo, que para Bosi (1992), assim se define:
O tempo reversvel , portanto, uma construo da percepo e da memria: supe o tempo como seqncia, mas o suprime enquanto o sujeito vive a simultaneidade. O mito e a msica, que trabalham a fundo a reversibilidade, so mquinas de abolir o tempo, na feliz expresso de Levy Strauss. Ora, a condio de possibilidade do mito e da msica a memria, aquela memria que se dilata e se recompe, e qual Vico chama fantasia. A memria vive do tempo que passou e, dialeticamente, o supera. (p. 27)

O homem inventa, assim, uma possibilidade de dominar o tempo sucessivo e anular sua funo de destruir o passado e projetar um futuro, que , na verdade, sua atuao mais impiedosa sobre o indivduo: ver no presente a morte do passado conceber o indivduo como um futuro que tambm passar, ou seja, prev inevitavelmente a morte do sujeito. O tempo, concebido dessa forma de um lado a sucessividade e de outro a reversibilidade trava intrinsecamente um duelo do qual o homem s escapa pelos caminhos da celebrao ritualstica e da imaginao criativa. Ento, a religio e a arte se oferecem como possibilidades de uma relao mais harmnica com essas concepes de tempo. As vrias religies (toma-se como exemplo as crists) no apenas lembram os fatos passados, atualizam-nos ritualisticamente nas celebraes. Jesus Cristo nasce e morre a cada celebrao, que dura, na verdade, um ano litrgico e se repete infinitamente. A arte, pelo menos at a modernidade, se relaciona tambm com um tempo cclico, ou mtico; principalmente se a analisamos pelo vis da tradio. Borges (1988) discute essa relao a partir da dicotomia tempo/eternidade, mesmo que se perpassem mutuamente de maneira que um se imbrica no outro:
O tempo um problema para ns, um terrvel e exigente problema, talvez o mais vital da metafsica; a eternidade, um jogo ou fatigada esperana. Lemos no Timeu de Plato que o tempo uma imagem mvel da eternidade; e isso apenas um acorde que a ningum distrai da convico de ser a eternidade imagem feita de substncia

204

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

Do favear do tempo construo do eterno: uma leitura da poesia de Altino Caixeta de Castro

de tempo. Essa imagem, essa tosca palavra enriquecida pelas discrdias humanas, o que me proponho historiar. (p. 387)

Por um lado, aceitar a sucessividade temporal admitir inapelavelmente a morte como fim absoluto: pensamento capaz de causar desespero e um conseqente niilismo. Por outro lado, lidar com a concepo de tempo reversvel, num momento em que medi-lo inevitvel, parece-nos absurdo. Mas, Jorge Santayama (apud BORGES, 1988) nos diz que viver perder tempo: nada podemos recuperar ou guardar a no ser sob a forma de eternidade (p. 400). Ou aceitamos a dogmtica e inexplicvel eternidade religiosa (no sentido mais prosaico do termo) ou construmos uma nova possibilidade de ser eterno; pois, sem ela, perde-se a histria da humanidade e, mais, a nossa histria pessoal.
Sabe-se que a identidade pessoal reside na memria e que a anulao dessa faculdade comporta a idiotice. Cabe pensar o mesmo do universo. Sem uma eternidade, sem um espelho delicado e secreto do que passou pelas almas, a histria universal tempo perdido, e nela nossa histria pessoal o que incomodamente nos torna fantasmas. No bastam o disco gramofnico de Berliner ou o perspcuo cinematgrafo, simples imagens de imagens, dolos de outros dolos. A eternidade uma inveno mais abundante. verdade que no concebvel, mas tampouco o o humilde tempo sucessivo. Negar a eternidade, supor a vasta aniquilao dos anos carregados de cidades, de rios e de jbilos, no menos incrvel que imaginar sua salvao total. (BORGES, 1988, p. 400-401)

Acredito que h trs maneiras, ou processos, de construo desse absurdo possvel chamado eternidade: a evocao da memria, a celebrao do mito e a criao potica. A evocao da memria permite a sensao do eterno, pois que a deusa Mnemosine (personificao da Memria), me das musas, sabe tudo o que foi, tudo o que e tudo o que ser. Na Teogonia, canta Hesodo (2001):
Eia! pelas musas comecemos, elas a Zeus pai hineando alegram o grande esprito no Olimpo dizendo o presente, o futuro e o passado vozes aliando. Infatigvel flui o som das bocas, suave. Brilha o palcio do pai Zeus troante quando a voz lirial das deusas espalha-se, ecoa a cabea de Olimpo nevado e o palcio dos imortais. (p. 107)

A oniscincia das musas, filhas de Mnemosine, a deusa da memria, pareceme tornar simultneo os tempos, atravs do conhecimento das origens e dos primrdios. A revelao do passado, assim, mais que o antecedente do presente: a sua fonte (ELIADE, 1972, p. 108).

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

205

Carlos Roberto da Silva

A celebrao do mito, que no distancia muito da memria, a no ser quando a lemos pela dicotomia bergsoniana do individual e do coletivo, a presentificao das realidades originais, manifestadas num tempo mtico. A existncia do Mundo conseqncia de um ato divino de criao, suas estruturas e seus ritmos so o produto dos eventos ocorridos no princpio dos Tempos (ELIADE, 1972, p. 125). Ter acesso a esse princpio original , a meu ver, anular a concepo de tempo sucessivo e inserir-se na possibilidade eterna. Vamos ao que mais nos interessa, a Criao potica como procedimento que nos pode salvar da temida sucessividade temporal. Em seus ensaios, Octavio Paz (1982) nos surpreende com algumas definies de poesia. Algumas se prestam ao nosso estudo: A poesia conhecimento, salvao, poder, abandono. (...) Convite viagem; regresso terra natal. (...) Regresso infncia. (...) a conscincia de ser mais que passagem (p. 15). Isso nos basta. Est estabelecida uma convincente relao da poesia com a atemporalidade, ou construo da eternidade. Se para Bosi (1992) o mito e a msica so mquinas de abolir o tempo (p. 27), e se a poesia lida com o mito e canto, temo-la tambm como carrasco do tempo; ou seja, a poesia abole o tempo para construir, ou permitir, a eternidade. Altino Caixeta de Castro lidou com esses aspectos. Sua poesia no s acontece no tempo, mas esgota-o como anseio do eterno. No significa que Altino um poeta filosfico, nem mesmo que tenha construdo uma filosofia do tempo; mas que seu pensamento se converte em imagem sensvel que nos permite analisar sua compreenso de mundo e a maneira como um indivduo lida com essa questo. Leiamos um de seus poemas:
CRIAO A ostra cria a prola para distrair-se do mar. O poeta cria a beleza para distrair-se do efmero. S Deus cria a rosa para distrair-se do eterno. (CASTRO, 1980, p. 176)

Nesse caso, a beleza, metfora do prprio fazer potico, possibilita a fuga do provisrio e cabe ao poeta cri-la, em oposio a Deus, para atingir o eterno. Interessante observar como se d a criao da beleza na poesia de Altino Caixeta, com esse propsito de distrair-se do efmero. Alguns procedimentos so muito caros ao poeta e muito persistentes em sua obra. O primeiro anulao do tempo sucessivo, ou a possibilidade de fazer o prprio tempo, como em:

206

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

Do favear do tempo construo do eterno: uma leitura da poesia de Altino Caixeta de Castro

DIRIO DA ROSA ERRNCIA (...) Naquele tempo, tempo em que se fez tempo em que ainda fao, o silncio tomava conta da minha boca assustada no como saliva de sonho mas como plumagem da primeira escritura. (p. 33)

Dominar o tempo tem sido uma busca constante do ser humano, medi-lo j uma possibilidade de aprision-lo. O espao da poesia permite no s fazer, mas tambm manipular ou moldar o tempo para que torne adequado minha necessidade de primeira escritura. O poema Ternuras do Paranahyba constitui um bom exemplo:
TERNURAS DO PARANAHYBA O rio Paranahyba visto de cima quando corre por baixo do Crrego-Rico tem a voz das ovelhas ariscas que minha me pastoreava quando menina. O rio Paranahyba igual a ns em baixo e em riba na fonte e na foz. O rio Paranahyba, visto de baixo, impetuoso deus castanho nas cascatas quando cai: tem a voz dos rebanhos dos currais de meu pai. O rio Paranahyba, um rio triste, ensinou-me que o tempo no existe. (p. 235)

Se analiso o poema a partir de seus recursos sintticos ou fnicos, como por exemplo a conjugao quase que simtrica de dois tempos verbais presente e passado ou a sonoridade suave, musical e harmnica das duas primeiras estrofes, criando uma imagem do rio que se funde imagem da me em contraposio a imagem do pai que se evidencia numa sonoridade mais rspida, dura e agressiva (no menos musical, claro) da terceira estrofe, em que substitui os sons fricativos e lquidos das estrofes iniciais pelos sons oclusivos, opondo a figura paterna materna. Dessa forma recriam, juntamente com o arcasmo do substantivo paranahyba, uma realidade passada e a celebra, tanto do ponto de vista das sensaes explicitadas nas recriaes sonoras do passado como nos apelos aos sentidos. O rio (do presente e do passado) visto de cima, ouvido quando corre por baixo se misturando, ou evo-

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

207

Carlos Roberto da Silva

cando a voz das ovelhas de uma me ainda menina, ou seja, o rio tem forma, som, cor (impetuoso deus castanho), movimento, sentimento e atemporalidade. Os dois ltimos versos O rio paranahyba, um rio triste,/ ensinou-me que o tempo no existe. Anula a sucessividade e tornado mtico ritualisticamente celebrado evento ocorrido no princpio dos tempos (cf. ELIADE, 1972, p. 125). E, ter acesso a esse princpio original, atravs do ritmo e da estrutura do rio e do poema , a meu ver, anular a concepo de tempo sucessivo e inserir-se na possibilidade eterna. No poema abaixo o eu-lrico se torna explcito, e ousa ironicamente abandonar a idia de tempo e afirmar a sua eternidade construda no lirismo:
MORADA Eu no preciso do tempo porque sou eterno. Necessito, apenas, os mnimos espaos que demoram entre mim e os teus braos. (CASTRO, 1980, p. 102)

Essas possibilidades desfazer-se do tempo e construir a prpria eternidade s se torna possvel se, como Maria Esther Maciel (2003), percebermos que todas as verdades so incertas e que a vida no basta (p. 12) e que por isso o poeta escreve e no cessa de escrever (p. 12), (co)rompendo com as obviedades do mundo. Construir/desconstruir/reconstruir parece ser o invencionismo do ato potico e, romanticamente, a salvao do sujeito nesse mundo de desconcerto. O segundo procedimento de construo da prpria eternidade um mergulho na memria em busca da origem. Podemos dizer que Altino o faz em duas dimenses: uma individual e outra universal. Em Ternuras do Paranahyba temos a primeira e na recriao do mito da cosmogonia no soneto Gneses, temos a memria coletiva e universal:
Em sete dias deus fez esse mundo. Primeiro o cu, e pois, a luz primeiro; fez em seguida o esplndido luzeiro, o esprito sideral amplo e profundo. E fez depois as guas, o mar inteiro, os animais, da guia ao verme imundo. Criou a flor ao p do espinho, e fundo criou na terra a chaga do cruzeiro. No quarto e quinto dias, sem cessar, encheu a terra toda e encheu o mar. No sexto fez Ado de barro cru.

208

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

Do favear do tempo construo do eterno: uma leitura da poesia de Altino Caixeta de Castro

Para acabar a Sua Criao, no stimo dia, que consagrao, fez a morena de Paracatu! (CASTRO, [19--], p. 47)

Resgatando o passado, o poeta re-vive-o, presentifica-o e altera a concepo de tempo. O tempo da poesia um tempo mtico, disse Octvio Paz. Altino realiza-o universal e particularmente. Em sua poesia, as re-lembranas so coletivas e individuais, e (re)constroem presente e passado fazendo da memria a matria do presente. O poema Gnese celebra o mito da criao e o incorpora a sua terra e gente. Creio que uma outra forma de eternizao do sujeito, seria o dilogo intertextual que Altino estabeleceu no s com os clssicos, mas com poetas de todas as estirpes. Vejamos uma lista de sua biblioteca e a certeza de que a leitura possibilita a criao potica.
VIGLIA Quando noite perfilo a minha estante, Para que eu durma at de manh, Depois de Leopardi eu leio Dante, Depois de Dante eu leio Omar Khayyamn. Depois de Omar lanceio o bom Cervantes, Aps Cervantes passo a Maupassant, Depois de Maupassant ataco adiante Os contos de Machado ou Malba Tahan. Agora olho o relgio e no estanco, Leio Camilo de Castelo Branco, Florbela Espanca que sofreu demais. Amanheci nos livros, que massada! No li Claudel na prosa iluminada, No li Cames nos versos imortais. (CASTRO, 1980, p. 71)

No espao da poesia, a presena do tempo medido e sucessivo no incomoda, ou seja, a poesia de todos os tempos supera o tempo. E por fim, criar a beleza, a partir da poesia, requer conscincia de eternidade:
no entanto, como Horcio, eis meu tesouro: eu ergui um pedestal mais duradouro do que o bronze de todas as esttuas. (p. 67)

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

209

Carlos Roberto da Silva

Rsum
e but de cet article est de montrer la relation entre les conceptions de Jorge Luis Borges sur lternit et la cration potique, spcfiquement, dans loeuvre dAltino Caixeta de Castro. Le pote Altino met en vidence une posie de la remmoration, de la clbration mythique et de la cration potique comme chemin pour linvention de lternit. Mots-cl: Altino Caixeta de Castro; Eternit; Remmoration; Temps mythique; Cration potique.

Referncias
BORGES, Jorge Lus. Obras completas. Histria da eternidade. v. 3. Trad. Carmen Cirne Lima. Reviso de Maria Carolina de Arajo e Jorge Schwartz. So Paulo: Globo, 1988. BOSI, Alfredo. O tempo e os tempos. In: NOVAES, Adauto (Org.). Tempo e histria. So Paulo: Companhia das Letras, 1992. CASTRO, Altino Caixeta de. Cidadela da rosa: com fisso da flor. Braslia: Horizonte Editora, 1980. CASTRO, Altino Caixeta de. Sementes de sol. Patos de Minas, [19--]. HESODO. Teogonia: a origem dos deuses. Trad. Jaa Torrano. So Paulo: Iluminuras, 2001. MACIEL, Maria Esther. A poesia e seus pontos de fuga. Rascunho, Curitiba, v. 3, n. 36, p. 12-13, abr. 2003. Entrevista concedida a Floriano Martins. ELIADE, Mircea. Mito e realidade. Trad. Pla Civelli. So Paulo: Perspectiva, 1972. (Debates, Filosofia, 52). PAZ, Octavio. O arco e a lira. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

210

SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 7, n. 13, p. 203-210, 2 sem. 2003

Potrebbero piacerti anche